Portuguese Ford Vignale Magazine #5

Page 1

R

E

V

I

S

T

A

ENTREVISTA

MARK WAHLBERG

COMO O “BAD BOY” DE BOSTON SE TRANSFORMOU NO HOMEM DE FAMÍLIA PERFEITO PÁGINA 18.


EDITORIAL UM NOVO CAPÍTULO DE SUV PARA A FORD VIGNALE

B

em-vindo à nova edição da revista Ford Vignale, que chega numa altura do ano de muito trabalho para muitos de nós.

Há sempre muito para fazer, profissional e socialmente, à medida que a época natalícia se aproxima. Mas espero que aproveite a ocasião para descansar, cuidar de si um pouco e desfrutar da vida. Como o galardoado fotógrafo de vida selvagem Jasper Doest esclarece na página 10, trata-se da qualidade, não quantidade. Estes valores sustentam a Ford Vignale. Atenção personalizada, serviços que permitem poupar tempo, ambiente descontraído, normas rigorosas. A experiência Ford Vignale foi concebida para que se sinta bem e proporcionar-lhe mais oportunidades para apreciar os melhores aspetos da vida. No que diz respeito a esta matéria, temos algumas sugestões nesta edição para inspirá-lo, especialmente se estiver à procura de férias de Inverno, desde um fim-de-semana em Bilbao e San Sebastian até às melhores estâncias de esqui a nível mundial. E duas novas maneiras entusiasmantes de viajar para esses locais, sejam quais forem as condições climáticas: o novo Ford Kuga Vignale e o novo Ford Edge Vignale, SUV elegantes e robustos, que combinam design contemporâneo, tecnologia inovadora, experiência de condução gratificante e espaço luxuoso. Tive a sorte de os ter conduzido e, acredite, são impressionantes. Se tiver oportunidade de o fazer, recomendo-o vivamente. Dê uma vista de olhos na página 40 e irá perceber porquê. Boa leitura.

Jim Farley CEO da Ford Europa


A gama Vignale expande-se com um dos veículos mais vendidos de sempre. Brevemente: o novo Ford Fiesta Vignale. Transportado ao próximo nível com um design e qualidade de excelência, o novo Fiesta Vignale inclui todos os elementos de assinatura Vignale refinados, como a grelha superior hexagonal e um luxuoso interior em pele Windsor acolchoada. É também o primeiro Ford que integra o novo sistema de áudio B&O PLAY.

NOVO FORD FIESTA VIGNALE


10

JASPER DOEST, AMANTE DA NATUREZA O fotógrafo Jasper Doest trabalha para a revista National Geographic, famosa mundialmente. Dedica meses a um artigo e espera seis, sete horas pela fotografia perfeita. Seguimos os seus passos no seu mais recente projeto de vida selvagem.

06 16 22 4

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

O MUNDO DA FORD As tendências de hoje, os temas de conversa de amanhã.

A NÃO PERDER: CIDADE DAS LUZES A nossa sugestão de evento: Festival das Luzes em Lyon, França.

CONSTRUÍDO PARA DURAR Excelente arquitetura e, acima de tudo, muito ecológicos. A nossa seleção dos edifícios mais ecológicos do mundo.

26 52

PAIXÃO PELO DESIGN Claudio Messale é o designer de exterior dos modelos Ford Vignale. O que torna o aspeto do Vignale tão especial? Quais são as suas fontes de inspiração?

SAÚDE INTELIGENTE Aplicações e dispositivos que o ajudam a ficar em forma e lhe mostram um estilo de vida saudável.


CONTEÚDO

46 32 38

48 HORAS EM BILBAU E SAN SEBASTIAN Do famoso museu Guggenheim em Bilbau à melhor comida do mundo e às maravilhosas praias para o surf em San Sebastian.

ESQUIE COM ESTILO

Excelente gastronomia, paisagens de cortar a

COMPRAS EM GRANDE ESTILO

respiração, incrível design, serviços de alta

Moda de inverno: as melhores

qualidade: a nossa seleção dos melhores hotéis

peças para homem e mulher.

de esqui.

Editora: Ford Europe www.ford-vignale.com Produzida por: Pelican Custom Delflandlaan 4 1062 EB AMSTERDAM Holanda +31 20 7581000 www.pelicancustom.com Pelican Custom: Frank Kloppert, Jeannette Stavorinus, Juliette Hoijtink, Elizabeth Zesjkova Chefes de redação: Helen O’Connor (Ford Europe), Hans Verstraaten, Han Thoma Diretor artístico: Jaap Sinke Diretores Gráficos Adjuntos: Mervyn Hall, Danny van den IJssel (coordenação) Editores: IFA Amesterdão, Jens Holierhoek Revisor: Peter McSean Imagens: Michael Jefferson, Adam Quest, Christian Rolfes, Ingmar Timmer, Georges van Wensveen, Getty Images, Shutterstock

18 MARK WAHLBERG

Como o menino rebelde de Boston se transformou numa estrela de cinema e num homem de família.

Diretor de Marketing: Paul Laurey (Pelican Media) Gestão de Produção: Daniëlle van Tol Direitos de autor A Revista Ford Vignale é publicada pela Ford Europa. Se tiver sugestões, questões ou comentários, contacte a Pelican Custom através do endereço eletrónico: fordvignale@pelicancustom.nl. Agradecemos o seu feedback. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida e/ou publicada através de impressão, fotocópia, gravação áudio, publicação na Internet ou de qualquer outra forma sem a autorização prévia por escrito da Ford Europe e da Pelican Custom.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

5


Notícias e tendências da Ford em todo o mundo. Conduza de forma mais inteligente e receba incentivos Foi levado a cabo em Londres um novo teste do Ford Smart Mobility e os resultados poderão permitir aos condutores poupar dinheiro. Com o nome “Ford-led Driver Behaviour Project”, o teste visava premiar a boa condução. Durante quatro meses, em Londres, mais de 40 Ford Fiesta foram equipados com dispositivos plug-in. No total, foram conduzidos durante mais de 4000 horas e 160 000 km. Cada condutor recebeu uma pontuação pessoal, com base em várias informações do condutor transmitidas por smartphone. Os condutores que aceleravam gradualmente e conduziam de forma suave recebiam pontuações mais elevadas, enquanto as travagens bruscas e a condução excessivamente desportiva eram penalizadas. Os condutores ficaram com as respetivas pontuações para partilharem os dados com as empresas e obterem tarifas reduzidas no aluguer e na partilha de carros, bem como nas viagens partilhadas.

EcoBoost de 1,0 litros nomeado o motor do ano Pelo terceiro ano consecutivo, o motor EcoBoost de 998 cc e três cilindros da Ford ganhou o Prémio Internacional Motor do Ano na popular categoria de menos de 1,0 litros. Este ano, enfrentou 32 concorrentes, mais 19 do que na sua primeira vitória em 2012. O júri, composto por 65 jornalistas do setor automóvel de 31 países, atribuiu o prémio de melhor pequeno motor ao EcoBoost devido à suas caraterísticas de série que combinam facilidade de condução, desempenho, economia, sofisticação e tecnologia.

27 000 voluntários da Ford ajudam 1100 comunidades Constroem casas, ensinam crianças, escavam poços de água, plantam árvores… São mais de 27 000 funcionários da Ford que trabalham como Voluntários Ford em 41 países em 1100 projetos comunitários. Centenas destes voluntários iniciaram o ‘Ford’s Global Caring Month’ no passado mês de setembro na Tailândia, no projeto comunitário ‘Thailand Clean Water’, vencedor de um financiamento de 200 mil dólares do ‘Bill Ford Better World Challenge’. Os voluntários reconstruíram um sistema de água canalizada na cidade de Chanthaburi que serve uma escola e mais de 3300 habitantes locais. Repararam depósitos de água e instalaram novos purificadores de água, lavatórios e outras louças de casa de banho. Além disso, a água será utilizada para ajudar regar plantações e realizar a manutenção dos jardins comunitários, proporcionando simultaneamente uma experiência de aprendizagem prática para estudantes e famílias. 6

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


O MUNDO DA FORD

O supercarro GT

ganha um importante prémio de design O Ford GT continua a ganhar prémios pela sua tecnologia e impressionante visual. O supercarro de desempenho excecionalmente elevado recebeu o Prémio Gene Ritvo de 2017 pelo melhor design no mundo automóvel. Segundo o júri, “a Ford manteve a alma do original em proporção para que continue identificável, mas utilizou ferramentas, materiais e tecnologia modernos para criar um carro atual”. Após a sua estreia no ano passado, o Ford GT, com mais de 600 cavalos, ganhou o prestigiado prémio ‘Eyes on Design’ na exposição NAIAS de Detroit.

Uma chave para uma vida Nos seus laboratórios, a Ford desenvolveu uma nova chave de ignição para durar uma vida inteira. A Ford testou a chave para garantir que resistiria debaixo de água durante 30 minutos, a 50 quedas num pavimento de betão e à exposição a temperaturas de 60 °C a -20 °C. A chave é em tudo semelhante a qualquer outra chave de ignição, com um botão para fechar o veículo e uma haste retrátil. No entanto, para garantir que é totalmente à prova de água, está completamente vedada, com as duas metades da caixa de plástico unidas por soldadura de fricção. O interior da chave foi cuidadosamente concebido para resistir aos impactos típicos do local de trabalho e a célula de bateria recarregável é recarregada quando a chave está na ignição de modo a garantir que nunca fica sem carga. A data de lançamento desta chave no mercado ainda não é conhecida.

