Jornal Folha do Sul, 29 de dezembro de 2015

Page 1

Francisco Bosco

INFRAESTRUTURA

DO SUL

TERÇA-FEIRA 29.12.2015 R$ 1,50 Bagé, ano 6 , n° 1 722

Projeto para reconstrução de prédio do qual parte desabou é concluído pág. 12

SHOPPING DEVE TER ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR CINCO ANOS

Reprodução FS

A prefeitura deve protocolar, ainda esta semana, na Câmara de Vereadores, um projeto de lei estabelecendo a isenção, por cinco anos, do pagamento do IPTU e ISS como forma de incentivo para a instalação de um shopping em Bagé. A medida, que ainda pode sofrer modificações, atende parcialmente as solicitações da empresa responsável pelo empreendimento. pág. 4

pág. 12

VALE-CULTURA Após três anos em vigor, benefício registra pouca adesão em Bagé pág. 13

FISCALIZAÇÃO Operação apreende mais de 30 quilos de carne imprópria para consumo no Passo das Pedras

SEGURANÇA Homem é esfaqueado no centro e casal de idosos é roubado na zona rural

pág. 14

pág. 14

• Administração - 1000h • Enfermagem - 1800h • Jogos Digitais - EAD* - 1000h • Meio Ambiente - EAD* - 800h • Segurança do Trabalho - 1200h • Transações Imobiliárias - EAD* - 960h Consulte as turmas abertas: senacrs.com.br/bage

Senac Bagé O melhor ensino a distância do país: ead.senac.br

Rua Marechal Floriano, 1456 Fone: 3242.7233

DESPEDIDA Solis Rodrigues, que fez história na dupla Ba-Gua, morre aos 84 anos

pág. 15

*Educação a Distância.

SOLIDARIEDADE Ação familiar arrecada brinquedos para serem doados a crianças carentes

PREVISÃO DO TEMPO Bagé

33º 19º

/senacrsoficial @senacrs @senac_rs

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


2 FOLHA DO SUL

EDITORIAL

F

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

POR QUE EVOLUÍMOS?

U

ma das características mais evidentes do ser humano é a descoberta. É algo natural. E compreensível. Nascemos prontos para assimilarmos todo tipo de conhecimento que o mundo pode proporcionar. Ao longo do tempo, não apenas absorvemos as informações disponíveis, mas passamos a buscar conteúdos até então não decifrados. Assim, de certo modo, aperfeiçoamos os processos de pesquisa e mesmo de aplicação e, por fim, evoluímos. E essa evolução pode ser vista de forma bem clara nos dias atuais. É a partir dela que a tecnologia tornou a vida de cada um mais dinâmica, cômoda, interativa. Essa busca pela descoberta nos apresentou, dentre tantas coisas, a internet, que modificou a troca de informações e conhecimentos por todo o planeta. Com isso, acabou por acelerar a velocidade com que passamos a evoluir. E se o mundo se transformou nesta cadeia evolutiva sem um destino certo, nada mais justo que atividades até tradicionais

passassem por mudanças. E não simplesmente para se adequarem à nova realidade, mas para se aperfeiçoarem. A FOLHA do SUL se considera um exemplo de empresa em contínua evolução. E não apenas por ser um veículo novo, de seis anos de atuação em Bagé e região, mas por sua busca em tornar descobertas deste ramo de atuação em algo presente no nosso cotidiano. Tentamos, sempre que possível, demonstrar isso através da transformação de nossas plataformas de informação, por meio de nosso visual gráfico em constante modernização e pela qualidade dos conteúdos que levamos até nossos leitores. Em 2014, quando assumimos a tarefa de produzir uma revista anual, firmamos um novo compromisso para atender a demanda existente na região. Um material de conteúdo focado em temas de abrangência nacional, mas com espaços publicitários destinados aos empresários locais. Hoje, aliás, estaremos apresentando nossa segunda edição, a partir das 19h30min, na Leb Livraria e Cafeteria. É mais uma ação para reiterar o principal motivo pelo qual buscamos evoluir: nossos leitores e colaboradores.

LUIZ FERNANDO MAINARDI Deputado Estadual

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA

D

enúncia de nomeação de servidores para cargos de confiança pelo Executivo em troca de votos de parlamentar; Assembleia Legislativa mais uma vez sitiada pela Brigada Militar, impedindo o acesso dos populares à casa do povo; um pacote com 30 projetos, 13 dos quais remetidos à apreciação no final da semana passada, para ser votado à toque de caixa. Este era o clima no dia de ontem no parlamento do Rio Grande do Sul, convocado, extraordinariamente, pelo governo do Estado. Cenário nunca antes visto na História contemporânea do Legislativo gaúcho.

WALDIR ALVES RAMOS Engenheiro civil

ÀS VEZES

Q

uando conheci o Rio de Janeiro, em 1959, tinha uma curiosidade, provocada por David Nasser, na revista O Cruzeiro, em artigo que assim iniciava: “Brasil do gado humano que viaja às seis da tarde no trem da Central...”. Logo pude confirmar a impressão passada pela crônica, em nada diferente de hoje, como se viu em recente reportagem televisiva. Também, anos após, impressionava a extrema independência e coragem de Nasser, nos escritos de sua lavra, não se curvando aos poderosos. Há pouco, conversava com o reconhecido jornalista Joseph Zukauskas, sobre o consagrado articulista, e ele teve a bondade de me alcançar, de seus arquivos implacáveis, o livro ”Mergulho na Aventura”, do binômio de ouro da reportagem nos meados do século XX no Brasil – David Nasser e o fotógrafo Jean Manzon. Bastante enriquecedora para mim a referida obra, eis que meu conhecimento do trabalho dos autores principiava após a metade dos anos cinquenta, e agora me chegam escritos anteriores ao 1945, de meus 10 anos de idade. Coincidentemente, ao despedir-se de 2014, esta coluna fazia referência, também, ao amigo Zukauskas. E, na semana que passou, ao ensejo do Natal, este espaço voltou-se para a paz interior. Agora, como 1º de janeiro é o Dia Mundial da Paz, elegi este esperançoso e inspirado texto, do “Mergulho na Aventura”, escrito nos difíceis dias da Segunda Guerra Mundial: “Paz – Um dia, as crianças voltarão a brincar nas calçadas. Nas aldeias distantes, festejarão o Natal sobre a neve. As noites das cidades grandes hão de ser iluminadas. Os navios cruzarão os mares, carregando noivos em lua de mel, descuidados turistas, inglesas de pince-nez, americanas de paletó saco, italianos de boné. A música de bordo irá espalhando, sobre as ondas do mar alto, um pouco de alegria. Haverá camponeses de trajes berrantes nas festas de Boêmia. Os pés cor de rosa das mulheres da Hungria pisarão as uvas, para o vinho que bebereis. Os bosques de Londres terão o sossego de outrora, e nos Champs Elysées as elegantes passearão suas vaidades, suas vaidades que estes dias tormentosos mudaram em heroísmo. Nos campos gelados da Rússia o amor voltará, enxuto de sangue das horas épicas. Nos mares do Atlântico Sul, as jangadas irão para o alto mar e voltarão para a terra, à brisa da tarde.” Com tal preciosidade de David Nasser, que neste primeiro dia de janeiro completaria 99 anos, desejo, a todos no Folha do Sul, incluídos seus leitores e familiares, um feliz Ano-Novo, e que possam realizar os seus bons sonhos possíveis; já os bons sonhos impossíveis, que pelo menos continuem sendo sonhados!

Urgência, pra que urgência? Nossa bancada votou contra a convocação extraordinária por entender que a grande maioria das matérias não caracterizavam urgência, salvo dois ou três projetos, entre os quais os que tratam de créditos presumidos para as empresas Foton e Inova, empreendimentos atraídos pela política desenvolvimentista do governo Tarso Genro e que já poderiam ter sido encaminhados ainda no primeiro semestre.

Votar no escuro

Era visível, nos corredores da Assembleia, o desconforto de muitos deputados e deputadas pertencentes à base de sustentação do governo Sartori por terem que votar algumas matérias sem um estudo aprofundado. Projetos como o que cria o Plano Diretor do Transporte Intermunicipal, que alterará profundamente o nosso sistema de transporte de passageiros entre os municípios gaúchos. É uma matéria muito sensível que enfrentamos na época em que governamos Bagé, quando realizamos, pela primeira vez na História do município, um processo licitatório que qualificou o transporte coletivo. Sensível porque, se não tiver o devido embasamento legal, poderá servir para criar empecilhos para a reorganização do sistema. Muitos municípios, com o objetivo de se desvencilhar da obrigação legal, elaboraram legislações incompletas que serviram de motivo para impugnações e não efetivação das mudanças necessárias. Em Bagé, devido à qualidade do processo que montamos, promovemos novas concessões, melhoramos o transporte e geramos recursos para o município, depois de derrotarmos 15 ações judiciais. Será que o governo do Estado está “jogando a não fazer”?

Impactos Alguns dos projetos, como o que transfere para a iniciativa privada, mediante exploração de pedágios, pelo período de trinta anos, a manutenção e conservação das estradas estaduais, terão impactos de grande duração na sociedade gaúcha. Outro neste patamar é o PLC 206 que, segundo estudo de nossa bancada, é inconstitucional e poderá congelar salários dos servidores por dez anos, levando à diminuição da quantidade e das qualidades dos serviços públicos. É a “responsabilidade fiscal” aumentando a dívida social.

FOLHA DO SUL

CNPJ. 11.381.681/0001-00

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 49-E REDAÇÃO - Editor Geral: Felipe Valduga Subeditor Geral: Marcelo Pimenta- Chefe de Redação: Niela Bittencourt Direção: Fones: Assinaturas: (53) 3242-1020 Coordenadora Comercial: CláudiaNegra, Jardim Gerente de Circulação: Jacson Medeiros Comercial: Fabiana Rodrigues Circulação: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Administrativa: Revisão: Marialda Silveira Monteiro Reportagem: Gilmar de Quadros - José Higino Gonçalves - Marcos Pintos Redação: (53) 3311-3915 Jônio Tavares Ferreira de Lavras do Sul e Pinheiro MachadoNiela Bittencourt - Marcelle Ceolin - Rochele Barbosa Repórteres Fotográficos: Francisco Bosco - Fernando Moura jornalismo.folhadosul@gmail.com Salles Neto Colunistas Colaboradores: Dom Gílio Felício - Edgar Muza - Waldir Alves Ramos - César Jacinto - Ricardo Belleza Comercial: Leisa Soria anunciosfs@gmail.com -Antônio Almeida - Luis C.Albano -Andrea Muller - George Teixeira Giorgis - Leo L.Vieira - Sérgio Meth - Luiz Marketing e Eventos: www.jornalfolhadosul.com.br Fernando Mainardi Estagiários: Anderson Ribeiro,Yuri Cougo e Fernando Moura Diagramação Comercial, Social e Fabiano Marimon Entretenimento: Diego Almeida Diagramação: Cristiano Lameira e Vinícius Silva Impressão Gráfica Jornal Zero Hora

CURTA NOSSA FAN PAGE www.facebook.com/ jornalfolhadosulbage


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

VITRINE EMPRESARIAL

FOLHA DO SUL 3 INDICADORES ECONÔMICOS

por Niela Bittencourt

Francisco Bosco

Empresárias destacam opções variadas para feriadão

SANTA EDWIGES APRESENTA LINGUIÇAS E CORTES SELECIONADOS

F

eriado é sinônimo de comer bem. Nada melhor do que garantir o que há de melhor em carnes e embutidos para dar boas vindas a 2016. Confira os produtos da Santa Edwiges: há linguiças de pernil, lombo e filé - inclusive as temperadas -; de leitão e cordeiro, com tomate seco e com queijo.

As empresárias Carmem Azevedo, Andreia Brasil e Laura Nunes Vieira destacam os cortes selecionados das carnes Hereford e Angus, como maminha, picanha e entrecot. Também costela Marfrig: um dos mais pedidos. Destaque, ainda, para o lombo suíno temperado. Confira carnes ovinas embaladas à vácuo - cortes como

(53) 3242 8428

DO SUL

paleta, carré, quarto, chuleta e espinhaço, além de costela. O cliente pode encontrar, ainda, molleja, coração de frango, pão temperado e doces caseiros, como de abóbora, de batata, ambrosia e rapadura de leite. Horário diferenciado: das 9h às 21h, inclusive domingos e feriados. No primeiro dia do ano, das 9h às 12h30min.

Marcílio Dias, 1874

ASSINE E GANHE BRINDES NA HORA

32421020

MOEDAS Dólar comercial Dólar turismo (em R$) Euro (em R$) Pesos ur.(em R$) Pesos arg.(em R$)

COMPRA

VENDA

3,859 3,850 4,233 0,129 0,297

3,860 4,080 4,236 0,129 0,297

SALÁRIO MÍNIMO [REGIONAL]

SALÁRIO MÍNIMO [NACIONAL]

R$ 1.006,88

R$ 788,00


4 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

POLÍTICA

EDGAR MUZA

por Felipe Valduga

Projeto deve ser protocolado esta semana no Legislativo

PREFEITURA VAI PROPOR ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA INSTALAÇÃO DE SHOPPING EM BAGÉ

O

Executivo deve protocolar até amanhã, na Câmara, um projeto de lei (PL) prevendo incentivos para viabilizar a instalação do Shopping Bagé, no bairro Malafaia, próximo ao campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). As medidas atendem, em parte, solicitações dos responsáveis pelo empreendimento, o qual foi apresentado ao público no início deste mês. Conforme apurado pela coluna, a proposta da prefeitura, que ainda poderá sofrer algumas alterações, consiste na isenção de tributos como o ISS (sobre servi-

ços) e IPTU (Predial e Territorial Urbano) pelo prazo máximo de cinco anos. Vale lembrar que as solicitações da empresa Conselho Shopping 4 Consultores, responsável pela empreitada, já englobavam medidas como a isenção do ISS, pelo tempo que durasse a construção da estrutura, estimada em cerca de dois anos, a partir do seu início. Ao IPTU, o pedido era pelo não pagamento das taxas por um período de 10 anos e, assim, facilitar a atração de comércios. O prefeito Dudu Colombo, ainda quando a iniciativa lhe foi apresentada, confirmou que o mu-

nicípio poderia abrir mão de uma arrecadação momentânea, via tributos, como forma de tornar o empreendimento uma realidade: “Para garantir benefícios econômicos e sociais”, frisou na oportunidade. A empresa também pedia a participação efetiva do governo quanto à urbanização do local e seu entorno; a terraplenagem, arruamento, guias, sarjetas e asfalto; melhoria de ruas e avenidas de acesso, iluminação e segurança pública, bem como implantação de linhas de ônibus suficientes para atender a demanda. Respostas quanto a esses pontos não foram formalizadas pelo Executivo.

Orçado em cerca de R$ 80 milhões, o empreendimento de 25 mil metros quadrados, em formato térreo, prevê um total de 119 lojas, o que poderá ser

ampliado para 220 espaços em uma futura expansão. Além disso, haverá estruturas específicas para supermercado, praça de alimentação e cinema.

Para a época de construção, pelos menos dois mil empregos devem ser gerados. Quando concluído, o shopping poderá comportar 1,5 trabalhadores.

Independentemente da sugestão do Executivo, o pacote de benefícios ao shopping pode sofrer alterações quando tramitar no Legislativo. Os vereadores poderão, por exemplo, apresentar emendas alterando o período de isenções,

para mais ou menos, bem como sugerir um percentual diferenciado de descontos. Não está descartado, ainda, que a própria prefeitura faça algumas modificações na matéria antes que a mesma seja apreciada pelo

plenário. E, em tese, terá tempo para isso, até porque a Câmara está em recesso parlamentar. Ou seja, a análise do texto pode iniciar somente em março, caso nenhuma agenda extraordinária seja convocada durante os meses de janeiro e fevereiro.

A obra

Tramitação

Aprovados no concurso da Câmara devem ser nomeados em fevereiro O presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Lara (PTB), confirmou, ontem, à coluna, que a nomeação dos aprovados no recente concurso público realizado pelo Legislativo deve ocorrer somente em 2016. Segundo ele, a estimativa, aliás, é que a convocação dos

novos servidores venha a ocorrer em fevereiro. Para janeiro, disse ele, a nomeação dos funcionários não deve ocorrer “em função do contingenciamento do orçamento”. O processo seletivo, é bom lembrar, abriu um total de 11 vagas para ingresso na Câmara: duas para analista legislativo; uma para

produtor de TV; uma para repórter, uma para produtor de Publicidade e Propaganda; uma para roteirista; uma para editor de imagens; uma para cinegrafista; duas para agente Legislativo de contabilidade, finanças e pessoa; e uma para agente Legislativo de patrimônio e almoxarifado.

VISÃO GERAL

A SAÚDE PÚBLICA CONTINUA A PERIGO

F

ico impressionado com certas declarações de lideranças públicas. Sem o menor constrangimento contratam equipes de pesquisas para detectarem as causas negativas em suas instituições. Com isso provam que estão apenas dentro de seus gabinetes e que não saem à rua para sentir os efeitos negativos. Lendo uma reportagem fiquei a pensar: mas isso é mais antigo que andar pra frente. O que diz a pesquisa de tão importante? O seguinte: “Nos consultórios, 25% dos médicos do país não aceitam planos de saúde”. Imaginem só, nos consultórios particulares não querem atender plano de saúde, porque remuneram abaixo da tabela. Enquanto os planos pagam em média 60 reais, a consulta particular está entre 130 e 200 reais, as mais baixas. Pois bem, já imaginaram quantos os médicos recebem do SUS? Então, o que vimos apregoando há muitos anos é a baixa remuneração que acaba “correndo” os médicos da rede pública. A evolução é a seguinte: o médico se forma, procura entrar na rede pública, para ganhar confiança da população. Quando se torna conhecido, monta seu consultório e passa a atender convênios. Mais conhecido se torna e aí cai fora também dos convênios, porque a remuneração é baixa. Como já é conhecido pelos pacientes, sua clientela prefere pagar particular e não ter demora no atendimento. O problema maior que estão enfrentando é na hora que necessitar internação hospitalar. Como pode um médico que atende particular e, na maioria, não credenciado pelo SUS, por opção própria, internar na rede hospitalar credenciada? Vai ter que pagar particular. Ou, como queiram, é o que deixa claro a reportagem, se valem de colegas para internar. Qualquer ser humano que precise consultar com um especialista prefere pagar particular e depois vai “se virar” para conseguir uma vaga nos hospitais que atendem pelo SUS. A prática mais comum é recorrer ao Pronto-Socorro e, devido à urgência, é baixado pelo SUS. É assim que funciona, na prática, o atendimento no Brasil. O que a pesquisa detectou já acontece há muito tempo. Os dirigentes deveriam sair um pouco de seus escritórios e percorrer postos de saúde e visitar comunidades carentes para se inteirar do problema e buscar soluções que atendam todos os interesses. Como no Brasil vivemos o “faz de conta”, ninguém se aprofunda em soluções definitivas, só em paliativas. A maioria opta por “empurrar com a barriga”. O governo central, responsável pela arrecadação, na hora de dividir o bolo, salta fora e não investe em saúde aquilo que a Constituição determina, que é 10%. Toma como base a regulamentação da lei que foi “esquecida” pelo Congresso no que diz respeito à parte federal. Não esqueceram da parcela dos estados e municípios (12 e 15%). Enquanto persistir a remuneração dos profissionais no estágio atual, poucos se interessarão pelo Sistema Único de Saúde. Os hospitais, para se manterem, precisam atender convênios e particulares. Assim mesmo, após uma triagem forte na solicitação de baixas. Então, o que está acontecendo hoje, já vinha sendo praticado há muitos anos. A situação econômica tem provocado reações, entre as quais pesquisas, para provar as causas da situação de “miséria” no atendimento à saúde. No momento em que a Constituição for cumprida e os entes federados cumprirem sua parte, é claro que a remuneração será bem melhor e poderá atrair os profissionais da saúde, hoje distanciados da rede pública. Esse diagnóstico é palpável para qualquer cidadão que se aprofunde no assunto. Sem dinheiro, não há saúde pública decente. E o caos está se estabelecendo cada dia mais intensamente. Sou favorável a que médicos formados em universidades públicas tenham que atender pelo sistema, pelo menos durante o mesmo tempo em que estudou “de graça”. Agora, querer obrigar os médicos formados por universidades privadas, do seu próprio bolso, a atender pelo SUS, não tem nenhum fundamento legal. E já passou pela cabeça pensante de alguns políticos. Para a contratação de profissionais para a área de saúde, para um leigo como eu, não deveria ser exigido concurso público. Ninguém vai “gastar pestana” tentando entrar na rede pública, com a remuneração que estão propondo. Ao passo que a negociação por salários deveria ser livre e dependendo da especialidade de cada um dos profissionais. Mas isso é mais um “sonho de uma noite de verão”. Minha senilidade em evolução dá margem a ser um sonhador. Concordam?


Terรงa-feira, 29 de dezembro de 2015

FOLHA DO SUL 5


6 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RURAL

Genética gaúcha ganha DOM PEDRITO espaço no território nacional SEDIA FEIRA DE OVINOS DE VERÃO

Evento ocorre nos dias 22 e 23 de janeiro

Arquivo FS

O

mês de janeiro é marcado pela realização das feiras de ovinos de verão. Entre os destaques dos eventos de ovinocultura no Rio Grande do Sul está a 37ª Feira de Ovinos de Verão e a 28ª de Lã e Carne que ocorre dias 22 e 23 de janeiro. A programação do evento consistirá das seguintes atividades no dia 22: oitavo julgamento de carcaças (realizado no campus da Unipampa, em Dom Pedrito, a partir das 9h); julgamento de admissão e classificação; entrega de prêmios (restaurante no parque Juventino Corrêa de Moura). No dia 23, a programação inicia com remate de carneiros, borregos e ventres tatuados das raças laneiras (14h); remate de carneiros, borregos e ventres

tatuados das raças de carne (15h) e remate de ovinos em geral, com início programado para as 16h. Além da feira de Dom Pedrito, a região também terá eventos como a Agrovino – a exposição e feira de ovinos de verão realizada em Bagé e, que, neste ano, ocorre, de 12 a 17 de janeiro, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. O evento é uma promoção da Associação Bageense de Criadores de Ovinos (Abaco) e da Associação e Sindicato Rural de Bagé. Sant’Ana do Livramento organiza a 18ª Mercotexel de 21 a 24 de janeiro. Já o município de Pinheiro Machado, sedia a 32ª Feovelha, com vasta programação de 27 a 31 de janeiro.

