1 minute read

O primeiro automóvel do mundo

também causou o primeiro acidente do mundo, em 1770

Automóvel = auto, por si só, + móvel = que se move. Ou seja, o automóvel ganhou essa denominação por se mover sem ajuda externa, que era feita, anteriormente, por tração animal.

Advertisement

O automóvel mais lembrado como sendo o pioneiro é o Benz Patent Motorwagen, de 1886, mas esse foi o primeiro a ter um motor a combustão interna. Mais de um século antes, o inventor francês Nicolas-Joseph Cugnot circulou com seu veículo automotor, que era movido por um motor a vapor. Ou seja, um motor a combustão externa.

O automóvel, na verdade, era uma enorme carroça de três rodas de 2,5 toneladas, capaz de rodar a 3,6 km/h e transportar a artilharia do exército.

A enorme caldeira à frente da roda dianteira tornava muito difícil dirigir o carro, de forma que, conta-se, ele foi o protagonista do primeiro acidente automobilístico da história, quando o seu condutor perdeu o controle e derrubou um muro. Se não tem uma fotografia da época, há gravuras desenhadas a respeito.

O modelo original foi considerado uma grande invenção, na época, apesar de pouco utilizado na prática, e por causa disso, em 1800 ele foi incorporado ao Musée dês Arts et Nétiers, onde se encontra até hoje.

Em 2010, uma réplica do carro de Cugnot foi construída e exibida no Paris Motor Show, funcionando convenientemente, e reexibida neste ano, no Salão Retromobile. l

Reprodução desenhada da cena onde o carro de Cugnot perde o controle e derruba um muro

This article is from: