Resultados da participação da Fundação Grupo Boticário no 8º Fórum Mundial da Água

Page 1


A PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO QUEBROU TODOS OS RECORDES DO EVENTO.

120.181

Foram

participantes, incluindo os da área aberta com acesso gratuito.

10.600

congressistas.

Coordenação de sessão e palestras da Fundação Grupo Boticário em 12 eventos.

55 publicações na imprensa, sendo mais de 50% em veículos de comunicação que são destaque no cenário nacional.

JORNAL METRO

entrevista com Renato Atanazio publicada nas praças de São Paulo, Espírito Santo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Maringá (PR), São Paulo – região do ABC, Rio de Janeiro.

O TEMPO (MG)

Matéria sobre água virtual, citando entrevista com Guilherme Karam.

18%

O total de divulgações na imprensa durante o Fórum corresponde a 18% das publicações do mês de março

Acervo Fundação Grupo Boticário

Acervo Fundação Grupo Boticário


CRIAÇÃO DA CAMPANHA DIGITAL #TODOSPELAÁGUA:

7 vídeos, com 27.400

visualizações

23 posts no Facebook,

Alcance total de

500 mil pessoas

Instagram e Twitter, com 18.000 interações

em todo o país

Acervo Fundação Grupo Boticário

Clique e assista

Acervo Fundação Grupo Boticário

COMPROMISSO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA SEGURANÇA HÍDRICA O Grupo Boticário assumiu o compromisso de promover maior eficiência hídrica em suas operações e a potencializar as iniciativas conduzidas pela Fundação. Por meio do Compromisso Empresarial para a Segurança Hídrica, construído pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e parte Acesse aqui de suas empresas associadas, o Grupo Boticário, demonstra que é possível crescer gerando Compromisso valor para a sociedade e contribuindo para a segurança hídrica do Brasil. Empresarial para a Segurança Hídrica

LANÇAMENTOS O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) foi nomeado embaixador das águas no Brasil. Considerada um indicador de qualidade ambiental da água, essa espécie está ameaçada de extinção.

Anúncio da criação dos mosaicos de Áreas Marinhas Protegidas abrangendo o entorno e parte das ilhas de dois arquipélagos oceânicos remotos, São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. Com isso, o Brasil passou a ter 20% dos ecossistemas costeirosmarinhos protegidos, antes tínhamos apenas 1,5%.

Os dois temas tem sido beneficiados ao longo dos anos pela atuação da Fundação Grupo Boticário, por meio de apoio a projetos e de influência em políticas públicas para a sua conservação.


Shutterstock

FÓRUM MUNDIAL Essa foi a primeira vez que o Brasil recebeu uma edição desse Fórum, organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água. Considerado o maior evento sobre o tema, ele reuniu diversas organizações de setores interessados no assunto. Neste ano, a proposta foi contribuir para o diálogo sobre o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores e países. Acervo Fundação Grupo Boticário

A próxima edição do Fórum será realizada no Senegal, no continente africano.

SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA As Soluções baseadas na Natureza (SbN) foram amplamente debatidas ao longo de todo o evento, por diversas organizações, em palestras, em lançamentos de publicações, e até mesmo no nome de um estande compartilhado por organizações não governamentais internacionais, como International Union for Conservation of Nature (IUCN), The Nature Conservancy (TNC), World Wide Fund for Nature (WWF), Conservation International (CI), entre outras. Um dos marcos entre os debates sobre o tema foi o lançamento do relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre SbN, do qual a equipe da Fundação Grupo Boticário foi convidada a participar, por meio de uma mesa-redonda.

CONVERGÊNCIA No final de 2017, a Fundação Grupo Boticário criou uma coordenação de Soluções baseadas na Natureza, o que mostra o alinhamento da instituição com ações internacionais de conservação e gestão dos recursos naturais.

José Paiva

Acesse aqui o Relatório das Nações Unidas


PALESTRAS, WORKSHOPS E OUTRAS PARTICIPAÇÕES A equipe da Fundação Grupo Boticário se envolveu na construção da agenda do 8º Fórum Mundial da Água há mais de um ano, participando de eventos preparatórios, simpósios e congressos que discutiam temas relacionados ao evento. Também esteve presente nas consultas públicas relacionadas à agenda em Brasília, além de eventos empresariais. Entre as opotunidades estratégicas identificadas para disseminação das principais agendas da Fundação, é possível destacar:

WATER BUSINESS DAY O evento foi uma iniciativa do setor empresarial, promovida antes do início do Fórum. A proposta era abordar soluções inovadoras para garantir e compartilhar a água no setor industrial, além de reunir lideranças empresariais, associações setoriais, federações de indústria e organismos internacionais. A equipe da Fundação Grupo Boticário participou de dois workshops durante o Water Business Day, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

“Gestão responsável da água para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e criação de valor compartilhado” - reuniu grandes empresas como Coca-Cola Brasil, Dow Chemicals, The Toilet Board Coalition, Ambev e Nestlé para discutir o tema e trazer experiências que as organizações desenvolvem. A Nestlé abordou a cadeia do café do Espirito Santo e como envolver a comunidade e os colaboradores. Já a Ambev trouxe seu case da água AMA, em que o lucro é revertido em ações socioambientais, levando água para comunidades carentes do sertão brasileiro.

Acervo Fundação Grupo Boticário

“Riscos associados à água – métricas, monitoramento e reporte” – reuniu Petrobrás, Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Santander, ArcelorMittal, Votorantim e Natura, marcas que abordaram o monitoramento desenvolvido na industria e seus principais gargalos.”

O resultado do evento foi apresentado em uma sessão especial do 8º Fórum Mundial da Água, quando o setor empresarial convidou representantes da academia, governos, organizações multilaterais e organizações da sociedade para debater suas mensagens. Acervo Fundação Grupo Boticário


REVITALIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA APOIAR A QUANTIDADE E A QUALIDADE DA ÁGUA E O BEM-ESTAR HUMANO Esse foi o tema de uma sessão do Fórum liderada pelo United States Army Corps of Engineers (USACE). A Fundação Grupo Boticário foi selecionada para coordenar a sessão com base em sua experiência prática, apresentando o Oásis, que é um modelo de governança e instrumento de incentivo econômico para proprietários rurais que conservam suas áreas, utilizando o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como instrumento de mobilização.

Acervo Fundação Grupo Boticário

Acervo Fundação Grupo Boticário

A apresentação da Fundação gerou debates relevantes sobre o potencial da natureza para solucionar problemas reais relacionados à segurança hídrica e ao aumento da capacidade adaptativa das comunidades frente às mudanças do clima. Como resultado, a equipe da Fundação está trabalhando em articulações com diversos atores que têm interesse em conhecer mais detalhes sobre esse modelo de atuação.

Entre os panelistas/debatedores que participaram: Fernanda Laham – coordenadora de Projetos Ambientais e de Sustentabilidade da Arcadis. Dr. Todd Bridges – cientista sênior do Corpo de Engenheiros das Forças Armadas dos Estados Unidos.

ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA A equipe do Ministério do Meio Ambiente do Brasil promoveu, no Espaço Brasil, um evento no qual a Fundação Grupo Boticário foi convidada para ministrar uma palestra. Nesta oportunidade foi apresentado o papel das Soluções baseadas na Natureza para a adaptação à mudança do clima, o que reforça uma agenda consistente que vêm sendo construída para atuação no tema de adaptação, com olhar específico para o papel da natureza nesse processo.