Os últimos dias de dezembro confirmaram o bom resultado da pecuária de corte gaúcha em 2015. Após o fim da temporada de primavera, o mercado continua aquecido. As negociações de compra e venda prosseguem e, muito dessa comercialização envolve novos criadores de outros estados que buscam na genética das raças criadas no Rio Grande do Sul uma forma de fazer o primeiro choque entre as raças britânicas e sintéticas com os zebuínos, especialmente por causa da maior precocidade e ganho de peso.

É o que aponta o diretor da Trajano Silva Remates, Gonçalo Silva, que informa que há poucas semanas foi concretizada venda de 220 vacas com cria da raça Hereford para um novo investidor de Minas Gerais. “Estamos vendo o preço do boi rompendo fronteiras e batendo recordes. Já podemos falar em R$ 11 o quilo da carcaça. As vendas para fora do Rio Grande do Sul aumentaram bastante e isso se deve ao trabalho das associações de raça mostrando a nossa carne e como é diferente a nossa genética em relação a outros

rebanhos”, explica Silva. O diretor destaca que, depois de algumas adaptações nos últimos anos, foi possível identificar qual é o animal específico para cada região. Em Minas Gerais andam bem as raças britânicas como o Angus e o Hereford, já que o Estado é mais úmido. No Mato Grosso, por ser mais seco, as raças mais sintéticas como o Brangus e o Braford são mais adaptadas. “E os criadores dessas regiões vêm ganhando com resultados satisfatórios e isso vem se propagando”, observa Silva.

Silva acredita que este movimento de mercado deve ter continuidade no ano de 2016. Além dos valores do preço da carne, a suspensão de embargos e abertura

de novas fronteiras para a carne brasileira vai manter o ritmo de valorização da pecuária gaúcha. “Recentemente, o Japão suspendeu o embargo da carne processada do

Brasil e o Oriente Médio vem enviando mais navios para o Sul para levar gado em pé. São fatores que fazem com que a carne siga nesta estabilidade”, sinaliza.

Perspectivas


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FOLHA DO SUL 7

Seminovos e Usados Av. Santa Tecla, 1336 53 3247 1647

NOVO KA+ 1.5 SE 2015

PRATA / COMPLETO / SOM ORIGINAL / BLUETOOTH ( IWK 1923)

GOL 1.0 G4 4P 2005

PRETO / AQ / LT / DT (IMH 5064)

VECTRA 2.4 ELITE 2006 PRATA / COMPLETO / CÂMBIO AUTOMÁTICO (IMU 8690)

GOL 1.0 G6 4P 2014 UNO MILLE ECONOMY FIRE 2P 2012 VERMELHO / AQ / TE / AL / LT / DE (ISI 2554)

BRANCO / COMPLETO (IVL3233)

CLASSIC 1.0 LS 2011

PRETO / AQ / AL / DT (IRP 0490)

www.veiculosjw.com.br Ofertas imperdíveis. s a alugue um carro Tire féri e rode à vontade. e d m i f o d to . a n a m se

solution

“Respeite a sinalização de trânsito”

93

diárias com tudo incluso a partir de

r$

,66

*

em até

10x

sem juros

Km livre + proteção + taxa + airbag + abs *consulte condições.

em Bagé: avenida santa tecla, 1.300 3312-3000 ReseRvas 24h www.localiza.com


8 FOLHA DO SUL

SOCIAL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

QUE PONTO de incivilidade o Brasil chegou, meus Deus! Vocês me conhecem bem, não discuto com ninguém por causa de política. E agradeço a todos por me aturarem com minhas posições quase sempre contrárias. Mas estes momentos constrangedores de conchavos políticos, não apenas em Brasília, me tiram do prumo. Adeus ano velho, socoooooooooorro!

A

GOSTEI deste texto do Juremir Machado da Silva: “Até quando, ó político politiqueiro, farás discursos em nome da transparência e dos acordos secretos. Até quando, ó político cretino, pensarás “meu pirão primeiro” e dirás “ faço pelo bem do povo”. Até quando, ó político sem convicções, lerás na Constituição o que nela não está escrito apenas para satisfazer tua sede de poder a qualquer custo. (...) LOJISTAS dos shoppings viram as vendas minguarem 1% neste Natal na comparação com 2014, segundo Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, associação que representa os lojistas dos shoppings. O resultado é o pior já registrado para o período nos últimos 10 anos. Em 2015 foram abertos 19 novos shoppings, muitos projetos de construção de outros tantos foram suspensos por conta da crise econômica nacional. O resultado negativo das vendas de Natal não contabiliza a comercialização feita nas novas lojas. Os dados vieram de pesquisa feita em 150 empresas de varejo associadas à Alshop, que reúnem 7,5 mil lojas no país. POIS não é que, num cenário caótico assim, foi divulgado, há poucos dias, que um grupo empresarial pretende construir um shopping na Vila Malafaia, em Bagé. Agora, pasmem, queridos leitores, os empreendedores solicitaram mil e uma isenções, benefícios, da prefeitura hiperdescapitalizada. Desta forma, dependendo da generosidade do senhor prefeito, ela deixará de arrecadar impostos e, com isso, deixará de investir em melhorias na cidade e, também, de prestar serviços básicos à população mais carente. “Pode não ser a sua opinião, pode não ser a melhor opinião, mas esta é uma coluna com opinião.”

Sidney Castilhos e as elegantes 2015, Dom Pedr

BONITA como sempre, Sílvia Sciortino Parera veio passar o Natal com os pais, Iara Regina e José Wilson Parera. Ela é design de moda, atua na equipe da superconceituada estilista carioca Lenny Niemeyer, que começou carreira de estilista em 1979, produzindo biquínis para famosas grifes , como Fiorucci, Bee, Richards e Andrea Saletto. Em 1991, Lenny resolveu criar a própria marca e abriu a primeira loja em Ipanema. Hoje, ela produz, além dos biquínis e maiôs, a moda pós-praia, além de acessórios com a cara da mulher carioca. Aplausos!


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

T

rito

Guilherme Salles Madruga e Carina, festa de fim de ano Unimed, clic Gleider Ayres

Manuela Lacerda e Aírton Torres Lacerda, a filha e o pai, festa de fim de ano Unimed, clic Gleider Ayres

Priscila e Gustavo Camponogara, festa de fim de ano Unimed, clic Gleider Ayres

RANSFERIDA a festa de inauguração do apartamento da médica Adriana Meneguine, em Punta Del Este; ficou para o domingo de carnaval, quando mais bageenses estarão no requintado balneário... O NATAL e também o réveillon de Iolanda Marzola Silveira reúne os filhos e os netos em Punta; a mana Maria Teresa Marzola também foi curtir os sobrinhos-netos.

HOJE, às 19h30min, na Leb, a direção deste jornal recepciona seus convidados e os clientes da livraria e café de Richarles Nogueira no lançamento da revista Folha do Sul, edição 2. POR falar em livros,“Poder, estilo & ócio”, de Joyce Pascowitch, está na minha lista de leituras para os próximos dias. Bem como “Geração de valor”, de Flávio Augusto da Silva, o cara que, aos 23 anos, escolheu o caminho do empreendedorismo e criou a escola de inglês que deu origem à bem-sucedida rede Wise Up e, logo, tornouse um dos mais jovens bilionários brasileiros. Hoje, estou lendo: “ A noite do meu bem,” de Ruy Castro, que mergulha no universo do sambacanção e das boates cariocas dos anos 40 aos 60, reduto do glamour e do poder. Um luxo de leitura. Ah! antes, havia lido, nesta ordem: “ O capital no século XXI”, de Thomas Piketty; “Diários da presidência 95/96”, de Fernando Henrique Cardoso; “Sonho grande” ( Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de empresas e marcas como Budweiser, Burger King, Heinz, Brahma, Antarctica, Lojas Americanas e várias outras) e “Abílio Diniz, a trajetória do empresário Pão de Açúcar”; ambos escritos pela jornalista Cristiane Correia; obras que estão à sua espera na Leb, é claro. MÉDICA, neurocirurgiã pediátrica, Luísa Picato Kalil aprovada em recente concurso no Hospital das Clinicas de São Paulo... APARTAMENTO na Bento Gonçalves, Liliana Macedo Ducos mudou-se para o 9º andar do edificio Sepé Tiaraju... COLUNISTA Sidney Castilhos publicou a lista das Mais Elegantes de Dom Pedrito 2015, entre elas: Marta Ollé Xavier, Nadege Royes Ferrer, Sandra Royes, Teresa Freitas. Aplausos! CARNAVAL. O sambista Diogo Nogueira será tema da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, em Porto Alegre. Aliás, homenagem a ele e ao pai dele, João Nogueira, também. Antes de cantar, Diogo era jogador e chegou a jogar no Cruzeiro de POA, mas a carreira foi interrompida por uma lesão em um dos joelhos.

