Espaço Apuama

Page 1

proposta de implantação

projeto piloto - favela alba



1. espaço apuama

o espaço 6

público alvo 6 objetivo 7

2. identidade visual

conceito de criação 10

logotipo 10

tipografias 12

cores 13

3. projeto piloto - favela alba

o local 16 implantação 18 a estrutura 19 os ambientes 20



1. espaço apuama o espaço público alvo objetivo


o espaço O Espaço Apuama é um local público localizado nas periferias da cidade que traz atividades de lazer e educacionais para que as crianças dessas comunidades tenham um ambiente preparado para a brincadeira. Cada estrutura montada tem suas peculiaridades, facilmente multiplicável e de baixo custo, possui diferentes formatos de tenda, atividades, sempre pronta para atender as necessidades das crianças.

público alvo O público alvo do Espaço Apuama é composto de crianças das periferias de grandes cidades. É a criança que está marginalizada, suscetível ao abuso, à violência, sem proteção. É a criança que ainda está vivendo próxima a sua família e comunidade em que nasceu e ainda não migrou para o centro das cidades.

6


objetivos As crianças de periferia acabam migrando para o centro da cidade por diversos motivos, como o abandono da família, o abuso e a fome. Essas crianças não tem a formação adequada por terem abandonado a escola e as bases para um desenvolvimento mais equilibrado do que elas tem nas ruas. Após essa breve introdução, entra o projeto do Espaço Apuama, que tem como principal objetivo fazer com que a criança da periferia crie um vínculo com sua comunidade, sua família e amigos para que não migre para o centros e acabe sendo vítima de muitas outras formas de violência. O espaço é composto de ambientes internos que trazem de volta o espaço da brincadeira na infância, onde a criança pode brincar livremente e explorar o complexo. Possui áreas de desnível, constrate de cores, texturas, relevos e materiais diferentes, brinquedos de uso individual e coletivo, para que a criança desenvolva sua criatividade, funções motoras e psicológicas, noção de sociedade. O Espaço Apuama é um local para a criança socializar, aprender, fazer novos amigos, entrar em contao com novas pessoas. É durante a brincadeira que ela vai aprender regras, limites, respeito. A criança tem o direito de ir e vir, à saúde, liberdade, espoerte, lazer, respeito, etc, e o Espaço Apuama tem o objetivo de contribuir para uma melhor formação de uma criança cidadã. 7



2. identidade visual conceito de criação logotipo tipografias cores


conceito de criação O conceito de criação parte do nome escolhido para o projeto: Espaço Apuama. O significado de Apuama, palavra de origem indígena, é “aquele que corre”, “que está pronto para se aventurar”, “cheio de energia”, “que possui correnteza, dinamicidade, velocidade”. Tratando-se de um espaço para crianças, esse nome tem relação com a forma que elas se comportam, sempre dispostas a brincar, conhecer, aprender, se aventurar. Pensando nisso, o logotipo foi criado com uma tipografia mais orgânica, que parece escrita a mão, com pincel, rementendo a ideia da criança fazendo arte. O símbolo foi pensado também ocm a definição de Apuama e com a base estrutural do espaço, que serão tendas. Ele mostra a fluidez e movimentação do nome e da criança num espaço projetado para ela.

logotipo Assinatura Espaço Apuama O logotipo do Espaço Apuma se apresenta da seguinte forma:

10


Malha construtiva

Margem de segurança A margem de segurança designada abaixo deve ser sempre respeitada para que não haja intervenções e confusão no logotipo X

X X

X

X X

X

Redução máxima A redução máxima do logotipo do Espaço Apuama deve ser de 30 mm para garantir a legibilidade e entendimento.

11

30mm


tipografias Foram escolhidas duas tipografias para compor a identidade visual do projeto Espaço Apuama. Uma para textos e outra para títulos e textos maiores como chamadas.

KG Two is Better Than One

ABCDEFGHIJKLMNOPQESTUVWXYZ abcdefghijklmnopqestuvwxyz 1234567890 !@#$%^&*()?><:;{} Rotis Sans Serif

ABCDEFGHIJKLMNOPQESTUVWXYZ abcdefghijklmnopqestuvwxyz 1234567890 !@#$%^&*()?><:;{} 12


cores Foram escolhidas três cores como as institucionais do projeto, apesar de ele não se prender somente a elas para composição de peças por conta de ter um público alvo infantil.

CMYK

90% 0% 96% 0%

RGB

0 174 65

PANTONE

354 C

CMYK

85% 38% 85% 34%

RGB

35 92 55

PANTONE

7483 C

CMYK

0% 70% 87% 0%

RGB

255 102 27

PANTONE

165 C

13



3. projeto piloto favela alba o local implantação a estrutura os ambientes


o local O local de implantação do projeto piloto do Espaço Apuama é na Favela Alba, na Zona Sul de São Paulo. O ambiente foi escolhido por existir nele exatamente a situação social que o projeto se encaixa. Crianças brincando nas ruas e vielas, sem segurança e próximas a esgoto e violência. Existe um terreno na área que é possível implantar a tenda do Espaço, próximo a Avenida Água Espraiada e Avenida Doutor Lino de Moraes Leme.

