Folha de Itapetininga 11/02/2023

Page 1

Operação “Papai Noel” do Ipem-SP autua 24,6% dos estabelecimentos fiscalizados

Ipem-SP

(Instituto de Pe Medidas do de São Paulo),vinculada à Secretaria da Jus órgão dele do Inmetro, no período 10 de de zembro, a opera “Papai Noel”, fiscalizou brin em geral bicicletas de uso luminárias natalinas, do tipo mangueira e pisca-pisca,etc., em do comércio e em lojas na capital interior As equiencontraram irregularidades em que foram autuados (pág.5).

Inclusão Digital no campo traz novo tempo aos produtores rurais do

interior

Ainda há uma parcela considerável da população com desconhecimento completo de informática, com muitos nem sabendo ligar um computador, mas o SENAR-SP está mudando esse cenário ,especialmente no campo, como em Uchoa, na região de São José do Rio Preto, com mais uma edição do Programa de Inclusão Digital no Campo (Indicam). Em Itapetininga, o Sindicato Rural de Itapetininga está também na linha de frente, com três cursos já programados, o primeiro deles para o próximo mês de março, em convênio com o Sistema FAESP/SENAR e apoio da Prefeitura Municipal (Página. 5)

Alistamento Militar para

Deputada

Se você é do sexo masculino e completa 18 anos em 2023, deve se alistar para o serviço militar até 30 de junho.O alistamento online é somente para quem completa 18 anos neste ano (nascidos no ano de 2005), e estará disponível no período de 1º de janeiro a 30 de junho, através do site: alistamento.

eb.mil.br, ou pelo aplicativo do EXÉRCITO BRASILEIRO.Para realizar o alistamento online é necessário ter CPF, e-mail e um número de celular ativo. No momento do cadastro, é preciso ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.

Federal Simone é eleita vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara Federal

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente

A deputada federal Simone Marquetto (MDB/ SP) foi eleita na tarde desta quarta-feira, dia 08, como vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara dos Deputados, na Capital Federal.

“Muito feliz em ser escolhida como vice-coordenadora da Bancada

Representando prefeita Simone Marquetto, o Sede Meio Ambiente de Itape Eder Costa, participou da reu

Bacia Hidrográfica do Alto Paranapa-

Simone Marquetto conquista recurso para obras de recuperação da Estrada Nisshinbo

Paulista na Câmara dos Deputados, com o deputado federal, Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP), que assume a coordenadoria.

A Deputada Simone Marquetto enfatizou a disposição de lutar por políticas publicas em benefício das famílias paulistas.

(Página 5)

Programa Jovem Agricultor do Futuro abre inscrição de capacitação de jovens em busca do primeiro emprego

ninga, Simone Mar quetto é represen tante Titular de 59 municípios do Con selho Estadual de Saneamento (detalhes- pág 11.).

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

Companhia de Desenvolvimento

Habitacional e Urba (CDHU), emprepública vinculada Secretaria de Es-

de no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a

O Sindicato Rural de Itapetininga em convênio com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), apoio da Prefeitura Municipal de Itapetininga e parceria e realização do Centro de Apoio Social Ao Adolescente está com inscrições abertas para o Programa Jovem Agricul-

A Prefeitura de Itapetininga recebeu duas novas retroescavadeiras zero quilômetro nesta terça-feira, dia 7. O prefeito Jeferson Brun aponta que os equipa-

mentos irão garantir mais agilidade nos serviços rurais e melhores condições para o escoamento da produção dos nossos agricultores. (Página 4)

Itapetininga tem a 5ª melhor rede básica de saúde do Estado de São Paulo e 24º do Brasil

prefeita de Itapeti ninga Simone Mar quetto conquistou recursos para obras de recuperação da

Avenida Nisshinbo do Brasil, que liga a Raposo Tavares até a Chapadinha

tor do Futuro. Em parceria com o Centro de Apoio Social ao Adolescente, os jovens participam de diversas atividades que estão relacionadas ao cronograma apresentado pelo SENARSP, com intuito de que esses jovens futuramente tenham mais oportunidades tanto na vida pessoal como na profissional ; (`Página 2).

Em seis meses, os processos avaliados respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado Fundamental para a implantação

A atenção das unidades básicas de saúde de Itapetininga ocupa o 5º lugar no Estado de São Paulo e está na 24ª posição no Brasil entre as cidades de porte médio, entre 100 mil e 500 mil habitantes. A informação é do Ministério da Saúde, no ranking Previne Brasil, referente ao segundo quadrimestre de 2022. No desem-

Serviço florestal avança na análise de dados dos cadastros rurais do país

digo Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro

Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos

penho geral do período, a cidade alcançou a nota 8,04, numa escala possível de zero a 10.O avanço, conforme o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, decorre da gestão municipal manter “uma forte rede de promoção e prevenção da saúde na Atenção Primária de Saúde”.

(Página 4)

anteriores. Desde julho deste ano, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a aná lise de dados mais de 180 mil processos(pág.4)

folhaitapetininga @folhadeitapetininga Página 1 | Edição nº 7.615 | de Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro 2021 Nº 7.615 / 52 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Terça-feira, 14 de dezembro de 2021 www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br /folhaitapetininga@folhadeitapetininga
efetiva do
Nº 7.776 / 53 ANOS - COM ITAPETNINGA E REGIÃO Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 R$ 2,50 Acesse as matértias do Jornal Folha de Itapetininga www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br www.folhadeitapetininga.com.br | comercial@folhadeitapetininga.com.br Editora Folha de Itapetininga , empresa com certificado Digital em conformidade com as resoluções ICP - Brasil Fone: 15 3271 2501 Whatsapp: 15 997110205
quem completa 18 anos em 2023 até 30 de junho
Prefeito Jeferson Brun apresenta duas novas retroescavadeiras que reforçam a frota para manutenção da cidade

Programa Jovem Agricultor do Futuro abre inscrição de capacitação de jovens em busca do primeiro emprego

Agricultor do Futuro formou no ano de 2022 o total de 43 jovens, entre as idades de 14 a 17 anos e 11 meses, desses jovens 11 foram contratados como jovem aprendiz de uma empresa voltada a área agropecuária e no ano de 2023 tem previsão de novas parcerias com empresas para que possa contratar novos jovens.

Os horários das aulas são conciliados com o

O Sindicato Rural de Itapetininga em convênio com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), apoio da Prefeitura

Municipal de Itapetininga e parceria e realização do Centro de Apoio Social Ao Adolescente está com inscrições abertas para o Programa Jovem Agricultor do Futuro.

Em parceria com o

OPORTUNIDADE DE TRABALHO VIA PROCESSO SELETIVO

O Consórcio de Empregadores Rurais de Santa Cruz do Rio Pardo, comunica que, no mês de fevereiro/2023 continuará com suas atividades de colheita de laranja nas propriedades rurais que se situam em sua sede, na cidade de Itapetininga e cidades circunvizinhas. Para tanto disponibiliza, até 28/02/2023, vagas para pessoas com deficiência, beneficiárias reabilitadas, e aprendizes, sempre maiores de 18 anos, não sendo necessária nenhuma formação técnica. Pessoas interessadas em participar deste processo seletivo de recrutamento, poderão enviar seus currículos para o endereço eletrônico rhconsorciostacruz@gmail.com

Centro de Apoio Social ao Adolescente, os jovens participam de diversas atividades que estão relacionadas ao cronograma apresentado pelo SENAR - SP, com intuito de que esses jovens futuramente tenham mais oportunidades tanto na vida pessoal como na profissional.

O Programa tem duração de 464 horas, dividindo em nove módulos e com quatro horas de aulas diárias com oficinas sobre: Atendimento ao cliente projeto de vida, cultura e lazer, elaboração de projetos, ação comunitária, comercialização e marketing, gestão, projeto profissional, trabalho em equipe entre outras atividades.

O Programa Jovem

horário escolar de cada aluno, com turmas no período de manhã e a tarde. É fornecido aos alunos alimentação, material didático e transporte gratuito até o local onde será ministrado as aulas. Também no final do curso cada aluno receberá um certificado válido em todo território nacional.

As inscrições podem ser realizadas no Cen -

tro de Apoio Social Ao Adolescente que fica localizado no bairro da Chapadinha, na sede do Sindicato Rural de Itapetininga que fica localizado na rua: Campos Salles n°219, centro, através do telefone (15) 3271-0810, pelo WhatsApp (15) 9982810-52 ou (15) 99663-0384 ou através do site www. sritapetininga.com.br/ cursos .

Solicitação de Comparecimento

A Unimed Sul Paulista Cooperativa de Trabalho Médico, inscrita no CNPJ sob o número 57.149.775/0001-40, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS sob o número 35.302-7, solicita o comparecimento de V.S.(s) na sede administrativa localizada à Rua Dr Virgílio de Rezende, nº 810 - Centro - Itapetininga/SP ou o contato através dos telefones (15) 3275-7120 (15) 3275-7114 com intuito de tratar de assuntos de seu interesse no prazo máximo de 05 (cinco) dias.

Segue(m) o(s) convocado(s):

1. 122.949.288-XX Registrado no contrato 132 7850001294

2. 353.684.488-XX Registrado no contrato 132 7700003904

3. 352.017 938-XX Registrado no contrato 132 7850003649

4. 367.041.608-XX Registrado no contrato 132 7903001318

5. 391.943.898-XX Registrado no contrato 132.7903000978

6. 388.316.698-XX Registrado no contrato 132.7903001376

7. 253.975.798-XX Registrado no contrato 132 7850002030

Itapetininga, 11 de Fevereiro de 2023

UNIMED SUL PAULISTA COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ. 57.149.775/0001-40

Se você viu e leu aqui, seu cliente támbem vai ver e ler ! Gostou deste espaço ? 15 99711-0205 comercial@folhadeitapetininga.com.br
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 2 Empresa certificada ICP - Brasil

recordista de Itapetininga é selecionada para competir no Marrakech 2023 WPA Grand Prix, no Marrocos

A paratleta itapetiningana Sueli Pereira Soares foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para participar no mês de março do Marrakech 2023 WPA Grand Prix, no Marrocos, país do Norte da África.