FOLHA DO SUL 9

SOCIAL


10 FOLHA DO SUL Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

- Luana Cunha Aviott - Neiva Fialho de Belo - Lidiomar Soares - João Pedro Vasconcelos Vaz

21/03 a 20/04

Você já pode sentir alguns movimentos relacionados a mudanças em sua carreira ou um projeto que esteja envolvido. Mantenha-se focado. 21/04 a 20/05

Mudanças necessárias relacionadas aos seus projetos de médio prazo. Uma viagem pode marcar o início das mudanças.

Parte do Cantor do trem onde sucesso se queima- "Borbulhas va o carvão de Amor" Doença (?): amebíase ou malária

Gás usado em letreiros luminosos

Canal entre a garganta e o estômago (Anat.)

N

ora decide sair de casa. Juliano aconselha Dante a investigar Guerra. Lara consegue gravar Orlando falando mal de Nelita. Breno inicia seu trabalho como motorista de táxi.

PROGRAMAÇÃO Alvin e os Esquilos: Na Estrada [DUB]

18h30min 20h30min

LOTERIAS

Fiscal de camelôs e ambulantes (bras.)

LOTOMANIA 26.12.15 01 02 05 09 10 21 29 32 34 35 36 43 55 58 LOTOFÁCIL 66 77 1302 78 82 88 96 03 04 06 09 11 12 13 14 15 DUPLA-SENA 16 17 18 1449 20 22 25 1º PRÊMIO MEGA-SENA 02 03 1774 09 22 01 12 20 42 45 30 52 60 2º PRÊMIO QUINA 10 20 3969 24 38 05 06 08 46 49 28 48 FEDERAL 24.12.2015 1º 28967 2º 08481 3º 39786 4º 23321 5º 80432

Peça que imobiliza membro fraturado

Autômato Profissão de Poirot (Lit.) Maluco Fenômeno cíclico do oceano

Boa reputação

D S A Ã R I I M

M A

Tipo de lentes (pl.) Orixá guerreira ligada à água

C U A O R N A L R A S I T L R E R E O N A S C E N D O A O F A R C A S RO B G D O I O M E F A T R O B R E C E E T A I N I P R EV I S

Autômato Profissão de Poirot (Lit.)

F P A G N D E P R

Organização guerrilheira colombiana Língua falada em Pequim

2/be — io. 3/air — god. 4/ball — near. 5/colar. 8/detetive.

Solução

Vogal em que se punha o trema

66

Maluco Fenômeno cíclico do oceano

F P A G N D E P R

BANCO

66

Dias de mudanças necessárias em um trabalho em equipe. Boas novidades podem surgir relacionadas a novos projetos em equipe.

Bola, em inglês

21/02 a 20/03

Personagem mítico da cultura negra brasileira Dói como uma queimadura

Que sofre de timidez (fem.) "Protocol", em IP (Inform.)

J

osias e Husai confirmam a morte da criança.Davi respira fundo e se conforma.Ele afirma que foi feita a vontade de Deus.Em seguida,se levanta, em farrapos,e sai sem dizer mais nada.Ele se banha,com lágrimas nos olhos,mas com uma expressão serena. Dígrafo de “arroio” 4, em romanos

Que possui comportamento inesperado

Solução

Você se aprofunda em seu mundo emocional. O momento pede reflexão e entrega. Não tente controlar nada e deixe seus sentimentos fluírem.

Dígrafo de “arroio” 4, em romanos

Feminino (abrev.)

21/01 a 20/02

Capital do país dos aiatolás

Doce à base de creme de milho verde

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/01

Capital do país dos aiatolás

Doce à base de creme de milho verde

Dias de mudanças interessantes, antes interna e depois em sua rotina. Não tente controlar este momento. Deixe a vida agir por si só.

AQUÁRIO

Personagem mítico da cultura negra brasileira Dói como uma queimadura

Porém; todavia

Lancinante "Let it (?)", álbum dos Beatles

Boa reputação

Dias de intensidade e muito trabalho, mas de mudanças positivas em suas finanças. Um projeto pode começar a trazer lucros.

(?) de luz, arma do cavaleiro jedi (Cin.)

Lancinante "Let it (?)", álbum dos Beatles

22/11 a 21/12

Bola, em inglês

Que sofre de timidez (fem.) "Protocol", em IP (Inform.)

SAGITÁRIO

Feminino (abrev.)

M

elissa revela seu plano de vingança contra Felipe para Dorotéia. Vitória desabafa com Bernardo sobre Emília.Afonso e Berenice decidem tentar namorar. Neném incentiva Botelho a se aproximar de Rita. (?) de luz, arma do cavaleiro jedi (Cin.)

Você estará mais fechado e reflexivo. O momento é ótimo para dedicar-se a leituras ou começar um novo curso de especialização.

Vogal em que se punha o trema

2/be — io. 3/air — god. 4/ball — near. 5/colar. 8/detetive.

Porém; todavia

Orixá guerreira ligada à água

Que possui comportamento inesperado

23/10 a 21/11

Tonalidade de cinza Tipo de lentes (pl.)

(?) bono, tipo de trabalho social Organização guerrilheira colombiana Língua falada em Pequim

BANCO

ESCORPIÃO

Aí está (pop.) Deus, em inglês

Grupo de canto comum em igrejas

A

rthur descobre que Jonatas está em sua casa e repreende Cida. Eliza pede a Jonatas que vá embora. Arthur conclui que Carolina mandou Jonatas até sua casa intencionalmente para perturbar Eliza.

P A S S E I O C U L T U R A L

23/09 a 22/10

(?) elizabetano, imobilizador veterinário

M H A A R I C O P A E N T T A G E L O A D O BA L Z U R A M R B I D I V E

23/08 a 23/09

Você sente uma forte necessidade de estar mais perto dos seus amigos. Uma mudança em sua casa pode passar a ser prioridade.

PEIXES

Parte da calça onde se põe o cinto

22/07 a 22/08

Suas emoções estarão à flor da pele. O momento é ótimo para se aproximar de alguém que tem mexido com você. Mudanças à vista.

LIBRA

Diz-se do batom que destaca os lábios Atividade que tem os museus como pontos de visita Ninfa amada por Zeus

Nervoso; inquieto

Perto, em inglês

Que possui origens em uma família

Você percebe o aumento de intensidade em sua rotina de trabalho.Você sente que algo deve mudar e, rapidamente, dá início a esse processo.

VIRGEM

Certas pessoas Ar, em inglês

(?) da pele: o novo "nude"

RE N

21/06 a 21/07

Você começa a perceber a necessidade de mudar seu modo de se relacionar. É possível que você questione um namoro ou amor de alguém.

