Angular Lift Coefficient - CAL

Page 298

Francisco Bedê IN PORTUGUESE

2º. TÓPICO CONCLUSIVO: OBJETIVOS GERAIS DO ESTUDO

NOTE: In the numbers of graphs and calculations, understand COMMA (,) as POINT (.); and understand POINT (.) to be COMMA (,)

1) SABER-SE QUE AS DECOLAGENS DE TODOS OS AVIÕES MODERNOS DE OCORREM EM FUNÇÃO DE COEFICIENTES “ANGULARES” DE SUSTENTAÇÃO - CAL - DURANTE A CORRIDA NO SOLO, OS QUAIS INFLUEM DIRETAMENTE NA VLof, INDEPENDENTEMENTE DO COMBUSTÍVEL LÍQUIDO CONSUMIDO (GASOLINA OU QUEROSENE), A FIM DE PROPORCIONAR ECONOMIA OU PERFORMANCES NOS “CUSTOS OPERACIONAIS”. PORTANTO, ENTRE O CD E O CL EXISTE UM CAL A SER CONSIDERADO ATIPICAMENTE PARA QUE OS AVIÕES MODERNOS POSSAM SER PROJETADOS PARA DECOLAR COM UMA DETERMINADA POTÊNCIA INSTALADA, DE FORMA A VOAR EFICIENTEMENTE E/OU EFICAZMENTE, EM FUNÇÃO DE UMA RELAÇÃO “CUSTO x BENEFÍCIO”. 2) CONVENCIONAR-SE, EM FUNÇÃO DA SEGURANÇA DE VOO, QUE O MAIS EFICIENTE E “MÁGICO” COEFICIENTE ANGULAR DE SUSTENTAÇÃO ASSUME, NUM ENFOQUE CONSERVADOR, O VALOR “6”. OBSERVE-SE QUE ESTE ESTUDO TRATANDO O ASSUNTO CIENTIFICAMENTE ABORDA-O POR RAZÕES HISTÓRICAS, ALÉM DO TRATO CONSERVADOR. ESTE ÚLTIMO MOTIVO FAZ COM QUE O VALOR “6” SEJA ADJETIVADO DE “MÁGICO” – UM NÚMERO “PURO” INTUÍDO POR SANTOS DUMONT.

3) OBSERVAR-SE QUE, POR DECORRÊNCIA DA EXISTÊNCIA DE DIVERSOS COEFICIENTES “ANGULARES” DE SUSTENTAÇÃO NAS DECOLAGENS – CUJOS VALORES DEDUZIDOS DENTRO DE UM ENFOQUE CONSERVADOR VARIAM ENTRE 6,89 E 1,33 E, CUJA OPERACIONALIDADE NO SOLO DEVE DAR-SE EM FUNÇÃO DA RELAÇÃO “CUSTOS OPERACIONAIS x BENEFÍCIO”, É POSSÍVEL SE CONSTATAR A EXISTÊNCIA DE DETERMINADA ADEQUAÇÃO TÉCNICO-FINANCEIRA, ISTO É, CUSTOS OPERACIONAIS (= custos de eficiência, custos de eficácia) POR BENEFÍCIO (= segurança de voo), PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DO COMBUSTÍVEL LÍQUIDO UTILIZADO PELO OPERADOR – (GASOLINA, QUEROSENE, BIOCOMBUSTÍVEL). 4) CONVENCIONAR-SE PARA EFEITO DESTE ESTUDO QUE HÁ DOIS TIPOS DE “AVIÕES NOTÁVEIS”: (a) AQUELES RAROS AVIÕES MONOMOTORES E/OU BIMOTORES QUE DECOLAM COM COEFICIENTES ANGULARES DE SUSTENTAÇÃO VARIANDO ENTRE 7,60 E 6,90; (b) E OS AVIÕES TRIMOTORES, QUADRIMOTORES E/OU COM MAIS MOTORES QUE, SEM CARGA E/OU PASSAGEIROS, SÃO CAPAZES DE DECOLAR COM UM MOTOR INOPERANTE SE TIVEREM COEFICIENTES ANGULARES DE SUSTENTAÇÃO VARIANDO ACIMA DE 1,33 ATÉ 6,89 5) ALERTAR OS GOVERNOS DE TODO O MUNDO, PRINCIPALMENTE OS DOS 10 MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO, PARA INVESTIREM FORTEMENTE NA BUSCA DE OUTRAS MATRIZES ENERGÉRTICAS GERANDO COMBUSTÍVEL PARA OS AVIÕES A JATO, DE MODO QUE ESSE TIPO DE AVIAÇÃO MUNDIAL NÃO VENHA PARAR EM FACE DAS RESERVAS PETROLÍFERAS NÃO MAIS SEREM SUFICIENTES PARA ATENDER AS DEMANDAS GLOBAIS ATÉ A DÉCADA 2040, SEGUNDO ESTIMATIVA DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA – (IEA - INTERNATIONAL ENERGY AGENCY), A PAR DE PROBLEMAS NOS PLANOS DE ORDEM ECONÔMICO-FINANCEIRA, DE INSTABILIDADE POLÍTICA DOS DIVERSOS GOVERNOS, DE PREGÃO DESCONTROLADO DO PREÇO INTERNACIONAL DO PETRÓLEO, ETC.

298


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.