E-book Construindo Ensaios

Page 1



INTRODUÇÃO Bem vindos ao nosso primeiro e-book! Se você chegou até aqui, provavelmente acompanha o nosso trabalho, ou foi um de nossos alunos no WS do Dois. Esperamos que nossas criações até o momento o tenha inspirado de alguma forma. Hoje, você vai ler ao decorrer dessas páginas, um pouco de nossa historia e conhecer brevemente cada um de nossos projetos ao longo destes 2 anos de coletivo. Esse conteúdo é especial e comemorativo; esperamos que agregue algo ao seu trabalho, te motive e que vocês goste assim como gostamos de produzi-lo. Aqui vamos abordar esquemas de luz, composição e comentários sobre os processos criativos para a produção de ensaios e editoriais. Aproveite o contéudo, e caso queira entrar em contato com a gente, é só nos acompanhar em nossas redes ou acessar o nosso site. www.fotocoletivodois.com @FotoColetivoDois


A EQUIPE O Dois é formado por três amigos fotógrafos que se reuniram para criar, produzir e realizar trabalhos fotográficos autorais. Pretendemos, a partir da troca de experiências e da vivência, gerar crescimento e transformação. Todos participam, ajudam e aprendem ao mesmo tempo. Aqui o objetivo é, e sempre foi, crescer fotograficamente. A fluidez do ar comanda as chuvas de ideias para as nossas criações e hoje, mesmo com as fronteiras que nos separam, continuamos a criar em conjunto e compartilhar trabalhos. Contamos também com a parceria de outros artistas, profissionais, marcas e fotógrafos. Cada projeto nasce único e contemplado de entrega e imersão criativa.


DANIEL CORREA Nascido em São Paulo, aquariano que sempre gostou de cinema, música e tudo que está relacionado à imagem, foi na fotografia que descobriu sua verdadeira paixão. Formado técnico em pré-impressão pelo SENAI, técnico em processos fotográficos pela ETEC e graduado em fotografia pela FMU, hoje atua em diversos segmentos da área.

LETICIA VERISSIMO Amante das artes há 8 anos, mas com o coração de artista desde 1995. Ao longo deste caminho formou-se em comunicação visual e processos fotográficos pela ETEC. Atualmente imersa no curso de artes visuais na Faculdade Paulista de Artes. Touro com lua em aquário. Terra e ar, é o movimento que flui em suas criações e obras. Apaixonada pela arte de retratar e contar histórias através da imagem.

MAYRA BIAJANTE Fotógrafa há 6 anos, formada em processos fotográficos pela ETEC, porém desde pequena brincou com a câmera analógica da avó. Em 2016 deixou um trabalho que não gostava e partiu para uma viagem sabática pela América do Sul que dura até hoje. Escorpiana com ascendente em aquário. Gosta de retratos, moda e das histórias que as imagens podem contar, da beleza do cotidiano. De luz.


2 anos do DOIS Completamos 2 anos de formação oficial do Foto Coletivo Dois e muitas coisas aconteceram na nossa jornada até aqui. Nosso primeiro ano foi regado de uma construção intensa de portfólio, com saudosas reuniões semanais e produções de ensaios e editoriais praticamente em todos os finais de semana. Foram meses de imersão e muito aprendizado, onde o nosso trabalho em equipe pôde aflorar e nossas linguagens se conectaram. Entre erros e acertos tivemos um amadurecimento de composição e ganho de experiências em diversos cenários, climas e famigerados imprevistos. Agora, em nosso segundo ano de trabalho em equipe, respiramos e nos permitimos maior tempo e pausa para florir novas criações. E entre cada planejamento, focamos também em ensinar e compatilhar nossos conhecimentos em palestras e workshops; uma prática super enriquecedora para nós. O Dois segue crescendo, e aqui aproveitamos para agradecer a cada convite que recebemos, parcerias que fazemos, alunos, modelos e seguidores de nosso trabalho. Tem sido uma jornada linda que atravessa fronteiras e ver o coletivo voar nos traz uma felicidade imensurável. Entender o processo e o tempo de criação é algo essencial para a formação do olhar. Compatilhamos as nossas histórias com a consciência de que todo processo exige calma, paciência, desconstrução e uma constante busca por novas percepções.


