Folha de Palotina 06/09/2018

Page 1

Folha Divulgação

COMÉRCIO

Ponta de Estoque acontece sábado

Semanário - 6 de Setembro de 2018 ANO XXIV - EDIÇÃO 1.452 - R$ 4,00

FUTSAL FEMININO

divulgação

de Palotina e região

Palotina é campeã da Copa Amop

Com uma vitória esmagadora sobre Ubiratã pelo placar de 10x1, a equipe de futsal feminino de Palotina foi campeã da Copa Amop, no último sábado, dia 1.

Neste sábado, dia 8, será realizada a tradicional Feira Ponta de Estoque, na Praça Amadeo Piovesan, das 7h30 às 17h. A promoção será da Acipa.

Página 9

Página 7

EDUCAÇÃO Duas escolas, Monteiro Lobato e Joaquim, obtiveram índice de 7.0

Escolas Municipais de Palotina tem o melhor desempenho no Ideb SEMANA DA PÁTRIA Desde segunda-feira atividades estão sendo realizadas na Praça Amadeo Piovesan para marcar o aniversário da Independência do Brasil. Hoje e amanhã acontecerá ato cívico com hasteamento da Bandeira Nacional. Página 5

Folha de Palotina

O Ministério da Educação divulgou segunda-feira, dia 3, os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado mostra uma evolução muito positiva no desempenho das escolas municipais e uma melhora tímida no ensino médio. Quatro escolas municipais melhoraram seus índices em relação à avaliação divulgada em 2017. São elas: Monteiro Lobato (de 6.9 para 7.0); Joaquim Monteiro Martins Franco (de 6.2 para 7.0); Terezinha Giron Agustini (de 5.6 para 6.7) e Vitorino Róggia (de 5.9 para 6.2). Na rede estadual os melhores desempenhos são da Escola Tancredo Neves (6.2) e Colégio Eugênio Garmatz, de São Camilo (5.9). Página 3

Câmara rejeita projeto de permuta de lote pela UBS construída em terreno errado Página 4

Chopp Fest será neste sábado em Palotina Página 8

Polícia Militar troca tiros com ladrões e evita roubo a banco Página 18


02

Folha

6 de Setembro de 2018

de Palotina e região

PAINEL

Divulgação

Advogados do Brasil Seccional do Paraná, em Londrina. O evento serviu para análise e debate de temas de interesse da advocacia paranaense e de toda a sociedade. A Subseção da OAB de Palotina subscreveu a Carta do Colégio de Presidentes de Londrina com inúmeros apontamentos em relação à atividade da advocacia.

Lideranças da APAC de Palotina seguem apresentando o projeto para construção de uma unidade para educação e ressocialização de condenados para candidatos às eleições de outubro. Nos últimos dias foi mantido contato com os candidatos a deputado federal Márcio Pauliki (Solidariedade) e Sérgio Souza (MDB), além do candidato a deputado estadual Marcel Micheletto (PR). O objetivo é que os políticos tenham plena ciência do projeto para que possam apoiá-lo no futuro. Recentemente as lideranças da APAC, presidida por Sergey Sendtko, tiveram encontro com o deputado federal e candidato à reeleição Rubens Bueno.

Divulgação

CANDIDATOS CONHECEM PROJETO DA APAC

COLÉGIO DE PRESIDENTES DA OAB Nos dias 30 e 31 de agosto o presidente da Subseção de Palotina da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Cleverton Cremonese e delegada da Caixa de Assistência dos Advogados, Dra. Vera Lúcia de Souza Duim, participaram da programação do Colégio de Presidentes das 48 Subseções da Ordem dos

Folha

Lideranças com os candidatos a deputado Sérgio Souza (federal) e Marcel Micheletto (estadual)

Encontro com o candidato Marcio Pauliki

Evento foi realizado em Londrina

Divulgação

No próximo dia 12 será realiz ada uma imp or tante palestra com o facilitador Adriano Spanhol que vai abordar estratégias para organizar a equipe, resolver problemas de produtividade e de comunicação na empresa. O tema será “Equipes Produtivas sem o dono!”. A palestra será realizada na Acipa, a partir das 19h30. O ingresso será um quilo de ração, cujos donativos serão revertidos à Asfa. A palestra será destinada a gestores e líderes de equipe.

Adriano Spanhol estará em Palotina no dia 12, na Acipa

Folha EXPEDIENTE de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. CNPJ 81.680.688/0001-08 Fundação: 03/11/1989 Jornalista Responsável: Sinuê Giacomini Equipe e colaboradores: Ana Paula Fagundes, Gian Almeida, John Almeida da Silva, Juliandrea Maria Delai (Projeto Fazendo Escola), Vanildo Cardoso e Sinuê Giacomini Site: www.folhadepalotina.com.br

E-mail: redacao@folhadepalotina.com.br Impressão: Gráfica Imprevale Endereço: Rua Vereador Antônio Pozzan, 573 CEP 85950-000 Fone: (44) 3649-2690 Tiragem: 3.000 exemplares Circulação em Palotina e Maripá. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. É proibida a cópia parcial ou integral das matérias contidas no jornal. Filiado à Associação dos Jornais do Interior do Paraná (Adjori-PR)

Recentemente o prefeito Jucenir Stentzler formalizou a parceria para construção de unidades habita cionais para atender famílias em vulnerabilidade social. A parceria envolve o município, Governo do Estado, Cohapar e Itaipu Binacional.

Divulgação

CASAS PARA FAMÍLIAS CARENTES

PALESTRA EMPRESARIAL

Prefeito Jucenir durante encontro em Foz do Iguaçu


Folha

Geral

de Palotina e região

6 de Setembro de 2018

RADAR Folha

EDUCAÇÃO

Divulgação

Escolas Municipais de Palotina tem o melhor desempenho no Ideb Nesta semana o Ministério da Educação divulgou os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado mostra uma evolução muito positiva no desempenho das escolas municipais e uma melhora tímida no ensino médio. Quatro escolas municipais melhoraram seus índices em relação à avaliação divulgada anteriormente e a maioria absoluta das unidades já atingiu a meta que o Ministério da Educação estipulou para 2021. As escolas que tiveram evolução positiva no Ideb de 2015 para cá são: Monteiro Lobato (de 6.9 para 7.0); Joaquim Monteiro Martins Franco (de 6.2 para 7.0); Terezinha Giron Agustini (de 5.6 para 6.7) e Vitorino Róggia (de 5.9 para 6.2). A média geral da rede saiu de 6.0 em 2015 para 6.6 em 2017. “Todas as nossas escolas apresentaram um bom crescimento, fruto de um bom trabalho desenvolvido pelas equipes e todo o corpo docente”, ressalta a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko. As demais escolas municipais alcançaram os seguintes índices: Celino Rocha de Araújo (6.1); Jean Piaget (6.2); Leonardo da Vinci (6.7); Percicoti (6.4) e Vale Verde (6.1). Na rede estadual os melhores desempenhos são da Escola Tancredo Neves (6.2) e Colégio Eugênio Garmatz, de São Camilo (5.9). A Escola Estadual Shirley Saurin superou a meta prevista ficando com índice de 5.5. A rede estadual, entretanto, não atingiu a

Escolas municipais tiveram evolução no índice, o que mostra a qualidade do ensino

meta prevista que era um índice de 5.7, ficando com média de 5.5. Os índices das demais unidades são os seguintes: Colégio Domingos Zardo (5.1 – a meta era 5.5); Barão do Rio Branco (5.4 – A meta era 6.1); Escola Santa Terezinha (5.0 – Meta 5.2); Colégio Santo Agostinho (A meta era 5.6, mas o resultado de 2017 não foi divulgado); Escola Shirley Saurin (5.5 – A meta era 5.3). IDEB – Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade

da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Fiscalização O Departamento de Tributação da Prefeitura informou que vai intensificar a fiscalização de vendedores ambulantes. Uma equipe trabalhará em regime de plantão no final de semana pois muitos vendedores aproveitam o sábado e domingo para vender seus produtos na cidade já que a Prefeitura só atende em dias úteis.

Peso do interior Colunistas políticos do Paraná opinam que o mais provável é que, com o início real da campanha, os apoios no interior tenham sido declarados de forma mais clara. Assim, prefeitos e deputados estão debandando para o lado de Ratinho a cada minuto. E nas cidades pequenas, são esses cabos eleitorais que mudam o jogo.

Jovem Aprendiz No último sábado a C.Vale realizou o teste do Programa Jovem Aprendiz que nesta etapa abriu 105 vagas. O teste foi realizado na Uespar com a participação de mais de 200 candidatos. Os aprovados terão agora a etapa de entrevista antes de ingressarem na cooperativa.

Senado Para as duas vagas do Paraná ao Senado, o candidato Roberto Requião (MDB) parece ter caminho aberto para garantir sua reeleição. Os números divulgados pelo Ibope semana mostram o senador com aproximadamente 43% das intenções de voto (somados os eleitores que pretendem dar a ele o primeiro ou o segundo voto, já que são duas vagas).

Feira da Acipa Neste sábado acontece a tradicional Feira Ponta de Estoque, na Praça Amadeo Piovesan. A expectativa em torno do evento é sempre grande pois as empresas levam para a praça produtos de qualidade a preços competitivos. A feira será das 7h30 às 17h30. Câmara O prefeito Jucenir Stentzler computou nova derrota na Câmara. O projeto que previa permuta de lote para resolver o problema da construção da UBS Bela Vista em terreno particular foi rejeitado esta semana. Ao invés de dar um terreno do município ao proprietário, a Prefeitura terá que indenizá-lo. Pesquisas Ibope e Datafolha abortaram as pesquisas eleitorais que seriam publicadas nesta semana. Talvez o principal motivo foi a decisão do TSE de indeferir o registro de Lula como candidato, vedando também a sua participação em atos de campanha e em propagandas eleitorais. Agora em definitivo Os tempos em que se pensava “em um cenário com Lula” acabaram. O PT utilizou de todas as armas judiciais possíveis e agora já trata de oficializar Haddad puxando à frente no horário eleitoral. A próxima pesquisa Datafolha deve ser divulgada no dia 10 de setembro.

Leandro Pereira leartes@live.com

03

No Paraná Ratinho Jr (PSD) teve um crescimento nas últimas pesquisas de intenção de voto registradas pelo Ibope. O candidato vem crescendo e já apresenta números que podem prever vitória ainda no primeiro turno. Cida Borghetti (PP) parece fadada ao segundo lugar.