Sueli é atualmente recordista brasileira no lançamento de disco e, juntamente com paratletas de vários países, integrará o seleto grupo dos melhores competidores do paratletismo do mundo.

Sob a coordenação da profissional de Educação Física, Eunice Lima, referência nas aulas e treinamentos aos atletas com deficiência, a moradora do Distrito do Gramadinho mantém uma rotina pesada de treinos diários que podem durar até 3 horas.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude parabeniza a paratleta pela convocação e pela oportunidade de representar Itapetininga e o Brasil internacionalmente, desejando muito sucesso na competição.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 3 Empresa certificada ICP - Brasil
Paratleta

Itapetininga tem a 5ª melhor rede básica de saúde

, aponta ranking do Ministério da Saúde

do Estado de São Paulo e 24º do Brasil

A atenção das unidades básicas de saúde de Itapetininga ocupa o 5º lugar no Estado de São Paulo e está na 24ª posição no Brasil entre as cidades de porte médio, entre 100 mil e 500 mil habitantes. A informação é do Ministério da Saúde, no ranking Previne Brasil, referente ao segundo quadrimestre de 2022. No desempenho geral do

período, a cidade alcançou a nota 8,04, numa escala possível de zero a 10.

O avanço, conforme o prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun, decorre da gestão municipal manter “uma forte rede de promoção e prevenção da saúde na Atenção Primária de Saúde”. Na prática, o município receberá do Ministério da Saúde um maior

repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa.

De acordo com os indicadores, a rede básica de saúde de Itapetininga está em 5ª posição no cenário nacional, na proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções

e Poliomielite inativada. Na atenção às gestantes, a cidade está em 6º lugar no país. Neste serviço, o Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas no mínimo seis consultas durante o pré-natal. Na proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS, mais conhecido como exame de papanicolau, a cidade

se destaca em 29º no país. Na atenção odontológica para gestante, o ranking ocupado é 56ª posição. Na proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre, Itapetininga está em 56º lugar e diabetes 71ª colocação no Brasil.

“Além de reformas, ampliações e construções nas unidades que trouxe-

ram conforto para usuários e melhor espaço para servidores, também informatizamos os prontuários. As redes básicas estão mais fortes. O que demonstra que estamos no caminho certo. O ranking do Ministério da Saúde comprova que o trabalho da gestão municipal e do funcionalismo está surtindo efeito”, destacou Brun.

Prefeito Jeferson Brun apresenta duas novas retroescavadeiras que reforçam a frota para manutenção da cidade

A Prefeitura de Itapetininga recebeu duas novas retroescavadeiras zero quilômetro nesta terça-feira, dia 7. O prefeito Jeferson Brun aponta que os equipamentos irão garantir

mais agilidade nos serviços rurais e melhores condições para o escoamento da produção dos nossos agricultores. Os novos veículos irão reforçar a frota que já faz a manutenção das es -

tradas rurais, além de limpeza, obras e outros serviços.

O principal objetivo, é garantir a mobilidade das pessoas que moram na área rural, dando acesso para o centro

urbano como o trabalho, escola, posto de saúde, comércio, lazer, entre outros lugares, garantindo direitos básicos dos cidadãos. “Estamos sempre trabalhando para levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos os itapetininganos, seja na cidade ou no campo”, afirmou o prefeito.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 4 Empresa certificada ICP - Brasil

Inclusão Digital no campo traz novo tempo aos produtores rurais do interior

A tecnologia faz parte do dia a dia de quem vive nos centros urbanos mais populosos, presente, sobretudo, nos smartphones que carregamos para todos os lugares. Para essas pessoas é impensável que exista alguém que se depare com um computador e não saiba nem mesmo como ligá-lo. Esta, porém, é a realidade de muita gente que vive em zonas rurais do Estado de São Paulo. Mas o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em São Paulo (SENAR-SP) está mudando esse cenário em muitas cidades, como no município de Uchoa, na região de São José do Rio Preto, onde a entidade está promovendo mais uma edição do Programa de Inclusão Digital no Campo (Indicam). Em Itapetinin-

ga, o Sindicato Rural de Itapetininga está também na linha de frente, com três cursos já programados, o primeiro deles para o próximo mês de março, em convênio com o Sistema FAESP/SENAR e apoio da Prefeitura MunicipalApesar de ser um programa para iniciantes, o conteúdo programático do Indicam é bastante abrangente. A introdução apresenta aos alunos a parte do hardware, traz noções gerais sobre os componentes e acessórios dos computadores e até informações sobre como manter a postura correta ao utilizar o equipamento. O conteúdo se estende por cinco módulos. O Módulo I – Introdução ao Hardware apresenta informações sobre a funcionalidade de computadores, teclado e

mouse, a posição correta das mãos no teclado e a parte da digitação. O Módulo 2 desvenda todo o universo da tecnologia, mostrando aos participantes o

significado e aplicação de conceitos que são comuns para a maioria das pessoas, como EAD, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada

e outros. No módulo 3, o conteúdo trata de internet, provedores, e-mails, redes sociais, certificação digital, armazenamento em nuvem e até mesmo crimes

cibernéticos. Os módulos 4 e 5 aprofundam conhecimentos sobre os recursos mais utilizados, como o pacote Office 365 (Word, Excel e PowerPoint).

Deputada Federal Simone Marquetto é eleita vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara dos Deputados

Um grupo de trabalho será formado para regulamentar a nova legislação

O governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 17.626/2023, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado de São Paulo. A novidade foi publicada na edição desta quarta-feira (8) do Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, a medida é de fundamental importância, pois garante às vítimas de violência doméstica uma chance de

recomeçar a vida longe de seu agressor. “O Estado de São Paulo está ampliando as formas de proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica. O aluguel social é mais um instrumento para auxiliar essa mulher a romper o ciclo de violência e começar uma vida nova com mais segurança e autonomia”, afirmou.

Com a sanção, as áreas técnicas do Governo criarão um grupo de trabalho para regulamentar a nova legislação em até 90 dias. Contudo, o texto da lei já estabelece que terão acesso ao benefício as vítimas de

violência com medida protetiva expedida, de acordo com a Lei Maria da Penha, e terão de comprovar estar em situação de vulnerabilidade, de forma a não conseguir arcar com suas despesas de moradia.

Segundo da Secretária Estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, esta é uma importante ação em prol das mulheres em todo Estado.

“O amparo à vítima de violência doméstica é um passo fundamental para se combater demais formas de violência presentes em nossa sociedade”, disse a Secretária.

A deputada federal Simone Marquetto (MDB/SP) foi eleita na tarde desta quarta-feira, dia 08, como vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara dos Deputados, na Capital Federal.

“Muito feliz em ser escolhida como vice-coordenadora da Bancada Paulista na Câmara dos Deputados, com o deputado federal, Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP), que assume a coordenadoria. Unidos aos demais parlamentares do Estado vamos trabalhar por políticas de progresso e desenvolvimento para as famílias paulistas”, destacou a deputada federal Simone Marquetto

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 5 Empresa certificada ICP - Brasil
Governador sanciona Lei que garante auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica

I PARTE: A COINCIDÊNCIA

Prof., Dirceu Campos

AJORI - 440

Ao passar pelo final da Rua Júlio Prestes, local de acesso a Vila Santana, vem logo a lembrança de minha adolescência, ainda quando caminhava pela cidade de calças curtas, isto é, na década de cinqüenta. Nesse local iniciava uma grande mata, aproveitava para caçar os pássaros silvestres.

Nessa citada rua tinha uma casa velha de proprie-

dade da Prefeitura, que foi cedida para um dos seus funcionários, o saudoso Sr. Elpidio, onde residia com seus filhos e a esposa Dona Helena. Essa vila quase não existia moradia, apenas o matadouro municipal e o stand (local onde os atiradores praticava Tiro ao alvo) do Tiro de Guerra, portanto a vila era composta de uma grande extensão de terra ocupada pelo japonês que plantava verdura.

Nas manhãs de verão ia até a casa do Sr. Elpidio convidar o seu filho Rubens para caçar, junto embrenhávamos nas matas ia caçar passarinho, e colhíamos as frutas dos matos, nadávamos e pescávamos. E a noite íamos a praça paquerar as mocinhas da época, por muitos anos foi nossos divertimentos. Com o decorrer do tempo o amigo Rubens foi trabalhar no DER e eu na Sorocabana. Logo, meu

amigo Rubens casou com Nely e teve vários filhos, dentre eles Rubens Miller, que vim a conhecer o ano passado como motorista de Uber. Se tornando um grande amigo também, muito atencioso e prestativo, só ligar, me leva em todos os lugares que necessito. Se preocupa por eu ser idoso, me espera e sempre atento comigo. Na próxima edição vou comentar mais sobre a vida deste amigo.

Resultado do ENEM é divulgado hoje

Notas foram adiantadas em 4 dias. Saiba o que muda nas próximas edições O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi antecipado do dia 13 para 9, quinta-feira. Para conferir as notas, os estudantes devem acessar a Página do Participante e conferir se o boletim de desempenho já está disponível.

Em 2022, aproximadamente 3,4 milhões de estudantes se inscreveram e 2,49 milhões realizaram as provas. Desses, apenas 32.376 optaram pelo formato online da seleção, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

No início de janeiro, o Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou

o calendário completo do ENEM. As inscrições serão realizadas entre 8 e 19 de maio deste ano. As provas estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro.

A preparação para os processos seletivos deve começar desde o início do ano letivo, na opinião do coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista

Londrina, Nilson Castilho.

