Portuguese Ford Vignale Magazine #4

Page 1

R

E

V

I

S

T

A

ENTREVISTA

GISELE BÜNDCHEN

A VIDA DO FENÓMENO DO BRASIL PÁGINA 18.


EDITORIAL APRESENTAMOS-LHE OS EMBAIXADORES DA FORD VIGNALE

B

em-vindo à mais recente edição da revista Ford Vignale. Obviamente que está a lê-la quando lhe é mais conveniente

e é exatamente isso que pretendemos na Ford Vignale. O controlo é totalmente seu, faz as coisas à sua maneira e quando mais lhe convém. A nossa missão na Ford Vignale consiste em dar valor ao seu tempo e ajudá-lo a tirar o máximo partido de um estilo de vida agitado. Os nossos automóveis são fabricados com total atenção ao detalhe e seguimos a mesma abordagem no atendimento pessoal: uma experiência de proprietário concebida a pensar em si, dando-lhe a liberdade para fazer escolhas reais sobre como passar o seu tempo e saborear os momentos que são realmente importantes. Com isto em mente, temos alguns artigos para si nesta edição. Laila Pawlak, uma analista de tendências dinamarquesa, explica o que o consumidor atual espera: não quer apenas visitar uma loja; quer uma experiência e, acima de tudo, quer ser tratado como um amigo (ver pág. 38). Em termos de qualidade, apresentamos as melhores piscinas de terraço do mundo. Por melhores entenda-se: melhores vistas, melhor comida, melhor atendimento (ver pág. 32). Por último, planeia viajar este verão? Então, leia as nossas dicas de viagem para poupar tempo (pág. 52). Falamos-lhe ainda, detalhadamente, sobre os nossos modelos Ford Vignale, como o Ford S-MAX Vignale e os nossos futuros SUV, o Ford Edge Vignale e o Ford Kuga Vignale. A Ford oferece muito mais do que automóveis; também estamos empenhados em explorar outras soluções de mobilidade, tal como o plano Ford Smart Mobility ilustrado na página 25. Não perca o artigo sobre os estilistas londrinos Joe e Charlie Casely-Hayford, cujas peças de vestuário masculino são procurados em todo o mundo (ver pág. 10). Combinam a verdadeira arte de fabrico com uma excelente atenção ao detalhe, produzindo o mais requintado vestuário de luxo moderno. Por último, mas não menos importante, oferecem os melhores serviços personalizados aos seus clientes. Todos estes princípios aplicam-se também à filosofia Ford Vignale. Assim, não é surpreendente que, esta primavera, Joe e Charlie se tenham tornado embaixadores da Ford Vignale. O terceiro novo embaixador da Ford Vignale é Kai Petermann, um editor de design sediado em Berlim. Kai especializa-se em produtos

topo de gama imprescindíveis para homem e, nesta edição, selecionou os melhores, mais inteligentes e mais luxuosos produtos para as suas viagens de verão (pág. 44). Desfrute desta edição e do seu verão!

Jim Farley CEO da Ford Europe

FORD


A família Ford Vignale está a aumentar. Seguindo a linha do Ford Mondeo Vignale e do Ford S-MAX Vignale, apresentamos o Ford Edge Vignale (à esquerda) e o Ford Kuga Vignale (à direita). Obviamente, estes novos modelos têm todas as características Ford Vignale: pura arte de fabrico, o luxo mais requintado e a tecnologia mais recente.

FORD EDGE VIGNALE


10

JOE E CHARLIE CASELY-HAYFORD A equipa de pai e filho cria designs exclusivos, que refletem a sua paixão pela elegância de bem-vestir, combinada com o estilo da moda urbana. Também são embaixadores Ford Vignale. Por isso, tivemos a desculpa ideal para lhes fazer uma visita.

06 16 32 4

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

O MUNDO DA FORD As tendências de hoje, os temas de conversa de amanhã.

O ESPETÁCULO DE LE MANS Meio século depois de vencer a lendária corrida de 24 horas, a Ford regressa a Le Mans, porque Le Mans é uma celebração da inovação.

AS MELHORES PISCINAS DE TERRAÇO Saboreie uma bebida, dê um mergulho na piscina e desfrute de vistas deslumbrantes. A nossa seleção das melhores piscinas de terraço.

38 52

LAILA PAWLAK – RELAÇÕES PÚBLICAS A especialista em experiências dos consumidores dinamarquesa fala sobre as grandes mudanças nas relações com os consumidores nesta era digital.

VIAJAR DE FORMA INTELIGENTE Gosta de viajar mas não gosta de esperar? Damos-lhe algumas sugestões e truques para uma viagem eficiente.


CONTEÚDO

46 22 26

48 HORAS EM ANTUÉRPIA Medieval e moderna, com excelentes restaurantes e bares - e um vibrante setor de design e artes.

TENDÊNCIA MUNDIAL: BICICLETAS URBANAS

CONHEÇA ROBERT WOLFF

A moderna bicicleta de luxo é uma obra-prima do

O que torna uma cor Ford Vignale

design e é construída para a perfeição, refletindo o seu

numa cor Ford Vignale, e porque

estilo pessoal. A nossa

desenvolver uma demora um total

seleção das melhores

de 32 meses.

bicicletas e dos melhores locais para andar

com

nelas.

Editora: Ford Europe www.ford-vignale.com Produzida por: Pelican Custom Delflandlaan 4 1062 EB AMSTERDAM Países Baixos +31 20 7581000 www.pelicancustom.com Pelican Custom: Frank Kloppert, Jeannette Stavorinus, Juliette Hoijtink, Elizabeth Zesjkova Chefes de redação: Catherine Blee (Ford Europe), Hans Verstraaten, Han Thoma Diretor artístico: Jaap Sinke Diretores Gráficos Adjuntos: Mervyn Hall, Danny van den IJssel (coordenação) Editores: Lieke Lemmens, IFA Amesterdão, Jens Holierhoek Revisor: Peter McSean Imagens: Michael Jefferson, Adam Quest, Christian

18 GISELE BÜNDCHEN

O perfil de uma profissional motivada, para além

Rolfes, David de Jong, Getty Images, Gianni Camilerri,

de uma trabalhadora e inteligente mulher de

Piet de Kersgieter, Erik Kleinberg

negócios e mãe.

Diretor de Marketing: Paul Laurey (Pelican Media) Gestão de produção: Daniëlle van Tol Direitos de autor A Revista Ford Vignale é publicada pela Ford Europe. Se tiver sugestões, questões ou comentários, contacte a Pelican Custom através do e-mail: fordvignale@pelicancustom.nl. Agradecemos os seus comentários. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida e/ou publicada através de impressão, fotocópia, gravação áudio, publicação na Internet ou de qualquer outra forma sem a autorização prévia por escrito da Ford Europe e da Pelican Custom.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

5


Notícias e tendências sobre tecnologia e mobilidade Ford e outras empresas e marcas inspiradoras.

O ícone O icónico Ford Mustang é o sonho de todos os rapazes (e de muitas raparigas). Por isso, eles e elas vão adorar o conjunto de 185 peças LEGO Mustang que inclui o piloto e o quadro com os tempos das voltas. Está disponível na loja online LEGO para todas as crianças a partir dos sete anos. O Ford Mustang também chegou à nova edição do Monopoly Empire. Enquanto constrói o seu império de marcas conhecidas, pode utilizar o famoso carro desportivo como peças de jogo. www.shop.lego.com / monopoly.com

Melhor e mais rápido:

SYNC 3 com controlo por voz A Ford lançou o seu novo sistema de entretenimento e comunicações – o SYNC 3, com controlo por voz e ecrã tátil. As principais características da terceira geração de tecnologia multimédia controlada por voz são o desempenho mais rápido, ecrã tátil de fácil utilização e comandos por voz através de conversação. Uma vez que a maioria das pessoas não dispensa as atividades nos seus smartphones, a Ford utiliza o AppLink, que lhe permite ligar as suas aplicações, como o Spotify, ao seu veículo. Para utilizadores de iPhone, para iniciar uma sessão Siri tem apenas de premir sem soltar o botão Push to Talk do SYNC, situado no volante. Todos os comandos podem ser executados em apenas alguns passos, graças à renovada estrutura de comando do SYNC 3 e à sua interface intuitiva. O SYNC 3 inclui Apple CarPlay e Android Auto.

A Ford é a empresa mais ética do mundo Pelo sétimo ano consecutivo, a Ford foi nomeada a empresa mais ética do mundo pelo Ethisphere Institute. A Ford Motor Company recebeu o prémio porque desenvolve as suas atividades de forma correta e toma as decisões certas nos seus negócios quotidianos. “A Ford compreende que a confiança é a pedra angular de tudo o que faz e o seu compromisso em participar ativamente numa comunidade global ajuda a explicar as razões pelas quais é a única fabricante de automóveis que a Ethisphere reconhece todos os anos desde 2010”, afirmou Timothy Erblich, CEO da Ethisphere.

6

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


O MUNDO DA FORD

Um momento de tranquilidade Sente-se e relaxe nas cápsulas de bem-estar especialmente desenvolvidas pela Ford. Apresentadas pela primeira vez durante o Salão Internacional do

Diga adeus ao encandeamento Conduzir com os máximos acesos pode encandear os outros condutores. Mas baixar os seus faróis reduz a sua capacidade de ver e de ser visto. A Glare-Free Highbeam é uma tecnologia que lhe permite conduzir com a capacidade total de faróis máximos sem receio de encandear os outros. Uma câmara montada

Automóvel de Genebra Show 2016, pode usufruir de uma experiência de meditação consciente enquanto descansa nas cápsulas. Uma sessão de áudio orientadora permite que os ouvintes desfrutem do momento presente, concentrados e relaxados, algo que falta na nossa vida ocupada e condicionada pelo tempo. A meditação consciente nestas cápsulas bloqueia o ruído intrusivo e facilita o relaxamento e o foco no que está a acontecer à volta. Tempo bem gasto, poderá dizer.

no para-brisas deteta outros veículos e ciclistas até vários metros de distância durante a noite. O sistema reconhece, com base na deteção de faróis ou luzes traseiras, se há mais trânsito no seu caminho. Quando isso acontece, a Glare-Free Highbeam ajusta o ângulo e a intensidade dos faróis para evitar encandeamento. A nova tecnologia está disponível para o novo Ford S-MAX, Ford Galaxy e futuros SUV Ford Edge.

O homem que tem coragem para desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida – Charles Darwin, The Life and Letters of Charles Darwin

Assistente de estacionamento personalizado O Wall Street Journal chama-lhe a “capital das aplicações”: São Francisco. Não é de admirar. A cidade junto à baía é um paraíso para empresas emergentes e uma extensão do vizinho Silicon Valley. Existem aplicações para chamar médicos, para a mais rápida entrega de pizza, táxis, naturalmente (a Uber nasceu aqui), serviços de lavandaria, serviços de transporte para mães que ficam em casa. Tudo aquilo que possa imaginar, São Francisco tem. É possível viver através das aplicações aqui. Uma das mais recentes é a Luxe, que oferece uma solução para os graves problemas de estacionamento no centro da cidade. Vai para ao centro da cidade de automóvel para uma reunião de negócios? Utilize a aplicação e um assistente irá recolher o carro e devolvê-lo quando quiser. Mesmo que o seu compromisso lhe ocupe todo o dia, a taxa é de 15 dólares, numa cidade onde normalmente paga 15 dólares por uma hora, isto se conseguir encontrar um lugar livre. A Luxe tem uma ambição bem conhecida nesta área das altas tecnologias: conquistar o mundo. www.luxe.com

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

7



O MUNDO DA FORD

Formas mais inteligentes de viajar O FordPass chega à Europa este ano. Esta nova plataforma inovadora foi concebida para fornecer aos seus membros soluções de mobilidade inteligentes. A adesão é disponibilizada a proprietários de veículos Ford e não Ford. São oferecidas quatro vantagens aos membros. O Marketplace oferece diferentes tipos de serviços de mobilidade, tais como estacionamento e partilha. Os FordGuides oferecem ajuda personalizada através do telefone ou chat em direto. Na FordHubs (na Europa, a primeira será aberta em Londres), os consumidores poderão explorar as últimas inovações da Ford, saber mais sobre os serviços de mobilidade da empresa e desfrutar de eventos exclusivos. O Appreciation é um programa de fidelidade onde, recentemente, o FordPass se juntou a algumas marcas líderes, incluindo a McDonalds e a BP, para membros FordPass. Tudo faz parte da missão da Ford de disponibilizar serviços inovadores e mobilidade mais inteligente. O FordPass será lançado na Alemanha, França e Reino Unido ainda este ano, e chegará a outros mercados em 2017 e posteriormente. Para obter mais informações e manter-se informado sobre o FordPass, inicie sessão em www.fordpass.co.uk / www.fordpass.de / www.fordpass.fr

Clube de proprietários Ford Vignale Ser proprietário de um Ford Vignale já é uma experiência de proprietário única. Mas, à semelhança da calorosa receção no Ford Vignale Lounge e da ajuda do Gestor de Relações Vignale ao ajudar a adaptar o seu carro de acordo com as suas necessidades e fornecer serviços que permitem poupar tempo, o Ford Vignale oferece algo novo: o Clube de

A Ford entra no ciclismo

proprietários Ford Vignale. Como membro, receberá ofertas exclusivas adequadas ao seu estilo de vida, passando por música, viagens, desporto, moda e muito mais.

A Ford será o fornecedor exclusivo de carros e carrinhas da Team Sky ao longo de 2016. A equipa de ciclismo, que teve três vitórias na Volta à França nos últimos quatro anos, irá utilizar os carros nas principais competições do ano, incluindo as três grandes - Giro d'Italia (já realizada em maio) Tour de France (julho), La Vuelta a España (de agosto a setembro) - e durante as fases de treino. Durante as corridas, os diretores desportivos e os mecânicos de equipa da Team Sky irão conduzir carrinhas pretas Ford Mondeo equipadas com o logótipo azul da Team Sky e com a tecnologia da Ford Intelligent All-Wheel Drive. A Ford irá fornecer durante toda a temporada 24 veículos de apoio especialmente modificados. Ao lado da carrinha Ford Mondeo estarão o Ford S-MAX, Ford Kuga, Ford 2T Transit e o Ford Tourneo. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

9


10

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


A EXPERIÊNCIA VIGNALE

Os londrinos Joe e Charlie Casely-Hayford são a força impulsionadora por trás de uma marca britânica reconhecida pelo seu vestuário masculino sofisticado. Esta equipa de pai e filho cria designs exclusivos, que refletem a sua paixão pela elegância de bem-vestir, combinada com o estilo da moda urbana. Também são embaixadores Ford Vignale. Por isso, tivemos a desculpa ideal para lhes fazer uma visita.

BEM-VESTIR AO ESTILO URBANO Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

11


“A nossa moda não tem a ver com rapidez, embora seja o que muitas pessoas associam à moda” Charlie

N

orman Road: uma rua tranquila, numa zona multicultural do norte de Londres chamada Seven Sisters. Não há nada que indique que a marca de moda Casely-Hayford tem um escritório aqui. Até que vemos um Ford Mondeo Vignale preto brilhante estacionado no cimo da rua. Trata-se de um indicador de que estamos no sítio certo. Através de uma enorme porta de garagem, entramos no espaçoso estúdio onde Joe (60) e Charlie (30) trabalham regularmente. Ou talvez devamos dizer irregularmente, uma vez que a regularidade não faz parte da vida quotidiana para estes designers britânicos. Depois de terem trabalhado durante mais de 20 anos em Shoreditch, no coração de Londres, pai e filho pensavam que estava na hora de uma nova energia e mudaram-se para esta área. Na sua opinião, Shoreditch era originalmente um local interessante, com grandes armazéns e muitos artistas, mas foi gradualmente descoberto e comercializado, estando agora a ser invadido por promotores imobiliários. Seven Sisters, por outro lado, ainda parece ser autêntico e despretensioso. Interpretação moderna

É apenas a segunda vez que pai e filho se encontram esta semana. Estão a lidar com agendas loucas e a trabalhar em vários projetos, 12

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

e cada dia traz uma nova história. “Esta manhã, recebemos inesperadamente um e-mail do Japão a dizer que um grande e prestigiado armazém está interessado em abrir uma loja pop-up da nossa marca”, diz-nos Joe, que construiu a sua reputação internacional como designer de moda em meados dos anos 1980. É uma excelente oportunidade para eles e vão discuti-la durante o almoço de hoje no Clove Club, bastante aclamado pelo seu design simples e cozinha britânica moderna, localizado no Town Hall do seu antigo bairro e propriedade de um amigo. Joe aprendeu a sua arte em Savile Row, a rua na Mayfair de Londres que é famosa pelas suas alfaiatarias personalizadas para homens e que atrai clientes como membros da família real e o primeiro-ministro do Reino Unido. Hoje em dia, Joe ainda utiliza muitas técnicas de alfaiate inglês tradicionais, de alta qualidade, só que agora combina-as com uma dose de moda urbana. Segundo diz, “as silhuetas dos nossos fatos são relaxadas e contemporâneas, mas também têm características tradicionalmente inglesas, como ombros inclinados ou mangas com bainha em costura invisível. Gostamos de interpretar certos detalhes de uma forma completamente moderna.” Esta mistura de habilidade artística com os avanços mais recentes, também valores

Em cima à esquerda: Charlie utiliza o seu Ford Mondeo Vignale para visitar os seus clientes. Em cima à direita: pai e filho trabalham no estúdio. Abaixo: parte da coleção masculina. Página à direita: um passeio por Shoreditch.


Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

13


“A roupa que uso parece ser clássica, mas na verdade é contemporânea, com elementos de inovação subtis” Joe

fundamentais para a Ford Vignale, esteve no centro de uma colaboração que fez de Joe e Charlie embaixadores Ford Vignale. Perspetivas diferentes

Charlie tem mais de 1,80 m de altura e hoje está a usar um fato azul, t-shirt preta, botas militares e meias vermelhas. Juntou-se à empresa do seu pai em 2009, mas passou a infância no estúdio dos seus pais. “Eu cresci a ver o mundo através dos olhos do meu pai”, diz Charlie. “Acho que só a partir da minha adolescência é que comecei a afastar-me das coisas que o interessavam e a criar as minhas próprias ideias e formar a minha própria identidade. Partilhamos os mesmos princípios, mas partimos de diferentes perspetivas. Ambos contribuímos com coisas diferentes. Muitas vezes temos debates interessantes. 14

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Frequentemente, quando chego a um conceito que penso que é relevante e inovador, é a terceira vez que o meu pai o vê, porque a moda está a iniciar um novo ciclo.” Joe acrescenta: “Um dos melhores aspetos que o Charlie traz para o negócio é que está muito interessado em atrair várias pessoas de diferentes grupos sociais e diferentes idades. Eu talvez me interesse mais pela inovação, por criar algo novo que tenha um valor social.” Joe ri-se: “O Charlie está sempre a impedir-me de avançar, mas de uma boa forma.” O que pai e filho têm em comum é uma forte paixão pela música, desde a música clássica ao jazz e ao hip-hop. Têm desenvolvido uma afinidade com músicos britânicos, mas mais talentos emergentes do que os que já estão estabelecidos. “Nós vestimos muitos dos


Em cima à esquerda: almoço no The Clove Club, o seu restaurante favorito. Nesta página: vista do estúdio e das coleções.

britânicos influentes que estão a caminho de criar coisas fantásticas.” A cidade é uma inspiração inesgotável para a marca. Charlie pensa que “Londres é diferente de outras grandes cidades modernas, como Nova Iorque ou Paris. Lá, os grupos sociais e étnicos estão separados, enquanto Londres é um caldeirão cultural. Há muita interação e troca de ideias. Para os designers, isso é incrivelmente estimulante.” O que é o luxo?

O vestuário Casely-Hayford está a ser vendido em boutiques exclusivas por todo o mundo. Joe e Charlie têm ambições para a sua própria loja? Certamente, mas não têm pressa. “Já vimos muitas marcas aparecerem e morrerem. Não estamos dispostos a cometer o mesmo erro.

Demorámos muito tempo a criar uma identidade de marca clara. A construção de uma casa de moda demora décadas. Basta pensarmos nas grandes casas de moda que existem há séculos. O tipo de moda que estamos a desenvolver não é necessariamente fugaz, embora seja a isso que muitas pessoas associam a moda”, diz Charlie. Para além disso, o mercado tornou-se mais competitivo ao longo dos anos. A fome dos consumidores pela aprovação pelos seus pares, por vestir as marcas certas, só dificulta cada vez mais a vida aos designers independentes. Por isso, a marca Casely-Hayford prefere não ser o sabor do momento: prefere o tipo de aclamação menos ofuscante, mais duradoura. Como refere Joe, “a nossa marca é sobre longevidade. Claro que somos subconscientemente influenciados pelas tendências e penso que é importante refletir sobre

o que as pessoas querem, de forma a ter presença no mercado, mas acredito que o meu estilo transcende o mercado. Muitas das peças que visto parecem ser clássicas, mas na realidade são contemporâneas. Gosto de elementos de inovação muito subtis. Repare na gola deste casaco: parece simples, mas é realmente necessário ter habilidades de corte para criá-la. Porque atualmente tudo é produzido digitalmente ou por máquinas, há um valor adicional para a mão humana. Cada vez mais, as pessoas procuram artes esquecidas. Para nós, isto é que é o luxo: dar o tempo necessário a um artesão para fazer algo realmente bonito. Este é um elemento importante do luxo da era moderna.”

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

15


UMA CELEBRAÇÃO DA INOVAÇÃO Os desportos motorizados têm sido um viveiro de inovação para a Ford. Por isso, o regresso a Le Mans meio século depois de alcançar os três lugares do pódio nesta lendária corrida de resistência é muito mais do que uma excelente homenagem à herança da Ford nos desportos motorizados. É uma celebração da inovação.