Tempo é o que mais queremos, mas o que pior usamos. – William Penn, fundador do estado da Pensilvânia

Ford inicia uma campanha de segurança para mais carros de condução autónoma A Ford juntou-se a uma coligação para acelerar a introdução de carros de condução autónoma e reduzir a taxa de mortes nas nossas estradas. Em conjunto com a Google, a Uber, a Volvo e a Lyft, a Ford criou um grupo de interesse denominado “The Self-driving Coalition for Safer Streets” (A coligação da condução autónoma para estradas mais seguras). O principal objetivo é promover os carros autónomos como forma de salvar milhões de vidas em acidentes de automóvel. De acordo com a coligação, iniciada nos EUA, é importante a implementação de um conjunto de normas a nível federal. A coligação pretende trabalhar em conjunto com os legisladores para encontrar as soluções adequadas para a implementação de veículos de condução autónoma. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

7


DIVERSITY OF STYLE

escape wallcoverings by


O MUNDO DA FORD

Ford alia-se à B&O PLAY

B&O PLAY – a marca jovem da Bang & Olufsen, conhecida por fornecer soluções de áudio e vídeo topo de gama – transformou-se na nova e exclusiva marca para o sistema de áudio dos veículos Ford. Os produtos B&O PLAY foram criados principalmente para a utilização em movimento, mas as suas soluções de áudio da mais alta qualidade foram agora adaptadas para o setor automóvel. A Ford e a B&O PLAY aliaram-se devido à paixão que partilham por clientes inspiradores, com produtos engenhosos e de alta qualidade, que se ajustam na perfeição ao seu estilo de vida. A melhor experiência É possível transformar a experiência de condução de muitas formas. A Ford acredita que oferecer áudio topo de gama na sua linha global de veículos é uma delas. Para muitas pessoas, o automóvel é o seu local preferido para ouvir música, por isso, oferecer aos proprietários de automóveis Ford a melhor experiência de áudio possível com a B&O PLAY ajuda a enriquecer as suas vidas. Som de design Um automóvel possui propriedades acústicas desafiadoras, pelo que a B&O PLAY criou e otimizou as suas soluções de áudio para o ambiente automóvel. Mais especificamente, para cada modelo Ford individual, uma vez que um automóvel grande possui propriedades acústicas diferentes de um automóvel pequeno. Todos os sistemas de som B&O PLAY são afinados e calibrados para oferecer aos amantes da música a impressão de que estão a desfrutar de um concerto ao vivo. As funções ajustam a reprodução da música às condições de condução e à posição do condutor no interior do automóvel. O condutor, o passageiro da frente e os passageiros no banco de trás: todos são envolvidos no melhor som da B&O PLAY. Criado para o movimento O magnífico e potente som das soluções de áudio da B&O PLAY para a Ford reflete-se no aspeto. A atenção ao detalhe é impressionante e transmite um design distinto com um estilo contemporâneo. A pura simplicidade do design faz com que todos os elementos se complementem na perfeição na solução de áudio integrada da B&O PLAY, uma joia nos interiores dos modelos Ford. A B&O PLAY estreia-se na Ford no próximo ano com o novo Ford Fiesta Vignale - o primeiro veículo Ford integrado com o sistema B&O PLAY. Posteriormente, o sistema de

Todos os produtos B&O PLAY possuem um design distinto, baseado na pura simplicidade.

áudio B&O PLAY estará disponível em todos os modelos Ford. Mais detalhes em breve.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

9


Jasper Doest tornou-se naquilo em que sempre sonhou: um fotógrafo de vida selvagem e, mais precisamente, de conservação. Além disso, chegou ao topo da sua profissão. Ao andar de barco pelo parque nacional holandês De Biesbosch, revela o que torna o seu trabalho tão fascinante e gratificante.

TALENTO NATURAL J

asper Doest levantou-se hoje, como habitual, às 4 da manhã. Com o seu Ford S-MAX Vignale, conduziu para De Biesbosch, com o carro repleto de equipamento de fotografia. Sabe que tem de chegar muito cedo pela manhã. É nesse momento que a natureza está no seu esplendor: em África, no Japão, na América do Sul e aqui, neste parque nacional, famoso pela sua paisagem semelhante a um delta, com inúmeras enseadas e vida selvagem. Um pouco mais tarde, Doest sai do barco e, com água até ao pescoço e os pés na lama, transporta a sua câmara e uma enorme e muito pesada

10

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

teleobjetiva, à procura da fotografia perfeita. A fotografia perfeita: se tem de esperar cinco ou seis horas, não há problema. E muitas vezes passa cinco ou seis meses a trabalhar num único artigo de capa. Hoje em dia toda a gente tem pressa, mas Jasper Doest não. Este é um sonho tornado realidade para ele – graças ao seu profissionalismo, talento, trabalho árduo e incrível paciência. Mas é também graças à sua missão. Através do seu trabalho, pretende partilhar com o mundo uma mensagem simples, mas vital: isto é a natureza, é tão bonita, tão fascinante e tão preciosa; não a destruam.


A EXPERIÊNCIA VIGNALE

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

11


Tornar-se profissional

Quando Doest terminou os seus estudos de laboratório, começou a trabalhar como investigador na Unilever, o gigante retalhista britânico/holandês de produtos alimentares. Com o primeiro ordenado comprou a sua primeira câmara: “Uma Minolta Dynax 500 si. Fiquei tão satisfeito com ela!” Durante e após o período em que trabalhou na Unilever, começou a fotografar um ninho de mergulhões perto de sua casa, porque, como já sabia, a natureza está em todo o lado. Perguntou a si mesmo se o agradável trabalho das nove às cinco na Unilever era o melhor para ele. A resposta? Não, não era. Por isso, foi estudar novamente, desta vez Biologia

12

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

na Universidade de Amesterdão. Como parte integrante desse curso, passou três meses em Spitsbergen, perto do Pólo Norte, a observar as consequências das alterações climáticas na natureza. Observou também outra coisa: as raposa-do-ártico. Uau! Isso tornou-se o seu foco. Quando regressou aos Países Baixos, teve conhecimento de um concurso para fotógrafos profissionais. Não era propriamente a sua área, mas decidiu participar mesmo assim, com as imagens das raposas-do-ártico. Venceu. E os meios de comunicação apelidaram-no de “Jasper Doest, fotógrafo profissional”. Por isso, pensou: por que não? Tornou-se fotógrafo profissional, de vida selvagem e conservação.

National Geographic

Um dia, tomou uma decisão ousada para um fotógrafo que estava apenas a começar. Enviou o seu trabalho para a edição neerlandesa da National Geographic, a mundialmente famosa revista pelo seu fantástico trabalho fotográfico. “Disseram-me: são muito bonitas, Jasper, mas não são uma história.” Isso fê-lo pensar: como se pode contar uma história com fotografias? Alguns meses mais tarde, a National Geographic deu-lhe uma oportunidade. Deram-lhe três meses para fotografar o bisonte europeu. Estes três meses transformaram-se em seis meses. Valeu a pena, sem dúvida. Durante estes três meses adicionais,


conseguiu aperfeiçoar a sua fotografia e mesmo criar uma história adequada. Recentemente, publicou também um artigo na edição dos E.U.A. da National Geographic, o maior ícone de fotografia da natureza e da vida selvagem. Numa semana normal, tira cerca de 10 000 fotografias. Um artigo da National Geographic pode facilmente incluir 100 000 imagens ou mais. Envia-as para a sede da revista em Washington DC, onde um editor as analisa e faz uma seleção. A National Geographic tem uma regra essencial e rigorosa: nada de adulteração de imagem.

“É preciso ter uma atitude muito positiva para fazer este tipo de trabalho”

Jasper Doest transporta o seu equipamento volumoso para o seu Ford S-MAX Vignale.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

13


Se uma fotografia não é suficientemente boa, tem de melhorá-la. É difícil, mas justo. “O Photoshop nunca seria capaz de transformar uma imagem medíocre em algo fantástico”, explica. Como fotojornalista, deve ter-se integridade jornalística, algo que é muito importante para Jasper. Prefere passar o seu tempo no terreno, a aperfeiçoar a sua arte em vez de desperdiçá-lo à frente do computador. Vencedor de prémios

Um dos seus trabalhos mais famosos é sobre os macacos japoneses, que vivem nos Alpes japoneses. Este trabalho valeu-lhe o primeiro prémio do prestigiado Wildlife Photographer of 14

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

the Year em 2013. “Estar com os macacos é uma experiência fantástica. Pode trabalhar-se mais perto deles, o que lhes permitiu tocarem na minha câmara e, por vezes, sentarem-se nas minhas costas. Eu tornei-me parte integrante do seu ambiente. Não é necessário uma teleobjetiva. Sabe o que os jovens macacos me fizeram lembrar? Os meus filhos. Têm o mesmo comportamento. Tornou-se uma relação de amor.” Doest tem duas filhas. A mais velha está sempre a elogiar o pai na escola: “o meu pai está numa ilha desabitada” ou “O meu pai? Está em África a tirar fotografias a elefantes”. Maaike, a sua mulher, é professora. É difícil para ela ter um

marido e um pai que, muitas vezes, está ausente durante vários meses? “Eu e a Maaike estamos juntos há 19 anos”, explica Doest. “Na altura, trabalhava na Unilever, enquanto ela estudava. Ela viu como a minha paixão pela natureza e a fotografia se uniam e como me tornei fotógrafo profissional. É óbvio que é difícil para ela, quando me ausento durante meses e ela tem de trabalhar na escola e tomar conta das crianças. Mas quando estou em casa, estou mesmo em casa. Estou aqui para ela e para as miúdas. É importante que se saiba que, num ano normal, eu estou mais tempo em casa do que um pai normal.”