c i l

b u

p

s e õ

an

p m

a c

s e õ

it

c

a r t

s e l

a p

r e l

al

t

a h

o n a

a r t

s

e al

p

a t s i

v e r

t n e

s g n

i t o

o h s

S W

s o e

d i v

r o t

i d e

s

i ia


Rubro Especialmente para a edição deste ebook trouxemos composições que há muito queriamos produzir, um ensaio com um modelo albino. Para essa criação convidamos Raphael Ruas, que aqui posa com peças da marca Meijor, que já nos acompanhou também em outros trabalhos que veremos mais para frente; e a beleza foi feita pela maquiadora Grasiela Paz. Procuramos fugir de tons pasteis que ornam com a pele do modelo e exploramos o contraste. O início da construção imagética, foi pensar na cor que uniria fundo, vestimenta, maquiagem e modelo em nossa fotografia. Escolhendo o vermelho, nosso maior desafio para essa produção foi a locação. Optamos por uma externa e o dia amanheceu nublado com uma chuva que insistia em cair mas que não nos limitou, trazendo uma iluminação difusa e natural que adoramos trabalhar. Buscamos uma linguagem intensa e com movimento, uma conversa entre narrativa, fashion e poética. No tratamento acentuamos a dramaticidade para nosso tom de vermelho e o resultado é o que segue ao decorrer das próximas páginas.








IMERSÃO Para compartilhar com você um pouco mais sobre os nossos passos de construção criativa, produção e técnica, lhe convidamos a uma breve imersão a cada um de nossos trabalhos. Todos eles se encontram com sua diagramação completa em nosso site, nas abas: Trabalhos, Shottings e Série Fotográfica.


MEU CAB Qual é a sua relação com o seu cabelo? O que ele fala sobre você? Nessa série, ainda em processo, buscamos ressaltar que o cabelo pode demonstrar personalidades, resistência, estilo e muito mais. Realizamos uma investigação sobre


BELO a série o tema e convidamos pessoas a contar a sua relação com os milhares de fios que existem em nossa cabeça. Clicada em fundo de tecido da mesma cor do cabelo dos modelos, usamos a luz natural como principal e um flash com softbox para dar nitidez e preenchimento.


SHOOTINGS

FOTOGRAFANDO ARTISTAS


Temos um trabalho específico de shootings para atores, modelos e artistas em geral criarem ou renovarem seu portfólio. Neste caso a direção de pose é sempre voltada para o comercial, de acordo com a profissão de cada um. Usamos uma luz e composição que enalteceam o perfil de nosso modelo. Quando a fotografia vai ser utilizada para a construção de portfólio artístico, é essencial conversar e entender o objetivo da pessoa fotografada. Uma dica é mostrar o material bruto, ainda durante a sessão, para a pessoa fotografada.


Tacto

ENSAIO ANALÓGICO

Tacto é o primeiro ensaio inteiramente analógico do Dois. Ele foi fotografado em Cuenca, Equador, pela nossa fotografa intinerante Mayra. Fotografar com um filme de algumas poses te faz pensar muito mais antes de clicar. Direção da modelo, fotometria, composição, foco. Não dá pra esquecer de nenhuma dessas coisas. Depois vem a espera até a revelação que, dependendo da cidade e tipo de filme, pode demorar alguns dias. A fotografia analógica tem o seu tempo próprio e o resultado é sempre uma bonita surpresa.



Durante suas andanças por Cusco, no Peru, a intergrante Mayra ministrou o Workshop Construindo um Ensaio e aproveitou para clicar um pouquinho, criando o Verde y Rojo. Nesse ensaio, assim como o nome explica, as cores complementares verde e vermelha foram utilizadas, conforme ensina a teoria das cores. A roupa e maquiagem da modelo Caro Alberto foi pensada com antecipação e os alunos do workshop saíram para a parte prática com essa proposta, buscando elementos para compor as fotografias.


