Freguesia norte pg2

Page 1

FREGUESIA NEWS/ NORTE NEWS

De 24/04 à 30/04/2015

EM DEFESA DO BAIRRO Por Célio de Araújo

DELICIE-SE

freguesianews@gmail.com

Já começou o “Comida di Buteco”

De 10 de abril a 10 de maio, o evento “Comida di Buteco” apresenta 500 petiscos, cujo tema deste ano será “Frutas”. O verdadeiro concurso de raiz, acontece simultaneamente em 20 cidades. Os botecos do Brasil estão aí para provar que é possível comer bem sem complicação. Em São Paulo há concorrentes em todos os quadrantes da cidade. Na região próxima há alguns botecos concorrentes, com petisco da melhor qualidade. Já estivemos no Bar Bambu, em Santana e demos dez para o Bolinho de Azeitonas concorrente. Na Freguesia do Ó tem o Distinta Freguesia; No Imirim, O Alemão e os demais estão localizados na região Lapa/ Perdizes (Veja alguns endereços nesta página). Os estabelecimentos que participam do “Comida di Buteco” são selecionados previamente. Cada boteco cria um tira-gosto para participar. Os petiscos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem nos 10 anos seguintes. Público e jurados avaliam quatro critérios: tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da be-

bida. O peso do júri e do público é de 50% cada. Com democracia e gastronomia é eleito o melhor boteco da cidade. BAR BAMBU Petisco: Bolinho de azeitona chilena recheado com bacalhau cremoso, acompanhado com geléia de tangerina apimentada. Rua Conselheiro Moreira de Barros, 1084 – Santana. Fone 2283-4350. Horário: Terça à Sexta: 17h à 00h; sábado: 13h à 00h; domingo e feriado: 13h às 19h. DISTINTA FREGUESIA Petisco: Barcô - Massa pronta de barquete assada, forrada com provolone e recheada com cupim e gorgonzola, servida com molho de damasco. Rua Enéias Carrilho, 63 - Freguesia do Ó. Fone: 3935-1139. Horário: Terça a sexta e feriado: 17h à 00h; sábado: 12h à 00h. O ALEMÃO Petisco: Avenidinha - Pastel de abóbora com carne seca. Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5131 – Imirim. Fone 2239-6173. Horário: Terça a sexta: 16h à 01h; sábado: 13h à 01h; domingo e feriado: 13h às 22h. TIRO-LIRO Petisco: Rojões a Tiro-Liro - Carne de porco cortada em cubo, marinada e frita, acompanhada de abacaxi e uva. Rua Cotoxó, 1185 - Vila Pompéia.

SOS SAÚDE! Fone: 3868-3551. Horário: Segunda a sexta: 17h à 00h; sábado: 11h30 às 18h. Feriado: consultar. BOTECO BOTELLA Petisco: Tacotella - Tacos mexicanos com tempero especial do Botella. Rua Barão Do Bananal, 528 - Vila Pompéia. Fone 3871-9165. Horário: Segunda a sexta: 17h à 00h; sábado e feriado: 12h à 00h.

POMPÉIA BAR Petisco - Cuscuz à moda Nona Olga - Deliciosa porção de cuscuz Paulista à moda da Nona Olga com abacaxi. Rua Doutor Augusto de Miranda, 712 - Vila Pompéia. Fone 3872-1769. Horário: Segunda a Sábado: 12h à 00h. Feriado: Normal.

Sub. Freg. Ó já tem coleta seletiva em alguns setores

Tenda de auxílio no combate à dengue instalada no Jardim Vista Alegre lotou

CORTÁS ESPETO E PASTEL Petisco: Charutinho de pastel - Porção de pastéis de frango grelhado e pernil assado com barbecue de abacaxi (2 de cada sabor). Av. Professor Alfonso Bovero, 554 – Perdizes, fone 4564-1558. Horário: Segunda a domingo e feriado: 18h às 23h30. PÉ PRA FORA Petisco: Cremoso de queijo - Salgado de massa especial de creme de leite com recheio de queijo e acompanhado de um delicioso creme de manga. Av. Pompéia, 2517 – Sumarezinho. Fone 3672-4154. Horário: Segunda a sexta: 12h às 23h, sábado, domingo e feriado: 12h às 19h.

A tenda do Vista Alegre

PETISCO DO BAR BAMBU

SOS LIXO

MEIO-AMBIENTE

Umas&Outras

Rua foi limpa após reclamação de leitor publicada neste jornal

A Secretaria Municipal de Saúde instalou uma máquina para a realização de exames de sangue em uma tenda montada junto à UBS Jardim Vista Alegre, onde também é oferecido atendimento à população com suspeita de dengue, desde segunda-feira (6/abril/2015). A adoção de tendas para o auxílio no combate à dengue já estava prevista no Plano de Contingência, elaborado no ano passado, e é recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde. Localizada na Brasilândia o equipamento conta com três clínicos, um pediatra, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento é executado em parceria com o Hospital Albert Einstein.

