Page 1

DOSSIER DE IMPRENSA

CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS OSTRAVA, 12 A 21 DE JULHO


Índice

2

Introdução Sistema de Jogo Comitiva Programa

3 4 5 6

Juniores Masculinos Diogo Chen João Geraldo Jorge Costa

7 8-9 10-11 12-13

Juniores Femininos Joana Mota Patrícia Maciel Rita Fins

14-15 16-17 18-19 20-21

Cadetes Masculinos José Francisco Miguel Pinto Paulo Silva

22-23 24-25 26-27 28-29

Cadetes Femininos Marta Santos Raquel Andrade Raquel Martins

30-31 32-33 34-35 36-37

Informação útil Patrocinadores

38 39


Introdução

As Seleções Nacionais de Juniores e Cadetes vão disputar o 56.º Campeonato da Europa de Jovens com objetivos distintos. A equipa de Juniores Masculinos tem a ambição de lutar pelos primeiros lugares, enquanto a de Cadetes Femininos tenta assegurar a manutenção na 1.ª Divisão europeia e as de Juniores Femininos e Cadetes Masculinos vai lutar por subir à elite. Dos 12 jogadores que compõem a equipa, apenas quatro se estreiam em Europeus – José Francisco, Marta Santos, Miguel Pinto e Raquel Martins. Dois jogadores – Diogo Chen e Jorge Costa – já obtiveram medalhas em Europeus. Em Kazan 2011 somaram um total de quatro medalhas (Ouro em pares mistos e Bronze em singulares para Diogo Chen, Bronze em pares masculinos e Equipas para Diogo Chen e Jorge Costa). Tiago Viegas, vice-presidente da Federação para as Seleções Nacionais, afirmou que “nos últimos dez dias foi realizado um estágio de preparação, elaborado de forma minuciosa pelos nossos técnicos. A entrega dos doze atletas foi total, sendo que os objectivos foram plenamente alcançados, abrindo-nos perspetivas de um grande Campeonato da Europa. Tratando-se de uma prova longa, em que os momentos de competição se sucedem de uma forma vertiginosa e reservada a atletas muito jovens, o equilíbrio mental é fundamental para atingir o sucesso.” O dirigente acrescentou que “a comitiva integra atletas com metas distintas, tendo como objectivo comum a dignificação do nome de Portugal. Tão importante como aterrar em Portugal com medalhas ao pescoço, é o sentimento de que os doze eleitos regressam melhores atletas e cada vez mais próximos da integração nas Seleções Nacionais de Seniores.” Tiago Viegas terminou com “um agradecimento muito especial aos atletas que colaboraram connosco ao longo do estágio – André Silva, António Leite, Ricardo Oliveira e Tiago Apolónia. Em Ostrava, certamente que em cada triunfo haverá um pouco de vós.”

3


Sistema De jogo

Os jogadores do escalão júnior têm de ter idade inferior a 18 anos e os cadetes inferior a 15 anos a 31 de dezembro no ano em que se disputa o Campeonato. O Campeonato é disputado nas variantes de Equipas, Singulares, Pares e Pares Mistos para juniores e cadetes. Sistema de Jogo As provas de Equipas serão disputadas em várias fases. A primeira fase é disputada em grupos e as fases seguintes ou em grupos ou em jogos a eliminar. Na fase de grupos, uma vitória corresponde a dois pontos, uma derrota a um ponto e a falta de comparência a zero pontos. Quando duas ou mais equipas no grupo têm o mesmo número de pontos, a classificação é determinada pelo resultado dos encontros disputados entre si, tendo em conta sucessivamente o número de pontos e o rácio de vitórias e derrotas nos encontros individuais, jogos e pontos. Os jogos de Equipas do escalão júnior são disputados até ao máximo de cinco jogos de singulares, terminando quando uma equipa obtém três vitórias. Os jogos de equipas do escalão de cadetes são disputados até ao máximo de cinco jogos, terminando quando uma equipa obtém três vitórias. A ordem dos jogos é: dois encontros de singulares, jogo de pares, duas partidas de singulares. Os jogos de Singulares e de Pares são disputados no sistema a eliminar. Nas partidas de Singulares são decididos à melhor de sete jogos e nas de Pares à melhor de cinco.