A sua missão continua

Após 19 anos de fotografia, a sua missão permanece exatamente igual: ter muito respeito pela natureza. Porém, a forma como transmite a sua missão às pessoas mudou certamente: “faço apresentações para um vasto público. A princípio, eu respondia-lhes de uma maneira moralista e arrogante: sabem o que está a fazer à natureza, ao mundo? Não funcionava. As pessoas reagiam assim: “E você? Viaja muito de avião, não é?”. É por isso que, hoje em dia, mostro só o meu trabalho. Apresento a beleza da natureza através de detalhes. Digo-lhes onde estive, o que vi e o que senti. Histórias positivas e inspiradoras. E isso funciona.”

“Quando estou em casa, estou mesmo em casa. Estou aqui para ela e para as miúdas.” Uma das muitas fotografias de macacos que Jasper Doest fotografou no Japão. Recebeu o prémio Wildlife Photographer of the Year em 2013 pelo artigo.

Um dia de sorte

Jasper navega horas a fio pelo De Biesbosch. Periodicamente, vai para dentro de água e olha fixamente pela lente teleobjetiva, à procura de castores e das suas tocas. Hoje não teve muita sorte. “O quê?”, afirma Doest. “Vi locais fantásticos o dia inteiro. Tive muita sorte.” Quando, por fim, termina o seu trabalho, carrega todo o equipamento no Ford S-MAX Vignale. “É o automóvel perfeito para o meu trabalho e também um todo-terreno.” Amanhã, vai acordar de novo às 4 da manhã e conduzir para o De Biesbosch. “É necessária uma atitude muito positiva para aguentar isto. Mas não me posso queixar. Tenho o melhor emprego do mundo!”

A bagageira do Ford S-MAX Vignale oferece muito

Jasper a trabalhar numa das

espaço para o equipamento fotográfico de Jasper Doest.

poucas casas em De Biesbosch.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

15


16

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


EVENTO A NÃO PERDER

CIDADE DAS LUZES A festiva “Festa das Luzes” é um evento a não perder em dezembro

T

udo começou em 1852, quando os habitantes de Lyon colocaram velas nas janelas para honrar a estátua da Virgem Maria na cidade. Desde então, Lyon tornou-se a Cidade das Luzes. 164 anos mais tarde: Lyon tornou-se uma cidade próspera, movimentada, moderna e, graças os seus famosos restaurantes e chefes, a capital da cozinha clássica francesa. Atualmente, a sua reputação como a Cidade das Luzes é ainda mais conceituada, culminando no célebre Festival das Luzes. Entre 8 a 11 de dezembro, Lyon irá brilhar: quatro noites de encanto, cada uma com um tema, paleta de cores e ambiente diferentes.

Este evento vai contar com a presença de designers de todo o mundo. Vídeo, música e efeitos sonoros são utilizados para acompanhar as imagens vibrantes espalhadas pela cidade, e os edifícios, rios e parques serão parte integrante dos espetáculos magníficos. O festival é de entrada grátis e atrai muitos visitantes de França e do estrangeiro. Lyon acolhe grandes multidões durante estes quatro dias e especialmente durante estas quatro noites, mas há uma atmosfera descontraída e pode assistir a incríveis espetáculos de luz a partir de qualquer ponto do centro da cidade. www.fetedeslumieres.lyon.fr Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

17


18

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


ENTREVISTA VIGNALE

Mark Wahlberg Como o ‘bad boy’ de Boston se tornou no homem de família perfeito Mark Wahlberg é um ator e produtor de sucesso, mas para ele ser um marido e pai dedicado de quatro crianças é ainda mais importante. É uma grande reviravolta para uma criança delinquente de Boston que acabou na prisão aos 16 anos.

C

ostuma levantar-se às 04:30, corre alguns quilómetros, toma um duche, lê as notícias e faz o pequeno-almoço para a sua esposa e os quatro filhos. Depois do pequenoalmoço, leva os filhos à escola e vai à missa. Às 09:00 está de volta ao seu escritório em casa: é hora de começar o dia de trabalho. Hoje em dia, Mark Wahlberg é um homem que sabe quais são as suas prioridades. Acima de tudo, é pai e marido. Ser um ator famoso e um produtor bem-sucedido está em segundo lugar. Participou em 42 filmes e produziu 11. Protagonizou sucessos de bilheteira como “Transformers”, “Ted” e “Um Golpe em Itália”. Recebeu grandes elogios por “The Departed – Entre Inimigos”, “The Fighter – Último Round” e “Jogos de Prazer”. É um homem feliz que parece ter a vida e o trabalho totalmente sob controlo. Trabalha muito. Aproveita a vida. Reserva tempo todos os dias para descontrair. Reserva tempo, e muito, para a família.

Lidar com a culpa

Wahlberg vive com a sua família em Los Angeles. Nasceu há 44 anos em Boston, num bairro muito complicado, Dorchester. A viagem de Boston a Los Angeles foi difícil e atribulada, começando como um delinquente juvenil e acabando como estrela de Hollywood (sim, a sua vida dava um filme). Olhando para trás, refere: “Fiz muitas coisas de que me arrependo e certamente paguei pelos meus erros. É preciso pedir perdão e só quando comecei a fazer o bem e a fazer o que é certo pelos outros e por mim, senti a culpa desaparecer. Por isso, não tenho problemas em adormecer.” Era o mais novo de nove filhos e cresceu na rua. Os seus irmãos eram duros e as outras crianças do bairro também, e foi nisso que se tornou: uma criança dura. Sempre que havia uma luta, o Mark estava presente, não para ver, mas para participar. Aos 13 anos começou a consumir drogas e tornou-se membro de um gangue juvenil local. Lutavam. Roubavam. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

19


MARKY MARK & THE FUNKY BUNCH

Mark e a sua filha Ella Rae.

Alguns anos mais tarde, foi preso por assalto e enviado para a casa de correção Deer Island, um lugar que relembra como “o inferno na terra”. Estava aterrorizado. Mas acabar ali não era nenhuma surpresa. “Assim que comecei aquela vida de crime, havia sempre uma voz na minha cabeça que dizia que acabaria na prisão”, conta. “Três dos meus irmãos estiveram na prisão. A minha irmã foi presa tantas vezes que perdi a conta. Finalmente, lá estava eu, preso com o tipo de homens que eu sempre quis ser. Foi aí que percebi que não era nada daquilo que eu queria.” Retribuir

Assim que saiu da prisão, deixou a vida de crime e os gangues. Mas o que se seguiria para Wahlberg, que praticamente não tinha estudos? Felizmente, nem todos os seus irmãos estavam na prisão. Donnie estava numa nova ‘boys band’ chamada New Kids on the Block. Mark juntou-se ao grupo durante algum tempo, mas saiu antes de se 20

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

transformarem num sucesso mundial para iniciar a sua própria banda, Marky Mark and the Funky Bunch. Tiveram alguns sucessos mas o mais importante foi que o rapaz de Dorchester percebeu finalmente que podia viver uma vida sem crime. Tinha opções, como a indústria do entretenimento. Abriu-se uma nova perspetiva de futuro. Atualmente, vive a 4100 km do lugar onde nasceu, mas não se esqueceu de onde veio e porque se tornou um jovem delinquente. A Mark Wahlberg Youth Foundation organiza programas para as crianças problemáticas em Boston. Dá-lhes educação, trabalho e formação. Está lá muitas vezes, visita o bairro frequentemente e é muito ativo na sua própria fundação. Os miúdos admiram-no. Por isso, escutam-no e percebem que também podem sonhar com uma vida melhor. Wahlberg refere: “Eles podem identificar-se comigo e ter a oportunidade de ver um mundo maior. Retribuir, é isso o mais importante.


“Retribuir: é isso o mais importante. Ajudar as pessoas a ajudarem-se a si mesmas.”

TED 2

Ajudar as pessoas para se ajudarem a si mesmos.” Segundo Jam Gray, realizador do filme “Nas Teias da Corrupção”, “o Mark é o melhor anúncio para a redenção”. Um passo de gigante

Após a sua curta carreira como cantor, Wahlberg tornou-se famoso em todo o mundo como modelo de roupa interior da Calvin Klein. O designer escolheu o famoso fotógrafo Herb Ritts para a sua campanha de publicidade e Ritts escolheu Wahlberg como a estrela: um “bad boy” com boa aparência. No entanto, a verdadeira ambição de Wahlberg estava noutra direção. Queria fazer filmes. Filmes a sério. Não seria fácil. Proveniente de um gangue juvenil, de uma ‘boys band’ e modelo de roupa interior, era um passo de gigante. Mas era o queria: ser ator. Penny Marshall deu-lhe uma oportunidade. Dirigiu Wahlberg em “Direita, Volver”, um filme

UM GOLPE EM ITÁLIA

banal, mas no qual provou que sabia representar. Revelou ainda mais talento em “O diário de um adolescente”, com Leonardo DiCaprio como protagonista, e obteve o seu primeiro papel principal em “O medo”, um filme em que aterroriza toda uma família. Durante anos, o antigo rapaz duro apenas representou homens duros. O motivo, revela agora, era muito simples: “Durante muito tempo, só queria representar homens duros porque adorava e o público podia identificar-me facilmente com esse tipo de papéis. Além disso, como vinha de um bairro difícil, não queria desapontar os meus amigos ao representar personagens mais suaves. No entanto, os atores têm de aprender a ser vulneráveis, a ter diferentes ângulos e a não fazer sempre a mesma coisa vezes sem conta.” Atualmente, representa uma grande variedade de papéis, mas o filme “Ted” surpreendeu muita gente. Wahlberg a representar um homem de

