Freguesia News 28/08/2020

Page 4

4

28/08/2020

VARIEDADES

FREGUESIANEWS.COM.BR

VOCÊ SABIA?

COVID-19

Conheça a história do clube de tiro ao pombo, que existiu na Brasilândia

Jardim do Tiro

Jardim do Tiro é uma vila dentro da Brasilândia e o seu nome assusta muitos motoristas de aplicativos, que ficam preocupados por entenderem que pode ser uma “boca quente”, onde ocorreria muitos tiroteios, mas não é isso. “A origem do nome “Jardim do Tiro” deve-se a existência ali de um clube, chamado “Tiro ao Pombo”. O nome deve-se ao fato de que, os alvos serem pombos vivos e que perdurou até o final dos anos 70, depois foi fechado e a sede virou salão de bailes” – lembrou Toninho Martins, que fez uma pesquisa sobre o local. PESQUISA - “O Jardim do Tiro, ou Jardim do Tiro ao Pombo, é um bairro residencial localizado no distrito de Brasilândia, que existiu entre 1940 e possivelmente até o final dos anos 70. Os frequentadores do clube de tiro usavam espingardas de chumbinho para atirar em pratos de barro que eram lançados ao ar por máquinas e em pombos que eram soltos por funcionários do clube. A região é conhecida hojepelo conjunto residencial Dr. Boghos Boghossian e Conjunto Residencial João Paulo

I, um condomínio contendo dezenas de prédios, sendo um forte ponto de referência da região. No bairro existe uma rua chamada Tiro ao Pombo, onde se localiza a Igreja Batista em Vila Brasilândia. Nesta rua também se localiza a comunidade Tiro ao Pombo, que é conhecida também pelo nome Favela da Paz. “Quando era criança, na década de 70, eu e mais um grupo de amigos íamos pegar os pratos de barros que caíram inteiros no barranco e levávamos para casa, para enfeitar o Jardim. E outra coisa, no final da década de 70 e início de 80, na sede do Clube do Tiro ao Pombo, tinha a danceteria do Tiro ao Pombo, frequentada por jovens da época”. Um das razões do fechamento do Clube teria sido a proibição do uso de pombos para essa prática e também por acidentes que ali ocorreram com garotos que iam pegar tanto os pratos que caiam inteiros como os pombos mortos, pois estes corriam na área de tiro entre uma bateria e outra. O nome do clube de tiro oficial era Clube de Caça e Tiro São Paulo.

Capital deve avançar para fase verde do plano SP

A cidade de São Paulo pode entrar na fase verde da quarentena entre o final de setembro e o começo do mês de outubro, segundo disse o prefeito Bruno Covas (PSDB), em entrevista recente. Covas lembra, no entanto, que só será possível mudar de estágio se a população continuar a seguir as medidas de prevenção. Na fase verde, o comércio, shoppings centers e serviços podem operar com 60% da capacidade. Na amarela, este índice fica em 40%. Na próxima classificação, no entanto, ainda não é permitido eventos que gerem aglomeração. A quarentena no Estado de São Paulo, que começou em 24 de março de 2020, foi ampliada para 06 de setembro. Na capital, a queda foi de 19%, na Grande São Paulo, 12% e no interior do estado, 6%.

PRECISA REVELAR SUAS FOTOS?

Conte com o fotógrafo Abelardo Pitta. Atende a região da Freg. do Ó, Brasilândia e Pirituba Envie pelo whatsapp para (11)

9.3311-7211


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.