A

s corridas automobilísticas são uma das formas mais corajosas de uma empresa de automóveis demonstrar a sua superioridade tecnológica. Especialmente se se tratar do centro de todas as atenções na pista automóvel mais prestigiada do mundo: as 24 Horas de Le Mans. Para a Ford, os desportos motorizados estão no seu ADN: a empresa nasceu literalmente na pista de corridas. Em 1901, Henry Ford correu em diversas provas, vencendo veículos que tinham o triplo da potência. Mas o que faltava à criação de Ford em pura potência, foi mais que compensado em inovação inteligente. Por exemplo, pediu ao dentista local para fazer velas de ignição em porcelana para que o seu carro trabalhasse mais suavemente. A sua criatividade acabou por levar à criação do lendário carro de corridas Ford 999, que venceu muitas corridas e financiou o início do que hoje conhecemos como Ford Motor Company. Regressar a Le Mans

Avancemos rapidamente para 1966. Henry Ford II, o neto mais velho de Henry Ford, faz história no mundo das corridas de automóveis com o Ford GT40, o primeiro carro americano a vencer em Le Mans. O seu sobrinho de nove anos, Bill Ford, testemunhou a impressionante conquista dos três 16

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

lugares do pódio, que teve um impacto tremendo sobre o rapaz, levando-o a dedicar a sua vida à Ford Motor Company. As memórias desse dia de 1966 continuam a inspirar os entusiastas do desporto automóvel ainda hoje, incluindo Bill Ford, que atualmente é Executive Chairman da Ford Motor Company. Por isso, quando em 2013 foram feitos planos para criar o derradeiro supercarro de estrada, uma reincarnação do GT40 vencedor de Le Mans, foi também espoletado um desejo de voltar à mais excecional corrida de resistência do mundo. Inovação através do desempenho

Mas o regresso da Ford a Le Mans não se trata apenas de nostalgia. A Ford acredita em abraçar grandes desafios e encontrar soluções inovadoras para milhões de clientes. Esta filosofia já vem do seu fundador. o Ford GT centra-se na inovação através do desempenho. Além disso, uma vez que a corrida de resistência foi um alvo fundamental desde o início, os carros de estrada e de pista foram desenvolvidos em simultâneo. Para maximizar as suas hipóteses em Le Mans, a Ford juntou-se à lenda das corridas Chip Ganassi. Chip gere uma das equipas de corridas mais bem-sucedidas do mundo, tendo ganho 17 campeonatos principais e

famosas corridas de resistência, como Indianapolis 500, Daytona 500, 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring. Juntar Le Mans ao seu leque de vitórias é um dos seus sonhos mais antigos. Da estrada para a pista

As corridas de automóveis sempre foram o derradeiro teste para carros de estrada na Ford. Embora o GT seja radical em todos os aspetos e a apresentação perfeita do conhecimento da Ford, o objetivo é transportar ideias aprendidas na estrada e levá-las ao derradeiro teste na pista. O melhor exemplo talvez seja o seu motor EcoBoost V6 de 3,5 litros, bi-turbo com 500 cavalos. Utiliza a mesma tecnologia inteligente de um motor EcoBoost Ford Vignale para o tornar extremamente leve e poderoso, bem como altamente eficiente em termos de consumo de combustível. Este conceito de motor, já testado e comprovado, provou o seu sucesso em mais de 5 milhões de veículos de produção, tornando-o o design ideal e fiável para corridas de resistência. Tem também excelentes resultados até ao momento, tendo celebrado vitórias nas 12 Horas de Sebring e nas 24 Horas de Daytona. Outra área-chave do desenvolvimento é a tecnologia de construção leve. Todos os carros de


A FORD EM LE MANS

24 HORAS HISTÓRICAS A Ford está de regresso a Le Mans com Andy Priaulx, Stefan Mücke, Harry Tinknell e Marino Franchitti atrás do volante. O seu desejo é estarem à altura da vitória de Chris Amon em 1966 com o Ford GT40. Como é que o neozelandês recorda estas 24 horas, das mais intensas da sua vida? Chris, como é que recorda esse dia em 1966? “Quando comecei nas corridas, as 24 Horas de Le Mans eram, e ainda são, um dos mais importantes eventos do calendário internacional do desporto automóvel. Ter ganho nesse dia em 1966 e ter sido parte da primeira vitória da Ford lá, foi, para mim, algo

estrada Ford Vignale beneficiam da vasta experiência dos desportos automóveis, experimentando materiais leves como o alumínio. Menos peso significa velocidades mais elevadas na pista, bem como menor consumo de combustível - crucial para corridas de resistência e, obviamente, para a condução diária. O que se segue?

Se o desporto automóvel é pioneiro em tecnologia do futuro, o que se segue? Uma das mais interessantes inovações no Ford de corrida para Le Mans é um componente relativamente pequeno. A entrada de ar do motor foi criada

com impressão 3D. A Ford utiliza a impressão 3D desde 1988, tendo produzido já meio milhão de peças, uma vez que a tecnologia pode transformar ideias de designs de componentes em produtos testáveis em poucas horas. Esta tecnologia será destinada a veículos de produção mais cedo do que se pode imaginar. Existem várias razões para as 24 Horas de Le Mans serem mais um marco das corridas de automóveis para a Ford. Além de assinalar o famoso triunfo de há 50 anos, é o último capítulo de uma história que começou com a mentalidade pioneira do próprio Henry Ford.

enorme. Eu tinha apenas 22 anos e demorei alguns dias até tomar consciência da dimensão da vitória.” Como é que se preparou para a corrida? “A preparação foi principalmente garantir que a configuração do carro, a posição do assento, pedais e outros aspetos fossem adequados tanto para o [copiloto] Bruce McLaren como para mim. A tática também foi discutida de forma aprofundada, uma vez que tínhamos feito uma condução muito conservadora nas 24 Horas de Daytona nesse ano e acabámos por ficar em quinto lugar. Por isso, optámos por uma abordagem mais agressiva para este evento.” As pessoas ainda se recordam de si como vencedor de Le Mans? “Muitas pessoas parecem ainda lembrar-se da nossa vitória. Eu considero que é gratificante, não só para mim, mas também para a memória do Bruce McLaren. Infelizmente, ele esteve connosco muito poucos anos depois da nossa vitória em 1966.”

O modelo de produção do Ford GT foi desenvolvido em simultâneo com o carro de pista. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

17


18

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


ENTREVISTA VIGNALE

Gisele Bündchen Modelo, mãe, ícone no mundo empresarial

É a modelo mais bem paga do mundo, é casada com uma estrela do desporto e pertence a uma família brasileira muito feliz: conheça Gisele Bündchen, que aprendeu pela via mais difícil o valor e a importância de aproveitar bem o tempo.

P

or vezes, vê-se a si própria como duas pessoas diferentes. A primeira é simplesmente ela, Gisele Bündchen. Uma profissional de 34 anos, muito trabalhadora, simpática, sociável, frequentemente ocupada com trabalho para instituições de caridade, mãe de duas crianças e muito organizada no trabalho e em casa. Se visita uma amiga e vê que a sua casa está um caótica, , sente logo uma forte vontade de começar a arrumar (e uma vez fez isso mesmo). Quando faz o jantar, o que é frequente, utiliza apenas os legumes da própria horta – a sua casa é 100% ecológica. Os amigos e as cinco irmãs dizem que é terna, muito fiel, realista, modesta e divertidamente autocrítica. Quando se olha ao espelho, vê uma mulher com – e está mesmo convencida disso – um nariz muito grande. A outra Gisele Bündchen é o fenómeno.

Desde que iniciou a carreira de modelo em 1994 com 14 anos, apareceu em mais de 350 campanhas publicitárias, mais de 1200 capas de revista e quase 500 desfiles de moda. Trabalhou para empresas como Apple, Chanel, Christian Dior, Balenciaga, Dolce & Gabbana, Missoni, Versace, Céline, Givenchy, Bvlgari, Lanvin, Guerlain, Valentino, Ralph Lauren, Earl Jean, Zara, Chloé, Michael Kors, Louis Vuitton e, por último, mas não menos importante, Victoria's Secret (cujas ações caíram 31% em poucas horas no dia em que foi anunciado que tinha deixado de trabalhar para a gigante de lingerie e moda dos EUA). Quando trabalha para uma marca, as vendas aumentam sempre e, frequentemente, muito. Por exemplo, as vendas do champô Pantene da Procter and Gamble aumentaram 40% quando começou a representar o produto. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

19


Com o seu marido Tom Brady e (página à direita) com o filho Benjamin.

“Aprendi depressa. Nunca fui medrosa. Sempre achei que tudo ficaria bem, e ficou.”

20

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Uma das suas próprias marcas, as sandálias Ipanema, vende cerca de 25 milhões de pares por ano. O seu valor líquido estimado ronda os 320 000 000 €. Acrescente-se a isto o facto de esta mulherfenómeno ser é casada com outro fenómeno: Tom Brady, estrela do futebol americano, jogador dos New England Patriots e adorado pelos adeptos deste desporto (e talvez alguns adeptos de outros desportos). É um cliché, mas não deixa de ser verdade: é um casamento de sonho. Anos antes de encontrar Tom Brady, esteve noiva de Leonardo diCaprio.

Quando olha para esta mulher, para este fenómeno, por vezes fica espantada: serei mesmo eu? Sim, é. Lições duras

Como ser um fenómeno? No caso de Gisele, tudo começou de forma simples. Cresceu em Horizontina, uma pequena cidade no sul do Brasil dominada por pessoas como ambos os seus pais, de ascendência alemã. O pai era bemparecido e a mãe era bonita, tal como era e ainda é a sua irmã gémea Patrícia. E a Gisele? Relembrando o seu tempo de escola, diz:


“Existem sacrifícios. A vida deve ser um desafio, porque os desafios são o que nos faz crescer.” sentia-se segura na sua cidade natal. No entanto, tinha feito a sua escolha: começar uma carreira de modelo. Viajou para São Paulo, desta vez sozinha, com o dinheiro que o pai lhe deu para apanhar um táxi quando chegasse. Mas deu por ela a pensar: que tal poupar algum dinheiro e ir de metro? “Fui para a estação, abri a minha mochila e reparei que a minha carteira tinha desaparecido. Não fazia ideia de que alguém me tinha roubado! Na minha cidade, ninguém rouba ninguém. Comecei a chorar. Tive de ir a pé até ao meu novo apartamento. Tive muitos momentos assim, mas aprendi depressa. Nunca fui medrosa. Sempre achei que tudo ficaria bem, e ficou.” Aprendeu uma lição de vida durante o percurso: “Tudo o que vale a pena tem um preço. Para mim, ser modelo implicou deixar a minha família. Pensam que gostei? Não! Existem sacrifícios. A vida deve ser um desafio, porque são os desafios que nos fazem crescer.”