UNIDOS POR BOSTON

35 anos cujo melhor amigo é um urso de peluche? Sim, e é muito convincente. O filme tornou-se um grande sucesso, arrecadando 550 milhões de dólares de bilheteira em todo o mundo (e como não podia deixar de ser em Hollywood, fizeram o “Ted II” e estão a pensar no “Ted III”). No final deste ano, estreia “Patriots Day”, um filme sobre as bombas na maratona de Boston em 2013 que mataram três pessoas e feriram centenas de civis. Wahlberg representa o sargento Tommy Saunders do departamento de polícia de Boston que persegue os criminosos. Mais uma vez, regressa às suas raízes. A paternidade mudou a vida de Wahlberg. Finalmente aprendeu a descontrair. Reserva tempo para a família, quer ver os filhos crescer e passar o máximo de tempo possível com eles. Pensa até em reformar-se. O inquieto e irreverente rapaz de um bairro complicado de Boston é agora um pai descontraído e dedicado em Los Angeles? Os milagres acontecem e não apenas nos filmes. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

21


CONSTRUÍDO PARA DURAR Com a tecnologia mais recente e inteligente, estes são os edifícios mais ecológicos e sustentáveis do mundo, e cada um deles é um prodígio arquitetónico. 22

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


TENDÊNCIA GLOBAL MOBILIDADE EDIFÍCIOS URBANA ECOLÓGICOS

The Crystal

Londres Este edifício dispõe da mais elevada classificação LEED do mundo. Localizado nas Docklands de Londres, obtém a maior eficiência energética através da utilização da tecnologia mais recente e inteligente. Talvez não seja uma surpresa: é propriedade da gigante empresa alemã, Siemens. No interior, há exposições permanentes sobre a visão da Siemens para um futuro ecológico e sustentável.

Hearst Tower

Centro de convenções

Vancouver Muito apropriado: uma das cidades mais ecológicas do mundo tem, provavelmente, o centro de convenções mais ecológico do mundo. Recebeu a classificação LEED Platinum. LEED significa Leadership in Energy and Environmental design (Liderança em energia e design ambiental) e LEED Platinum significa simplesmente que é muito ecológico. O gigantesco telhado merece uma menção especial. Nele vivem mais de 400 000 plantas e 240 000 abelhas, razão pela qual é conhecido como “o telhado vivo”.

HEARST TOWER

CENTRO DE CONVENÇÕES

Nova Iorque Desenhado pelo famoso arquiteto Norman Foster, a Hearst Tower foi inaugurada em 2006 e foi um dos primeiros edifícios verdadeiramente ecológicos do mundo. Para começar, 85% do aço da torre contém material reciclado. O chão é de calcário condutor de calor e condutas especiais sob o solo estão cheias de água em circulação, o que mantém a torre fresca no verão e quente no inverno. É tudo muito ecológico, além de bonito, por dentro e por fora.

World Trade Centre

Barém As duas torres, cada uma com 50 andares, têm a forma de velas para captarem o máximo de vento possível. Entre elas, existem três pontes, cada uma com uma turbina eólica muito potente. As três turbinas eólicas geram a energia para o edifício: energia 100% limpa e sustentável.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

23


A Torre de Xangai

A TORRE DE XANGAI

Xangai Os seus proprietários dizem que é o edifício mais ecológico entre os edifícios mais altos do mundo. É alto, sem dúvida, com 121 andares e 632 metros de altura, e é constituído por nove edifícios uns sobre os outros. Perto do topo encontram-se as turbinas eólicas que geram 350 000 kWh (em média, uma família europeia consome cerca de 3300 kWh por ano.) A torre utiliza energia geotérmica para o aquecimento e arrefecimento, e o vidro também é especial porque tem alta resistência a variações de temperatura. Os hotéis, lojas e escritórios desta torre ecológica recebem 16 000 visitantes por dia.

CAMPUS SUSTENTÁVEL DA FORD A Ford iniciou uma transformação de 10 anos das suas instalações em Dearborn, Michigan, que têm atualmente mais de 60 anos. A mudança radical inclui a sede mundial da Ford e pode receber 30 000 funcionários nos dois principais campus locais. Será uma comunidade pedonal, com caminhos, trilhos e passagens cobertas, bem como bicicletas para os funcionários. Os dois locais do campus irão reduzir o consumo de energia em cerca de 50%, poupar água e incluir um novo edifício “zero de resíduos, zero de energia, zero de água”.

Sun-Moon Mansion

Dezhou A característica mais notável deste edifício sustentável, situado no noroeste da China, é o telhado: está coberto com 5000 m2 de painéis solares. Este telhado permite a utilização de energia solar com tecnologia solar térmica, fotovoltaica e de poupança de energia. Para abreviar uma longa história, só o telhado poupa 88% de energia. O edifício poupa cerca de 2,5 toneladas de carvão, 6,6 milhões de kWh de eletricidade e mais de 8,6 toneladas de emissões tóxicas. Demonstra que a China também quer ser sustentável, ainda que lentamente.

24

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

World Trade Centre Manitoba Hydro Place

Winnipeg Este edifício (na verdade, trata-se de dois edifícios numa única plataforma) está totalmente equipado com a tecnologia ecológica mais recente e inteligente, e uma chaminé. No entanto, esta chaminé é fundamental para a sua sustentabilidade. Expele o ar usado do edifício durante o verão. No inverno, os ventiladores extraem o ar para o fundo da chaminé solar e o calor é recuperado e utilizado para aquecer os dois edifícios. É muito útil, especialmente nos invernos frios de Winnipeg.

Bank of America

Nova Iorque A inclinação das paredes não foi ideia dos arquitetos, mas sim dos engenheiros. Voltado para o céu e para o sol, as paredes permitem mais luz solar nos espaços interiores. Também são muito mais eficazes na recolha e utilização de água da chuva. Além disso, o aspeto inclinado do edifício dá um ar mais arejado e luminoso a esta área da cidade. Há também no local uma estação elétrica alimentada por gás natural que elimina as perdas nas transmissões elétricas. Num processo denominado cogeração, o calor residual da estação elétrica é utilizado para produzir vapor, que alimenta as máquinas de refrigeração para arrefecer o edifício, além de fornecer água quente para aquecimento. A instalação produz toda a água quente do edifício sem energia exterior.


b ogn er.com


Claudio Messale, designer de exteriores do Ford Vignale, é responsável pelo aspeto dos novos Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale.

Um automóvel que se assemelha a um atleta Q

ual é a melhor coisa que pode acontecer a um designer de automóveis? Isto... Há cerca de 10 anos, Claudio Messale e os seus colegas conceberam o primeiro Ford S-MAX. Assim nasceu um novo modelo, diretamente da fábrica da Ford. Claudio conduziu-o até casa. As pessoas pararam para ver. Boquiabertas. Impressionadas. Quando chegou a casa, os vizinhos saíram à rua e ficaram a olhar, impressionados com o automóvel. Numa palavra: impressionante! Hoje em dia, Claudio conduz ainda um S-MAX, apesar de ser uma versão mais luxuosa: o Ford S-MAX Vignale. Como é óbvio. Porque Claudio Messale faz parte da equipa de design da Ford Vignale desde o início. Quando era miúdo, Claudio nunca pensou que viria a ser designer de automóveis. Queria ser pintor. Mas o seu irmão mais velho só queria ser designer de automóveis. “Eu era fanático por automóveis”, afirma Claudio. “Fui influenciado por ele, como sucede frequentemente com os irmãos mais velhos e comecei também a desenhar carros. Uma vez disse: “És muito melhor do que eu. Por que não te inscreves numa faculdade de design automóvel?”. Claudio deixou a cidade de Roma, onde nasceu, e começou a estudar design automóvel em Turim, no norte de Itália. Foi o início da década de 70. Nessa altura, nessa região havia muitos estúdios famosos de design automóvel, os melhores a nível 26

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

mundial. Começou a trabalhar para uma delas, a Ghia, propriedade da Ford Motor Company. “Na Ghia, pediram-me para fazer alguns desenhos. Após duas semanas, um desenho que eles apreciaram muito tornou-se um automóvel, um show car”. Fiquei muito orgulhoso. Os outros designers eram mais velhos do que eu e muito mais experientes.” Como era um designer de automóveis jovem e talentoso, Claudio foi convidado pela Ford para ir para Dearborn, Michigan, a sede global da empresa. “Nessa altura, os automóveis americanos e europeus eram muito diferentes. A Ford construía automóveis para o mercado norte-americano e modelos diferentes para o mercado europeu. Mais tarde, decidiram construir os mesmos modelos para todo o mercado mundial. Foi uma decisão de peso. Ficámos um pouco assustados. Será que ia ter sucesso? Sim. Foi aceite. Acima de tudo, graças à Internet, o gosto tornou-se global. Hoje em dia, os E.U.A. apreciam automóveis de qualidade com um design mais sofisticado. Tudo isto aconteceu nos últimos 15 anos.”


DESIGN VIGNALE

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

27


Em 2000, Claudio voltou para a Europa, como designer para a Ford em Colónia e pouco depois começou a trabalhar com os seus colegas no Ford S-MAX. “Quando se lança um novo automóvel, são investidos muitos anos e muitos milhões. Se o automóvel não é apreciado pelo público, é um grande problema. Porém, os procedimentos padrão requerem que, nas fases iniciais de design, nós façamos testes de mercado e continuamos a fazê-lo até ao final do processo. Nós temos resposta por parte do público, o que pode ser complicado, mas serve de aprendizagem. De certo modo, é como o póquer: pode ter-se uma boa mão, mas não se sabe quais são as cartas dos outros jogadores, ou concorrentes.”