LEÃO

RESUMO DE NOVELAS

21/05 a 20/06

Você começa a se aperceber a necessidade de promover mudanças em seu mundo emocional. Espere que o Universo lhe aponte o caminho.

CÂNCER

- Nicole Lima Gil - Ibis Porto Alegre Blois - Danilo Barbosa Medeiros

© Revistas COQUETEL

M H A P A R I A C O S P A S E N T E T A I G E L O O A C D O U BA L L Z T U R A U M R R B I D A I V E L

GÊMEOS

www.coquetel.com.br

C U A O R N A L R A S I T L R E R E O N A S C E N D O A O F A R C A S RO B G D O I O M E F A T R O B R E C E E T A I N I P R EV I S

TOURO

- Pedro Martins Peres - Vanessa de Almeida Marques - Antoniel Martins Lopes - Dalié Morales

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

HORÓSCOPO ÁRIES

- Juliani Camargo - Nedi Silva Perez - Edenir Daneris - Luciano Nogueira Silva

M A RE N D S A Ã R I I M

ANIVERSÁRIOS

ENTRETENIMENTO


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FOLHA DO SUL 11

GERAL

Q

uem não adotou nenhuma carta da já tradicional campanha do Movimento da Mulher Gaúcha (MMG) ainda terá chances de atender ao pedido de uma criança. Ainda restam algumas nos supermercados Nicolini e Peruzzo e nas lojas ASM e Nova Era. As colaborações podem

ser feitas até o dia 6 de janeiro. Segundo a coordenadora do projeto, vereadora Sônia Leite, a 15ª edição contabilizou mais de mil cartas. Ela afirma que, em comparação a 2014, sobraram menos correspondências. “Este ano superou todos os outros. As pessoas iam às lojas diretamente para adotar uma cartinha”, ressalta.

Solidariedade Conforme a gerente de uma loja participante do projeto, Rita de Oliveira, o estabelecimento comercial virou uma referência no projeto. Ainda restam 25 cartas no local.

“Tivemos adesão do público interno e externo. Acredito que a população foi solidária. No dia 26, algumas pessoas vieram aqui para contar o que haviam feito com as cartinhas”, enfatiza.

Sônia afirma que a maioria dos pedidos foi por alimentos. “Algumas crianças queriam qualquer coisa para comer no Natal. Também pediram cadeiras de rodas e especialistas em saúde, entre outras coisas”, relata.

Fernando Moura

CARTAS DO PAPAI NOEL ESTARÃO DISPONÍVEIS ATÉ 6 DE JANEIRO Brinquedos

A vereadora também coordenou a Oficina de Brinquedos do Papai Noel. O projeto contou com o trabalho de 18 núcleos, que consertaram brinquedos doados e repassaram para crianças de 40 bairros da cidade. Não há um número exato de materiais arrecadados. Foram milhares, segundo a vereadora.

Projeto é organizado pelo Movimento da Mulher Gaúcha

Ofertas válidas para 29/12/2015 ou enquanto durarem os estoques. Imagens meramente ilustrativas. Uva Niágara Rosa kg

5,99 CARTÃO DE CRÉDITO PERUZZO Promoções Exclusivas • • • •

Cadastro rápido e fácil* Até 45 dias sem juros Fatura pela internet Pagamento da fatura na loja

FAÇA AGORA O SEU.

*Sujeito à aprovação de crédito.

Conheça nosso novo site www.peruzzo.com.br

Abacaxi Triangulo 400g

4,59

Uva Rubi Itália kg

Melancia kg

1,49

8,88 Creme de Leite Shefa 200g

1,15

Biscoito Maria Germani 350g

2,59

Beterraba ou Cenoura kg

2,49 Sorvete Kibon 2l

18,90

Batata Inglesa Branca kg

2,88 Pernil Suíno congelado, kg

7,99


12 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

GERAL Francisco Bosco

CONCLUÍDO PROJETO PARA RECONSTRUÇÃO DE PRÉDIO QUE DESABOU NA MARCÍLIO DIAS

O

prédio localizado na rua Marcílio Dias, que desabou parcialmente no dia 23 de outubro, não está mais interditado pelo poder público. O local, inclusive, deve começar a ser reconstruído em breve. Conforme o titular da Secretaria de Coordenação e Planejamento (Scoplan), Gustavo Morais, além do laudo técnico, foi apresentado um projeto para a reconstrução da estrutura danificada. Ele confirmou que ambos os documentos foram analisados e já estão de posse da pasta.

“Após recebermos estes documentos, realizamos a liberação”, salienta. A moradora Solange Lima comenta que reside há cinco anos no local. “É muito bom morar aqui. Fiquei apenas uma semana fora e voltei para casa”, relata. Os engenheiros civis Márcio Marum e Adalberto Schäser encaminharam o projeto e irão realizar o acompanhamento estrutural da obra. “Quem irá contratar a mão de obra será o proprietário ou os condôminos”, relata Marum.

Condôminos permanecem no local

Grupo familiar realiza doação de brinquedos no bairro Damé Um grupo familiar, composto por 10 pessoas, desde o início do ano, realiza doações para crianças carentes dos bairros da cidade. O próximo evento será no dia 3 de janeiro, no bairro Damé. Na oportunidade serão doados mais de 500 brinquedos. Conforme um dos idealizadores da ação, Helder Montanha, na época das enchentes o grupo preparou algumas refeições que foram levadas até os desabrigados. “Assim, conhecemos diversas crianças. Fomos, então, até o bairro e fizemos um cadastro em todas as residências para sabermos quantas crianças residem, além do sexo e a idade delas”, detalha. Ele informa que realizaram uma festa para comemorar o Dia das Crianças. E, em parceria com o irmão, vestiram-se de “Patati e Patatá”, para solicitar doações de brinquedos. “Contamos com a ajuda de amigos, que sempre auxiliam nas arrecadações. Pretendemos fazer outra festa na Páscoa”, relata. O próximo evento contará com mateada, corte de cabelo, doações de roupas – adulto e infantil -, sorteio

Fernando Moura

Mais de 250 crianças estão cadastradas para receber presentes

de brindes e diversos brinquedos sábado. Contatos pelo telefone (53) para as crianças se divertirem. A 9948 9309 ou pelo site de rede social população pode realizar doações até Facebook, Helder Linz Bagé.

Matrículas para escolas de Educação Infantil encerram amanhã O período de matrículas das 23 escolas municipais de Educação Infantil termina amanhã. Ao todo, foram disponibilizadas 965 vagas. Para efetuar o procedimento, pais ou responsáveis devem apresentar a identidade; levar certidão de nascimento do futuro aluno; a carteira de vacinação; o comprovante de trabalho/ renda; recebimento de Bolsa-Família; comprovante de residência (cópia da conta de água, luz ou telefone) e duas fotos 3X4. Vale lembrar que as inscrições foram feitas entre 3 e 13 de novembro. Cada escola enviou sua lista para a Secretaria

Municipal de Educação (Smed). A equipe de assistência social da pasta realizou visitas nas residências e definiu os contemplados. Quem não fez a inscrição e ainda deseja ingressar na rede municipal de ensino deve se dirigir à Smed a partir do dia 4 de janeiro, na rua João Telles, no prédio da antiga Cobagelã. Haverá o encaminhamento para as escolas que ainda tiverem vagas. De acordo com a diretora da E.M.E.I. Frederico Petrucci, Gledi Mara Machado, dos 64 selecionados na escola, apenas 30 já fizeram a matrícula. Foram abertas 30

vagas para Berçário I e II; 20 para Maternal I e 14 para o II. No total, a escola abrangerá 250 alunos. O número de inscrições contabilizou mais de 200 crianças. Conforme a diretora da E.M.E.I. Dr. João de Deus Lima Galvão, Sabrine Plotzki, a instituição oferece 204 vagas: Berçário I (16) e II (16), Maternal I (36) e II (36) e Pré I (50) e II (50). Ela ressalta que todos que se inscreveram para a escola foram selecionados. O jornal FOLHA do SUL tentou contato com a Secretaria de Educação para atualização dos números gerais, mas não obteve êxito.


