
4 minute read
Representantes do município assinam termo de compromisso com a Defesa Civil para novas travessias
from Edição 1026
Prefeitura analisa instalação de câmeras de monitoramento em Sangão
Prefeito e representantes das polícias Civil e Militar do município visitaram a Central de Monitoramento em Braço do Norte para conhecer o sistema
Advertisement
O prefeito de Sangão, Castilho Silvano, analisa a implantação de câmeras de monitoramento no município. Para conhecer como funciona o sistema, o prefeito, o agente de Polícia Civil responsável pela delegacia de Sangão, Alex Etevaldo de Souza, e o comandante da Polícia Militar de Sangão, Adriano Souza de Luca, visitaram a central de monitoramento 24 horas da Polícia Militar de Braço do Norte.
Eles acompanharam os resultados obtidos com o monitoramento, que reduziu o número de ocorrência de furtos e roubos.
O vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza, a major da polícia Militar Cinthia Mendes Leandro e demais pessoas engajadas no projeto recepcionaram a equipe de Sangão e mostraram as instalações da central.
“A proposta é fazer um processo parecido com o de Braço do Norte. Implantar câmeras em pontos estratégicos de nossa cidade, contando também com monitoramento 24 horas das polícias Civil e Militar de Sangão e Jaguaruna”, explica o prefeito Castilho.
Ele afi rma que dará início ao processo para aquisição dos itens necessários e a busca de uma empresa que possa prestar o serviço na cidade. “A proposta de implantação de câmeras auxiliará e muito na redução dos índices de criminalidade, pois amplia e facilita as ações dos policiais, tornando o trabalho mais efi ciente e seguro”, garante Alex.
DIVULGAÇÃO |FOLHAREGIONAL
O MONITORAMENTO reduziu o número de ocorrências na cidade
Assinado termo de compromisso para construção de duas pontes em Sangão
Investimentos são de um fundo da Defesa Civil do Estado
O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, e o presidente da Câmara de Vereadores, João Gilson de Souza, estiveram na sede da Defesa Civil de Santa Catarina na última semana para assinar o termo de compromisso que libera verba para construir a base de apoio de duas pontes no município.
As pontes estão localizadas na Rua Vitalina Dandolini Demo e na Rua São Cristóvão. O termo prevê investimento proveniente do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.
A Defesa Civil concedeu um kit de transposição de obstáculos para restabelecimento de acesso, fabricado em concreto, com largura de 6,25 metros e comprimento de 15 metros.
“Essas duas obras têm papel notável na melhoria do fl uxo de veículos e na segurança de pedestres e motoristas. Quero agradecer ao deputado estadual José Milton Scheff er e ao governador Carlos Moisés, que não mediram esforços para nos ajudar”, comenta o prefeito Castilho.
“Todo investimento que melhora a qualidade de vida da população, tenho como prioridade. E Sangão busca constantemente ações que possibilitem melhores condições aos cidadãos. Por isso tem meu total apoio”, disse o deputado Zé Milton, que acompanhou a reunião na sede da Defesa Civil, na Capital.
Será que a periodontite pode ter ligação com o mal de Alzheimer?
Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana nos dentes por conta de uma má higiene bucal. Quando esses microorganismos ultrapassam a gengiva, atingindo a parte óssea do dente, causando retração, inicia-se a chamada periodontite. Sabemos que essa doença acaba trazendo outras complicações ao organismo, como o diabetes. Além disso, muitos estudos relatam que ela também pode estar relacionada com o mal de Alzheimer.
Cláudio Rogério
Cirurgião Dentista 48 9 9994-5080 Instagram: @sorrinova.tubarao @trezeproodonto

Como as doenças podem estar relacionadas?
Um estudo examinou amostras de tecido cerebral de 20 pessoas para verificar a existência de bactérias nas substâncias coletadas. A presença desses microorganismos poderia desencadear uma resposta do sistema imunológico, matando as células cerebrais. Esse processo poderia ser um mecanismo que leva a alterações no cérebro, o que é típico do mal de Alzheimer.
Embora seja uma possibilidade, o número de amostras estudadas é relativamente pequena, o que acaba exigindo uma pesquisa mais abrangente para confirmar ou excluir a casualidade.
Vamos relembrar o que é a doença periodontal: a periodontite é uma condição de origem infecto-inflamatória, causado pelo acúmulo da placa bacteriana que atinge a gengiva e suas estruturas. Tudo isso pode acabar por danificar as células e estruturas dos tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes.
Aprenda a prevenir e tratar a periodontite
Para se prevenir da doença periodontal é importante uma boa rotina de higiene, cuidar regularmente da saúde geral e visitar o seu dentista a cada seis meses para acompanhamento e orientações. O melhor tratamento, sem dúvida, é a prevenção, mas caso a doença já esteja instalada é necessário ser avaliado por um periodontista. Assim você consegue ter uma posição quanto à extensão do quadro.
A remoção de cálculo dentário supra e subgengival, alisamento radicular e terapia medicamentosa com antibióticos são alguns tratamentos que ajudam no controle da doença.


