Issuu on Google+

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES

SÓ JESUS CRISTO SALVA !

QUINTA-FEIRA, 18 MARÇO 2010 Nº40758

WWW.FOLHAES.COM.BR

Foz do Brasil e Agersa falam da conta de água Ex-presidiário baleado

em plena luz do dia

O ex-presidiário Carlos Entriger de Assis, de 23 anos, sofreu ontem à tarde uma tentativa de homicídio. Ele foi baleado por dois homens em Cachoeiro. Pág 15

Jennifer Aniston

contato@folhaes.com.br Fundado em 01 de Março de 1997, Cachoeiro de Itapemirim

JR C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

Vitrine

Feira Internacional de Revestimentos

Deputados criam A linda arquiteta Marília Haddad Rezende voltou com as últimas tendências mundiais em arquitetura. Pág 08

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 1

Frente dos Royalties

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) destacou que o Estado tem compromissos assumidos que precisam ser honrados. Lembrou, ainda, que foi um adiantamento dos royalties pelo presidente Lula que permitiu ao governador colocar a folha em dia. Pág 06

18/3/2010 09:13:01


02

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

Desfolhando

Editorial editorial@folhaes.com.br

Contra a dengue Depois de cinco meses de sol, as chuvas chegaram com intensidade relativa para o período chamado de “águas de março” e até o final de abril, segundo o serviço de metereologia, essa situação deve ser mantida no sul do estado. A condição é ideal para a proliferação do mosquito aedes aegypti que provocou muitos estragos no Espírito Santo, em 2009. Na região do sul do estado, as autoridades de saúde convivem com uma realidade diferente dos anos anteriores quando a dengue avançou forte em vários municípios, inclusive Cachoeiro que viveu duas epidemias consecutivas. Agora, o município de Guaçuí, considerado área livre da dengue, convive com mais de 60 casos confirmados e 325 casos suspeitos da doença e os casos continuam subindo.

A situação esta sendo monitorada pela Coordenação Estadual de Vigilância Sanitária que garante tratar de uma epidemia. Em toda região Sul, apenas Guaçuí teve o crescimento em registros de casos da doença. A avaliação do estado é que o combate não foi feito como deveria nos anos anteriores. Os serviços de Vigilância Sanitária dos demais municípios do sul capixaba, inclusive Cachoeiro, precisam intensificar os trabalhos de conscientização e ações concretas para impedir que se repitam as cenas dos anos anteriores com as unidades de Pronto Atendimento lotadas de pacientes que, literalmente, precisaram usar de paciência à espera de atendimento médico. No caso da dengue qualquer descuido é risco que pode ser fatal.

Folha Bíblica bíblico@folhaes.com.br

Reverendo Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

“Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho.” (Filipenses 1.3-5)

Cooperação no evangelho Embora Paulo se encontrasse numa situação muito difícil, seus pensamentos acerca dos irmãos na fé eram puros e bons. Como motivo, ele menciona: “...pela vossa cooperação no evangelho.” Esse andar lado a lado, essa comunhão uns com os outros produz um pensamento recíproco abençoado. Certamente é bom nos perguntarmos sempre: o que penso sobre os outros? Pois os pensamentos são um poder. Embora não se possa ouvir os pensamentos, pode-se sentilos. Por isso, o diabo procura sempre provocar a desunião entre os filhos de Deus e procura separá-los para que falte este poder, para que não exista o abençoado pensar um no outro e para que não flua o

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 2

amor de Jesus de coração a coração. Seus pensamentos abençoam a cada um dos que o cercam? Você de fato ama a todos eles? O crente carnal é absorvido pelos pensamentos sobre sua própria situação, mas os pensamentos abençoados do cristão espiritual sobre seu próximo produzem libertação interior dos próprios problemas. Essas são pessoas abençoadas – sem depender dos problemas da própria vida, elas conseguem abençoar aos outros em pensamento! Nisso reside o misterioso poder do corpo de Cristo! Um abençoando o outro!

Presidente do PMDB, Lelo Coimbra cometeu uma gafe na reunião do partido em Cachoeiro. /// Em seu discurso, ele citou Antônio Carlos Magalhães em vez de figuras históricas como Ulisse por exemplo. /// Alguns filiados ficaram perplexos. /// Vereador Marcos Mansur fez palestra com lideranças no norte do estado. /// O tema foi educação. /// Governador Paulo Hartung participou ontem, no Rio de Janeiro, de um grande ato público contra a Emenda Ibsen Pinheiro. /// A emenda modifica a distribuição de royalties do pré-sal e do pós-sal, provocando enormes prejuízos a Estados e municípios produtores. /// Marido e Arlete Brito e outras sete pessoas envolvidas no “Rachid” serão ouvidas hoje. /// Comoção na missa de corpo presente do Padre Jeferson. /// Deputados estaduais se manifestaram ontem na Tribuna da Assembleia contra o prejuízo dos royalties. /// Hoje interino desfolha. /// Titular ocupado. /// “O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo”, Salmos, 29:11. /// Diretório Municipal do PCdoB de Cachoeiro faz reunião hoje às 18h30. /// Sábado, dirigentes estaduais comunistas participam de outra reunião no município, às 9h00. /// Dez professores e pedagogos que atuam nas escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão tendo a oportunidade de se especializar no ensino para alunos com necessidades educacionais especiais. /// Eles cursam uma pós-graduação gratuita e à distância, garantida por uma parceria entre a prefeitura e o Ministério da Educação (MEC). /// Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, aconteceu ontem o II Fórum do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor. /// Leitor enviando sugestão para nova coluna na FOLHA. /// Até breve.

Artigo Ladainhas habituais Bruno Peron Loureiro Estas últimas semanas trouxeram fatos ébrios e nefastos para a consolidação do desejo - ainda de poucos - de uma fraternidade desinteressada, responsável e universal. Não foi necessário sintonizar o televisor nos programas que exibem a violência barata no Brasil. Desde o ponto de vista do percurso humanitário rumo a uma nova escala evolutiva, desastres naturais e desmandos do homem corroboram a tese de que a natureza não suportará por muito tempo. O exercício singelo de observar a grande geradora vital nos ensina que a derrubada da árvore nos tira a sombra e a liberação de gases contaminantes nos entorpece a respiração. Como se não bastasse a desgraça que incidiu sobre o Haiti na forma de terremoto, o Chile e a Turquia foram assolados por tremores que deixaram nódoas duradouras no concreto e na vida de milhares de pessoas. Até o nordeste tupinica sentiu tremores. Ainda que o Chile disponha de uma organização mais eficiente que a média latino-americana, desempenho econômico satisfatório e preparo contra abalos telúricos, o estrago foi considerável. Mãos amigas logo se estenderam ao povo chileno. Enquanto isso, a secretária de Estado Hillary Clinton trouxe da Pangérica as condolências e - como não poderia faltar - a proposta de estreitar vínculos comerciais e culturais com a sempre disposta e escancarada América Latina. A região da alcunha francesa de “Amérique Latine”. Durante a turnê, Hillary sugeriu que o subsídio milionário de seu governo aos produtores de algodão seria revisto a fim de evitar a justa retaliação anunciada pelo chanceler do Brasil. Abra-se o orbe ao livre comércio, mas desde que a Pangérica obtenha vantagens. As perdas no setor agrícola tupinica foram monstruosas, por isso a Organização Mundial de Comércio (OMC) autorizou a contrapartida de sobretaxação em produtos pangericanos. No elenco das ladainhas habituais, não se deixa de mencionar o desespero das autoridades da Organização de Estados Americanos (OEA) frente à criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos na reunião de mandatários da América Latina no México.

Os mal compreendidos governos progressistas manifestam o anseio coletivo de um contexto latinoamericano onde a única voz não seja a dos pujantes. Hillary propôs a reconciliação diplomática dos países recalcitrantes da América Latina com o golpista Porfirio Lobo, que assumiu a presidência em Honduras, argumentando a favor da retomada da “democracia”. Não importa, para ela, o caminho quando “os fins justificam os meios”. Tão patética esta estadista quanto os que enquadraram a eleição do presidente pangericano Barack Obama como se fosse o prometido para a salvação da América Latina. Obama está mais preocupado com o interesse dos “Americans”, o que é natural frente ao desafio, entre outros, da reforma no setor de saúde tomado pelos progenitores do lucro. A cultura de retribuição de favor ou dano, que é enraizada no Brasil, converge com a da falta de instrução de um coletivo que come as migalhas da informação. Na República Dominicana e como não poderia haver desvio do padrão, mulheres foram presas com droga escondida na vagina enquanto visitavam presidiários. Ação criminosa descarada ou necessidade de tratar os drogados como problema de saúde e não de delinquência? Enquanto o Brasil vive um momento de ineficiência administrativa do Estado e violência exacerbada, as notícias estrangeiras situam o país como uma potência econômica e um lugar prometedor de investimentos. A economia é uma redoma fria e isolada. O conúbio dos capitaleiros metidos a capitalistas internacionalizados, que já se reúnem entre seus sócios falando mais palavras em inglês que português e espanhol, com o conformismo dos cidadãos nacionalizados enseja as condições básicas para o constrangimento da América Latina. Já não é mais questão de saber se há propostas viáveis para cada um de seus países senão questionar até onde poderão chegar sem esbarrar na oposição apaixonada e destrutiva. Chega de ladainhas habituais. Precisamos de um discurso conciso e que nos desperte o ânimo. Brotam pessoas de bem na América Latina.

18/3/2010 09:13:02


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

03

Palanque Jackson Rangel, Jornalista

A

MP exerce, com louvor, atribuições da Câmara de Cachoeiro

Câmara de Vereadores, a cada legislatura, perde

suas atribuições. A função precípua do Legislativo

do que um estupro, seguido de assassinato à democracia, incenti-

é legislar e fiscalizar. O Executivo usurpou há mui-

vando a impunidade. Como jornalista, eu nunca presenciei algo

to a natureza de legislar dos vereadores. A maioria

tão surrealista. São artistas! Em nome do interesse público, de or-

dos projetos é de autoria do prefeito. Fiscalizar, por

çamento participativo, dividem sim, entre eles, os espólios dos as-

medo e interesses incestuosos com o Executivo, o Ministério Pú-

saltos ao erário. Se a maioria da Câmara mantiver este dissimula-

blico foi obrigado a assumir a responsabilidade para preservar o

ção lenitiva, letárgico, pasmaceira, melhor fechar as portas.

estado de direito do cidadão. E a Justiça produz o resultado, para

vergonha do parlamento.

quieu, com promotores fiscalizando e a Justiça obrigando cum-

O que estão fazendo com Cachoeiro de Itapemirim é mais

Não há necessidade da Casa do Povo, criada por Montes-

O caso da Arlete Brito, depois das denúncias por este jor-

primento de lei. Eu tinha, até ontem, grande admiração pelo Par-

nal e postagem no canal da FOLHA, no Youtube, não passou

lamento do Município. Mas, virei fã do Ministério Público e da

uma semana, o Ministério Público, merecedora de todo aplauso,

Justiça. Com respeito a todos os demais magistrados de alta com-

pediu afastamento imediato da vereadora petista por prática da

petência, mas, o juiz Robson Louzada, com destemor, não importa

“rachid”. E não passou um dia, a Justiça sentenciou o afastamen-

se é da raça ariana, de cor negra, pardo ou mestiço, tem uma cane-

to por convencimento irrefutável, aguardando o longo percur-

ta que é cega. Assina sem distinção.

so do Legislativo. Lá, em Brasília, cassaram o então governador

José Arruda com ele dentro da cadeia. Não deveria ser exceção e

sim regra.

o Palácio do Prefeito, a não ser em ocasiões especiais, de interesse

público. Contudo, o faz com descaramento, ao meio dia, todos os

O secretário de Governo, Rodrigo Coelho, dá tapa na cara dos

dias. Basta o prefeito dar um assovia. Eles vão como cães para sa-

vereadores com safadeza explícita, tendo como comparsa o se-

ber se receberão mais “merenda” ou se é alguma retaliação e ame-

cretário de Obras, Leandro Moreno Ramos, pelo governo petis-

aça de corte de cargo. Uma vergonha, em alguns discursos, ainda,

ta, mas o HD do Legislativo já está cheio, capacidade de armaze-

ouvir: “os poderes são independentes e harmônicos”. Frase consti-

namento de muitas informações, e trava. Em outras palavras, não

tucional que já virou pejorativa.

estão acostumados a trabalhar com muitas frentes de corrupção.

Uma por vez já é muita. E a população geme!

cândalo da “compra” do carro pelo Secretário de Governo do

Até cheguei a pensar na celeridade do Ministério Público como

Governo de empresário com projeto tramitando na Prefeitura,

extrapolação de atribuições. Porém, assistindo a pasmaceira de

“pago” em parte com cheques pelo secretário de Obras, que in-

grande parte dos vereadores, com exceções, diante de fatos deter-

clusive tem um processo criminal enquadrado no artigo 171, es-

minados, vejo que estes homens fiscalizadores de crimes públicos

telionatário. Mesmo se nada acontecer, continuarei anunciando,

merecem ser homenageados. E a Justiça, reverenciada, depois de

indo ao extremo do possível legal para um simples jornalista, jo-

convencida ao acatamento. Senão fossem por estas duas institui-

gando pá de cal com a gravação do empresário confessando mais

ções, tenho certeza, nada aconteceria em favor da sociedade.

de 10 crimes por esses pútridos.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 3

Os vereadores, de verdade, não deveriam nem freqüentar

Sou otimista por natureza. Creio nas providências no es-

18/3/2010 09:13:02


04

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Newton Braga por Guilherme Gomes

Espaço Cidadão cartas@folhaes.com.br

Vergonha na cara já!!!

Luto Cachoeiro está de luto pelo falecimento do monsenhor Jefferson, ocorrido na última terça-feira. O prefeito Casteglione decretou o luto oficial de três dias em respeito à trajetória do religioso, que atuou por 52 anos no município e ainda celebrava missas, aos domingos, na catedral de São Pedro. Monsenhor Jefferson Luiz de Magalhães tinha câncer e vai ter o corpo sepultado nesta quarta-feira em São Mateus, cidade onde nasceu em 02 de março de 1928, a pedido da família.

Chamada O MEC liberou na última terça-feira (16) a consulta aos candidatos classificados em mais uma chamada para preencher as vagas que sobraram na segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes devem acessar o site do programa. A medida havia sido anunciada na sexta-feira (12) pelo MEC e foi publicada na edição desta segunda (15) do “Diário Oficial da União”. Segundo o MEC, não era necessário inscrever-se novamente. Os candidatos deverão informar seu número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no exame.

Facultativo O governador Paulo Hartung decretou ponto facultativo nos órgãos da administração pública estadual do Poder Executivo, na Quinta-feira Santa. Os serviços essenciais à população serão mantidos. Ficam excluídos do decreto os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala ou que não admitem paralisação, a exemplo de hospitais e delegacias de polícia. No dia 02, Sexta-Feira da Paixão, não haverá expediente nos órgãos públicos por ser feriado nacional.

PÁSCOA

EXPECTATIVAS A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou uma expectativa de crescimento de 8,8% no faturamento com as vendas de produtos ligados à Páscoa este ano em relação a 2009. De acordo com o levantamento, 51% dos supermercadistas acreditam que as vendas ficarão em um patamar superior ao do ano passado, enquanto para 37% serão iguais, e para 12% devem cair. A Páscoa é o segundo melhor período de vendas do ano para os supermercados.

COMBATENDO

EXTRAÇÃO DE CARVÃO

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 4

para tentar trazer o torcedor do Vasco de volta aos estádios. E é bom esse time começar a jogar logo, é bom mesmo que o Ramon volte em maio, pois vamos ter uma série A para disputar no segundo semestre, e que fique bem claro que outra vergonha a torcida não vai admitir. Chega de slogan batido, chega de promessas vazias e chega de querer fazer o torcedor de otário. O tempo da mentira acabou e exigimos títulos e atuações condizentes com a história e a grandeza do clube. Enfim, ou se muda tudo, ou a coisa só vai piorar. O Mancini, pelo que podemos ver nesses últimos jogos se perdeu totalmente. O time não tem jogadas ensaiadas, e as vitórias têm sido mais pelos valores individuais do que pela força coletiva. Força está que vimos em alguns jogos na Taça Guanabara, e que agora parece ter sumido de São Januário. Já disse isso, e vou dizer novamente: Já era para essa nuvem ter passado há muito tempo, já era para o time ter se reencontrado, e agora vamos ter mais um clássico pela frente, e então, o que vai acontecer??!!!

Ânderson Firmino – Bacharel em informática

Carta ao filho JOGOS MORTAIS

ÚLTIMO DA SÉRIE?

Segundo o estúdio responsável pela franquia, Jogos Mortais 7, poderá ser o último filme de uma série. Mesmo assim, em entrevista ao site Dreadcentral, o roteirista Patrick Melton, afirmou que tudo no próximo filme será maior e mais ambicioso. Ele promete armadilhas nunca vistas antes, mais personagens e uma série de reviravoltas e surpresas na trama.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quer que empresas siderúrgicas parem de usar carvão vegetal de áreas nativas até 2013. A medida integra uma minuta de decreto que o ministério vai encaminhar esta semana para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta lista uma série de ações para combater o desmatamento do Cerrado. Além do fim do uso do carvão vegetal, o texto traz ações de monitoramento, fiscalização e incentivo para preservação.

Tem sido muito irritante ver o time do Vasco vencer com dificuldades times inexpressivos nessa Taça Rio. Tem sido melancólico ver os estádios vazios, e com toda razão de estarem assim, preços abusivos, horários esdrúxulos com times de quinta categoria, que mesmo assim o time do Vasco sofre para ganhar. Pedir apoio dessa forma soa até como uma ofensa para o torcedor que se propõe a sair de casa para ser chamado de bobo com atuações tão risíveis. Seria melhor que nos dessem um nariz de palhaço. O que isso?! A diretoria, os jogadores e o técnico pensam o que de nós torcedores? Que somos acéfalos que não conseguimos enxergar a um palmo a nossa frente? Está faltando vergonha na cara dessa gente. Ou o time volta a jogar bem, pois tem condições para tal, ou os estádios vão continuar vazios. A diretoria podia ao menos fazer uma promoção condizente com o que temos visto, sei lá, cobrar uns R$ 20,00 a inteira. Esse seria o preço justo pelo que vem sendo apresentado por esse time que veste a camisa do Vasco. Seria o mínimo que a diretoria faria. Isso

Hoje em dia, as mulheres modernas utilizam várias facilidades para suprir os seus lares, e entre elas podemos citar: As tele-farmácias, tele-gás, tele-pizza e a mais usada entre as casadas: O tele-marido. O serviço é muito simples e prático, bastando ligar ao seu esposo quando ele estiver voltando do trabalho, perguntar em que parte do caminho ele se encontra naquele momento (provavelmente em algum engarrafamento) e pedir-lhe que passe no mercado. Uma vez feita à encomenda, vai o bom e cansado maridão efetuar as compras solicitadas. Um homem no mercado, sozinho, é um animal totalmente fora de seu ambiente natural. Ele fica com ares de perdido, sem saber o que exatamente procurar, e quando encontra ainda se atrapalha com as diversas marcas, tamanhos e tipos dos produtos ali expostos. CSentem a passagem daquelas musas ao seu lado, pedindo licença, sussurrando umas com as outras, e os homens firmes ali, compenetrados na escolha de suas cebolas. Já nem lembram mais se eram três unidades ou

trezentas gramas. Finalmente terminam as compras, pagam as contas e seguem para seus lares, os olhos cheios de lágrimas, que por mais que tentem não conseguem sufocar. Não pense que o choro masculino é causado por alguma espécie de medo da esposa, ou pela tensão de final do dia, mas simplesmente por causa do cheiro insuportável dos vários quilos de cebola estragada que estão carregando no porta-malas do carro. Por fim gostaria de fazer um apelo às mulheres, não torturem seus maridos mandando-os para os mercados sozinhos e indefesos. Vão vocês ora bolas. Senão começaremos também a mandá-las nas madeireiras e oficinas mecânicas, para vocês sentirem o gostinho de estar em um ambiente inadequado (?) ao universo feminino, ou talvez não... Pensando bem, melhor não mesmo, vai que a partir daí nos tornemos totalmente obsoletos. (P.S: há todos aqueles que acharam o texto machista e blá, blá, blá, apoio seus pontos de vista, suas críticas endereçadas ou não, e principalmente, também amo todos vocês);

Antonio Bras Constante – Eterno aprendiz de escritor

Curta Metragem + Comércio de Cachoeiro já voltado para a Páscoa. + Estabelecimentos repletos de ovos de chocolate e coelhinhos para todo lado. + Declarado luto na cidade pelo falecimento do monsenhor Jéfferson. + Depois de tanta ameaça du-

rante a semana, a chuva voltou a aparecer. + Para uns, muito bom, para outros muito ruim. + Governador declarou ponto facultativo na Quinta-feira Santa. + “Rezava para nunca mais me ver?” + (do filme O Solitário Jim)

JL Editora Ltda / CNPJ: 01.846.837/0001-19 Rua: Dr. Deolindo, n°129 - Baiminas CEP: 29300-000 - Cachoeiro de Itapemirim-ES Telefone (28)3521-8044 / e-mail: folhaes@yahoo.com.br Site: www.folhaes.com.br

18/3/2010 09:13:04


O aumento vem causando transtorno à população de Cachoeiro de Itapemirim

Foz e Agersa explicam aumento na conta de água da população por Roney Moraes

O

s diretores da Concessionária Foz do Brasil e da Agersa estiveram na Câmara Municipal a pedido dos vereadores da casa de leis para esclarecer os aumentos nas contas de água e esgoto, motivo de reclamação de muitos moradores do município nos últimos meses. O vereador Roberto Bastos (PMN) questionou sobre o aumento de mais de 200% nas contas de água da população e qual o motivo da tarifa crescer tanto. “temos recebido aqui na casa muitas pessoas reclamando das contas. Uns que pagavam cerca de R$ 30,00 agora chegam a pagar R$ 500,00”, disse. Os representantes da Foz argumentaram que o problema estava nos hidrômetros antigos e que a população tem que se conscientizar em gastar menos, pois o clima também influenciou no aumento da conta. Outro vereador, Glauber Coelho (PL) quis saber como se faz a conta, literalmente, já que não há nenhum parâmetro divulgado pela empresa para que os moradores possam acompanhar o

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 5

Neném Cadável (PTB) Pede melhorias para a água de Alto Moledo e sugere que os novos hidrômetros comprados pela Foz do Brasil também sejam vistoriados em São Paulo.

Roberto Bastos (PMN) Sugere que, enquanto seja feita a verificação dos hidrômetros, os moradores que reclamam da alta nos valores paguem apenas a média do consumo nos últimos seis meses. Afirma que muitas pessoas reclamam de mau atendimento pela empresa.

Os representantes da Foz do Brasil e da Agersa estiveram na sessão de terça na Câmara Municipal.

crescimento da conta. O diretor da Agersa, Luiz Carlos Oliveira, disse que assim que foi detectada cerca de 20 reclamações a paralisação da substituição dos hidrômetros foi imediatamente. Não esperamos chegar a 500, e continua até hoje. Luta Uma das bandeiras de luta do vereador Júlio Ferrari (PV) é a di-

minuição da taxa de água e esgoto da população. Ele já pediu uma empresa especializada para fazer a fiscalização adequada para saber a veracidade dos argumentos apresentados pela concessionária sobre o aumento das contas. O vereador perguntou por que os cerca de 9 mil hidrômetros foram trocados sem serem verificados, como, segundo ele, determina a

legislação do Inmetro. Ele afirmou que possui mais de quatrocentas contas em mãos com aumentos absurdos no valor e no consumo. Júlio disse ainda que a maior parte da coleta de esgoto feita pela empresa é feita na rede pluvial, e mostrou fotos da situação em vários bairros. Perguntou também por que moradores de localidades onde não há captação de esgoto pagam pelo serviço.

Respostas da Foz do Brasil e da Agersa _ Diz que “não considera nada demais” que seja feita a aferição dos novos hidrômetros, embora eles sejam aferidos pela fábrica, por entidades acreditadas pelo Inmetro. _ União e Monte Belo estão em plano de investimento. _ Há muitos desafios para a engenharia da Foz do Brasil para que se possa chegar a 100% do esgoto tratado. _ A empresa fatura cerca de R$ 3,4 milhões por mês. _ Soturno e Gironda provavelmente vão receber o serviço de coleta e tratamento de esgoto no ano que vem, pois o serviço depende de licenciamento ambiental.

tribuna

da

política TAXA

05

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

_ Afirma que a verificação do hidrômetro foi feita, de acordo com o registro mensal do equipamento e análise de outros itens, como a idade e a classe metrológica, e, em seguida, pela retirada daqueles que demonstraram perda de desempenho. _ Diz que os novos hidrômetros vêm com lacre de inspeção do Inmetro. _ Afirma que este ano serão trocados onze mil hidrômetros, segundo projeção da empresa, e que a troca é uma atividade de rotina, como a manutenção de equipamentos e o conserto de vazamentos, por exemplo. _ Afirma que se não fosse obrigada por lei, a empresa não trocaria os hidrôme-

tros, porque o investimento (mais de R$ 1 milhão) jamais será retornado, mesmo havendo aumento nas contas. _ Diz que a Foz do Brasil faz 97% de coleta e 88% de tratamento do esgoto. Segundo ele, o projeto de saneamento de Cachoeiro prioriza o Rio Itapemirim e, em seguida, os córregos. _ Diz que muitos moradores, por falta de rede pluvial nas ruas, fazem ligações incorretas diretamente na rede de esgoto, para liberar água de telhado, de quintal etc. Isso, segundo ele, é irregular e fere toda a legislação ambiental. A macrodrenagem pluvial é responsabilidade do município, e é um grave problema brasileiro.

_ Diz que a cobrança de coleta de esgoto proporcional ao consumo de água é feita desde os tempos do SAAE, e que a regra foi mantida no contrato atual. _ Afirma que a população cumpre seus compromissos, pagando as contas, e que as fraudes são localizadas. Respostas da Agersa: _ Diz que em 2009 a Agersa recebeu cerca de R$ 1 milhão de reais. _ Afirma que a comissão que estuda alterações no contrato de concessão com a Foz do Brasil já está analisando instrumentos para beneficiar entidades e população carente.

Pr (PSDB) Mansur Diz que pessoas afirmam que mesmo quando não há água, o ponteiro do novo hidrômetro continua rodando.

Glauber Coelho (PR) Pergunta sobre as condições de coleta de esgoto nos bairros União e Monte Belo, e em toda a comunidade ribeirinha, como a Rua Samuel Levy. Pergunta qual é o valor que a Foz do Brasil transfere para a Agersa.

Tenente Moulon (PV) pergunta sobre quando será feito o sistema de coleta e tratamento de esgoto de Gironda e Soturno; reclama do pequeno número de estabelecimentos onde se pode fazer o pagamento da conta de água. Qual é o faturamento da Foz do Brasil.

18/3/2010 09:13:05


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

política PROPOSTA

A deputada Janete de Sá (PMN) salientou o grande prejuízo nos municípios

Deputados aprovam Frente Parlamentar dos Royalties O Plenário da Assembleia Legislativa (Ales) aprovou a criação da Frente Parlamentar Estadual de defesa dos interesses do povo capixaba na garantia da manutenção do tratamento diferenciado aos Estados produtores na divisão dos royalties de petróleo. A nova divisão dos royalties, proposta em forma de emenda pelo deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), já foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue agora para análise do Senado. Alcançaria os contratos ainda a serem firmados e também os que já foram assinados. A emenda propõe uma redistribuição dos royalties do petróleo, de modo que todos os Estados da Federação recebam uma fatia, não somente os Estados produtores. Na prática, retiraria anualmente R$ 6 bilhões do Rio de Janeiro e R$ 400 milhões do Espírito santo. A deputada Janete de Sá (PMN), autora da proposta, salientou que o prejuízo dos municípios capixabas é grande. Dinheiro que vai sair principalmente da educação, da saúde e da segurança. A Frente, ressaltou a parlamentar, é uma forma de mobilização para tentar impedir que essa “covardia” se concretize. Às 15h00 de sexta-feira a Frente irá

Falas Hércules quer a vinda de um tributarista para debater o tema na Ales. Luzia

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 6

Aparecida Denadai (PDT) A deputada Aparecida Denadai (PDT) disse que o Rio de Janeiro chamou a atenção do País inteiro, com manifestações públicas contra a emenda Ibsen Pinheiro. E sugeriu que ações semelhantes sejam realizadas também no Espírito Santo: “A intenção é chamar a atenção de todo o País”.

Da Vitória (PDT) Uma mobilização também foi defendida pelo deputado Da Vitória (PDT), ressaltando que não só os Estados produtores vão perder com a divisão proposta, mas que todos terão prejuízos.

Ferraço: “o estado tem compromissos assumidos que precisam ser honrados. Haverá enormes prejuízos ao estado”.

realizar sessão especial para debater o tema, reunindo a integrantes da classe política do Estado e representantes da sociedade civil organizada. O deputado Theodorico Ferraço

(DEM) destacou que o Estado tem compromissos assumidos que precisam ser honrados. Lembrou, ainda, que foi um adiantamento dos royalties pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva

que permitiu ao governador Paulo Hartung (PMDB), recém-eleito em 2004, colocar em dia a folha de pagamento do funcionalismo público, que tinha um atraso de quatro meses.

Deputados se manifestam na tribuna da Ales Após a fala do presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Elcio Alvares (DEM), parlamentares subiram à tribuna para se manifestar sobre a nova divisão dos royalties de petróleo. Passeata, Frente Parlamentar, abraço coletivo e até uma ação judicial contra o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) foram sugeridos na sessão de ontem. Doutor Hércules (PMDB), Luzia Toledo (PMDB), Janete de Sá (PMN), Marcelo Coelho (PDT), Euclério Sampaio (PDT), Sérgio Borges (PMDB), Claudio Vereza (PT), César Colnago (PSDB) e Sargento Valter de Paula (PSB), foram unânimes em proteger os interesses do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

tribuna

da

06

propôs que parte da bancada faça um abraço coletivo na Assembleia na tarde de hoje, mostrando o comprometimento em lutar pelo direito do Estado. Janete acredita que muitos municípios capixabas irão falir se a emenda for aprovada – citando o caso de Presidente Kennedy, o mais prejudicado no Espírito Santo. Ela explicou que “estamos isolados nessa luta, todos querem aparecer para o seu Estado por causa do ano eleitoral e essa situação precisa ser encampada por este parlamento. Lançamos a Frente Parlamentar para discussão do assunto e pedimos a adesão de todos, precisamos mobilizar a sociedade e todos devem contribuir e unir esforços contra essa emenda”, disse Janete. Já Marcelo Coelho lembrou que royalties não são tributos e sim, indenização pela exploração, portanto, e emenda não deveria ser aplicada nesses casos. “Tirar esse dinheiro é um grande cri-

me contra a região sudeste, uma armação de cunho eleitoreiro. Apoio todos os deputados e peço uma grande construção de propostas para que elas sejam levadas ao Congresso Nacional. Vamos fazer uma grande marcha à Brasília, para que o Senado possa acabar rápido com esse transtorno”, finalizou. O deputado Sérgio Borges lamentou que Ibsen Pinheiro tenha apresentado “uma emenda contra o pacto federativo. “Todas as manifestações de repúdio estão corretas e o Brasil inteiro não pode permitir esse racha. Queremos que haja bom senso no Senado Federal para corrigir essa anomalia, brutalidade e aberração que foi feita com os estados produtores, porque não temos culpa de ter petróleo no nosso mar”, disse ele. Sérgio acredita em “falta de respeito, ação infeliz de um homem brilhante como Ibsen Pinheiro, que já foi perseguido, sabe o que é a injustiça e agora está querendo desforrar nos estados

produtores. Isso é insensato, pior ainda é ver o líder do governo no Senado dizer que o governo federal não abre não, então nós é devemos abrir mão do que é nosso?”, questionou. A disputa federativa também foi citada pelo deputado Claudio Vereza, que repudiou a piada feita por Ibsen Pinheiro de que o estado produtor tem no máximo, vista para o mar. “Isso não deveria caber na voz de um deputado federal, não podemos admitir esse deboche. As iniciativas de todos os deputados capixabas são importantes e devem ser feitas em conjunto e não fragmentadas, devemos nos unificar e protestar contra esse verdadeiro deboche que estão fazendo com relação a contratos já firmados, leis já estabelecidas e que não podem ser rompidas como o deputado Ibsen quer. O Espírito Santo tem sido exemplo do bom uso dos royalties para minimizar as desigualdades existentes”, lembrou ele.

Cláudio Vereza (PT) A possibilidade de a emenda Ibsen ser uma “artimanha” da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, foi repudiada pelo deputado Claudio Vereza (PT). Ele acredita que o Congresso quis “jogar para a platéia” ao analisar o tema, considerando que este é um ano eleitoral. O parlamentar lembrou que o Rio de Janeiro vem fazendo grandes manifestações porque há uma “disputa eleitoral” entre o governador Sérgio Cabral e o ex-governador Antony Garotinho.

Dr (PMDB) Hércules Para facilitar a compreensão do tema, o deputado Doutor Hércules (PMDB) solicitou abertura de espaço, no Grande Expediente da sessão ordinária da próxima terça-feira (23), para realização de palestra do advogado tributarista Luiz Claudio Alemand. O requerimento deverá entrar no Expediente da próxima sessão para ser votado em Plenário.

18/3/2010 09:13:05


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

regional OPORTUNIDADE

As aulas duram três meses, em média, quem se forma tem certificado

Concursos de informática com últimas vagas em Cachoeiro

S

ão aulas nos 12 telecentros mantidos em parceria com a prefeitura. Há cursos de Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. Últimos dias para a oportunidades de realizar cursos gratuitos de informática básica, nas próximas semanas, nos telecentros mantidos em parceria com a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. As inscrições para mais de 500 vagas, abertas na semana passada para 12 pontes locais da cidade, seguem até esta sextafeira (19). As aulas começam no dia 29 deste mês. Em 2009, mais de 1,2 mil pessoas foram capacitadas por esses cursos. São cursos para aprender a usar programas como Windows, Word, Excel e Power Point, mas também fazer pesquisas na Internet. Os professores são estudantes de cursos universitários da área de informática. Cada aluno geralmente usa uma máquina sozinho, e são dez alunos em média por turma. “As aulas duram três meses, em média, e quem se forma tem até certificado, fornecido pela prefeitura. Para se inscrever, só precisa ter pelo menos 12 anos e apresentar documento com foto e comprovante de residência. Em alguns telecentros, nossos parceiros, que são associações de moradores e outras entidades sociais, cobram apenas uma taxa de inscrição simbólica, num valor que não passa de R$ 15,00, para ajudar a manter os custos da sala de informática”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 7

tome

07

nota

Marechal é destaque em mostra O município de Marechal Floriano teve a oportunidade de mostrar suas potencialidades turísticas e as delícias do agroturismo. Foi na primeira edição do programa “Sabores do Campo’ de 2010 realizado em Vitória e que serviu de cartão de visitas para apresentação das delícias do município tais como: floricultura, café, linguiça caseira, biscoitos, suco de uva, massas e doces são alguns dos itens feitos por pequenos produtores rurais da região, e que puderam ser degustados pelos participantes do evento.

Castelo inscreve no Projovem

As aulas começam no dia 29 deste mês. Em 2009, mais de 1,2 mil pessoas foram capacitadas por esses cursos

Com o início das aulas, vai ser inaugurado o 12º telecentro do município. Ele vai funcionar dentro no Centro, dentro do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde (Sitesci). No começo de 2009, eram apenas cinco tele-

centros. “Dando condições para mais que dobrar o número de telecentros, o governo Casteglione oferece melhores oportunidades, aos moradores de Cachoeiro, de conseguir melhores posições no mercado de trabalho. Foi também pensan-

do nisso que, além de ampliar para 12 o número de telecentros, implantamos o Centro Digital Cachoeiro, que começo neste ano a oferecer cursos gratuitos de informática avançada para mais de 100 pessoas”, destaca o secretário Ricardo Coelho.

A Prefeitura de Castelo prorrogou as inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Pró-jovem Trabalhador até o dia 24 de março. Para participar do projeto, o interessado deve ter 18 e 29 anos, estar desempregado e ter concluído ou cursando o Ensino Médio e sua renda familiar por pessoa deverá ser de até um salário mínimo. As pré-inscrições são feitas no Teatro Municipal.

Dicas do Procon para produtos Os peixes devem ter as escamas brilhantes e bem aderidas à pele do peixe e a carne deve estar firme e de cor própria à espécie. Em relação aos palmitos in-natura o consumidor deve ficar atento à procedência do produto e à higiene do local. Para escolher e comprar os Ovos de Páscoa o consumidor deve seguir as dicas. Precisa fazer uma pesquisa de preço. Ao se decidir pela compra o consumidor precisa checar as condições da embalagem do produto e observar a composição e o peso líquido.

18/3/2010 09:13:08


08

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

vitrine essa todo mundo vê

Janela Aberta O bom dia especial para nossa amiga Vanessa Moulin (A Sete Chaves).

Ligue NELSAT: 3521-9991

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Chico Xavier) Colunista se despede por aqui desejando a todos uma ótima quinta-feira!

A linda arquiteta Marília Haddad Rezende voltou com as últimas tendências mundiais em arquitetura e decoração da EXPO REVESTIR 2010 “Feira Internacional de Revestimentos”, a Fashion Week da Arquitetura e Construção, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Nossa mais nova amiga capixaba Claudia Vescovi, à direita, aniversariante da última segunda-feira, recebeu o abraço todo carinhoso da irmã Valéria.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 8

Entre a esposa Giovana e a mamãe coruja, a artista plástica, Moema Calhau Machado, o nosso amigo de infância Flávio Calhau Machado comemorou, no último sábado, sua idade nova. Parabéns! Aceitamos: Visa, Mastercard, Avista, Banescard, Dacasa

Promoção válida apenas para pagamento em dinheiro

Hoje os confetes se amontoam desde cedo para Gabriel Lellis Machado, que brinda em família mais um ano de vida e recebe os parabéns todo especial da coluna Vitrine.

www.unip.br/ead Inscrições abertas Ligue (28) 3521 4200

18/3/2010 09:13:10


Joãozinho

R J

Salto de para quedas

C O L U N A

colunajr@folhaes.com.br

Namoro de sete anos

Shiloh Nouvel, de 3 anos e 10 meses, filha biológica mais velha do casal Angelina Jolie e Brad Pitt, tem sido o foco das atenções das revistas de celebridades americanas desde que passou a desfilar pelas ruas com os cabelos bem curtinhos e usando roupas para meninos. Os comentários sobre o visual masculino da garotinha tornaram-se uma polêmica na mídia

As Forças Especiais e a Marinha Britânicas contaram com um recruta de quatro patas em seu último treinamento na Noruega. Um cachorro participou do salta de paraquedas de uma altura de dez mil pés. O animal da raça pastor belga foi devidamente preparado para o salto, vestindo uma focinheira para não machucar sua boca e um colete especial.

Fezes de dinossauro Leandra Leal está solteira. A atriz e o músico Lirinha, vocalista do grupo Cordel do Fogo Encantado, não estão mais juntos. O casal namorou durante sete anos e Leandra chegou a se mudar para a cidade de São Paulo para viver com ele, que é natural de Pernambuco.

Sou um ator, portanto, um palhaço em potencial. (Selton Mello, explicando o título do longa “O Palhaço”, do qual é diretor e protagonista, no Glamurama.)

Branca de Neve

Um relojoeiro suíço espera ganhar muito dinheiro com sua nova criação. E não se trata de um relógio com ouro, diamante ou titânio, mas sim uma substância mais original: cocô de dinossauro. A Artya, empresa com sede na Suíça, afirma que o relógio cravejado de fezes fossilizadas e alça confeccionada com pele de sapo-cururu será vendido por cerca de US$ 11.290.

Após a première de “The Bounty Hunter”, onde ela e Gerard Butler trocaram seus já habituais abraços e olhares, Jennifer Aniston resolveu cair na noite e arrasou em um modelito curtinho, com suas bem torneadas pernas de fora.

Alessandra Ambrósio se divertiu ao lado da filha, Anja Louise, durante um evento que reuniu famosos, em Nova York. A modelo e a garotinha posaram para fotos ao lado da Branca de Neve, no

lançamento do filme “The Princess And The Frog”, em blu-ray. Animada, a menina usou uma roupa igual a da personagem da Disney e fez careta para os paparazzi no colo da mãe.

Ensaio

>>LATAS Lady Gaga voltou a inovar ao aparecer com um acessório bizarro. A cantora de “Poker Face”, conhecida por sua extravagância, até que usou um look comportado, mas chamou a atenção com duas latas de refrigerante enroladas nos cabelos, enquanto desembarcava no aeroporto de Sidney.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 9

Super-homem

Uma cadela da raça Husky, de cinco anos de idade, virou sucesso na internet na China depois que sua proprietária, Zhou, publicou na internet fotos do animal chamado “Ice” vestindo uma fantasia de super-homem. Zhou afirmou que sua cadela ficou muito popular. Toda a manhã quando ela vai passear com ’Ice’ em um parque de Hangzhou, na província de Zhejiang, há sempre entre sete ou oito pessoas com seus cães tentando arrumar um parceiro para “Ice”.

Amanda Seyfried estrela a edição de abril da revista “Glamour” em um ensaio comportado, mas bastante sensual. A atriz fez filmes como “Mamma Mia!” e “Jennifer’s Body” e já foi considerada pela “Vanity Fair” como uma das promessas da nova geração de Hollywood, ao lado de Kristen Stewart e Blake Lively.

Animais mortos O designer escocês James Faulkner, de 27 anos, cria chapéus com animais mortos em estradas e em maio deste ano quer fazer uma exposição de suas criações em Edimbugo, na Escócia. As 36 obras de Faulkner contam com penas, peles a até mesmo a cabeça de animais que foram atropelados nas estradas do país.

18/3/2010 09:13:12


10

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Vendo um terreno em praia das neves, 2 quadras da praia ou troco por carro. Tratar Dirceu. Contato: (028) 99041412. Vende-se um Fiorino Furgão 1,3 Fire básico cor branco ano 2005 tel:9885-1753/9955-3617 falar com Darlon Vende-se apartamento n a Av. Beira Rio, ed. Royal Diamond, com 3 quartos com suite, com 125 m². Valor R$ 260.000,000. Contato: (28)3517-8888 ou (28) 9945-0484. Falar com Paulo. Vende-se apartamento dois quartos, sala, copa, cozinha, garagem com 100m² bairro Independência. Rua: Professor domingo Valor 60.000,00. Falar com Helio. 3517-8101 CEL: 9946-0312. Vende-se um lote na localidade de Marataízes, que fica situado em praia dos Cações, de frente para o asfalto, medindo 445 m² no valor de R$ 14.000,00. Falar com Janderson. Contato: (028) 9881-5959. Vende-se uma pedreira de Delikatu, praça aberta C/L feito na rocha, local Cel. Murta, mesmo padrão da corcovada. Contato: (028) 9986-4610. Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se Apt. em Cachoeiro de Itapemirim, Rua Vinte e Cinco de Março ED Lorde Nelson Apt. 501; 4 Quartos e 2 Vagas de Garagem, valor: R$ 300.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vendo Sitio em Jerônimo Monteiro, 25 Alqueires, pasto e Baquearão, 7 km do Asfalto, valor: R$ 35.000,00 o alqueire, tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se um terreno 2 alqueiros em terra produtiva com Área para lagoa de mata nativa 1 casa de laje com 2 galpões dois paios com terreiro de Cimento localidade de córrego de ubá 6Km de São José de Fruteiras 1km da Rapa de voa livre 1km do pesque pague 200 metro da entrada principal, Boa localização saída para Cachoeiro , castelo e venda Nova Tel:9945-9501 falar com José ou Vera . Vendo uma propriedade em Praça do Oriente, município de Atílio Vivacqua de um alqueiro de terra com 11.500 pés de café todo irrigado com produção de 1500 sacos de café maduro, mais 700 pés de palmito e 30 pés de coco e mais uma casa de laje. No valor de R$ 210.000,00.Falar com Luiz Bento, tel: 9989-2613. Vende-se um apart. Com 2 quartos, dependência de empregada, garagem no centro de Cachoeiro no Edificio Maria Zaroli próximo ao Shoping Cachoeiro tel:9256-1184 ou 3517-7931. Valor R$ 170.000,00 tratar com Marcos. Vendo ou troco uma área de 1.520 m2, área nobre com uma casa de 115 m2, em Itaoca praia, valor: R$120.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vendo Lotes e Áreas em Ubu com vista para o mar e na Pista Principal indo para Vitória. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se Apt. em Cachoeiro de Itapemirim, Rua 25 de Março ED Lorde Nelson Apt. 501; 4 Quartos e 2 Vagas de Garagem, valor: R$ 300.000,00. Tratar Dirceu (28) 9904-1412. Vende-se e aluga casa para temporada de verão em marataizes. tel: (28) 3532-5250, cel: (28) 99623130. Falar com Alzira. Vendo uma fazenda de 200 Alqueires em Itupiranga Para 50 KM de Marabá negocio por outros imóveis ou carro, tratar com Dirceu (028) 9904-1412.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 10

Vende-Se uma área de 20.000 m² com café, frutas, 2 cachoeira, água, energia e telefone, a 200m da Rodovia localizada em Taquarusú- Vargem Alta, valor R$ 150.000,00. Tel.: (28) 9975-0743, falar com Gustavo, (28) 9988-0216, falar com Romeu ou email: fassarella123@hotmail.com. Vende-se área com quatro quilômetros de terra com água, energia, quinze mil árvores de eucalipto em meio à mata atlântica (potencial ao turismo) localizada em Castelinho- Vargem Alta. Tel.: (28) 99750743, falar com Gustavo, (28) 9988-0216, falar com Romeu ou e-mail: fassarella123@hotmail.com. Vende-se área de 48.000 m² com água, energia, telefone, café, frutas (área nobre), valor R$ 80.000,00, localizada em Castelinho- Vargem Alta. Tel.: (28) 9975-0743, falar com Gustavo, (28) 9988-0216, falar com Romeu ou e-mail: fassarella123@hotmail. com. Vende-se casa com 06 comodos, garagem, varanda e etrutura para outro pavimento. Localizado na rua Maria Dias da Silva, Alto Eucalipto. Falar com Sônia.Tel: (27) 35185103/88254480. Vende-se uma área de 960m², com casa, água, energia. Localizada em Vargem Alta, Muito bem localizada. R$30.00,00. Oportunidade única. Tels: (28) 9975-0743/ 99880216. Gustavo. Vende-se terreno com area de 240 m² no bairro São Francisco/ Km90, com água instalada, com obra iniciada e acesso a luz, telefone e esgoto (preço a combinar). Tel: 3522-1502/9924-7337

Alugo um apartamento com 2 quartos grandes, garagem e cobertura, no bairro Marbrasa. Contato:9255-6148 ou 3521-4279. Aluga-se salas ou quartos comba , contato: (28) 3522-2164 ou (028) 9917-5247. Aluga-se uma casa no Bairro IBC segunda rua depois do SESI com 1 Suíte ,2 Quartos, sala,varanda,copa,cozinha,Área de Serviço, terraço, com garagem valor R$420,00 Tel:3511-9186 /3515-0825falar com Dalva ou Sebastiana. Aluga-se Apt. No Guandu com 4 Quarto, sala, copa,cozinha, varanda, garagem, Tel: (28) 98820668.

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

banheiro, sala, cozinha, área de serviço, garagem, um terraço coberto com 80 M² , com uma quitinete, uma vaga garagem. Monte Cristo, local tranqüilo. Tratar: 9985 2341 Alugo ou vendo casas com 02 qtos, dupla varanda, no bairro Recanto. Documentação Regularizada. Tel: 8805-8685 / 88023860 Alugo apartamento. Jardim da Penha, Vitória. Próximo a Ufes, para estudantes. Luis Antonio. Tel: 99454075. Aluga-se uma sala comercial com divisórias para 3 ambientes. Excelente espaço. Banheiro, cozinha, garagem e elevador. Em cima da Clínica Sta. Rosa. Rua Pinheiro Jr. Tratar com Marilza. Tels: 35224952 / 35110844.

Vende-se um Peugeot 2001 preto, 1.0, 4 portas, trava, alarme, insulfilme, CD player,dois autos falantes novos, rodas estraladas 14, quatro pneus novos, motor 100%. R$19.500,00 dispensamos curiosos. Contato Adelino. (28)9985-2945 Vendo Fusca ano 79, motor 1300, mecânica e documento OK, valor R$ 3.000,00 falar com Rony (28) 9924-2080

Eco Sport XLS 1.6 preta completa ano (07) entrada mais 60x de R$ 629,00 já tranferido no seu nome . Vectra Elegance ano (07) prata novíssimo km 50.ooo, R$ 38.000,00. Citroen Grand C4 Picasso 4portas automatica com teto solar panorâmico 20.000 rodados. Ainda possui garantia de fábrica. R$ 75.000,00 não aceito troca. Falar com Lucas: (28)35263900 / (28)8112-0155

Passo um ponto na Avenida Beira Rio ao lado do posto São Judas Tadeu, valor a combinar. Tel.: (28) 3518-3848 (Só à noite 3517-2067), Cel.: (28) 8803-2195. Vende-se um notebook Mac Book PRO Apple. 13 Pol., 2.53 Ghs, Intel core 2DUO, 4Gb de memória, HD 250 G b, bateria de até 7 horas, placa gráfica N VIDIA GEFORCE 9400M, novo com nota e garantia. O melhor notebook para profissionais. Valor: R$4.000,00. Interessados ligar para (28)9976-6511. Vende-se um tanque de combustível semi novo

capacidade 15000 lt divisão única acompanhada de uma bomba elétrica para abastecimento. Oportunidade única . R$ 13.000.Tel Gustavo ou Romeu 99880216 Imperdível Agora você pode montar seu próprio bazar. Brechó Nova Moda Mansur, distribuidora de roupas semi novas, usadas e importadas, peças mistas a partir de R$ 2 reais, masculino e feminino. Contato Cida Mansur (28) 3532-3119 / 9222-6382. Vende-se uma cadela Yorkeshire de 2 meses. Contato 9935-3241 / 9939-5583, falar com Vanuza.

Bronze para cimitério. placa, foto e manuziado. Tel: 9903-8530. Falar com Raquel Precisa-se de representante comercial para empresa no ramo de abrasivos com experiência em venda para marmoraria. Enviar currículo para gsvagas@gmail.com Empresa de alimentos contrata auxiliar de serviços gerais e estoquista. Contato : 28 3521-3338.

Vendo um Astra - Ano 95 - Cor Vinho - Completíssimo - Bancos de Couro - Kit Gás documentado Muito filé mesmo, você precisa ver! - R$15.000,00. Falar com Junior: (28) 9923-9796 / 3522-9796. Vende-se um Monza 1.8 MPFF, 4 pneus Michelin novos, jogo de rodas universal (cano novo). Tratar com Fábio. Tel (28)9882-7682. Vende-se um Corsa 2 portas, trava, básico, de cor branca, ano 94. Contato: (028) 9923-2927. Vende-se ou troco golf Generation 1.6 anos 2005, cor cinza Grafite, completo mais Banco de couro, freio ABS, ar digital com 54, 000 km ótimo estado de conservação. TELEFONE: (28) 3521-1208 ou CeL: (28) 9955-1208 Falar com Alfredo. Vende-se Gol 1996, carro de garagem. Tratar com Eraci Rangel. Tels: 9959-4738 / 35117168. Vende-se motocicleta Sundown/ Web 100 08/08 prata. Apenas 3.000 km rodados. Apenas R$ 4.000,00, forma de pagamento a negociar. Falar com Janice – 9904-9235.

Aluga-se 2 casas com 124m² no Centro de Piúma para temporada de verãoa 5 minutos da Praia Valor combinar Tel:3522-3777. Aluga-se loft totalmente mobiliado. Ar condicionado, geladeira, TV a cabo, internet, faxineira, lavanderia, água e energia, condomínio IPTU.Tudo por apenas R$ 700,00 mensais, e 05 (cinco) salas comerciais de 50M2 com IPTU e Condomínio, por apenas R$ 1.000,00, em frente à praça do hospítal Unimed. Contato: 9962-2450,9885-3398. Aluga-se apt° (ou vende-se) com terreno- vila rica (Perto do novo Ciodes) 3 quatros,3banh.2salas,copa e cozinha conjugadas,2area de serviço 1 vaga de garagem, rua tranqüila Tel:(28)9985-7080 Aluga apartamento cobertura, primeira locação, (somente três lances de escadas), dois quartos,

Fiesta Ret ano (07) prata completo entrada mais 60x de R$ 496,00 já transferido no seu nome.

N.M. REVENDA DE PETROLEO LTDA, torna público que obteve junto ao IEMA LAR – Licença Ambiental de Regularização- LAR – GCA/SL/ Nº 287/2009 Classe III, pelo Funcionamento De Posto de combustíveis no Mun. De Rio Novo do Sul – ES.

COMUNICADO O senhor João Wagner Paes Games informa que foi roubado dele dois talões de notas fiscais, dois cheques de clientes (Talão mod1, n°4. n°s: 22651 a 22700 e talão n° 22751 a 22800), uma carteira contendo todos os documentos: carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de CPF, carteira da Unimed, vários cartões de crédito. Tudo estava tudo em uma pasta. Quem encontrar, favor entrar em contato pelos telefones: 35213657, 3521-2627 e 9273-8266.

18/3/2010 09:13:13


11

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

LUIZ CARLOS TÓFANO CORRETOR DE IMÓVEIS CRECI – ES – 2075 – 13ª REGIÃO RUA: LAURO VIANA, 22 – LOJA 08 – FONE: 3522-9099 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ESPÍRITO SANTO

VENDA – IMÓVEL RESIDENCIAL

de garagem. R$ 220.000.00

ALUGUEL COMERCIAL

Independência- Casa Duplex, Subsolo c/ quarto, banheiro, cozinha e varanda, térreo c/ garagem, sala, copa-cozinha e banheiro, 1º pavimento c/ 03 quartos, banheiro e sala, Terraço coberto c/ área de serviço e bancada – R$ 140.000,00. Não financia p/ caixa.

Bahiminas- Prédio novo em fase de acabamento. com 03 apartamentos (um por andar), constituídos de 03 quartos sendo um suíte, sala 2 ambientes, copa-cozinha, b. social, área de serviços e duas vagas de garagem cada um. Vende o prédio todo ou unidades autônomas.

Nova Brasília (Em cima da Casa Feita), Salas Comerciais medindo 20,00m2 e 40,00 m2 c/ banheiro – R$ 250.00 e R$ 350.00.

Sitio Tijuca, um alqueire com excelente casa, churrasqueira, fogão a lenha, parque infantil, campo de futebol, horta e muitas frutas. R$ 250.000.00

Centro (Edifício Granite Center), sala comercial c/ divisórias, ar condicionado e 01 vaga de garagem – R$ 300.00 + cond R$ 300.00.

COMERCIAL / VENDA

Centro (1ª locação), Conjunto de 06 salas (1º andar), cozinha, recepção, 03 banheiros, sistema de alarme e 02 vagas de garagem – R$ 2.500.00.

Gilberto Machado- Apto. c/ 03 quartos c/ armários (sendo 01 suíte), sala 02 ambientes e varanda, copa, cozinha c/ armários, área de serviços, DCE e 02 vagas de garagem – R$ 270.000.00. Gilberto Machado, (próximo ao Dom Tonico), excelente para clinica – Uma casa residencial com 03 quartos (sendo uma suíte), 2 salas, varanda, banheiro social, cozinha (modulada), despensa, dependências, jardim, área com churrasqueira e garagem para 03 veículos. R$ 500.000.00 Ibitiquara- Edf. Giselda, (prédio com piscina adulto e infantil, sauna, salão de festas), Aptº 03 quartos (sendo uma suíte), sala 02 ambientes com varanda, banheiro, copa-cozinha com armários, área de serviço, DCE e 02 vagas

Gilberto machado - Edf. Clinefro, 4º andar, medindo 320,00 m² com diversas salas, banheiros, prédio com elevador e estacionamento. R$ 430.000.00. Aceita terreno em Vila Velha como parte do pagamento. ÁREA TERRENO/ VENDA Village da Luz – Área plana medindo 20.000 m2 com 123,00 metros de frente, ótima para construção de casas ou apartamentos para venda. Próximo da urbanização. R$ 180.000,00.

Coronel Borges, Ponto Comercial medindo 90,00m2, banheiros e estacionamento – R$ 500.00.

Coramara – (Rod. Valão) Galpão em fase de conclusão, medindo 1.200,00m². Valor a combinar. BNH – Terreno murado com 5.000,00m² com Galpão fechado e escritório com 900,00m2, Ótimo para transportadora ou depósito. R$ 5.000.00. Amarelo – (Frente Samadisa) Ponto

COOPERATIVA DE TRABALHO PEDAGÓGICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - COTECI End.: Rua Gualter Novaes de Azevedo – 01 – Estelita Coelho Marins Cachoeiro de Itapemirim-ES - CNPJ: 03.532.685/0001-05 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DE TRABALHO PEDAGÓGICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - COTECI, CNPJ 03.532.685/0001-05, no uso das atribuições conferidas pelo Estatuto Social, convoca os senhores cooperados para se reunirem em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA que se realizará em sua sede, sito à Rua Gualter Novaes de Azevedo nº 01 – Estelita Coelho Marins – Cachoeiro de Itapemirim/ES, no dia 29 de março de 2010, em primeira convocação às 17 horas, com a presença de 2/3 dos cooperados, em segunda convocação às 18 horas, no mesmo dia e local, com a presença de metade mais um do número total de cooperados, e persistindo a falta de quorum legal, em terceira e última convocação, às 19 horas, com a presença mínima de 10 (dez) cooperados, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA: I- Prestação de Contas do exercício de 2009 compreendendo: a) Relatório de Gestão; c) Balanço Patrimonial; d) Demonstrativo de Sobras ou Perdas; e) Demonstração de Mutação do Patrimônio Líquido; f) Parecer do Conselho Fiscal. II – Rateio das Perdas III – Eleição dos componentes do Conselho de Administração/Diretoria; IV – Eleição dos componentes do Conselho Fiscal; V – Fixação dos Valores do pró-labore e cédula de presença dos membros do Conselho de Administração/Diretoria e do Conselho Fiscal; VI – Plano de Trabalho para o ano de 2010. NOTA: Para efeito de quorum declara-se que o número de cooperados em condições de votar é de 36 (trinta e seis). Cachoeiro de Itapemirim, 12 de março de 2010. _______________________________ Maria Angélia Schultz Mesquita Presidente

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 11

comercial medindo aproximadamente 50.00 m², com banheiro R$ 600.00 ALUGUEL RESIDENCIAL Vila Rica, Kitinete mobiliada c/ garagem – R$ 400.00+ cond. R$ 70.00. Bahiminas, Aptº 01 quarto, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. R$ 350.00 + cond.80.00 Bahiminas, Aptº 03 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e garagem. R$ 420.00 + cond. + 80.00. Coronel Borges, Apto. c/ 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviços – R$ 350.00 + cond. R$ 90.00. Coronel Borges, Aptº com 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço – R$ 300.00. (casa) Santa Cecília, Aptº c/ 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço – R$ 430.00. Paraíso, Kitinete mobiliada c/ vaga de garagem – R$ 350.00 + cond R$ 150.00.

Coronel Borges, Aptº 03 quartos (sendo uma suíte), sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga de garagem. R$ 450.00. + cond +- R$ 150.00 Coronel Borges, Aptº térreo c/ 03 quartos (sendo uma suíte), sala 02 ambientes, lavabo, banheiro, cozinha, área de serviço e garagem. R$ 550.00. + água Santo Antonio, Aptº 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. R$ 380.00 Santo Antonio, Aptº 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. R$ 350.00 Aquidaban, Aptº 02 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. R$ 380.00. Gilberto Machado, Edf. Rubi, Aptº 03 quartos (sendo um suíte com closet), sala 02 ambientes com varanda, cozinha com armários, banheiro social, banheiro de serviço, 02 vaga de garagem. R$ 900.00 + Cond. R$ 500.00

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA O Presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Vestuá-

rio, Confecções e Rochas Ornamentais – CREDSUL – CNPJ 02.330.334/0001-59, no uso das suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social, convoca os seus 106 (cento e seis) coope-

rados para se reunirem em Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 30 (trinta) de março de 2010 no salão de festas do Buffet Belas Artes, situada na Praça Jerônimo Mon-

teiro, 77, centro em Cachoeiro de Itapemirim - ES, por absoluta falta de espaço em sua sede,

em primeira convocação às 17:30 (dezessete horas e trinta minutos) com a presença de 2/3 (dois terços) do número total de associados. Caso não haja número legal para a instalação dos trabalhos, ficam desde já convocados para a segunda convocação às 18:30 (dezoito horas e trinta minutos) no mesmo dia e local com a presença de metade mais um dos associados. Persistindo a falta de quorum legal, a Assembléia realizar-se-á em terceira e ultima convocação às 19:30 (dezenove horas e trinta minutos) no mesmo dia e local, com a presença de no mínimo de 10(dez) associados, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

Pauta da AGO: 1 – Prestação de contas do exercício findo em 31 de dezembro de 2009, compreendendo: a) Relatório de Gestão; b) Balanço Patrimonial de 2009; c) Demonstrativo de resultados do 1º e 2º semestres de 2009; d) Parecer do Conselho Fiscal; e) Parecer da Auditoria Independente; 2 – Destinação das sobras verificadas no exercício de 2009; 3 – Eleição de membros do Conselho Fiscal; 4 – Fixação dos Honorários da Diretoria e Cédulas de presença dos Conselheiros da Administração e Fiscal; 5 – Outros assuntos de interesse social sem caráter deliberativo. Cachoeiro de Itapemirim – ES, 17 de Março de 2010. _________________________________ Osmar Hernandes Muniz Presidente

18/3/2010 09:13:14


12

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

cinema

INDICAÇÃO

Fábio Pacheco

DICAS DA SEMANA BROTHERS

Conflito familiares em pauta

LUTADOR DE RUA

O Cineclube Jece Valadão funciona às quintas-feiras no Stúdio 27, com entrada gratuita e bate papo após as exibições dos filmes. por Fábio Pacheco

Michael (Ulrich Thomsen) é um militar dinamarquês exemplar, casado com Sarah (Connie Nielsen) e pai de duas filhas. Ele é enviado com sua tropa para uma missão da ONU no Afeganistão. Seu irmão Jannik (Nikolaj Lie Kaas), ao contrário, é a ovelha negra da família, recém-saído da prisão e com um histórico de irresponsabilidades. de Michael é abatido e ele é dado como morto. Jannik, surpreendentemente, passa então a confortar a família do irmão, o que faz com que sua relação com Sarah ganhe um novo sentido.

O ex-condenado Isaiah Bone é a nova força no cenário das lutas de rua de Los Angeles. Depois de cinco anos na prisão, está pronto para começar uma nova vida. Quando ele derrota o campeão que reinava no underground, o chefe da máfia local tenta introduzir Bone numa série de lutas internacionais de alto risco. Ele recusa e inicia um confronto explosivo entre inimigos poderosos que tem muito a perder neste jogo mortal.

ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA

DEPOIS DO CASAMENTO

Remake do filme Suplício de uma Alma, de Fritz Lang, Acima de Qualquer Suspeita gira em torno de um jornalista que decide assumir um assassinato que não cometeu, apenas para expor os perigos da evidência circunstancial (artifício que pode levar um inocente a ser condenado) e denunciar um advogado que manipulou provas no passado.

Jacob Petersen esforça-se para conseguir manter um orfanato numa das regiões mais pobres da Índia. Quando há o risco de a instituição fechar, ele recebe um aviso para voltar à Dinamarca, pois um rico empresário quer fazer uma doação, com a qual ele poderá resolver seu problema. Enquanto isso, em Copenhagen, Jørgen vive uma vida quase idílica com sua mulher e filhos. Perspicaz homem de negócios, ele também é um pai devotado, porém indulgente a ponto de cometer indelicadezas, quando o assunto não é sua família.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 12

O

Cineclube Jece Valadão apresenta hoje, às 20h30, com indicação de Fábio Pacheco, o filme dinamarquês, “Brothers”, da diretora Susanne Bier. O Filme mostra a família dos irmãos Michael (Ulrich Thomsen) e Jannik (Nikolaj Lie Kaas) não é das mais equilibradas (mas afinal, qual é?). Enquanto Michael é um bem-casado pai de família e respeitado oficial do exército dinamarquês, Jannik é um desocupado encrenqueiro que acaba de sair da cadeia. E o pai deles faz questão de deixar bem claro a todos que Michael é realmente o seu filho querido. Michael faz parte das tropas de ocupação da ONU no Afeganistão, o que o distancia de sua casa (sem maiores detalhes, para não tirar do público o prazer de acompanhar a história). O afastamento provoca uma desagregação familiar e Jannik tenta assumir uma nova postura de vida. Ciúmes, medos e traições vêm à tona. De certa forma, Jannick sempre viveu em contraposição a Michael, o que passa a não ter mais sentido: na ausência do irmão, contrapor-se a quê? Como pivô de toda

esta situação encontra-se a presença equilibrada (até demais) de Sarah (Connie Nielsen, de Gladiador ), esposa de Michael. Produzido na Dinamarca, Brothers acumula mais de 20 indicações e prêmios em vários festivais internacionais. Soa exagerado. Por meio de uma narrativa linear e convencional, a diretora Susanne Bier (de Aconteceu Naquele Hotel e Corações Livres ) monta um drama familiar até que competente e bem interpretado, mas longe de se destacar por méritos criativos ou cinematográficos capazes de arregalar os olhos dos cinéfilos mais exigentes. Destaque para a jovem Sarah Juel Werner numa emocionante performance no papel da filha Natalia. Esse fantástico longa conta com atuações marcantes do trio amoroso. Um filme dinamarquês que marca pelo enredo envolvente e a sempre espera pelo final. O filme nos mostra o drama de um homem que tem que lutar contra muitas coisas que podem até serem banais comparados à guerra, mas não são. O filme ganhou muitos prêmios, entre eles: Melhor Ator (Ulrich Thomsen) e Melhor Atriz (Connie Nielsen), no Festival de San Sebastián. O final é emocionante!

18/3/2010 09:13:15


saúde

JOVEM

Os jovens atingiram ou ultrapassaram os pontos de referência na maioria das idades

Estudo revela que as crianças brasileiras estão mais alta

C

rianças e adolescentes brasileiros são mais altos, em média, do que os norte-americanos na faixa etária entre os sete e os 17 anos, de acordo com um estudo inédito conduzido por pesquisadores das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Foram avaliados dados de 41.654 alunos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. As informações foram coletadas por professores de educação física de cada escola que aderiu ao projeto, sendo que a maioria estava situada na zona urbana. Uma das hipóteses apontadas pelos pesquisadores para explicar a mudança no padrão de crescimento das crianças brasileiras é o melhor desenvolvimento do país e a melhoria nas condições de vida.

A comparação dos valores de estatura, peso e índice de massa corporal com os valores de referência da Organização Mundial da Saúde e dos CDCs (Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos) mostrou que os jovens brasileiros atingiram ou ultrapassaram os pontos de referência na maioria das idades. O trabalho, que faz parte do projeto Esporte Brasil - observatório de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens-, gerou uma proposta de curvas de estatura, peso e índice de massa corporal especificamente para crianças brasileiras. Trata-se do primeiro estudo que utilizou uma amostra de escolares, representativa dessa população, com o objetivo de comparar estudantes brasileiros com parâmetros de crescimento internacionais.

Higiene Bucal durante a gravidez é essencial

Muitas mamães devem estar perguntando: Como? Se o bebê nasce sem dentes? Acontece que, por volta do terceiro mês de gestação, os dentes do seu bebê já estão começando a se formar e a se tornar reconhecíveis. Algumas partes de todos os 20 dentes decíduos (dentes

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 13

de leite) se formam antes do nascimento.Exceto por uma pequena parte do primeiro molar permanente, o resto dos dentes permanentes começa a se formar logo após o nascimento. O ideal é o tratamento contínuo, ir ao dentista periodicamente, de acordo com a necessidade de cada paciente, e assim que decidir engravidar cuidar para que a gengiva e os dentes estejam em ordem. Limpezas freqüentes e aplicações de flúor protegem os dentes para possíveis problemas de saúde bucal durante a gestação. Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais e um dos resultados dessas mudanças é o inchaço das gen-

givas. Gengivas que abrigam restos de comida e bactérias ficam inchadas e isso faz do local ambiente ideal para o desenvolvimento de cáries e doenças gengivais. Um exemplo dessas doenças é a periodontite, que pode acarretar um parto prematuro. Os bebês prematuros ainda não estão com seus dentes completamente formados e o esmalte dental possui menor resistência a ácidos bucais, além da demora do nascimento dos dentinhos de leite. Na gravidez além de a gestante ingerir muito mais alimentos ácidos, ela também costuma ter náuseas e vômitos constantes. Tudo isso faz com que aumente a acidez da saliva trazendo mais proble-

mas dentários. O mais importante é a mamãe escovar os dentes com mais freqüência, limpá-los com fio dental regularmente e manter uma dieta balanceada. Lembre-se, mamãe, cuidar de você é um ato de amor para o seu bebê!

13

mais

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde

Água mineral

Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. Mas será que água é tudo igual? A resposta é não. Dependendo das características das fontes de onde a água é retirada, sua composição química varia, causando alterações no gosto e nos próprios benefícios obtidos pelo consumo. Água mineral, por definição, são aquelas provenientes de fontes naturais que possuem composição físicoquímica definida. Elas são diferentes da água de torneira por possuírem ação medicamentosa.

Lesão no punho No sobe e desce dos pesos nas mãos, o punho pode acabar sendo vítima de uma lesão indesejada. Esta costuma ser a reação da região, principalmente quando fica vulnerável a movimentos repetitivos de grande impacto e de sobrecarga. Para manter-se longe do incômodo e evitar dias de molho, nada de afobação durante o treino. Muitos alunos, geralmente iniciantes, exageram no peso e na frequência dos exercícios. Isso faz com que o punho fique sobrecarregado e ocorram lesões.

Consumidores pornográficos As novas tecnologias dispararam a procura por pornografia, sobretudo na internet, segundo um estudo divulgado hoje que adverte para o impacto negativo nas relações, na produtividade e na felicidade entre consumidores desses produtos. Estes são alguns dos custos sociais detectados pelo grupo de pesquisadores.

18/3/2010 09:13:16


Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

esporte OBRIGAÇÃO

Cuca diz que o Flu tem o dever de chegar, até as quartas de final

Cuca indica obrigações e garante: ‘Entendo bem a Copa do Brasil’

O

título só foi conquistado nos tempos de jogador, com a camisa do Grêmio, na primeira edição da competição, em 1989. Na função de treinador, ele nunca passou das semifinais. Mas Cuca deixou de lado o discurso humilde sobre o confronto para o Uberaba ao analisar o caminho do Fluminense até a conquista da Copa do Brasil. Cheio de confiança, o comandante tricolor disse ser um especialista na segunda competição mais importante do país e usou o retrospecto pelo próprio Flu, na Copa Sul-Americana de 2009, como argumento para comprovar a força da equipe em mata-matas. - Geralmente entendo bem a Copa do Brasil, tenho chegado longe nas equipes que comandei. Perdemos nos detalhes. São seis mata-matas até o título. Passamos por isso ano passado na Sul-Americana, que é tão ou mais difícil. Segundo Cuca, o segredo do sucesso neste tipo de disputa é se impor nas fases iniciais. Sendo assim, ele até esqueceu a precaução que lhe é comum e surpreendeu ao afirmar que o Flu

Técnico do Flu afirma que tem chegado longe na Copa do Brasil e perdido apenas nos detalhes.

tem obrigação de chegar, ao menos, nas quartas de final Copa do Brasil. - Temos que entender que nesses primeiros jogos a nossa obrigação é passar. Depois chegam os adversários mais complicados, como vai ser a Ponte Preta ou a

Portuguesa, mesmo que ainda tenhamos a obrigação. Em seguida são os clássicos, em que a responsabilidade fica dividida. Nas últimas três vezes em que participou da Copa do Brasil, no entanto, Cuca viveu eliminações traumáticas: em 2007, com

o Botafogo, e em 2009, com o Flamengo, foi superado por Figueirense (semifinal) e Internacional (quartas), respectivamente, com gols nos últimos finais. Já em 2008, também com o Glorioso, caiu diante do Corinthians, na semifinal, na disputa por pênaltis.

Vasco tenta mais um recurso no TJD por Nilton

Vasco alega que Nilton já cumpriu 50% da pena ou seja, três jogos.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 14

O Vasco tem feito de tudo para contar com Nilton, mesmo após uma suspensão de seis partidas no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), depois que o volante deu uma entrada dura no botafoguense Caio. Agora as esperanças de voltar antes a campo estão depositadas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para onde o departamento jurídico do Gigante da Colina recorreu. A data do julgamento ainda não foi marcada, mas nesta quartafeira, dia 17 de março, um efeito suspensivo poderá liberar Nilton até que ocorra novo julgamento. Em seu recurso à última instância da Justiça Desportiva, o Vasco alega que Nilton já cumpriu 50% da pena, ou seja, três jogos, e que a decisão no TJD/RJ, em primeira instância, foi conflitante, sendo três votos a dois, com a minoria votando pela suspen-

são por três partidas. Nilton ainda tem três partidas por cumprir, mas em caso de efeito suspensivo, já poderá ser escalado por Vagner Mancini contra o Olaria, no sábado, dia 20. Se não obter o efeito, e uma nova sessão do Pleno não acontecer nos próximos dias, o recurso pode não ter fim prático, sendo julgado após o cumprimento da suspensão. A punição a Nilton foi dada no último dia 3, pela Terceira Comissão Disciplinar do TJD/RJ, em decisão por maioria de votos. O jogador poderia pegar gancho de até 12 jogos por ter sido denunciado no artigo 254-A II, que trata de “prática de agressão física”. No julgamento, os auditores optaram por desclassificar a infração para jogada violenta (artigo 254), aplicando a pena máxima.

mais

14

esporte

Sistema de refrigeração da Ferrari

Após os problemas no GP do Bahrein, a Ferrari decidiu revisar o sistema de refrigeração do motor antes da próxima corrida, o GP da Austrália. Em Sakhir, Felipe Massa teve de diminuir o ritmo para não causar danos ao propulsor. Ele também sofreu com o aumento de consumo de combustível na parte final. A Ferrari já havia trocado os motores dos carros de Fernando Alonso e Massa antes da corrida. Como o regulamento só permite o uso de nove unidades ao longo do ano, a equipe quer resolver o problema rapidamente. Para Stefano Domenicali, chefe do time, a solução será fácil.

Beckham deixa hospital O jogador David Beckham recebeu alta nesta quarta-feira do hospital Mehiläinen de Turku (Finlândia), onde foi operado na segunda-feira por causa de uma lesão na perna que o deixará longe dos gramados por pelo menos cinco meses. O meia estava acompanhado da esposa, a cantora e modelo Victoria Beckham, que chegou na quarta-feira à Finlândia, procedente da Califórnia para ficar junto com o marido.

‘Cobrança é respeito’ Lorena grita, gesticula e briga a todo minuto. O jeitão exagerado do oposto do Montes Claros em quadra já virou caricato na Superliga. Do outro lado da rede, há quem diga que teme a agressividade do jogador na briga por cada ponto nas partidas. Mas ele jura que guarda sua força somente para a bola. Essa, por sinal, sofre com o gigante do time mineiro. Com o melhor saque da competição, o fã declarado do capitão do ouro em Barcelona-1992, Carlão, diz que mira no chão adversário e “vai com tudo”.

18/3/2010 09:13:16


polícia CARGOS

MP notificou prefeito recomendando exoneração dos procuradores municipais

Ministério Público segue exemplo de Cachoeiro em Nova Venécia

O

Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Venécia, seguindo procedimento adotado pela Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, notificou o prefeito da cidade recomendando a exoneração dos procuradores municipais e, no prazo máximo de trinta dias, abertura de concurso público para o preenchimento das vagas. Os cargos estão ocupados por funcionários comissionados, fato que vai de encontro às disposições legais para a advocacia pública. Caso não sejam exonerados, o MPES tomará as medidas legais cabíveis, dentre elas, Ação Civil Pública, para forçar a realização do concurso público, e Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa, por conta da burla ao concurso público. A advocacia pública é essencial para o Poder Judiciário e conta com claros dispositivos constitucionais para o preenchimento das vagas, dentre eles a realização de concurso público de provas e títulos. Cargos comissionados são, segundo as disposições constitucionais, para chefia, direção e assessoria, excetuando as exceções em cargos de livre nomeação e exoneração, o que não se encaixa nos cargos de procuradores municipais.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 15

ronda

Caminhão é roubado Um caminhão carregado de chapas de granito foi furtado no bairro Coronel Borges, na Rua José Valdino 22, em frente à residência do caminhoneiro e dono do veículo, Enock de Lima Onhas. O proprietário do veículo modelo Mercedes Benz, placa MPO 03570 de Cachoeiro, estacionou o caminhão na noite de ontem e hoje pela verificou o furto. A Polícia pede para quem obtiver informações do veículo entrar em contato pelo número 190. A pessoa não precisa se identificar.

Teatro na Unis Alunos da oficina de teatro da Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), do Iases, apresentaram um teatro de fantoches com histórias baseadas em fábulas de Monteiro Lobato, na tarde de ontem, na Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), também administrada pelo Instituto. Foram apresentadas duas peças baseadas nas fábulas: ‘A galinha dos ovos de ouro’ e ‘O rato do campo e o rato da cidade’. Além de toda a encenação, os bonecos também foram confeccionados pelos adolescentes. Poder Judiciário conta com claros dispositivos constitucionais para o preenchimento das vagas nos municípios

Polícia ambiental resgata veado ferido Uma equipe do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou neste fim de semana em Cascata do Galo, zona rural de Domingos Martins, um veado gravemente ferido. O animal foi atropelado na pista da rodovia que liga Domingos Martins à comunidade de Galo, e, logo em seguida, foi encontrado por populares agonizando. O animal foi recolhido pela Polícia Militar Ambiental e levado para um local adequado para trata-

15

mais

Folha do E. Santo Quinta-Feira, 18 de Março de 2010

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

mento. Por meio de quatro Companhias, sediadas em Cariacica, Baixo Guandu, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, além da sede da Unidade militar, na Serra, os militares do BPMA atuam em todo o Estado com o objetivo de realizar um trabalho de fiscalização e repressão a crimes ambientais. Dentre as competências dos militares do BPMA, estão a fiscalização dos remanescentes florestais a fim de coibir e prevenir desmatamentos.

Ex-presidiário leva dois tiros em Cachoeiro O ex-presidiário Carlos Entriger de Assis, de 23 anos, sofreu ontem à tarde uma tentativa de homicídio. Ele foi baleado por dois homens no bairro Nossa Senhora Aparecida em Cachoeiro de Itapemirim. O crime aconteceu por volta das 15h00. De acordo com a Polícia Civil, dois homens armados chegaram em uma moto e dispararam contra Carlos enquanto chegava em casa após passar em um estabelecimento comercial. Ele levou dois tiros, um na perna e outro

na barriga. O ex-presidiário já havia sofrido outra tentativa de homicídio no Carnaval na Linha Vermelha. No episódio, um menor tentou matá-lo. Para a polícia, Carlos é viciado em drogas. Ele tem passagem por furtos e roubo. A vítima foi réu no caso do roubo ao Bobs, localizada no centro de Cachoeiro. Carlos foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, onde permanece internado.

Tiroteio no Gilson Carone Operação em conjunto das Delegacias de Crimes Contra a Vida, Infrações Penais e Outras (DIPO) e Crimes Contra o Patrimônio terminou em troca de tiros com bandidos no bairro Gilson Caroni. Foram presos William Gomes Almeida, acusado de matar o comerciante Denerval de Jesus Veríssimo, em novembro do ano passado e Charles de Paula Guimarães e Genilson de Jesus da Silva, acusados dos homicídios de Joelson Simões e Geovani Andrade, em fevereiro.

18/3/2010 09:13:17


Frutos do mar

Cineclube

Social – O município de Itapemirim realiza, de 2 a 4 de abril, em Itaipava, o 4º festival de frutos no Mar – Semana Santa - com uma variada programação gastronômica e musical. O evento vai contar com exposições de agronegócio e artesanato, apresentações culturais e muitos agitos durante os três dias da festa. O festival, apesar de recente, já faz parte do calendário de eventos do litoral sul e atrai visitantes de outros estados brasileiros.

Cultura – O Cineclube Jece Valadão apresenta hoje, mais uma de suas sessões. Todas às quintas-feiras, no Stúdio 27, à partir das 20h30, acontece uma exibição de longa metragem, variando de estilos desde o conhecido como filmes B até superproduções premiadas de Hollywood. Na maioria das vezes, com indicações dos próprios membros e visitantes, que prestigiam todas as sessões, e bate papo ao final das exibições.

Em Curitiba

Rio limpo Meio ambiente – Um mutirão com a participação das Secretarias Municipais de Castelo e voluntários realiza a limpeza do rio que corta a cidade no próximo dia 22 de março. As cheias dos últimos dois anos e a maior conscientização ambiental desencadearam ações dessa natureza em vários municípios capixabas.

Quarta-Feira, 17 de Março.indd 16

Vereador Pr. Marcos Mansur ministrou palestra sobre o tema “Educação Infantil”, para várias lideranças politicas, comunitárias, religiosas e educadoras, totalizando cerca de 200 pessoas, na cidade de Barra de São Francisco, Norte do ES.

40 Graus +Filme Titanic, uma das maiores bilheterias do cinema, em todos os tempos, perdendo apenas para Avatar, sai em edição 3 D. A produção de James Cameron levou milhões pessoas aos cinemas em todo o mundo quando de seu lançamento. Mas, só em 2012. +As comemorações pelo Dia Mundial

da Água continuam em todo o país. A data comemorada em 22 de março tem cunho de consciência ambiental principalmente nas escolas. Educar nossas crianças é a meta principal. + O pré-candidato a deputado estadual, Roberto Valadão, esteve no aniversário do amigo Gilson Moura.

+ Bar do Cuíca com pagode aos sábados e domingos no bairro Amaral, próximo à Clínica Santa Isabel. +Entre os dias 17 a 21 de março, a localidade de Jaqueira, em Presidente Kennedy, realiza a 25ª. Expoagro Jaqueira. Dia 20 é a vez de Leonardo, a grande atração da festa, se apresentar.

Cultura – Os grupos Gota, Pó e Poeira , de Guaçuí e Ela de Teatro e Palco e Cia, de Cachoeiro participam do 19º Festival de Teatro de Curitiba que começou ontem e vai até o dia 28 de março. Os dois grupos vão integrar a Mostra Fringe, que reúne mais de 300 espetáculos de várias partes do país. Com a peça “Que História é Essa?”, o Gota, Pó e Poeira se apresenta nos dois últimos dias do festival.

18/3/2010 09:13:21


Jorna Folha do E. Santo