Segunda vaga Com os números apresentados na pesquisa para o Senado, o candidato Beto Richa (PSDB) está em segundo com 28% e Flávio Arns (Rede) em terceiro com 17%. Se Requião parece praticamente garantido, Beto pode estar com perigo de perder a vaga. Descaso O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro jogou na cara de todos nós brasileiros o grande descaso com a história e a ciência no país. A instituição deveria receber o repasse anual de R$ 550 mil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas há três anos só recebia apenas 60% desta verba. Investimento parado A direção do Museu Nacional aguardava a liberação de recursos do BNDES, aprovados em 2015, para a execução de um projeto de revitalização orçado em R$ 20 milhões. Em junho deste ano o museu completou 200 anos. Seria uma bela data para um investimento e reabertura para comemoração, mas o local não tinha recurso para pesquisa nem manutenção, as áreas de exposição foram reduzidas. Asfalto Na cidade de Jussara-PR o vice-prefeito Robison Pedroso da Silva (PSC) e o presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Ramos (PSC), respondem por improbidade em obra de asfalto autorizada pelo vice durante período em que atuou como gestor municipal. Apenas a área em frente da casa do chefe do Legislativo (um trecho de 40 metros) foi asfaltado e o restante da rua permaneceu com buracos...


de Palotina e região

FRASE TRADUZIDA

ELEIÇÕES 2018

Decreto estabelece conduta dos servidores municipais durante o período eleitoral A Prefeitura de Pa lotina publicou na semana passada, no Diário Oficial, o Decreto nº 9.200 que estabelece condutas para os servidores municipais no período eleitoral, de acordo com a Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. No total, o decreto estabelece 10 vedações aos agentes públicos municipais durante o período eleitoral iniciado no dia 16 de agosto, tais como: ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes ao Município, exceto para realização de convenção partidária; usar material ou serviços custeados pelos cofres públicos municipais em beneficio de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação; fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter sociais custeados ou subvencionados pelo Poder Público; prestar serviços, de forma onerosa ou gratuita, durante o horário de expediente, junto a comitês de campanha eleitoral de candidato, partido ou coligação; fazer propaganda política em prol de candidato, partido ou coligação em prédios públicos, bem como, na qualidade de chefe, permitir que outros, inclusive terceiros, a façam; entre outros. Outros pontos proibidos e mencionados no decreto são referentes ao transporte em veículos oficiais ou colocados à disposição do Município mediante terceirização, material de campanha, especia lmente folhetos publicitários para d ist r ibu ição ao públ ico e a

Folha

Política / Geral

6 de Setembro de 2018

veiculação de, ainda que gratuitamente, propaganda eleitoral na internet, em sítios oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta do Município. Também fica proibido a colocação de selos, adereços, adesivos e quaisquer similares, destinados à propaganda política, em veículos, máquinas e prédios públicos. Os infratores receberão a aplicação da penalidade cabível, mediante processo disciplinar para apuração de responsabilidade funcional, em caso de servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo e exoneração imediata, em caso de servidor público ocupante de cargo de provimento em comissão. Aqueles com função gratificada serão dispensados imediatamente da função, sendo aplicada a penalidade cabível. Já os contratados e estagiários terão os contratos rescindidos. O decreto tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades entre candidatos e, por conseguinte, a legitimidade e a normalidade do pleito, respeitando as limitações legais. O texto ressalta que a campanha eleitoral deve transcorrer de forma democrática e com observância dos princípios da livre manifestação do pensamento, do debate político e da transparência, lembrando que é lícito aos servidores públicos, a f iliação e participação em atos político-partidários, bem como legítima a manifestação de apoio a candidatos fora do horário normal de trabalho. Acesse o decreto nº 9.200 no Diário eletrônico, por meio do site: www.palotina.pr.gov.br.

Aprovada mudança no Brasão Municipal Na segunda-feira, dia 3, foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palotina, sob a presidência do vereador Elias Naor Schlosser (MDB). Os vereadores aprovaram em primeiro turno sete projetos, entre eles seis que asseguram crédito adicional nos valores de R$ 340.000,00, referente a remanejamento de dotações orçamentárias dentro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visando aquisição de equipamentos para escolas municipais e R$ 24.082,08, oriundos do remanejamento de dotação orçamentária de superávit anteriores dentro do Fundo Municipal de Assistência Social para programa da Casa Lar. Também foi aprovado o PL 013/2018, do Legislativo, assinado por todos os vereadores que altera artigo Lei Municipal nº 285/1970, que institui os Símbolos do Município de Palotina. A proposição visa traduzir a frase do Brasão Municipal do latim para o português. Os projetos aprovados serão votados em segundo turno na sessão do dia 10. Outro projeto que teria votação em primeiro turno, PL 140/2018, do Executivo Municipal, que autorizava permuta de lotes a fim de sanar equívoco de construção da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista em área particular, foi rejeitado e baixado ao arquivo. Votaram contrários ao projeto os vereadores Weslei Freitas (PSDB), Sansão Pinheiro (PTB), Roselei Gubert Delai (PSDB), Marcos Heuert (DEM) e Enio Mo-

Assessoria de Imprensa/Câmara

04

Vereadores de Palotina durante a sessão ordinária do dia 3

esch (PSDB). Votaram favoráveis os vereadores José Pedro Bento Filho (DEM), Gilmar Hinkel (MDB) e José Pasqualotto (PSC). Durante a sessão foi o lido o Projeto de Lei 014/2018, de autoria do vereador Gilmar Hinkel, prevendo obrigação do poder público em fazer publicidade das alíquotas para o IPTU 90 dias anterior à expedição dos carnês. O projeto foi baixado às comissões da Câmara. Requerimentos e indicações – Três requerimentos com pedido de informações foram encaminhados à administração municipal. O vereador Sansão Pinheiro solicitou informações sobre as obras da Unidade Básica de Saúde Dr. Walmir Faé, no bairro Glicínias. O vereador Enio Moesch está solicitando informações a respeito dos recursos previstos no orçamento para a realização da Expo

Palotina 2018. Outro requerimento, assinado pelos vereadores Marcos Heuert e Roselei Gubert Delai pede informações a respeito da Ouvidoria do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri. Três indicações foram apresentadas durante a sessão. A vereadora Roselei Gubert Delai sugeriu que seja feito levantamento e cadastramento de moradores de rua de Palotina, com o devido acompanhamento das Secretarias de Saúde e Assistência Social. O vereador Enio Moesch sugere que sejam desenvolvidas campanhas que visem o controle e destinação final de garrafas do tipo “long neck”. O vereador Marcos Eliseu Heuert sugeriu à administração municipal para que encaminhe ofício à Sanepar solicitando para que seja providenciada com a máxima urgência a manutenção do Poço Artesiano da Linha Água Branca.


Folha

Geral

de Palotina e região

6 de Setembro de 2018

CIVISMO

05

CONTRA A PÓLIO E SARAMPO

Programação está sendo realizada na Praça Amadeo Piovesan

-feira, dia 7, feriado nacional, com Ato Cívico às 8h30. Participarão as bandas escolares e o Grupo dos Desbravadores. Também acontecerá a 3ª. Maratona de Fotografias e o 3º. Show de Ciências da UFPR.

A maratona é aberta à participação da comunidade. Nesta semana também foram realizadas atividades no âmbito das escolas. Os estudantes se envolveram em diversas atividades cívicas.

Assessoria da Prefeitura

cedora que possibilitou a todos os presentes um conhecimento mais amplo no que corresponde a previdência e saúde financeira do Município”, comenta a presidente do FAPEN, Sirlei Bu-

ffulin Beltrame. Os secretários municipais Ivanete de Meneghi (Finanças) e Sergio Formigheri (Esportes); além dos vereadores Elias Naor e Marcos Heuert, participaram da reunião.

UBS EM TERRENO PARTICULAR

Vereadores rejeitam projeto de permuta Os vereadores de Palotina rejeitaram na segunda-feira, dia 3, em sessão ordinária, o Projeto de Lei 140/2018, encaminhado pelo prefeito Jucenir Stentzler e que previa a permuta de um terreno para resolver o problema da construção de parte da Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista em terreno particular. Durante a tramitação do projeto o legislativo pediu explicações ao secretário municipal

de Obras, Gelson Barazetti, que justificou o equivoco devido a mudanças no loteamento desde a sua implantação. O secretário afirmou ainda que o proprietário concordou em receber um terreno em outro loteamento e que a permuta não onerava o município. O projeto foi derrubado com cinco votos, dos vereadores Sansão Pinheiro (PTB), Enio Moesch (PSDB), Marcos Heuert (DEM), Weslei Freitas (PSDB)

e Rose Delai (PSDB). Votaram favoráveis os vereadores José Pedro Bento Filho (DEM), Gilmar Hinkel (MDB) e José Pasqualotto (PSC). Os vereadores contrários argumentaram que o ideal seria indenizar o proprietário enquanto que os favoráveis asseguraram que a melhor maneira para sanar o problema sem onerar o município era fazer a permuta já que a Prefeitura possui inúmeros terrenos.

Assessoria da Prefeitura

até o dia 14 de setembro para os estados e municípios que estão abaixo da meta de vacinação.

Carreta Escola de Informática oferece vagas para cursos

Reunião na OAB esclarece sobre situação financeira do FAPEN

Reunião abordou sobre o regime de previdência dos servidores municipais

Termina campanha de vacinação contra pólio e sarampo; Palotina superou a meta

INSCRIÇÕES ABERTAS

SERVIDORES

Foi realizada na sede da OAB de Palotina, uma reunião que reuniu secretários municipais, vereadores, e servidores públicos que foram representados pelas diretorias dos sindicatos. O encontro teve a finalidade de apresentar a avaliação do cálculo atuarial do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Palotina (RPPS), realizado pela atuária da empresa Exatos, Cristiane Lemos do Prado. Também houve uma explanação sobre o histórico e a situação financeira do FAPEN (Fundo de Aposentadoria e Previdência dos Servidores de Palotina) com o coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Airton Gonçalves de Lima. “Foi uma reunião positiva e esclare-

O Município de Palotina superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ao vacinar 1.856 crianças com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos na Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo encerrada na última sexta-feira, dia 31 de agosto. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta inicial do município era vacinar 1.588 crianças. A campanha atingiu 117% de cobertura, enquanto que a meta nacional era a imunização de ao menos 95% do público-alvo. Diferentemente de outros municípios do país, Palotina não prorrogará a campanha contra a pólio e o sarampo. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha

Teve início na terça-feira, dia 4, as inscrições para os cursos da carreta escola de informática do SENAI, desenvolvidos por meio de parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Com uma carga horária de 60 horas, o curso de Pacote Office oportunizará 20 vagas. As aulas iniciam no dia 17 de setembro. Na quarta-feira, dia 5, começaram as inscrições para o curso de Desenho Assistido por Computador (CAD) básico. Esta capacitação tem um total de 40 horas e 20 vagas estão sendo dispo-

nibilizadas. Os cursos são gratuitos a população que deve apresentar os seguintes documentos no ato da matrícula: RG; CPF; Certidão de Nascimento ou casamento; Comprovante de Escolaridade; Comprovante de residência; Certificado de Reservista; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Título de Eleitor; Comprovante de quitação eleitoral; Foto 3x4 e Carteira de Trabalho. Mais informações na Faculdade do Trabalhador, na Rua Dr. Osvaldo Silveira, Nº 636. Telefone para contato: (44) 3649 – 1858. Reprodução

Desde segunda-feira, dia 3, estão sendo realizadas atividades dentro da Semana da Pátria que marca as comemorações alusivas ao aniversário da Independência do Brasil em Palotina. A programação está sendo realizada na Praça Amadeo Piovesan com a participação de escolas e outros segmentos. De manhã ocorre o hasteamento da Bandeira Nacional e à tarde o arriamento do pavilhão. Nesta quinta-feira está programada a participação de estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Terra do Saber e CEEBJA. À tarde participarão os alunos do Colégio Zardo e das escolas municipais Celino Rocha de Araújo e Padre Vitorino Róggia. A programação será encerrada na manhã desta sexta-

Folha de Palotina

Semana da Pátria termina com Vacinação atinge meta ato cívico nesta sexta-feira e não terá prorrogação


06

Folha

Geral

6 de Setembro de 2018

de Palotina e região

ENSINO SUPERIOR

SOJA

Curso orienta sobre manejo Prazo para inscrição no vestibular da UFPR termina no dia 11 de setembro integrado de pragas estádios fenológicos da planta de soja; amostragens dos insetos; níveis de dano econômico e alternativas de manejo para controle. O curso está sendo realizado por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Emater/PR. As aulas práticas com inspeção das lavouras para viabilizar o manejo de pragas ocorrerão a partir de outubro. O curso será concluído em março de 2019. Reprodução

O Sindicato Rural está promovendo o curso Manejo Integrado de Pragas (MIP) para a cultura da soja, envolvendo 14 participantes. Na última semana foram realizadas aulas teóricas com o instrutor Everton Debertolis que repassou informações sobre conceitos básicos e importância do manejo integrado de pragas, bem como sobre as principais pragas da cultura da soja; inimigos naturais das pragas;

Quem pretende prestar o vestibular 2018/2019 na UFPR e ainda não se inscreveu precisa se apressar. O prazo vai até o próximo dia 11 e a inscrição deve ser feita exclusivamente no site do Núcleo de Concursos. O custo da taxa de inscrição não foi reajustado em relação a 2017 e continua em R$ 120,00. Para os chamados treineiros – que buscam fazer as provas para conhecer melhor o processo e se preparar para as próximas edições, mas sem concorrer às vagas –, a taxa é de R$ 119,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência

depois de ter efetivado a inscrição poderá fazê-lo até às 17 horas do dia 14 de setembro. Neste caso há uma taxa de R$ 35,00. Todas as informações sobre o vestibular estão disponíveis no edital e no Guia do Candidato. Provas - A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 21 de outubro. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 5 de novembro e as provas para os dias 25 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 26 de novembro (provas específicas e de habilidades específicas). A U FPR d ispon ibi l i z a rá

5.421 vagas em seus cursos de graduação para ingresso no ano letivo de 2019 por meio do vestibular. A relação completa com as vagas disponíveis no processo seletivo, assim como outras informações e orientações, está no Guia do Candidato. O Núcleo de Concursos da UFPR mantém uma Central de Atendimento ao Candidato para tirar dúvidas sobre o processo. Basta ligar nos números (41) 3313-8800 ou (41) 3313-8801 de segunda a sexta, das 8h às 18h. Há também um sistema interativo via Internet que pode ser acessado no endereço eletrônico do núcleo (www.nc.ufpr.br).