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FOLHA DO SUL 13

GERAL Caixa amplia atendimento VALE-CULTURA para abertura de crédito consignado COMPLETA TRÊS ANOS O atendimento de abertura das 9h às 15h. A mobilização Silveira, o aumento de uma hora de crédito consignado nas agên- prossegue entre hoje e amanhã. busca atender a alta demanda de

COM BAIXA ADESÃO

H

á três anos, a lei do Vale-Cultura foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Trata-se de um benefício concedido pelo empregador aos seus trabalhadores com vínculo empregatício formal. Aqueles com renda de até cinco salários mínimos (públicoalvo prioritário) recebem um cartão magnético pré-pago com crédito de R$ 50 mensais. O valor, que é cumulativo, pode ser usado para compra de livros, ingressos para cinema, shows, além de CDs e DVDs, jornais e revistas. A utilização em Bagé, porém, reflete a baixa adesão das empresas. O proprietário da sala de cinema local, Sérgio Gonçalves, diz que percebe maior adesão de órgãos públicos e bancários. Mas a venda mensal de ingressos, com pagamento pelo Vale-Cultura, quando considerados apenas os cartões, é referente a ape-

nas 3%. Ele comenta que o principal entrave é quanto às máquinas de cartões. Acontece que cada vale é vinculado à conta bancária do funcionário e, por conseguinte, a uma rede. Nem sempre os estabelecimentos recebem o cartão do cliente, pois não possuem a máquina para aquela rede. Ele comentou não aceitar, por exemplo, os vinculados aos bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. O proprietário de uma livraria local, Richarles Nogueira, opina que a adesão aumentou, ainda que, de fato, esteja restrita a bancos e repartições públicas. Mas quando questionado sobre o percentual de vendas, admite que é baixo: apenas 5%. “Ainda falta divulgação”, argumenta. Para ele, é preciso informar sobre o benefício e a possibilidade de acesso à cultura que oportuniza.

cias da Caixa Econômica Federal, nos municípios de Bagé, Pelotas e Camaquã, funciona, desde ontem, em horário diferenciado,

Cabe ressaltar que os outros serviços seguem em horário normal, a partir das 10h. Segundo o supervisor de atendimento, Ricardo

Diocese de Bagé divulga transferência e nomeação de sacerdotes O bispo dom Gílio Felício anunciou, ontem, uma série de mudanças em paróquias da diocese de Bagé para o próximo ano. Segundo o religioso, as transferências e nomeações atendem as normas da Igreja Católica. Pelo compromisso assumido pela maioria dos membros

da diocese, os sacerdotes devem ser transferidos no intervalo de cinco a 10 anos ou quando for necessário. Felício enfatiza a necessidade de pessoas com formação acadêmica. “Precisamos de sacerdotes que possam ser professores”, diz. Com as mudanças que ocor-

José Walter Lopes

R. Gen. Neto, 371 - Bagé Fone: (53) 3312 1002

rem em 2016, está confirmada a vinda de dois padres do México que serão transferidos para a paróquia São Pedro. “Eles fizeram um excelente trabalho em Santa Margarida do Sul e Pedras Altas. Todo o trabalho deles é desenvolvido com base na Bíblia”, salienta.

PADRES Elautério Conrado da Silva Júnior – Transferido da paróquia São Pedro para realizar pós-graduação em Teologia, na arquidiocese de Viena, na Áustria. Domingos Manuel Rodrigues Lopes - Transferido da paróquia São Judas Tadeu para trabalhar durante três anos como missionário na África, arquidiocese de Nampula, norte de Moçambique. Edegar Barrozo - Transferido da paróquia Santa Terezinha, de Sant’Ana do Livramento, para trabalhar como pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz, em Pinheiro Machado. Celito Manganelli - Cedido pela diocese de Osório/RS, trabalhará como pároco da paróquia São Judas, em Bagé. João Paulo Mapelli - Cedido pela diocese de Novo Hamburgo, trabalhará como vigário paroquial na paróquia Santa Teresinha, em Sant’Ana do Livramento. José Del Carmen Pérez Mata - Trabalhará como pároco da paróquia São Pedro. Arturo Rendón Lima - Trabalhará como vigário paroquial da Paróquia São Pedro. André Munhós - Continuará colaborando nas celebrações litúrgicas da paróquia Sagrada Família, mas, a partir de março, vai residir na casa episcopal, na rua Marcílio Dias, 1586.

José Walter Lopes

Valterílen Ribas Lopes

Valterli Ribas Lopes

Silvia moglia pedra Lopes

OAB/RS 41.014

& Advogados Associados

fim de ano. “Com isso, teremos mais tempo para oferecer um serviço de qualidade ao cliente”, enfatiza.

OAB/RS 45.380

OAB/RS 56.570 OAB/RS 47.490

savitartsuli etnemarem snegamI


14 FOLHA DO SUL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

SEGURANÇA

HOMEM É ESFAQUEADO AO COBRAR DÍVIDA

N

a manhã de ontem, por volta das 11h, um homem de 36 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na rua do Acampamento. Segundo o registro, a vítima estava caminhando em

direção à casa da sogra quando, no trajeto, foi abordado pelo acusado, um conhecido dele. A vítima relatou que interpelou o autor, questionando sobre um dinheiro que estaria lhe devendo, momento em que, segundo ele, o acusado, que portava

uma faca, teria-o esfaqueado, atingindo o tórax, perfurando o estômago. O homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé, onde foi submetido a uma cirurgia.

Criminosos invadem propriedade rural e rendem casal de idosos Na manhã de ontem, a propriedade rural de um casal de idosos foi invadida por criminosos. As vítimas foram imobilizadas no interior da residência.

Conforme o registro, o filho das vítimas informou que, ao chegar à casa dos pais, encontrou-os imobilizados. Segundo informações do casal, dois homens chegaram à propriedade

em uma motocicleta, entraram na residência, armados com revólveres, e os renderam. Após, roubaram cerca de R$ 5 mil em dinheiro, e levaram cartões de banco e aparelhos celulares.

Operação também resultou no recolhimento de três veículos

Uma ação da operação Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser) realizada ontem de manhã, em Bagé, resultou na apreensão de 31,250 quilos de carne ovina. Os produtos sem notas fiscais de procedência e de inspeção sanitária foram constatados em um estabelecimento do bairro Passo das Pedras. Conforme o secretário do Acinser, Reni Dornelles, o trabalho de intensificação das fiscalizações é comum nos períodos de festas. Sobre a operação de ontem, relatou que a carne apreendida não apresentava condições para o consumo humano. Assim, após perícia, todo o material deve ser doado ao Núcleo Bageense de Proteção aos Animais. Dornelles solicita que a comunidade, ao tomar conhecimento de irregularidades referentes a carnes e produtos vencidos, denuncie

Infrações

Ainda na ação de ontem, desenvolvida em oito estabelecimentos da cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDet),

Divulgação/FS

Mais de 30 quilos de carne sem procedência são apreendidos

Produtos devem ser doados para o Núcleo de Proteção aos Animais

ao programa, que funciona no Gabi- (GGI-M), instalado junto ao prédio nete de Gestão Integrada Municipal da prefeitura. que acompanhou a operação, lavrou três autos de infração por falta do alvará de localização. Já o pelotão da Polícia Rodoviária Estadual da Brigada Militar

efetuou o recolhimento de um veículo, por atraso na documentação, e de outros dois por irregularidade em equipamento obrigatório.