4


Comitiva

Chefe de Delegação: Tiago Viegas Juniores Masculinos Diogo Chen João Geraldo Jorge Costa Treinador: Francisco Santos Juniores Femininos Joana Mota Patrícia Maciel Rita Fins Treinador: Pedro Cruz Cadetes Masculinos José Francisco Miguel Pinto Paulo Silva Treinador: Hélder Melim Cadetes Femininos Marta Santos Raquel Andrade Raquel Martins Treinador: Marco Rodrigues

5


PROGRAMA

12 A 16 JULHO Competições de Equipas

17 A 21 JULHO Competições de Singulares e Pares

6


JUNIORES MASCULINOS

Francisco Santos Objetivos da Equipa: “Encararmos todos os jogos com atitude, porque num Campeonato da Europa todos os jogos são d i f í c e i s . Tu d o d e p e n d e d o momento, de como conseguimos encarar o jogo, de como o jogo vai decorrendo e como conseguimos encarar as nossas adversidades. A partir daí tudo é possível.” Objetivos individuais: “Todos os jogos são muito difíceis. São três jogadores com muito talento e potencial, mas há outras coisas importantes, como a concentração, mas estou confiante em que vão obter bons resultados.”

7


DIOGO CHEN

Data de Nascimento: 24-08-1996 Local de Nascimento: Almada Altura: 1,74m Peso: 59kg Clube: Sporting Clube de Portugal Estreia na Seleção: Eurominichamps 2006 Ocupação: Estudante do10.ºano, área de Ciências Idade com que começou a jogar: 6 anos Posição no Ranking Mundial Sub 18 (julho 2013): 55 Estilo de jogo: Dextro / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Jorge Costa) e Pares Mistos (Irina Ciobanu – ROU)

Objetivos para o Europeu: “Chegar as medalhas na Prova de Equipas” Melhor jogo de sempre/porquê: Jogo com o Diogo Silva, no Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, porque considero que joguei a um nível muito bom.

8


DIOGO CHEN

9


João Diogo Geraldo Carvalho

Data de Nascimento: 29-09-1995 Local de Nascimento: Mirandela Altura:1,75m Peso: 64kg Clube: Clube de Ténis de Mesa de Mirandela Estreia na Seleção: Eurominichamps 2006 Ocupação: Estudante do 12.º ano, área de Ciências Idade com que começou a jogar: 6 anos Posição no Ranking Mundial Sub18 (julho 2013):47 Estilo de jogo: esquerdino/ Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Alexandre Robinot – FRA) ) e Pares Mistos (Bernadette Szocs – ROU)

Objetivos para o Europeu: “Chegar as medalhas na prova de Equipas, e era bonito chegar nas outras provas que vou disputar.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Jens Lundqvist, porque é um jogador sénior e porque está no Top 50 Mundial, tendo jogado a um nível muito alto e ganho por 3-0.”

10


João Diogo Geraldo Carvalho

11


JORGE COSTA

Data de Nascimento: 25-02-1996 Local de Nascimento: Vila Nova de Famalicão Altura: 1,76m Peso: 66kg Clube: Grupo Desportivo e Cultural Actuais e Antigos Alunos Guilhabreu Estreia na Seleção: Open do Luxemburgo 2008 Ocupação: Estudante do 11.º ano, área de Ciências e Tecnologias Idade com que começou a jogar: 6 anos Posição no Ranking Mundial Sub18 (julho 2013): 135 Estilo de jogo: Esquerdino/ Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Diogo Chen) e Pares Mistos (Rita Fins)

Objetivos para o Europeu: “Chegar as Medalhas na prova de Equipas e a nível individual chegar o mais longe possível.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Open da República Checa de 2013 no jogo contra David Reitspies, porque era o primeira cabeça-de-série do torneio.”

12


JORGE COSTA

13


JUNIORES

14


JUNIORES FEMININOS

Pedro Cruz Objetivos da Equipa: “Temos uma equipa ainda muito jovem, duas atletas são ainda juniores de 1.º ano e uma é de 2.º ano. O nosso objetivo é fazer com que esta equipa consiga alcançar a 1.ª Divisão europeia. A geração anterior foi isso que conseguiu, o ano passado infelizmente descemos de Divisão e queremos regressar o mais depressa possível.” Objetivos individuais: “Sabemos que estas atletas têm potencial para nos dar alegrias. Vamos certamente continuar a dignificar e a elevar o nome de Portugal ao nível que todos desejamos, esta geração faznos sonhar e pensar que durante os próximos anos podemos alcançar posições de relevo. Na corrente época, nas provas que disputamos conseguimos ganhar a atletas do top 10 e top 20 da Europa. No ultimo ano, ainda no escalão de cadetes na competição de pares femininos obtivemos a medalha de bronze. Queremos repetir ou melhorar esses resultados, no entanto, sabemos que temos um longo e árduo caminho pela frente.”