“Além de ser uma prova que mede conhecimentos, o ENEM avalia a capacidade analítica dos estudantes e também seu repertório cultural. Por isso é tão importante estudar de diferentes formas e com antecedência”, explica.

O que muda no ENEM

A implementação do Novo Ensino Médio, em 2022, trouxe também mu-

danças no ENEM. Em 2024, quando os estudantes tiverem passado pelo ciclo completo do novo modelo, devem fazer provas mais alinhadas aos conteúdos estudados no período, de acordo com Castilho. “A prova do ENEM seguirá as mudanças apresentadas no Ensino Médio, se adaptando aos novos modelos de ensino implementados”, comenta.

Entre as principais mudanças estão a adaptação de acordo com as áreas escolhidas pelos estudantes. No primeiro dia de prova as questões serão interdisciplinares com foco em raciocínio lógico. No segundo dia as questões seguirão quatro opções, com o foco selecionado pelo participante. Estima-se que perguntas discursivas sejam

incluídas na avaliação, mudando o atual formato de múltipla escolha e redação.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www. colegiosmaristas.com.br.

Francisco
Para quem busca a praticidade de estar perto de tudo
VILLA PALMYRA 15 3275-9400 15 99140-8303 Studios Mobiliados Opções de 30m² ou 50m² Centro LOCAÇÃO
Weiss Junior, 532, Vila Progresso
RESIDENCIAL
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 6 Empresa certificada ICP - Brasil

Parabéns à Profa. Leila Thereza pelo aniversário dia 17

Desde já ,enviamos nossos parabéns à estimada Profa. Leila Thereza de Jesus Camargo, que estará aniversariando na próxima sexta-feira,17 de fevereiro, recebendo os abraços dos filhos Danielly, Bruna e Carlos Alberto, netos, familiares e pessoas queridas. Que Deus ilumine sempre sua trajetória

Votos de felicidades ao Geraldo Carvalho pela data natalícia anteontem, quinta feira

Votos de felicidades ao Dr. Lincoln pelo seu aniversário dia 13

Quem estará aniversariando no próximo dia 13 de fevereiro, segunda-feira, éo Dr. Lincoln Gehring Cardoso, itapetiningano hoje residente em Botucatú, que estará recebendo os abraços da esposa Rivânia, filhos Guilherme e Bruna, familiares e amigos. Parabéns, Lincoln, com as bênçãos de Deus.

Monica Chirosa comemora data natalícia

domingo, dia 12

Vão aqui nossas felicitações ao comunicador Geraldo Carvalho , ao vivo diariamente em “A Voz do Povo”, pela passagem de seu aniversário anteontem, quinta-feira, 9 de fevereiro, ao lado de familiares e amigos. Votos de saúde e alegria.

Parabéns à Sonia Ito, pelo aniversário hoje, sábado

Hoje, sábado, 11 defevereiro, está aniversariando a dedicada funcionária da Câmara Municipal de Itapetininga, Sonia Ito. Ao lado de nossos parabéns, votos de sucesso e alegria.

Felicitações ao Dr. Iran

Martins pelo nat dia 13

Enviamos antecipadamente nossas felicitações ao Dr. Iran Sérgio Passos Martins , que estará festejando seu nat nesta próxima segunda-feira, 13 de fevereiro , ao lado de familiares e amigos. Votos de saúde e alegria.

Nicolly Carreira festeja idade nova dia 17

Neste domingo, 12 de fevereiro, estará comemorando sua data natalícia a Mônica Chirosa, da Superdifusora. Parabéns , Mônica, pelo aniversário e pelo trabalho.

Rafael Martins de Castro aniversaria na terça, dia 14

Antecipadamente enviamos nossos parabéns à Nicolly Carreira, que estará festejando idade nova na próxima sexta-feira, 17 de fevereiro, sob as bênçãos de Deus.

Votos de felicidades ao Ângelo Richetti pelo niver dia 9

Na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, estará aniversariando Rafael Martins de Castro, ex-Presidente da Câmara Municipal de Itapetininga. Vão aqui nossas felicitações.

Vão aqui nossos votos de felicidades ao Ângelo Richetti, de destacada atuação na área cultural de nossa cidade, pela passagem de seu aniversário no último

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 8 Empresa certificada ICP - Brasil
SILAS GEHRING CARDOSO AJORI 033
ALTERNATIVA
dia 9 de fevereiro.

Folha de Itapetininga

Deputada Federal Simone Marquetto participa de audiência com Ministro das Cidades em São Paulo

Prefeito de Itapetininga visita Ambulatório Pet que ampliou em 50% número de atendimentos no ano passado

O prefeito Jeferson Brun visitou nesta terça-feira, dia 7, o Ambulatório Pet, uma clínica municipal pública para atendimento de cães e gatos de Itapetininga. Na unidade são realizadas consultas e oferecidas orientações aos tutores sobre cuidados, higiene e prevenção de doenças. Tudo de forma gratuita e feita por técnicos es-

pecializados. Na ocasião, o prefeito conversou com o subsecretário de Defesa Animal, Jeferson Machado Cruz, conhecido como o Jé dos Luminosos, sobre os atendimentos que só cresceram. No ano passado foram 4.050 atendimentos para cães e gatos, 47,6% a mais que em 2021. O local atende os

animais de estimação de famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais, como CRAS e CREAS. A unidade, que funciona como um posto de saúde, em que o atendimento é agendado, está localizada junto ao setor de Controle de Zoonoses, à avenida professor Francisco Válio, 925, no centro.

Banda Municipal faz ensaios terças e quintas no Largo dos Amores aberto ao público

O carnaval já chegou em Itapetininga. Na Praça Marechal Deodoro (Largo dos Amores), a Secretaria de Cultura e Turismo programou os ensaios aberto ao público da Banda Municipal “Maestro Edil Lisboa”, às terças e quintas,

entre 9h às 10 h. As marchinhas estão animando a praça e contagiando quem passa por lá.

Uma moradora Maria Helena Diniz que assistia a apresentação aprovou a iniciativa da prefeitura.

“Foi muito bom para ale-

grar nossa praça e é num momento propício: a época do carnaval. Parabéns aos músicos”, afirmou Maria Helena. “Iniciativas iguais a essa podem tornam Itapetininga um cidade turística”, completou ela.

O prefeito Jeferson Brun recebeu nesta quarta-feira, dia 8, o diretor do Senai de Sorocaba, Fábio Rocha. A pauta da reunião foi a qualificação em Itapetininga. A parceria entre o Ceprom (Centro Educacional Profissionalizante Municipal) e Senai (Serviço Nacionial de

Aprendizagem Industrial) tem possibilitado levar mais conhecimento aos profissionais, garantindo maior desenvolvimento para a cidade.

O encontro, que foi realizado na sede do Ceprom, contou com a participação do coordenador Claudinei José Ramos (Nino) que

também é vereador. Conforme a gestão municipal, com os cursos oferecidos, os jovens têm conquistado o primeiro emprego e, também é uma oportunidade, para aqueles que buscam o aprimoramento profissional, com melhores cargos e salários.

Jornal Caderno B
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 9 Empresa certificada ICP - Brasil
Prefeito Jeferson Brun se reúne com o diretor do Senai de Sorocaba

Fomos feitos para dormir à noite. De importância vital o descanso noturno por que enquanto dormimos recuperamos nossas energias. Nosso metabolismo diminui enquanto dormimos, os batimentos cardíacos e a pressão arterial diminuem, o corpo descansa diferentemente do cérebro que continua com as suas atividades. Certa feita ouvi um comentário de que é durante o sono que nossas lembranças vão sendo registradas na memória e que o sono tem cinco fases. Todos sem exceção sonham, alguns têm sonhos agradáveis e ou-

tros nem tanto, entretanto muito do que sonhamos aconteceu durante o dia ou são nossas preocupações que vêm à tona. O nosso corpo também pode contribuir para o sonho como, por exemplo, alguma dor ou uma necessidade fisiológica. Os antigos já se preocupavam com os sonhos e na mitologia Morpheu era o deus dos sonhos, filho de Hipos deus do sono. Morpheu formava os sonhos que vinham para aqueles que adormeciam, também representava seres humanos em sonhos.

Na mitologia e no folclore dos mais diferentes povos os sonhos tinham uma função importante e a preocupação com o que acontece à pessoa que dorme. Verifica-se a preocupa-

ção com o sonho desde os primórdios, com a evolução dos grupamentos humanos passam a preocuparem-se com a atividade fisiológica durante o sono e também as manifestações sobrenaturais. Passam a buscar interpretações dos sonhos e suas consequências para o ser humano no futuro. Recomenda-se que as pessoas durmam pelo menos por oito horas à noite, entretanto algumas pessoas com seis horas de sono já estão com as energias recuperadas e bem dispostas outras, no entanto necessitam de mais tempo, depende de como cada organismo reage, afinal de contas não temos predisposições iguais. Prazeroso o descan-

so noturno que se torna mais agradável quando chove ou quando as noites frias invadem o espaço e é tão aconchegante estar debaixo de cobertores agasalhado buscando o sono.

Quem já não sonhou acordado? É o tipo de sonho que todos têm e o que impulsiona a humanidade. Sonhar é libertar-se é quando perseguimos um alvo que nos leva à felicidade. Qualquer um pode sonhar, é de fácil acesso a todos, basta querer e ter a esperança de viver dias melhores é o desejo de transformar o impossível em possível. Quantos na humanidade não foram tachados de sonhadores e conseguiram transformar em realidade seus sonhos. Quem sonha afasta o

desespero, o medo. Não podemos esquecer que a esperança é que move as pessoas e o mais importante é saber que assim como o sol que renasce a cada dia também a esperança reacende a possibilidade de conquista. O sonho é o ponto de partida de grandes realizações. A frase célebre de Martim Luther King, líder do movimento que buscava o respeito aos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA ficou na história e se referia a um sonho seu “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”. Nunca impeça um homem de sonhar por que aquele que não sonha perde o sentido da vida.

