Page 1

UM LAR NO NATAL

DO SUL

Após 146 dias do incêndio que destruiu a casa onde residia, na localidade do Quebracho, próxima ao santuário dedicado à Iemanjá, o casal Adão Marques, 85 anos, e Francisca Jardim Silva, 65, terá um Natal mais alegre. Isso porque os aposentados puderam retornar à casa, agora, quase reconstruída. pág. 11

SÁBADO E DOMINGO, 8 E 9.12.2018 R$ 3,00

Yuri Cougo

João A. M. Filho

Bagé, ano 8 , n° 2 603

CARNAVAL Bloco “Os Fora da Casinha” lança abadás no domingo

EVENTO Mais do que divulgar o universo apaixonante do motociclismo, encontro fomenta a economia com venda de produtos

pág. 3

pág. 17

COMÉRCIO Acordo entre sindicatos estende horário de lojas até o Natal pág. 5

DISTINÇÃO Associação dos Diários do Interior do Estado é indicada a prêmio da ARI

BAGÉ Novo diretor executivo promete que clube subirá para primeira divisão

pág. 19

pág. 22

PREVISÃO DO TEMPO IBagé-RSI Sol com algumas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 25°C.

24 páginas por semana com as melhores ofertas em imóveis e veículos de Bagé


2 FOLHA DO SUL

EDGAR MUZA

O

GLADIMIR AGUZZI VISÃO GERAL

NADA MELHOR DO QUE DAR TEMPO AO TEMPO

Congresso Nacional não prega um prego sem estopa. E quando da para atingir dois objetivos com uma só decisão melhor ainda. No caso, acredito que tenha atingido mais de dois. Lembram quando o novo presidente Bolsonaro deu a entender que não gostaria que o aumento do Judiciário fosse votado este ano? Eu lembro também que o presidente do Senado, Eunicio Oliveira, declarou: aqui quem manda são os senadores. Em outras palavras, com o mesmo sentido. Então, imediatamente, como reação ao novo presidente, ele pautou a votação do aumento dos ministros dos tribunais superiores. Apoiado não só por quem foi reeleito pelo cargo, como pelos demais senadores. A esperança era que Temer não sancionasse o aumento. Como estava em jogo, por informações da imprensa, que Temer poderia ocupar uma embaixada na Itália, imaginei que a sanção seria empurrada com a barriga até a última hora. Era uma das moedas de troca que o presidente atual teria para negociar com seu foro privilegiado. Faltando dois dias para vencer o prazo, ele sancionou o aumento do Judiciário. Isso já começou a causar ações de outros seguimentos que causarão o efeito cascata. Os demais poderes, inclusive, principalmente, o Legislativo, preparava a cama para se deitar. Não demorou muito para acontecer. Leiam matéria publica, ontem, pela imprensa.

A Câmara federal quer reajuste salarial

Deputados buscam brechas na legislação para viabilizar o aumento, que não necessitaria de sanção presidencial. A medida, visando ao aumento salarial, está dentro de uma série de ajustes conhecida como “pacotão de Natal”. O aumento concedido ao Judiciário, aprovado pelos legisladores, despertou o ímpeto de reajustar os próprios salários. Aqui uma pequena correção, não despertou nada. Já estava previsto na estratégia ao aumentar os salários do poder Judiciário. Aliás, se diga de passagem, o aumento do Judiciário foi a abertura de caminho para o pedido de equiparação salarial. Rodrigo Maia (DEM) aceitou o pedido, porque ele também é beneficiado. Outro fato importante é que para ele servirá de moeda de troca com os demais deputados, para ter a maioria que possa reelegê-lo na legislatura que começa em fevereiro. Não me perguntem quem pagará a conta. São sempre os mesmo, o contribuinte e eleitor brasileiro. No caso, pode não sair do tesouro o dinheiro para o aumento proposto, porque a Câmara tem direito a um percentual fixo do orçamento geral. Mas terá que remanejar, economizando em outros setores, para cumprir com o que será aprovado. Os novos legisladores que tomarão posse no próximo ano, já entrarão com um aumento de 16% em seus salários. Mas não votarão, neste ano, porque ainda não foram empossados. Tudo jogada ensaiada. A prática política é legislar em causa própria. Vai ser mais um ano difícil. Enquanto isso, o salário mínimo está estagnado. Ou não?

Inflação ou deflação é a bola da vez

A crise brasileira pela qual estamos passando há um bom tempo, causou desemprego e novos hábitos de consumo da população. Os brasileiros passaram a “pechinchar” e os preços começaram a baixar. Ofertas as mais variadas você encontra todo dia, como promoção de venda. Isso aconteceu espontaneamente diminuindo os valores e, por conseguinte, baixando a arrecadação do bolo nacional. O governo para evitar a deflação, que é muito pior que a inflação, começou um processo de combate aumentando os combustíveis. Como a gasolina e o óleo diesel estão presentes em toda nossa economia, a medida encontrada foi aumentar o combustível quase diariamente. Como os tributos incidem na diferença entre a compra e a venda de qualquer produto, ele inflacionava enquanto a população deflacionava. Pela primeira vez, nos últimos anos, houve deflação em junho deste ano. “Casualmente”, quando o governo começou a aumentar os combustíveis para equilibrar o mercado. Então, alguns consumidores começaram a diminuir suas compras e poupar, esperando que os preços baixassem ainda mais. O governo sentindo o problema e visando incentivar o consumo, está diminuindo o preço dos combustíveis. Nada disso está adiantando porque o consumidor aprendeu a consumir. Mas o governo Temer, a partir dos últimos dias, está mostrando a população que soube comandar a economia. E as pessoas poderão acreditar. Contudo, na realidade, ele não tem mais compromisso com o futuro do país (há quem acredite que nunca teve). A partir de agora, tudo vai refletir no próximo governo. O mercado que somos todos nós, continuará pensando bem antes de comprar. Isso é o controle da inflação. Quem manda é o mercado. Concordem ou não. Certo?

FOLHA DO SUL CNPJ. 11.381.681/0001-00

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 49-E Fones: Assinaturas: (53) 3242-1020 Redação: (53) 3311-3915 jornalismo.folhadosul@gmail.com anunciosfs@gmail.com www.jornalfolhadosul.com.br Impressão Gráfica Jornal Zero Hora

“Alemão” 2020

Outro dia, destaquei aqui uma invenção do deputado Mainardi, a Plataforma Bagé. Segundo ele, para “focar” em demandas de interesse de Bagé, como a Saúde, preservação do rio Camaquã, entre outras. Foi então que ouvi de um petista, na rua: - Visse a plataforma? O alemão vem aí e não tem pra ninguém. Pode falar mal do PT lá no teu jornal que não adianta, Mainardi 2020.

O balão de ensaio

Pensei comigo ao ouvir o cara com entusiasmo bradar o “alemão”: - Alguém tem que avisar essa pessoa que o candidato dele ainda não existe. Que, na verdade a “Plataforma Bagé” (ninguém me falou isso) é um balão de ensaio para buscar um candidato. Porque a intenção do “alemão” é averiguar o terreno de 2020 até 2020. E se Bolsonaro estiver mal? E se Eduardo Leite estiver mal? E se o povo disser volta PT ou outra bobagem qualquer?

Aqueles que virão e aqueles que ficam

Conforme o cenário político em 2020, o petista que ouvi na rua, terá um candidato a prefeito de Bagé. No entanto, lançado, comandado e manipulado pelo “alemão” em questão. E, também, conforme aquelas nuvens políticas a que se referia Ulisses Guimarães, com o apoio do vereador Chico, da vereadora Beatriz e outros tantos do atual parlamento. Por que esses vaticínios em formato de profecias? Muito simples. Depois de dois anos de mandato no município, prefeitos e vereadores têm de começar a refletir passado, presente e futuro. Depois de dois anos, o bom senso manda parar de empurrar o mandato com a barriga.

Triste Rossetto

O candidato a governador do RS este ano foi mosca morta, sem ânimo, arrastando-se em discursos e caminhadas, Miguel Rossetto era a personificação do estado de putrefação em que se encontra seu partido. É óbvio que o PT já está pensando em seu futuro candidato a governador. Alguém que levante as pernas para caminhar, que erga os braços para entusiasmar e abra a boca para falar.

O poste venceu o desanimado

Rossetto fez menos votos que o Fernando Haddad no Rio Grande do Sul. Rossetto fez 1 060 209 votos, Haddad 1 453 291. O que é um absurdo. Rossetto, pelo menos, era autêntico, Haddad um poste. Não lembro de ver Rossetto ir a Curitiba pedir a bênção do Lula, como vi Haddad toda a semana do primeiro turno.

Quem vem lá!

E quem nos convencerá (a mim e aos leitores desta coluna) que Luiz Fernando Mainardi, assumindo a liderança do Partido dos Trabalhadores na Assembleia, pelos próximos três anos, já não é précandidato a governador do RS? O senador Paulo Paim está no páreo? Não. Eleito por oito anos, oito anos permanecerá no Senado, aquele antigo templo da oratória que se tornou uma casa inútil para o país e um paraíso do bem viver para seus ocupantes.

O deputado Paulo Pimenta está no páreo como o federal mais bem votado do PT? Pode ser. Mas suas besteiras são tantas e tão grandes que viraria um alvo fácil para o antipetismo. Só o elogio dele ao presidente da Venezuela já basta.

Os trens da história

Portanto, aquela história de Plataforma Bagé é, na verdade, um ensaio para a Plataforma Rio Grande. O problema do Mainardi é o mesmo do Olívio. Eles perdem o trem da história. Não por ignorância ou por falta de ousadia. Talvez, por prudência. Quem não lembra que Olívio Dutra foi defenestrado do Ministério das Cidades pelo Lula? Tudo em nome da governabilidade que deu no que deu. Olívio reagiu? Não. Veio para Porto Alegre esperar que outra porta se abrisse. E acabou assistindo o partido sangrar ano a ano, de camarote. Mas existe uma solução para o “alemão articulador”.

A eleição de 1985

Em 1985, Mainardi concorreu a Prefeitura de Bagé e perdeu para Luiz Alberto Vargas. Na verdade, ficou em quarto lugar. Perdeu para Vargas, Luís Kalil e Justino Quintana. Era um tempo em que o PT estava se estruturando na cidade e o Mainardi recém tinha chegado do PMDB, sigla que o elegeu vereador em 1982.

A fórmula para Mainardi ser governador A eleição para prefeito ocorreu em Bagé em 1985 porque o município era área de segurança nacional, decretada pelo regime militar. Portanto, não havia eleição majoritária aqui, desde 1964. Elegia-se apenas vereador e o prefeito era nomeado pelo general da hora. Em 85 foi tudo muito estranho. Bagé escolheu o prefeito, mas não escolheu vereadores. Esses teriam eleição em 1988 junto com o próximo chefe do Executivo. Aliás, tem uma história interessante e oportunista aí. Mainardi foi candidato em 1985, não se elegeu, mas continuou vereador. Em 1988, ele não concorreu a prefeito, mas a vereador. O candidato do PT foi o advogado Valdir Gomes. Entenderam? Ele não arriscou ficar sem mandato. Foi em 1985 porque não tinha o que perder. Mas, voltamos com esse assunto na próxima coluna. A intenção é apontar uma solução para Mainardi ser governador do Estado. A fórmula é simples e ele conheça bem. Até quarta.