28

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Claudio sabe que comprar um automóvel não é uma decisão racional. É como uma relação amorosa. “Como designer, tem de se pensar em algo que faça com que o cliente se apaixone pelo automóvel. Cada cliente compra um automóvel com o coração. Olha para o veículo e repara em alguns pormenores: o que é isto? E quer saber mais. Entra no veículo. Conduz e… Sim! Mais tarde, até pode dizer a um amigo: ‘comprei aquele modelo porque tem eficiência energética’. O que, obviamente, não é verdade. O comprador pretende mostrar um pouco da sua personalidade com o seu automóvel.” Em 2005, quando o Ford S-MAX nasceu, a Ford iniciou o seu programa de design cinético, que

pode ser descrito como uma linguagem comunicada através de linhas arrojadas e dinâmicas e superfícies alongadas. Permite visualizar energia em movimento. Ou seja, como afirma Claudio, o que um automóvel de passageiros Ford, ou todos os carros automóveis de passeios Ford devem ser: rápidos, dinâmicos e, acima de tudo, atléticos. Estas regras de design cinético também se aplicam aos SUV da Ford, por exemplo, ao Ford Kuga e ao Ford Edge, os modelos que concebeu com os colegas? Claudio afirma: “Os SUV são um pouco mais robustos. Também pode compará-los com um atleta, mas um pouco mais com um fisiculturista. São desportivos, potentes e arrojados. É divertido trabalhar com SUV.”


Com os colegas, Claudio trabalhou recentemente no design exterior do Ford Kuga Vignale e do Ford Edge Vignale. De fato, trabalhou no design de todos os modelos da Ford Vignale. Vignale, afirmou, é muito mais do que um design, mais de uma linha de automóveis de luxo topo de gama. “São a afirmação da melhor arte de fabrico. A pele, por exemplo, é da melhor qualidade. O mesmo se aplica à tinta, é muito especial. Mas também inclui serviços especiais que pode aceder 24 horas por dia quando tem alguma dúvida sobre o seu automóvel Ford Vignale, todos estes serviços que permitem poupar tempo e ter o seu próprio Gestor das Relações Ford Vignale... É toda uma experiência Ford Vignale.”

“A Vignale é agora uma família, e, como em todas as famílias, cada membro tem personalidade própria.”

Para criar o Ford Kuga Vignale e o Ford Edge Vignale, a equipa de design exterior manteve a elegância do Vignale, como é óbvio, mas modificou ligeiramente a grelha e as placas de reforço para proporcionar a ambos os SUV um “aspeto mais robusto”. “Quando se analisa os dois automóveis, vê-se que se trata de um Vignale, mas também de um SUV. A Vignale é agora uma família, e, como em todas as famílias, cada membro tem personalidade própria.”

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

29


Feira Internacional de Design de Interiores, Colónia

“Absorves como uma esponja” Quais são as fontes de inspiração do design de exteriores para Claudio Messale? Mobiliário, moda, arquitetura e animais, mas também o que observa nas ruas.

30

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


Santiago Calatrava Os seus edifícios são tudo menos cinzentos e anónimos. São ousados, destacam-se pelas suas linhas e curvas surpreendentes. Ou se adoram ou se odeiam.

Animais em movimento Um gato, um tigre, a fluidez das formas dos seus corpos, como se estivessem prontos para saltar. Maravilhoso.

Santiago Calatrava, Nova Iorque

Renzo Piano O arquiteto italiano Renzo Piano tornou-se mundialmente famoso pela conceção (em parceria com Richard Rodgers) do Centro Pompidou em Paris. Os seus designs, de arranha-céus a museus, são muitas vezes arrojados, sempre surpreendentes e elegantes com o estilo característico de Piano.

Renzo Piano, Paris

“Eu inspiro-me em qualquer altura e em qualquer lugar. Como designer, tenho de abrir os sentidos para tudo. Por vezes, entro em apuros quando passeio com a minha esposa e vejo algo que me intriga e começo a analisá-lo. Muitas vezes, ela reage e diz: ‘estás a envergonhar-me!’. O nosso trabalho é ver as tendências. Uma grande inspiração é o Salone del Mobile, a excelente feira de design de interiores de Milão, e também a feira internacional de design em Colónia. Eu vejo e sinto tudo o que está relacionado com design: arte, arquitetura, moda. As minhas duas filhas estudam Moda na universidade, o que é uma grande ajuda! Absorves informação como uma esponja, e quando estás a desenhar, surge uma ideia no teu cérebro, no teu inconsciente. É assim que funciona. Quanto mais informação dás o teu cérebro, mais estimulado fica.”

Alexander McQueen Alexander McQueen, o estilista britânico, falecido em 2010, era conhecido pelo seu estilo eclético: uma combinação de tradicional e moderno, de arte de fabrico britânica e elegância italiana. Kate Moss, Victoria Beckham e Lady Gaga foram, e são, as suas maiores fãs.

Salone del Mobile Esta é a mais famosa e mais importante feira de mobiliário a nível mundial, obrigatória para qualquer designer de prestígio e boa reputação.

Salone del Mobile, Milão

Está à procura de inspiração? Este é o local perfeito. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

31


ESQUIE COM ESTILO

Haverá sítio melhor para desfrutar de umas férias de inverno do que as montanhas nevadas? Revelamos alguns dos melhores hotéis de esqui do mundo. Hotéis que se destacam pelo seu design elegante, qualidade de serviço, excelente gastronomia ou simplesmente pela sua atmosfera e instalações maravilhosas. Se não lhe apetecer esquiar, não há problema: há muito para desfrutar no interior.

32

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


ESQUIE COM ESTILO

L’Apogée Courchevel, França O L’Apogée é a mais recente oferta de gama alta da Oetker Collection, que também inclui o lendário Hotel du Cap-EdenRoc, no sul de França. Localizado no número 1850 de Courchevel, no topo de uma antiga plataforma de salto de esqui olímpico, o L’Apogée Courchevel é o melhor local para desfrutar do requinte alpino. Para começar, tem o Sisley Spa, que inclui sauna, banho turco, piscina grande e ginásio, e um excelente clube para crianças. Há também o lounge de champanhe, o bar e o restaurante. O serviço também é um componente essencial da experiência. Não surpreende que muitos dos principais funcionários do Hotel du Cap se transfiram para Courchevel durante os meses de inverno. Divirta-se e bon voyage!

Kimamaya Niseko, Japão O Japão é conhecido pelas suas magníficas paisagens nevadas e Niseko é o refúgio de esqui do país. Por isso, é a escolha acertada se deseja um destino mais original. Recomendamos o Kimamaya, o primeiro hotel boutique da estância, que tem apenas nove quartos cuidadosamente desenhados. Em japonês, Kimamaya significa “seja autêntico” e aqui pode sê-lo. Escolha a almofada que prefere (suave, média ou dura) e relaxe com a roupa de cama premium e de algodão para desfrutar da melhor noite de sono que possa imaginar. Mime-se também durante o dia. Visite o spa e faça uma massagem japonesa, shiatsu, aromaterapia ou uma massagem de corpo inteiro. Em alternativa mergulhe nas banheiras tradicionais japonesas de madeira (moku) ou pedra (Ishi). Para jantar, dirija-se ao restaurante Barn by Odin do hotel, localizado num deslumbrante edifício inspirado pela arquitetura tradicional de uma quinta de Hokkaido.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

33


“As paredes de vidro iluminadas do edifício parecem saídas de um conto de fadas, principalmente à noite”

Intercontinental Davos, Suíça Se estiver à procura de uma cidade para esquiar, em vez de uma aldeia, experimente a elegante cidade suíça de Davos. Aqui, encontrará todas as elegantes instalações de entretenimento urbano, tais como restaurantes, cinemas, lojas e boutiques, e, claro, encostas ensolaradas para a parte mais ativa das suas férias. Há muitos hotéis. Recomendamos o Intercontinental, que tem um dos melhores restaurantes de Davos (Capricorn), um bar e spa no terraço na cobertura e vistas deslumbrantes para o vale e para a cidade a partir dos seus numerosos quartos. Além disso, veja só o impressionante exterior… Merece uma visita, não?

34

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Les Barmes de l’Ours Val d’Isere, França Este hotel elegantemente desenhado fica ao pé da famosa pista Face de Bellevarde, a apenas 100 metros dos principais teleféricos de esqui. Sem dúvida, o hotel mais luxuoso de Val d’Isere, beneficia de uma localização soberba e instalações topo de gama. Há música ao vivo no bar depois de esquiar, duas pistas de bowling, uma fantástica sala de jogos, uma extravagante sala de bilhar, equipamento de treino de corrida de F1 no ginásio e muito mais. Os clientes têm a possibilidade de escolher entre três restaurantes. Um deles oferece especialidades de queijos, carnes e vinhos locais. Outro (La Table d’Ours) tem uma estrela Michelin e é muito popular, por isso, não se esqueça de reservar.


Copperhill Mountain Lodge Åre, Suécia A Suécia, um elegante centro de design da Europa, é conhecida pela sua elegância simples e minimalista, tal como o Copperhill Mountain Lodge. Este esconderijo idílico está localizado no topo do Monte Förberget, em Åre, a principal estância de esqui sueca. O exterior do hotel é obra do famoso arquiteto americano Peter Bohlin e integra-se perfeitamente no ambiente. No interior, o mobiliário e designs elegantes de Hay, Philippe Starck, Patricia Urquiola e muitos mais designers criam um ambiente acolhedor, onde cada detalhe é cuidado com atenção. O Level Spa do hotel, do qual os clientes podem desfrutar gratuitamente, inclui várias termas quentes e saunas, uma piscina, vistas panorâmicas e um bar com sumos frescos, vinho e champanhe. Mas se quiser algo um pouco mais privado, reserve “The Villa” - a villa privada do proprietário do hotel com capacidade para um máximo de 16 pessoas.