Os sonhos mais deliciosos que tive em minha vida foram na minha infância quando dormia na casa de minha avó materna, por volta das cinco horas da manhã passava pela cozinha quando ela preparava seus doces e quitutes que seriam vendidos em sua barraca na feira. Instantes após minha passagem vinha ela em direção a minha cama e de meu irmão trazendo um sonho para cada um de nós que tinham acabado de serem feitos com recheio de baunilha. Eram verdadeiramente deliciosos, até hoje não consegui comer sonhos tão deliciosos quanto aqueles preparados com tanto carinho pela minha Vó. Sua receita ficou perdida no tempo.

Arte Digital no Museu Carlos Ayres

Muito se fala sobre a arte digital, porém poucos de fato sabem o que representa este conceito. Trata-se de manifestações artísticas gráficas através de compu-

tador e tem por princípio a construção da arte a partir de processos digitais com a utilização de softwares especiais. Dentre os tipos de artes destacam-se ilustração

digital, animação, 3D, modelagem, pintura e gravura digital, edição de fotografia e imagem.

O mercado da arte experimenta um aumento significativo nos últimos dez anos com taxas ao redro de dez por cento ao ano. No Brasil o crescimento do mercado gira em torno de quinze por cento, este crescimento se deve por incentivos governamentais e principalmente por grandes produções para cinema com recordes de bilheteria e por uma utilização cada vez maior da animação no mercado publicitário. A partir dos anos sessenta há um número crescente de artistas digitais que evoluíram para diversas categorias distintas como a arte Fractal, dada moshing, pintura dinâmica, computação gráfica digital e foto pintura. O Museu Carlos Ayres lança um artista da cidade, Alessandro Caron Luisi com a exposição “Releituras Mostra de Artes”, a abertura da mostra será no dia 13 de fevereiro

as 19 horas na Casa Kennedy que estará expondo belos trabalhos com a técnica da arte digital. Abaixo a

Dr. Jorge Paunovic obra A Nobre Dama. Walkiria Paunovic é diretora do Museu Carlos Ayres.
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 10 Empresa certificada ICP - Brasil
Sonhos

Coluna Espírita

O problema da tirania doméstica e a importância do afeto familiar

Em pleno 2023, a imprensa está trazendo, com frequência, casos de agressão doméstica, alguns com desfecho fatal. Muitas dessas ocorrências se dão em lares intitulados “cristãos”. Quem conhece o dia a dia dos seres humanos, sabe que há pessoas que agem com falsa polidez e simpatia perante a sociedade, mas diante dos familiares mudam completamente de atitude, tornando-se autoritárias, prepotentes, desrespeitosas, irônicas e inclusive violentas. A suposta “liderança” que essas pessoas julgam ter no convívio familiar acaba, invariavelmente ,tendo efeitos altamente desagregadores, e muitas vezes, trágicos. A opressão

nunca foi e nunca será sinônimo de união. Esse é um assunto que não pode fugir da abordagem religiosa, porque todos os seres humanos são irmãos em igualdade de condições , credores do mesmo respeito, independente de sexo, religião, condição social ou qualquer outro fator. A sociedade começa com a família. A Doutrina Espírita é muito clara nesse aspecto. O cultivo do amor deve ser permanente no núcleo familiar. São os espíritos que reencarnaram perto com propósito de auxílio mútuo e também ajustamento e superação de problemas do passado. Por isso mesmo, é preciso cultivar a paciência, a dedicação, o devota-

mento. Emmanuel disse, certa vez “Quem não terá, enquanto na Terra, residindo para lá das fronteiras da morte, um coração materno, um pai amigo, um irmão ou um companheiro ? Quem de nós não sentirá saudade de alguém, até que nos reinarmos todos no doce país da união sem adeus ? E muitos de nós, quando desenfaixamos do corpo denso, somos carinhosamente acolhidos pela dedicação dos que nos precederam, apesar dos desequilíbrios que demonstremos, para a devida restauração, em bases de amor. Assim também, os seres queridos do Plano Espiritual, quando necessitam do regresso ao Plano Físico, ansiando a conquista de paz e reajus-

tamento, escolhem o nosso clima doméstico para as temporadas de serviço regenerativo de que sejam carecedores, atendendo sempre aos imperativos do amor que nos associam”.

Dedicação intensa aos familiares com muito amor, por vezes exige paciência, compreensão e capacidade de doação. Muitas vezes é preciso renunciar a muitos planos e anseios pessoais. A travessia de momentos mais difíceis como doenças ou problemas de qualquer natureza exige que coloquemos todas as nossas energias em favor das pessoas amadas. Particularmente, os idosos são credores não só da nossa gratidão, mas também da nos-

sa dedicação diuturna, para que tenham todo amparo, conforto, carinho, e inclusive sua auto estima preservada. Nunca deverão ser vistos como “obstáculo” para a vida social dos demais membros da famiia. Não é incomum, nos trabalhos mediúnicos, desencarnados relatarem que , ao chegarem ao plano espiritual, tomaram conhecimento que familiares “torciam” pelo seu desencarne, para verem-se livres dos problemas ou até mesmo para a chegada da herança material.

As preces e o Evangelho no Lar são iniciativas importantíssimas, que auxiliam o equilíbrio familiar e reforçam os vínculos de amor. As crianças

devem, desde a mais tenra idade, serem orientadas e conscientizadas nesse clima espiritualizante. O exemplo fala mais alto. Em lares onde as crianças presenciam discussões, ofensas, agressões, dificilmente compreenderão a necessidade de paz, harmonia e dedicação amorosa.

Saibamos cultivar o verdadeiro amor em família, pois ela será sempre o sustentáculo da sociedade.

(Silas Gehring Cardoso)

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e o Sebrae Aqui está com inscrições abertas para uma caravana com destino ao Hair Brasil 2023, feira internacional de beleza, cabelos e estética, que acontece em março, em São Paulo.

A caravana saíra de Itapetininga no dia 27 de março às 7 horas com previsão de retorno às 17 horas e é voltada à empresas e profissionais com CNPJ.

As vagas são limitadas e as inscrições são totalmente gratuitas, podendo ser feitas pessoalmente na unidade do Sebrae Aqui que fica no prédio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, à rua Monsenhor Soares, 251, no Centro, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Serviço:

Caravana Hair Brasil 2023 Gratuito

Vagas limitadas Público-alvo: empresas e profissionais com CNPJ

Data: 27 de março Inscrições: pessoalmente na unidade do Sebrae Aqui

Local para as inscrições: Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento - rua Monsenhor Soares, 251, no Centro - de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

O impacto da redução das alíquotas de ICMS foi uma das pautas da reunião, que contou com a participação de outros quatro governadores

O Governador de São

Paulo, Tarcísio de Freitas se reuniu nesta terça-feira (7), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. No encontro, governador e ministro debateram sobre diversos temas, dentre eles as leis complementares 192 e 194/22, que resultaram na diminuição da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

(ICMS) sobre combustíveis, energia e telecomunicações. Os governadores Rafael Fonteles, do Piauí (coordenador do grupo de trabalho do Fórum Nacional de Governadores); Wilson Lima, do Amazonas; Renato Casagrande, do Espírito Santo; Carlos Brandão, do Maranhão e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, além do Secretário da Fazenda paulista, Samuel Kinoshita, também participaram da reunião. No ano passado, o Governo Federal aprovou

mudanças relativas ao tributo estadual, como resposta à disparada de preços provocada pela pandemia de Covid-19. A alíquota foi unificada e impactou diretamente a receita dos Estados. O objetivo dos governadores no encontro foi apresentar ao ministro e aos representantes do Tesouro questões essenciais ao equilíbrio fiscal dos Estados.

Depois da reunião, o governador Tarcísio de Freitas seguiu para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde se reuniu com alguns ministros da corte.

Governador Tarcísio de Freitas se reúne com ministro da Fazenda, em Brasília
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 11 Empresa certificada ICP - Brasil
Parceria entre Prefeitura de Itapetininga e Sebrae Aqui abre inscrições para caravana à 20ª edição do Hair Brasil, em São Paulo

Obras pedidas em vestibulares da USP e Unicamp

estão disponíveis na Biblioteca Municipal “Dr. Júlio

Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga

Atenção alunos do Ensino Médio e pré-vestibulandos!

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”, em Itapetininga, conta com todas as obras pedidas para os vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp). Todas estão disponíveis no acervo físico da Biblioteca e grande parte também no acervo digital.

Se você ainda não tem cadastro na Biblioteca, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, além de fornecer um e-mail e telefone.

Para utilizar a Biblioteca Digital, basta solicitar um login. O contato

pode ser por whatsapp, e-mail ou pessoalmente.

Devido à grande procura no decorrer do ano, a coordenação da Biblioteca orienta os interessados que se programem e não deixem o empréstimo das obras para última hora.

