Relatório de Atividades 2006 - Fundação Abrinq

Page 30

apresentação de ações voltadas à mobilização de empresas na construção de pactos setoriais para erradicação do trabalho infantil. Além deste evento internacional ligado ao tema, esteve também no 1º Encontro Internacional Proniño de Educação e Erradicação do Trabalho Infantil, em Quito (Equador), onde apresentou sua experiência na articulação de empresas para a construção de pactos setoriais.

Buscando o enfrentamento do abuso e da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, considerada uma das piores formas de trabalho infantil, a Fundação Abrinq apoiou a rearticulação e realização da assembléia anual do Movimento Social Pacto São Paulo Contra a Violência, Abuso e Exploração Sexual Comercial em parceria com o Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo e Organizações da Sociedade Civil.

Acreditando na importância da mobilização de toda a sociedade no combate ao trabalho infantil, a Fundação Abrinq apoiou a publicação e o lançamento do Gibi da Turma da Mônica: Toda Criança quer Ser Criança no dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em parceria com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp (AFUBESP), Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Comitê Betinho de Funcionários do Santander Banespa e Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Foram publicados 85.000 exemplares e a Fundação Abrinq distribuiu 10.000 exemplares para suas redes. Aliada à Organização Internacional do Trabalho (OIT) no combate ao trabalho infantil, a Fundação Abrinq contribuiu com o Projeto Catavento, que busca prevenir e erradicar as piores formas de trabalho infantil em cinco estados brasileiros – Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2006, foram realizados encontros com 111 empresários nessas regiões para capacitação nas áreas de responsabilidade social empresarial, Lei do Aprendiz e primeiro emprego no contexto do Programa Empresa Amiga da Criança. O Programa Prefeito Amigo da Criança, por sua vez, atuou na mobilização de 18 municípios dos estados que são foco do Projeto Catavento. O Programa Prefeito Amigo da Criança ainda contribuiu com uma iniciativa da Superintendência de Responsabilidade Social do banco Santander Banespa que procurava conhecer municípios com ações educativas que visavam erradicar, minimizar e combater o trabalho infantil. A empresa, por meio de doações aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente, dirigiu seus investimentos com este foco.

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.