Direção Geral: Leisa Soria Editores: Marcelo Pimenta e Niela Bittencourt Coordenadora Comercial: Cláudia Jardim Comercial: Fabiana Rodrigues Gerente Financeiro: Tanise Ferreira Arce Assinaturas: Carlos Henrique Gerzson Neto Revisão: Lucimar Camargo Nunes Reportagem: João Alberto de Miranda Filho - Maritza Costa - Anderson Ribeiro -Yuri Cougo Política: Márcia Sousa Coluna Social: Gilmar de Quadros - Marcos Pintos Contemporâneo: Bárbara Lignon Repórter Fotográfico: Francisco Bosco Colaboradores: Diones Franchi - Edgar Muza - Luis C.Albano Ben Hur Munhoz- George Teixeira Giorgis - Divaldo Lara - Edimar Fagundes - José Higino Gonçalves Papo de elevador: Gladimir Aguzzi Diagramação: Ben Hur Munhoz - Cristiano Lameira Editores do conteúdo online: Anderson Ribeiro e Francine Leite O jornal Folha do Sul não se responsabiliza pelas opiniões emitidas pelos colunistas e colaboradores em suas colunas assinadas.

CURTA NOSSA FAN PAGE www.facebook.com/ jornalfolhadosulbage


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

VITRINE EMPRESARIAL por Niela Bittencourt

FOLHA DO SUL 3 INDICADORES ECONÔMICOS

nielabittencourt@gmail.com

LANÇAMENTO DOS ABADÁS DO BLOCO “OS FORA DA CASINHA” OCORRE DOMINGO Francisco Bosco

Organização destaca preços promocionais e parceria com o Folha

D

omingo começa a venda dos abadás do tradicional bloco de carnaval “Os Fora da Casinha”. Um lançamento oficial está programado para o dia: será na praça das Carretas, a partir das 17h. Na programação, show da banda Resenha. Também haverá a participação superespecial da invernada artística do CTG Prenda Minha, de Elidiane Lobato e do grupo Serenatas de Natal. Aliás, vale destacar que, até o Natal, os abadás - para participar do

maior bloco do carnaval que ocorre na praia do Cassino serão vendidos por um preço promocional. Para participação nos desfiles (são dois) o investimento é de R$ 70. Para participar também dos bailes, que ocorrem na SAC, o valor é de R$ 90 (são dois bailes adultos e dois infantis). Aqueles que adquirirem os primeiros mil abadás garantirão uma caneca do bloco. É importante ressaltar que, para a edição 2019, “Os Fora da Casinha” contam com

apoio do jornal Folha do Sul. Além da promoção, que se estende até o Natal, há preços especiais para quem quiser adquirir os abadás baby (R$ 30). Vale lembrar que, no carnaval deste ano, o bloco contou com 2,2 mil integrantes. Para o carvanal 2019, a organização garante ainda maior diversão: isso porque o trio elétrico do bloco terá 50% a mais de potência de som. Vale destacar que as concentrações das duas noites de desfile terão cerveja liberada para os maiores de 18 anos.

Os abadás estarão à venda, em Bagé, na Retífica de Motores Bageense (rua Juvêncio Lemos, 736), bar do Fabinho (avenida Sete de Setembro, 1 206), Destakcell (avenida

Presidente Vargas, 390), Estúdio Fotográfico Roberta Hecht (rua Ismael Soares, 334) e na sede do jornal Folha do Sul (rua Bento Gonçalves, 49-E). No Cassino, apenas no Food

Park Barracão, na choperia Massione (na avenida Rio Grando, ao lado do Barracão). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 9 9948 3585 e (53) 3242 8433.

Pontos de venda

MOEDAS Dólar comercial Dólar turismo (em R$) Euro (em R$) Pesos ur.(em R$) Pesos arg.(em R$)

COMPRA

VENDA

3,889 3,860 4,445 0,121 0,104

3,890 4,100 4,446 0,120 0,104

SALÁRIO MÍNIMO [REGIONAL]

SALÁRIO MÍNIMO [NACIONAL]

R$ 1.196,47

R$ 954,00


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

4 FOLHA DO SUL

POLÍTICA por Márcia Sousa

marciasifa@hotmail.com

ESTREITANDO LAÇOS COM FUTURO GOVERNO GAÚCHO

O

deputado federal, Afonso Hamm (PP), se reuniu, nesta semana, com o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), e o vice Ranolfo Vieira Junior (PTB). O encontro aconteceu em Porto Alegre. “Reafirmei meu apoio e disposição em contribuir para o Rio Grande voltar a crescer”, disse o progressista. Em Brasília, o parlamentar bageense obteve uma conquista nesta semana. O Senado aprovou o projeto de lei de autoria de Hamm, que institui a Política Nacional da Erva-Mate. A proposta, que foi relatada pela senadora Ana Amélia Lemos (PP), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), segue para sanção presidencial. O texto prevê medidas como a oferta de linhas de crédito e o financiamento em condições favoráveis para a produção, industrialização e comercialização do produto.

Fotos: Divulgação/FS

Instalação dos free shops é tema de debate A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o Parlasul e a Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira da Assembleia Legislativa, realizaram, ontem, seminário sobre a Instalações de free shops em cidades gêmeas de fronteira. Durante o encontro, ocorrido, no parlamento gaúcho, o superintendente da Receita Federal, Luiz Fernando Lorenzi, fez uma exposição sobre as últimas regras para a instalação das lojas francas nas cidades gêmeas, bem como os mecanismos necessários para a

Parlamentar prometeu apoio ao tucano

Hamm explica que o objetivo da legislação é estabelecer uma política nacional permanente que colabore com o fortalecimento do setor ervateiro. “Realizamos diversos encontros com representantes da cadeia produtiva da erva-mate e

implantação. Conforme o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades de Fronteira da Unale, deputado estadual Frederico Antunes (PP), a Receita Federal apresentou as últimas regras quanto à instalação dos free shops no Brasil, bem como a lista negativa de produtos que foi apresentada por meio da Instrução Normativa RFB nº 1849/2018. Ao final do encontro, foi elaborada a “Carta de Porto Alegre”, contendo as demandas que serão encaminhadas à Receita Federal. Vinicius Reis/EspecialFS

recebemos importantes contribuições para aperfeiçoar o projeto que tem entre as finalidades fomentar a produção sustentável, elevar o padrão de qualidade, apoiar e incentivar o comércio da erva-mate do Brasil”, comentou o progressista.

Pastora antiaborto assume ministério Valter Campanato/ Agência Brasil/ Especial FS

Damares disse que a pasta vai enfrentar violência fruto do preconceito

A pastora e advogada Damares Alves é a futura ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. Essa pasta deve ficar responsável pela Fundação Na-

cional do Índio (Funai). A evangélica disse que o ministério será de “proteção à vida” e se declarou contra o aborto. “Essa pasta vai lidar com

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP) protocolou, nesta semana, na Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, pedido de abertura de ação judicial contestando a cobrança retroativa do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A iniciativa se soma a outras frentes de atuação do parlamentar contra a execução da Lei 13 606/2018, que instituiu o chamado Refis do Funrural. O progressista é o autor do Projeto de Lei 9252/2017, que extingue o passivo bilionário que está sendo cobrado do setor produtivo a partir da mudança de um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta cria novas regras

de pagamento daqui para frente, sem levar em conta o período onde a cobrança estava suspensa por força de liminares na Justiça. Além disso, o parlamentar também está articulando uma nova prorrogação do prazo de adesão ao Refis Rural, que acaba no dia 31 de dezembro de 2018. Em conversas com integrantes do Palácio do Planalto, do governo de transição e com os líderes do governo na Câmara dos Deputados, Goergen argumentou que a data-limite é impossível de ser cumprida. No pedido de abertura judicial agora encaminhado à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o parlamentar argumenta que a lei que instituiu o Refis

proteção de vidas, não com morte”, avisou. Em entrevista à Agência Brasil, Damares disse que a questão LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) é delicada, porque “criaram uma falsa guerra entre LGBT e cristãos”. “Essa guerra entre cristãos e LGBT não existe. Dá para a gente conversar, sentar e dialogar”, disse. A pastoral acrescentou que o ministério enfrentará a violência fruto do preconceito pela orientação sexual. “Se precisar estarei nas ruas com as travestis, na porta das escolas com as crianças que são discriminadas por sua orientação sexual”. A ministra afirmou ser possível “um governo de paz entre o movimento conservador, o movimento LGBT e os demais movimentos”.

Deputado vai à PGR contra cobrança do Funrural

Goergen diz que a lei contém uma série de irregularidades

do Funrural contém uma série de irregularidade e ilegalidades, que impedem seu cumprimento por parte dos produtores.

Participaram do seminário políticos, representantes de entidades e empresários

Homenagem à UTI Neo Natal Na próxima segunda-feira, acontece uma sessão especial no Legislativo, em homenagem aos profissionais da UTI Neonatal da Santa Casa de Caridade de Bagé e um grupo de mães de prematuros.

A iniciativa da vereadora Beatriz Souza (Rede) é em alusão ao Novembro Roxo – mês dedicado à prematuridade. O evento ocorre logo após a abertura da sessão ordinária, às 10h15min.

Senado vota projetos em defesa dos animais Já está incluída na ordem do dia do Senado, da próxima terça-feira, com regime de urgência, a votação de projetos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), que modificam a legislação brasileira, visando dar maior proteção aos animais. As duas propostas tramitam juntas. Conforme a Agência Senado, em linhas gerais, o projeto de Rodrigues determina uma multa, que pode chegar a mil salários mínimos, para estabelecimentos comerciais que, de alguma forma, maltratem ou abusem de animais). Nestes casos, os abusadores também podem pegar até três anos de cadeia, além de arcarem com uma multa a ser determinada em processo judicial. A proposta de Izar estabelece um regime jurídico especial aos animais, devendo, com isso, gozar e obter tutela jurisdicional em caso de violações de

direitos. Com esse mecanismo, o Ministério Público passará a poder abrir processos investigatórios para garantir a proteção dos direitos de animais. Na justificativa de seu projeto, Rodrigues diz que o que o motivou foi o sentimento de indignação, compartilhado com dezenas de milhões de brasileiros, relacionado à execução do cachorro Manchinha. Um vídeo que viralizou nas redes sociais, na última semana, mostra um segurança do supermercado Carrefour de Osasco, em São Paulo, perseguindo o cão com um cabo de vassoura. Manchinha chegou a retornar ao supermercado sangrando, mas acabou morrendo. Ainda pela proposta do senador, as multas aplicadas aos estabelecimentos que concorrerem para a prática de maustratos como estes, deverão ser revertidas para entidades que atuam na proteção de animais domésticos e silvestres.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

GERAL

HORÁRIO DO COMÉRCIO É ESTENDIDO ATÉ O NATAL Francisco Bosco

Vendas devem ficar dentro do esperado

U

m acordo entre os sindicatos que representam os lojistas e os trabalhadores no comércio sugere os horários dos estabelecimentos até o Natal. Para hoje, a orientação é de que as lojas abram pela manhã normalmente e, à tarde, das 14h30min às 20h. Neste domingo, o comércio poderá funcionar das 15h às 20h. De segunda a sexta-feira, o horário é estendido até as 20h. No dia 15, é possível adotar a jornada das 14h30min às 21h (pela manhã, horário normal). No dia 16, a sugestão é das 15h às 21h. Entre os dias 17 e 21, os estabelecimentos poderão permanecer abertos até as 21h. No dia

22, das 14h às 21h. No 23, das 14h às 20h; e no 24, véspera de Natal, das 14h às 21h - nos três dias, pela manhã, horário normal. As informações foram repassadas à reportagem pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Nerildo Lacerda. Aliás, sobre a expectativa de vendas, ele comenta que o setor “deve fechar dentro do esperado”. A afirmação é baseada nas orientações do economista Marcelo Portugal. Conforme Lacerda, há uma certeza: “Já estamos saindo do período de recessão. Mas, para chegarmos às condições de 2014, ainda falta um percentual muito grande”. Ele comenta que o ano foi

difícil. A greve dos caminhoneiros, por exemplo, trouxe um impacto significativo. Uma das consequências foi a mudança de comportamento do consumidor. O sindicalista acrescenta que todos os valores que entram neste final de ano têm quatro destinações: o primeiro é o pagamento de contas atrasadas; o segundo, para manter as despesas em dia; o terceiro, para a poupança; e, por último, “para comprar um pequeno presente de Natal”. Assim, ele explica que os consumidores provavelmente não adquirirão nada grandioso. A opção será, até mesmo na hora de presentear, por itens úteis. “Todos estão com a mão no freio”, finaliza.

FOLHA DO SUL 5


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

6 FOLHA DO SUL

Sistema Farsul avalia resultados do ano e projeta 2019 Na quinta-feira, em coletiva de imprensa, o Sistema Farsul apresentou relatório econômico deste ano; as projeções para 2019, entre outros itens. Segundo a federação, a expectativa para o campo gaúcho é que haja um crescimento de 3,4% na área plantada de grãos, assim como incremento de 3,4% em produção. O aumento de volume, no entanto, não superará o recorde da safra de 2017. O presidente do Sistema Far-

sul, Gedeão Pereira, introduziu os principais assuntos que estão sendo levados às equipes dos governos estadual e federal que assumirão em janeiro: questões como o seguro rural, além de temáticas que impactam todos os setores da economia e refletem no agronegócio brasileiro, como a importância de abertura econômica, privatizações de serviços onerosos para o Estado e mudanças nas políticas tributária e previdenciária.

Já sobre a projeções de safra de verão, a Farsul destaca que, após um ano marcado por eventos climáticos que afetaram a produção de soja na Metade Sul, resultando em uma quebra de 6,4% na comparação com 2017, a expectativa é de uma recuperação

do setor, com aumento de área (2,5%) e produção (5,3%) do grão, adiantou o economista do Sistema Farsul, Antônio da Luz. Milho (3,4%) e Trigo (31%) ajudam a puxar a expansão da área plantada, que pode chegar a 8 885 mil hectares na safra 2019.

Safras

Arroz

Situação diferente no caso do arroz, que deve ter nova diminuição da área plantada (-6,5%) devido aos desafios dos altos custos de produção que frequentemente superam os valores pagos ao produtor, apesar de um aumento no preço devido às exportações resultantes dos leilões PEP e Pepro. Como resultado, os produtores estão migrando para outras culturas, como a soja, o que explica a projeção de queda tanto da área plantada de arroz pelo segundo ano consecutivo, quanto da safra (-5,3%) em 2019.

Pecuária

Já com relação à pecuária, o ano de 2018 trouxe um princípio de recuperação dos preços do leite, afetado pela crise econômica em 2017. O economista estima que um terço dos produtores de leite deixaram a atividade. Em 2018, houve uma recuperação de 36% no

preço acumulado de janeiro a novembro, além de ser esperada uma ligeira elevação de 0,85% na produção. A pecuária de corte gaúcha fechará o ano com número de abates estável em relação a 2017 e queda de 6% do faturamento, devido à retração do preço.

Genética Corriedale em pista

RURAL

CABANHA SÃO MATHEUS REALIZA REMATE

NO DIA 12 DE JANEIRO

A

Agrovino chega à 11ª edição de 9 a 13 de janeiro de 2019. E um dos principais eventos comerciais da exposição bageense de verão, é o Remate de Produção da cabanha São Matheus, no dia 12. O tradicional criatório da raça Corriedale colocará, em pista, em seu oitavo leilão, uma oferta qualificada com 25 borregos racionados; 25 borregas e 25 ovelhas (PP, SO e RGB da cabanha), além de 30 borregas (PO) e 20 borregas (SO) de cabanhas convidadas. O proprietário do estabelecimento rural, Parrásio Simões Collares Filho, anuncia como destaque do remate, a venda do grande campeão da Expofeira de Bagé, que também obteve o prêmio de melhor exemplar da raça, bem como melhor velo Agrovino e melhor velo da Expofeira de Bagé deste ano. “É uma genética premiada que trazemos para os nossos amigos e clientes. Os prazos são de 300 dias para pagamento dos machos, já nas fêmeas, em 13 parcelas ou paga-

Divulgação/FS

Evento já é tradicional na Agrovino

mento único para o dia 12 de junho”, detalha Collares Filho. Ele projeta um bom evento comercial visto a atual valorização da lã e do quilo da carne de cordeiro. “A carne ovina é hoje o produto cárneo mais valorizado em uma propriedade. Além disso, as pessoas estão gostando da ideia de criar ovinos. Dessa forma, convido todos os

amigos e clientes a comparecer ao parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé, para conferirem o que estamos trazendo em termos de genética da raça Corriedale”, destaca. O Remate de Produção da São Matheus acontece às 19h, dia 12 de janeiro, com comercialização a cargo da Agropec Negócios Rurais.

lavouras de soja estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, sendo que muitas estão sendo replantadas pela baixa germinação das sementes, causada por baixo vigor, solos compactados e ataque de fungos nas sementes. O excesso de chuvas, em algumas regiões, tem provocado erosão do solo, principalmente em áreas sem cobertura de palha. Já o plantio do arroz está fi-

nalizado no Estado, com 99% das lavouras em fase de germinação/ emergência e desenvolvimento vegetativo. O clima favoreceu essas fases iniciais das plantas, e a cultura tem demonstrado bom desenvolvimento, favorecido pela umidade do solo e por dias com ótima luminosidade e calor. “Produtores já iniciaram a irrigação”, atesta a instituição de assistência e extensão rural.

Emater destaca avanço no plantio das culturas de verão

A Emater/RS-Ascar divulgou, na quinta-feira, em seu Informativo Conjuntural, o levantamento das lavouras de grãos de verão no Estado. Na soja, a semeadura avançou, variando com a intensidade das precipitações nos municípios, mas aproximando-se do final. Resta concluir a semeadura em somente 9% da área. No Estado, de acordo com a Emater, 89% das

Temporada

Sindiler divulga balanço de remates e leilões de primavera

Graciela Freitas

O Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Rio Grande do Sul (Sindiler) divulgou, recentemente, um panorama da temporada de primavera de leilões de 2018. Conforme a entidade sindical, durante a temporada, foram vendidos 3 765 touros no Estado, com valor médio de R$ 9,5 mil e faturamento de R$ 35,9 milhões. Ainda na temporada, foram comercializadas 3 907 fêmeas, com valor médio de R$ 3,1 mil e faturamento de R$ 12,2 milhões. A raça Braford foi a que participou com maior número de animais, tanto em machos quanto em fêmeas, representando 33% dos machos e 41% das fêmeas ofertados na temporada de primavera do RS. Conforme o Sindiler, nos machos, ocorreu

Sindicato faz levantamento de eventos comerciais

crescimento de 1% em quantidade; 10% em faturamento e de 8% em valores médios. Já nas fêmeas, houve uma redução de 27% em quantidade, 33% em faturamento e de 8% em valores médios.

O fechamento da temporada de leilões é uma informação de mercado importante para a pecuária gaúcha, tanto para produtores de genética quanto para compradores que participam dos leilões da temporada.


Sรกbado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 7


8 FOLHA DO SUL

Sรกbado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

GERAL

FAZENDA DESTACA DESCONTOS DO IPTU 2019

A

Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos (Sefir) informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) serão entregues em janeiro para todos os contribuintes, como de costume. O carnê permite pagamento à vista do IPTU com 20% de desconto, e em uma outra modalidade com 10% de desconto. Há a opção de pagamento em 11 parcelas mensais e sucessivas, com o primeiro vencimento em 10 de fevereiro. O titular interino da pasta, Cristiano Ferraz, destaca que há descontos à vista, sendo 20% de redução no valor para pagamentos feitos até 10 de fevereiro e 10% para quitação até 10 de março. Ferraz reitera que, até o momento, não tem como ser divulgada a previsão de arrecadação com o imposto. “Nós ainda não temos a previsão de arrecadação para o próximo ano, pois o cálculo só será realizado após a publicação do índice de correção monetária oficial e o levantamento de inadimplência deste ano, para depois conseguirmos o prognóstico para 2019”, destaca.

FOLHA DO SUL 9

Francisco Bosco

Marcha para Jesus ocorre neste domingo No domingo, a partir das 18h45min, acontece, na praça Silveira Martins (junto ao Monumento à Bíblia), as atividades do evento Marcha para Jesus 2018. A Ordem dos Ministros Evangélicos (Omeb), liderada pelo pastor Ruben Ferreira, destaca que a ação serve para ser um momento de gratidão, por comemorar-se em todo o país o “Dia Nacional da Bíblia”. A Marcha para Jesus sairá da praça Silveira Martins, subirá

pela avenida Sete de Setembro, em direção à praça de Esportes. “Ali, teremos uma grande concentração e encerramento junto à concha acústica. Haverá a representação e participação de variadas denominações da cidade, num grande momento de proclamação, adoração e exaltação a Jesus. Também serão realizadas apresentações artísticas de representantes locais e faremos orações pela cidade e autoridades”, informa Ferreira. Arquivo/FS

Percentuais de 20 a 10% para quitação à vista em fevereiro e março

Sobre os serviços públicos que serão custeados com o valor arrecadado com o tributo, Ferraz detalha que, no mínimo, 15% da arrecadação vai para ações e serviços públicos de Saúde; 25% da receita vai para

a manutenção e desenvolvimento do ensino; e o restante pode ser utilizado para quaisquer tipos de despesas públicas, como folha de pagamento e serviços diversos de qualquer natureza.

Celebração mobiliza representações de diversas denominações da cidade

Diretor da UTE Pampa Sul atualiza sobre obras da usina Fábio Campos/EspecialFS

Construção de empreendimento está avançada

Um dos principais empreendimentos que estão sendo erguidos no Estado, a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) deverá ser concluída, testada e gerando energia, no primeiro semestre do ano que vem. De acordo com o gerente socioambiental da usina, Hugo Roger Stamm, a previsão se dá pelo avanço das atividades de construção civil e montagem eletromecânica, que estão em fase final de execução, para que seja possível concluir o comissionamento de todos os sistemas da Usina. No atual estágio da obra, Stamm informa que continuam com as atividades de montagem eletro-

mecânica, obras civis e testes dos equipamentos e sistemas ocorrendo paralelamente. “O serviço registra mais de 90% de avanço das obras civis, mais de 83% da montagem eletromecânica e 30% dos testes dos equipamentos e sistemas realizados”, detalha o diretor. Segundo Stamm, as atividades concluídas, recentemente, destacam-se, a soldagem, isolamento e içamento do duto interno da chaminé, fazendo com que a estrutura atinja sua altura máxima de 195 metros, o início da operação da sala de comando da Usina, que já conta com operadores trabalhando 24h por dia, além do início da operação da caldeira auxiliar.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

10 FOLHA DO SUL

GERAL

NOVOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS SÃO RECEPCIONADOS

O

s três novos profissionais do programa Mais Médicos do governo federal foram recepcionados, ontem, no gabinete do Executivo municipal. Os médicos atuarão nos postos dos bairros Ivo Ferronato, Tiaraju e Passo das Pedras. E ainda existe a possibilidade da vinda de um quarto profissional para se juntar aos demais colegas do programa. De acordo com Fabrício Nunes, que já está trabalhando no posto de Saúde Ivo Ferronato, desde a última segunda-feira, as atividades representam tudo aquilo que viu durante os anos de faculdade. “Estou acostumado com o trabalho, porém, a rotina é diferente, pois atuei na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), e o serviço no posto é de acompanhamento, para evitar o agravo para que o paciente não procure uma unidade de emergência”, disse. Raquel Morales Vieira, que chegou a Bagé, na quarta-

Paulo Batista/ Especial FS

feira, vinda de Macapá, inicia suas atividades no dia 18. “Já trabalhei na área, mas estou muito mais animada, pois já conheci meus colegas da unidade e fui bem recepcionada. O ambiente é lindo”, falou. O terceiro médico, João Paulo Vieira Raposo, de São Domingos do Maranhão, salienta que está ansioso para começar os atendimentos. “A expectativa é a melhor”, apontou. Conforme o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, houve uma quebra com o governo de Cuba, o que acabou afetando os municípios que utilizavam o programa. “Os pacientes não ficaram desassistidos, pois foram contratados clínicos para suprir esta necessidade”, explicou. Mena salientou que, desta vez, o programa abriu vagas para os médicos brasileiros. “Isto é uma reparação ótima realizada pelo governos, pois deveria ter começado assim, primeiro os profissionais daqui, depois os de fora.

Prefeito Divaldo Lara e secretário de Saúde Mário Mena Kalil receberam os profissionais que atuarão em postos da cidade

Houve mais de 20 mil médicos inscritos”, ressaltou. Na ocasião, o prefeito Divaldo Lara relatou um pouco

sobre o que é a saúde pública em Bagé e agradeceu a escolha pelo município. “Nossa saúde agradece a vinda destes profissionais, estes

médicos são parte importante da equipe e estamos muito felizes com o serviço que realizarão”, acrescentou.

Missa em celebração à Imaculada Conceição ocorre hoje Neste sábado, às 17h, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, acontece missa solene em celebração ao dia de Nossa Senhora da Imaculada Con-

ceição. A padroeira do exército brasileiro terá celebração presidida pelo segundo tenente Alealdo Wendell Meneses de Mendonça, capelão mili-

tar da guarnição de Bagé. Conforme o Nossa Senhora da Imaculada Conceichefe do Estado-Maior da 3ª Brigada ção teve início durante a Campanha de Cavalaria Mecanizada, coronel do Paraguai (1865 - 1870). Taylor de Carvalho Neto, a devoção à A 3ª Brigada de Cavalaria

Mecanizada, “Brigada Patrício da Câmara” (3ª Bda C Mec), convida a toda a comunidade local para participar da missa.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 11

GERAL

Presente de Natal

Fotos: João A. M. Filho

CASAL DE IDOSOS QUE TEVE CASA DESTRUÍDA EM JULHO RETORNA AO LAR

O

casal de aposentados formado por Adão Marques, 85 anos, e Francisca Jardim Silva, 65, terá um Natal especial neste ano. É que 146 dias depois do incêndio que destruiu completamente a casa onde moravam, na localidade do Quebracho, às margens da BR293, junto ao santuário dedicado à Iemanjá, eles retornaram, na quarta-feira, para o lar reconstruído – ainda incompleto-, para recomeçar a vida. O sorriso da dupla ao receber a reportagem nem sequer lembra o trabalho de quem passou quatro meses e 24 dias morando em uma peça improvisada, nos fundos do

terreno, um depósito de 15 metros quadrados convertido em residência. “Estava muito ruim de ficar lá, então, mesmo com a construção incompleta, resolvemos voltar”, disse Francisca. Aos poucos, ela e o companheiro organizam as doações que receberam ao longo dos meses, por meio de campanhas de arrecadação entre amigos e cidadãos de Bagé. A casa já tem água potável e luz, porém, ainda faltam instalar banheiros, piso, forro e outros arremates. Muito da construção do novo lar foi feita pelas mãos do próprio morador, com a ajuda do presidente da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé (AEUB), Delmar Medeiros,

que, desde meados de setembro, contou com somente um ajudante para reerguer a casa das ruínas, em trabalhos que aconteciam nos fins de semana. “Diminuiu o ritmo da obra porque faltavam braços para tanta coisa. Quem trabalha durante a semana também precisa descansar”, ponderou Adão. O apreço do casal com Medeiros é evidente, já que foi o presidente da AEUB que mobilizou e manteve a motivação para continuar o empreendimento. “Ele está sempre de bom humor, trabalhando para nos ajudar a manter o santuário. Muitas vezes, somente ele e o Adão trabalhavam na reconstrução”, comentou Francisca.

rou. Falta pouco para a casa ficar completa, porém, para Marques e Francisca, o Natal já chegou. “Só tenho a agradecer a Deus e desejo paz, saúde e felicidades a todos. O papai noel foi muito bondoso conosco”, expressou Francisca. Para Marques, a reconstrução

não acabará quando a obra terminar: “Estou muito contente por toda a ajuda que nos deram. Não penso no que perdi naquela tarde. Hoje, só penso em nosso futuro, em nosso novo lar. Desejo saúde e paz a todos. Hora de seguir em frente”, encerrou.

Aos poucos, Marques e Francisca reconstroem vida no Quebracho

Mobilização O desafio para Medeiros é conseguir apoio e terminar a obra antes do Natal: “Temos doações de móveis e materiais para encaminhar para o local, mas precisamos de mão de obra para ajudar. Agora, só faltam detalhes para terminar”, decla-

Desde 12 de julho, eles tiveram de morar em um depósito de 15m2


12 FOLHA DO SUL

SOCIAL

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 13

SOCIAL

G

ESTO NOBRE da empresária Maria Inês Médici Carvalho – como todos os precederes dela – que em nome da Óptica Bagé doou relógio de marca consagrada ao Grupo Amor Solidário, que vai leiloá-lo em benefício à Pediatria da Santa Casa. Aplausos! NO coquetel Óptica Bagé, quem chegava, elogiava o requinte da joalheria mais tradicional da cidade e, de quebra, tecia e rasgava elogios à família Médici Carvalho. Maria Inês sorria e agradecia em nome da equipe e dos familiares também. Aplausos!

Michele e Afonso Taborda, Helena, Mariane e Diogo Taborda, Rita Soares Gomes, Flávio Gomes Cantão, clic Diones Alves

CLIENTE muito fiel da óptica dos Médici Carvalho, farmacêutica Eloah Diehl estava lá, é claro. Aposentada da CGTE, excelente salário, ela prima pela qualidade do que usa, aliás, relógios, óculos e joias sempre da OB, aplausos!

Mana Romero, Maria Inês Médici Carvalho, Simone Azambuja Salles, Óptica Bagé, clic Fábio Lucas

SABIDA é a Miss Plus Size Brasil 2018, a jornalista cearense Talita Silva dos Reis, 27 anos. O novo mito das gordinhas pesa 101 quilos bem distribuídos em 1,70 de beleza. A mensagem dela após receber a faixa de vencedora: “Sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que as pessoas me enxergam”, uau!

PRESIDENTE da Casa da Amizade, Maria Zilma Karam, também na Óptica Bagé, me contou que havia passado aquela tarde em companhia das idosas da Vila Vicentina; ela e Iolanda Silveira, em nome da Casa da Amizade, levaram doces e presentes de Natal para as vovós da Vicentina. Aplausos!

Iolanda Silveira, Luciana Silveira, Óptica Bagé, clic Fábio Lucas

BATIZADO de Ana Maria Mosqueira Gallo, a filha de Andrea Gallo, amanhã, às 10h, na Catedral de São Sebastião... FORMATURA de Bruna Antunes, Farmácia, UCPel, dia 22, no Theatro Guarany. Depois, ela e os pais, Vera e Arnaldo Antunes, vão recepcionar os amigos na sede campestre do Centro Português. Aplausos!

NOVO ENDEREÇO, na Sete, prédio da rádio Difusora, a loja Band´s Esportes e Artes, do Francisco Bandeira. Já o mano dele, Fernando Bandeira, espalha pela cidade a rede Mahalokai – distribuidora de bebidas com diversos pontos de vendas. Aplausos!

Eveline Previtali e a filha Alice Previtali, Óptica Bagé, clic Fábio Lucas

POSSE da vereadora Elidiane Lobato, segundafeira (10), plenário Lígia Almeida. Podem me cobrar depois, ela vai fazer diferença sim. Jovem, inteligente, bonita e perfumada, ela interage perfeitamente com os mais diferentes públicos – dos salões fechados aos espaços públicos. Na política isso é muito necessário. É o mesmo caso da vereadora Sonia Leite. Já me contaram que ao saber da informação de que assumiria vaga de suplente na Câmara, a primeira providência de Elidiane foi pesquisar no guarda-roupas quais modelitos vestir ou não nas ocasiões em que for ao plenário. Isso é ter noção de estética e de bom senso, meus queridos!

Umbelina Tavares Azambuja e as filhas Simone e Ana Beatriz, Óptica Bagé, clic Fábio Lucas

FESTIVAL da dança “Noite das Estrelas – Viagem pelo Tempo”, nos 25 anos da academia Viva Vida, amanhã (9), às 20h, no ginásio Auxiliadora... NO próximo sábado (15), na Casa de Cultura Pedro Wayne, espetáculo de dança: “As mulheres de minha vida”, da Bio Center... OUTRO evento superinteressante: Musicarte inicia, hoje, vai até quintafeira (13), na Gal. Kalil, sala 200; realização do Piano Studio Cheisa Goulart, entrada gratuita para todos os espetáculos, muitos. Aplausos! SABEM qual o item mais importante para os turistas brasileiros na escolha de um hotel? O banheiro! São 91% que desejam que o “cômodo sagrado” seja confortável. Depois seguem, em importância, o café da manhã (65%), uma bela paisagem (55%) e wi-fi na acomodação (45%). Por falar em hotel, quem sobe ou desce a escadaria que leva ao restaurante do Hotel Obino depara-se com foto ampliada do touro Hereford, campeão do mundo, que pertence ao plantel da Cabanha Santa Helena. Ficou muito bonito, aplausos!

Márcio Salvatore e Michele Cremenose, Mariane Cremenose e Diogo Gomes Taborda, Sirlene e Arci Ari Cremonese, clic Diones Alves PIONEIRISMO EM ENDOSCOPIA A LASER

IMAGEM ENDOSCÓPICA AVANÇADA ENDOSCOPIA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA BALÃO INTRAGÁSTRICO

Dr. Carlos Eduardo dos Santos - CRM 21374

Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva-RS (2014-2016) Secretário Geral da Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva Mestre em Medicina

Dra. Daniele Malaman - CRM 26106 Especialista em Gastroenterologia pela USP

Especialistas pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

GomesCarneiro,1343 Tel.

32416955


9-12

G N T R G B G G T R D I T B D O H E F T B

D A N A D L R G N B Y R T C F M L G F R N

I D B R D T L H D A N T C R F C L O H E T

T L F A Y R D R C M F M T N F C L Y G I T

R O I S E G R E D O

M B T R O M U H R N N Y T C A N D D C G B

E S T R A N G E

A T F F H R R Y S C B N F M L L B E N N R

A I A M O R O G E T A C

F T A R F A N T G E Y G A C M B G R R A C

21/02 a 20/03

Solução

PEIXES

21

E F L C L D R N F O F R F R C N A R N R H

Você está focando sua energia de forma mais eficaz e se beneficiando dos momentos de descanso que está tendo.

T

iago Justo não gosta de ver Abel conversando com Deborah. Pedro insiste para Jesus desistir de se entregar a quem Lhe fará mal. O Messias percebe a presença de Satanás ao lado do apóstolo e o enfrenta.