ÓBITOS Solis Uruguay Rodrigues Caulo, 84 anos, torneiro mecânico aposentado, viúvo. Residia na rua Dr. Penna, 824. Deixa os filhos Júlio César e Sílvia. Valter de Sousa, 78 anos, serviços gerais aposentado, casado com Noeli Vasconcellos de Sousa. Residia na rua Abraham Lincoln, 524, bairro Pedra Branca. Deixa os filhos Iara, Maria de Lourdes, Valtecir, Vera Lúcia e Bruna. Maria Paulina Goulart de Oliveira, 65 anos, doméstica aposentada, viúva. Residia na rua Comandante Carneiro, 351, bairro Camilo Gomes. Deixa os filhos Jéferson, Patrícia e Ânderson.


Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FOLHA DO SUL 15

ESPORTES por Higino Gonçalves

J

ogador que marcou época no futebol bageense, Solis Uruguai Rodrigues foi sepultado ontem à tarde, no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé. Ele morreu domingo, aos 84 anos de idade. Solis Rodrigues nasceu em 4 de setembro de 1931, em Paso de los Toros, no Uruguai. Iniciou sua carreira como meio-campo, no Armour de Sant’Ana do Livramento, em 1953. No ano seguinte, vestiu a camisa do Bagé num amistoso contra o Peñarol, em Montevidéu, nas comemorações dos 50 anos do clube uruguaio. Depois, atuou pelo Riograndense de Santa Maria e Floriano (hoje, Novo Hamburgo). Em 1958, chegou a nossa cidade, contratado pelo Guarany, como meia-esquerda, sendo, em 1961, transformado em zagueiro pelo

treinador Vágner Previtali. Na nova posição, mostrou toda a sua categoria, sendo considerado um dos melhores jogadores do futebol gaúcho. Foi um dos destaques no time que, formado por Éden , Saul Mugica, Solis Rodrigues, Augusto e Sérgio Cabral; Storniollo e Tupanzinho; Ivo Medeiros, Max Ravaza, Ênio Chaves e João Borges, foi o terceiro colocado na Divisão de Honra, apenas dois pontos atrás da dupla Gre-Nal. Tendo abandonado o futebol profissional em 1966, Solis Rodrigues foi treinador do Guarany na temporada de 1967, quando, com uma excelente campanha no retur- Ex-craque foi sepultado ontem no, sob seu comando, o alvirrubro terminou o campeonato gaúcho em torneiro mecânico. quarto lugar. Em 1968, Solis treinou Ontem, amigos e ex-colegas o Bagé. Atuou, também, em vários foram se despedir de uma grande ficlubes amadores. Fora do futebol, era gura humana, um cidadão exemplar.

Reprodução/FS

O ADEUS A SOLIS RODRIGUES

Semifinais foram definidas Mesmo derrotado pelo São Martim por 3x1, em jogo disputado domingo à tarde, no Militão, o Vasco da Gama, que havia ganhado a primeira partida por 2x0, classificou-se, nos critérios de desempate, para as semi-

finais da Taça de Ouro, nos titulares. O quadro da fase semifinal está definido. Nos reservas, os confrontos serão Passo das Pedras x Internacional, São Martim x Ponte Preta. A vantagem de jogar por dois resultados iguais

é do Passo das Pedras e São Martim. Nos titulares, os cruzamentos serão Internacional x Passo das Pedras, Vasco da Gama x Ponte Preta. A vantagem é do Internacional e do Vasco da Gama.

Decisão fica para o dia 9 Chegou a ser cogitada, pela coordenação de futebol amador da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, a realização amanhã, no Militão, dos jogos decisivos da categoria 60 anos. Ontem, porém, o coordenador do torneio, Paulo

Roberto Chaves Cardoso, informou que a decisão foi marcada para o dia 9 de janeiro. O título dos 60 anos será decidido no confronto Caixeiral x Gente Bem. Como no primeiro jogo da série houve empate em um gol, nova

PESAR – Comunicador Chico Viçosa, da Rádio Clube,

igualdade leva a decisão para prorrogação e, se necessário, penalidades máximas. Na decisão do torneio paralelo, o Hulha Negra jogará pelo empate contra o Juventus, ao qual somente a vitória interessará.

seguiu ontem, via rodoviária, para Campo Grande, no Mato Grosso, onde, no fim de semana, um sobrinho seu foi assassinado, durante assalto. LEANDRO DAMIÃO – A volta do atacante ao Internacional está difícil de se concretizar. O jogador disse, em Porto Alegre, que aguarda proposta do futebol italiano. GUIÑAZU – O volante, que não teve renovado seu contrato com o Vasco da Gama, está de retorno ao futebol paraguaio, agora pelo Tucuman, que sobe, em 2016, para a primeira divisão. VETERANOS – Na categoria 50 anos da Liga Bageense, os finalistas serão conhecidos no dia 9 de janeiro, nos confrontos São Pedro x Nacional, Hulha Negra x Gente Bem. GOLEADOR – O principal artilheiro do futebol brasileiro, em 2015, foi Ricardo Oliveira, do Santos Futebol Clube, com 37 gols. FUTEBOL SETE – Campeonato Primavera-Verão, alusivo aos 60 anos da Rádio Difusora, recomeçará dia 9 de janeiro, no Centro Social Urbano Dr. Áttila Taborda, com os jogos Real Madri x São Luiz, Ferrinho x Furacão, Nacional x Botafogo, Atlantic x Liverpool. Já será a fase de quartas-de-final, partida única. LUCAS LIMA – O meia do Santos Futebol Clube recusou proposta milionária do futebol chinês.


FOLHA DO SUL

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ASSINATURAS E ANÚNCIOS: 3242 1020 REDAÇÃO: 3311 3915

Realização:

Sebastian Residencial

Vendas:

Conforto e Praticidade

Três ótimas opções para você comprar um apartamento. Escolha a sua!(*, **, ***)

Aparta m a partirentos de R$9

es d a d i n , u e s t i a e d v 80% idas, apro ode vend cê ainda psua! vo prar a com

9.900,00 ****

Responsável técnico: Antonio Cândido V. Trindade CAV: A26523-3 - Imagens meramente ilustrativas

Parcelamento durante e após a entrega das chaves*** Seu veículo como parte do pagamento (avaliação de até 100% da fipe)**

ão ç a r e n u Rem tida* garan Félix da Cunha

em frente à Santa Casa Imobiliária 53 3242 1647

*Opção válida para pagamento à vista, em moeda corrente, com garantia de remuneração até a entrega das chaves, consulte está opção com um de nossos corretores; **Opção válida para pagamentos á vista, veículo sujeito a avaliação pelo vendedor, opção válida para veículos de passeio, nacionais e com o primeiro emplacamento no estado do Rio Grande do Sul, com ano a partir de 2010, limite de km de 15.000 ao ano, quatro portas, revisões em dia pela concessionária, sem avarias, com ar condicionado, direção hidráulica e vidro elétrico, IPVA 2015 pago e sem multas, consulte esta opção com um de nossos corretores; ***Opção válida para pagamento parcelado em 24 vezes: sendo 20% de entrada, reforço de 20% na entrega das chaves e o saldo: parte parcelado até a entrega das chaves corrigidos pelo INCC e parte parcelado após a entrega das chaves corrigidos pelo IGPM mais juros legais de 12% ao ano, consulte esta opção com um de nossos corretores; **** Oferta refere-se ao apartamento no 303, assim dividido: uma sala de uso múltiplo e banheiro, válido até 07/11/2015 ou a venda da unidade, o que acorrer primeiro.

www.jwimobiliaria.com.br - Rua General Netto, 329

Plantão 53 9976 1647


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.