“Era alta e muito magra. Os miúdos da escola chamavam-me Saracura, que é um pássaro de pernas longas e finas. Eu era mais alta do que todos os rapazes da minha turma. Naquela idade, é normal pensarmos que somos a coisa mais estranha que alguma vez andou na Terra.” Mas tudo mudou quando um dia foi a um parque de diversões de São Paulo: “Não podia ter ficado mais emocionada! Apareceu um homem de uma agência de modelos chamada Elite e disse: “Deverias ser uma modelo.” Foi a primeira vez na minha vida em que alguém me achou bonita.” Tinha 14 anos. Adorava os pais e as irmãs e

Quando chegou aos 20 já era uma modelo famosa. Estava feliz? Nem por isso. “Trabalhava e trabalhava, e estava totalmente afastada das minhas emoções. Não tinha noção do preço que estava a pagar. Viajava para todo o lado, sem estabilidade nenhuma. Abusei muito de mim. Não dormia. Alimentava-me com comida de plástico todos os dias e trabalhava 10 a 12 horas. Pudera! Quanto é que o corpo aguenta? Sentia-me esmagada por tudo. Chorava e não sabia de onde vinham as lágrimas. Quando cheguei aos 22, atingi um ponto em que só pensava: tenho saudades da minha mãe; quero ir para casa; quero seis meses de férias; quero o meu ambiente de apoio; quero aquela segurança que a minha família me dá. A minha vontade era dizer:

faço parte desta família, aceitem-me de volta, por favor!.” Aceitaram-na, claro. Durante seis meses, descansou, relaxou, deixou de fumar e começou a alimentar-se de forma saudável. Tinha aprendido outra lição. Ela é, por natureza, muito competitiva, muito motivada e aceita todos os desafios que se atravessam no seu caminho. Aprendeu que, embora estes aspetos do seu caráter lhe trouxessem muito sucesso e dinheiro, não devia confundir isso com felicidade. Felicidade é jantar com a família. Ter um dia inteiro com a agenda vazia. Ir à praia com os miúdos e os cães. Começar o dia com ioga. Ter tempo para os amigos. Ter tempo para todos e para tudo o que é importante na vida. Isso é tempo muito bem passado. Instituições de caridade

Uma das prioridades na sua vida é trabalhar com instituições de caridade, até porque tem a mesma ambição de tornar o mundo um pouco melhor. Algum do seu trabalho para caridade ajuda pessoas perto de casa, por exemplo, capacitar as raparigas das favelas do Brasil e proporcionarlhes uma educação adequada. Também trabalha muito para a Cruz Vermelha, com mulheres que sofrem de cancro da mama, com projetos de proteção das florestas tropicais do Brasil, na promoção da energia solar, em projetos de proteção da vida selvagem africana… a lista é muito extensa. Depois, existem os Jogos Olímpicos deste verão no Rio de Janeiro. Estará lá, obviamente, como adepta do desporto e como mascote do Brasil. “Este mundo deu-me muito. O que mais quero é devolver o máximo que conseguir.” Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

21


INTELIGENTE E ELEGANTE PELA CIDADE O verão é ideal para descobrir novas cidades de bicicleta. No entanto, não poderá fazê-lo com uma bicicleta qualquer. Tem de ser desenhada e construída na perfeição, de acordo com o estilo pessoal de cada um. Temos andado pelo mundo à procura daquelas que todos queremos e de bons locais para andar.

22

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


TREFECTA DRT

MOBILIDADE URBANA

TREFECTA DRT

Qualidade suíça

A primeira pergunta que vem à cabeça é: o que é isto? Bem, é a coisa mais parecida com uma moto que pode conduzir sem carta de condução. Na verdade, ao combinar pormenores de design militar arrojados com um motor elétrico de zero emissões e muitos dispositivos de alta tecnologia, esta Trefecta DRT de fabrico suíço tem provavelmente um aspeto mais interessante do que o de uma moto. O seu quadro dobrável é fabricado com blocos sólidos de alumínio que a tornam leve e suficientemente robusta para andar fora da estrada. A potência vem de um motor elétrico de 4 kW que oferece 250 Nm de binário e permite atingir a espantosa velocidade máxima de 70 km/h. A bateria de iões de lítio de 60 V

dá-lhe uma significativa autonomia de 100 quilómetros a motor, mas há sempre a autonomia infinita a pedalar. Vem com uma transmissão de 14 velocidades que permite mudanças de velocidade automáticas e seleção de velocidade eletrónica à mão. Tudo isto é complementado com diversas opções controladas por uma aplicação própria através de conetividade Bluetooth e Wi-Fi, que permite ajustar parâmetros da bicicleta e consultar uma grande variedade de dados, por exemplo, a duração e a autonomia da bateria. Não é de surpreender que este canivete suíço sobre rodas tenha um preço a condizer. A diversão com uma Trefecta começa em 22 500 €, mas pode custar bastante mais com a adição das inúmeras opções personalizáveis.

Onde pode andar? As bicicletas Trefecta foram desenvolvidas na agreste região alpina do cantão de Zug, onde não faltam trilhos de montanha difíceis, mas a DRT sente-se igualmente em casa quando passeia pelo cenário urbano de Zurique. Um sítio muito interessante é a antiga zona industrial de Zurique-Oeste. Entre os melhores pontos de interesse, destacam-se as boutiques de moda e design sob os arcos da linha férrea, vários mercados alimentares excelentes e a espetacular loja-bandeira da Freitag.

www.trefectamobility.com/e-bikes Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

23


WILLIAMS CYCLES THE URBAN ONE WILLIAMS CYCLES A URBAN ONE

Fabrico britânico moderno

Estamos perante design de vanguarda combinado com fabrico britânico moderno, provenientes de uma pequena oficina familiar que utiliza apenas os melhores materiais. A Urban One é uma ideia original de dois irmãos, Harry e Tom Williams de Bath, Wiltshire. O surpreendente quadro de madeira atrai claramente todas as atenções. Embora o estilo pareça antigo, é uma ideia enganadora, pois na verdade é fabricado com um material compósito de alta tecnologia que consiste numa mistura de bambu e linho. Este material permitiu criar uma bicicleta que possui 24

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

a rigidez necessária para acelerar pela cidade, mas que também consegue absorver as vibrações em ruas calcetadas. Empregaram também titânio e uma liga leve para reduzir o peso. Uma caraterística simpática, ideal para percursos urbanos, é a transmissão contínua que desliza sem sobressaltos até à relação de caixa de 360% através de uma alavanca no punho do guiador. Para complementar, possui uns impressionantes travões de disco mecânicos e uma silenciosa transmissão NuVinci acionada por correia que vai apaixonar os engenheiros. Tendo em conta os materiais de alta tecnologia e a qualidade do fabrico, um preço de 2500 £ parece razoável. www.williams-cycles.cc

Onde pode andar? Wiltshire oferece oportunidades fantásticas para os veículos de duas rodas, com Bristol a ser considerada a cidade mais ciclista do Reino Unido. Experimente o caminho ao longo da via férrea de Bristol para Bath, um dos 10 melhores percursos para bicicleta na Grã-Bretanha, ou explore o percurso Bath Two Tunnels, que liga Bath a Midford Valley e passa pelos túneis de Devonshire e Combe Down, sendo este o túnel mais comprido onde se pode andar a pé e de bicicleta na Grã-Bretanha.


VAN MOOF ELECTRIFIED S

Uma experiência eletrizante

Desde que aprendeu a andar de bicicleta, o que deve ter sido quando aprendeu a andar, já que é holandês, Taco Carlier tem-se dedicado à criação da melhor bicicleta urbana de sempre. Juntamente com a sua equipa na Van Moof, estudou a forma como as pessoas utilizam as bicicletas nos percursos diários para o trabalho e procurou funcionalidades inteligentes que pudessem ser acrescentadas ao design básico da bicicleta para a transformar numa alternativa inteligente aos carros e transportes públicos. A sua criação mais recente é a Electrified S: provavelmente a melhor bicicleta elétrica de sempre para deslocações diárias. Não parece demasiado volumosa, como as bicicletas elétricas costumam parecer, porque toda a tecnologia e as baterias estão bem arrumadas no quadro. Pesa apenas 18,5 kg. A assistência elétrica ajuda o utilizador a andar duas vezes mais depressa com

esforço mínimo e permite atravessar Manhattan cinco vezes com uma carga de bateria. Os ladrões de bicicletas não têm hipóteses, porque esta bicicleta não possui um bloqueio com chave. Em vez disso, o bloqueio abre-se com um simples deslizar de dedo na aplicação para smartphone, que até inclui rastreamento antirroubo. Preço: cerca de 3000 €. www.vanmoof.com

AS AMBIÇÕES DA FORD PARA UMA MOBILIDADE URBANA MAIS INTELIGENTE Pela primeira vez na história do nosso planeta, há mais pessoas a viver em cidades do que nas áreas rurais. Com esta tendência de aumento da urbanização destinada a continuar, enfrentaremos grandes dificuldades para sustentar a qualidade de vida nas áreas urbanas. A Ford está dedicada a este desafio através do plano Ford Smart Mobility (plano de mobilidade inteligente) que visa a utilização de tecnologia e inovação

Onde pode andar? A cidade que Carlier mais gosta de explorar em duas rodas é Nova Iorque, sobretudo Brooklyn. O percurso da marginal de Brooklyn é obrigatório, com muitas ciclovias novas de alta qualidade, vistas fantásticas com Manhattan na linha do horizonte, boas lojas e sítios para tomar café ao longo do caminho. São 12 km de Greenpoint a Sunset Park que se fazem em menos de uma hora.

no sentido de melhorar a vida das pessoas. Enquanto continua a concentrar-se no seu negócio principal – desenho, fabrico e manutenção de automóveis, SUVs, camiões e veículos elétricos – a Ford procura também oportunidades emergentes para liderar no setor do transporte inteligente. As principais áreas do plano Ford Smart Mobility são a conetividade, veículos autónomos, experiência do cliente, dados e análises,

VAN MOOF ELECTRIFIED S

e mobilidade. Em matéria de mobilidade urbana, a Ford já realizou mais de 30 experiências de mobilidade a nível global para compreender as mudanças nas preferências dos consumidores relativamente aos transportes. Temos vários programas-piloto em curso: o GoPark, que consiste na construção de um sistema de estacionamento com previsão em Londres, capaz de direcionar os condutores para as ruas onde terão maior probabilidade de encontrar um lugar de estacionamento; e o GoDrive, um programa de partilha de automóvel, também em Londres, que oferece garantia de estacionamento nos locais mais procurados, como o Aeroporto de Londres London City.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

25


CORES VERDADEIRAS Robert Wolff é o especialista de cores Ford Vignale. O que torna única uma cor Ford Vignale? Como é que se cria? Como é que alguém se apaixona por carros e cores? Robert explica-nos.

26

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


VIGNALE DESIGN

R

obert Wolff recorda com agrado o seu primeiro carro. Estava a aprender a conduzir e os pais ofereceram-lhe um Ford Escort em segunda mão. “Era azul turquesa!” afirma. “Gostava muito desse tom de azul. Os meus pais compraram-no porque era barato por ser em segunda mão mas, para mim, era maravilhoso, fantástico. O meu primeiro carro, e dessa cor!” Os carros e as cores fascinam Robert. Trabalha como técnico especializado no departamento de design de cores e materiais do Ford Design Studio, próximo de Colónia, e concentra-se nas cores exteriores dos modelos do Ford Vignale. Em colaboração com os designers, desenvolve as cores Ford Vignale, tais como Nocciola, um castanho dourado brilhante, ou Ametista Scura, um púrpura escuro, ou Milano Grigio, um cinzento elegante brilhante. Para ele, é o emprego dos seus sonhos. Robert estudou engenharia e, como parte do programa da universidade Ford, tornou-se aprendiz numa fábrica da Ford. Em 2009, trabalhou como estagiário em engenharia de pintura. Qual a sua tese na universidade? Não é surpresa: foi sobre engenharia de pintura. Robert comenta que “o fascínio com os carros não vem de família. A minha mãe não entende o meu fascínio pelos carros. Para ela, um carro… bem, é um carro. Mas há uma outra coisa para ela: tem de ser vermelho. Por isso, talvez eu tenha herdado a sua obsessão pelas cores.”

“As cores Ford Vignale tornam o carro ainda mais premium. Destacam a sua geometria” Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

27


Verniz de unhas

Normalmente, o desenvolvimento de uma nova cor demora 36 meses. O processo começa sempre numa oficina e envolve todos os designers do Ford Vignale e as equipas de cor e pintura. Robert afirma: “Na fase de desenvolvimento, procuramos criar um produto viável mas, no final, predomina a nossa filosofia de cores: ter as melhores cores do mercado. Para isso, obviamente, temos de explorar os limites: obter mais efeitos; obter melhores cores; obter cores

28

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

mais brilhantes. Os designers dizem-nos: queremos algo mais premium, ou mais intenso, ou mais brilhante. Mostram-nos objetos: um pedaço de couro, um móvel, uma página de uma revista. Uma designer com quem trabalhava trazia-me sempre verniz de unhas: “É isto que quero - uma cor exatamente como esta. “Todos os exemplos e sugestões são colocados em quadros. Vemo-los, voltamos a ver e discutimo-los… É preciso ter muita paciência, mas é um processo fascinante. As tendências de cor são parte do processo: que

Ao misturar pigmentos, inicia-se o processo de encontrar a cor certa para um modelo Ford Vignale. Este processo exige muita paciência e meses de trabalho.


“Estes fantásticos designers inspiram-me e ensinaram-me a explorar os limites”

cores estão a aumentar ou diminuir de popularidade? Não só no setor automóvel, mas também, por exemplo, no design de mobiliário, no design de interiores. Por isso, os nossos designers visitam muitas feiras de mobiliário e outras exposições para obter inspiração, mas também para conhecer as tendências de cor. Dedicam muito tempo à análise das tendências de cor: na rua, nas lojas, na Internet, em revistas… Não nos dedicamos muito às tendências da moda. A moda é demasiado rápida. Muda duas vezes por ano, no mínimo, e não se compra um carro para os próximos meses, mas para os próximos anos.” Tratamento especial

Durante este longo processo, existe uma pergunta recorrente: esta cor é mesmo uma cor do Ford Vignale? Robert diz: “As cores Ford Vignale devem ser cores que tornam o carro ainda mais premium. São selecionadas para realçar a geometria Ford Vignale e recebem um tratamento especial na oficina de pintura. Estas cores são realmente especiais porque não estão disponíveis em qualquer outra linha de automóveis. A Nocciola foi a primeira cor que

desenvolvemos, um castanho bonito com tons dourados e um efeito de mica, o elemento na tinta que dá ao Nocciola do Ford Mondeo um aspeto extrabrilhante. Todos queriam que fosse perfeita. Discutimos muito sobre a cor e criámos muitas amostras.” Também existem outras perguntas, quase todas do Robert. Queremos desenvolver esta cor, mas será possível? Os nossos fornecedores de tintas podem produzi-la? A fabrica da Ford em Valência (onde é produzido o Ford Vignale) pode implementá-la? “A maioria dos membros da equipa são designers. Os designers pensam de forma diferente dos engenheiros. Têm uma atitude muito ativa. “Queremos isto, vamos fazê-lo!” E eu pergunto sempre: mas como é que o vamos fazer? Mas estes fantásticos designers inspiram-me e ensinaram-me a explorar os limites.” Fórmula secreta

Uma cor nova é testada pelos clientes e potenciais clientes da Ford, mas também é testada pelo sol e calor da Florida e outras condições meteorológicas. A qualidade da tinta num novo carro deve manter-se consistente, no mínimo,

durante 12 anos, de acordo com os estritos padrões da Ford. Após 18 meses neste processo, a tinta é utilizada em carros reais. “E, em seguida,” explica Robert, “chega o momento de tomar uma decisão. Tenho de certificar-me de que todas as nossas tecnologias podem reproduzir esta cor. Em seguida, desenvolvemos a cor em colaboração com um fornecedor. Quando obtemos a cor exata que queremos, temos a matriz. Temos a fórmula, que é secreta, como a fórmula da Coca-Cola.” No final do ano, a palete do Ford Vignale terá duas novas cores: azul profundo e um vermelho rubi. “Traduzem totalmente o aspeto do Ford Vignale: cores muito bonitas que transmitem o aspeto premium.” Mas de que cor é o seu próprio carro? “Um Focus ST cinzento furtivo, adoro a cor! Num Ford Focus, muda completamente o carro. É essa a intenção. É uma cor fraturante. Ou se gosta ou não. É uma cor que marca uma posição, tal como as cores Ford Vignale.”

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

29


FORD S-MAX VIGNALE

UMA EXPERIÊNCIA DE PROPRIETÁRIO ÚNICA

30

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


FORD S-MAX VIGNALE

A família Ford Vignale está a aumentar rapidamente em 2016 com a chegada do Ford S-MAX Vignale e, lá mais para o final do ano, do Ford Kuga Vignale e do Ford Edge Vignale. Tal como os outros membros da família, o Ford S-MAX Vignale exemplifica a expressão máxima da Ford com qualidade em todos os detalhes. Uma combinação da melhor arte de fabrico, das mais recentes tecnologias e de uma experiência de proprietário verdadeiramente única.

O

Ford S-MAX Vignale está disponível em cores Ford Vignale exclusivas, como a Vignale Milano Grigo metálica perolizada ou a Vignale White Platinum. O interior está coberto por pele Windsor com acolchoado hexagonal, os bancos e as portas interiores são fabricados com os materiais mais duráveis e da melhor qualidade. A atenção aos detalhes, a todos os detalhes, é a chave para a filosofia Ford Vignale. Os designers, engenheiros e artesãos passam meses – por vezes anos – a aperfeiçoar até os mais pequenos detalhes do Ford S-MX Vignale, que também incorpora as melhores e mais recentes tecnologias. Vejamos, por exemplo, o sistema de som perfeito do Ford S-MAX Vignale, aliado ao sistema de controlo ativo do ruído que o transforma em um oásis de tranquilidade. Todos os Ford S-MAX Vignale estão equipados com Ford SYNC 3 com controlo por voz, e um ecrã tátil de 8’’ e navegador com Guia Michelin; este sistema permite-lhe controlar informação e

entretenimento com comandos de voz simples e eficazes. Prima o botão e diga “Preciso de café” e o sistema guia-o até ao café mais próximo. Não é apenas o carro que é topo de gama; os serviços incluídos também o são. O Ford S-MAX Vignale é uma experiência de proprietário única. Cada FordStore tem um Ford Vignale Lounge especial onde o cliente é recebido pelo Gestor de Relações da Vignale. O gestor ouve atentamente os seus desejos, está sempre à sua disposição e acompanha-o ao longo de todo o seu percurso enquanto cliente e vai mais além. Isto é essencial para a filosofia Ford Vignale. O Gestor de Relações da Vignale sabe que o seu tempo é precioso. Por isso, se o seu Ford S-MAX Vignale precisar de uma lavagem, o seu Gestor de Relações da Vignale certifica-se de que o carro é recolhido, limpo e entregue onde desejar. Tal como todos os outros membros da família Ford Vignale, o Ford S-MAX Vignale não é apenas um carro, é toda uma experiência. Uma experiência muito especial.

Gama Ford S-MAX Vignale: consumo de combustível combinado de 5,5 a 7,9 l/100 km, emissões de CO2 de 144 a 180 g/Km. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

31


NADAR NO TOPO DO MUNDO

Está a precisar de uma rápida escapadinha citadina durante o verão? Então, as piscinas de terraço são para si. Não há nada como nadar num terraço com a cidade aos seus pés. Nadar não é para si? Quase todas as piscinas de terraço dispõem de excelentes bares onde pode desfrutar de uma bebida. Para quem procura um oásis urbano, apresentamos estes 10 de várias partes do mundo. Imperdíveis.

32

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


“A piscina de 150 m oferece uma vista fantástica da linha do horizonte da cidade, a partir de uma estonteante altura de 57 andares”

PISCINAS DE TERRAÇO

Hotel Romeo Nápoles, Itália Nápoles, cidade de comida, cidade de alfaiates, cidade de Romeo. Romeo? Mas ele não era de Verona? Não, falamos do hotel Romeo. Este hotel de designer, classificado pelo guia Condé Nast Traveler como um dos melhores estreantes do mundo, encontra-se no coração da cidade, a poucos passos das principais atrações. O hotel é uma síntese perfeita de design moderno, arte contemporânea e “Made in Italy” clássico no seu melhor. A piscina no terraço também é muito requintada: pequena mas impressionante e situada no nono andar. A localização do hotel na marginal urbana oferece aos banhistas uma posição privilegiada de onde podem observar os estivadores a descarregar contentores no porto ou olhar para o distante Vesúvio ou para Capri. Bella vista!

Hotel Marina Bay Sands Singapura Quer experimentar a sensação de nadar no topo do mundo? Bem, o mais parecido com isso é provavelmente mergulhar na piscina do hotel Marina Bay Sands em Singapura. A piscina de 150 m oferece uma vista fantástica da linha do horizonte da cidade, a partir de uma estonteante altura de 57 andares. Além da extraordinária piscina e das vistas, o terraço do SkyPark inclui também vários restaurantes, bares e um spa com ginásio. A única desvantagem é que a piscina se destina exclusivamente aos hóspedes do hotel. Aos restantes visitantes resta a possibilidade de reservar bilhetes para o miradouro do SkyPark, de onde podem pelo menos apreciar as tremendas vistas sobre a cidade.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

33


Soho House Nova Iorque, E.U.A. A SoHo House foi fundada em Londres em 1995 com o lema “uma casa longe de casa para quem trabalha em áreas criativas”. Dispõe atualmente de casas em Berlim, Istambul e várias cidades dos EUA, incluindo Nova Iorque. O hotel situa-se em Manhattan, no Meatpacking District, uma zona popular devido à moda, e aceita ocasionalmente reservas de não-sócios apesar de ser um hotel só para sócios. Quem não tiver a sorte de conseguir uma reserva pode, pelo menos, usufruir de todas as áreas do clube, incluindo a famosa piscina no último andar, que é aquecida e está aberta durante todo o ano. O serviço de comidas e bebidas é servido nas espreguiçadeiras e nas mesas durante todo o dia nos meses de verão.

Grand Hotel Central Barcelona, Espanha O terraço deste elegante hotel de cinco estrelas oferece vistas espetaculares sobre a área de El Born e a famosa catedral de Barcelona. Situado perto de várias estações de metro numa localização que permite visitar muitas das atrações da cidade a pé, o hotel oferece uma excelente base para uma estadia na capital da Catalunha. No terraço, a piscina estende-se até ao infinito e o seu SkyBar é recomendado para quem sabe apreciar os pequenos prazeres da vida enquanto saboreia um exótico cocktail ao som de música suave. Durante o dia, o SkyBar destina-se exclusivamente aos hóspedes do hotel, mas ao final da tarde abre as portas para quem estiver com disposição para uma bebida enquanto flutua por cima da cidade.

34

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


So Sofitel Bangkok Banguecoque, Tailândia Erguendo-se 30 pisos acima da cidade, o hotel So Sofitel Bangkok é onde o design, a tecnologia, o prazer e o luxo se misturam na perfeição. Com um espaço interior parcialmente concebido pelo designer de moda francês Christian Lacroix, o hotel apresenta uma combinação impressionante de design francês e tailandês. Impressionante é também a palavra correta para a piscina localizada no terraço e para as festas mensais So Pool, mundialmente famosas, que ali são organizadas. Deep House é a música de eleição na zona da piscina, enquanto o hip-hop é rei no jardim. As festas têm início às 13:00, enchem quase instantaneamente e duram oito horas. Não vai andar por lá na altura desta festa épica? Não se preocupe. A piscina é o local ideal para nadar, deitar-se ao sol, beber e apreciar a impressionante vista sobre Banguecoque e sobre o parque Lumpini.

Hotel The Joule Dallas, E.U.A. Vai ao Texas? Não se esqueça de visitar Dallas e especialmente o The Joule, um hotel boutique de cinco estrelas situado no coração da área empresarial da cidade. Situado no edifício de um banco dos anos 1920 e oferecendo instalações de arte dramática, um spa de luxo, design inteligente e comidas e bebidas premiadas, o The Joule é obrigatório. Por cima de tudo isso está uma piscina exótica que oferece aos hóspedes a sensação de nadar para além da extremidade do hotel enquanto observam a agitação da baixa de Dallas. A piscina sai literalmente para fora do edifício e o seu espetacular lado de vidro permite que os banhistas olhem diretamente para a Main Street em baixo.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

35


Hotel B2 Boutique Zurique, Suíça Haverá melhor lugar para descontrair do que um spa com vista de cortar a respiração sobre Zurique e as montanhas circundantes? Em 2011, o telhado e as caves abobadadas da antiga fábrica de cerveja Hürlimann sofreram uma transformação e foi criado o Thermalbad & Spa Zürich com zonas de spa luxuosas. Os visitantes podem banhar-se na mística gruta rodeada pelas paredes de pedra abobadadas e centenárias da velha fábrica de cerveja, ou apreciar a bela paisagem com Zurique no horizonte a partir da piscina aquecida exterior do terraço. O Hotel B2 Boutique abriu as suas portas um ano mais tarde, apresentando uma excitante mistura de charme industrial e design de luxo. Quando começar a sentir o cansaço dos banhos, reserve um quarto aqui.

“A piscina aquecida no terraço é vermelha e possui um sistema de som subaquático”

Hotel Unique São Paulo, Brasil Gosta de arquitetura e vai até São Paulo? Se puder ficar no Hotel Unique, não hesite, mas pelo menos vá lá tomar uma bebida ou comer qualquer coisa no famoso bar do terraço do hotel, o SKYE Bar. O responsável pelo design invulgar do edifício, que foi considerado pelos críticos como uma das sete maravilhas do mundo moderno, é o famoso arquiteto brasileiro-japonês Ruy Ohtake. A condizer com o visual notável do hotel, a piscina aquecida na cobertura é vermelha e possui um sistema de som subaquático. Para completar a sensação glamorosa à volta da piscina, não faltam espreguiçadeiras brancas chiques e vistosos pufes vermelho-rubi. O SKYE Bar tem um ambiente descontraído e um DJ a partir das 21:00.

36

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


Hotel W Amesterdão, Holanda Amesterdão pode não ser o primeiro lugar na sua mente quando pensa em piscinas de terraço. Porém, com a abertura do Hotel W em 2015, a cidade recebeu a sua primeira piscina de terraço. Situado no famoso centro da cidade, com o Palácio Real ao lado, a piscina de 22 metros é o sítio para estar neste verão. Ao lado da piscina, no sexto piso, encontra-se o lobby, com os tetos e as paredes em vidro e uma vista panorâmica sobre a cidade. A piscina e o bar estão abertos ao público. Qualquer pessoa que visite o bar para tomar uma bebida pode dar um mergulho refrescante na piscina.

Adelphi Hotel Melbourne, Austrália O Adelphi foi o primeiro hotel boutique da Austrália quando abriu em 1993 num armazém de nove pisos convertido, com um design industrial minimalista. Mais de 20 anos depois, o hotel Adelphi foi reaberto pelos novos proprietários, que o salvaram de problemas financeiros, e está agora melhor do que nunca. Com cinco estrelas e um visual baseado em sobremesas (bancos com formas de guloseimas e frascos de doces em todos os quartos), o Adelphi está tão na moda como sempre. Um dos espaços mais surpreendentes do hotel é a impressionante piscina no terraço, com fundo transparente e suspensa por tirantes, prolongando-se dois metros para além da extremidade do edifício.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

37


“O cliente quer ser tratado como um amigo.” Laila Pawlak é uma especialista em gestão das relações com clientes e consultora da Ford Vignale. Falou-nos sobre a diferença entre serviços rápidos e baratos e experiências de cliente muito especiais, bem como sobre a enorme importância do fator tempo para os clientes.

L

aila Pawlak começa com um exemplo simples que quase todos conhecemos. Vai duas vezes por semana a um spa perto de onde vive. O spa não recolhe quaisquer dados invulgares sobre ela para serem analisados em computador. O pessoal do spa já sabe o que esta pessoa quer e o que não quer. Tratam-na como uma amiga. É a experiência de cliente clássica. Outro exemplo, mas agora digital. Pawlak é viciada na Netflix, a bem-sucedida empresa de transmissão de video on demand. A Netflix recolhe dados: o que vemos, o que não vemos, a que horas vemos, as nossas preferências. Através de algoritmos inteligentes, a Netflix sabe se gostamos de dramas familiares, de filmes de gangsters ou de séries cómicas. Se gostamos de dramas familiares, por exemplo, faz sugestões especiais: temos este para si, e este, e este, e é provável que gostemos. “Também é como uma amiga”, diz Pawlak. “Uma amiga sabe quais são os vinhos, a música e a comida que preferimos. A Netflix mostra-nos exatamente o que queremos ver.” É a nova experiência de cliente da era digital. Um terceiro exemplo, mas muito diferente. Se comprar um iPhone, este chega às suas

38

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

mãos numa caixa, uma bonita caixa. Muitas das pessoas que compram um iPhone guardam a caixa, quase como um santuário. O processo de abertura da caixa é de tal forma importante que até já tem o nome de “unboxing experience”. “É um extra da Apple”, explica. “Uma experiência extra. Funciona. Antes de começar a utilizar o telefone, a experiência já começou com a caixa. Pensamos: este telefone é mesmo, mesmo especial!” Experiência de luxo

Estes são apenas alguns exemplos de oferta de uma boa experiência de cliente: tratar os clientes de modo a que os mesmos se sintam especiai, para que a aquisição de um produto ou serviço seja uma experiência especial. Pawlak é perita nesta área. Ela e o seu companheiro dirigem a empresa DARE2, em Copenhaga. Entre outras coisas, faz trabalho de consultadoria em que ajuda empresas a contratar as pessoas certas, a aproveitar as tecnologias que crescem exponencialmente, a olharem para elas próprias de uma nova forma e, acima de tudo, mostra-lhes como devem criar a relação com o cliente.

“O Gestor de Relações da Vignale escolhe o que é melhor para o cliente. Não há nada predefinido.”


EXPERIÊNCIA DE CLIENTE

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

39


40

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


“O tempo é o nosso recurso mais escasso e é por isso que estamos cada vez mais preocupados com a forma como o utilizamos.”

Laila Pawlak nos escritórios da sua empresa de criatividade DARE2.

Além disso, está envolvida na experiência Ford Vignale, concentrando-se, novamente, na relação com o cliente. Pawlak diz que “a experiência de cliente não pertence a um único departamento da sua organização. Deve estar nos genes da organização. Nós chamamos-lhe perspetiva do cliente não justificativa. O cliente é central – sempre. Se a sua empresa não tiver isso, não sobreviverá como empresa.” Os clientes têm mudado muito nesta era digital. Os clientes, e não as empresas, é que estão no comando da situação. Navegam na Internet para encontrarem as melhores compras. Comparam, leem análises e procuram negócios exclusivos e únicos. Pawlak vê uma distinção: “Os clientes querem poupar tempo ou gozá-lo, passar bem o tempo.” Por exemplo, ela utiliza o Spotify porque lhe dá acesso barato e rápido à música que prefere. Mas o companheiro é doido pelo vinil e tem uma coleção com centenas de discos. “Porquê?”, pergunta Pawlak. “Porque lhe proporciona uma experiência de luxo, uma experiência especial. É assim que funciona agora: poupar tempo através de serviços rápidos e baratos ou usufruir do tempo com luxo, com

experiências especiais. As empresas vencedoras serão aquelas que oferecerem uma experiência genuína que esteja mesmo centrada em si, personalizada para si. No outro extremo, obterá serviços super-rápidos e super-baratos. As que ficarem no meio terão um grande problema. Como os CD. Não eram rápidos, não eram baratos e não davam uma sensação de luxo. Bem, desapareceram, para sempre.” Os serviços mais personalizados que conhece são os testes de genoma: “Podem dizer-lhe como deve dormir, como deve fazer exercício, como deve comer e até dar-lhe informações sobre os seus antepassados ou riscos de doenças especiais. Não é possível ser mais pessoal do que isto, porque tudo diz respeito a si e está 100% personalizado. Num futuro próximo, poderá ir ao supermercado e a sua aplicação vai provavelmente dizer-lhe, com base nestes testes, o que deve e o que não deve comprar e o que é bom para si ou para o seu corpo.” Conversa de 10 horas

É certo que os dados são cada vez mais importantes para a experiência de cliente, mas em muitos casos as pessoas ainda são o

fundamental: o modo de estabelecer o contacto, contacto real, com o cliente. Veja a Zappos, uma empresa de sapatos dos Estados Unidos. Com a maior parte das empresas, um cliente que pretenda fazer uma reclamação ou pergunta dá por si a falar com um centro de atendimento onde os funcionários trabalham com guiões de respostas. Na Zappos não é assim. Os seus clientes podem realmente conversar com pessoas que lhes fazem as perguntas adequadas e oferecem bons conselhos, e não apenas sobre sapatos. “A conversa mais longa que tiveram com um cliente até hoje durou cerca de 10 horas. Uma conversa de 10 horas! Mas funciona. Como clientes, sentimo-nos tratados como amigos. Sabemos que eles se preocupam mesmo”, diz Pawlak. Outro exemplo, novamente da sua vida pessoal: “Escolhi o meu fornecedor de Internet com base na possibilidade de falar com alguém real. Pago o dobro, mas tenho um serviço pessoal. Atendem o telefone quando eu ligo. Não domino a tecnologia. Preciso de alguém que faça as perguntas certas quando o meu website não funciona. Eles fazem-nas. Isto também é um luxo.” Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

41


Tempo é dinheiro

A experiência Ford Vignale também tem de ser única, obviamente. Pawlak participa no Programa de Excelência para Gestores de Relações da Vignale, um programa da Ford para o pessoal dos FordStore, concebido para reconhecer os casos de excelente serviço prestado ao cliente, onde o tempo, a qualidade e a atenção pessoal são os três pilares. “Se acontecer alguma coisa, ou se tiver uma pergunta urgente, uma pessoa – uma pessoa real – ouve-me e ajuda-me. Essa pessoa compreendeme. Todos queremos que alguém cuide de nós, que nos faça sentir especiais, que nos dedique tempo, atenção. Ser cumprimentada por um ser humano real e receber a atenção dessa pessoa em exclusividade, com empatia pela sua situação específica e preocupação genuína com as suas necessidades pessoais está a tornar-se um luxo muito apreciado. O Gestor de Relações da Vignale quer conhecer os seus desejos e as suas preferências. Não há guiões. Ele ouve, faz as perguntas certas e quer saber quem você é, o que 42

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

faz na vida e, certamente, qual o melhor carro para si. O serviço Ford Vignale é personalizado. O Gestor de Relações da Vignale cria a sua própria relação com o cliente. Trata-o como a um amigo.” Outro fator crucial para o serviço Ford Vignale é o tempo. Pawlak é da opinião de que, “no mundo atarefado de hoje, o tempo é tão valioso como o dinheiro. O tempo é o nosso recurso mais escasso, o que significa que estamos cada vez mais preocupados com a forma como o utilizamos. Um carro tem de ser lavado de vez em quando. Com certeza tem coisas melhores para fazer. Para si, é um desperdício de tempo. O serviço Ford Vignale fá-lo por si. Não há desperdício de tempo. Isto é apenas um exemplo da experiência Ford Vignale. Hoje em dia, os clientes têm paciência zero! O tempo é valioso e os clientes esperam soluções instantâneas que não exijam esforço. Isto também é uma parte importante da vivência do cliente com a Ford Vignale. “Por outro lado, se visitar o salão Ford Vignale no FordStore, estará lá pela experiência de cliente.

O Gestor de Relações da Vignale tem todo o tempo do mundo para si. Vai tratá-lo muito bem. Tudo é pessoal. É personalizado. É para si. Ele excede as suas expectativas. Vai sentir que pertence a um grupo especial, a comunidade Ford Vignale. Fica com uma sensação boa, gratificante. Isso é outra parte da experiência Ford Vignale: tempo muito bem passado.” Pawlak resume: “Quando as pessoas compram um carro, querem luxo no próprio carro, mas a forma como são tratadas enquanto clientes, a sua vivência enquanto clientes, também deve ser toda luxuosa. Penso que a Experiência Ford Vignale está orientada para isso.” Mais tarde, após a entrevista, Pawlak leva-nos pelo centro de Copenhaga. “Uau!”, diz. “Devo ser a primeira a conduzir um Ford S-MAX Vignale na Dinamarca! Isto também é uma experiência muito especial.”



Dele e dela Não tem a certeza do que deve levar para a sua escapadinha de verão na cidade? Temos algumas recomendações para si, inspiradas nos estilos da especialista em experiências de cliente, Laila Pawlak, e do editor (de estilo de vida) de Berlim, Kai Petermann.

Sapatilhas em pele, Ferragamo www.ferragamo.com

Editor de estilo de vida de Berlim Kai Petermann é uma autoridade para todos os homens

Cachecol, Lacoste

que consultam a sua revista

www.lacoste.com

online Heldth (www.heldth.com)

Auscultadores h.ear, Sony

para obter as novidades mais

www.sony.com

recentes sobre itens imprescindíveis e com classe. É especialista em narrativas para marcas e foi recentemente nomeado embaixador do Ford Mondeo Vignale.

Câmara, Cyber-shot™ RX100 IV, Sony www.sony.com

Saco de lona cinzento, Voyage www.voyagebrand.com

Perfume, The One, Dolce & Gabbana www.dolcegabbana.com

Bolsa para iPad em pele, Travelteq Relógio, Speedmaster, Omega

www.travelteq.com

www.omegawatches.com

Bolsa em pele para iPhone, coleção Ford Vignale

Cinto de pele de crocodilo, McGregor www.mcgregor-fashion.com

www.vignalecollection.com

Óculos de sol, Gucci www.gucci.com

44

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

Porta-chaves, Longchamp www.longchamp.com


VIGNALE COMPRAS

Cachecol, coleção Ford Vignale

Saco de fim de semana em pele, coleção Ford Vignale

www.vignalecollection.com

www.vignalecollection.com

Colar de coral, & Other Stories www.stories.com

Chapéu panamá, Rag & Bone via www.netaporter.com

Eau de toilette, Gucci Guilty Stud edição limitada, Gucci www.gucci.com

Pulseira de metal com pele de cobra, Calvin Klein www.calvinklein.com

Carteira em pele, Salvatore Ferragamo

Bolsa de mão com estampado de leopardo, Escada

www.ferragamo.com

www.escada.com

Laila Pawlak é uma especialista em experiências de cliente que Óculos de sol Jackson, Chloe

Relógio, Emporio Armani

www.chloe.com

www.armani.com

dirige a agência DARE2 em Copenhaga, vencedora de diversos prémios, que se especializa no desenvolvimento de experiências de cliente inovadoras. Pawlak ajudou a Ford a construir a experiência Ford Vignale, tendo formado e inspirado os Gestores de Relações Vignale (leia a

Sophia Webster, Sandálias em pele Poppy www.sophiawebster.com

entrevista na página 40).

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

45


48 HORAS EM ANTUÉRPIA É compacta. É medieval. É popular e moderna. É o paraíso para entusiastas do design. É um paraíso culinário. É Antuérpia, ideal para um fim de semana perfeito.

Sexta-feira 17:00 Transporte

pequeno-almoço excelente. Está localizado no centro do antigo bairro judeu.

O comboio leva-o numa viagem de meia hora desde o aeroporto internacional de Bruxelas até à estação central de Antuérpia. A estação central de Antuérpia é um enorme e majestoso palácio neogótico no centro da cidade. Como dizem os locais, é o coração da cidade. Um ótimo ponto de partida.

Hilton Antwerp Old Town (Groenplaats 32) Dizem que os grandes hotéis estão novamente na moda. É um Hilton, mas acima de tudo, é um grande hotel clássico. No centro histórico. Uma combinação de Belle Époque e elegância sofisticada.

18:00 Alojamento

Está pronto? Vamos passear. Quase todas as atrações de Antuérpia estão a curta distância. A catedral é um bom local para começar. É o orgulho de Antuérpia desde a sua inauguração em 1521. A sua famosa torre eleva-se 123 metros acima da cidade. Encontra-se agora na parte medieval de Antuérpia, com as suas impressionantes casas barrocas que se estendem desde o mercado, tudo à sombra da catedral. Tem fome? Vamos jantar... e voltar ao século XXI.

Hotel Julien (Korte Nieuwstraat 24) Claro que é um hotel elegante de design. Mas é também informal e acolhedor. Um lar longe de casa. É muito popular entre seguidores de moda (e todos os que apreciem um design elegante e uma uma estadia descontraída). Boulevard Leopold (Belgiëlei 135) Antuérpia tem dúzias de excelente B&BS. Este é um dos melhores. Quartos grandes, design elegante, atendimento simpático e um 46

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

19:00 Viva no século XVI

Hotel Julien Korte Nieuwstraat, 24


VISITAR A CIDADE

Balls & Glory, Godefriduskaai, 30

21:00 Viva no século XXI

Caminhe na direção sul desde a catedral até chegar a ’t Zuid, que significa “sul” em flamengo. Uma zona de Antuérpia na moda, ‘t Zuid está repleta de restaurantes, entre bons, muito bons e excelentes. Os residentes de Antuérpia são conhecidos pela sua paixão e habilidade culinária com os alimentos há vários séculos e isso é evidente em toda a cidade.

Fiskebar, Marnixplaats, 11

Em ‘t Zuid, experimente o Fiskebar (Marnixplaats, 11), um dos mais elogiados restaurantes da Bélgica. O design é uma combinação de estilo escandinavo e francês, a atmosfera é também acolhedora e informal, e a comida… bem, a comida é peixe, fresco e puro. Próximo de 't Eilandje (“ilha” em flamengo), encontrará o Balls & Glory (Godefriduskaai, 30), onde servem almôndegas. São feitas à mão e

talvez as melhores almôndegas que alguma vez comerá. Quando estiver cheio, passeie até ao ‘t Zuid e visite um dos muitos bares elegantes e experimente uma cerveja de malte amarga flamenga, uma experiência em si mesma. Ou experimente uma das mais de 100 cervejas tipicamente flamengas (mas tenha cuidado: podem ser muito fortes). 23:00 Vamos dançar

O Café d'Anvers (Verversrui, 15) parece antiquado e está localizado num edifício do século XVI, mas é um dos mais famosos clubes da Europa. Abriu as suas portas em 1989, quando apareceu a música house, e sobreviveu a todas as modas com facilidade. Se ainda estiver em ‘t Zuid, experimente o Sips (Gillisplaats, 8), o bar de cocktails mais famoso de Antuérpia, fundado por um marinheiro. (A Antuérpia tem um dos maiores portos do mundo.) O Sips serve desde cocktails clássicos até aos mais exóticos. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

47


St Vincents, Klein Markt, 13

Espoo, Vlaamsekaai, 57

Sábado 10:00 Pequeno-almoço com vista

Tudo é fresco, saudável e saboroso no Caffeelabs (Lange Klarenstraat, 19). No verão, o terraço está aberto para que possa desfrutar do seu pequenoalmoço e das vistas do centro histórico. 11:00 Uma visita às lojas

Marcas clássicas e caras? Sim. Design elegante? Sim. Artigos artesanais e elegantes? Sim. Feiras de antiguidades e velharias? Sim e sim. Antuérpia tem tudo e basta caminhar para ter uma ótima experiência de compras. Selecionámos duas visitas imprescindíveis. Uma delas é St Vincents (Klein Markt, 13), fundada por dois advogados empresariais e que vende apenas artigos de primeira categoria. As marcas incluem Zenology (cosméticos), Anedocte (roupa), Bukvy e Arteria (bolsas) e Monsieur Lacenaire (casacos de 48

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

beisebol). No andar superior, há uma galeria e um café - e as marcas de café também são da mais alta qualidade. A outra loja essencial é a Espoo (Vlaamsekaai, 57), que está em ‘t Zuid. É um enorme espaço onde se vendem artigos de designers do norte da Europa (Reino Unido, Holanda e, sobretudo, Escandinávia). Muitos artigos são artesanais, fabricados manualmente com carinho. Temos também o interior com um elegante estilo escandinavo. Entre a catedral e 't Zuid, encontra o MoMu (Nationalestraat, 28), o museu da moda de Antuérpia. Ao longo dos últimos 25 anos, Antuérpia tornou-se um local para os jovens talentos da moda. Desenhadores como Dries van Noten e Walter van Beirendonck tornaram-se mundialmente famosos. Próximo do MoMu, as boutiques oferecem o melhor deste fenómeno da moda em Antuérpia.

Stay, Nationalestraat, 49


De Burgerij, Sint-Laureiskaai, 2000

SIPS, Gillisplaats, 8

13:30 Hora de comer

Stay (Nationalestraat, 49) significa “estilo e sabor” e é uma fantástica combinação de roupa, acessórios elegantes e almoços deliciosos. Compre, coma e divirta-se. De Burgerij oferece os melhores hambúrgueres da cidade - nada de comida rápida, apenas simples carne fresca. Dispõe de três locais, todos eles com um ambiente descontraído e elegante. E, sim, recomendado para crianças. 14:00 Vistas fantásticas

Olhe para o MAS (Hanzestedenplaats, 1) e diga: uau! É verdadeiramente “alta” arquitetura moderna. No interior deste museu, encontrará tudo o que precisa saber sobre a cidade, a sua história e o seu porto, centrando-nos em todos os seus sentidos. Como bónus, tem extraordinárias vistas de 360 graus sobre a cidade e o rio Schelde. E mais um bónus: pode levar a sua própria comida e fazer um piquenique: o MAS até lhe empresta gratuitamente cobertores para piquenique. Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

49


14:30 O famoso filho de Antuérpia

Peter Paul Rubens viveu no século XVI, a era dourada da pintura e, atualmente, é considerado o maior pintor belga. A casa de Rubens (Wapper, 9-11), desenhada pelo próprio, é um belíssimo local monumental, inspirado nos palácios clássicos italianos. Visite a residência de um grande artista e entre numa outra era. 16:00 Porto de criatividade

A Antuérpia tem 18 000 pessoas que trabalham no setor criativo. Designers de moda e mobiliário, artistas de vídeo, designers de videojogos, produtores e realizadores cinematográficos, dramaturgos, pintores e muito mais. A cidade é um núcleo criativo que nunca para. Antuérpia é também famosa pelas suas academias de arte e moda. Este ano, até outubro, Antuérpia honra os seus cidadãos criativos com a iniciativa “Nascido em Antuérpia: porto de criatividade”. Pode ver as criações dos designers e como as criam. O centro de “Nascido em Antuérpia” é o hangar 22 aan de Kattendok Oostkaai. Imperdível.

The Dirty Rabbit, Gentplaats, 1

18:00 Alguém quer um cocktail?

Visite o The Dirty Rabbit (Gentplaas, 1). Claro que encontra muitos cocktails, mas o interior do bar é muito especial. Sentir-se-á como parte de um filme de estrada norte-americano. 20:00 Crie uma recordação eterna

O restaurante The Jane (Paradeplein, 1) encontra-se numa antiga igreja e o cozinheiro Sergio Herman, detentor de três estrelas Michelin, e a sua equipa cozinham no antigo altar. A comida é impressionante. Tal como as janelas, o teto, tudo. Este lugar é um restaurante, mas parece ser o atelier para os melhores designers do mundo. Temos ainda o candeeiro enorme e lindíssimo. Desfrutará de uma noite que nunca esquecerá.

A casa de Rubens, Wapper, 9-11

Restaurante The Jane, Paradeplein, 1

50

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


Cargo Zomerbar, Park Spoor Noord

Domingo 11:00 Cidade de diamantes

Com um volume de negócios anual de 23 mil milhões de euros, Antuérpia é a capital mundial dos diamantes desde há vários séculos. O bairro dos diamantes está por detrás da estação central. Veja tudo o que brilha, ou para ser mais preciso, que reflete. Quer comprar? Um aviso: a maioria dos locais não têm preços fixos, terá de negociar. 13:00 Brunch de domingo

O Cargo Zomerbar está situado na zona da moda Park Spoor Noord, que era uma antiga estação de triagem. Toda a zona tem uma vibração industrial elegante, e o Cargo Zomerbar está alojado num velho armazém. Não se esqueça de fazer uma reserva para o brunch com vista para o lago! 14:00 Antuérpia de barco

Uma boa forma de terminar a sua viagem: veja Antuérpia e o seu enorme porto a partir da água. Navegue entre enormes navios contentores com centenas de metros e sinta a escala gigante do porto. Ganhe uma nova perspetiva da cidade: medieval e moderna, a combinação perfeita. Sede de “Nascido em Antuérpia”.

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

51


VIAGEM

NO TEMPO

Porquê esperar que o futuro chegue até si quando pode tê-lo já? Vamos mostrar-lhe algumas inovações práticas e úteis que levam qualquer pessoa ao futuro.

52

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


DISPOSITIVOS DE VIAGEM

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

53


Drone pessoal Já conhece a Lily? A Lily é uma drone que voa sozinha. Não precisa de controlador. Quando atirar a Lily ao ar, “ela” ativa-se num milissegundo e começa a fazer o seu trabalho. Mantém-se perto de si para gravar vídeos e tirar fotografias de alta qualidade. A Lily mede apenas 26x26x8 cm, o que faz dela a companheira ideal para este verão. www.lily.camera

Câmara desobediente A Camera Restricta do designer alemão Philipp Schmitt é “uma ferramenta desobediente para tirar fotografias únicas”, segundo o seu criador. Schmitt não é um grande fã das multidões de turistas que tiram as mesmas fotografias dos mesmos objetos. A câmara – não está à venda, mas nós adoraríamos que estivesse – deixa de funcionar quando descobre que o motivo que pretendemos fotografar já foi fotografado demasiadas vezes. Determina a localização através de GPS e quando encontra demasiadas fotografias online cujas coordenadas associadas estejam nas proximidades, desativa o visor e retrai o obturador. www.philippschmitt.com

Intérprete de bolso As tecnologias modernas podem evitar que nos percamos em traduções. A aplicação Photo Translator Free, disponível para dispositivos iOS e Android, tem a capacidade de reconhecer texto nas suas fotografias e traduzi-lo automaticamente. Possui quase 40 idiomas instalados, incluindo Árabe, Chinês, Japonês, Hindi e quase todos os idiomas falados na Europa.

54

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A


Altifalantes em movimento A Sound Cover da Onanoff parece apenas mais uma capa para iPad com função de suporte. Mas esta capa ultrafina esconde um segredo: altifalantes incorporados. Quando o iPad é colocado na capa, é estabelecida uma ligação Bluetooth às pequenas caixas de som que amplificam o som até 400%. A Sound Cover da Onanoff pesa apenas 570 g e tem uma autonomia de 15 horas com um carregamento. www.onanoff.com

“A mala consegue detetar o dono e segui-lo no aeroporto”

Mala segue-meaté-casa Precisa de uma mala do futuro? A empresa israelita NUA Robotics desenvolveu uma que o segue automaticamente. Com um sensor de câmara e tecnologia Bluetooth, a mala consegue detetar o dono e segui-lo pelo aeroporto, por exemplo. Para lhe oferecer a garantia de que a sua bagagem não será furtada enquanto caminha livremente, a mala possui um alarme antirroubo. Ainda é um protótipo, mas a NUA Robotics planeia lançar a mala inteligente dentro de um ano e é possível que a tecnologia fique disponível para outras finalidades. Seria bom que os supermercados equipassem os carrinhos de compras com isto.

VOE COMO OS RICOS E FAMOSOS Sabia que 40% dos voos dos jatos privados são feitos sem passageiros a bordo? Estes percursos são feitos para levar o avião para a sua base ou para ir buscar pessoas a outros sítios do mundo. Para ocupar estes aviões luxuosos vazios, a JetSmarter, a Blue Star Jets e a PrivateFly aceitam reservas de qualquer pessoa. Dispõem de milhares de aviões à escolha. Acaba por ser bastante acessível porque os descontos chegam a 75%. Uma vez que pagará pelo avião todo e não por bilhetes individuais, pode obter uma tarifa média melhor se convidar amigos ou familiares. Querer voar como os ricos e famosos também pode ter as suas desvantagens. Se o (provavelmente famoso) proprietário precisar do avião subitamente para voar, o seu voo será cancelado. www.jetsmarter.com www.bluestarjets.com www.privatefly.com

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

55


Aeroporto Internacional Hamad, Doha, Catar

TRÊS AEROPORTOS ONDE O TEMPO VOA

Uma dose de cafeína Viajar é excelente, mas pode debilitar os seus níveis de energia. Uma chávena de café pode ajudar naqueles momentos em que o sono espreita. A Minipresso – uma pequena máquina de café portátil (17,5 cm) que pesa apenas 360 g – proporciona-lhe a alegria de uma dose instantânea de cafeína. O depósito de água tem capacidade para 70 ml e o expresso é tirado sob uma pressão de oito bar. Em movimento. www.wacaco.com

Sem rede? Mantenha-se ligado O seu smartphone é ótimo, até perder o sinal de Wi-Fi ou rede móvel, certo? Mas agora já pode manter-se em contacto quando estiver fora da rede, graças ao GoTenna. Este elegante e robusto dispositivo e a aplicação que o acompanha ligam-se ao seu dispositivo iOS ou Android através de Bluetooth para criarem a sua própria rede. Isto permite-lhe partilhar locais e trocar mensagens um-paraum ou em grupo. As mensagens são encriptadas e não são guardadas em qualquer sítio, pelo que é seguro. www.gotenna.com 56

Ford Vignale

R

E

V

I

S

T

A

“Já pode manter-se em contacto quando o seu smartphone não receber sinal de Wi-Fi ou rede móvel”

As esperas nos aeroportos podem ser aborrecidas. Mas em alguns aeroportos, um pequeno atraso não aborrece ninguém. Estes aeroportos vanguardistas oferecem instalações e opções típicas de cidade.

#1. Aeroporto Internacional Hamad, Doha, Catar O Vitality Spa do Aeroporto Internacional Hamad de Doha dispõe de uma piscina de 25 metros, jacuzzi, ginásio e ainda dois campos de squash. As opções de diversão são tantas que o difícil será não se esquecer da razão de estar ali: apanhar o avião.

#2. Aeroporto de Helsínquia-Vantaa A melhor forma de passar o tempo num aeroporto é provavelmente dormir uma sesta. No Aeroporto de Helsínquia-Vantaa, os passageiros são encaminhados para a área de cápsulas GoSleep. São ovos gigantes que oferecem a sensação de isolamento que sentimos quando estamos na nossa cama. Não se esqueça de programar o seu despertador. Tarifa horária: 15 €, com almofada e cobertor.

#3. Aeroporto de Changi, Singapura O Aeroporto de Changi, em Singapura, tem tudo e mais alguma coisa que qualquer viajante possa desejar. Os chuveiros, o spa e a piscina (cobertura) são impressionantes, mas também existem noutros sítios. O que torna o Aeroporto de Changi único é a existência, distribuídos por quatro terminais, de cinemas, de um jardim de borboletas e até de um escorrega com 12 metros de comprimento. Assim, não surpreende que o Aeroporto de Changi seja frequentemente eleito como o melhor aeroporto do mundo.


The perfect environment enhances enjoyment ■

Wine cabinets in the Vinidor range offer up to three autonomously controlled wine safes

Temperature settings between + 5 °C and + 20 °C

Ideal storage for red wine, white wine and champagne

Your specialist retailer will be happy to provide you with professional advice.

wein.liebherr.com

socialmedia.home.liebherr.com




THE FORD MOTOR COMPANY PRESENTS

SOU DONO DO MEU PRÓPRIO TEMPO

KAI PETERMANN PUBLISHER

SEARCH

FORD MONDEO VIGNALE

Go Further


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.