ELEIÇÕES 2018

Participantes do curso que está realizado pelo Sindicato Rural

VENDA DE PIZZAS

Asfa realiza promoção para custear serviços da Associação A Asfa - Associação São Francisco de Assis, entidade sem fins lucrativos que atua em benefício de animais abandonados promove mais uma ação no próximo dia 22 de setembro. Neste dia, das 10h às 13h, a entidade estará vendendo pizzas na Praça Amadeo Piovesan com o objetivo de arrecadar fundos para pagar as despesas da Associação, oriundas de atendimentos e resgates. A Asfa não conta com

recursos públicos, apenas com a ajuda financeira da população, através de mensalidades, doações e vendas de produtos. Por isso aceitam doações de ração, medicamentos, casinhas, comedouros, entre outros. “Os animais que são retirados das ruas ficam em lares provisórios, já que não temos sede própria, portanto, nossas ações dependem muita da colaboração voluntária”, descreve a Associação.

LICENÇA DE OPERAÇÃO O SR. EBELO ZOZ, torna público que requereu do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO para atividade de Piscicultura Comercial implantada no Lote rural N° 169, 170-B, 170-C, 170-A, linha Alto Aurora, Maripá, PR.

Candidatos à reeleição no Paraná já arrecadaram mais de R$ 20 milhões Os 25 deputados federais pelo Paraná que disputam a reeleição já conseguiram arrecadar mais de R$ 20 milhões para fazer propaganda. O valor se refere aos primeiros 15 dias da campanha eleitoral. Enquanto apenas os 25 nomes já conseguiram R$ 21.190.624,89, os demais 421 candidatos às 30 cadeiras do Paraná na Câmara dos Deputados juntaram R$ 7.852.091,58. O maior financiador é o partido político: a contribuição das siglas representa 98% do dinheiro arrecadado pelos candidatos à reeleição. Dos 25 parlamentares que buscam mais quatro anos em Brasília, apenas quatro não registraram receita nos primeiros 15 dias da campanha eleitoral: Alfredo Kaefer (PP), Edmar Arruda (PSD), Ênio Verri (PT) e Takayama (PSC). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CONFIRA QUANTO CADA UM JÁ ARRECADOU CHRISTIANE YARED (PR): ...................................................... R$ 2.400.000,00 GIACOBO (PR): ......................................................................... R$ 2.000.000,00 LUIZ NISHIMORI (PR): ............................................................ R$ 2.000.000,00 HERMES FRANGÃO PARCIANELLO (MDB): ......................R$ 1.500.000,00 SÉRGIO SOUZA (MDB): ...........................................................R$ 1.500.000,00 LUCIANO DUCCI (PSB): ...........................................................R$ 1.350.000,00 LEOPOLDO MEYER (PSB): ..................................................... R$ 1.307.500,00 ALIEL MACHADO (PSB): .........................................................R$ 1.300.000,00 RUBENS BUENO (PPS): .............................................................R$ 1.168.128,11 EVANDRO ROMAN (PSD): .....................................................R$ 1.052.900,00 SANDRO ALEX (PSD): ..............................................................R$ 1.050.000,00 OSMAR BERTOLDI (DEM): ........................................................R$ 840.000,00 OSMAR SERRAGLIO (PP): .......................................................... R$ 502.500,00 HAULY (PSDB): ..............................................................................R$ 501.000,00 DIEGO GARCIA (PODE): ............................................................ R$ 500.069,33 ASSIS DO COUTO (PDT): ...........................................................R$ 500.000,00 RICARDO BARROS (PP): ............................................................R$ 500.000,00 ROSSONI (PSDB): .........................................................................R$ 500.000,00 ZECA DIRCEU (PT): ..................................................................... R$ 446.893,60 LEANDRE (PV): ..............................................................................R$ 146.633,85 TONINHO WANDSCHEER (PROS): ......................................... R$ 125.000,00

FONTE: GAZETA DO POVO

RODOVIAS

PRF inicia Operação Independência A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou à zero hora desta quinta-feira, 6, a Operação Independência em todo o país. Entre os focos da fiscalização das equipes da PRF estão o controle de velocidade, as ultrapassagens proibidas e a embriaguez ao volante durante os quatro dias da operação, que termina às 23h59 de domingo, dia 9. Durante o feriado prolongado, a previsão é de que o fluxo de veículos aumente, em média, 40% em relação aos dias normais. O pico de movimento na saída para o feriado deve se concentrar entre o

fim da tarde e início da noite desta quinta-feira e na manhã de sexta. O retorno deve ter um fluxo maior de veículos durante a tarde e noite de domingo. Na mesma operação do ano passado, que teve um dia a mais de duração, a PRF registrou sete mortes, 145 feridos e 131 acidentes no Paraná. A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do

radiador, entre outros itens. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo. Rodovias estaduais – A Polícia Rodoviária Estadual também vai intensificar a fiscalização nas rodovias que cortam o Paraná. Na região de Palotina atendida pelo Posto da Vila Paraíso as operações serão realizadas nas PRs 182 e 364.


Folha

Folha Empresarial

de Palotina e região

6 de Setembro de 2018

07

COMÉRCIO

Empresas - Estarão participando da feira as seguintes empresas: Abrace Malwee, Âncora, Aos Pares

Assessoria de Imprensa/Acipa

Neste sábado, dia 8, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) irá realizar a tradicional Feira Ponta de Estoque com a participação de 28 empresas. O evento será realizado na Praça Amadeo Piovesan, no horário das 7h30 às 17h, com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O diretor de Feiras e Eventos da Acipa, Rafael Eduardo Pelin, ressalta que a exemplo das edições anteriores, os visitantes poderão contar com produtos de qualidade a preços especiais. Também haverá praça de alimentação, brinquedos e o Bibliônibus.

Reinauguração do Mercado Míssio Neste sábado tem mais uma edição da Feira Ponta de Estoque

Calçados e Confecções, Armazém dos Presentes, Art Vida, Baby Star, Barato da Moda, Belíssima Lingerie, Bolinhas de Sabão, Carambola, Carolina Calçados, CMC Moda Íntima, Duavesso Modas, Filomena, Inspiração Moda Íntima, Lady

Rosa Choque, Lojas Magrão, Loja Silva, Mamãe Coruja Kids, Noemi de Fátima (Confecção), Oficina da Moda, Palotina Esportes, Pink Biju, Rosean Modas, Squema Modas, Tasca Calçados, Viccari Esportes e Vício Colcci.

FACULDADE DO TRABALHADOR

Na manhã do último sábado, dia 01, foi reinaugurado o Mercado Míssio, agora sob nova direção, a cargo de Márcia Sabadin, Claudinei Sabadin, Francielle Biff Ferreira e Heliton Ferreira. Representando a Acipa estiveram presentes a secretária Sandra Weber e o diretor Rodrigo Brunieri. O mercado fica na Rua Pioneiro, próximo à UFPR.

2018 Premiado Acipa – Etapa de Natal Já está em vigor a Etapa de Natal da Campanha 2018 Premiado Acipa que vai sortear 32 vales compras e um Onix novo. A campanha tem o apoio da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR-SP. São mais de 100 empresas que participam da campanha. Veja a relação no site da Acipa (www.acipapalotina.com.br). Não esqueça de preencher corretamente o cupom.

Assessoria da Prefeitura

Reprodução

Empresários incubados participam do workshop Estratégias Empresariais A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Palotina realizou entre os dias 3 e 5 de setembro, na Faculdade do Trabalhador, o workshop Estratégias Empresariais com o consultor do SEBRAE, Valentin Naue. A capacitação teve 25 participantes e visou apresentar as principais estratégias para melhorar o desempenho das empresas estabelecidas nas Incubadoras Municipais e o seu crescimento no mercado. Nos próximos dias, novos cursos serão realizados com a finalidade de proporcionar conhecimento para os empresários e colaboradores.

Assessoria

Sábado acontece Feira Ponta de Estoque na Praça Amadeo Piovesan

Conexão Acipa 2018

A capacitação foi proporcionada em parceria com o SEBRAE

No mês de outubro será realizada a edição 2018 da Conexão Acipa, com a participação de três renomados palestrantes. No dia 01/10 abrirá a programação Daniel Godri que abordará o tema “O coração no poder: inteligência emocional na prática”. No dia 9 de outubro será a vez da participação de Cláudio Forner com o tema “Transforme ideias em oportunidades” e no dia 15/10 participará Luiz Felipe Pondé com o tema “Democracia sem utopia”. As palestras serão realizadas na Asfuca. Informações sobre a venda de passaportes e também para adquirir ingressos individuais, basta entrar em contato com a Acipa pelo telefone 3649-5855.


Folha

Geral

6 de Setembro de 2018

de Palotina e região

REINAUGURAÇÃO DO MERCADO MÍSSIO O Mercado Míssio está sob nova direção. Na manhã do último sábado, dia 01, assumiram a direção do estabelecimento Márcia Sabadin, Claudinei Sabadin, Francielle Biff Ferreira e Heliton Ferreira. Na oportunidade os ex-proprietários, Milvo e Lucia Missio, agradeceram a confiança da comunidade palotinense e desejaram sucesso aos novos proprietários. A solenidade contou com a presença de clientes e lideranças, entre elas representantes da Acipa, vereadores Elias Naor Schlosser e Rose Delai, além do Padre Pierre, pároco de Palotina, que procedeu a benção das instalações. O mercado fica na Rua Pioneiro, próximo ao semáforo da Rua 24 de junho, no bairro União.

A Administração Municipal de Palotina preocupada com o aumento excessivo da obesidade na população infantil realiza anualmente avaliações nutricionais com os alunos da rede municipal de ensino para coleta de informações, como peso e altura, das crianças e adolescentes. Este trabalho é coordenado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com os professores de educação física das escolas. O diagnóstico nutricional é realizado com alunos do infantil 5 até o 5º ano. Os dados coletados são repassados para a secretaria de cada escola que inserem os números levantados no sistema SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar). O sistema gera um relatório de avaliação nutricional que é encaminhado para as nutricionistas que fazem o diagnóstico. Em 2018 foram avaliados 2.374 estudantes, 99,20% do total, das escolas Joaquim Monteiro Martins Franco, Percicoti, Leonardo Da Vinci, Vitorino Roggia, Arco-Íris, Celino Rocha de Araújo, Jean Piaget, Vale Verde e Monteiro Lobato. De acordo com o diagnóstico, mais de 64% das crianças estão em estado de eutrofia, ou seja, no peso normal. Porém, uma parcela considerável dos alunos avaliados

Ação realizada com alunos da Escola Arco-Íris sobre alimentação saudável Reprodução

(Chico). O ingresso individual antecipado custa R$ 30,00. No dia o ingresso custará R$ 40,00.

Folha de Palotina

Neste sábado, dia 8, será realizado o tradicional Chopp Fest, numa realização do Grupo de tradição alemã Tanz Und Liebe. Em sua décima primeira edição, o evento será realizado na Asfuca a partir das 22h, com apresentações artísticas, seguido de baile com animação do Grupo Marca. Ingressos antecipados bem como reserva de barril de chopp pelos telefones (44) 9-9843-5686 (Leila), 9-9969-4551 (Vitor) e 9-9963-1393

Divulgação

Tanz Und Liebe promove Nutricionistas realizam diagnóstico Chopp Fest neste sábado nutricional nas escolas municipais

Gráfico de estado nutricional separado por escola

apresentam sobrepeso (19,5%) e obesidade (14,7%). Além disso, 31 alunos estão com baixo peso. “Nos gráficos é possível observar o aumento no número de alunos com sobrepeso e obesidade, entrwetanto, trabalhamos em conjunto com a comunidade escolar no sentido de sensibilizar

estudantes, pais e professores sobre a importância de uma alimentação saudável”, comenta a nutricionista Daniela Nava. “Diversas ações são desenvolvidas nas escolas para chamar a atenção de todos sobre hábitos alimentares que favoreçam a saúde e melhor qualidade de vida”, conclui.

QUALIFICAÇÃO EDUCACIONAL

NOVO SENTIDO

Educação capacita auxiliares de biblioteca Novas avenidas do Lago

recebem sinalização

de Obras e Transportes Públicos, Gelson Barazetti, foi solicitado a Polícia Militar do município que realize rondas periódicas no local no sentido de orientar a população. “São melhorias importantes que visam contribuir com o trânsito de Palotina gerando maior segurança e comodidade para toda a comunidade”, destaca Barazetti. Assessoria da Prefeitura

A população que transita nos arredores do Lago Municipal, no Bairro Interlagos, deve ficar atenta, pois, desde a última segunda-feira, dia 3, as avenidas no entorno do lago ganharam sentido único. A empresa contratada para realizar os serviços de pintura concluiu a sinalização viária na semana passada. De acordo com o secretário

Assessoria

AVALIAÇÃO

TRADIÇÃO

A Secretaria de Educação e Cultura de Palotina realizou nesta terça-feira, dia 4, uma capacitação com os auxiliares de biblioteca escolar. Na ocasião, eles estudaram sobre contação de histórias com a professora Meire A’ Costa Monte, na Casa da Cultura. A professora Meire é servidora do município e trabalha com aulas de inglês nas escolas. “Houve uma troca de experiências interessante, além da confecção de material e muita contação de história”, relata a coordenadora pedagógica, Maria Aparecida Bortoloso. “Investir em leitura e contação de histórias é um com-

Auxiliares de biblioteca escolar participam de capacitação

promisso não só dos auxiliares de biblioteca, mas de todos. Af ina l, qua nto mais leitura

mais cidadãos esclarecidos e atuantes nas suas comunidades”, ressalta Maria.

FUTEBOL

Palotina estreia domingo na Copa Amop Avenidas no entorno do Lago Municipal ganharam sentido único

No próximo domingo, dia 9, a equipe de Palotina vai estrear na Copa Amop de Futebol. O jogo de estreia vai ser diante da equipe

de Iracema do Oeste, a partir das 15h30, no Estádio Municipal João Bortolozzo. A equipe de Palotina será dirigida pelo técnico Eliseu

Lopes. A entrada será gratuita e o jogo será transmitido pela Nova Rádio Cultura com narração de Eduardo Jota Wahl.

Assessoria da Prefeitura

08


Esportes

de Palotina e região

6 de Setembro de 2018

BATE-BOLA

CAMPEÃS

Palotina goleia e conquista a 1ª Copa Amop de Futsal Feminino

Colunista: Merci Righi mercirighi@hotmail.com

Divulgação

A equipe de Palotina confirmou a ótima campanha na Copa Amop de Futsal Feminino e conquistou o título da competição no último sábado, dia 1º de setembro. Diante da torcida, no Ginásio de Esportes Ardomar Somensi, as palotinenses aplicaram o sonoro 10 a 1 na equipe de Ubiratã e garantiram a taça da 1ª edição do campeonato. A terceira colocação foi conquistada pela equipe de Entre Rios do Oeste, que levou pra casa também o troféu da artilharia do campeonato, com a atacante Vanessa (23 gols). A goleira menos vazada foi Luciana dos Santos, de Palotina. Luciana e Vanessa receberam também um cheque de R$ 300,00. Após 50 jogos disputados por 12 equipes e aproximadamente 240 atletas, o saldo da competição foi de 339 gols, média de 6,78 gols por partida. Além de troféus e medalhas, a equipe campeã foi contemplada com um cheque no valor de R$ 3 mil, a segunda colo-

CHAVE OURO DE FUTSAL: Faltando poucas rodadas para término da primeira fase, o campeonato Paranaense de futsal tem como líder a equipe da cidade vizinha Marechal, seguido do Pato Futsal.

Palotina teve a goleira menos vazada

FUTSAL CATEGORIAS MENORES

Divulgação

Campeonato tem rodada nesta quinta A Secretaria Municipal de Esportes está promovendo o Campeonato Municipal de Futsal Categoria Menores. 71 equipes participam do certame em seis categorias. Os jogos são realizados às terças, quintas e sextas-feiras, no Ginásio Municipal de Esportes Ardomar Somensi, sempre a partir das 18h30. Na rodada desta quinta-feira serão realizados cinco jogos. Os confrontos são os seguintes: 18h30 – Ceeduc x Agami Futsal; 19h – Celino/Zardo x Agami Futsal; 19h40 – Chelsea x São Camilo;

rodada. As próximas rodadas do campeonato serão realizadas nos dias 11 e 13.

BOLÃO

Divulgação

Campeonato Municipal de Bolão: rodada realizada no dia 4, no ATC

Balbinot/Tatto Som, Berton Seguros/ Escritório Aliança e Adubos Ferticel/Tmf Fertilizantes Inteligentes. No dia 14 a rodada do ATC

terá a participação das equipes Casa Leonard/ Personal Piscinas, Trevisan Equipamentos e Botas Puro de Origem/Mercado Burin.

Folha

brando a todos que devido ao feriado, amanhã a noite não haverá rodada. CAMPEONATO MUNICIPAL DE TORCIDAS DE MARIPÁ: O campeonato municipal este ano contará com 8 equipes: Corinthians, Palmeiras, Santos , São Paulo, Olímpia, Grêmio, Internacional e Paraná. A primeira rodada será dia 11/09 na Assemap, jogam Santos x Corinthians e logo após o clássico Grenal. COPA DO BRASIL: Na próxima quarta-feira as quatro equipes finalistas começam a decidir a vaga para grande decisão. A bola rola no Maracanã para Flamengo x Corinthians e no Alianz Parque para Palmeiras x Cruzeiro. LIBERTADORES DA AMÉRICA: Restam apenas oito times na competição dentre eles três brasileiros. Com certo favoritismo para chegar na semifinal estão Grêmio e Palmeiras, já o Cruzeiro, para chegar na semifinal, terá dura missão de eliminar o todo poderoso Boca. BRASILEIRÃO 2018: Após a rodada do meio de semana as duas partidas com grande destaque deste fim de semana será entre Palmeiras x Corinthians e o clássico Grenal que será realizado no gigante da Beira Rio. PARANAENSE DE BADMINTON: Palotina será representada pelo professor Claudinei e mais 14 atletas neste fim de semana na capital paranaense na terceira etapa do estadual da modalidade, boa sorte boa viagem a comissão técnica e atletas. COPA AMOP DE FUTSAL: Uma noite inesquecível para entrar para historia do futsal feminino palotinense, grande participação de público, bateria dentro do ginásio, sorteio de prêmios presença da imprensa e autoridades entre elas o prefeito Jucenir, vice Chico e secretário Piti e o principal dentro da quadra. As meninas, juntamente com o técnico Glauco, foram perfeitas e corresponderam a altura vencendo Ubiratã pelo placar de 10 x 1. Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista para nosso município.

VICE-CAMPEÃO NACIONAL DE BICICROSS

Municipal terá rodadas nos dias 11 e 14 Na última terça-feira, dia 4, foi realizada no ATC mais uma etapa do Campeonato Municipal de Bolão Masculino, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio do Avenida Tênis Clube (ATC), Clube Real e Palotina Esportes. Na etapa somou mais pontos a equipe Trevisan Equipamentos (998 pinos), seguida de Botas Puro de Origem/ Mercado Burin (988) e Casa Leonard/Personal Piscinas (974). No próximo dia 11 será realizada rodada no Clube Real, com a participação das equipes Serraria

MUNICIPAL DE FUTSAL: Nos próximos dias a secretaria de Esportes estará divulgando a data do início da Taça Kaiser/Joris de futsal. Os jogos da primeira rodada são: FANÁTICOS x COPENHAGEN, TOTTENHAN HOTSPUR x AGAMI FUTSAL e ATLETIC FC. X FUNELARIA CATARINA. Na categoria adulta a bola ainda não começou a rolar, porém no Campeonato Municipal de Futsal Menores a festa já começou, com jogos as terças, quintas e sextas. Mais de 70 equipes disputam o evento. Vale destacar o apoio da prefeitura municipal através do prefeito Jucenir e vice Chico que proporcionaram mais esse evento esportivo aos munícipes sem custo algum. MUNICIPAL DE BOLÃO: Realizado na terça-feira mais uma rodada para o campeonato municipal de bolão edição 2018. Quem se deu bem nesta rodada foi a equipe da Trevisan equipamentos que ficou em 1° lugar. Lem-

Campeonato de Futsal de categoria de base envolve 71 equipes

20h20 – São Camilo x United FC e 21h – Botafogo x CESA. Amanhã, por causa do feriado não haverá

COPA AMOP DE FUTEBOL: A bola começa a rolar neste domingo para mais uma edição da Copa Amop de futebol de campo. Palotina faz sua estreia em casa frente à seleção de Iracema do Oeste. O técnico Eliseu convida todos os palotinenses a prestigiar o jogo no estádio municipal. A equipe esportiva da Nova Rádio Cultura que vem cobrindo todos os eventos esportivos da cidade, mais uma vez dará um show de cobertura transmitindo a Copa Amop. LIGA NACIONAL DE FUTSAL: A primeira fase da competição está se encaminhando para as últimas rodadas, até o momento as equipes aqui do Sul lideram a competição. Em 1° lugar está Carlos Barbosa com 37 pontos, seguidos do Atlântico de Erexim, que também soma 37 pontos. Na 3ª colocação está Joinville com 35 pontos.

Equipe feminina de futsal conquistou a taça diante da torcida com direito a goleada

cada recebeu R$ 2 mil e a terceira colocada recebeu R$ 1 mil. A solenidade de premiação contou com a presença do prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, e do vice Chico Brum, do secretário de Esportes, Sergio Formigheri, além do diretor executivo da Amop, Vinicius Almeida dos Santos. Quem quiser conferir como foi a final, o vídeo da partida na íntegra está disponível no Facebook da Folha de Palotina.

09

O piloto de bicicross de Palotina, Jefté Vieira, participou da 2ª. Etapa do Campeonato Brasileiro CBBX em Lucas do Rio Verde-MT, no último sábado, dia 01. Na prova, que foi muito disputada, o piloto conquistou a posição de vice-campeão na categoria Cruiser 35/39. A etapa contou com a presença de mais de 200 pilotos dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Pará. O piloto agradece aos patrocinadores Equagril Equipamentos Agrícola ltda , Lajes Pedrão e Posto Cruzeiro.