CORES COMPLEMENTARES Realizar um ensaio com essas informações na cabeça torna tudo mais simples. Além disso, exercitamos a percepção da luz natural, a direção de modelo e várias dicas importantes que fazem toda a diferença na hora de clicar.



contos

EDITORIAL FASHION FILM

Ao realizar um editorial o trabalho começa muito antes do dia da produção. Ainda mais quando, no mesmo dia, serão realizados fotos e vídeo. É necessário entendimento do conceito das peças e estudo do cenário. No caso de Contos, o intuito era passar um ar de mistério, característico dos contos de fada, além de mostrar as peças desenhadas especialmente para as modelos plus size. Nossa dica para esse tipo de trabalho é sempre se possível visitar a locação no horário que as fotos serão feitas.


Em um dia de sol forte, se a luz dura nĂŁo for o desejado, pode-se utilizar um difusor. NĂłs aproveitamos a luz do sol para um contra luz no cabelo, dando volume a nossa foto.


Bella

Produzimos esse ensaio em menos de 2 horas, o que foi surpreendente até para nós. Quando se vai para a locação com o que quer produzir em mente, as fotos são resolvidas num tempo muito mais prático. Mas por mais fechada que a ideia esteja, sempre temos que deixar nosso olhar aberto às possibilidades da nossa locação, pois fotos lindas acontecem quando nos permitimos um tempo para olhar por outros ângulos.

LUZ DIFUSA PELA FLORESTA


EDITORIAL VINTAGE Roupas vintages usadas por uma bela modelo, nas ruas do pitoresco bairro de Bairro San Telmo, em Buenos Aires, Argentina. Assim foi fotografado o editorial Lisetta, a convite da marca com o mesmo nome. As fachadas das casas foram utilizadas para compor com os looks e o dia nublado ofereceu uma linda luz difuza ao trabalho.




REuSE

MODA E CONSCIÊNCIA

O editorial Reuse foi fotografado em Santiago do Chile, a partir de uma aliança entre as marcas ConsuRopa e DFC Artista Textil, que criaram uma coleção que busca incentivar a reciclagem e a compra consciente.

As peças utilizadas pelas modelos passaram por um trabalho técnico de recuperação e voltaram a ter uma vida útil.

Nesse trabalho, utilizamos como plano de fundo, os tapumes colocados ao redor de um prédio que estava sendo remodelado e os grafites que davam vida ao espaço.


NUANCES No editorial Nuances buscamos a integração do modelo com as flores e folhas da locação externa, porém sempre mantendo as roupas em evidência. Assim como no Bella, usamos as árvores para difundir a nossa luz e utilizando um flash com softbox e um rebatedor, conseguindo uma iluminação tênue.

EDITORIAL EXTERNO




CHICA Esse ensaio foi produzido na Argentina, com a drag queen Conzuela. Para esse trabalho, pensamos em cores fortes, aproveitando o que havia na locação e saturando na pós produção. Nesse dia, nosso maior desafio foi a falta de luz inesperada! Pretendiamos fotografar com a luz de fim de tarde, porém nos atrasamos e a noite chegou. Resolvemos a iluminação com um flash difundido com preenchimento lateral e luz de abajur. Também posicionamos a modelo próxima às lâmpadas que haviam no local.


KALI Para fotografar um modelo em movimento temos que usar alta velocidade do obturador se quisermos uma imagem congelada. O sol de fim de tarde nos proporcionou uma linda luz de cabelo. Utilizamos um rebatedor para iluminar a frente da modelo.


O RETRATO DA DANÇA Kali é uma artista, mochileira, dançarina cigana e performer que tivemos a honra de encontrar em Buenos Aires, Argentina. E então a convidamos para registrar sua arte em movimento pelas ruas do Caminito, um dos atrativos turísticos da cidade, conhecido por suas cores e casas de chapa.