15


JOANA MOTA

Data de Nascimento: 21-03-1996 Local de Nascimento: Porto Altura: 1,64m Peso: 61kg Clube: São Cosme Ténis de Mesa Clube Estreia na Seleção: Eurominichamps 2007 Ocupação: Estudante do 11.º ano Idade com que começou a jogar: 8 anos Posição no Ranking Mundial Sub18 (julho 2013): 314 Estilo de jogo: Dextra/ Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Alina Nikitchanka – BLR) e Pares Mistos (David Klaus – AUT)

Objetivos para o Europeu: “Subir à 1.ª Divisão.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Jogo contra a Patrícia Maciel no Campeonato Nacional de Sub-21, com vitória por 3-0.”

16


JOANA MOTA

17


PATRÍCIA MACIEL

Data de Nascimento: 31-01-1997 Local de Nascimento: Angra do Heroísmo Altura:1,63m Peso: 56kg Clube: Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal Estreia na Seleção: Open Tavira Portugal 2009 Ocupação: Estudante do 10.º ano Idade com que começou a jogar: 6 anos Posição no Ranking Mundial Sub18 (julho 2013): 393 Estilo de jogo: Esquerdina/ Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Rita Fins) e Pares Mistos (Simon Oberfichtner – AUT)

Objetivos para o Europeu: “Subir a 1.ª Divisão.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Final do Campeonato Nacional de Cadetes Individual, contra a minha colega de Seleção Rita Fins.”

18


PATRÍCIA MACIEL

19


RITA FINS

Data de Nascimento: 16-09-1997 Local de Nascimento: Mirandela Altura:1,60m Peso: 50kg Clube: Clube de Ténis de Mesa de Mirandela Estreia na Seleção: Eurominichamps 2008 Ocupação: Estudante do 10.º ano Idade com que começou a jogar: 5 anos Posição no Ranking Mundial Sub18 (julho 2013): 130 Estilo de jogo: Dextra / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Patrícia Maciel) e Pares Mistos (Jorge Costa)

Objetivos para o Europeu: “Subir à 1.ª Divisão.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Open da Polónia de 2013 contra a atleta da Rússia, Daria Chernova, porque já tinha perdido diversas vezes durante a minha curta carreira, e defini esse objectivo que consegui atingir.”

20


RITA FINS

21


CADETES

22


CADETES MASCULINOS

Hélder Melim Objetivos da Equipa: “A equipa está inserida na 2.ª Divisão e o grupo acaba por ser um bocadinho uma incógnita, porque alguns deles é a primeira vez que competem num Campeonato da Europa. Queremos passar o grupo e andar nos lugares próximos da subida. Não será uma tarefa fácil, mas queremos lutar por um lugar de subida que dê acesso à 1.ª Divisão. Objetivos individuais: “Dos nossos três atletas, dois deles é a primeira vez que competem num Campeonato da Europa. O Paulo Silva é o que tem tido maior experiência internacional, porque nos últimos três anos tem participado em algumas provas. O objetivo é o Paulo Silva entrar nos 32 primeiros e se o sorteio for favorável chegar um bocadinho mais longe. Os outros dois não têm uma posição muito alta no ranking e correm o risco de ter de defrontar cabeças-de-série nas primeiras rondas.”

23


José Francisco

Data de Nascimento:19-04-2000 Local de Nascimento: Lisboa Altura:1,52m Peso: 42kg Clube: Vitória Futebol Clube Estreia na Seleção: Open Luxemburgo 2013 Ocupação: Estudante do 7.º ano Idade com que começou a jogar: 10 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): Estilo de jogo: Dextro / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Miguel Pinto) e Pares Mistos (Raquel Martins)

Objetivos para o Europeu: “Conseguir o melhor resultado possível.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Jogo contra Miguel Pinto, no Campeonato Nacional de Juniores, porque ganhei ao meu colega da seleção de cadetes de 3.º ano, que tem muito bom nível.”

24


JOSÉ FRANCISCO

25


MIGUEL PINTO

Data de Nascimento: 03-08-98 Local de Nascimento: Porto Altura:1,84m Peso: 73kg Clube: Clube Recreativo e Desportivo Dragões Valboenses Estreia na Seleção: Open Tavira 2011 Ocupação: Estudante do 9º ano Idade com que começou a jogar: 7 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): 186 Estilo de jogo: Dextro / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (José Francisco) e Pares Mistos (Filippa Bergand – SWE)

Objetivos para o Europeu: “Jogar o melhor possível.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Open Tavira 2011, contra um jogador da seleção de Espanha.”