Tschuggen Grand Hotel Arosa, Suíça Está à procura de algo diferente do tradicional aspeto dos hotéis dos Alpes? Experimente o Tschuggen Grand Hotel em Arosa. Ficará surpreendido com a arquitetura do spa deste hotel, desenhado pelo prestigiado arquiteto, Mario Botta. O complexo de 5000 metros quadrados e quatro andares foi construído diretamente na montanha e está ligado ao hotel através de uma passagem de vidro. As paredes de vidro iluminadas do edifício parecem saídas de um conto de fadas, principalmente à noite, tal como o spa. É um dos mais espetaculares da Suíça, com piscinas interiores e exteriores, 11 salas de tratamento, uma sala de fitness e saunas. O hotel tem ainda o seu próprio caminho-de-ferro de montanha, o Tschuggen Express, que transporta exclusivamente os seus hóspedes até ao centro da área com 225 km de encostas garantidamente cobertas de neve. A tudo isto junte o restaurante com estrela Michelin e estamos certos que irá gostar de aqui estar.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

35


El Lodge Granada, Espanha O hotel El Lodge, no meio da Serra Nevada, tem tudo: vistas fantásticas (veja só o terraço), a única piscina aquecida ao ar livre da zona e vários restaurantes de primeira classe. Mas o que realmente destaca o El Lodge é o seu ambiente acolhedor e caseiro. Construído em madeira finlandesa, o chalé integra-se em harmonia com o seu ambiente natural. Os 20 quartos e suites, além do interior do hotel em geral, foram decorados pelo famoso designer inglês, Andrew Martin. Há também uma sala de jogos para crianças, que é tão elegante quanto divertida. E isto é apenas um resumo do que torna a estadia no El Lodge inesquecível.

Hotel Jerome Aspen, EUA. Quando o hotel Jerome abriu em 1889, foi batizado como a “Joia da coroa” de Aspen, famoso pelo seu elevador, casa-de-banho pública e iluminação totalmente elétrica. Depois de uma grande renovação em 2012, o hotel é novamente uma joia da coroa. Com uma combinação única de luxo contemporâneo e uma rica herança do oeste, é verdadeiramente único. Os quartos são acolhedores e espaçosos, incluindo produtos de higiene pessoal personalizados da marca Jerome, aperitivos sem glúten e tecnologia de ponta, com televisores de plasma e iPads que funcionam como um serviço de receção interativo. O hotel Jerome proporciona-lhe uma experiência autêntica e luxuosa do “Oeste selvagem” durante as suas férias de esqui nas famosas Montanhas Rochosas.

36

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


Nira Montana La Thuile, Itália Atraído pelo estilo de vida italiano? Marque as suas próximas férias de esqui no Nira Montana, em La Thuile. Encontrará uma irresistível combinação de hospitalidade italiana, comida tradicional e um hotel requintado com pistas de esqui relativamente calmas. Vai querer esquiar todo o dia, porque as pistas voltadas para leste têm uma neve excelente e raramente há fila para o teleférico. No entanto, depois de tirar os esquis, vai gostar de regressar ao Nira Montana. Os seus quartos e suites são espaçosos e elegantes, com a atração adicional das excelentes vistas para a montanha. A principal área de hóspedes é acolhedora, com um grande átrio e uma lareira, um enorme terraço com vista para as montanhas, o melhor spa da região e muitos restaurantes. Uma das especialidades do hotel é uma vasta adega de vinhos locais e internacionais de alta qualidade.

Wiesergut Hinterglemm, Áustria Aqui, encontrará uma antiga propriedade de família transformada num retiro moderno, um local onde um edifício branco de quatro andares se eleva sobre um conjunto de edifícios modernos e minimalista com janelas do chão até ao teto. Bem-vindo ao Wiesergut, um hotel com 24 suites e acesso imediato às pistas de uma das maiores áreas de esqui da Áustria, Saalbach-Hinterglemm. É o local ideal para descontrair (como comprova o excelente spa) e desfrutar do requintado restaurante de “slow food”, com ingredientes da própria quinta de Wiesergut. O tempo e a qualidade do tempo são de extrema importância aqui. Como referem os proprietários: “o tempo amadurece todas as coisas. No nosso mundo agitado, é bom conhecer um local onde se pode abrandar, acalmar e voltar à terra. O nosso hotel Wiesergut foi concebido para ser esse local.”

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

37


Dele e dela Esqui “Pursuit 600”,

Gosta dos nossos hotéis de esqui e está pronto para reservar as suas férias? Selecionámos alguns dos melhores artigos para vestir ou levar consigo. Seguro e confortável nas pistas, elegante e distinto Après Ski.

Rossignol, www.rossignol.com

Relógio, BOSS Orange, www.hugoboss.com

Óculos “X-View”, Salomon, www.salomon.com

Carteira para cartões de crédito, Coleção Ford Vignale, www.vignalecollection.com

Casaco para esqui “Julier”, Proteção dorsal

Bogner,

“Ridgeline”, Atomic,

www.bogner.com

www.atomic.com

Botas de esqui “Alltrack 120”, Rossignol, www.rossignol.com Câmara desportiva “Bandit”, TomTom, www.tomtom.com

Calças para esqui “Porter”, Bogner, www.bogner.com

38

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


VIGNALE SHOP Gorro “Awass”, Earebel Sport, www.earebel.com Esquis “Absolute Joy”, Head, www.head.com

Botas de neve “Fanny”, Moncler, www.moncler.com Camisola “Friendswithyou”, Moncler, www.moncler.com

Saco “Wave”, Tod’s, www.tods.com

Carteira de senhora, Coleção Ford Vignale, www.vignalecollection.com

Óculos de sol, Tommy Hilfiger, www.tommy.com

Botas de esqui “Raptor 90 RS W”, Head, www.head.com Casaco de esqui, Bogner, www.bogner.com

Calças de esqui “Gwenn”, Bogner, www.bogner.com

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

39


40

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


FAMÍLIA SUV EDGE E KUGA

O SUV REINVENTADO

FORD EDGE VIGNALE E FORD KUGA VIGNALE:

O SUV está na moda. A combinação da sua robustez, espaço e luxo exerce uma atração inegável. Mas o elemento do luxo entra numa nova dimensão com os novos Ford Kuga Vignale e Ford Edge Vignale, que oferecem obviamente, tudo do que seria de esperar de um Ford Vignale.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

41


FORD KUGA VIGNALE

P

odemos ver que um Ford Kuga Vignale não é um SUV comum assim que observamos a sua cor exterior. O Vignale Milano Grigio, só para mencionarmos uma das escolhas especiais disponíveis, é um tom metalizado perolizado que chama a atenção e reitera a personalidade de luxo do automóvel. O visual topo de gama é também sublinhado pela grelha superior hexagonal de assinatura do Ford Vignale, com um acabamento escuro mate e um contorno em alumínio polido. A marca comercial do Ford Vignale – o hexágono – também desempenha um papel importante nos interiores. Pele Windsor acolchoada com a forma de hexágonos, oferecida numa cor Cashmere clara, combinada com pespontos estilo fato masculino. A atenção ao detalhe é impressionante. Controlo por voz

O Ford Kuga Vignale está disponível nas versões 150PS e 182PS do motor a gasolina de 1,5 litros, com a sua tecnologia EcoBoost premiada. A variante mais potente também inclui uma transmissão automática de seis velocidades e a Intelligent All Wheel Drive. Tal como todos os modelos Ford Vignale, o Ford Kuga Vignale inclui um sistema de comunicação e entretenimento SYNC3 de origem. 42

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

“Além do ecrã tátil, também pode controlar o sistema SYNC3 utilizando comandos de voz.”


Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

43


Além do ecrã tátil, também pode controlar o sistema utilizando comandos de voz. Basta dizer “Preciso de gasolina” para selecionar as estações de serviço mais próximas. ADN Vignale

Além do Ford Kuga Vignale, a Ford oferece outro modelo de SUV sublinhado pela filosofia única do Ford Vignale: o Ford Edge Vignale. A grelha hexagonal Ford Vignale distinta está presente, tal como os vários acabamentos a mate e cromado pelos quais o Ford Vignale é famoso. Outras duas

44

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

características distintas merecem especial atenção: as jantes de liga leve de 19 polegadas e a pintura Vignale White Platinum, uma cor exterior perolizada especial. No interior, podem ser encontrados, uma vez mais, os padrões hexagonais juntamente com a pele Windsor de alta qualidade nas cores Cashmere claro ou Ebony escuro. O som do silêncio

A tecnologia sofisticada inclui a câmara frontal, o controlo de cruzeiro adaptável e o controlo de

ruído ativo. Os três microfones no interior captam qualquer tipo de ruído do motor e direcionam ondas de som opostas para cancelarem o ruído indesejado e melhorarem o ambiente no interior do habitáculo. O resultado é um interior absolutamente tranquilo. As opções de motor potente e eficiente em termos de consumo de combustível incluem o 210PS bi-turbo TDCi de 2,0 litros a diesel.


“PEÇA DE ARTE” O centro de artes visuais Firstsite em Colchester fica a cerca de uma hora de Londres. Expõe arte moderna e fotografia e é muito popular entre os entusiastas das artes. Conduzimos o Ford Edge Vignale e o Ford Kuga Vignale até Firstsite e pedimos aos visitantes que partilhassem as suas primeiras impressões.

FORD EDGE VIGNALE

Helena Jones “Adoro o Ford Kuga Vignale! Também adoro o seu interior. Parece-me confortável e é espaçoso embora compacto.

