Anuário de Programação Canal Futura 2013

Page 160

160

Violência de gênero: o desrespeito às mulheres é tema de série e do Sala Debate

Publicado originalmente em www.futura.org.br Por Rafaella Gil

blema da violência doméstica. O programa analisa as políticas voltadas para a diminuição dos casos no Brasil e apresentar os serviços disponíveis para apoio às vítimas.

Preconceito, condições desiguais, violência doméstica, exposição não autorizada, machismo… Por que as mulheres ainda são consideradas culpadas pelas agressões sofridas? E, mesmo com os avanços conseguidos ao longo das décadas, o que ainda falta para que elas tenham, na prática, os mesmos direitos dos homens? Um exemplo: embora a aceitação no mercado de trabalho seja cada vez maior, as mulheres ainda ganham salários menores. Segundo a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a diferença de remuneração chega a 34,2% em Santa Catarina. A média nacional é mais baixa, mas não deixa de ser assustadora: 27,1%.

Para debater esses e outros assuntos a série Violência de Gênero propõe um recorte da mulher moderna em cinco documentários. Entre os temas estão o emprego, as formas de violência contra a mulher; e as relações amorosas. Produzidos pela BDT Planejamento e Comunicação, os episódio serão exibidos ao longo da semana, sempre às 20h. Hoje, as Formas de Violência Contra a Mulher e, amanhã, as Leis de Combate à Violência de Gênero. Na quinta-feira é a vez de A Mulher e as Relações Amorosas e, na sexta, A Mulher no Mercado de Trabalho encerra a programação. O Sala Debate desta terça-feira também aborda a violência de gênero. No especial da Semana dos Direitos Humanos o programa discute o pro-

Um marco no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha completou sete anos e aumentou o rigor das punições aos agressores. De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres o número de denúncias é crescente. O serviço de atendimento telefônico 180, que oferece orientações para as agredidas, recebeu 88.685 relatos de agressão em 2012. Em 2007 foram 12.664 registros. As agressões assumem diferentes contornos e não são apenas físicas: são muitos os casos de tortura psicológica relatados. O Sala Debate recebe Catarina Cecin Gazele, Procuradora Geral da Justiça e coordenadora do NEVID; e a advogada Leila Linhares, colaboradora do texto da lei. Pela Internet participam Rosângela Rigo, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a jornalista Rose Leonel. Você pode participar, ao vivo, pelo Facebook ou pelo Twitter. As discussões sobre violência de gênero fazem parte da programação especial do Futura pela Semana Internacional dos Direitos Humanos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.