4 minute read

Educador social em nova etapa

Prefeitura define a empresa que será a responsável pelo processo seletivo para contratação do profi ssional, que atuará no ensino infantil do município em meio a controvérsias com professores. Categoria quer suspender o projeto. pg 3

Lazer

Advertisement

Um novo destino

Iniciativa privada vai administrar área anexa à Skate Plaza, em Tubarão, com lanchonete e banheiros. pg 3

WILLIAN REIS Operação

Mensageiro

Sigilo que cerca as investigações leva a inúmeras suposições, assim como absolvições ou acusações antes da hora. pg 2

Cidasc confirma focos de raiva em cidades da região

Equipe chegou a capturar 20 morcegos transmissores da doença em Sangão. Diante do aumento de casos, órgão reforça os trabalhos de prevenção. pg 6

Alerta Pedras Grandes

Vereadores cobram melhorias no abastecimento de água

Segundo reclamações, água apresenta coloração alterada, principalmente em dias de chuva. Câmara solicita ações para amenizar os problemas. pg 11

Samuel Woyciekowski

Jornalista (48) 99900-8188

Carnaval

Embora possa haver quem torça o nariz ou não goste, o Carnaval representa, sem dúvida, uma excelente oportunidade para impulsionar a economia da nossa região. Durante o período, é comum que haja um aumento no número de turistas, o que consequentemente gera crescimento nas vendas do comércio local, no setor de hospedagem e na oferta de serviços turísticos. Em Santa Catarina, existem boas opções tanto para o público que aprecia a folia quanto para aqueles que preferem o sossego.

Profissionais

Para que a folia aconteça, muitos profissionais traba- lham incansavelmente nos bastidores. Agentes das forças de segurança, policiais e bombeiros estão sempre prontos para garantir a segurança dos foliões, enquanto os profissionais de saúde se dedicam a atender aqueles que precisam de cuidados médicos. Comerciantes também trabalham arduamente, muitas vezes abrindo suas lojas em horários especiais para atender aos turistas que visitam a cidade. Apesar de muitos terem o privilégio de parar no feriado, é importante lembrar aqueles que não param, trabalhando incansavelmente para garantir que a festa aconteça com segurança e sucesso.

Operação Alegria

Gostaria de ressaltar o trabalho dos policiais durante a Operação Alegria deste ano. Eles atuaram com dedicação, protegendo e servindo a população, em especial nas fiscalizações de trânsito. Durante minha viagem de Laguna até Balneário Esplanada, passei por três barreiras policiais. O principal objetivo era retirar motoristas embriagados das ruas. Precisamos acabar com a cultura de beber e dirigir, pois es- sa combinação é fatal, como comprova o baixo índice de acidentes de trânsito registrado neste Carnaval.

B. O.

O radialista Milton Alves divulgou em suas redes sociais que registrou um Boletim de Ocorrência devido a diversas ofensas que foram propagadas a seu respeito. As ofensas ultrapassaram as barreiras do bom senso, envolvendo a sua família e vida pessoal. Muitas pessoas confundem o direito de opinião com o direito de ofender ou agredir verbalmente outras pessoas, mas é importante lembrar que o direito de opinião deve ser exercido com responsabilidade e respeito. Embora a liberdade de expressão seja um direito fundamental, é preciso entender que denegrir a imagem ou atacar verbalmente outras pessoas pode caracterizar crime de injúria ou difamação. Eu faria o mesmo.

A charge do Guedes Operação Mensageiro

Willian Reis

Editor da Folha Regional (48) 99142-6807

A prisão de Joares Ponticelli e Caio Tokarski foi como uma bomba. Afinal, não é algo natural termos um prefeito e um vice presos em uma mesma operação, ao mesmo tempo, mais ainda quando são chefes do Executivo do principal município da região. Ponticelli, não bastasse sua trajetória política e liderança reconhecida, é sempre apontado como possível candidato ao governo do Estado, e Caio é naturalmente seu sucessor na disputa pela prefeitura de Tubarão. Acontece, porém, que a Operação Mensageiro é cercada por sigilo, daí que pouco se sabe sobre as acusações que levaram ambos à prisão preventiva. O mesmo sigilo é o que permite inúmeras suposições, assim como absolvições ou acusações antes da hora.

A imprensa e a operação

É uma situação sem precedentes, cujos impactos não podem ser ignorados. Não só por Joares e Caio, mas pela lista de demais prefeitos encarcerados pela operação. Pode ser que não dê em nada, como também pode ser que se revele muito mais. A situação colocou a atuação da imprensa também no olho do furacão. De modo geral, é papel sim do jornalismo noticiar o que houve, apesar do sigilo judicial. Informar os fatos não é necessariamente emitir sentenças, muito menos agir como acusação ou defesa. Para isso, temos o Poder Judiciário, Ministério Público e advogados. O que não se pode é normalizar a situação e tratar como banal o afastamento de prefeito e vice na esteira de outras prisões, como a de dr. Vicente e Deyvisonn. Ou o jornalismo perderá a sua função social.

Deputado quer CPI

O gesto do deputado estadual Sargento Lima (PL) dá a entender que o suposto esquema de corrupção possa ter envolvido também agentes do Estado. O deputado protocolou pedido de CPI para apurar se há agentes e recursos estaduais no caso. Até agora, em menor ou maior grau os presos pela Operação Mensageiro eram apoiadores de Jair Bolsonaro, que é do mesmo PL do deputado. Resta saber até onde o bolsonarismo vai querer investigar a si mesmo.

Ecos da operação

Algo parecido se dá em Capivari de Baixo. Por lá, a prefeita interina Marcia Roberg Cargnin abriu processo administrativo disciplinar para verificar a conduta de servidores na elaboração do contrato com a Serrana Engenharia, tida como a corruptora pela Operação Mensageiro. Além disso, todos os contratos entre o município e entidades/empresas também serão auditados. Não é de hoje, nem é caso isolado, mas no Brasil, em geral, a relação entre público e privado nem sempre tem seus limites bem definidos. Investigar já é um bom começo.

De volta aos trabalhos

Semana passada a Câmara de Jaguaruna deu início aos trabalhos do Legislativo. Com exceção do vereador Milson Goulart, da base aliada, os demais não pouparam críticas ao Executivo na sessão da última quarta-feira. Reclamações a que o prefeito Laerte já deve estar acostumado a ouvir.

Expediente

Direção Willian Reis

Edição Lysiê Santos

Criação e diagramação Madre Santa Multiagência

This article is from: