Religião e Política: medos sociais, extremismo religioso e as eleições 2014

Page 35

R e li g iã o e Polít i ca : me dos soc iais, ex t rem ismo re l ig ios o e as e l e iç õe s 2014

34

aquilo”. Não se discute. É a questão da segurança da pessoa. Então ela foi formada nisso, dessa maneira autoritária, de dar ordem. Ela era uma agente administrativa dessas células antirregime. Então, não tem conversinha. Ela chegou no governo sem nunca ter sido vereadora nem nada e nunca ter praticado a política, essa coisa assim, foi secretária de estado, foi ministra e achava que é assim e acabou. Então, com essa falta de traquejo político, ela não conversava com ninguém. E aí dificulta. Porque o Lula, ele não resolvia nada, mas abraçava o sujeito, tomava a cachaça dele lá com o sujeito, aquele negócio, tomava pinga, contava piada, falava palavrão, falava do Corinthians, aquele negócio todo e vai levando na flauta, né? Saía de lá, não resolvia as coisas, mas o sujeito saía de lá feliz, porque o presidente conversou com ele. Já ela não resolvia as coisas e nem fazia carinho. (Entrevista realizada com Pastor Everaldo em 24 de agosto de 2015).

Conforme disse o antigo deputado federal Carlos Santana (PT-RJ) em conversa com a equipe de pesquisa: “deputados são iguais a bebês carentes, tem que cuidar”. Trata-se de uma reivindicação em torno do exercício competente da pequena política. No exercício do poder, lida-se constantemente com uma tensão entre a grande e a pequena política. Essas seriam definidas por Antonio Gramsci: Grande política (alta política) – pequena política (política do dia a dia, política parlamentar, de corredor, de intrigas). A grande política compreende as questões ligadas à fundação de novos Estados, à luta pela destruição, pela defesa, pela conservação de determinadas estruturas orgânicas econômico-sociais. A pequena política compreende as questões parciais e cotidianas que se apresentam no interior de uma estrutura já estabelecida em decorrência de lutas pela predominância entre as diversas frações de uma mesma classe política. (Gramsci 2000, p. 21) Nesse sentido, uma liderança política é caracterizada pela habilidade em lidar com os temas postos na agenda pública com uma disposição para


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.