Nesse caso o ensaio se construiu através da modelo, pois quisemos mostrar o seu carisma e naturalidade. E então Kali não posou, e sim dançou.



delinear Assim como o ensaio Kali, no Delinear tivemos a oportunidade de fotografar um bailarino contemporâneo. Dessa vez o trabalho era um editorial da marca Meijor, então a nossa composição e linguagem seguiu uma linha mais fashion.

O MOVIMENTO NO EDITORIAL A direção de modelo se baseou em deixa-lo livre para trazer movimentos de sua dança, mas pausadamente para posicionarmos a melhor maneira e evidenciar os looks.


ela APROVEITANDO OPORTUNIDADES A modelo Andrea Martins nos encontrou para participar da Série Meu Cabelo, porém seu estilo e atitude nos chamaram a atenção e no mesmo momento a convidamos para fazer um ensaio.


Aproveitamos as texturas das paredes e vidros da locação e utilizamos a luz natural que vinha do lado externo.


LOOK Neste shooting realizado em uma externa, nossa integrante Leticia, teve que lidar com luz dura de uma tarde ensolarada. Sem ter como difundir a luz solar com acessórios, a solução foi abraçar os desenhos das sombras e dirigir a modelo para que o contraste não fosse uma problemática. É possivel usar luz dura do sol em um ensaio feminino, basta observar os desenhos e dirgir a modelo para encontrar a melhor pose.


USANDO LUZ DURA


TRABALHANDO COM A SOMBRA


Campânula é um ensaio feito inteiramente com luz natural. Tivemos uma janela com cortina blecaute, onde possuímos o controle da quantidade de luz sobre a modelo. Aqui trabalhamos com as sombras, e a luz vem suavemente revelando formas que se sobressaíam.

Observar a luz natural e entender como ela funciona deve ser um exercío constante para todo fotógrafo.


JANELA A locação dos sonhos com uma linda janela, porém era perto de meio dia e a luz que havia dura, com muito contraste e buscávamos por suavidade para esse ensaio. As vezes os imprevistos com a luz natural aparecem e temos que saber construir uma linguagem com ela. Trabalhamos então mais uma vez com o desenho das sombras, adicionando um flash rebatido para o teto, o que deu preenchimento e ajudou a suavizar as sombras.

SÚBITA LUZ SOLAR


A pós produção entrou com a missão de suavizar ainda mais as nossas composições, trazendo o resultado esperado.


LACRY

Nesse ensaio exploramos as cores e texturas, utilizando looks com paetĂŞs, estampas coloridas e plumas, fatores que combinavam com a personalidade da nossa modelo.


Ao caminhar pelo centro de SĂŁo Paulo, tambĂŠm buscamos por lugares que colaborassem com a ideia.

CORES E TEXTURAS



Inverno

Habitamos o centro velho de São Paulo para a construção desse ensaio. Pensamos em cores, composição, roupas e principalmente sobre a narrativa que buscávamos registrar. No caso desse ensaio, exploramos a arquitetura, posicionando o modelo de forma que as linhas das construções se evidenciassem. Na pós produção optamos por cores dessaturadas, para passar uma sensação de frio, de acordo com o tema do nosso ensaio.

A IMPORTÂNCIA DA NARRATIVA


Um ensaio feito sem acessรณrios, tendo somente a luz natural para ser trabalhada.

NAS DO


SCER SOL

A mar Ao nascer do sol, na beira da praia. Contamos com uma luz quente apesar da manhĂŁ fria de inverno catarinense.


Shine


Em Shine priorizamos a simplicidade. Utilizamos o branco como cor principal, e demos um banho de luz nas fotografias utilizando um tecido fino e o sol que entrava pela janela.


