Gabriel Castaldini - Empadão À Brasileira

Page 214

214

empadão à brasileira Gabriel Castaldini

(pão-de-mel é o apelido que tia Lu me deu), que encontrei a cura para minha depressão. Isso aqui é uma terapia constante. Há vezes em que eu nem mesmo tomo meus remédios”, revela tia Lu, exaltando o carinho que sente pelo trabalho que exerce. “Há turistas que chegam perguntando onde fica a Barraca da Brisa, e isso me deixa muito feliz. Me dá novas cargas de energia. Só tem uma coisa chata, pelo menos na minha opinião: são os guias de agências que não deixam os turistas escolherem a barraca onde beber”, desabafa. Para lidar com esse tipo de situação, tia Lu, assim como muitos outros que trabalham na Passarela do Álcool, tenta atrair os clientes no grito e nas brincadeiras. “Eu brinco, grito, saio correndo atrás das pessoas e peço para elas provarem as bebidas que eu faço. Quando são gringos, basta que provem minha caipirinha”, conta Maria de Lourdes, orgulhando-se da boa qualidade de seus drinks. Além das receitas tradicionais, na Barraca da Brisa há uma variedade enorme de coqueteis, e os nomes são pra lá de criativos: xixi da Xuxa, beijo de virgem, orgasmo etc. “O campeão de vendas é o capeta e, em segundo lugar, vem a caipirinha”, revela a tia mais querida da cidade. Esteja certo que conhecer Maria de Lourdes será uma das melhores surpresas que você levará da terra de Cabral. Portanto, quando desembarcar em Porto Seguro, não se esqueça de ir à Barraca da Brisa. Podemos afirmar que a Passarela do Álcool, que compreende a av. Portugal, situada no centro de Porto, é um shopping ao ar livre. Em seu colorido casario colonial estão abrigados inúmeros restaurantes, que variam do mais simples ao mais requintado, lojas de suvenires, artesanatos e produtos regionais. Numa simpática travessa chamada de O Beco e em toda sua mediação, por exemplo, encontramos inúmeras cantinas que apresentam cardápios únicos, não encontrados em nenhum outro estabelecimento. Aos amantes de frutos do mar, recomendo o camarão no abacaxi. É de comer rezando! Com muito som e regada à bebida, a Passarela do Álcool é frequentada por jovens que buscam fazer o famoso esquenta antes de partirem para as baladas, como a Ilha do Aquários, Axé-Moi (alusão à expressão francesa chez moi, que significa lá em casa), Tôa Tôa e Transilvânia. Mas vale lembrar que a Passarela do Álcool tem mais a oferecer... Em toda a extensão da avenida Portugal há artistas expondo seus trabalhos. São telas que retratam as faustosas paisagens da região, folhas de coqueiros metamorfoseadas em animais e flores (imagem acima), teatros de marionetes dançarinas, pichadores que fazem da tinta em aerosol matéria-prima de pinturas futurísticas, enfim, belas artes. Se quiser levar uma recordação bastante divertida, procure pelo cartunista Daniel Viana. Ele faz caricaturas engraçadíssimas. Veja na próxima página como fui visto pelos olhos do artista. E para terminar, um surrado clichê: “Se for beber, não dirija”. Vi muitos acidentes em Porto Seguro!

TIA LU DÁ A RECEITA!

A carismática Maria de Lourdes ensina como fazer a bebida de maior sucesso entre os turistas: o capeta. Ingredientes: uma boa dose de cachaça, outra generosa de leite condensado, uma colher de sopa de canela em pó, uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de guaraná em pó, uma colher de chocolate ou achocolatado em pó e gelo à vontade. Modo de preparo: basta colocar todos os ingredientes dentro do liquidificador — se preferir, pode colocá-los em uma coqueteleira —- e bater. Pronto! Está pronta a mais famosa e energética bebida de Porto Seguro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.