Relatório de monitorização universidade de aveiro 2015

Page 173

3.4. Impacto do Projeto Atendendo a que o trabalho de campo já decorre há cerca de três anos, não se verificam quaisquer efeitos nefastos do Projeto sobre a biodiversidade ou outros elementos, pelo contrário. Ao nível da fauna, de um modo geral, as diferenças encontradas entre a situação de referência indicam que os grupos faunísticos ou não estão a ser afetados, ou dão indícios de estarem a ser beneficiados pelas ações do Projeto. Alguns resultados podem estar mascarados pelos efeitos do Ciclone Gong, pelo que será necessário manter o programa de monitorização de forma a obter dados mais robustos ainda. O facto de não ter havido resultados de algum modo prejudiciais à fauna, é um excelente indicador de que os trabalhos decorrem de forma correta. Ao nível da flora, o conjunto de dados apresentado permite realizar algumas análises comparativas de referência, que indiciam que o projeto está a ter resultados positivos ao nível da restauração de habitats previamente degradados pela presença de espécies invasoras.

Quanto ao impacto do projeto ao nível da população local, verifica-se que alguns proprietários de propriedades locais procuram orientação não formal para combater o problema das espécies invasoras nessas suas propriedades, fruto da visibilidade e projeção que o projeto BRIGHT está a alcançar. Verifica-se ainda a ‘replicação’ de algumas das técnicas de controlo de invasoras, aplicadas nas propriedades privadas afetadas com o mesmo problema. A Universidade de Aveiro, em particular o Departamento de Biologia, tem sido regularmente contactado para dinamizar ações de controlo de invasoras, ou prestar aconselhamento sobre essa temática noutros locais, mas fruto do alcance e impacto positivo que o projeto BRIGHT tem tido um pouco por todo o país. Todas as ações de disseminação de conhecimento têm tido claramente resultados muito positivos e o desejado efeito multiplicador das boas práticas ambientais que integram o projeto. A imagem social positiva que o projeto está a ter tem também despertado o interesse do tecido empresarial, que tem procurado os parceiros do projeto para estabelecer parcerias, formações, etc.

3.5. Para além do LIFE+ Para além do âmbito específico da Ação E.2, que cabe à Universidade de Aveiro, a equipa tem realizado muitas atividades complementares, por forma a aumentar o conhecimento disponível e a sensibilização pública em torno das matérias do Projeto. Conforme anteriormente reportado, os trabalhos complementares ao BRIGHT deram já origem a duas teses académicas: - Potential of carnivorous mammals for seed dispersal and their contribution to ecosystem management, tese de mestrado de Lúcia Pereira. Atualmente está a ser preparada a publicação dos resultados em forma de artigo. - Caracterização da comunidade Macro fúngica da Mata Nacional do Buçaco, tese de Licenciatura em Biologia, de Eduardo Batista. Estes trabalhos serão ainda alvo de continuado estudo, desta feita ao nível de mestrado.

BRIGHT – Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats (LIFE10/NAT/PT/075) 3º RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS [AÇÃO E.2 ] p. 173


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.