MOVE genderless


Mais uma vez utilizamos a luz dura como uma aliada. Ao sol do meio dia também é possivel fotografar quando se sabe trabalhar com a composição não somente do cenário, mas também com a luz, utilizando o desenho das sombras. Nesse editorial, em que falamos sobre gênero, optamos por fundos com cores vivas já que nossas peças eram em tons neutros, e assim podemos destacar mais nossos modelos.



2

COMUM de

MODA E GÊNERO

Comum de dois foi um shoot realizado com flash e rebatedor em uma locação interna, com uma leve luz natural de preenchimento na lateral. Aqui exploramos o tema andrógino e realizamos, na pós produção, a repetição da modelo.


TRABALHANDO COM CORES


COLORFUL Dirigir duas modelos ao mesmo tempo é um desafio que requer cuidado em dobro com a composição. É necessario buscar uma harmonia entre a dualidade dos movimentos entre elas, e também com o cenário.



DIREÇÃO COM FOCO DRAMÁTICO Entramos em uma floresta em busca de trazer uma narrativa através de nossas fotos. Inspirados em um conto infantil conhecido, trabalhamos em cima de cor e da direção da modelo com foco dramático.


No ensaio Mãe, o foco é a fotografia de família. Fotos que sempre vem carregadas de emoção. Optamos por uma luz de fim de tarde para trazer suavidade. E contamos também com um difusor surpresa, que uma estufa do parque nos proporcionou.


FOTOGRAFAR SENTIMENTO


outono TRABALHANDO TEMÁTICAS

A natureza é uma forte aliada em nosso trabalho. Quando trazemos ela como temática de um ensaio, enfatizamos nossa locação e composição organica. A direção de modelo foi feita de modo a deixa-la a vontade e trazer sorrisos sinceros.




sombras Para entendermos a luz e sombra, tema tão importante na fotografia, passamos por muitos projetos e estudos. O ensaio sombras é um deles. Usando formas orgânicas estudamos como a luz de fim de tarde transpassava por entre as folhas e deixava seu desenho no corpo. Entendemos sobre volume e intensidade de contraste.

EXERCÍCIO SOBRE LUZ E SOMBRA


M


Mistura CORES E SORRISOS

No Mistura brincamos o Carnaval, mesclando e fantasiando os rostos dos nossos modelos com muito brilho e cor! Utilizamos tecidos coloridos como fundo, um flash lateral em um softbox, outro flash atrรกs do modelo, formando um halo mais claro e um rebatedor na outra lateral para dar preenchimento.


O Urban mostra a moda que vem da rua. Nesse ensaio contamos com a pa pela produção, looks e maquiagem dos modelos. Contar com esses profissionais é super importante, pois eles ficam atentos a mos nos focar totalmente na fotografia.

Ao realizar fotografia de moda, é sempre importante dirigir os modelos de fo acessórios sejam mostrados.


arceria de uma equipe responsável

todos os detalhes enquanto pode-

orma que os detalhes das roupas e

DIREÇÃO NA FOTOGRAFIA DE MODA



NARRATIVA IMAGÉTICA A inspiração para a construção de um projeto autoral nasce a partir do momento que estimulamos a nossa criatividade em diversos campos da arte. O ensaio Travessia nasceu da vontade de transmitir em ensaio o sentimento que uma música transmitia em nós. O planejamento consistiu em estudar a letra e interpretar ao nosso modo. E assim passar a ideia para a modelo e toda a equipe. Ao final todos estavam imersos na mesma narrativa, fator importante para que o trabalho se realize com sucesso.


APTO 92 ARTE INSPIRA ARTE Buscamos, com o editorial Apto 92, retratar a melancolia causada pelos sentimentos de angústia e solidão. Aquela tristeza vaga e indefinida, que é sentida e que as vezes nem é possível dizer o porquê. Algo falta. Simplesmente se sente. As fotos são ambientadas em um apartamento da década de 30. Grande, espaçoso e repleto de objetos de valor. Fomos inspirados pelas obras de Edward Hopper e, mais uma vez, aqui a narrativa e a arte nos inspira a produzir.



