Folha do Sul Gaúcho Ed. 1102 (10/12/2013)

Page 19

Inscrições para Descida do Camaquã estão abertas

Após reunião, realizada no edomingo, a comissão organizadora sabriu, oficialmente, as inscrições epara a 19ª Descida do Camaquã. Ao ,todo, serão oferecidas 150 vagas, asendo que 80 já foram preenchidas. sO evento acontece nos dias 18, 19 e o20 de janeiro de 2014 e, neste ano, mfará o roteiro do Passo do Cassão (Bagé) até a Restinga (Pinheiro eMachado), passando pela cachoeira ,do Fervor. a Conforme um dos organiza0dores, Diogo Madruga, a escolha do .local do acampamento já foi feita. O“Já tomamos todas as providências epara o acampamento e a logístimca com a Prefeitura de Pinheiro oMachado. O prefeito se organiza apara que os remadores tenham no acampamento energia elétrica, oágua potável, sinalização e estradas -acessíveis”, conta. i Madruga relata que ainda 5restam vagas para quem deseja parsticipar. “Os valores são de R$ 100 o a -

e e o m . s s s

GERAL

Fotos: Divulgação

Local de acampamento, em Pinheiro Machado, já foi definido

para quem for acampar e R$ 130 deve correr e falar com o compapara quem for utilizar o transporte nheiro Edgar Costa, pelo telefone da organização para levar os equi- (53) 9956-9815”, informa. pamentos. Quem quiser participar O organizador alerta para as datas e locais de saída. “Os participantes que utilizarem a condução da organização, deverão portar, além da pulseira amarela da inscrição, uma pulseira branca que dará direito a utilizarem as conduções contratadas. Sem a pulseira branca, não será permitido embarcar. As embarcações que serão transportadas pelo caminhão devem estar no CTG 93 até as 10h, de sábado, 18 de janeiro. As vans para transporte das pessoas também sairão do mesmo Comitiva vistoriou pontos do evento na semana passada local e horário”, salienta.

Homenagem

Tramita na Câmara de Vereadores de Bagé um projeto para conceder ao grupo Remadores do Camaquã o título de Honra ao Mérito. A proposição é do vereador Antenor Teixeira. O objetivo da homenagem

se dá pela consciência ecológica, ambientalista na defesa a natureza e ao rio. O vereador ainda menciona na justificativa a possível construção de 13 minihidroelétricas, ao qual os moradores

das margens são contra. “Além de fazer uma justa homenagem ao movimento Remadores do Rio Camaquã é também promover um alerta sobre a necessidade de conservá-lo em sua natureza”, acrescentou.

Docente da Unipampa levanta questionamentos sobre idoneidade da eleição do Consuni

m s No último dia 4 foi realizada e a eleição Universitário o (Consuni)dodaConselho Universidade Federal Pampa (Unipampa). Após o - do pleito e a divulgação do resultado, ocorreu no dia seguinte, um dos e que concorrentes ao órgão, o professor de Engenharia Química do camBagé, Sérgio Meth, levantou , pus suspeitas sobre a idoneidade do processo eletivo. Uma das dúvidas levantadas pelo docente é em relação aos votos. Todos, com poder de voto, tinham que optar por um candidato de cada campus, mesmo sem conhecê-lo, caso contrário, de acordo com Meth, o voto seria anulado. O que, para o professor, favoreceu alguns locais com um candidato.

Contraponto

“Enquanto alguns campus tinham só um concorrente, e todos os votos iriam para ele, em Bagé foram quatro, e os votos tiveram que ser divididos”, diz. A forma de construção do processo foi o motivo, de acordo com o docente, para ter ficado na suplência do Consuni. “Isso é casuísmo. Houve uma forçação para votar e favorecer alguns”, destaca. Outro fato contestado por Meth é a posição do nome dele na cédula de votação. Ele comentou que houve um sorteio a portas fechadas que escolheu a ordem, porém a ocasião não teria sido assistida por ninguém que o representasse e nem avisada previamente aos candidatos. “Isso é fraude”, avalia.

O candidato também questiona o local onde foram armazenadas as urnas de votação. “Eu não sei onde as urnas foram guardadas na hora do almoço”, salienta. Ainda, a apuração é alvo de críticas, pois, segundo o professor, o ato foi feito de uma forma em que os presentes não podiam ter acesso a cédula. Para finalizar, o docente acusa a eleição de ser uma farsa. “No campus Bagé, temos de 20 a 25% dos professores da Unipampa, e só tivemos um representante eleito pela cidade”, aponta. Meth acrescenta que a representante escolhida teve a maioria dos seus votos conquistados no campus de Alegrete. “É farsa, ela não foi eleita por Bagé”, pondera.

A instituição de ensino o assunto, através da asses- não retornou os questionafoi procurada para falar sobre soria de comunicação, porém mentos.

TERÇA-FEIRA 10 de dezembro de 2013

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.