Apresentação estrutura metálica

Page 1

ESTRUTURA METÁLICA

ate

ê


CASA SAMAMBAIA Arquitetos: Sérgio Bernardes | Lota de Macedo Soares 1951, Petrópolis, RJ

A Casa Lota de Macedo Soares, com forma e espacialidade modernas, foi a grande pioneira no uso de estrutura metálica no país. A ela, o arquiteto agregou materiais tradicionais, deixando claro que modernidade e tradição são, não apenas compatíveis, mas capazes de formar um elegante conjunto.


Tem por objetivo unir tecnologias construtivas modernas aos modelos dos Índios Yamalapiti, do alto do Xingu, tendo em vista que se devem usar formas que não cause algum tipo de impacto ao meio ambiente local, utilizando o aço como meio de construção,decorrente da leveza do aço na estrutura. Iniciando então juntamente com os princípios da arquitetura sustentável. Nesta con guração, o aço foi a melhor solução construtiva graças às suas propriedades estruturais, facilidade na pré-fabricação, transporte e montagem. A estrutura em aço se apoia emapenas oito pilares, com balanços atirantados, reduzindo ao mínimo o impacto sobre o terreno. A solução de suspender a casa do solo facilitou a montagem que é feita apenas por ligações soldadas e parafusadas.

CASA POUSO ALTO Arquitetos: Newton Massafumi Yamato | Tânia Regina Parma - Gesto Arquitetura 2004, Barra do Una, SP


CASA REUTTERS Arquiteto: Mathias Klotz 1998, Cachagua, Chile

La casa se encuentra localizada a lo largo de un terreno con pendiente media y ubicado entre dos calles. Uno de los aspectos destacables es la decisión de ubicar la casa en el largo del terreno y entre los pinos existentes, liberando así el resto del sitio y logrando las mejores vistas. El acceso se produce por la parte superior del terreno y de la casa, através de una rampa de 30 m. que desemboca en la terraza superior a modo de un gran deck que se abre hacia el mar.


ESTRUTURA METÁLICA  Menor tempo de execução  Maior con abilidade  Maior limpeza de obra  Maior facilidade de transporte e manuseio  Maior facilidade de ampliação  Maior facilidade de montagem  Facilidade de desmontagem e reaproveitamento  Facilidade de vencer grandes vãos  Precisão das dimensões dos componentes estruturais  Maior facilidade de reforço  Resistência à corrosão Redução da carga nas fundações  Menores dimensões das peças


Anos necessários para a perda de 1mm de camada de aço Ambiente

Aço CC (*)

Aço ARC (**)

Rural

40 a 100

120 a 200

Marítimo

20 a 40

50 a 120

Industrial

20 a 40

50 a 120

(*) Aço-Carbono Comum (**) Aço de Alta Resistência à Corrosão


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.