EXPLORAR A LOCAÇÃO Um apartamento, com muitos vidros, janelas e espelhos... É claro que dali sairia um ensaio com esse tema: Reflexo. Se olhar bem para a foto verá uma cidade refletida no ator que modelou para gente. Ou seria ao contrário, e ele estaria refletido nos prédios que o rodeiam? Esse foi um ensaio que nasceu em meio a outras produções. Quando desconstruímos nosso olhar e nos permitimos explorar a locação, surpresas lindas acontecem e fotos intensas são clicadas.



Candy Ainda na mesma locação que os ensaios Apto 92 e Reflexo, exploramos também o terraço para a realização de umm editorial. Compondo com os prédios de São Paulo e usando uma objetiva grande angular, brincamos com as distorções. Trabalhar com diferentes lentes sem se prender a regras, é mais um modo de descontruir paradigmas.




Quatro produções no mesmo dia! Foi realmente uma locação produtiva! Por fim, também criamos o ensaio Anjo em uma pausa entre os demais ensaios. Nesse tempo que passa voando, fizemos render alguns minutos, aproveitando a luz linda que vinha da janela.



COMPARTILHAR IDEIAS Os acasos nos trouxeram a esse ensaio. Ele foi se formando enquanto fazíamos nossas reuniões e nos deliciávamos com um cheesecake ao final da noite. Tão docemente quanto o titulo e o ambiente, tudo foi se transformando na delicadeza que ficou o Sweet. Para a construção de projetos autorais, compartilhar ideias, e estimular sua criatividade é o ponto essencial para que novos projetos se criem.


Blase Quando fotografamos em preto e branco, os contrastes são mais evidentes. E sem a presença da cor, a semiotica da composição se torna mais forte. O olhar de quem fotografa deve focar a luz, sombra e, principalmente, as formas dos elementos da sua cena.

A BELEZA DO BRANCO E NEGRO

Um pequeno ensaio para retratar um recorte do mundo urbano de São Paulo, que muito cercava todos os integrantes de nosso coletivo em naquele momento.




O jardim Mesmo em uma grande metropole como São Paulo, é possivel também encontrarmos espaços verdes que, quando compomos, se cria todo um univerno natural dentro da fotografia. E mais uma dica de direção de modelo e luz, é pedir para a pessoa fotografada olhar para o principal foco de luminosidade. E assim garantimos um brilho em seu olhar.


Nesse ensaio mostramos a beleza do tecido aéreo, convidando dois profissionais para seremm nossos modelos. Nossa locação, um galpão abandonado que


DESCONSTRUÇÃO estava em processo de demolição, ganhou cor e vida com os movimentos dos artistas. Exploramos a arquiterura e texturas que o lugar oferecia e o movimento dos tecidos, fotografando com a velocidade baixa.



Florada Por fim chegamos ao Florada, nosso primeiro trabalho como coletivo. Foi com ele que tudo se deu inicio e ainda tínhamos tanto a aprender quando essas fotos foram clicadas. Mas já as faziamos com todo o coração. E acreditamos que essa seja a nossa dica mais importante, fotografe com amor!


CONSIDERAÇÕES Foi uma viagem e tanto chegar até aqui! Obrigada por ter embarcado nela com a gente, esperamos que tenha gostado do que viu durante a construção da nossa trajetória. Acreditamos termos atingido o que foi nosso objetivo lá no inicio. Crescer fotograficamente. E ficamos felizes em compartilhar, mesmo que brevemente, algumas dicas sobre o que aprendemos nesse caminho. Atualmente estamos produzindo com mais calma, buscamos realizar trabalhos mais elaborados. Também oferecemos workshops individuais e para pequenas turmas, tanto para a iniciação na fotografia, quanto para temas mais avançados. Se você tiver interesse em se aprofundar nos tópicos que abordamos e colocar-los em prática com nossa ajuda, entre em contato com agente lá pelo nosso site ou redes sociais. Desejamos muita luz para você! Abraço, Daniel, Leticia e Mayra. www.fotocoletivodois.com @FotoColetivoDois