Confira aqui a lista dos livros pedidos:

FUVEST 2024

Marília de Dirceu, de Tomás Antônio

Gonzaga

Quincas Borba, de Machado de Assis

Angústia, de Graciliano Ramos

Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade

Mensagem, de Fernando Pessoa

Nós Matamos o Cão

Tinhoso, de Luís Ber-

nardo Honwana

Campo Geral, de Guimarães Rosa

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

Dois Irmãos, de Milton Hatoum

UNICAMP 2024

Tarde, de Olavo Bilac Olhos d’água, de

Conceição Evaristo Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha Casa Velha, de Machado de Assis O Ateneu, de Raul Pompeia

Niketche - uma história de Poligamia, de Paulina Chiziane Seminário dos Ra-

tos, de Lygia Fagundes Telles

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (obra integral, não adaptada)

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” fica à rua Campos Salles, 175, Centro. O horário de funcionamento

é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 9h às 12h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo (15) 3272-3265, Whatsapp (15) 99825-6949 e e-mail bibliotecamunicipal@itapetininga. sp.gov.br

MIDR debate parcerias para implementar ações de desenvolvimento sustentável

Ministro Waldez

Góes recebeu representantes do Instituto Escolhas nesta terça-feira (7). Estiveram em pauta projetos de geração de energia limpa, bioeconomia e agricultura urbana

Representantes do Instituto Escolhas foram recebidos pelo ministro Waldez Góes e apresentaram estudos com potencial para embasar políticas públicas focadas em sustentabilidade (Foto: Dênio Simões/MIDR)

Projetos para o desenvolvimento sustentável do País estiveram em discussão, nesta terça-feira (7), no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Representantes do Instituto Escolhas foram recebidos pelo ministro Waldez Góes e apresentaram estudos com potencial para embasar políticas públicas foca -

das em sustentabilidade.

Os principais temas debatidos foram a geração de energia limpa, o combate à pobreza como estratégia para a diminuição do desflorestamento e experiências inspiradoras para o desenvolvimento de políticas públicas de agricultura urbana.

“Os projetos guardam grande sinergia com a linha de governo, que é reduzir a pobreza e as desigualdades, respeitando o meio ambiente. Estamos estudando a formalização de uma parceria para a execução de ações que possam promover o desenvolvimento regional”, destacou o ministro.

Estudos

Uma das publicações é sobre a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos, da piscicultura e da fabricação de farinha

de mandioca em todos os estados da Amazônia. Segundo o Instituto Escolhas, a região tem potencial para produzir, anualmente, 537 milhões de m³ de biogás, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas com energia limpa. Isso significa que 556 mil casas poderiam ser atendidas com essa eletricidade.

“O lixo, ao invés

de ser um problema, pode ser uma solução. Esse estudo é uma contribuição para que a população amazônica tenha um fornecimento de energia mais barato, garantido e, ao mesmo tempo, resolvendo o problema dos resíduos sólidos de toda a região”, explicou o diretor executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão. Outro estudo re -

laciona o combate à pobreza com o fim do desmatamento no Brasil e aponta que a redução de 1% de pessoas em situação de extrema pobreza (136 mil pessoas) tem o potencial de diminuir o desmatamento em 4% – o equivalente a uma área do tamanho da cidade de Curitiba, no Paraná. “Lançamos ainda a Plataforma 100 Políticas, que

apresenta 100 iniciativas de governos locais que estão direcionadas ao fortalecimento da agricultura urbana. O objetivo é inspirar outros municípios a desenvolverem ações sobre o tema, principalmente para o combate à fome e a geração de emprego e renda”, disse a gerente de Portfólio da organização, Jaqueline Ferreira.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 12 Empresa certificada ICP - Brasil

O Brasil precisa consolidar conquistas sociais , a capacidade de geração de emprego e renda e vencer a fome

Silas Gehring Cardoso Nesta última semana, o Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias teve importante reunião com o Fundo Internacional do Desenvolvimento

Agrícola (FIDA), abordando o fortalecimento das políticas de redução da pobreza . Iniciativa importantíssima, que obviamente precisa ser complementada por medidas práticas. O quadro social do Brasil é grave. Milhões de brasileiros em idade apta ao trabalho, estão desempregados, acrescidos dos que perderam o em-

prego durante a pandemia. Um número muito maior está subempregado, ganhando um salário ínfimo, insuficiente para o sustento da família. Milhares de pequenas empresas quebraram e não reabrirão mais. Há 10% de brasileiros adultos totalmente analfabetos e um número muito maior de semialfabetizados, chegando à casa dos 35%. Aproximadamente 40% dos brasileiros ainda não tem acesso à internet, quer pela situação financeira, quer pelo analfabetismo digital . Mais da metade do povo brasileiro sobrevive com menos de dois salários mínimos mensais. A situação da

saúde é muito grave em todo território nacional. Salvo raras exceções, quem cai num hospital público neste imenso Brasil está sujeito a enfrentar situações muito complicadas. É inaceitável qualquer marcha a ré” nas conquistas sociais. Infelizmente, para uma parcela da sociedade que está na chamada “zona de conforto”, esse quadro é invisível. São pessoas que gastam seu tempo com questões que na verdade, nada dizem a respeito de nossa realidade. Estão distantes de nosso verdadeiro quadro e chegam a não acreditar nos dados estatísticos que mostram o

real. Priorizam as coisas secundárias e relegam a segundo plano as coisas prioritárias.

O analfabetismo nos coloca em posição inferior a países latino-americanos e africanos. O novo governo vai precisar investir muito para o setor, porque crianças e adolescentes, o futuro do Brasil, precisam da bagagem de conhecimentos necessários

Precisamos gerar empregos em todo território nacional, mas o que vemos é uma série de exigências burocráticas complicando tudo. Um estado da federação tem legislação mais complicada que o outro. Os esforços para desburo-

cratizar tudo esbarram nos interesses corporativistas É uma burocracia asfixiante, que na prática, penaliza quem trabalha .Há muitas leis feitas nos últimos 20 anos ,por pessoas que em seus gabinetes com ar condicionado, estiveram muito longe da realidade difícil de grande parcela do povo brasileiro. É preciso que os novos governantes tenham projetos práticos e exequíveis, para, junto da retomada do processo de desenvolvimento, criar condições para que todo o povo brasileiro ,e não apenas uma minoria, possa beneficiar-se dele. Medidas positivas como o Auxílio Emer-

gencial são importantíssimas, para ,pelo menos manter o básico de quem precisa. Auxílio às pequenas empresas também merecem o reconhecimento. No entanto, há ainda medidas urgentes e inadiáveis para eliminar a complexidade burocrática e realmente criar condições de um melhor padrão de vida para todo o povo brasileiro.

Órgão atuará no combate à violação de direitos humanos por meio do Disque 100 e em parceria com a Embratur

“Bloco do Disque 100” está no ar: conheça ações do Ministério dos Direitos Humanos para o Carnaval 2023

Além de peças virtuais nas redes @ mdhcbrasil, Ministério lança página para download de arquivos e produtos especiais

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério do Turismo, lança a campanha “Bloco do Disque 100” entre os dias 13 e 22 de fevereiro.

Com o mote “a alegria é um direito fundamental”, a iniciativa é um marco de retomada do Dis -

que 100, coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH).

O objetivo é combater todas as formas de violação de direitos humanos, em especial em defesa de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiências e pessoas LGBTQIA+. Durante a festa mais popular do Brasil, as centrais de atendimento do Disque 100 estarão de

Reflexões Bíblicas

“1.Então, com grande confiança, o justo se levantará em face dos que o perseguiram e zombaram dos seus males aqui embaixo.

2.Diante de sua vista serão presos de grande temor e tomados de assombro ao vê-lo salvo contra sua expectativa;*

3.tocados de arrependimento, dirão entre si: e, gemendo na angústia de sua alma, dirão:

4.“Ei-lo, aquele de quem outrora escarnecemos, e a quem loucamente cobrimos de insultos! Considerávamos sua vida como uma loucura, e sua morte como uma vergonha.

5.Como, pois, é ele do número dos filhos de Deus, e como está seu lugar entre os santos?

6.Portanto, nós nos desgarramos para longe da verdade: a luz da justiça não brilhou para nós e o sol não se levantou sobre nós!

7.Nós nos manchamos nas sendas da iniquidade e da perdição, erramos pelos desertos sem caminhos e não conhecemos o caminho do Senhor!

8.O que ganhamos com nosso orgulho, e que nos trouxe a riqueza unida à arrogância?

9.Tudo isso desapareceu como sombra, como notícia que passa;*

10.como navio que fende a água agitada, sem que se possa reencontrar o rasto de seu itinerário, nem a esteira de sua quilha nas ondas.

11.Como a ave que, atravessando o ar em seu voo, não deixa após si o traço de sua passagem, mas, ferindo o ar com suas penas, fende-o com a impetuosa força do bater de suas asas, atravessa-o e logo nem se nota indício de sua pas sagem;

12.como quando uma flecha, que é lançada ao alvo, o ar que ela cortou volta imediatamente à sua posição de modo que não se pode distinguir sua tr ajetória,

13.assim, também nós, apenas nascidos, cessamos de ser, e não podemos mostrar traço algum de virtude: é no mal que nossa vida se consumiu!”.

14.Assim a esperança do ímpio é como a poeira levada pelo vento, e como uma leve espuma espalhada pela tempestade; ela se dissipa como o fumo ao vento, e passa como a lembrança do hóspede de um dia.*

15.Mas os justos viverão eternamente; sua recompensa está no Senhor, e o Altíssimo cuidará deles.*”

prontidão para dar o encaminhamento necessário a todas as denúncias. “A Ouvidoria será uma grande aliada dos foliões no combate àqueles que se aproveitam desta grande celebração para violar direitos e cometer crimes. A intolerância e o ódio fazem parte do passado e nosso papel é contribuir para que não voltem ao presente”, afirma o Ouvidor, Bruno Renato Tei -

xeira.

Canal 24 horas por dia Peças virtuais começaram a ser veiculadas nas redes sociais do MDHC (@ mdhcbrasil) e reforçam a importância do respeito, empatia e o cuidado com o próximo. No ar a partir desta quarta-feira (8), a página da campanha servirá para armazenar conteúdos especiais, artes e produtos para download.

Presenciou alguma violação dos direitos humanos? Disque 100. O serviço é gratuito, sigiloso e opera 24h por dia. Além de ligação gratuita, os serviços estão disponíveis por meio do site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61 - 99656-5008). O canal também possui atendimento em Libras.

A Palavra: Alimento da Vida

COR LITÚRGICA: VERDE5ª Semana do Tempo Comum | SábadoA+A-

1ª Leitura Salmo

Evangelho Primeira Leitura (Gn 3,9-24)

Leitura do Livro do Gênesis.

9O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.

16À mulher ele disse: “Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez: entre dores darás à luz os filhos; teus desejos te arrastarão para o teu marido, e ele te dominará”. 17E disse em seguida a Adão: “Porque ouviste a voz da tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer, amaldiçoado será o solo por tua causa! Com sofrimento tirarás dele o alimento todos os dias da tua vida. 18Ele produzirá para ti espinhos e cardos e comerás as ervas da terra; 19comerás o pão com o suor do teu rosto até voltares à terra de que foste tirado, porque és pó e ao pó hás de voltar”.

20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes. 21Então o Senhor Deus fez para Adão e sua mulher túnicas de pele e as vestiu. 22Disse, depois, o Senhor Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nós, capaz de conhecer o bem e o mal. Não aconteça, agora, que ele estenda a mão também à árvore da vida para comer dela e viver para sempre!”

23E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, para que ele cultivasse a terra donde fora tirado. 24Expulsou o homem, e colocou a oriente do jardim de Éden os querubins, e a espada lampejante de chamas, para guardar o caminho da árvore da vida.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Theotônio A. Pereira Júnior Ler, Meditar e refletir Sabedoria cap. 5 - Bíblia Católica Online
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 13 Empresa certificada ICP - Brasil
“Bloco do Disque 100” está no ar: conheça ações do Ministério dos Direitos Humanos para o Carnaval 2023

Prefeitura de Itapetininga inicia obras de recapeamento no acesso ao Jardim Monte Santo nesta quarta-feira (08)

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Obras, informa que serão iniciadas nesta quarta-feira (08), as obras de recapeamento na rua André Vendramini, acesso ao Jardim Monte Santo.

De acordo com a Secretaria, o trecho que receberá asfalto novo conta com aproximadamente 80 metros. A

previsão é de que as obras tenham início por volta das 13 horas e se estendam até às 17 horas.

Para segurança de motoristas e pedestres, o trecho que vai da Estrada José Correia de Moraes até a rua Juraci Cruz permanecerá interditado.

O local estará devidamente sinalizado. A

orientação a motoristas e pedestres é para que utilizem rotas alternativas.

Vila Progresso

Também serão executados nesta quarta-feira (08), reparos na pavimentação na avenida Luiz Eduardo Magalhães, na Vila Progresso (Cronograma sujeito a alterações)

Governo Federal prevê 39 ações prioritárias em transportes para facilitar escoamento da safra agrícola

Por meio do Ministério dos Transportes, haverá entregas e retomada de obras, licitações, assinatura de ordens de serviço e dos trabalhos de manutenção nas principais rotas para garantir a logística de exportação

Ministros discutem obras prioritárias para o escoamento da safra agrícola - Foto: Marcio Ferreira/MT

Por meio do Ministério dos Transportes, o Governo Federal estabeleceu 39 ações prioritárias para melhorar as rodovias brasileiras e garantir o escoamento da safra agrícola 2022/2023 do país para todo o mundo. Estão previstos empreendimentos como entrega e retomada de obras, lançamento de licitações e assinatura de ordens de serviço nas principais rotas rodoviárias brasileiras, além de garantir os trabalhos de manutenção nas estradas.

O anúncio ocorreu nesta terça-feira (7) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após reunião com os ministros de Portos e Aeroportos, Márcio França; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli; e de representantes da Polícia Rodo-

viária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Um dos eixos do Plano de 100 Dias de ações prioritárias é garantir o bom escoamento da safra brasileira. Neste contexto, o Ministério dos Transportes mapeou os principais problemas que atingem as rodovias federais. Até abril, são prioridade intervenções nas estradas que garantem as exportações pelo Arco Norte, em especial os portos de Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA), e do Corredor Sudeste, pelos terminais de Santos (SP) e Vitória (ES).

Exportações O escoamento da safra 2022/2023 deve ter seu fluxo intensificado nas rodovias federais a partir da segunda quinzena de fevereiro, atingindo o pico entre março e abril. A expectativa é de que 141 milhões de toneladas de produtos agrários sejam destinadas ao comércio exterior neste ano. Esse volume corresponde a 48% das exportações e é capaz de alimentar até 800 milhões de pessoas, ou 10% da população mundial.

“Todas as rodovias principais estão elencadas para receber investimentos. Nossas rodovias vão deixar de piorar e vão passar a melhorar”, afirmou o ministro Renan Filho, destacando o montante previsto de investimentos públicos para 2023. No Plano de 100 dias, são R$ 1,7 bilhão garantidos em 311 empreendimentos.

Trabalho constante

Até o fim do ano, o Ministério prevê aplicar R$ 2,7 bilhões em obras e manutenção das principais rotas de escoamento. Neste cenário, além das 39 ações prioritárias, estão previstas outras 34 ações em obras de manutenção de rodovias, tanto no Arco Norte quanto no Corredor Sul Sudeste, até o fim do ano.

O Arco Norte entrou na lista de prioridades do Governo Federal devido à ampliação de sua participação nas exportações nos últimos anos. Entre 2017 e 2022, o corredor teve um crescimento que passou de 26% para 38% e a tendência é que esse aumento continue neste e nos próximos anos. Só na via BR-163/MT/PA-Tapajós-Santarém-Vila do Conde, por exemplo, é esperado o escoamento de 18 milhões de tone-

ladas pela rota que leva aos terminais portuários do Pará.

Entre outras rotas do Arco Norte que tem recebido atenção especial do Ministério de Transportes estão o corredor da BR-364/ MT/RO-Madeira-Itacoatiara, que deve contar com a passagem de 12 milhões de tonela-

das da safra; o corredor da BR-155/158/Ferrovia Norte Sul-Estrada de Ferro Carajás-Itaqui, com expectativa de transporte de 9 milhões de toneladas; o corredor da BR-135/ BA/PI/MA-Itaqui, com previsão de 8 milhões de toneladas; e o corredor da BR-242/ BA-Salvador, com 5

milhões de toneladas. Já no Corredor Sul-Sudeste estão previstas entregas em rodovias como a BR-470/ SC, a BR-116/RS e a BR-163/PR, além do investimento na manutenção de corredores como BR-163/MT/ MS/PR/SC, BR-262/ MG/ES e BR-376/MS/ PR.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 14 Empresa certificada ICP - Brasil

Sancionada lei que retira do Executivo paulista poder de aumentar impostos

De autoria do deputado Ricardo Mellão (Novo) e coautoria de mais 43 deputados, lei revoga o artigo 22, que dava ao Executivo a liberdade de mexer com os benefícios fiscais sem a anuência da Alesp

O governo paulista sancionou nesta quarta (08) a Lei 17.627, que retira do Executivo o poder de aumentar impostos sem a anuência da Assembleia Legislativa de São Paulo - Alesp. De autoria do deputado Ricardo Mellão (Novo) e coautoria de mais 43 parlamentares de diversos partidos, o PL 82/21, agora transformado em lei, institui a revogação do artigo 22, da lei do ajuste fiscal, que estabelece medidas voltadas ao equilíbrio das contas públicas, que

resultaram em aumento de alíquotas de impostos de alimentos, remédios e outros produtos essenciais.

“Essa vitória é resultado de uma luta nossa de dois anos para trazer de volta um poder que jamais deveria ter sido retirado dessa Casa legislativa: o de decidir sobre o aumento de impostos.

Trata-se de um princípio secular, instituído no Reino Unido, o de ‘não haver taxação sem ser discutido com os representantes da população’, prerrogativa que foi retirada no governo anterior e com a aprovação da Assembleia. A sanção do meu projeto é uma grande conquista, porque evita mais excessos e injustiças para a economia e a sociedade paulista. É o fim da farra do au-

mento de impostos em São Paulo”, destaca Mellão.

Desde a chegada do projeto de ajuste fiscal (PL 529) ao plenário da Alesp, a Bancada do Novo posicionou-se contra o artigo 22, por entender que passaria ao Executivo o poder de alterar os benefícios, tirando dos deputados essa prerrogativa.

Na justificativa dos deputados do movimento suprapartidário, o poder do chefe do Executivo estadual de renovar ou reduzir benefícios fiscais - entendendo como beneficiado qualquer produto com alíquota de ICMS inferior a 18% - conseguiu mascarar um aumento de impostos, que inevitavelmente gerou aumento no preço de diversos bens,

incluindo os de primeira necessidade, com repasse desses valores aos consumidores, que tiveram sua renda reduzida e comprometida por conta dos prejuízos causados pela pandemia de Covid-19.

Para engrossar o movimento, representantes de diversas entidades do agronegócio, do setor privado de saúde e de lojistas

e concessionárias de automóveis, de várias regiões do estado, protestaram contra o aumento do ICMS de diversos itens e insumos essenciais, promovendo um “tratoraço” em frente à Assembleia Legislativa, em fevereiro de 2021.

Para o deputado Ricardo Mellão, o artigo 22 (Lei nº 17.293) deu um cheque em bran-

co para o governo aumentar as alíquotas de ICMS abaixo de 18% por decreto. “Desde a discussão do PL 529, nós da Bancada do Novo entendemos que era inconstitucional, porque fere o princípio da legalidade tributária. Você não pode aumentar impostos sem passar por deliberação na Casa Legislativa”.

Ministério do Turismo estima cerca de 46 milhões de pessoas no Carnaval 2023

Festas terão maior movimentação de público nas cidades do São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ)

Carnaval de Ouro

Preto (MG). Crédito:

Arquivo MTur

O Carnaval de 2023 promete ser o melhor e maior dos últimos anos. Isso porque, após dois anos suspenso, a festa volta com força total e deve movimentar cerca de 46 milhões de pessoas nos tradicionais destinos carnavales -

cos do país, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Em localidades como Salvador (BA) e Ouro Preto (MG), a estimativa é de que a movimentação seja 30% maior do que o da última edição, realizada em 2020, confirmando a alta expectativa para as “festividades do Rei Momo”.