Foto de Daniel Guimarães

Foto de Anna Russo

Foto de Cesar Diniz

16


Foto de Rivaldo Gomes/Folhapress

Foto de Werther Santana/AgĂŞncia Estado

Foto de Daniel GuimarĂŁes

17


implantação

Imagem retirada do Google Maps mostra o entorno do local escolhido para a implantação do Espaço Apuama, ao lado das Avenidas Água Espraiada e Doutor Lino de Moraes Leme.

Em vermelho está o terreno escolhido para a implantação do Espaço Apuama - Favela Alba 18


a estrutura As tenso-estruturas são é de baixo custo e permitem ser moldadas. O projeto consiste em uma cobertura com medidas e formatos pré-determinados, autossustentáveis (não necessitando furar o chão nem paredes). São compostas por lonas (PVC auto-extinguível e não propaga fogo, estruturas metálicas reforçadas tubulares, cordas (mista de seda e poliamida). A montagem é simples e rápida, sendo muito útil em situações de emergência. Todas as coberturas podem ser instaladas separadamente ou acopladas umas às outras. Para a implantação na Favela Alba, foi desenvolvida uma tenda com formato de dragão, em que a entrada se dá pela “boca”. As seguintes imagens mostram a simulação de como ficaria a tenda implantada no local.

19


os ambientes Dentro do Espaço Apuama - Favela Alba foram projetados seis ambientes: Playground Escultural Labirinto Construção Musical Casa na árvore Planetário

20


Playground escultural A aparência arrojada do ambiente é formada por inúmeros blocos feitos de estruturas metálicas vedadas com E.V.A, com formas e tamanhos diferentes que não deixa de ser uma forma de arte e de chamar a atenção das crianças, incentivando-as a brincar. O complexo explora mais uma vez a criatividade das crianças para elaborarem as mais diversas atividades e jogos melhoram a sociabilidade. O espaço é suficiente para manter a atenção até mesmo da criança mais hiperativa por um tempo.

Labirinto Todos os labirintos apresentam dois pontos em comum: primeiro, a existência de uma saída; segundo, um caminho ou via tortuosa, que deve ser percorrido e vencido para que se possa chegar a saída. Formado por paredes de blocos feitos de estruturas metálicas vedadas com E.V.A. A simbologia do labirinto mostra que o caminho tortuoso representaria a própria caminhada do ser humano em direção a si mesmo, através da superação. A ideia do labirinto é simples e direta, as escalas do lugar serão distorcidas, fazendo com que a percepção de tamanho se confunda, desenvolvendo a percepção da criança e o trabalho em equipe.

21


Construção É um ambiente que abraça a inventividade dos quebra-cabeças com a mobilidade dos brinquedos tradicionais em maior escala. Vários blocos de borracha espalhados no ambiente que podem ser encaixados uns nos outros para criar as mais diversas formas proporcionam um bom tempo de brincadeira para os jovens, que podem “brincar de construir”. Para acessar certas áreas elas usariam os blocos para construir os acessos. Ideal para desenvolver a criatividade e a imaginação.

22


Musical A música é uma ótima ferramenta na evolução, integração e inclusão social de uma criança. É um ambiente pensando para ajudar aquelas com necessidades educativas especiais, que exibem determinadas condições específicas: físicas, sensoriais, cognitivas, emocionais, comunicativas, sociais, ou qualquer combinação destas, ou seja, todos aqueles com deficiência mental, visual ou auditiva, com problemas motores ou de comunicação, com perturbações emocionais, ou com dificuldades de aprendizagem. A música é um modo de compreensão do mundo e da nossa experiência nele. Através dela é trabalhado o desenvolvimento físico-motor através do movimento associado à música, a coordenação motora pela execução de acompanhamentos e melodias simples nos instrumentos feitos de materiais recicláveis, como canos e latas.

23


Casa na árvore Algo que antes fazia parte de sonhos infantis esta presente no espaço. Dentro da casa é possível ver todos os espaços ao subir na estrutura feita totalmente de madeira localizada no centro de tudo. A casa na árvore simboliza a alto estima é algo que remete diretamente a criança com poucas condições e que talvez ela possa sonhar mais alto vendo tudo aquilo por cima, mais uma vez a criatividade toma conta, e o lúdico dá as caras, um foguete atravessa a estrutura da casa e uma ponte a leva para um outro espaço, o planetário.

24


Planetário Esse nível do projeto já é mais elevada em relação aos outros, principalmente por conta do terreno em que a estrutura está apoiada. A parte interna da lona que sobrepôs toda a tenda, especificamente nessa área é mais escura e existem pequenas aberturas no teto e nas paredes para a entrada de luz natural, imitando as estrelas e constelações. Planetas que saem do chão e do teto são espalhados e as crianças podem pular e interagir de um planeta para o outro, a visão de cima do planetário é única e proporciona uma experiência totalmente diferenciada.

25



Intercursos - Inclusão Social - Crianças Amanda Santos, Caique Azevedo, Felipe Augusto, Felipe Donaduzzi, Henrique Kishimoto, Gabriela Masini, Marjorie Donadi, Tamyres Salvanini, Veronica Tessele e Vinicius Gustavo Alunos do 6o período de Design Gráfico com Ênfase em Tipogradia e do 4o período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi São Paulo 2012/2 Prof. Claudio Gusmão e Prof.a Irene Rodrigues Orientadores do projeto



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.