N E G R A F A D L C F R G F B L D S N S B

21/01 a 20/02

J

orge ampara Cris, que está com febre alta. Priscila se protege da chuva em uma gruta e chama por Felipe. Américo chega à casa de Margot e se desespera ao ver Edméia/ Grace com Ana e Flávio.

F N R N T N N T R E G U A D D L E M F E M

AQUÁRIO

Oportunidades agradáveis virão até você.Não as deixe passar.Você vai começar a se sentir cansado,tome cuidado com movimentos bruscos.

T E S

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/01 Você está mais orgulhoso do que nunca por manter suas promessas e ficará satisfeito com si mesmo e suas ações hoje.

O país foi indicado ao Oscar algumas vezes, ganhando duas: em 1985, por “A História OFICIAL”, de Luis Puenzo, em 2009 por “O SEGREDO dos Seus Olhos”, e, em 2001, por “O FILHO da Noiva”, ambos de José Campanella, “A TRÉGUA”, de Sergio Renán (1974), “Camila”, de María Luisa Bemberg (1984) e “TANGO”, de Carlos Saura (1998) foram os outros títulos que representaram o país na disputa.

I

Um impulso de energia vai ajudá-lo a fazer um balanço de forma construtiva. Não se estenda em vão.

L

ivaldo entra na casa de Carmen e rouba o documento com a patente do adubo criado por ele. Carmen flagra Livaldo em sua casa. Dom Sabino é contido por Carmen, depois que ele ameaça matar Livaldo.

S B E F M D F A I R O G E T A C D N M O T

21

Solução

A ARGENTINA tem se destacado como um dos países com presença garantida na CATEGORIA de Melhor Filme ESTRANGEIRO, no Oscar, todos os anos. DRAMA, MISTÉRIO, ROMANCE e até HUMOR negro já representaram o país na disputa pela ESTATUETA mais COBIÇADA da SÉTIMA Arte.

22/11 a 21/12

LOTOMANIA 04.12.18 01 10 12 21 27 28 29 38 42 49 64 65 66 67 68 71 72 73 88 93 DUPLA-SENA 1874 1º PRÊMIO 08 18 33 40 41 45 2º PRÊMIO 04 08 13 20 24 33

O país foi indicado ao Oscar algumas vezes, ganhando duas: em 1985, por “A História OFICIAL”, de Luis Puenzo, em 2009 por “O SEGREDO dos Seus Olhos”, e, em 2001, por “O FILHO da Noiva”, ambos de José Campanella, “A TRÉGUA”, de Sergio Renán (1974), “Camila”, de María Luisa Bemberg (1984) e “TANGO”, de Carlos Saura (1998) foram os outros títulos que representaram o país na disputa.

SAGITÁRIO

FEDERAL 05.12.2018 1º 31738 2º 02483 3º 62454 4º 01859 5º 16758 LOTOFÁCIL 1746 03 04 06 07 08 09 10 11 12 15 16 19 22 23 25 MEGA-SENA 2104 02 10 12 27 45 56 QUINA 4844 07 18 15 57 26 09 43 79 73 66

M

23/10 a 21/11

LOTERIAS

A D A Ç I B O C

ESCORPIÃO

A relativa calma que reina atualmente permite que você reveja seus problemas de saúde em geral de maneira extremamente favorável.

A ARGENTINA tem se destacado como um dos países com presença garantida na CATEGORIA de Melhor Filme ESTRANGEIRO, no Oscar, todos os anos. DRAMA, MISTÉRIO, ROMANCE e até HUMOR negro já representaram o país na disputa pela ESTATUETA mais COBIÇADA da SÉTIMA Arte.

A Cabeça de Gumercindo Saraiva [NAC] 18h30min

F O

23/09 a 22/10

E R A D A Ç I B O C T S B E F M D F A I R O G E T A C D N M O T

F

LIBRA

Pessoas muito agitadas fazem você perder a paciência. Encontre um lugar isolado para trabalhar. Seu corpo precisa relaxar.

S B C F B R G N F N R E F L C L D R N F O F R F R C N A R N R H

I

23/08 a 23/09

T C B O T C R A Y E T T L F A Y R D R C M F M T N F C L Y G I T

C

VIRGEM

A sorte está do seu lado para remover uma preocupação que você tem desde o mês passado. O ritmo atual o está levando a fazer coisas demais.

A T T F G Y D F L M B I D B R D T L H D A N T C R F C L O H E T

V

alentina garante a Gabriel que não está envolvida no disparo contra o filho. Tobias ajuda Afrodite a despistar Nicolau. Afrodite se incomoda com a aproximação de Atalla. Fabim chantageia Marilda.

O Grinch [DUB] 16h30min

A T E U T A T S E

divulgação: tornasol films

Sua intuição vai ajudá-lo a superar uma preocupação considerável. Você está determinado a lutar na direção certa.

T R G I R R T I R I M M B T R O M U H R N N Y T C A N D D C G B

A T E U T A T S E

22/07 a 22/08

U R G C N S D L H S Y A T F F H R R Y S C B N F M L L B E N N R

T A N G O

LEÃO

E G Y I G F E H H T Y F T A R F A N T G E Y G A C M B G R R A C

O

Você está em melhor forma e se sente bem para enfrentar o que deve ser enfrentado. Não desperdice sua energia em palavras sem sentido.

T T T A N T Y O T E S D A N A D L R G N B Y R T C F M L G F R N

A L A I C I F O D A Ç I A O H L I F B N O I R E T S I M C T N A M I T E S E G R R A O M U H A I E C N A M O R D O R G E T A C

21/06 a 21/07

A C A L T L H T F R D G N T R G B G G T R D I T B D O H E F T B

A

CÂNCER

R G F N A L H A N I T N E G R A F A D L C F R G F B L D S N S B

M

Você está mais orgulhoso do que nunca por manter suas promessas e ficará satisfeito com si mesmo e suas ações hoje.

R R T A N G O G F O T F N R N T N N T R E G U A D D L E M F E M

A

21/05 a 20/06

T R E G U A

GÊMEOS

8 e 9-12 Animais Fantásticos [DUB] 13h45min [LEG] 20h30min

Cinema argentino

I R O

TOURO 21/04 a 20/05 Evite cometer erros. Cuidado para não se deixar ser dominado pelos outros e por suas preocupações. Pense antes de se envolver.

© Revistas COQUETEL

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

I

www.coquetel.com.br

Você já colocou uma barreira muito alta. Você deve confiar em você mesmo para alcançar seus objetivos, você vai vencer um obstáculo.

Pierri Campos Dias Manuel Florentino

RESUMO DE NOVELAS

CAÇA-PALAVRA

L A

21/03 a 20/04

S E G R E D O

ÁRIES

Magali Navroski de Lima Magda Luísa Torres Barreto Marilene Lopes Madeira Marivone Gomes da Silva Mariza Beatriz Batista Oscar Costa Ramiro Kalil Gonçalves Santuza Budó

A O H L I N O I R E T S I T N A M E G R R A O M U T H R E E C N G D U R A A M A

HORÓSCOPO

Carlos Eduardo Santos de Oliveira Constantino José Machado de Souza Cristian de Araújo Danieli de Cássia Freitas Vasques Érica Meirelles Lisboa Gabriela de Cássia Freitas Vasques Gleice Proença Helma Jacinto Pichler

T A N G O

ENTRETENIMENTO

ANIVERSÁRIOS 8-12

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

E S T R A N G E

14 FOLHA DO SUL


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 15

GERAL Processo de venda judicial

DIRETORIA DA CESA INFORMA QUE

PROPOSTAS POR UNIDADE NÃO ATINGIRAM VALOR MÍNIMO ESTIPULADO Francisco Bosco

Se não houver arrematante, estrutura poderá ir a novo leilão

N

o dia 19 de novembro, o segundo leilão judicial da unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) do município recebeu três propostas de compra. No entanto, até o momento, conforme a própria companhia divulga ao Folha do Sul, ela ainda não foi notificada pelo juízo acerca das propostas recebidas em leilão pela unidade de Bagé. Todavia, o diretor administrativo e financeiro, Artur Neves Dariano, pondera que nenhuma das propostas atingiu o valor mínimo estipulado. “Todas as unidades que não houve arrematantes serão leiloadas novamente com um desconto de 40% sobre o valor da avaliação. Quanto à homolo-

gação das propostas recebidas, dificilmente será homologado proposta com valor inferior ao mínimo”, comenta o representante da Cesa. As unidades da Cesa, consideradas pela própria companhia como passíveis de serem vendidas, estão baseadas em um compromisso em acordo firmado com o Sindicato dos Auxiliares da Administração de Armazéns Gerais do Rio Grande do Sul, na Justiça do Trabalho. Pelo acordo, que pôs fim a uma ação contra o Estado, na ordem de R$ 280 milhões, reduzindo a dívida para 40%, com pagamento em 72 parcelas, a Cesa obrigou-se a vender as unidades para cobrir o valor da dívida trabalhista. Dariano reitera que as

vendas das unidades continuam sendo o alvo para saldar o passivo. “O processo, efetivamente, coloca as unidades como ‘garantia’ do pagamento, incluindo a de Bagé. Por isso, todas as unidades que não tiverem arrematantes irão novamente à leilão, sem data definida, desta vez, por 40% do valor da avaliação, sendo que nos leilões anteriores o percentual era de 30% do desconto”, explica o diretor administrativo e financeiro Artur Neves Dariano. A unidade de Bagé foi avaliada em R$ 4,58 milhões, tendo o valor mínimo de R$ 3,2 milhões. A estrutura tem uma área de 49 mil metros quadrados e conta com capacidade de armazenamento de grãos de 20 mil toneladas.

No Rio Grande do Sul

Placas padrão Mercosul devem entrar em vigor a partir do dia 17 O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou, na semana passada, a prorrogação do prazo para as placas padrão Mercosul, que estavam previstas para entrar em vigor no dia 1º de dezembro. A nova data será escalonada nos estados brasileiros, variando de

ontem até 31 de dezembro. No RS, o prazo final é no dia 17 deste mês. A medida atende aos pedidos dos Detrans, tendo em vista o baixo número de empresas aptas para confeccionar as placas e a falta de capilaridade para atender a todas as regiões. O Rio Grande do Sul

possui duas empresas cadastradas para fabricar as chapas base e 84 para estampar (esse número é dinâmico, muda conforme vão entrando novos pedidos). No entanto, nem todas essas empresas concluíram o processo de cadastramento junto ao Denatran.

A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal – resoluções 729, 733 e 745 do Contran. A

placa será trocada somente nos veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de

substituição das placas (por perda, por exemplo). Os demais não terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual (cinza).

Sobre o modelo


16 FOLHA DO SUL

Sรกbado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 17

GERAL

BAGÉ MOTO ENCONTRO ATRAI COMERCIANTES DE DIVERSAS REGIÕES

A

integração de moradores de várias cidades, estados e países não se restringe apenas aos motociclistas. Essa troca de cultura, motivada pelo Bagé Moto Encontro, também envolve o setor comercial. Nesta 11ª edição, iniciada, na quinta-feira, a situação não é diferente. Até domingo, as opções comerciais serão diversas para quem transitar no largo do Centro Administrativo, seja a pé ou sobre duas rodas. Os segmentos envolvem desde artigos da linha rock até gastronomia. E, por falar no ramo alimentício, os porto-alegrenses da cocada baiana têm profunda identificação com a cidade. Se levar em conta o envolvimento com a Expofeira, o empresário Adriano Nascimento vende seus produtos há 26 anos para clientes bageenses. No Bagé Moto Encontro,

esta é a quinta vez que participa. Recentemente, conta que também participou da Festa Internacional do Churrasco no Parque do Gaúcho. “São doces feito na hora. Temos um público fidelizado na Rainha da Fronteira. Uma cidade fria favorece o consumo de doces. Muitas pessoas já vão aos eventos e nos procuram. Por isso, sempre voltamos”, ressalta. Natural de Soledade, Carlos Walendorff é funcionário de uma loja porto-alegrense, focada em artigos da linha rock, tais como, camisetas, bonés, bandanas, moletons e mochilas. Há três meses trabalha em eventos de motociclismo. Entretanto, a paixão pelo veículo vem de muitos anos. “É a primeira vez que vim. Até o momento, a movimentação tem sido boa. Por ser uma quinta-feira, o primeiro dia foi bom. Já superou um evento

que participei em Rosário do Sul, há duas semanas”, salienta. Já os empresários Jaques Amaral e Alexandre dos Anjos, naturais de Novo Hamburgo e Arroio Grande, respectivamente, participam desde a época em que a atividade era chamada de “Super Motos”. Por isso, avaliam com propriedade a magnitude desta 11ª de Bagé Moto Encontro. A percepção referente às vendas e ao público é positiva. Entretanto, salienta a necessidade do aumento do efetivo de policiais ou seguranças privados. “O evento está crescendo muito. Quando as lojas começam a fechar, numa certa hora da noite, a região fica perigosa. E se um dia ocorrer um homicídio, esta festa linda vai ‘morrer por água’. É só um pedido, pois gostamos de vir”, acrescenta Alexandre.

Fotos: Yuri Cougo

Vendas foram positivas no primeiro dia

PROGRAMAÇÃO Sábado 8h – Recepção 11h30min - Moto passeio pelas principais ruas da cidade 12h - Almoço livre 17h - Show de Wheeling - Equipes de Bagé 20h - Show Daniel Romero y Los del Fuego 21h30min - Show Armação/ Mr. Joey 23h - Show Legendários 70 00h30min - Show Ard Rock

Domingo 8h - Café da Manhã 15h - Show de Wheeling 19h - Show de rock com bandas da cidade (Bario Radio, C4, Master Mind, Spunk Thru, Vapor BR) 22h - Show de encerramento com a banda Velho Abajur

Adriano é presença confirmada em eventos bageenses

Homenagem a Oxum e Iansã acontece hoje no santuário de Iemanjá A comunidade umbandista de Bagé e região tem encontro marcado para hoje, a partir das 19h, no santuário

dedicado à Iemanjá, na BR293, localidade do Quebracho, interior de Hulha Negra. No local, serão celebradas com

fogos e distribuição de bolos, as datas dos orixás Oxum e Iansã, protetores dos devotos. Iansã é a senhora dos ventos e

das tempestades, que corresponde na liturgia Católica à Santa Bárbara. Por sua vez, Oxum é a senhora da beleza,

das águas fluviais, amor e afeto, reconhecida pelos devotos também como Nossa Senhora Aparecida.

O Arquivo Público Municipal Tarcísio Taborda recebeu, nesta semana, a doação de diversas documentações pertencentes à Cruz Vermelha de Bagé. Entre os materiais recebidos, constam

clipagens, atas, fotografias, diplomas, entre outros. A doação foi feita pelo major Jorge Sidnei Rodrigues de Ávila. Conforme o diretor da instituição, Cláudio Lemieszek, no

legado ainda consta o livro ata de 1917/1918 da fundação da Cruz Vermelha bageense, que foi criada 22 anos antes da filial estadual do Rio Grande do Sul e que mantinha entre as suas priori-

dades prestar socorro aos feridos de guerra, combate à tuberculose e capacitação de enfermeiros. Lemieszek disse que a doação é muito importante para ampliar a contribuição da histó-

ria do município. “Essa doação, assim como outras já feitas, favorecem para que o Arquivo possa exercer sua finalidade de conservação da história local”, acrescentou.

Arquivo Público recebe doações de acervo da Cruz Vermelha bageense

Breve histórico

A primeira diretoria da Cruz dr. Lybio Vinhas, dr. Antônio fundadores. melha iniciaram novamente no tornou-se o presidente da filial Vermelha em Bagé foi formada Cantera. Ao total, 96 colaboraPor iniciativa de Sonia Al- ano de 1996. Em 1998, o major da Cruz Vermelha Brasileira, em pelo dr. José Francisco de Freitas, dores são considerados sócios- calde, as atividades da Cruz Ver- Jorge Sidnei Rodrigues de Ávila, Bagé.

35 90 MEGA 79,

WI-FI GRÁTIS

POR A PENAS

R$

POR 12 MESES*

*Consulte disponibilidade técnica para instalação em seu endereço, características e condições de aquisição, inclusive individualmente, dos serviços apresentados em net.com.br. Banda larga xa líder em ultravelocidades: relatório Anatel jan./2017. A Anatel considera ultravelocidade na banda larga as velocidades acima de 34 Mbps.

0800-726-0800 NET.COM.BR


Sรกbado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

18 FOLHA DO SUL

BAGร‰

SANTA MARIA

AVENIDA SANTA TECLA, Nยบ 2000

ESTRADA BR 158, KM 60, Nยบ 1500

(53) 3240 7900

(55) 3220 7901

SANTIAGO RUA PINHEIRO MACHADO, Nยบ 2401

(55) 3251 8008


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 19

GERAL

ADI-RS RECEBE HOMENAGEM DA ARI

A

inovação. O presidente da ADI-RS, o empresário Eládio Vieira da Cunha disse que a ARI é a master dos jornalistas do Rio Grande do Sul e que a Associação dos Diários do Interior é a que representa as empresas de comunicação.

Segundo ele, a homenagem é o reconhecimento à atuação das empresas de comunicação do interior do Estado, que trabalham para levar a liberdade de expressão, o jornalismo de qualidade e que conta a história das cidades onde estão inseridas.

A Associação Riograndense (1880-1959). A sede fica em Porto como associados 22 jornais, entre de Imprensa foi fundada em 19 Alegre. os quais o Jornal Folha do Sul. de dezembro de 1935, durante A Associação dos Diário do Os diários do interior, pela o governo de Flores da Cunha Interior do Rio Grande do Sul tem expressiva circulação concentrada

nas regiões polos, são líderes de circulação e mantêm um numeroso contingente de leitores exclusivos.

Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS) foi indicada pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) para receber o Prêmio Antônio Gonzales de Contribuição à Imprensa, categoria especial do 60º Prêmio ARI de

Jornalismo, que ocorrerá dia 19 de dezembro, às 10h. O Prêmio Antônio Gonzalez foi instituído para destacar projetos e pessoas que valorizam a defesa do jornalismo, por meio da busca da qualidade, penetração junto ao público, originalidade e

Divulgação/FS

Associações Cunha disse que é um reconhecimento ao trabalho dos jornais do interior

Serviço militar

Alistamento para nascidos em 2001 inicia em 1º de janeiro Arquivo/FS

O Ministério da Defesa divulgou, no Diário Oficial da União, o cronograma de alistamento para 2019 para jovens nascidos em 2001, os quais poderão entrar em serviço militar ativo – denominado serviço inicial no ano seguinte. As inscrições iniciam em 1º de janeiro de 2019 e se encerram em 30 de junho. Fora deste prazo, de 1º de julho a 31 de dezembro de 2019, os alistados estão sujeitos a multa e

participarão da seleção em 2020. O edital é válido para jovens em idade de prestar serviço às armas nacionais e também abrange cidadãos com pendências relativas ao serviço militar. Para informações relativas a documentação e outros temas relacionados ao alistamento, o interessado pode acessar a Junta de Serviço Militar, rua Maurity, 121 - centro. O telefone é (53) 3242 1065.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

20 FOLHA DO SUL

por Anderson Ribeiro

“SERVIR E PROTEGER” E “A FORÇA DA COMUNIDADE”

H

oje, para os leitores, um compilado de algumas operações policiais que ocorreram de janeiro a junho de 2018, quando diversas pessoas foram detidas, crimes esclarecidos e armamentos, munições, drogas, veículos e objetos furtados/roubados apreendidos. As polícias figuram como as principais encarregadas de manter a ordem pública, porém, precisam da conscientização e cooperação de toda a sociedade para alcançar os seus objetivos. Na mesma velocidade em que a criminalidade e a violência avançam por motivos diversos, o crime organizado ganha forças, principalmente com o trá-

Fotos: Arquivo/FS

fico de drogas, que termina sendo o início de todos os outros crimes, como, por exemplo, sequestros, homicídios, latrocínios, roubos, lesões corporais, entre outros. Pode-se dizer que as polícias e/ou agentes policiais da Rainha da Fronteira e região tiveram muito trabalho. Tanto a ostensiva quanto à Judiciária. Muitas pessoas não conseguem entender qual a diferença entre a Polícia Civil e Militar. Na maioria dos casos, ao ouvir a palavra polícia, já imagina uma pessoa fardada, algemando alguém ou fazendo alguma operação, certo? Errado! Por exemplo, nem todo policial precisa andar uniformizado ou fazer uma in-

vestigação. A diferença entre a Polícia Civil e a Militar transcorre do fato de que cada uma foca em um tipo de atuação, completando a ação da outra. A Polícia Civil, também chamada de Judiciária, está diretamente relacionada à atividade investigativa, busca de evidências e questões de segurança não instantâneas. Ela é dirigida por delegados de Polícia, que coordenam as atividades dos agentes, buscando averiguar e solucionar os crimes após o seu registro. A Polícia Militar é a força responsável pelo policiamento ostensivo. Ou seja, ela é quem coíbe as ilicitudes de maneira imediata.

Polícia ostensiva e Judiciária trabalham de forma integrada

A Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé deflagrou, na manhã do dia 9 de fevereiro, a operação Sentinela, para prender seis indivíduos responsáveis pelo latrocínio do contabilista e tradicionalista Gilberto Bittencourt Silveira, 47 anos. O crime ocorreu no dia 31 de janeiro, nas proximidades do kartódromo de Bagé. Próximo ao local, foi encontrado um veículo

KA, abandonado no meio do mato. “Os criminosos haviam fugido nesse automóvel. O carro era roubado, da cidade de Porto Alegre, com placas clonadas. Ainda próximo, os policiais prenderam, em flagrante, Rafael da Costa Pinheiro, 20 anos, que confessou o crime”, disse o delegado Cristiano Ritta. Ritta destacou que, a partir das investigações, foi identificada Júlia Dília Costa Veleda,

Sentinela

Ações visam coibir atos criminosos

Órgãos de segurança atuantes na repressão de delitos

que também teve participação. “A partir dela, os criminosos desenrolaram um engenhoso plano para assaltar a vítima. O crime foi ordenado pelo preso Tiago Rafael Leges Ferreira, conhecido como “Mochilão”. Ele encomendou o assalto à Júlia. Esse assalto levantaria dinheiro e quitaria uma dívida - decorrente da venda de droga, que a garota de programa tinha com ‘Mochilão’”, salientou.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 21

SEGURANÇA

Retomada

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Candiota, com apoio das delegacias da 9ª Região Policial e das Brigadas Militares de Bagé e Pinheiro Machado, deflagraram, na manhã do dia 28 de março, a operação Retomada, para o combate ao tráfico de drogas nas cidades de Candiota e Pinheiro Machado. Conforme os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, as investigações apontaram uma célula criminosa da facção “Os Manos”, que teria a intenção de se instalar

nessas cidades, sendo combatida pela polícia. Nos dois municípios, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão. “Essa investigação começou no início do ano, em Candiota, quando identificamos a tentativa de uma célula dessa facção criminosa, oriunda da região Metropolitana, de se instalar na região. A ação resultou na prisão em flagrante de seis criminosos”, detalhou. Foram apreendidas armas, drogas e dinheiro. Os indiciados foram encaminhados ao Presídio Regional de Bagé (PRB).