Divulgação

Folha


10

Folha

Social

6 de Setembro de 2018

de Palotina e região

Fast fashion: democrático ou um grande vilão? Esse conceito vem se tornando cada vez mais importante para o varejo de moda mundial, o qual visa atender indivíduos mais informados em termos de moda e cada vez mais ávidos pelo consumo e por novidades o tempo todo. É, não é só o fast food que existe e é polêmico...Os efeitos do fast fashion também são terríveis e estão sendo cada vez mais discutidos! Mas o que é fast fashion? Fast fashion (em português, moda rápida) é o termo utilizado para o sistema de produção rápida e contínuo de peças, trocando coleções semanalmente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde, com preços muito atrativos, acessíveis e com renovação constante das peças. O conceito surgiu no final dos anos 90, como expressão utilizada pela imprensa para a atualização cada vez mais rápida desses produtos em redes varejistas. Como funciona? É um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados rápido. Este modelo de negócios depende da eficiência em fornecimento e da produção em termos de custo. Mudanças em relação ao modelo tradicional - No modelo tradicional, a produção é dividida em duas coleções anuais: primavera-verão e outono-inverno. No fast fashion, são feitas mini coleções ao longo do ano, onde os produtos têm vida curta e estoques baixos. Com essa mudança no

sistema produtivo, as peças têm preço final mais baixo, o que as deixa mais competitivas, e incrementa o lucro para as empresas. Porém, este modelo passou a prezar a quantidade, e nem sempre a qualidade (seja dos produtos ou dos próprios trabalhadores), pois para acompanhar esse ritmo, tanto a qualidade quanto a ética na produção passam a ser comprometidas. Quais as vantagens? Alta rotatividade das peças, antecipação de tendências e renovação constante. Também há quem veja o fast fashion como a democratização da moda, por oferecer produtos mais baratos, mas isto vem sendo repensado. As desvantagens As roupas duram pouco tempo, favorecendo o conceito do “fast fashion”, que fala da fabricação, do consumo e descarte rápidos, uma iniciativa aos consumidores de comprar mais e pensar menos. No seu ciclo de vida, emite 400% mais carbono que peças comuns. Além dos impactos gerados na produção, também existe o descarte (com um ciclo de vida tão curto, muitas peças vão parar em aterros e lixões). Também para baratear uma cadeia tão rápida na produção, as marcas passam a contratar trabalhadores em países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é barata, sustentando as sweatshops. Sweatshops, a exploração moderna - A expressão “sweatshop” (em português “fábricas de suor”) é cada vez mais usada e indica a situação de exploração extrema encontrada

em fábricas de países subdesenvolvidos, caracterizada por salários mínimos abaixo do necessário para a sobrevivência, ausência de garantias e proteção trabalhista, exploração do trabalho infantil e condições precárias de trabalho. Quem são os gigantes do Fast Fashion? Algumas das maiores grifes globais desse setor são a Zara, Forever 21, H&M, TopShop, Urban Outfitters, Gap, C&A, Riachuelo, Renner, dentre outras. Também há diversas multinacionais que utilizam essa forma de trabalho para aumentar os lucros na produção, nomes conhecidos no mercado. Por que não usar? Às vezes compramos uma quantidade grande de dinheiro em roupas muito baratas, pensando estarmos tendo vantagem, mas não temos ideia de onde elas vem e como funciona seu processo de produção (por trás de uma blusa que custa aqueles poucos reais, muitas vezes há mulheres e crianças trabalhando em condições precárias e inumanas, ilegais, recebendo menos que o mínimo para isso). Precisamos abrir os olhos e entender como a indústria funciona e como ela pode ser dura para quem depende dela para sobreviver. Nos imaginar nessa situação, nos obriga a pensar se aquela roupa baratinha que olhamos e pensamos – Nossa, não paga nem a costura! (literalmente) - realmente vale a pena. Existe uma solução? Sim! Ela deve vir da educação e da conscienti-

zação dos consumidores (consumindo de maneira consciente e responsável), dos governantes (aplicando leis trabalhistas com fiscalizações) e dos empresários (oferecendo condições de trabalho dignas). No mundo capitalista em que vivemos, aonde os lucros vêm acima de qualquer coisa, isso pode soar como utopia, mas não é impossível. As empresas devem divulgar o processo de produção de maneira transparente, o tratamento e a remuneração dos trabalhadores,

como e onde os produtos foram feitos. Não é uma mudança de curto prazo, mas se começarmos a tomar atitudes agora, no futuro as coisas serão diferentes. Para se inteirar um pouco mais sobre o assunto... O documentário The True Cost trata muito bem desse cenário e revela o que está por trás do que as marcas fast fashion oferecem, explorando o impacto desse sistema nas pessoas e no planeta. O documentário se encontra disponível na Netflix.


Folha

Social

de Palotina e região

No dia 9 de setembro é o aniversário de Dirce Burin. Parabéns!

Siga-nos

Caroline Ester Centenaro, filha de Regiane Coldebella e do prefeito Jucenir Leandro Stentzler, comemora idade no dia 7 de setembro

A fotógrafa Silvinha Machado recebe os parabéns pelo aniversário no domingo, dia 9 de setembro

Felicidades para Andréa Wustro que comemora aniversário no dia 8 de setembro

/folhadepalotina @folhadepalotina

6 de Setembro de 2018

Júlia Bender de Andrade completou mais um ano de vida no dia 5 de setembro. Os pais Ivo e Lucimar, e irmão Luan, desejam os parabéns!

Parabéns da mamãe Hanieli e família para o Pietro que completou seus 4 aninhos no dia 04/09. Felicidades!

11

Comemorações na família Rech em agosto e setembro: aniversários de Reni Luiz Rech (15/09), sua esposa Andrea (24/09) e filho Rafael (22/08), além de Roseli Rech Branco (15/09) e sua filha Sabrina. Homenagem de todos os familiares, principalmente da vovó Rita e o vovô Rodolfo Rech

Felicidades para Rose Pacheco que comemora idade nova no dia 7 de setembro

/folhadepalotina www.folhadepalotina.com.br


12

Folha

Fazendo Escola Palotina

6 de Setembro de 2018

Proposta de Trabalho: Releitura de obras de arte através da fotografia

Proposta de Trabalho: Após a leitura da história "O noivo da ratinha", foi feita a explanação oral e os alunos representaram com desenho

de Palotina e região

Proposta de Trabalho: Produção de Texto “Só um Minutinho” Só um Minutinho Vovó Carocha era uma mulher muito trabalhadora, fazia vários serviços domésticos. No dia do aniversário da vovó, ela recebeu uma visita muito estranha. Um senhor muito magro, usando chapéu. Era o Senhor Esqueleto que disse que estava na hora dela ir embora com ele. A Vovó Carocha muito esperta, testou a paciência do Senhor Esqueleto, fazendo-o esperar para ela poder cozinhar, varrer a casa, arrumar os doces, esperar os netos e comemorar o aniversário dela. Na hora em que ela estava pronta, a paciência do Senhor Esqueleto tinha se esgotado. Ele já tinha ido embora e deixado um bilhete dizendo que a festa estava boa, divertida e que voltaria no próximo ano.

Aluno: Augusto Sprícigo da Silva - Infantil 5 "B" Vesp. Professora: Franciele da Silva Oliveira Escola Municipal Celino Rocha de Araújo

Proposta de Trabalho: Semana da Família – Árvore Genealógica

Aluna: Valentina De Carli Spessatto - 3º Ano Professora: Lori Dora Freitag Colégio Gabriela Mistral Proposta de Trabalho: Após estudo sobre o solo com palestra, leitura e pesquisa produzir um relato de experiência vivida sobre o solo A importância do solo Grande parte de nossa alimentação vem do solo e a que não vem do solo depende dele, por isso devemos ser conscientes e ter cuidado com ele para que continue produzindo. Com atitudes bem simples podemos conservar o solo para não ficarmos sem comida, para que isso não aconteça cada um de nós devemos : -Reciclar o lixo para evitar a contaminação. -não colocar fogo em folhas e lixos para não empobrecer o solo e nem poluir o ambiente. -fazer compostagem e criar minhocas para colocar no solo para adubar e afofar ele. Se cada um fizer esse pequeno trabalho, no futuro vamos continuar com o solo produzindo. Eu vou fazer a minha parte e que tal você me ajudar fazendo a sua !

Alunos: José C. Da Silva Justino (1º Ano “A”); Bruna Freire da Silva e Gabriela Scherer dos Reis Carlos (1º Ano Administração); Miguel M. De Souza (1º Ano “A”) Professora: Eliane Manfrin Colégio Estadual Santo Agostinho

Aluno: Kewin Hoffstaetter - 4º Ano “A” Professora: Salete V. Vescovi Escola Municipal Vereador Luiz Moacir Percicoti

Proposta de Trabalho: Atividade de recorte e colagem do quebra- cabeça de Gustavo Rosa

Aluno: Jorge Augusto Garcia de Abreu - 1° Ano “B” Professora: Lorenilce Resmini Escola Mun. Terezinha Giron de Agustini

Proposta de Trabalho: No dia 22 de agosto comemoramos o Dia do Folclore, trabalhando a linguagem plástica através do registro da história “A lenda do Saci-Pererê” Aluna: Maria Eduarda Santore - 2º Ano Professor: Lorenice Resmini Escola Municipal do Campo Jean Piaget

Aluna: Rosa Maria de Freitas - Infantil 4 “D” Professora: Soeli B. M. Teles Escola Municipal Padre Vitorino Roggia


Folha de Palotina e região

Proposta de Trabalho: Trabalhando os personagens folcólicros - Saci Pererê

Fazendo Escola Palotina

6 de Setembro de 2018

13

Proposta de Trabalho: Escolher uma pessoa que fez história e uma citação desta dentro do conteúdo passado simples em Inglês

Aluno: Guilherme Aparecido dos Santos Professora: Iara Kleinschmitt Escola Estadual Santa Terezinha

Aluno: Pedro Motta Passolongo - Nível II Professora: Daniele Rossetto CEEDUC

Proposta de Trabalho: Reprodução de capa de livro de leitura e resumo em inglês

Proposta de Trabalho: Recordar situações vividas na infância, no passado , por meio de conto de histórias com ilustrações

Aluno: Gabriela Gaiola Marquezin - 8º Ano Professora: Dayane Domingues Marchiori Escola Estadual Tancredo Neves

Proposta de Trabalho: Valores humanos – União. História “O Grande Rabanete”. Livrinho sanfonado da história

Aluno: João Pedro Mendes Correa - 9º Ano "A" Professora: Delazir Schwengber - Inglês Colégio Estadual Barão do Rio Branco Proposta de Trabalho: Trabalhando a história “João e Maria”

Aluna: Gabrielli Ferreira Lourenço - Infantil 3 “A” Professora: Suzana Oliveira Escola Municipal Arco-Íris

Alunas: Caroline Henning e Maísa Becker de Oliveira - Infantil 4 “B” Professora: Dirlei Salete Bertoglio CEI Raio de Sol


14

6 de Setembro de 2018

Proposta de Trabalho: Valores humanos - Família. Representa " A maior coisa do mundo"

Aluna: Natalie Cristina de Oliveira - 3° Ano “A” Professora: Neiva Gris Zschornack Escola Municipal Monteiro Lobato

Folha

Fazendo Escola Palotina Proposta de Trabalho: Trabalhando o Dia do Soldado (25/08) através de desenho e pintura, além da observação, montagem e colagem das formas geométricas formando o mesmo

de Palotina e região

Proposta de Trabalho: Trabalhando com rimas

Aluno: Gabriel Henrique de Freitas Professora: Andressa Agostini da Silva CMEI Pequeno Cidadão

Proposta de Trabalho: Conhecendo a parte reprodutora do Hibisco

Proposta de Trabalho: Produção de texto individual

Aluno: Caio Frare e Alícia A. Rocha Professora: Elisângela Dias de Jesus Escola Dom Bosco

Proposta de Trabalho: Perfil de solo

Aluna: Rafaella Ribeiro Silva - 1° Ano Professora: Viviane Benetti Sperb Escola Municipal Leonardo Da Vinci

Proposta de Trabalho: A partir da palestra da Secretaria de Saúde os alunos aproveitaram a oportunidade para elaborar artigos de opinião sobre a dengue

Aluno: Eduardo Gabriel Soares Smaniotto - 5º Ano "A" Professora: Danusa Iung da Silva Escola Municipal Vale Verde

Aluna: Hadassa Pires Barbosa - 2º Ano Professora: Daniela Coppo Escola Terra do Saber Proposta de Trabalho: Ilustração de uma parlenda

Aluna: Beatriz Formentini Schimit - 2° Ano Professora: Rosinei Lins Colégio Cecília Meireles

Alunos: André Melo Barbosa, David Gustavo Fernandes, Felipe Thiago Hafemann, Luiz Fernando Pessoa da Silva, Lucas Matheus Grutzmann e Vinícius Dos Reis Griza Teles Professora: Leidiane Carvalho Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo


Folha

Literatura

de Palotina e região

CAPÍTULO 14 DE 20 Recorte esta página e guarde o romance completo

14. Capítulo Há uma meia lua em um céu de nuvens que cobrem as estrelas, um leve vento perturba as folhas das árvores e uma chuva que bate esvazia as ruas. Andrea e Angelo puseram na cintura as facas, assim se sentem mais seguros. Entram na cantina subterrânea. Porta de madeira e corrente barata Coisa fácil violar as defesas e projetar-se pela escadinha que leva ao interior da casa. Iluminam com as velas, depois encontram os candeeiros e os acendem todos. “É melhor trabalhar coma luz acesa, as janelas estão fechadas e de fora não se pode ver ninguém”. “Compadre, por que fala em voz baixa?”, sussurra Angelo. “Por segurança”. “Mas não tem ninguém...”. “E você por que fala em voz baixa?”, murmura Andrea. “Porque você fala em voz baixa!”, rebate o outro. Revistam os quartos, esvaziam todas as caixas, depois veem a cômoda com tampa, encostada na parede do quarto de dormir. Se concentram no móvel. Faltam as chaves, mas é suficiente usar a faca e a fechadura se abre. Nada de joias, mas entre tarì, moedas e outras coisas, somam ao menos umas quinze onças. Guardam o dinheiro dentro de um saco que levaram junto. Uma voz nas suas costas provoca um salto no coração. “Bendito o Senhor”. Se voltam. Não pode ser um habitante da casa: muito mal vestido, rosto marcado por pústulas, bigode preto que cobre os lábios, cabelos gordurosos sobre uma cara machucada. Na mão esquerda tem um saco semelhante ao que eles levam, na direita se agita uma faca com uma lâmina notável. “Bendito”, responde Andrea, mantendo-se tranquilo. “Se rouba, eh?”, exclama o homem com um riso de escárnio. “Eh, sim...”. Andrea escorrega um sorriso forçado nos lábios. “Coisas bonitas?”, pede o outro com os olhos lúcidos. “Mmm... algumas onças”, balbucia Angelo, melancólico. O homem assume um tom triste. “Eh eu sei, as pessoas escondem os objetos de ouro, as joias...”, depois retornando alegre, indica o móvel. “Vocês abriram a cômoda fechada, certo?”.

6 de Setembro de 2018

15

História de Amor e Máfia

Um romance histórico do autor Bibi Bianca, publicado na Itália e traduzido para o português por Juarez Poletto. Publicado pela Folha em versão reduzida “De fato”, confirma Andrea. O desconhecido sorri amargo. Vindo do jardim, estava por chegar ali onde estava escondido o dinheiro, mas parou na cozinha, porque, antes de dar o golpe, tem necessidade sempre de comer. “Vocês não?”. “Não”, balbucia Angelo, “nós comemos sempre antes”. O amargor do desconhecido se dissolve em um esboço de sorriso cúmplice. O homem encolhe os ombros: os Sicilianos são feitos assim, quem come antes, quem come depois. Uma vez, ele conheceu um Calabrês que comia durante o roubo. Uma mordida num pedaço de pão e uma porta arrombada, um copo de vinho e uma facada. “Está bem, nós vamos embora”, diz Andrea resoluto, dando um passo lateral na direção da porta. O desconhecido o impede com a faca. “Oh irmão, que pressa! Assim que se faz? Sem trocar os presentes?”. “Quais presentes?”, pede Angelo, com uma voz tranquila que esconde a agitação. “Os sacos! Vocês me dão saco e eu dou o meu a vocês. Com cortesia”. Em uníssono, uma contração aperta o estômago dos rapazes para subir rapidamente ao peito. O coração começa a bater mais forte, mas Andrea se refugia numa atitude diplomática, ostentando serenidade e segurança. “Tem razão: cortesia. Mas dentro do nosso saco há dinheiro, no seu...” “Nosso, seu... são apenas sacos e nós somos colegas. Aquilo que roubo eu é seu, e ao contrário. Roubo eu, roubam vocês, roubam todos!”. O homem não relaxou o olhar um segundo e manteve a faca sempre fixa a pouca distância do pescoço de Andrea. Não há muito o que pensar, um olhar de acordo com Angelo e os dois puxam juntos as facas da cinta. “Dois contra um!”, grita ameaçador Andrea. O homem sorri, repõe a faca na cinta, depois abre o casaco e tira uma pistola de cano longo. “É verdade. Duas facas contra uma pistola!”. “Mas ele tem todas as armas?”, estoura Angelo e Andrea estende o braço entregando o saco. Saem pela porta principal em silêncio e em silêncio caminham um trecho da rua. Depois param, soltam os nós do saco, olham dentro: batatas! Em oito de maio de 1610, vigília de Santa Cristina, estoura uma grande briga na Albergheria, entre Palermitanos e Espanhóis. Motivos fúteis, uma palavra equivocada, uma frase

irreverente, um empurrão casual, ninguém sabe, mas voam os punhos; depois dois espanhóis desembainham a espada e as mulheres começam a gritar. A chegada da ronda esvazia tudo: nenhum homem na rua, apenas as mulheres nas janelas continuam a gritar. Para Lucrezia, a causa de tudo é uma mulher. Caterina não tem dúvidas: responsável é o vinho! Angelo supõe que a intolerância contra os espanhóis é a base de toda briga. Andrea aposta na dignidade, ponto fixo da honra. Faz um elogio sobre a nobreza do amigo que não trai, do ladrão que conhece o seu trabalho, do homem que respeita os pactos, de qualquer um que morra com ar senhoril. Angelo pede o que o ar senhoril interessa para um morto e Lucrezia concorda: “O morto é morto”. Andrea, mal-humorado, queria responder, mas se o resultado de seu apaixonado discurso foi “o morto é morto”, melhor calar e então se limita a um assoprar irritado: “Vocês não entendem nada!”. Se sente incompreendido, para ele existem valores, talvez não tantos, mas existem. O amor, por exemplo, é um valor: Caterina é o seu valor. Depois o profissionalismo que se põe no próprio trabalho... E, diacho, a dignidade de um homem é um valor! A verdade é outra: cada dia que passa a virtude e o talento de uma pessoa se perdem. Até no campo do açúcar. Brigou com um confeiteiro que pretendia ser considerado o mestre do açúcar. Doido! Um verdadeiro mestre de açúcar é quem das plantações de cana transforma açúcar em pães. Quatro anos de espera e de trabalho, muito diferente de misturar restos de açúcar para fazer confetes! Talvez seu pai tenha razão, quando assopra irônico: “Mil e seiscentos, o século novo”. E sacode a cabeça. Mesmo assim o século novo é bonito. Palermo revestida, ruas novas, fontes, palácios de nobres; as pessoas elegantes no plano da Catedral, as carruagens na Marina, as feiras, os torneios com os cavalos, a banda musical perepè perepè... E como são os homens? “Falsos e malvados. Sugam o teu sangue”. Velha louca da Giudeca, calada! “Sugam o teu sangue”, repete áspera. Nunca deve escutá-la, nunca olhar em seus olhos. Esvazia você, faz você ficar mal. Uma vez, um sapateiro gritou para ela da oficina. “Velha, você não morre nunca?”.

Ela se voltou de repente para o homem. Riu grosseira, dentes à mostra. E a sua voz vibrou para rebentar como corda esticada. “Para você restam cinco dias de vida. No máximo, cinco!”. Cinco dias depois encontraram o sapateiro morto. Dizem que o coração parou de bater. Mas esta é apenas uma lenda, uma entre tantas. Nunca dasafiar a sorte, certo Andrea? Se pede e pensa que um Deus dos ladrões exista. Dessa vez, ele não fez nada, apenas encontrou a pessoa errada, um homenzarrão vestido de amarelo, enorme bigode e cavanhaque, que o reconheceu como ladrão de cannoli. Eu não gosto de cannoli, respondeu Andrea, e o outro insistia, irritante. Podia terminar mal porque um mestre da corporação dos Tintureiros já tinha se aproximado e somente a intervenção definitiva do segundo mestre dissolveu com autoridade a pequena aglomeração. Vá pra casa, sussurrou-lhe ao ouvido e Andrea correu para longe dali, sem ao menos agradecer o desconhecido. Na espera do novo Vice-Rei, foi nomeado como Lugar-Tenente do Rei, o Arcebispo de Palermo, Cardeal Giannettino Doria.

Chiaulino, cambaleando, chega ao centro da sala, sobe em uma cadeira de modo que todos o possam ver. Tem o ar de alguém que deve fazer um discurso e o sorriso nos lábios o trai. “Povo de Palermo...” Parte o primeiro assobio. “Bebam à saúde do cardeal Doria”. Desta vez não são apenas assobios; sobre o homem vem de tudo, jatos de vinho, pães, travesseiros, um caneco, uma bota... “E agora bebam”, continua impertubável, “ao futuro Vice-Rei de Palermo, Calogero Giordano, o Pirata”. Os berros de desaprovação se transformam em gritos de alegria, os insultos em bênçãos. Todos se levantam segurando altos os copos. As mulheres aplaudem. Angelo levanta os braços ao céu e Ciachigno se balança sobre as pernas. O Pirata leva as mãos ao peito, deixando escapar um meio sorriso. “Vocês brincam, brincam. Vocês são sempre zombadores... muito bem, muito bem, mas não digam mais certas coisas, nem por brincadeira”.

“É justo”, balbucia Chiaulino e não pode acrescentar mais nada que a língua se embrulha, os olhos se fecham, um filete de vinho sai dos lábios. Giordano levanta o caneco na direção dos presentes. “Bebo à saúde de Caterina”, e engole rápido um gole de vinho. Um homem se aproxima do Pirata para lhe murmurar alguma coisa no ouvido. Giordano abandona a expressão de alegria que iluminava o seu rosto, deixa imediatamente o copo e se precipita fora no pátio da frente da casa. Duas caras feias o esperam com um baú cheio de garrafas de vinho, cestas de queijo e um cabrito. São presentes que vêm de Carini, da parte da família que mora lá há anos. São os filhos de Girolamo Colloca, mafioso da Bocceria, que conseguiu na última parte do século anterior aumentar a sua influência do comando da Loggia a toda a cidade. Amigo do Vice-Rei, duque de Terranova, em estreitas relações com a nobreza, aliado e sicário dos Barões, tinha sido fatal para ele a troca do Vice-Rei. Assim, surgindo Marco Antonio Colonna, o Colloca tinha encontrado o caminho da forca, graças à traição de uma pessoa da própria confiança. A família, depois da execução, transferiu-se para a propriedade de Carini, dali faz sentir ainda sua importância no frágil jogo do equilíbrio territorial. Não existe mais um chefe dos chefes, forte e respeitado como o Colloca, mas cada mandamento é regido por um chefe que não invade o território dos outros. Na sala pequena se risca explodir, Andrea sente a necessidade de beijar a festejada e alcança Caterina no balcão. Ela lhe estende a mão em gesto teatral, tem o anel de prata no dedo que, no almoço, ele a fez encontrar ao lado do prato. Cedo pela manhã, Andrea se dirigiu à Loggia, em companhia de Giordano. O Pirata lhe fez o favor de estacionar, com o cachimbo na mão, na frente da janela do ourives. Depois de ter pedido o preço, Andrea se colocou de modo que o homem pôde ter a visão livre, depois indicou a janela. O ourives, sem dizer palavra, diminuiu pela metade o preço. “Posso lhe desejar felicidades?”. Caterina resplende. Andrea põe suas mãos no pescoço dela, depois mergulha nos lábios de Caterina. ...CONTINUA NA PRÓXIMA EDIÇÃO


16

Folha

Empresarial

6 de Setembro de 2018

Proposta de Trabalho: Trabalho com tinta amarela visando desenvolver a sensibilidade em relação a diferentes texturas

Alunos: Marlon Miguel Rodrigues, Vitória Natiely Molinas Cruz e Lucas Miguel Pertuzzatti Berçário I “A” Educadoras Infantis: Klelen Susan Schmitz, Letícia Gisele Kozlowski e Sílvia A. Livero Lavaqui CMEI “ Casinha Feliz”

Proposta de Trabalho: Psicomotricidade explorando brincadeiras antigas

Alunos: Adryan Olegário Molinas e Pedro Victor Silveira dos Santos Pré I “A” Educadora Infantil: Miriam Ap. Satiro CMEI “Casinha Feliz”

de Palotina e região

Proposta de Trabalho: Lendas – tentativa de escrita

Aluna: Mariana Weine - Pré II Professora: Jurema Gabert Gerling Escola Municipal Pedro Álvares Cabral

Proposta de Trabalho: Produção de texto

Proposta de Trabalho: A partir da contação da história “ A linda Rosa Juvenil” os alunos elaboraram seus desenhos representando a história contada

Aluno: Rafael Krebs Saibel - 1º Ano Professora: Paula Michele Schumacher Escola Municipal Pedro Álvares Cabral Alunos: Yasmim Rockteschel, Kayke Ludio, Cristiano da Rosa Wintrich e Marco Antonio Schuroff - Pré II “E” e Pré II “F” Professora: Professoras: Vera Lúcia F. Werle e Clarice C. Braun Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

Proposta de Trabalho: Criando a sua própria lenda A primeira desculpa do Saci

Proposta de Trabalho: Maquete sobre o trânsito

Alunas: Eduarda Schmitt, Izabelly Antonelly, Beatriz da Silva e Pérola Heloísa Costa F. Rezende 5º Ano “A” Professora: Márcia Calgaro Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli

O Saci Pererê é muito sapeca ele pula vira pirueta e nunca para. Ele tinha amigos, eles se chamavam Rabinho, Tutu, Bagunceiro, Porco o Safado, Sapo e ele chamava... Xereto o Saci. E eles iam pegar os caçadores, na mata só que o saci não estava junto, ele estava atrás de uma árvore e escutou tudo e se preparou. No dia eles já estavam prontos para pegar só eles não viam eles. Pensaram: é o Saci. No dia seguinte, o Saci saiu e eles nem olharam para ele e ele nem ligou quando voltou os amigos estavam chorando, falou: --- Porque estão tristes? Você sabe que ele se desculpou e viraram amigos de novo e brincaram muito. Aluna: Rafaela Frana - 3º Ano”D” Professora: Gisele Frey Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli


Folha

Folha Maripá

de Palotina e região

EDUCAÇÃO

6 de Setembro de 2018

17

PROGRAMA

Maripá supera meta projetada e Maripá inscreve para atinge 7,0 pontos no Ideb 2017 o Família Acolhedora

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira, dia 3, o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente a 2017, que avalia a qualidade do ensino em todo o Brasil. De acordo com o relatório, o Município de Maripá superou em 0,5 ponto a meta projetada para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, atingindo média 7,0. Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, o resultado é reflexo do trabalho contínuo desenvolvido com os alunos desde a Educação Infantil até o 5º ano, quando são avaliados. “Ficamos muito felizes em ver que a área da educação tem avançado significativamente nos últimos anos em Maripá. Somente dae 2015 até agora foram dois pontos de crescimento. Estes resultados demonstram que as crianças têm acesso a uma educação de qualidade, ensino este que proporcionará a

O resultado coloca Maripá como a 5ª melhor média entre os 54 municípios de abrangência da AMOP

elas um futuro repleto de oportunidades”, destaca a secretária. O resultado coloca Maripá como a 5ª melhor média entre os 54 municípios de abrangência da AMOP. O município também ultrapassou as médias estadual e nacional, que ficaram em 6,5 e 5,6 pontos, respectivamente. “Nossa gratidão a toda a equipe que se dedica integralmente em busca

da melhoria e de um avanço cada vez maior no ensino em nosso município”, parabeniza. A média da qualidade do ensino teve crescimento em toda a rede municipal e estadual avaliada. Nos anos finais (6º ao 9º ano) a média foi de 6,2, enquanto a meta projetada era de 5,8. Na avaliação do Ensino Médio na rede estadual, a média atingida foi de 5,4.

ARTIGO

Teve início na segunda-feira, dia 3, as inscrições das famílias maripaenses no Programa Família Acolhedora. As inscrições devem ser feitas na Secretaria do Trabalho e Assistência Social, localizada na Rua Fernandes Vieira, 559. O prazo vai até 30 de outubro. O programa é destinado ao acolhimento provisório de crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses, como medida de proteção quando vivenciam situações de violação de seus direitos e são afastados, temporariamente, de suas famílias de origem por determinação do Poder Judiciário. O Programa Família Acolhedora é um serviço voluntário e contempla o direito a remuneração. O município também fornecerá um subsídio para auxílio no custeio do acolhimento, como alimentação, higiene pessoal, vestuário, lazer e outras necessidades eventuais, durante o período em que a criança

ou adolescente estiver na família. Para se cadastrar no programa a família deve residir no município de Maripá e todos os seus membros devem concordar e estar aptos física e mentalmente para receber a criança ou adolescente. Também deve possuir mais de 21 anos de idade, não ter antecedentes criminais, ter disponibilidade de tempo para dar-lhe os cuidados necessários e, ainda, não estar inscrita no cadastro de adoção do Juizado da Infância e Juventude. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social por meio dos números: (44) 3687-1796 ou (44) 3687-1236. Após a inscrição, será realizada uma avaliação documental de acordo com a legislação aplicável e, posteriormente, a seleção das famílias que atendem aos critérios do programa.

CIRCUITO DE MINI-VÔLEI

Convivendo com a fibromialgia Maripá é campeão com adotar alguns hábitos que irão trazer sensação bem estar ao paciente. Primeiramente, adote um horário regular para dormir. Dormir e acordar nos mesmos horários todos os dias, ajuda a trazer qualidade ao sono. Evite, 30 minutos antes de dormir, o trabalho intelectual e também a luz como de televisão ou jogos de computador, porque tornam mais difícil adormecer. Pela manhã, ao despertar, pratique exercícios de alongamento e faça uma boa refeição para ativar o corpo. Exercícios físicos durante o dia favorecem um sono mais regular. É recomendável, ainda, evitar alimentos estimulantes após as 15h, pois atrasam o sono. É importante evitar frituras e produtos industrializados, além de não pular nenhuma refeição. Como recurso para aliviar as dores é recomendado praticar atividades físicas regularmente, principalmente as aeróbicas como caminhada, bicicleta, hidroginástica e dança. Além de evitar o sedenta-

rismo e ajudar a reduzir o quadro de dor, a atividade física produz hormônios ligados à sensação de bem estar físico e mental. A atividade deve ser iniciada sempre aos poucos como uma caminhada de 30 minutos, três vezes na semana, aumentando gradativamente, conforme a sua resistência. Atividades como caminhada, bicicleta e hidroterapia têm mostrado excelentes resultados com pacientes de fibromialgia. Para ajudar no relaxamento são aconselhados também, massagens relaxantes regulares e compressas quentes. Não existe uma terapêutica única para livrar o paciente de uma vez por todas das dores no corpo, problemas de sono, irritabilidade ou depressão associados, mas a intensidade dolorosa poderá diminuir. Com a evolução do tratamento, a qualidade de vida pode melhorar. ANA PAULA MORATELLI - FISIOTERAPEUTA DA SECRETARIA DE SAÚDE

três equipes em Toledo

Cerca de 80 atletas de Maripá participaram da quarta etapa do Circuito Municipal de Mini-Vôlei, realizado no dia 18 de agosto no Colégio La Salle, em Toledo. A competição é organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Toledo e contou com a presença das equipes masculinas e femininas de Maripá como convidados. A competição tem o objetivo de incentivar a prática da modalidade e fortalecer as categorias de base. Os atletas fazem parte dos treinamentos de voleibol ofertados pela Secretaria de Educação, Cultura e Deporto do Município de Maripá por meio do Departamento de Esportes. Para o técnico desportivo, Paulo Scussel, esta é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com outras equipes e saiam da rotina de treinamento em que disputam apenas contra os próprios colegas.

“A experiência adquirida ao participar de uma competição incentiva os alunos para que continuem se dedicando nos treinamentos e os resultados obtidos no circuito foram ótimos, pois conseguimos trazer pra casa algumas colocações”, destaca. Estiveram em disputa as categorias: 08/09 - 3x3; 07 - 3x3; 06 - 3x3; 05 - 4x4; e 04/03 onde jogam 6x6. Maripá foi campeão e vice-campeão na categoria 2008 masculina com as equipes Maripá 1 e Maripá 2, respectivamente, e também conquistou o 1º lugar nas categorias 2006 feminina com a equipe Maripá 9 e na 2003/2004 mista com a equipe Maripá 2. Além disso, chegou em 3º lugar na categoria 2005 feminina com a equipe Maripá 11. A próxima etapa será realizada no dia 29 de setembro, no Ginásio de Esportes Hugo Zeni em Toledo. Assessoria/Prefeitura de Maripá

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pela dor muscular difusa, crônica, associada à sensação de cansaço e transtornos do sono. Ela não apresenta causa específica e afeta de 1% a 3% da população, em sua maioria mulheres, com idade entre 30 e 50 anos. Os principais sintomas da fibromialgia são a dor muscular difusa sem causa aparente e que permanecem por mais de três meses, sono não reparador, ou seja, o paciente dorme, mas não descansa e, por consequência, a fadiga. Para diagnosticar a fibromialgia é preciso basear-se na presença do quadro característico de dor e no reconhecimento de pontos pré-definidos que sejam dolorosos à pressão dos dedos do especialista. Embora não sejam as causas diretas, as condições emocionais estão intimamente ligadas à enfermidade. Além do tratamento medicamentoso, para poder conviver melhor com a síndrome, é interessante

Os atletas fazem parte dos treinamentos de voleibol ofertados pelo município


Folha

Segurança

6 de Setembro de 2018

de Palotina e região

TENSÃO

AÇÃO

Polícia Militar evita Polícia Civil frusta fuga em roubo à agência do massa da cadeia de Palotina Banco do Brasil sendo preso. Além dos veículos, a polícia apreendeu um revólver, equipamentos para cortar ferro e explosivos que poderiam ser usados na ação. O homem detido foi encaminhado para a delegacia. A ação da quadrilha está sendo investigada. Reprodução

Na madrugada de domingo a Polícia Militar evitou um roubo à agência do Banco do Brasil. Por volta de 1h15 policiais receberam a informação de que haviam suspeitos no interior da agência. Quando a equipe chegou ao local se deparou com indivíduos pulando o muro. Um veículo gol com placas de Santa Catarina estava próximo ao local e foi apreendido. Na sequência policiais avistaram um veículo Fusion em atitude suspeita e iniciaram o acompanhamento. O motorista fugiu em alta velocidade e elementos que estavam em seu interior dispararam tiros contra a equipe. Próximo ao Posto da Polícia Rodoviária eles abandonaram o veículo e fugiram. Em patrulhamento na cidade um dos envolvidos acabou

Mais uma tentativa de fuga foi registrada na cadeia pública de Palotina. Se não fosse a ação dos investigadores os 21 presos poderiam ter fugido da delegacia. Eles serraram a grade e estavam prestes a sair por um buraco quando foram descobertos. A cadeia pública de Palotina está interditada desde fevereiro e várias tentativas de fuga já foram registradas. Os presos estão em um espaço improvisado da delegacia e a equipe da Polícia Civil vive sob constante tensão pois no local há elementos perigosos e que fazem parte de facções criminosas.