Acervo Fundação Grupo Boticário

Entre os panelistas/debatedores que participaram: Max Uchoa – diretor-técnico da Fundação Neumann Mariana – do Centro de Estudos em Sustentabilidade (Adaptação para plantio Sustentável de Café) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Entre os panelistas/debatedores que participaram: Celina Xavier – gerente de Adaptação do MMA (Plano Getúlio Vargas (Plataforma AdaptaClima) Fernanda Laham – coordenadora de Projetos Ambientais e de Sustentabilidade da Arcadis. Nacional de Adaptação – gestão e monitoramento). Marcos Cantarino – coordenador de Mudanças Dr. Todd Bridges – cientista sênior do Corpo de Engenheiros das Forças Armadas dos Estados Unidos. Climáticas, Relações Institucionais e Governamentais e Sustentabilidade na Confederação Nacional da Indústria (CNI) (Planejamento em Adaptação para as Indústrias)


CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DA ÁGUA E DO SOLO PARA MITIGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Organizada pelo Asia Water Council para discutir opções de manejo do solo para gestão da água, essa sessão do Fórum contou com uma palestra da Fundação Grupo Boticário. Foi apresentado o papel das Soluções baseadas na Natureza na mitigação e adaptação aos efeitos da mudança do clima, além dos resultados de estudos e debates sobre as implicações econômicas e sociais de não se considerar as mudanças clima na gestão e manejo de bacias hidrográficas.

Acervo Fundação Grupo Boticário

LANÇAMENTO DO RELATÓRIO DA UNESCO: SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA A Fundação Grupo Boticário participou de um evento paralelo ao Fórum Mundial da Água, no Planetário de Brasília. Por meio da participação na mesa-redonda, após o lançamento do relatório, destacou a atuação da instituição na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os que se relacionam com água, clima e biodiversidade. Acervo Fundação Grupo Boticário

Participaram do debate: Ewandro Moreira – especialista em Recursos Hídricos da ANA Rafael Barbieri – economista ambiental do World Resources Institute (WRI). Angela Ortigara – Coordenadora do Programa de Águas da UNESCO Itália. Haroldo Machado Filho – Assessor Senior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

ÁGUA, FLORESTAS E BIODIVERSIDADE Organizado pela Itaipu Binacional, esse foi o tema de um evento paralelo em que foram apresentados os resultados e lições aprendidas no Oásis, iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais, lançada em 2006 pela Fundação Grupo Boticário. A criação de estratégias de governança para os serviços ambientais, em especial água, tem sido refinada pelo modelo do atuação do Oásis e a participação no evento demonstrou grande aderência com metas e estratégias de empresas de geração de energia, como a Itaipu Binacional. Um dos resultados dessa participação foi o interesse e a proposta da Itaipu para uma visita técnica em que a equipe da Fundação Grupo Boticário avaliaria as possibilidades de atuação conjunta.

Entre os panelistas/debatedores que participaram: Norman Breuer – diretor de Sustentabilidade da Itaipu Paraguay.

Acervo Fundação Grupo Boticário


A NATUREZA COMO SOLUÇÃO INTEGRADORA

Acervo Fundação Grupo Boticário

Este foi o tema do evento paralelo realizado pela Fundação Grupo Boticário, que contou com a participação do World Resources Institute (WRI) e da Aquaflora, empresa especializada em modelagem e valoração de serviços ecossistêmicos. Entre os destaques, é possível citar primeiro a apresentação dos resultados do estudo realizado para São Bento do Sul (SC), pelo consultor João Guimarães (Aquaflora). Depois, quando a equipe do WRI apresentou o estudo “Infraestrutura Natural para Segurança Hídrica no Brasil”, do qual a Fundação Grupo Boticário é parceira.

As apresentações trouxeram um panorama sobre oportunidades de investimento em conservação de bacias hidrográficas visando benefícios como a redução de custos com tratamento de água e o aumento de resiliência da sociedade, a partir de investimento em conservação e restauração dos ecossistemas naturais. Além da importância dos temas, como responsáveis pela organização, houve atenção especial paras garantir a participação igualitária de painelistas homens e mulheres, ressaltando a representação de lideranças femininas no cenário da conservação e valorizando a diversidade de gêneros. Estiveram presentes representantes e diretores de grandes organizações de conservação da natureza nacionais e internacionais, como TNC, WRI e IUCN.