Brigada Militar coíbe as ilicitudes de maneira imediata

Também em março, em ação conjunta entre Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-Distribuição), Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP/ Deic) e Departamento Estadual de Investigações Criminais

(Deic), 120 estabelecimentos comerciais, em Bagé, foram vistoriados por técnicos, acompanhados de policiais. De acordo com o titular da DCRP/Deic, Luciano Dias Peringer, o mutirão envolveu 16 equipes da CEEE-D e 15 policiais civis. “A ação é empre-

endida desde 2015 e, no Estado, foram efetuadas 38 prisões em flagrante, por meio do trabalho policial e da empresa”, destacou. Conforme o gerente regional da CEEE-D, Ruimar Marques, essa foi a primeira megaoperação do tipo realizada na região para combater furto

“Fez gato, pagou o pato”

PC realiza ações que ajudam a esclarecer delitos

e fraudes contra o patrimônio público. “A energia desviada pelos autores desses crimes poderia abastecer uma cidade do tamanho de Porto Alegre, de 1,5 milhão de habitantes, por 60 dias”, comentou. Na época, Marques declarou à reportagem que a ação em

Bagé produziu efetividade de 85%. “Oito em cada 10 empresas possuíam irregularidades ou problemas em relação ao consumo de energia fornecido pela CEEE. Nossa projeção é de que, até 2021, as ações e mutirões reduzam as fraudes para 75%, nas áreas de concessão”, salientou.

Diversas armas e munições apreendidas durante as operações

Cárcere Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) deflagraram, no dia 21 de março, a operação “Cárcere”, com objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade. A ação teve a execução de 35 ordens de busca e apreensão, além de 40 mandados judiciais. As atividades foram coordenadas pela Delegacia Es-

pecializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e contou com o apoio de todas as Delegacias da 9ª Região Policial e da Brigada Militar de Bagé. Participaram da operação 80 policiais civis, militares e agentes da Susepe. As diligências foram cumpridas em Bagé e Estrela, quando também foi feito o bloqueio de contas bancárias e

quebras de sigilo telefônico. A reportagem acompanhou uma das diligências, que resultou na prisão, em flagrante, de um jovem, de 18 anos, em uma casa na localidade conhecida como vila Tupã, onde foram encontradas drogas e dinheiro. Outras duas residências foram alvo dos policiais na região. Contudo, não foram encontrados suspeitos, armas ou

objetos. As investigações começaram em novembro de 2017, a partir de informações de que detentos recolhidos no Presídio Regional de Bagé, organizaram uma complexa rede de distribuição de droga para dezenas de pontos de venda (“bocas de fumo”). A rede criminosa abrangia vários locais na Rainha da Fronteira, sendo

identificados pontos de distribuição e venda nos bairros Parque Silveira Martins, Popular, São Jorge, São Martins, Santa Cecília, São João, Cohab, Camillo Gomes, Floresta e centro. De acordo com o delegado responsável pela operação, Cristiano Ritta, a droga que chegava a Bagé tinha origem na região Metropolitana.

Na madrugada de 26 de abril, a Polícia Civil de Dom Pedrito deflagrou a operação Coiote. Quatro pessoas foram presas e drogas, armas e veículos apreendidos. Conforme o delegado André de Matos Mendes, que coordenou a ação,

o objetivo foi cumprir 10 ordens judiciais, todas na Capital da Paz. De acordo com o delegado, a operação visou combater o tráfico de drogas e elucidar uma série de roubos ocorridos em Dom Pedrito. “Foi muito positiva

a ação, principalmente porque foi possível submeter um dos presos a reconhecimento pessoal. Ele foi reconhecido pela vítima como autor de um outro roubo ocorrido”, destacou. Um dos mandados de busca

foi deferido, in loco, pelo juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito, Luís Filipe Lemos Almeida. Na residência, foi localizada uma arma de fogo. Participaram da operação cerca de 40 policiais civis de toda a 9ª Região Policial.

O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, ressaltou que a Polícia Civil está intensificando a ofensiva aos crimes de tráfico de drogas e patrimoniais praticados com violência ou grave ameaça à pessoa.

a gerenciar a movimentação financeira do grupo. A delegada enfatizou que os objetivos da Deu Zebra 2 são o combate continuado ao crime organizado e à lavagem de capitais, além de desarticular, de forma definitiva, o maior conglomerado criminoso do ramo dos jogos de azar em atuação no Rio Grande do Sul. “Durante as investigações constatamos que, mesmo estando no sistema

prisional, Mário Kucera, por meio do uso de celulares e informações dos visitantes, estaria, novamente, coordenando seu grupo criminoso. Pelos cálculos, aproximadamente R$ 100 mil eram movimentados por semana e ‘pulverizados’ em várias contas”, disse a delegada. Ana destaca que a expectativa é combater o grupo definitivamente. “A própria população não entende, mas esse jogo faz

tempo que deixou de ser inofensivo. Muito dinheiro é sonegado. Falando só na parte de impostos municipais, por exemplo, quantas ruas poderiam ser asfaltadas com os impostos referentes a esses valores? Estamos descapitalizando o grupo. Fica um recado para quem se envolve com isso. Prendemos os líderes na primeira fase da operação e, agora, prendemos quem assumiu o lugar deles. E assim continuaremos”, afirmou.

Coiote

Deu Zebra II – protagonismo e ousadia A segunda fase da operação Deu Zebra, desencadeada no dia 11 de junho, pela Polícia Civil, mobilizou agentes de órgãos de segurança em Bagé e outras duas cidades do Rio Grande do Sul. Na Rainha da Fronteira, a ação, que teve como alvo a organização criminosa apontada como centro de comando do ramo de apostas em jogos de azar, culminou em cinco prisões - três preventivas e duas em flagrante.

A responsável por coordenar os trabalhos, delegada Ana Luíza Tarouco, concedeu entrevista à Folha do Sul logo após as primeiras diligências na cidade. Ela alegou que todo o trâmite investigatório teve como objetivos principais o combate ao crime organizado e, ainda, à lavagem de dinheiro. Tendo em vista que o líder da organização criminosa, em Bagé, detido, em 2016, teria reestruturado a equipe e tornado


22 FOLHA DO SUL

Academia Body Station confirma vinda de atleta do UFC

Arquivo pessoal

Por intermédio de Elder Lara, coaching em muay thai, residente em Niterói (Rio de Janeiro), a academia Body Station trará a Bagé a atleta do UFC, Priscila Cachoeira “Pedrita”, da categoria peso-mosca (até 57 quilos). Segundo o proprietário da academia, Thiago Mesquita, Pedrita chegará no dia 18 e participará de treinamentos no espaço, junto a integrantes da equipe Paraná Vale Tudo (PRVT). No dia 20, estará presente numa graduação de atletas da PRVT. Há possibilidades de ocorrer um seminário com Pedrita, porém, até o momento, não há nenhuma confirmação. Segundo Mesquita, os treinamentos em Bagé integram o cronograma de treinamentos para o seu combate no UFC Londres, previsto para 16 de março, contra a britânica Molly McCann, que possui um cartel de sete vitórias e duas derrotas. Por sua vez, Pedrita acumula, em sua

Pedrita tem luta agendada em Londres

carreira no MMA, oito vitórias e uma derrota. Sua estreia no UFC ocorreu em fevereiro, diante da peruana Valentina Shevchenko. Depois, ficou afastada das lutas, ao longo do ano, em virtude de uma lesão grave no joelho. Pedrita reside em Niterói e integra a PRVT.

prepara para o mundial, em 2019. Na segunda rodada, enfrenta a seleção de Rio Branco e, na última rodada, o adversário é a seleção de São Lourenço do Sul. O time que somar mais pontos será o campeão.

Kartistas bageenses competem no campeonato gaúcho O Bagé Kart Clube estará representado por 16 pilotos, neste final de semana, em Pelotas, no Campeonato Gaúcho de Kart. Entre sábado, serão três baterias em cada categoria, sendo que a última valerá um peso de 50% a mais na pontuação. A com-

ESPORTES

“NÓS VAMOS SUBIR. PODEM ME COBRAR”, DISPARA NOVO DIRETOR

EXECUTIVO DO BAGÉ

A

Moranguinho participa de quadrangular internacional A equipe do Moranguinho compete, neste sábado, num quadrangular internacional, sediado em Rio Branco (Uruguai). A estreia será diante da seleção uruguaia de futebol de salão, que se

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

petição encerrará o calendário de 2018 do kart bageense, que participou de várias competições estaduais, regionais e até nacionais, como foi o caso de Gabriel Vernieri, que alcançou a 10ª posição na categoria novatos, no brasileiro.

frase é clara e direta. A meta do Bagé é estar na elite do futebol gaúcho em 2020, justamente quando completa 100 anos de história. O presidente Rafael Alcalde já havia mencionado essa intenção. E tal projeção foi novamente assegurada pelo novo diretor executivo jalde-negro, apresentado, na noite de quinta-feira, no estádio Pedra Moura. Trata-se do administrador de empresas porto-alegrense, Rodrigo Oaigen Trindade, proprietário da RCB Assessoria Empresarial. A meta é de que 2019 sirva para profissionalização do Bagé, a fim de alçar voos maiores no futebol gaúcho. Em entrevista concedida à imprensa, Rodrigo afirmou que sua primeira medida, ao chegar, na Rainha da Fronteira, foi deixar os salários em dia dos jogadores que possuem vínculo contratual com o jalde-negro. “Faz 15 dias que eu e o presidente Rafael Alcalde conversávamos. Mas a negociação durou cinco minutos, pois a ideia é muito clara. Tudo que o presidente me vendeu, enxerguei ao vir a cidade. Vamos subir o Bagé e trabalharemos para isso. Podem me cobrar. A partir de agora, jogador receberá em dia. Arrumando o

Yuri Cougo

Rodrigo Trindade (esquerda) será responsável pela função

local de trabalho e o salário sendo pago, há felicidade e isso muda tudo”, argumenta. No quesito de estrutura, o diretor ressalta que as primeiras medidas serão a construção de um novo refeitório, reforma no alojamento dos jogadores (com implantação de ar-condicionado em todos os quartos) e melhoramento do vestiário, com divisão de espaço para cada jogador. As obras devem começar na semana que vem e terminarem em janeiro. Em termos de reforços, uma assembleia está marcada para

segunda-feira, momento em que devem ser divulgados alguns nomes. A tendência é de que sejam apresentados nomes rodados do futebol gaúcho e alguns casos, nacional. “Vai ser uma mudança radical. Seremos uma família aqui dentro. O presidente está lutando muito por isso é apaixonado por esse clube. E foi isso que me comoveu nesses cinco minutos de conversa. Vamos subir. Pode acontecer alguma coisa errada, pois não temos como prever, mas quero ser cobrado por esse trabalho”, dispara.