“As ondas sonoras opostas cancelam o ruído indesejado e melhoram o ambiente no interior do habitáculo”

O Ford Edge Vignale pareceme realmente masculino.”

Jamie Hilbert “Adoro o tamanho do Ford Edge Vignale e adoro o design topo de gama do Ford Kuga Vignale.”

Ray Deekes “O Ford Edge Vignale e Ford Kuga Vignale parecem ser ambos muito modernos e espaçosos.”

Lauren Orso e Alex Smith “Ambos os carros são muito bonitos, espaçosos e confortáveis. A frente do Ford Vignale Edge é bastante arrojada, o que lhe dá uma visual muito forte.”

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

45


Das melhores gastronomias do mundo. Arquitetura fabulosa e moderna. Praias impressionantes e um paraíso para os surfistas. Encontrará tudo aqui. Bem-vindo a Bilbau e a San Sebastian.

48 HORAS EM BILBAO  Museu Guggenheim

Sexta-feira

15:30 Museu Guggenheim

Pode ser descrito com uma única palavra: espetacular. Esta é uma das maravilhas da arquitetura moderna, concebida pelo famoso arquiteto americano Frank Gehry. Observe-o uma e outra vez e descobrirá sempre novos ângulos, formas, materiais e detalhes. O interior não é menos espetacular, começando pelo Átrio, o núcleo do museu, com grandes painéis de vidro que ligam o interior ao exterior. Os três níveis do edifício estão organizados em volta do Átrio e ligados por passagens curvas.

14:00 Transporte

De autocarro ou carro de aluguer, a cidade está a apenas 20 minutos do aeroporto internacional de Bilbau. É claro que estamos em Espanha, mas não espere calor. Bilbau tem um clima marítimo. Raramente está muito calor no verão e os invernos são muito suaves. Este é apenas um dos seus encantos. 14:20 Alojamento

O The Miró (Alameda Mazarredo, 77) tem uma grande vantagem: o famoso Museu Guggenheim está do outro lado da rua. É também um hotel encantador com serviço de quarto gourmet e um maravilhoso jardim no terraço na cobertura com uma vista espetacular para – sim, adivinhou! – o museu Guggenheim. O Domine (Mazarredo Zumarkalea, 61) tem ainda melhores vistas para o museu e parece ele próprio uma obra de arte. É um verdadeiro hotel de design com quartos espaçosos e, mais uma vez, um maravilhoso jardim no terraço.

46

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Basque Boutique Hotel Encontrará este hotel na parte antiga de Bilbau, numa das famosas “sete ruas”. É pequeno, mas confortável e cada quarto tem uma decoração única baseada na história basca. Dorre Kalea, 2. 15:00

Arropame Concept Store

Uma paragem obrigatória para os apaixonados pela moda e pelo design. Uma elegante loja com coleções de Alexander Wang e Helmut Lang e muitos outros. Calle Villarias, 5.

Não se esqueça de que também há arte neste fantástico ambiente: René Magritte, Salvador Dali, Andy Warhol, só para mencionar alguns artistas. O museu é uma espécie de grandes êxitos da arte moderna. Um dos centros das atenções é o cachorro gigante do controverso artista, Jeff Koons. Conselho: reserve pelo menos três horas para a sua visita. Abandoibarra Etorb, 2. 18:30

Casco Viejo

Casco Viejo é a cidade antiga de Bilbau e as suas famosas sete ruas estão repletas de boutiques e, sobretudo, de bares de pintxos. Pintxo, é a versão


PESQUISA DE CIDADE

E SAN SEBASTIAN Casco Viejo

Ponte Zubizuri

Um forte favorito junto dos amantes de comida internacionais, é gerido pelo famoso chef basco Daniel García, que confere o seu toque delicado e moderno a muitos pratos tradicionais bascos e internacionais. O menu muda constantemente, mas estes são normalmente os requintados destaques: lula assada com alho e arroz preto, terrina de foie gras e pintada em molho de trufas. Primeiro os pintxos e, em seguida, comida divinal: bem-vindo ao país basco. Calle Alameda Mazarredo, 17. 23:00 Sir Winston Churchill Bar

Gran Hotel Domine Bilbao

basca das tapas (mais saborosa e muito melhor). Aqui, no centro de Bilbau, um pintxo pode incluir bacalhau, pescada, pimentos recheados e croquetes com pão, tudo fresco, proveniente dos mercados locais. Casco Viejo é uma área muito movimentada e social, por isso junte-se aos seus habitantes.

Cão de Jeff Koons no Guggenheim

20:00 Zortziko

Bilbau é um paraíso para os amantes de comida (como verá, San Sebastian é o paraíso para os amantes de comida de Espanha e talvez do mundo). Pelo menos 20 restaurantes merecem uma classificação “mais do que excelente” e o Zortziko está no topo da lista.

É verdade que não parece muito espanhol, mas há boas razões para terminar a sua primeira noite neste movimentado bar. Antes de mais, novos e velhos, modernos ou não, residentes e turistas, todos se misturam perfeitamente aqui. Em segundo lugar, os barmen. São simpáticos, têm todo o tempo do mundo para si e um fenomenal conhecimento sobre cocktails, especialmente cocktails de gin. Não admira que tenham recebido tantos prémios. Em terceiro lugar, se ainda estiver a pensar na sua visita ao Guggenheim, o acordo histórico para construir o museu foi feito aqui mesmo, no início dos anos 90. Sabino Arana Etorbidea, 1. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

47


Sábado 10:00 Bochoco

Este gastrocafé é famoso pelos seus pastéis, doces e bolos caseiros. Experimente os chupa-chupas de bolo de confetes ou os densos, escuros e húmidos quadrados ou ainda, a grande especialidade, os churros (uma espécie de donut melhor, muito melhor) mergulhado em chocolate. Não é de admirar que seja o favorito de muitos habitantes locais. 11:00 Ponte Zubizuri

Dê um longo passeio pelas ruas do Ensanche, o coração da nova Bilbau. Por nova, queremos dizer “fundada no início do século XIX”. Edifícios e fontes bonitos e neoclássicos indicam porque esta era e ainda é o local da burguesia da cidade. Caminhe ao longo do rio Nervión e atravesse a famosa Ponte Zubizuri, tal como o Guggenheim, outra maravilha da arquitetura moderna. Excelente arte, excelente arquitetura, excelente comida: assim é Bilbau. 12:00 O caminho para San Sebastian

O caminho para San Sebastian demora cerca de uma hora, de autocarro ou de automóvel (não vá de comboio, é muito mais lento). A estrada leva-o por bonitas colinas e, à esquerda, tem vistas para o oceano Atlântico.

Ponte Maria Christina

48

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Em seguida, chega a San Sebastian, uma pequena cidade com uma grande reputação. Apenas alguns factos: tem nove restaurantes com estrelas Michelin e três deles têm três estrelas, a mais alta classificação possível. Deste modo, San Sebastian supera Londres e Roma. A sua tradição de alta culinária tem séculos. 13:15 Alojamento

Hotel Maria Cristina O hotel Maria Cristina abriu em 1912 e, apesar de recentemente renovado, manteve o seu grande ambiente, incluindo o chão de mármore e os antigos lustres. Fica perto da cidade antiga e da praia. Paseo Republica Argentina, 4. Hotel de Londres y de Inglaterra Este hotel está na praia. O porquê do nome? Sim, o interior é muito inglês. Se reservar, peça um quarto com vista para o mar. Zubieta, 2. Hotel Zenit Inaugurado em 2014, este moderno hotel oferece um interior luminoso e um design industrial. Tem o seu próprio estacionamento, terraço, ginásio, um excelente restaurante e está próximo da praia. Antonio Maria Labaien, 1.

Caption: naam en evt beschrijving


13:30 Kokotxa

Kokotxa é a palavra basca para bochechas de bacalhau panadas, uma especialidade da casa (e da região). O chef Dani Lopez tem uma excelente reputação pela sua fusão de cozinha tradicional basca com um toque japonês e chinês. Se jantar aqui, não se surpreenda se vir entrar um pescador com o peixe do dia. Não há comida mais fresca. No entanto, os preços são muito razoáveis neste restaurante com estrela Michelin. Pode ter um almoço inesquecível por cerca de 60 €. É outro dos grandes encantos de San Sebastian: a melhor comida do mundo a um preço razoável. Calle del Campanario, 11. 15:00 Parte Vieja

Há muito mais nesta fantástica cidade além da comida. Guarde a famosa praia e a baía para domingo e passeie pelas antigas ruas e becos da Parte Vieja (centro histórico). Aqui, o tempo parece parar.

Kokotxa

Hotel Zenit

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

49


Mercado La Bretxa

17:00

Mercado de La Bretxa

Restaurante Arzak

San Sebastian tem um dos melhores mercados de alimentos de toda a Espanha. Não admira que esteja sempre cheio de donas de casa, chefs, lavradores, pescadores em busca de produtos frescos locais. E todos eles conhecem as duas “regras” da cozinha basca: qualidade e simplicidade. Veja e sinta peixe e mariscos recentemente pescados. Veja e prove produtos típicos bascos, como o Idiazabal, um queijo de ovelha, e a guindilla verde grelhada. Enquanto turista, irá sentir-se bem recebido. Os comerciantes vão explicar-lhe tudo sobre as suas especialidades e produtos. Pl. De la Bretxa, 2. 20:00 Arzak

O quê? É isto? O restaurante Arzak encontra-se numa área residencial e quem o vê por fora não imagina o que realmente é: um dos melhores dez restaurantes do mundo. A chef Elena Arzak é uma das quatro gerações de Arzaks que gerem este restaurante. O seu pai, Juan, ganhou a terceira estrela Michelin em 1989 e Elena manteve as três estrelas. O que esperar? Para lhe dar um exemplo, a lagosta é servida num tablet que mostra imagens do mar em movimento. Todos os detalhes são importantes e todos os sabores são uma experiência emocionante. 50

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Uma e outra vez, tudo o que lhe é servido é uma verdadeira obra de arte. Para escolher o vinho, pergunte ao sommelier. A lista de vinhos tem 49 páginas e há mais de 100 000 garrafas na adega. O jantar custa cerca de 175 € por pessoa. Não é muito para uma experiência gastronómica única na vida. Mas fica desde já o aviso: é necessário reservar mesa com seis meses de antecedência. Av. Alcalde Elósegui, 273.


