Do Capitalismo para o Digitalismo

Page 167

relações na produção. É, de certa forma, como se o capitalismo ao suceder ao feudalismo, eliminando embora os senhores, mantivesse os servos a trabalhar nos moldes típicos da servidão. O assalariamento era também absurdo por não lhe corresponder, de acordo com a sua própria lógica, um mercado de consumo que drene os salários, de novo, para as mãos dos que os pagaram. Este sistema, sem uma dinâmica própria, acabou por conduzir ao desinteresse e à baixa produtividade, o que só veio agravar ainda mais os problemas.

Tal não tem nada a ver com o facto de a economia ser planificada. São altamente planificadas algumas das maiores empresas capitalistas e isso nunca as impediu de criarem poderosos sistemas de motivação. Hoje já há meios tecnológicos suficientes para tornar um sistema planeado mais perfeitamente auto-regulado do que o "milagroso" mercado capitalista. A centralização de que tanto se fala foi tanto causa como consequência do desinteresse dos cidadãos.

Pag. 167 / 274


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.