Só em São Paulo (SP), a prefeitura estimou um público de 15 milhões de pessoas curtindo a folia nas ruas da cidade duran -

te o período. Já no Rio de Janeiro (RJ), a Riotur espera atrair 5 milhões de foliões entre os bloquinhos de rua e o desfile no sambódromo. Cinco milhões também é a expectativa da cidade de Belo Horizonte (MG) para o Carnaval na cidade, que tem crescido nos últimos anos. Em Salvador (BA), a Secretaria de Turismo Municipal espera só de turistas cerca de 800 mil pessoas e, em Recife (PE), terra do Galo da

Madrugada, a prefeitura estima 2 milhões de pessoas, entre turistas e moradores.

A maior movimentação de foliões pelas cidades impacta diretamente no setor hoteleiro. Em Fortaleza (CE), por exemplo, os hotéis estão otimistas com a ocupação de 80% dos quartos disponíveis. Em João Pessoa (PB), a prefeitura afirma que o índice pode chegar a 75% no período. Em Pernambuco, Olinda já está com quase 100% de ocupação e a capital, Recife, com números acima dos 90%. Quem também já registra alta demanda na rede hoteleira é

Salvador, com 95%, e o Rio de Janeiro (RJ) que já se aproxima da sua lotação máxima no Carnaval.

MOVIMENTA

-

ÇÃO ECONÔMICA

- O setor do Turismo deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões no país durante o Carnaval. É o que projeta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em levantamento divulgado na última quarta-feira (25.01). Se concretizado, o montante deverá ser o segundo maior já arrecadado dos últimos 11 anos, perdendo apenas para 2020, quando o vo -

lume das atividades chegou a R$ 8,47 bilhões. A cifra é 26,9% maior que o contabilizado no ano passado.

A festividade também deve criar empregos temporários para os brasileiros. A estimativa é de que sejam ofertados cerca de 24,6 mil vagas no período da folia. A maior parte delas deve ser para o segmento de bares e restaurantes, com 4,4 mil oportunidades para cozinheiros e 3,45 mil para auxiliares de cozinha. Os profissionais da limpeza também serão requisitados, com a perspectiva de geração de 2,21 mil vagas.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 15 Empresa certificada ICP - Brasil

Governo federal inicia medidas para diminuir espera por cirurgias e atendimentos especializados no SUS

Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas prevê, emergencialmente, R$ 600 milhões para mais de 400 mil cirurgias

A Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, do Ministério da Saúde, foi oficializada nesta segunda-feira (6), com a publicação da portaria regulamentadora no Diário Oficial da União (DOU) e a previsão de R$ 600 milhões em recursos públicos. O avanço rumo à redução na espera de milhares de brasileiros pelo acesso a cirurgias eletivas e procedimentos especializados de

saúde foi celebrado durante a inauguração do Complexo Super Centro Carioca de Saúde, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama, Janja da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e autoridades estaduais. A ministra Nísia destacou que o centro de saúde vai ao encontro dos planos do governo federal de melhorar a assistência especializada do SUS. “Nós vamos avançar no tratamento de qualidade, na oferta de especialidades, com equipa-

mentos de excelência e uma equipe dedicada. Essa é visão convergente para o programa de redução de filas de cirurgias eletivas, de exames, diagnósticos e especialidades, que é uma meta prioritária desses 100 dias”, disse.

Estima-se que o montante permitirá entre 461 mil e 922 mil procedimentos, a depender das demandas estaduais e dos valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) repassados aos estados. O investimento representará um acréscimo entre 20% e 40% no total já realizado na rede pública. Inicialmente, serão repassa-

dos R$ 200 milhões para apoio aos planos estaduais para redução das filas de cirurgias e, posteriormente, R$ 400 milhões serão investidos no atendimento especializado.

O presidente Lula aproveitou o momento para reafirmar a importância da saúde gratuita para a população. “O povo achava que o SUS não valia nada. Veio a crise de Covid-19 e quem salvou muita gente nesse país foi exatamente o Sistema Único de Saúde, a quem nós devemos agradecimento.

Ao SUS e aos funcionários do SUS, que foram verdadeiros he-

róis”, frisou.

O Complexo Super Centro Carioca dispõe de 22 mil metros de área construída para a realização de exames, atendimentos e cirurgias, além de uma estrutura específica para atendimentos oftalmológicos. A estrutura inaugurada é considerada o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina.

A chefe da pasta da Saúde também fez questão de ressaltar o esforço interministerial e a importância do papel dos estados e municípios que, a partir de agora, deverão elaborar os planos

locais para o atendimento das demandas da população. Após a apresentação das propostas e com a homologação do ministério, os recursos serão destinados proporcionalmente. “Vamos começar com as cirurgias, mas seguiremos para exames e diagnósticos, de forma integrada com estados e municípios. Esse trabalho no Rio é parte desse esforço federal em defesa do SUS”, reiterou a ministra, lembrando que, a partir de fevereiro, ocorrerá a campanha de vacinação, que marca a volta do Zé Gotinha e o fortalecimento do SUS.

Brasil reforça compromissos no combate à

Presidente Lula e ministra do Esporte, Ana Moser, debateram parcerias em prol do jogo limpo e iniciativas para o país ter ainda mais protagonismo sobre o tema

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra do Esporte, Ana Moser, receberam o presidente da Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla em inglês), Witold Bańka, nesta terça-feira (07.02), em Brasília. A visita de cortesia teve o objetivo de fortalecer as relações entre o Brasil e a entidade em prol da integridade e do jogo limpo no esporte.

“O presidente Lula tem uma expectativa de que a gente faça no Ministério do Esporte coisas novas. Então, a gente tem também essa pauta da dopagem que é muito importante. Essas questões em relação à WADA são questões de compromissos internacionais, que a gente tem uma urgência de nos conectarmos”, frisou Ana Moser.

Durante o encontro, Witold Bańka destacou que o Brasil tem potencial para ser referência mundial e para os países ibero-americanos. Além disso, o presidente da WADA destacou que o

esporte consegue unir as pessoas, construir emoções positivas, mas apenas o esporte sem dopagem e sem corrupção.

“O objetivo da minha visita ao Brasil foi pensar o que podemos fazer a mais, como podemos contribuir mais. O Brasil é uma grande nação esportiva, com muitas conquistas e sucessos no esporte. Sabemos que o Brasil tem um importante papel não apenas no continente, mas no mundo, nas ações contra a dopagem”, disse.

Durante as reuniões, foram discutidas ações conjuntas com o objetivo de atender os atletas brasileiros e do continente americano. “Discutimos alguns projetos conjuntos em educação para a saúde, além de parcerias.

Acho que o Brasil pode ajudar regiões menos desenvolvidas, países menos desenvolvidos na luta contra a dopagem no esporte”, completou o polonês Witold Bańka.

A WADA é uma organização independente, criada por iniciativa coletiva e liderada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ela abrange 191 países e tem mais de 700 signatários, entre confederações esportivas, associações e entidades organizadoras de eventos. A governança e o financia

mento são baseados em parceria igualitária entre o Movimento Esportivo e governos de todo o mundo.

“A colaboração com governos é a chave para o sucesso da WADA. Sem a colaboração dos governos, não conseguimos cumprir nossos objetivos. Hoje, o controle de dopagem é muito mais equipado. Conseguimos sancionar países. Conseguimos acionar investigadores. Colaboramos com a Interpol (Polícia Internacional) e entidades similares em diferentes países”, explicou o presidente da Agência.

A necessidade de reforçar o orçamento e a quantidade de exames realizados no Brasil também foram discutidos.

“A política de dopagem é umas das questões que estão presentes no esporte brasileiro e o governo brasileiro e o Ministério do Esporte têm a responsabilidade de conduzir”, acrescentou Ana Moser.

Sistema Antidopagem

No primeiro compromisso do dia, com a ministra do Esporte, foram listados alguns pontos que precisam ser vistos com cuidado pelas autoridades brasileiras, como o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). A WADA deseja ver sua capacidade opera-

cional ampliada aos países vizinhos.

“A gente tem um compromisso extenso, mas temos uma equipe e a responsabilidade, o apoio da ministra do esporte para que a gente alcance os objetivos e para manter essa nossa interlocução internacional, essas nossas relações tão importantes para a integridade do esporte, porque é disso que se trata. Estamos falando de integridade, de jogo limpo e não há que se falar em esporte sem falar em antidopagem”, destacou Adriana Taboza, diretora da ABCD.

No Brasil, o movimento pela defesa do jogo limpo e pelas ações de disseminação de valores éticos no esporte é consolidado em torno de um tripé: a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), ligada

ao Ministério do Esporte; o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD); e o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

“A Agência Mundial segue rigorosos padrões internacionais de conformidade em constante evolução e essa é a exigência para nós, é que a gente também acompanhe esse movimento e continue nos desenvolvendo no sentido de dar ao esporte o melhor resultado da nossa política. Estamos preparados, dispostos e temos certeza que temos o apoio necessário para continuar essa construção, melhorando cada dia mais”, finalizou Adriana Taboza.

Legado

O LBCD passou por grande modernização com a realização dos Jogos Olímpicos e Paralím -

picos Rio 2016. Na época, a estrutura localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu aporte de R$ 280 milhões do Governo Federal em equipamentos, estrutura e capacidade de coleta e análise de exames.

O LBCD atua na área da Ciência Antidopagem, realizando análises para diversas Autoridades de Testes e desenvolvendo pesquisas científicas de caráter multidisciplinar, que incluem as áreas de Química Analítica, Toxicologia Analítica, Química Clínica, estudo do metabolismo de agentes dopantes, entre outras. O LBCD é o único laboratório da América do Sul reconhecido pela WADA. Atualmente, há apenas 26 laboratórios credenciados em 23 países.