Delegacia de Palotina: caos e tensão constante

PATRULHAMENTO

Dois são presos após tentativa de roubo Policiais militares de Palotina realizavam patrulhamento pela avenida Werno Bruno Ritter quando avistaram dois indivíduos em uma motocicleta. Como estavam sem capacete e em ati-

Materiais apreendidos na ação

tude suspeita, a equipe decidiu abordá-los. Eles tentaram fugir mas acabaram caindo com a moto. Depois tentaram a fuga a pé, mas a polícia acabou fazendo a detenção. Eles estavam com uma touca

e disseram que pretendiam fazer um roubo. A polícia também encontrou a réplica de uma arma de fogo. Os suspeitos disseram que furtaram a moto após desistirem de praticar o roubo a residência.

ESTELIONATO

Idosa é vítima de golpe em Maripá CAPOTAMENTO Um acidente na rodovia PR 182, próximo ao acesso à Fecularia Cassava, em Maripá. A condutora de um Renault Clio, com placas de Cascavel, perdeu o controle da direção e capotou. Ela disse que foi fechada quando fazia ultrapassagem de um caminhão. Apesar do acidente a condutora sofreu ferimentos leves. O veículo teve danos de grande monta.

Portal Nova Santa Rosa

Fusion usado pelos bandidos foi abandonado

que se ela não depositasse uma certa quantia não iriam liberar o sequestrado. Ela contou que os golpistas iniciaram com valores altos e foram negociando várias tentativas de aplicar o golpe. Por fim, os elementos pediram R$ 1,5 mil e orientaram a idosa para que o depósito fosse feito em uma

conta bancária. Sem saber se era verdade e temendo retaliação à pessoa sequestrada, a senhora acatou e depositou o valor pedido pelos golpistas. A PM de Maripá faz um alerta aos moradores, já que, de acordo com a polícia, mais quatro pessoas foram contatados pelos golpistas. na cidade.

NOTAS POLICIAIS

MANDADO

PM prende acusado de tráfico de drogas A Polícia Militar prendeu um indivíduo acusado de tráfico de drogas. Ele estava em sua residência quando os policiais chegaram para dar cumprimento a um mandado de prisão. O acusado tentou se desfazer de drogas. Na

O Destacamento da Polícia Militar de Maripá atendeu uma senhora nesta terça-feira, dia 4, que disse aos policiais ter sido vítima do golpe do sequestro. Segundo relatou a idosa, ela recebeu várias ligações durante o dia descrevendo o sequestro de uma pessoa da sua família e

vistoria realizada no quintal foram encontradas nove porções de maconha prontas para a venda. Na casa também havia uma balança de precisão usada para pesagem da droga. O acusado foi encaminhado para a delegacia de polícia civil

Tentativa de homicídio A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio em Palotina. A vítima relatou para a polícia que estava em um posto de combustíveis quando foi agredida por um grupo de pessoas. Depois fugiu a houve disparo de arma de fogo em sua direção. A vítima relatou ainda que foi perseguida e teve que abandonar o veículo. Policiais encontraram uma capsula de pistola o que confirma a tentativa de homicídio. Os agressores não foram encontrados. Lesão Corporal A PM abordou um indivíduo que corria sem camisa na Rua Ipiranga. O homem disse aos policiais que discutiu e foi agredido por indivíduos num auto posto próximo ao parque de exposição. Disse que fugiu em seu veículo, foi perseguido

até o bairro pioneiro e foi vítima de disparos de arma de fogo. No local foi encontrada uma capsula de pistola calibre 380. A PM fez aborgadem ao posto referido, mas ninguém disse ter participado do ocorrido. O indivíduo, que é usuário de drogas, foi orientado a fazer o BO, já que não reconheceu ninguém por estar em estado alterado. Mandado A PM prendeu um rapaz com um mandado de prisão em aberto. Ele estava no Fórum quando foi abordado pela equipe policial. O rapaz foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. Acidente Um acidente foi registrado no cruzamento das ruas Pioneiro e Getúlio Vargas, envolvendo uma moto Honda CB 300 e um caminhão. O condutor do caminhão deixou o local

sem prestar socorro à vitima. A equipe do Samu esteve no local e encaminhou o condutor da moto para o Hospital Municipal. Desobediência Policiais militares apreenderam um veículo Corcel depois que o condutor fugiu de um bloqueio em frente à Universidade Federal. Foi dada ordem de parada, mas o motorista desobedeceu. Após a perseguição ele abandonou o carro e fugiu. O veículo foi removido para o pátio do Pelotão da Polícia Militar. Furto Uma situação de furto a residência foi registrada em Palotina. Ao chegar em casa o proprietário notou que a janela estava arrombada. Ele relatou para a polícia que foi furtado um notebook.

Folha de Palotina

18


Folha

Geral / Classificados

de Palotina e região

DEFASAGEM

Paraná tem apenas 3 mil agentes penitenciários para 21 mil presos SISTEMA PENITENCIÁRIO

Agentes

Unidade Complexo Médico-Penal (CMP)........................................659.......767.....139 Casa de Custódia de Curitiba (CCC)...................................432.......602.......64 Casa de Custódia de Piraquara (CCP)..............................1390.....1469.....133 Penitenciária Central do Estado (PCE)............................1480.....1660.....185 Penitenciária Feminina do Paraná (PFP)..........................376.......400.......93 Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I)....................680.......635.....157 Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II).................890.....1083.....135 Colônia Penal Agroindustrial (CPAI)...............................1440..... 1216.....183 Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP)............890..... 1010..... 115 Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG)................432.......483..... 117 Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG)..................240.......267.......75 Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava (CRAG)...324.......220.......55 Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO).........890.......850.....143 Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB)..........890..... 1133.....142 Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC).........................300....... 317.....101 Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC)........................240.......361.......98 Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF I)...............496.......458.......96 Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF II)..............890.......923.....142 Penitenciária Estadual de Maringá (PEM)........................374.......424.....104 Casa de Custódia de Maringá (CCM).................................606.......834.....102 Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM).....................242.......320.......55 Penitenciária Estadual de Londrina I (PEL I).....................518.......680.....126 Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II)......................700.......927.....149 Casa de Custódia de Londrina (CCL)..................................288.......478.......70 Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON)....248.......288.......38

A escassez desses servidores impacta nesses serviços e no

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO Sr. Osnir Schulz torna público que irá requerer ao IAP, a Renovação da Licença de Operação para suinocultura sistema terminação instalada lote rural nr. 84, município Maripá/Pr.

VAGAS DE EMPREGO

Tel.: 3649-5420 - Avenida Presidente Kennedy, nº 441 1. Auxiliar de Produção 2. Auxiliar de Chapeação 3. Auxiliar de Estoque 4. Auxiliar de Padaria 5. Auxiliar de Almoxarifado INDAV 6. Atendente de Unidade – Financeiro 7. Auxiliar de Produção - CMS 8. Auxiliar de Produção Piscicola - Fomento 9. Auxiliar de Produção – Recepção de Aves 10. Auxiliar de Produção - Fábrica de Ração de Peixe 11. Auxiliar de Produção – Expedição 12. Auxiliar de Produção - Fábrica de Farinha e Óleo 13. Auxiliar de Produção - Fábrica de Ração II 14. Auxiliar de Linha de Produção – Higienização Peixe 15. Auxiliar de Produção / Matrizeiro I 16. Auxiliar de Produção - Matrizeiro Peixe 17. Auxiliar de Produção – INDAV 18. Auxiliar de Produção Piscícola - Centro de Pesquisas 19. Auxiliar de Produção - Peixe 20. Auxiliar de Produção - UPL 21. Assistente Operacional – Departamento de Grãos 22. Auxiliar de Limpeza 23. Coordenador de Produção 24. Costureira

Presos

Dados do fim do ano passado mostram como está a distribuição de agentes penitenciários por unidade penal do Paraná. Vagas

Em recente decisão, a Vara de Corregedoria dos Presídios determinou que o governo do Paraná supra o número de agentes penitenciários que trabalham na Penitenciária Central do Estado (PCE). Isso expôs a defasagem do número de servidores que atuam dentro dos presídios. Desde 2010, o efetivo de agentes penitenciários se manteve o mesmo, na casa de 3,1 mil profissionais. Já o número de detentos subiu de 14 mil para 21,3 mil, sem contar os mais de 11 mil presos mantidos em carceragens de delegacias no Estado. Os agentes são considerados determinantes para a execução penal não só por serem responsáveis pela guarda dos presos, mas também por fazerem a escolta dos detentos dentro das unidades, para banho de sol, postos de trabalho e de ensino, e atendimento médico e jurídico.

25. Eletricista de Automóveis 26. Mecânico de Automóveis 27. Mecânico Industrial 28. Mecânico Industrial – Fábrica de Ração 29. Mecânico de Manutenção de Máquinas – Rebobinagem 30. Mecânico Montador de Peças 31. Nutricionista 32. Operador de Maquina Paletização – Expedição 33. Operador de Caixa 34. Operador de Máquinas – Fábrica de Ração II 35. Operador de Máquinas – Sede 36. Operador de Máquinas – Incubatório 37. Operador de Produção – Piscícola 38. Operador de Máquinas – Peixe 39. Operador de Sala de Máquinas - Peixe 40. Operador de Rolo Compactor – Obras 41. Soldador 42. Trabalhador na Fabricação de Artefatos de Cimento 43. Tapeceiro 44. Técnico de Informática 45. Técnico de Segurança do Trabalho – INDAV 46. Trainee de Manutenção Industrial 47. Vendedor 48. Vendedor Interno 49. Zeladora

que determina a Lei de Execuções Penais (LEP).

6 de Setembro de 2018

19

CRIMINALIDADE

Assaltantes roubam quatro veículos em Palotina Um assalto foi registrado em uma propriedade na região do Distrito de São Camilo no início da noite de terça-feira. Cinco pessoas

armadas praticaram o roubo. Após renderem a família, eles saíram do local levando quatro veículos, além de telefones celulares, roupas e

aparelhos eletrônicos. Foram roubados os seguintes veículos: caminhonetes Nissan Frontier e Ford Ranger; Fiat Pálio e Toyota Corolla.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DA LICENÇA DE RENOVAÇÃO DE OPERAÇÃO VALDEMIRO RUDI MOHR-CPF 717.838.579-00, torna público que recebeu do IAP/PR,Licença de Renovação de Operação com validade ate 10/10/2018,para atividade de Suinocultura-sistema de Creche para 2000 leitões, LOTE RURAL Nº 13 C –LINHA 18 DE ABRIL ,ZONA RURAL, Município de Maripá-PR.

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE RENOVAÇÃO DE OPERAÇÃO VALDEMIRO RUDI MOHR-CPF 717.838.57900, torna público que requereu ao IAP/ PR,Licença de Renovação de Operação ,para atividade de Suinocultura-sistema de Creche para 2000 leitões, LOTE RURAL Nº 13 C –LINHA 18 DE ABRIL ,ZONA RURAL, Município de Maripá-PR. SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Sr. Valdir Boesing torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação para suinocultura sistema terminação instalada linha sanga 20 de fevereiro, município Nova Santa Rosa/PR. SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA Sr. Lauri Roehsig torna público que irá requerer ao IAP, a Licença Prévia para crechario de suínos a ser implantada lote rural nr. 06-A, município Maripá/Pr.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO Sr. Valdir Boesing torna público que irá requerer ao IAP, a Renovação da Licença de Operação para suinocultura sistema terminação instalada linha sanga 20 de fevereiro, município Nova Santa Rosa/Pr.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO Sr. Vitorino Schulz torna público que recebeu do IAP, a Licença de Operação para suinocultura sistema de terminação instalada lote rural nr. 84 perímetro 49, município Maripá/Pr.


20

6 de Setembro de 2018

Publicidade

Folha de Palotina e regiĂŁo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.