Comissão técnica e perfil de atletas Outro fator determinante para ter aceitado assumir o cargo foi o trabalho de Michel Neves como técnico do Bagé. “Michel é um grande amigo meu. É um guri capacitado, maravilhoso de grupo. A prova disso é a grande amizade que ele tem com o Abel Braga. É um cara que estuda para isso e me liga todos os dias para falar sobre Bagé. Com certeza, me incentivou para vir para cá”, relata. Sobre o perfil de jogadores,

Rodrigo entende que a possibilidade de subir o Bagé a um ano do seu centenário é por si uma grande motivação. “Queremos jogador família, raçudo, que queira levar isso para vida, sem conversinha te tirar o pé. Imagina em 2020 tu poder dizer que subiu o Bagé no ano do seu centenário? Se isso não é motivação, eu não sei o que é então. Se o jogador não querer algo diferente, não vai durar 10 minutos no nosso vestiário”,

manifesta. Por fim, Rodrigo diz que, com foco, a missão será cumprida naturalmente. “Queria que todos os meus negócios fossem assim. Isso daqui já está pronto e tem história. São necessários apenas alguns ajustes. Já temos a árvore de Natal. Agora, só precisamos colocar as bolinhas e a luz. Onde existe paixão, existe sucesso. A partir de hoje, isso aqui é uma empresa”, conclui.

Master 35 tem decisão no amador Momento aguardado da Liga Bageense de Veteranos, a final do Master 35 anos, primeira divisão, está confirmada para domingo, às 10h30min, no campo dois do complexo Militão. De um lado, o Industrial, que tenta o título, após ter batido na trave nos últimos dois anos. Do outro, o Stand tenta quebrar a hegemonia. Ao persistir o empate, o título será definido nos pênaltis. Mas a bola rola um dia

antes. No sábado, às 15h, pelos de volta da semifinal do Master 50, jogam Hulha Negra x Grêmio (três) e Gente Bem x São Pedro (dois). No torneio paralelo, Palmeiras x Caixeiral (cinco) e Brasil x Santa Flora (seis). A classificação tem Caixeiral (seis pontos), Santa Flora (cinco), Amigos do Arco (cinco), Palmeiras (três) e Brasil (dois). Às 17h, é a vez do jogo de ida da final dos 60, organizado pela

Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), entre Caixeiral x Gente Bem A (dois). O Caixeiral tem a vantagem de dois empates. No paralelo, quarta rodada, Fluminense x Hulha Negra (quatro), Amigos do Arco x Caieira (cinco) e Gente Bem B x Juventus (sete). A classificação tem Fluminense (nove), Caieira e Amigos do Arco (seis), Hulha Negra e Juventus (três) e Gente Bem B (zero).

A comissão municipal decidiu que haverá o duelo de volta da semifinal da Taça Sejel de Futebol, pelos titulares, entre Stand x Alci-

des Almeida. A partida acontece, neste domingo, às 17h, no campo dois. O vencedor disputará o título, na semana que vem, contra o Passo

das Pedras. Já nos reservas, a final já está definida: Internacional x Stand, que também acontecerá no próximo domingo.

Semifinal da Taça Sejel

Pagamento de inscrição para 2019

A Liga Bageense de Vete- terça-feira, as equipes confirmadas parcela da inscrição. Também será ranos informa que, na reunião de para 2019 devem pagar a primeira feita a entrega das fichas.


Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018

FOLHA DO SUL 23

ESPORTES

VEM PRO MILITÃO ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA

C

Fotos: Divulgação/FS

om 23 atividades, a sétima edição do projeto Vem Pro Militão ocorre neste final de semana. Realizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o evento terá como diferencial o oferecimento de oficinas de handbeach, basquete, vôlei e artes marciais para os alunos das escolas João Severiano da Fonseca e General Luiz Mallet. No aspecto competitivo, destaque para a Copa Regional de Vôlei, que acontece, neste domingo, das 9h às 20h. Também haverá uma rústica, no formato “treinão”, neste sábado, a partir das 18h. As inscrições poderão ser feitas na hora. No sábado, a programação é a seguinte: 14h (disponibilização de brinquedos, escoteiros, e mateada); 15h (capoeira, oficinas de basquete, de handbeach e de vôlei); 16h (sandá); 17h (futebol Amador) Evento vai para sétima edição e 18h (treinão). No domingo, 9h às 20h (Copa de Vôlei); 10h um Futuro); 13h (bicicross); go doce); 17h (sandá); 18h (tiro de laço); 12h (confrater- 15h (disponibilização de brin- (zumba e roda de chimarrão); nização do projeto Construindo quedos e mateada); 16h (bin- 19h30min (ginástica).

Circuito Corridas de Rua encerra com etapa da Aciba A Cronometra Eventos, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realiza, neste domingo, a quarta e última etapa do Circuito Corridas de Rua. A prova será alusiva aos 120 anos da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). A largada será às 9h, em frente à concessionária Nicola Veículos, na avenida Santa Tecla. Entre os dois percursos (três e seis quilômetros), a expectativa é de que a rústica tenha 350 participantes. Após a premiação da etapa, haverá um almoço na sede da Associação dos Funcionários da Companhia de Energia Elétrica (AFCEEE) e às 14h, a cerimônia de entregue dos troféus do ranking de 2018.

Largada será às 9h de domingo

Copa do Clube dos Presidentes terá caráter social A segunda edição da Copa do Clube dos Presidentes, categoria livre, acontece, neste domingo, a partir das 8h, no ginásio Graciano Pereira. Inicialmente, a competição seria restrita às equipes da série prata do citadino ou que estivessem ini-

ciando no cenário local. Entretanto, o organizador Maicon Mello relata que, na semana da competição, apenas quatro times tinham efetuado o pagamento da taxa de inscrição. Então, a fim de sanar os custos do evento, Mello abriu para que

os times da série ouro e da região pudessem participar. O principal destaque dessa edição é fora das quadras. Cada jogador deve levar um brinquedo. Os itens arrecadados serão destinados às crianças carentes, na véspera do Natal.

Destinado ao público infantil, o Mini Audax acontece, neste domingo, com largada às 16h, na praça Dr. Albano, ao lado da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O

destino será o 25º Grupo de Artilharia de Campanha (25ª GAC). A concentração inicia às 15h. As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou no dia do evento, no valor de R$ 15. Não há taxas para

adultos acompanhantes. Haverá placas, medalhas e diplomas para as crianças. O roteiro será todo feito na ciclovia Alameda Pedro Coll Leite, mais conhecida como Ponte Alta.

Mini Audax ocorre no domingo

JOSÉ HIGINO GONÇALVES COMENTANDO COMENTANDO

Jailson está se adaptando rapidamente no futebol da Turquia, pelo Fenerbahc. O jogador, revelado pelo Guarany e com boa passagem pelo Grêmio, até gol já marcou. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Revitalização do campo um do Militão é um sonho que a atual administração da Sejel está tornando realidade. O local, que leva o nome de Silvio Rodrigues da Silva, o saudoso “Capitão”, maior divulgador do futebol amador em todos tempos, será utilizado em 2019. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ Andriani Padilha deve continuar sendo o preparador físico do Bagé na próxima temporada. Está plenamente afinado com o treinador Michel Neves. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ O adiamento da assembleia geral do Guarany deixa claro: ao contrário do que se chegou a festejar, há falta de consenso no clube. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ No ano passado, o treinador Badico estava acertado com o São Gabriel, mas saiu antes do Acesso começar. Agora, Círio Quadros (que foi jogador do Bagé em 1986) seria o coordenador técnico do clube da Terra dos Marechais. Agora, deixa o cargo de coordenador técnico para ser o treinador do Ypiranga de Erechim.

LUIS C. ALBANO JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA COM ESCORES ELEVADOS - A PARTIR DE QUATRO GOLS Relacionamos os jogos da Seleção Brasileira que tiveram resultados elevados em Copas do Mundo Fifa-1930/2018. 20.07.1930 - Estádio Centenário - Uruguai - Brasil 4 x 0 Bolívia. Gols: Preguinho, dois - Moderato, dois. 05.06.1938 - Stade de La Meinan - França - Brasil 6 x 5 Polônia. Gols: Leônidas, três - Perácio, dois e Romeu, um para o Brasil - Wilimowsk, quatro e Friz Scherfke, um para a Polônia. 19.06.1938 - Stade Parc Lesdure - França - Brasil 4 x 2 Suécia. Gols: Leônidas, dois - Romeu, um - Perácio, um para o Brasil-Sven Jonasson e Arne Nyberg, para a Suécia. Obs.: o Brasil perdia de 2 x 0 e conseguiu virar o jogo. Patesko, perdeu um pênalti. 24.06.1950 - Maracanã - Brasil - Brasil 4 x 0 México. Gols: Ademir, dois Baltazar, um e Jair Rosa Pinto, um para o Brasil. Obs.: Ademir marcou o primeiro gol no Maracanã, pela Seleção Brasileira. 09.07.1950- Maracanã - Brasil - Brasil 7 x1 Suécia. Ademir, quatro - Chico, dois - Maneca um para o Brasil - Sune Anderson, um para a Suécia. 13.07.1950-Maracanã - Brasil - Brasil 6 x 1 Espanha. Ademir, dois - Chico, dois - Jair Rosa Pinto, um e Zizinho, um para o Brasil. Silvestre Igoa, um para a Espanha. 16.06.1954 - Stade des Charmilles - Suíça - Brasil 5 x 0 México. Gols: Pinga, dois - Baltazar, um - Didi, um - Julinho, um para o Brasil. 27.06.1954- Wandorf Stádio - Suíça - Brasil 2 x 4 Hungria. Gols: Djalma Santos,um (pênalti) e Julinho, um para o Brasil - S.Kocsis, dois - Hidegkuti, um - M. Lantos, um para a Hungria. Obs.: Expulsões: Milton Santos e Humberto Tozzi, do Brasil e Bozcik, da Hungria. 24.06.1958-Rasunda Fotbollstadion -Suécia -Brasil 5 x 2 França. Gols: Pelé, três -Vavá, um e Didi, um para o Brasil - Just Fontaine, 1 e Roger Piantoni, 1 -para a França. Obs.: Robert Jonquet, da França, ainda no primeiro tempo, saiu machucado, ficando a França com 10 jogadores. 29.06.1958-Rasunda Fotbollsstadion - Suécia - Brasil 5 x 2 Suécia. Gols: Pelé, dois - Vavá, dois e Zagallo, um para o Brasil - Nils Liedholm, um - e Agne Simonsson, um para a Suécia. 12.06.1962- Estádio Nacional de Santiago - Brasil 4 x 2 Chile. Gols: Garrincha, dois e Vavá, dois para o Brasil. Jorge Toro, um e Leonel Sanchez, um para o Chile. OBS.: Expulsões: Garrincha, do Brasil e H. Landa, do Chile. 03.06.1970- Estádio Jalisco - México - Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia. Gols: Jairzinho, dois - Pelé, um e Rivelino, um para o Brasil. Ladislau Petras, um - para a Tchecoslováquia. 11.06.1970 - Estádio Jalisco - México - Brasil 4 x 2 Peru. Gols: Tostão, dois - Jairzinho, um - Rivelino, um para o Brasil. A. Gallardo, um e Teófilo Cubillas, um para o Peru. OBS.: Neste jogo, Tostão para o Brasil e T. Cubillas para o Peru marcaram gols idênticos aos de Gigghia, em 1950 e nenhum comentarista taxou os gols como frango dos goleiros. 21.06.1970 -Estádio Azteca-México - Brasil 4 x 1 Itália. Gols: Pelé,um Gerson, um - Jairzinho,um e Carlos A. Torres, um para o Brasil, Roberto Boninsegna, um para a Itália. OBS.: Partida final da Copa do Mundo de 1970. Brasil Tri- Campeão Mundial. *Texto revisado pelo autor.


FOLHA DO SUL

Sábado e domingo, 8 e 9 de dezembro de 2018 ASSINATURAS E ANÚNCIOS: 3242 1020 REDAÇÃO: 3311 3915

Jornal Folha do Sul, 8 e 9 de dezembro de 2018  
Jornal Folha do Sul, 8 e 9 de dezembro de 2018  
Advertisement