4 minute read

Tubarão, uma cidade inovadora

Prestes a completar 153 anos, Tubarão se prepara para se tornar um dos principais hubs de inovação do Estado com diversas iniciativas em andamento sua consolidação como ecossistema de inovação”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo.

A inovação é uma forma de pensar e agir que busca soluções criativas para resolver problemas existentes ou atender a necessidades emergentes. Não se limita apenas a grandes descobertas ou avanços revolucionários; ela também pode ocorrer por meio de melhorias incrementais ou mudanças graduais.

Advertisement

Pode até parecer, mas o parágrafo que você acaba de ler não foi escrito por alguém de carne e osso. O que você leu acima foi produzido, em segundos, por inteligência artificial, a um simples toque do botão. É o ChatGPT, um aplicativo apontado como uma das grandes revoluções digitais de nosso tempo, que simula a linguagem humana e funciona como uma conversa: o usuário escreve o que deseja na caixa de texto, e a ferramenta responde usando a inteligência artificial.

Tubarão é sim uma cidade inovadora que vem se movimentando em diferentes aspectos para sua consolidação como ecossistema de inovação”.

Giovani Bernardo - secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão

Ele destaca que um dos primeiros passos que projetam o município para esse novo tempo foi a criação da Lei Municipal de Inovação e do fundo de fomento para projetos inovadores, iniciativas envolvendo associações empresariais e grupos de empreendedores, além do aumento da oferta de cursos voltados para a área da tecnologia nas unidades de ensino.

O secretário ressalta que a cidade conta com diversas ações em movimento, como fomento a um “mindset de inovação” – uma soma de interesses, criatividade, talentos e cultura que formam esse ecossistema inovador e conectado ao universo digital e tecnológico.

Tubarão quer ser a número 1 do Brasil até 2050

O Centro de Inovação de Tubarão - Sigma Tech Park está pronto para iniciar suas operações e promete ser uma das principais ferramentas de fomento à inovação no município e região.

gia e inovação da cidade. E já estamos vendo isso acontecer”, disse o presi- ocupação das salas do Sigma. Ele lembrou que isso se reflete em oportunidades de emprego, geração de riqueza e retorno aos empresários, fazendo com que todos ganhem.

Cada vez mais somos surpreendidos pelas novas tecnologias. E é preciso estar preparado. O município de Tubarão não só acompanha essas transformações, como tem adotado a inovação como política de desenvolvimento.

Prestes a completar 153 anos no próximo sábado, dia 27, a cidade avança e se prepara para ser um dos principais hubs de inovação do Estado.

“Tubarão é, sim, uma cidade inovadora que vem se movimentando em diferentes aspectos para

“Temos eventos como o Startup Weekend e Innovation Summit, que ajudam a construir uma mentalidade inovadora; projetos e missões internacionais que proporcionam troca de conhecimento e boas práticas com outros países, entre outras iniciativas. Tubarão também investe em infraestrutura física e digital. A cidade se prepara para receber o 5G, além do projeto Geração 2050, que estimula os jovens a seguirem carreira no setor de tecnologia com a promoção de cursos em unidades de ensino”, detalha.

Com mais de 90% de ocupação contratual assinada, o espaço para geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos aguarda apenas alguns documentos burocráticos para seu funcionamento.

“O Sigma Park deve ser o farol de iluminação e ponto de encontro de todas as iniciativas de inovação, tecnologia e empreendedorismo da cidade e região. O seu principal benefício é a conexão entre os ativos de inovação da região”, afirma o diretor executivo do Sigma, Luiz Antonio Duarte.

O Instituto Rota Sul, formado pela Acit, Ajet e Fundação Unisul, fará a gestão do local. “Nossa expectativa é de que o Centro de Inovação mude o ecossistema de tecnolo - dente da Acit, Gean Carlo de Bom da Silva, no dia do lançamento do edital para

Para o diretor executivo do Centro de Inovação, Tubarão tem todas as variáveis necessárias para se tornar uma capital de inovação e tecnologia do Brasil e do mundo.

“Temos um caminho pela frente, mas, com muita conexão entre os parceiros, poderemos em breve figurar entre os destaques nacionais”, diz Duarte.

Porém, para alcançar o objetivo de se tornar um ecossistema de inovação, ainda é necessário uma mudança cultural. “Hoje precisamos investir no aculturamento da população quanto a temática de inovação e tecnologia e levar o Centro de Inovação a todas as pontas da cidade. Nosso principal desafio é criar uma cultura forte”, avalia o diretor executivo do Centro de Inovação.

Lançado em 2017, o projeto Tubarão 180º –Uma nova cidade continua em desenvolvimento com o objetivo de construir, até 2050, uma Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS). Com o IDH (PNUD) como indicador de referência, a meta é ser a número 1 do Brasil até 2050, tendo como pontos de controle ser a número 1 de Santa Catarina em 2020 e a número 1 do Sul do Brasil em 2030. O projeto foi planejado com base em três grandes eixos: Desenvolvimento e Sustentabilidade; Educação e Cidade; e Saúde e Qualidade de Vida. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Tubarão, Giovani Bernardo, desde que foi lançado, o projeto tem estimulado diversas iniciativas, como o projeto Geração 2050; a fila zero da educação infantil; o empreendedorismo nas escolas; o programa para desburocratização Tubarão+Fácil; empreendimentos sustentáveis e inovadores; implantação de Prontuário Eletrônico do Cidadão; parque empresarial; IPTU Verde; complexo de Saúde e Hub Saúde.

“O Tubarão 180º é um grande desafio com ações de longo prazo. Tubarão tem hoje um case de sucesso que é o Facilita Tubarão, e outros projeto, como o Venha para Oficinas, que é apoiado pelo Tubarão 180, programa Juro Zero, que tem apoiado empreendedores durante e pós-pandemia, e também atua com apoio a projetos específicos”, explica.

This article is from: