Anuário de Programação do Canal Futura 2007

Page 23

Programa

Campeões de Olímpia Viagem no tempo - no ar em 6 de julho. Os atletas abandonam as roupas atuais e vestem-se como atletas da Antigüidade. Pela primeira vez, eles entram no acampamento e conhecem o ginásio, que foi construído para o programa, e também a tenda que serve de casa. As comodidades da vida contemporânea desaparecem e eles começam a viver como os atletas clássicos, que treinavam em Elis para competir e alcançar o triunfo no estádio de Olímpia.

Campeões de Olímpia faz o telespectador vivenciar a Grécia clássica, no apogeu dos Jogos Olímpicos, quando os deuses coroavam os mortais através da prática esportiva. Num programa que mistura documentário com reality show, atletas da Espanha, França, Itália, Alemanha e Grécia participam deste ambicioso projeto, que combina realidade, ficção e cultura. Durante 13 capítulos, o programa apresenta uma recriação histórica do espírito olímpico original na Grécia Clássica do século IV a.C. Temas: esportes; história Público-alvo: público em geral Estréia: 2007 Licenciamento: não liberado Sinopses por episódio (25 min + especial de 100 min): O desafio - no ar em 15 de junho. Na França, Itália, Grécia e Espanha começa a seleção dos atletas que aspiram viver esta fascinante experiência. De outro lado, as diferentes equipes do programa começam a preparar os utensílios esportivos da época, o vestuário, a construção dos cenários na Grécia e as imagens virtuais necessárias. Historiadores aportam seus conhecimentos e supervisionam os trabalhos de reconstituição. Preparativos para Olímpia - no ar em 22 de junho. Encerram-se as provas de seleção das três categorias. O júri se reúne e anuncia seu veredicto. O atleta Chema Martínez comunica a cada um dos eleitos a notícia e entrega um louro da vitória simbólico. As câmeras dirigem-se para as cidades dos seis selecionados - Gijón, Ceuta, Sevilha, Gerona, Segóvia e Madri - para conhecê-los em seu ambiente e rodeados de seus familiares e amigos. Primeiros passos para a Antigüidade - no ar em 29 de junho. Todos os expedicionários - historiadores, treinadores e atletas - partem para a Grécia. Mas antes visitam Ampurias (Girona) onde entram, pela primeira vez, em contato com o mundo helênico. No ginásio eles treinam e junto ao mar debatem sobre os esportes na Antigüidade. Conhecem os utensílios esportivos dos gregos e fazem os primeiros testes de vestuário.

HOME

BACK

NEXT

O enigma do dardo - no ar em 13 de julho. Os atletas acordam no Ginásio da Grécia Antiga. Aprendem o básico sobre a vida cotidiana. Ali não há escova de dentes, nem garfos. Além disso, eles sentem frio com as túnicas. Treinadores e atletas, acompanhados dos historiadores, visitam o ginásio e suas dependências. Conhecem as salas de massagem, de treinamento e de banho. Uma inesperada chuva dificulta os treinamentos, que precisam ser suspensos. Vida de atleta - no ar em 20 de julho. Começam os treinamentos e os atletas experimentam as peculiaridades clássicas, como saltar com halteres, o disco muito mais pesado, as diferentes distâncias nas corridas e as regras da luta clássica, entre outras. Três quedas para ganhar - no ar em 27 de julho. São apresentados os diferentes cuidados complementares para o treino dos atletas: banhos, musculação, massagens. Os atletas e treinadores explicam como sentem esse primeiro contato com o passado, o que há de positivo e de negativo. Debatem sobre a possibilidade de correr descalços ou não. À noite, há o descanso e a diversão de uma festa dionisíaca. A metade do caminho - no ar em 3 de agosto. Como na Grécia clássica, os treinamentos são realizados ao ritmo da música interpretada ao vivo com flauta e tambor. Conrado Durántez explica a relação entre o esporte e a música. O programa mostra o novo regime alimentar dos atletas, baseado principalmente em cereais, queijo de cabra e carne assada. Todos os adversários se observam e calculam suas possibilidades de alcançar a vitória. Na linha de partida - no ar em 10 de agosto. Os atletas já descobriram uma nova maneira de correr, de saltar e de lançar. Os historiadores e treinadores reúnem-se para estudar e fixar as diferentes regras das diferentes especialidades. Todos assistem a uma demonstração de pugilismo e pancrácio.

preocupam. O público acompanha uma visita à Academia Olímpica com um de seus fundadores: Conrado Durántez. A perfeição do atleta - no ar em 24 de agosto. Massagistas gregos falam sobre as técnicas específicas dirigidas aos desportistas. Conrado Durántez explica os usos e costumes da medicina antiga grega. Um barbeiro percorre as tendas dos atletas cortando os cabelos à moda grega de todos os que aceitam a brincadeira. E uma atuação musical onde algumas jovens interpretam canções baseadas em versos de Safo. A vigília dos jogos - no ar em 31 de agosto. É noite, véspera da competição. O ritmo dos treinamentos diminui. A concentração reflete-se nos rostos dos atletas. Os participantes, como na Antigüidade, realizam sua oferenda a Zeus. É a última noite no acampamento. O clima de tensão aumenta. Especial: vencer por Zeus (A Competição) Vencer por Zeus (A Competição) Parte 1 no ar em 7 de setembro. Vencer por Zeus (A Competição) Parte 2 no ar em 14 de setembro. Vencer por Zeus (A Competição) Parte Final no ar em 21 de setembro. O programa especial tem 100 minutos de duração, foi dividido em três episódios Parte 1, Parte 2 e Final e completa a série Campeões de Olímpia, focando a reconstituição da competição final que tem lugar no estádio olímpico de Olímpia, na Grécia. O público assiste às diferentes provas nas quais competem atletas da França, Alemanha, Grécia, Itália e Espanha. Após uma cerimônia de abertura, os helanócides ou juízes proclamam a abertura dos jogos à maneira antiga. O programa inclui imagens belíssimas da corrida de quadrigas, trechos de ficção, as imagens da competição final e a reconstituição virtual do estádio de Olímpia. Ficha técnica Direção executiva: Isabel Raventós e Sergi Schaaff Realização: Javier Borrell Produção: Yolanda Cristiá Produtora realizadora: RTVE Distribuição: RTVE

A prova de fogo - no ar em 17 de agosto. O tempo passa e os ânimos dos atletas começam a esmaecer. Aproxima-se o dia da competição. Os treinadores visitam novamente o estádio para testar o terreno. As pedras e as irregularidades do local CLOSE

26

Número desta página

ANUÁRIO DE PROGRAMAÇÃO CANAL FUTURA 2007

Correio Braziliense (DF) 15/06


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.