O leitor Rafael Rocha diz que esteve lá (em 7/abril) e viu “uma senhora de 76 anos que ficou na fila em pé , no frio e garoa por quase 1h e foi dispensada (ainda na fila) sem o menor atendimento e satisfação. Exatamente nesta tenda da foto.

Reportagem da Folha de São Paulo (7/abril) destacou fato corriqueiro na Vila Brasilândia: acúmulo de lixo onde a dengue ataca, o que também ocorreu no Jardim Vista Alegre (distrito Brasilândia), onde a empresa contratada pela Prefeitura, a Loga, só removeu lixeira ao lado da Tenda instalada, após a reportagem ter cobrado a Subprefeitura da Freguesia do Ó, que por sua vez culpou a contratada, que a retirou o lixo, enfim.

HOSPITAL MANDAQUI

TABELA DE COLETA SELETIVA

A Subprefeitura Freguesia do Ó- Brasilândia informa que na cidade de São Paulo, são recolhidos, diariamente, cerca de 12,5 mil toneladas de resíduos da coleta domiciliar. Desse total, São Paulo recicla, atualmente, cerca de 3% que são processados pelas duas centrais mecanizadas e pelas 21 cooperativas conveniadas. No mapa, locais onde a coleta seletiva é feita na Freguesia do Ó, que é atendida parcialmente. O distrito Brasilândia não tem o serviço. Ainda segundo a Sub-Fó, uma das principais metas da gestão Fernando Haddad nesse setor é

a ampliação do percentual de reciclagem dos atuais 3% para 10% até 2016. Isso se dará da seguinte forma: ampliação do serviço de coleta seletiva para os 96 distritos de São Paulo e inauguração de quatro centrais mecanizadas de triagem com capacidade para processar 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis. Dos 96 distritos do município, 86 contam com o serviço de coleta seletiva (universal ou parcial). A Freguesia do Ó já conta com serviço de coleta seletiva em alguns setores e bairros – ver mapa -

CONSCIENTIZAÇÃO

Em atenção à reclamação do leitor Sambel Garcia, publicada nesta sexta-feira, dia 17 de abril de 2015, no perfil deste Jornal, no Facebook, a Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia informa que constatou a veracidade do relato e acionou a Inova Gestão de Serviços Urbanos para fazer a limpeza do local – conforme imagem em anexo. A Inova disponibiliza dois canais de atendimento para receber demandas como esta, pelo telefone 0800 77 77 156 (ligação gratuita) e pelo portal:www.saclimpezaurbana.com.br. Os moradores podem descartar materiais inservíveis por meio da Operação Cata-Bagulho,

que promove recolhe móveis velhos, eletrodoméstico quebrados, pedaços de madeira e metal, etc. - o cronograma da operação pode ser conferido no site desta Subprefeitura:http://www. prefeitura.sp.gov.br/…/sub…/ freguesia_brasilandia, no link: “Cata-Bagulho” O descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$16 mil em caso de flagrante, denúncias podem ser feitas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, via telefonema para o número: 156. (Informou: Aline Viana da Cruz, Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Freguesia do Ó-Brasilândia)

PARTICIPE!

Vamos todos ver as nossas caixas de água “Imóvel na Rua Nazaré Machado, 10, próximo à Igreja da Matriz, F r e g . d o Ó, mantém caixa d água aberta. Criadouro do mosquito da dengue...” E assim como essa há muitas assim, e às vezes os moradores nem sabe da situação, pois podem ter voado com o vento ou quebrado com pedra caída de obra em casa vizinha. Quem ver algo assim deve avisar os moradores. A leitora Alexandra Gasparini diz que não estou

IMAGEM ANTES E DEPOIS

CAIXA D ÁGUA ABERTA

defendendo ninguém, “mas o que acontece é que na Freguesia do Ó e em outros bairros têm muitos idosos que moram sozinhos, é preciso um trabalho social, visitando as casas para ver as situações assim” – disse.

Leitora diz que há descaso com idosos e cadeirantes Meire Gomes Nunes registrou em foto e denunciou, EM 17/ abril/2015: “Olha o descaso para com os pacientes do Hospital Mandaqui, inclusive para com idosos e cadeirantes, com muletas etc. O descaso é geral... São dez guinches para marcar e remarcar consulta e no momento que eu estava na fila para remarcar vascular e cardiologista para minha mãe só tinha dois funcionários atendendo, só que, quando comecei a filmar e tirar fotos, começou a aparecer funcionários. Ainda questionei a chefe deles, que me falou o seguinte: É tercerizado e ninguém quer trabalhar” – disse.