DESAFIOS PARA PROTEGER BIOMAS ESPECÍFICOS QUE REFORCEM O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA Este evento foi liderado pelo grupo de sustentabilidade do 8º Fórum Mundial da Água. Nele a Fundação Grupo Boticário apresentou sua estratégia institucional com o objetivo de apontar caminhos para conservação dos diferentes biomas brasileiros. A apresentação gerou reflexão sobre a importância econômica das áreas naturais e como os mecanismos de valoração dos benefícios podem gerar oportunidades para compatibilização das agendas de conservação da natureza com o desenvolvimento econômico e social. Também foi evidenciado o apoio da instituição para o atingimento de metas globais de conservação, por meio do apoio aos planos de ação nacional para conservação de espécies ameaçadas e pela criação e implementação de Unidades de Conservação.

Acervo Fundação Grupo Boticário

Entre os panelistas/debatedores que participaram: Cláudio Maretti – diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Gilberto Tieopollo – gerente adjunto de Água no Brasil, da The Nature Conservancy (TNC).


IMPLEMENTANDO SOLUÇÕES NATURAIS E DE ENGENHARIA – A NECESSIDADE DE FINANCIAMENTO INOVADOR Sessão liderada pelo World Resources Institute (WRI), na qual a Fundação Grupo Boticário conseguiu garantir a participação da Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Entre os destaques estavam os debates sobre o papel das florestas como infraestrutura natural para água e como garantir investimentos em conservação e restauração de florestas. A preparação para os debates começou em março, quando as equipes da Fundação Grupo Boticário e do World Resources Institute estiveram em Campinas para apresentar os resultados de estudos sobre viabilidade econômica da infraestrutura natural. O comitê formado por representantes das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), participou como responsável pela gestão destas bacias hidrográficas que abastecem a maior cidade da américa latina – São Paulo. A partir dessa aproximação desenhou-se a participação do comitê no Fórum, representado por João Demarchi, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais do PCJ e da Rede Oásis, uma iniciativa liderada pela Fundação Grupo Boticário focada em soluções para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

ÁGUA EM PAISAGENS PARA CRESCIMENTO VERDE INCLUSIVO Neste evento, organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza no pavilhão de Soluções baseadas na Natureza, foi realizada a apresentação do case Araucária+, iniciativa que visa o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a conservação da Floresta com Araucária, uma das mais ameaçadas do Brasil, a partir da inovação nas cadeias produtivas do pinhão e da erva-mate.

Acervo Fundação Grupo Boticário

Além do conceito de Ecossistema de Inovação Verde proposto pelo modelo de atuação desta iniciativa, a participação da Fundação Grupo Boticário destacou a atuação da instituição na definição de padrões sustentáveis junto ao produtores rurais e ações que promovem a inclusão em mercados diferenciados, agregando valor aos produtos e promovendo conservação da floresta. O case foi bem recebido pelo público e despertou interesse para articulação com iniciativas globais que desejam conhecer melhor a iniciativa.

Entre os panelistas/debatedores que participaram: Carlo Galli – diretor internacional de Relações Institucionais da Nestlé; Dra Isabelle Fauconnier – conselheira sênior do Programa de Água da IUCN Global

WATER OBSERVATORIES IN THE WORLD Este evento organizado pelo Observatório de Governança das Águas (OGA), contou com o apoio do WWF Brasil e moderação de um representante da Fundação Grupo Boticário. A proposta foi reunir experiências de outros observatórios que atuam com a governança da água, no qual experiências da África, da Ásia e da América Latina foram compartilhadas.

FEIRA DE SOLUÇÕES A Fundação Grupo Boticário, por meio da iniciativa Oásis: Solução baseada na Natureza para segurança hídrica, foi escolhida como uma das 60 melhores iniciativas do mundo para a segurança hídrica. As iniciativas presentes neste espaço eram heterogêneas, com projetos acadêmicos, ações de base comunitária e projetos de lideranças juvenis, entre outros, todos com o propósito de conectar suas agendas com as demandas da sociedade. A participação da Fundação Grupo Boticário foi importante para apresentar as ações da instituição para a sociedade que não estava inscrita no Fórum e principalmente para grupos de jovens que visitaram de forma expressiva essa parte do Fórum.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.