Domingo 09:00 The Loaf

Javier Garcia é cinco vezes campeão barista de Espanha e o homem que introduziu um ótimo café em San Sebastián. Não há melhor forma de começar o dia. Além do excecional café, o pão fresco faz crescer água na boca. O The Loaf está a apenas alguns quarteirões de distância da ... 10:00

Playa de la Concha, uma das excelentes praias de

Playa de la Concha

No domingo, a famosa praia de la Concha pode ficar movimentada desde muito cedo. Isto porque a fama de San Sebastien se deve a outro motivo além da comida: o surf. A cidade é palco de dezenas de campeonatos de surf locais, nacionais e internacionais e, na primavera e no verão, a praia parece mais a Califórnia ou a Austrália do que a costa basca. O oceano aqui tem as condições perfeitas para o surf. A forma em crescente da Playa de la Concha é também uma das mais belas praias da Europa. No final da praia, encontra o Palácio Miramar, construído em 1893 como residência estival da rainha de Espanha, Maria Cristina, que se tinha apaixonado por San Sebastian, tal como tantos outros visitantes. Passeie ao longo da praia, admire os surfistas, desfrute da paisagem, especialmente da vista da ilha Santa Clara, e coma uma refeição ligeira num bar da praia. Sugerimos pintxo, com bacalhau extremamente fresco. Em seguida, descontraia-se. É fácil. É San Sebastián.

San Sebastian; um local favorito para os surfistas profissionais

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

51


52

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


ESTILO DE VIDA

CORPO INTELIGENTE À medida que a tecnologia fica mais inteligente, estamos a utilizá-la para melhorar a nossa saúde. É a última moda. Os dispositivos inteligentes e os wearables ligam-se ao seu smartphone e abrem possibilidades anteriormente inimagináveis. A Revista Ford Vignale faz uma seleção dos melhores.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

53


Uma melhor postura O Lumo Lift é um dispositivo wearable que monitoriza a sua postura. Quando utiliza o pequeno e leve Lumo Lift junto da sua clavícula, este vibrará se a sua posição sentada ou em pé não estiver direita. Todas as posturas e níveis de atividade durante o dia são enviados para a aplicação Lumo Lift, para que possa monitorizar o seu progresso. www.lumobodytech.com

Silver Mother Quer os melhores cuidados para os seus pais ou avós, mas não é possível vigiá-los durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Felizmente, a “Silver Mother” pode fazê-lo. Estas pequenas “bonecas” estão repletas de sensores para monitorizar a segurança e a saúde. Pode fixar uma “Silver Mother” a qualquer objeto do quotidiano e observar a qualidade do sono, os hábitos de ingestão de água e a toma de medicamentos. Os sensores também registam a temperatura, monitorizam a porta de entrada e os hábitos da vida quotidiana. Se detetar uma potencial preocupação, a “Silver Mother”, composta por uma central e quatro sensores versáteis, envia uma notificação para o seu smartphone.

Uma caixa repleta de surpresas A marca desportiva Under Armour tem o presente perfeito para o dia de Ano Novo. Para incentivar as melhores intenções – “Quero uma vida mais saudável” – a UA HealthBox oferece o essencial. A caixa é composta por balanças (para vigiar o peso), uma faixa de peito (para monitorizar o ritmo cardíaco) e uma faixa de pulso (para controlar os passos e o sono). Todos os dados dos vários dispositivos são recolhidos na aplicação UA Record, um painel para definir objetivos, registar o sono e exercícios, medir a atividade e controlar a nutrição. A Under Armour também dispõe de uma sapatilha equipada com um chip para monitorizar o exercício e está a trabalhar nuns auscultadores que medem a frequência cardíaca através das orelhas. www.underarmour.com 54

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

www.sen.se


Balanças inteligentes As balanças Body Cardio da Withings, inventora de aplicações e produtos médicos inteligentes, indicam mais do que o seu peso. O visor digital mostra-lhe o seu IMC, composição corporal e frequência cardíaca. Mas não é tudo. As balanças estão equipadas com uma calculadora de PWV. PWV significa velocidade de onda de pulso e disponibiliza informações sobre a sua saúde cardiovascular geral. Monitoriza o estado do seu coração medindo o tempo que o sangue demora a deslocar-se da aorta até aos pés. A aplicação incluída com a balança indica-lhe se a condição do seu coração é a ideal e oferece sugestões para a melhorá-la. www.withings.com

Sem problemas

O jogo dos dentes limpos Esta escova elétrica da Kolibree foi concebida para permitir que as crianças (e os pais) desfrutem ao máximo daqueles dois aborrecidos minutos, três vezes ao dia. Graças à sua tecnologia de conetividade (liga-se ao seu smartphone), esta escova de dentes funciona como um controlador de jogos. Escovar os dentes permite-lhe fazer corridas de coelhos ou navegar como um pirata, os dois jogos fornecidos pela aplicação Kolibree. Quando as crianças terminam, a qualidade do seu tempo de escovagem é controlada com precisão pela mesma aplicação.

Manter-se hidratado nunca foi tão fácil como com a Hidrate Spark. A elegante garrafa de água está disponível em várias cores e faz muito mais do que guardar líquidos. A aplicação incluída regista a quantidade de água que bebe e ajuda-o a definir objetivos enviando-lhe notificações. Para ter a certeza de que não se esquece, a garrafa brilha quando for altura de voltar beber. www.hidratespark.com

www.kolibree.com

Auscultadores de sonho Os auscultadores com deteção de sono da Kokoon são o próximo passo na monitorização do sono. Não só medem quando o seu descanso noturno está abaixo do nível, como também sugerem modos de o melhorar. Em primeiro lugar, os auscultadores utilizam o áudio para o descontrair e induzir o sono. Quando estiver adormecido, removem as distrações para melhorar a qualidade do sono. Finalmente, o alarme inteligente sabe qual o ponto perfeito no seu ciclo de sono para o acordar. www.kokoon.io Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

55


Um beijo simulado Quando vê o Thync pela primeira vez, é difícil acreditar que este wearable de aspeto futurista realmente funciona. O gadget tecnológico triangular branco deve ser colocado no canto superior do seu rosto para fazer a sua magia e as fitas pretas fazem o seu trabalho no pescoço. Em conjunto, estimulam os nervos com impulsos elétricos de baixo nível para recriar o efeito relaxante de uma massagem, salpicos de água fria ou o beijo de uma pessoa querida. Basta uma sessão de 10 minutos para que o seu corpo ative o seu estado natural de energia ou calma. www.thync.com

Comida lenta

Apanha o osso Praticar exercício suficiente é essencial para os seres humanos e para os animais. O WonderWoof é um monitor de atividade para o seu cão. O laço Bluetooth, muito engraçado, está ligado à aplicação WonderWoof e permite-lhe monitorizar minuto a minuto o comportamento do seu amigo de quatro patas. Com base na quantidade de tempo que o Max, a Lucy ou o Jake passaram a correr, a dormir, a jogar e a andar, a aplicação calcula se a quantidade de exercício adequada foi atingida. Uma funcionalidade adicional do WonderWoof é a possibilidade de conhecer outros amantes de cães na sua área. www.wonderwoof.com

Depois de comer em quantidades excessivas, comer depressa é um mau hábito para uma digestão adequada. A HAPIFork tenta combater ambos os hábitos com o seu garfo eletrónico. Evita comer depressa através de vibrações suaves. O HAPIFork também contabiliza o tempo total necessário para consumir a sua refeição, o número de garfadas e os intervalos entre elas. Toda a informação é carregada em HAPI.com para facilitar a monitorização dos seus hábitos alimentares. Um programa de orientação que o ajuda a alcançar os seus objetivos. www.hapi.com

Mais rápido do que um flash A Lumenus é especialista em roupa e acessórios inteligentes. As malas, camisolas de corrida e acessórios estão equipados com tecnologia LED que se acende durante a travagem ou viragem, enquanto corre ou anda de bicicleta. Com base nas informações sobre o percurso que introduzir na aplicação do seu smartphone, a roupa da Lumenus, como esta mochila FlashBack, sabe exatamente para onde vai e sinaliza a sua direção aos outros utilizadores da estrada. As funções adicionais incluem um modo de autotreino. Os LED indicam se a sua velocidade de treino está próxima dos objetivos que definiu. Muito útil. Disponível na Europa em 2017. www.lumenus.com

56

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A



www.lacostenederland.nl



THE FORD MOTOR COMPANY PRESENTS

A NOSSA GAMA PREMIUM: FORD S-MAX VIGNALE E FORD MONDEO VIGNALE JÁ DISPONÍVEIS. SAIBA MAIS EM VIGNALE.FORD.PT

FORD MONDEO VIGNALE, CONSUMO COMBINADO DE 4.5 L / 100 KM E EMISSХES CO2 DE 119 G/KM FORD S-MAX VIGNALE, CONSUMO COMBINADO DE 5.0 L / 100 KM E EMISSХES CO2 DE 129 G/KM

SEARCH

FORD VIGNALE

Go Further


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.