26


MIGUEL PINTO

27


PAULO SILVA

Data de Nascimento: 23-05-1998 Local de Nascimento: Penafiel Altura: 1,65m Peso: 63kg Clube: Associação Recreativa Novelense Estreia na Seleção: Eurominichamps 2009 Ocupação: Estudante do 9.º ano Idade com que começou a jogar: 6 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): 108 Estilo de jogo: Dextro / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Mathan Simon – ISR) e Pares Mistos (Marta Santos)

Objetivos para o Europeu: “Chegar aos oitavos-de-final em individual e subir de Divisão em Equipas.” Melhor jogo de sempre/porquê: Contra Jorge Costa, no Top12 de 2013. Pelo bom nível que o meu colega da seleção júnior masculina tem.”

28


PAULO SILVA

29


CADETES

30


CADETES FEMININOS

Marco Rodrigues Objetivos da Equipa: “O objetivo passa por conseguir a manutenção na 1.ª Divisão, sabemos que é uma tarefa difícil. Temos estudado todos os nossos adversários – Rússia, Sérvia e Israel. Estamos preparados, fizemos o estudo de todas equipas da 1.ª Divisão, para não sermos apanhados desprevenidos. Objetivos individuais: “Há muitos países com atletas de bom nível e vamos tentar potenciar a evolução que tiveram ao longo da época, sabendo de antemão que houve uma aposta da Federação proporcionando a presença no maior número de provas, no sentido de criar condições para uma boa prestação nesta competição.”

31


MARTA SANTOS

Data de Nascimento: 14-02-1998 Local de Nascimento: Porto Altura:1,70m Peso: 60kg Clube: Ala Nun’Álvares Estreia na Seleção: Estágio Eurokids Húngria 2009 Ocupação: Estudante do 9.º ano Idade com que começou a jogar: 7 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): 129 Estilo de jogo: Dextra / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Raquel Andrade) e Pares Mistos (Paulo Silva)

Objetivos para o Europeu: “Manter a equipa de Cadetes Femininos na 1.ª Divisão.” Melhor jogo de sempre/porquê: Jogo contra a Patrícia Maciel, da Seleção Nacional de Juniores, no Nacional de Equipas de Juniores de 2013.”

32


MARTA SANTOS

33


RAQUEL ANDRADE

Data de Nascimento: 20-04-1998 Local de Nascimento: Angra do Heroísmo Altura:1,70m Peso: 58kg Clube: Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal Estreia na Seleção: Eurominichamps 2009 (Estrasburgo) Ocupação: Estudante do 9.º ano Idade com que começou a jogar: 5 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): 171 Estilo de jogo: Dextra / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Marta Santos) e Pares Mistos (Mathan Simon – ISR)

Objetivos para o Europeu: “Manter a equipa de Cadetes Femininos na 1.ª Divisão.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Open de Tavira contra a alemã Lilli Eise, porque consegui impor o meu jogo não cometendo erros, jogando desta forma a um nível muito bom.”

34


RAQUEL ANDRADE

35


RAQUEL MARTINS

Data de Nascimento: 01-04-2001 Local de Nascimento: Porto Altura:1,50m Peso: 45kg Clube: Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo Estreia na Seleção: Eurominichamps 2010 Ocupação: Estudante do 6.º ano Idade com que começou a jogar: 7 anos Posição no Ranking Mundial Sub15 (julho 2013): Estilo de jogo: Dextra / Ofensivo Competições em que vai participar: Equipas, Singulares, Pares (Maya Kunats – BLR) ) e Pares Mistos (José Francisco)

Objetivos para o Europeu: “Chegar o mais longe possível.” Melhor jogo de sempre/porquê: “Com uma adversária francesa no Eurominichamps 2010.”

36


RAQUEL MArtins

37


Informação útil

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa Site Oficial: www.fptm.pt Página Oficial no Facebook: www.facebook.com/Federacao.Portuguesa.Tenis.Mesa Presidente: Pedro Miguel Moura Morada: Rua Padre Luís Aparício, 9 - 5.º 1169-093 Lisboa Tel: +351 213 531 999 / +351 213 527 413 Fax: +351 213 525 178 Gabinete de Comunicação: Rita Taborda Email: press@fptm.pt Telm: 91 707 27 12 Campeonato da Europa de Jovens Site Oficial: http://www.ping-pong.cz/eyc2013/index.php?page=home

38


Anexo 1

SPONSORS

Patrocinadores:

Apoios:

39


CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS OSTRAVA, 12 A 21 DE JULHO

40


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.