CRÉDITOS

Florada | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Levy Eliezer. Desconstrução | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Assitência: Carol Comoli. Modelos: Alan Quinquinel e Renato Siqueira. O jardim | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelo: Gabriela Cardia de Arruda. Blasé | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelo: Adri Lima. Sweet | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Carolina Jofre. Agredecimento a locação Cheesecakeria. Anjo | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Mayra Biajante. Modelo: Leticia Verissimo. Candy | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Produção: They For Fashion. Modelo: Andrine Perrone. Reflexo | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo. Ator: Bruno Bianchi. Apto 92 | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Ariell Joannidis. Travessia | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelo: Sophia Navasques. Urban | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Mayra Biajante. Produção e Maquiagem: They For Fashion. Modelos: Núbia Magalhães e João Fenerich. Mistura| Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Mayra Biajante. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelos: Raphael Araujo, Jorge Snipes e Érico Leon. Sombras | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Mayra Biajante. Modelo: Leticia Verissimo. Outono | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Modelo: Priscila Sassone. Mãe | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo. Modelos: Janaina Guivs e Helena Polli. Alice | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelo: Sabrina de Lima Malveiro.


Colorful | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Assistência: Paula Biajante. Maquiagem: Brenda Tiengo Andreto. Modelo: Marcela e Ludmila Fernandes. Comum de 2 | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Maquiagem: Leticia Verissimo. Modelo: Grey Bertella. Move Genderless | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Maquiagem: Grasiela Paz. Moda: M E I J O R | Luiza Guilger Guerra. Acessórios: Ifilu store. Modelos: Elton Santana e Lavini Danforth. Shine | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa. Assistência : Alyne Pasetto e Jefferson Nascimento. Maquiagem: Alyne Pasetto. A- Mar | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo Modelo: Grasiela Paz. Inverno | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Leonardo Verissimo. Lacry | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa, Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo e maquiagem: Angelica Delmondes. Janela | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Lílian Donofre. Campânula | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa. Assistência: Alyne Pasetto. Modelo: Leticia Verissimo. Look | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo. Peças do estilista: Gustavo Carvalho. Modelo: Fernanda de Paula. Ela | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Mayra Biajante. Modelo: Andrea Martins. Delinear| Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Assistência: Jack Bones. Maquiagem: Naira Maciel. Moda: Meijor. Modelo: Matheus Moreira. Kali | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Modelo: Kali Ôza. Chica | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Leticia Verissimo e Mayra Biajante. Produção de moda: Murilo Brito. Modelo Conzuela. Nuances | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Moda: Meijor. Maquiagem: Naira Maciel. Modelo: Nicolas Sartorte. Reuse | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Mayra Biajante. Modelos: Isidora Paz Zamora Vidal | Janina Kalafatovic Contreras. Moda: ConsuRopa | DCF Artista Textil | Atelier Guagua Blanca Guagua Negra. Lisetta | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Mayra Biajante. Assistência: Paula Biajante. Moda: Lisetta Vintage. Modelo: Zó Peña.


Bella | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Modelo: Isabella Ramalho. Contos | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Produção de moda e modelos: Adriana Theodoro, Carol Gongalves, Nathalia Cairo, Juliana Machado. Verde y Rojo | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de foto: Mayra Biajante. Modelo: Caro Alberto. Tacto | Ensaio analógico. Criação e foto por: Mayra Biajante. Modelo: Eduarda Cevallos. Rubro | Criação: Foto Coletivo Dois. Equipe de Foto: Daniel Correa e Leticia Verissimo. Maquiagem: Grasiela Paz. Modelo: Raphael Ruas. Demais modelos aqui mostrados | Victoria Pereira, Laura Melo, Nicolas Sartorte, Brunna Fernandes, Daniela Moura, Alice Arruda, Rebecca Hafez, Bia Gremion, Mika Cartier, Mayara Efe, Hellen Silva Araújo e Janaina Oliveira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.