Page 1

Trabalho de Geografia - 1ºB

Exploração Mineral e Problemas Ambientais


Mineração •

Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais.

Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas, como muitos dos produtos hoje utilizados, que tem origem na atividade mineradora.


Mineração •

A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.

Levando em consideração o fato desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita.

Desde os metais às cerâmicas, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos elétricos, calagens, computadores, cosméticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, vindo eles de origem mineral.


Importância •

Os bens minerais têm uma importância significativa para a sociedade, ao ponto das fases de evolução da humanidade terem sido divididas em função dos tipos de minerais utilizados em idades como a da pedra, do bronze, do ferro, entre outras. Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicas do ser humano - alimentação, moradia e vestuário - são atendidas essencialmente por estes recursos. Uma pessoa consome direta ou indiretamente cerca de 10 toneladas/ano de produtos do reino mineral, abrangendo 350 espécies minerais distintas. A construção de uma residência é um exemplo desta diversidade.


Meio Ambiente •

A imagem da mineração como uma atividade agressiva ao meio ambiente tem suas raízes na intensa demanda pelos bens minerais que vigorou no passado, associada à falta tanto, de soluções tecnológicas adequadas, quanto de prioridade para a conservação ambiental na agenda dos governos, o que gerou o desenvolvimento de uma indústria mineral predatória.

A realidade atual está mudando, entretanto, principalmente por efeito de uma fiscalização ambiental cada vez mais eficiente e priorizada pelo poder público, bem como pela disponibilidade de tecnologias de controle e recuperação ambiental mais adequadas às necessidades da indústria mineral.


Mercúrio •

Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente e inodoro. Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metálica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas.

É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado , ingerido ou em contato, causando irritação na pele, olhos e vias respiratórias. É compatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros ametais.


Suas Consequências Por ser na maioria das vezes um processo realizado sem qualquer equipamento para coletar o vapor de mercúrio produzido, dois problemas são frequentes nos garimpos: •a) intoxicação dos garimpeiros •b) eliminação de grandes quantidades de mercúrio diretamente no meio ambiente, onde ele pode se combinar com substâncias biológicas ao ser ingerido por peixes e outros animais. A principal forma de contaminação do ser humano é a ingestão desses alimentos. O mercúrio é capaz de bloquear diversos processos químicos fundamentais no organismo, causando distúrbios neurológicos graves. O caso mais trágico ocorreu na baía de Minamata, no Japão, em uma comunidade de pescadores onde o principal alimento eram os peixes, afetadas pela poluição industrial..


Conclusão A mineração assim como a extração do mercúrio são fundamentais para o processo de desenvolvimento contínuo da sociedade a partir do momento em que necessitamos dos mesmo para múltiplas funções, e, assim como a maioria das atividades, tem seus riscos, aonde devem-se ser tomadas precauções para que não hajam problemas maiores.


Bibliografia • http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2012/05/minerac ao-e-meio-ambiente-2.html • http://www.mundovestibular.com.br/articles/4259/1/AIMPORTANCIA-DOS-RECURSOSMINERAIS/Paacutegina1.html • http://www.cq.ufam.edu.br/Artigos/mercurio/mercurio.ht ml


Alunos • • • • • •

Aline Barberá Bruna Nostre Caio Alves Diego Rossi Gabriela Leite Lucas Raphael

nº 01 nº 03 nº 04 nº 05 nº 07 nº 13

1º ano B - Profª Amanda Oliveira

Exploração mineral e Problemas Ambientais  

Colégio Moderno. 1º ano B Aline nº1, Bruna nº3, Caio nº 4, Diego nº5, Gabriela nº7, Lucas Rafael nº13