Simone Rodrigues diz que no Pronto-Socorro de Santana não está diferente: “Fiquei quase doze horas pra ser atendido”. Rose Ferreira confirma: “Isso é geral, não temos atendimento nem mais ou menos em nenhum AMA ou PS, há descaso e falta de boa vontade em praticamente todos os órgãos públicos...” Eduardo Golanda confirma: “Verdade! Eu estive lá na quarta-feira, na área de ortopedia e havia várias pessoas com pernas engessadas e tinham que ficar de pé ou em filas, é um absurdo, existem senhas para isso e não usam”

NORMAL! (?)

Grupo teatral do Limão busca Faltou médico no Pronto-Socorro voluntários para várias funções J. Paulo I no feriado prolongado Laís Baccarini Tarciso Alves Lobo Meneguella pede - é uma cia de teapara divulgar sobre tro que nasceu na o grupo de Teatro Escola Estadual de Cottal, do bairro mesmo nome sob do Limão, que existe as necessidades de há 12 anos. “O nosso levar cultura e arte trabalho é totalmenpara os alunos e deste social e cultural e cobrir novos talennão temos fins lucratos. Hoje a cia. abre tivos, por isso estavaga para pessoas mos pedindo apoio de ambos os sexos IMAGEM ILUSTRATIVA de voluntários para atuar voluntários que tenham a no grupo, nas seguintes funções: habilidade em administrar mídias mídias sociais, produção, figurinis- sócias etc.O grupo trabalha na ta, cabeleireiro, maquiador, técnico produção do espetáculo o musical de som, técnico em Iluminação de Jesus Cristo Super Star. palco, cenógrafo”. Para tratar: Rua Contatos: contatocottal@gmail.com, aos Estela Borges Morato, 500, bairro cuidados de Janaina ou no Facebook: https://www. do Limão. facebook.com/pages/Cottal/295058487236774 A Cottal – Comissão Teatral

Cesar Moreira informou em 18/abril/2015 (sábado): “Acabei de sair do Pronto-Socorro da João Paulo I e não tem médico para atender, em nenhuma especialidade. Eles estão encaminhando para a Cachoeirinha, Pirituba, Santana, Mandaqui e Barra Funda...” Essa informação é recorrente, basta ter feriado prolongado, a despeito da ordem do prefeito de proibição de fazer essas pontes, elas continua acontecendo, deixando os doentes na mão. REPERCUSSÃO: Luzia Pedro: “Que bom saber, estou com sintoma de dengue e não sei aonde ir, ironizou”. Thalyta Suellyn: “Ontem uma vizinha da minha mãe foi até esse PS e eles disseram a mesma coisa, e o médico estava dormindo e só foi atendê-la por volta das dez horas da noite. O médico nem se quer olhou para ele. Meu Deus o que estão fazendo com a saúde?” Penha Campos: “Meu Deus como pode, é lamentável”. Mônica Toledo: “Moro bem pertinho, passo em frente quase todos os dias e hoje estava vazio

EXPEDIENTE

Jornalista Responsável: Célio Pires de Araújo Registro Ministério do Trabalho 13.594 - DRT 463/82 Diagramação:

Adercio Oliveira Cláudia Cesquini

Impressão: Grupo Estado - Tel. 3856-2408

Pronto-Socorro da João Paulo I

Quem dera fosse pelo atendimento, mas foi justamente o contrário, nem saúde, nem atendimento, nem nada”. Barbara Greise Evangelista: “Isso é um absurdo, fui lá alguns dias atrás e fiquei três horas e não fui atendida”. Diego Rosendo: “O modelo de gestão da Santa Casa, que gerencia o PS, não fideliza os médicos. Eles nunca vêm trabalhar nesse Pronto-Socorro”. César Moreira: “Nem Hospital Penteado e nem Taipas... Segundo colegas os de Pirituba e Cachoeirinha estão sobrecarregados... No momento o Mandaqui é uma boa opção, mas tem que ter paciência”. – disse.

CPDA Publicações e Coml. Ltda e PP CNPJ 00.507.412/0001-12 I.E. 114.917.756.114 SEDE PRÓPRIA Largo da Matriz Velha, 36 - Freguesia do Ó Cep. 02925-060 - PABX/FAX (11) 3931.6383

www.freguesianews.com.br Geral: freguesianews@gmail.com Editor: editor@freguesianews.com.br Vendas: newton@freguesianews.com.br Arte: freguesianews@gmail.com

“Todo homem deve dominar sua preguiça e, inventando sem cessar novos compromissos, lutar contra as fraquezas que descobriu em si, a fim de chegar à meta que se fixou”. (G. L. Gurdjieff)

"Qualquer pessoa que sentir-se ofendida em alguma matéria, terá direito de resposta à ser publicado na edição seguinte"


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.