-
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 16 Empresa certificada ICP - Brasil
dopagem no esporte durante visita de presidente da Agência Mundial Antidopagem

Estado de SP alerta população sobre riscos da febre amarela no carnaval

Cidades de Minas

Gerais e Paraná que fazem divisa com São Paulo estão com alerta para contaminação

O Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) do Estado de São Paulo alerta a população para o risco de contaminação por Febre Amarela neste feriado de Carnaval. Cidades do interior de Minas Gerais e Paraná, que fazem divisa com o Estado de São Paulo, estão com alerta para a

doença.

O risco é maior em áreas de mata e zona rural que recebem turistas para acampamentos, trilhas e outras atividades neste feriado.

No Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra Febre Amarela é de 64% e a SES reforça a importância da vacinação e conscientização sobre a imunização de rotina e não apenas em momento epidêmico ou

pandêmico para evitar casos mais graves.

Para Tatiana Lang D’Agostini, diretora do CVE, para quem irá viajar para o interior neste feriado, a imunização é imprescindível. “A vacina da Febre Amarela tem um período de 10 dias para criar anticorpos, desta forma, quem irá viajar no carnaval para zona de mata, ir para acampamentos, trilhas, cachoeiras, é de suma importância a imuniza-

ção o quanto antes”.

Na última sexta-feira (27), o Estado de São Paulo registrou o primeiro caso confirmado de Febre Amarela desde 2020. O caso foi em um homem, de 73 anos, morador de zona rural na cidade de Vargem Grande do Sul, divisa com Minas Gerais.

A SES reforça que a vacina contra Febre Amarela faz parte do calendário de imunização e está disponível

em todos os postos de saúde do Estado. É importante destacar também que a transmissão da febre amarela não tem participação direta de macacos para seres

humanos. A infecção da febre amarela se dá por meio de mosquitos silvestres, que vivem em zona de mata e não habitam o ambiente urbano das cidades.

Brasil e Grécia firmam memorando para fortalecer o turismo entre os países

Obituário

IDADE : 66 ANOS

Documento prevê reforço prioritário no turismo de natureza, cultural, gastronômico, religioso, acessível e náutico

Crédito: Canva e Freepik

Mais um passo foi dado para ampliar o turismo brasileiro com outras nações do mundo. Nesta segunda-feira (06.02), Brasil e Grécia assinaram o Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Turismo. O objetivo é fortalecer o turismo entre os países, dando ênfase em segmentos como Ecoturismo, Turismo Cultural e Histórico, Gastronomia e Enoturismo, Turismo Religioso, Turismo Acessível e Turismo Náutico.

A assinatura foi rea-

lizada pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Nikos Dendias. Essa foi a primeira visita oficial ao Brasil de um chanceler grego em mais de um século de relacionamento diplomático.

O fortalecimento do turismo entre os países acontecerá por meio da manutenção de esforços para apoiar a cooperação no setor e aumentar o tráfego turístico entre eles. A partir do memorando, os países deverão explorar as possibilidades de cooperação nas áreas institucionais, troca de informações, investimentos turísticos, inovações e digitalização

do turismo, educação e treinamento na área, e cooperação no âmbito das Organizações Internacionais.

O documento também prevê a cooperação e troca de informações e experiências práticas na área da inovação e da digitalização do turismo, com ênfase em pequenas e médias empresas, além de start-ups que desenvolvem projetos na indústria do turismo. Troca de experiências práticas também na área da educação e treinamento, com ênfase na atualização e reciclagem de conhecimento.

O memorando permanecerá válido por um período de cinco anos, quando será renovado automaticamente por iguais períodos sucessivos.

SIMONE APARECIDA DE ALMEIDA LEITE

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

08/02/2023 ÀS 03:30 HS EM JAÚ – S.P

IDADE : 35 ANOS

PROFISSÃO : VENDEDORA

ESTADO CIVIL : CASADA COM O SRº MI-

KEIAS ALBERTO LEITE

FILHA DE : PEDRO BARNABÉ DE ALMEI-

DA E TEREZA MARIA DE ALMEIDA

NÃO DEIXA FILHOS

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNI-

DADE ITAPETININGA – CENTRAL

SALA : 04 COM INÍCIO ÀS 19:30 HS DO

DIA : 08/02/2023

SEPULTAMENTO : 09/02/2023 ÀS 09:00

HS

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA EM ITA-

PETININGA – S.P

VERA LUCIA GALVÃO TERRA

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

08/02/2023 ÀS 16:14 HS EM ITAPETININ-

GA – S.P

IDADE : 72 ANOS

PROFISSÃO : SECRETÁRIA EXECUTIVA

– APOSENTADA

ESTADO CIVIL : UNIÃO ESTÁVEL COM O

SRºHONORATO MASTROMAURO FILHO

FILHA DE : JOSÉ DE MORAES TERRA E

ZENITH GALVÃO TERRA

NÃO DEIXA FILHOS

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNI-

DADE ITAPETININGA – CENTRAL

SALA : 01 COM INÍCIO ÀS 22:00 HS DO

DIA : 08/02/2023

SEPULTAMENTO : 09/02/2023 ÀS 10:00

HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM

ITAPETININGA – S.P

ILDA SOUTO DE ALMEIDA

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

08/02/2023 ÀS 17:51 HS EM ITAPETININ-

GA – S.P

IDADE : 63 ANOS

PROFISSÃO : FUNCIONÁRIA PÚBLICA

ESTADO CIVIL : SOLTEIRA

FILHA DE : BENEDITO DE ALMEIDA IZI-

DORO E LOURDES SOUTO DE CAMPOS

ALMEIDA

DEIXA OS FILHOS : THAIS, TATIANE E

TALITA

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNI-

DADE ITAPETININGA – CENTRAL

SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 02:00 HS DO

DIA : 09/02/2023

SEPULTAMENTO : 09/02/2023 ÀS 14:00

HS

CEMITÉRIO JARDIM COLINA DA PAZ EM

ITAPETININGA – S.P

JOSÉ TOBIAS DE ARAÚJO

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

09/02/2023 ÀS 00:24 HS EM ITAPETININGA -S.P

PROFISSÃO : VIGILANTE – APOSENTADO

ESTADO CIVIL : CASADO COM A SRª

VALDÉLIA DAS NEVES COSTA DE ARAÚ-

JO

FILHO DE : JOÃO FRANCISCO DE ARAÚJO E ISAURA CALISTO TOBIAS DE ARAÚJO

DEIXA AS FILHAS : TATIANE, FABIOLA E JAIANE LOCAL DO VELÓRIO : MEMORIAL ANTONIO FERREIRA DE CAMARGO

SALA : 02 COM INÍCIO ÀS 07:00 HS DO

DIA : 09/02/2023

SEPULTAMENTO : 09/02/2023 ÀS 17:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM

ITAPETININGA – S.P

DELMO DE ALMEIDA GONÇALVES

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

08/02/2023 ÀS 19:20 HS EM RIO CLARO – S.P

IDADE : 62 ANOS

PROFISSÃO : MECÂNICO

ESTADO CIVIL : DIVORCIADO

FILHO DE : JOSÉ GONÇALVES E HE-

RONDINA DE ALMEIDA GONÇALVES DEIXA OS FILHOS : ANDERSON, JE-

FFERSON, BRUNA, ALINE, BRUNO, LETÍCIA E LUIZ FERNANDO

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNI-

DADE ITAPETININGA – CENTRAL

SALA : 03 COM INÍCIO ÀS 08:00 HS DO

DIA : 09/02/2023

SEPULTAMENTO : 09/02/2023 ÀS 16:00 HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM

ITAPETININGA – S.P

ANA MARIA MASSONI DE ANDRADE

DATA/LOCAL DO FALECIMENTO :

07/02/2023 ÀS : 10:38 HS EM ITAPETININ-

GA – S.P

IDADE : 73 ANOS

PROFISSÃO : PROFESSORA APOSEN-

TADA

ESTADO CIVIL : CASADA COM O SR°

AMADEU MEDEIROS DE ANDRADE

FILHA DE : JOSE ALBERTO MASSONI E

MARIA GRAZIE MASSONI

DEIXA OS FILHOS : GISELE HELENA,

GUILHERME AUGUSTO E GABRIEL

LOCAL DO VELÓRIO : CAMARGO – UNI-

DADE ITAPETININGA – CENTRAL

SALA : 03 COM INÍCIO ÀS : 16:30 HS DO

DIA : 07/02/2023

SEPULTAMENTO : 08/02/2023 ÀS : 10:00

HS

CEMITÉRIO : SÃO JOÃO BATISTA EM

ITAPETININGA – S.P

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 17 Empresa certificada ICP - Brasil

Em 2021, cobertura da vacina BCG em bebês foi a menor em uma década

Imunizante protege contra a tuberculose e deve ser aplicado o quanto antes em bebês, de preferência antes deixar a maternidade

- Foto: EBC

O Brasil registrou, em 2021, uma das mais baixas coberturas da vacina BCG em bebês de 0 a 1 ano: 79,5%.

Em 2022, a cobertura teve uma leve alta: 82%, mas esse percentual ainda é preliminar. Para se ter uma ideia do quão grave é a situação, em 2011, o percentual era de 100% de imunizados.

Os dados são do Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase). O cálculo considera as doses aplicadas em crian-

ças menores de 1 ano, idade em que a vacina deve ser aplicada, e o número de nascidos vivos naquele mesmo ano.

O imunizante protege contra a tuberculose, doença infecciosa e transmissível, que afeta principalmente os pulmões e, apesar de ser antiga, continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. Por isso, a retomada do alto percentual de vacinação é fundamental.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacina BCG seja administrada em recém-nascidos, podendo ser ofertada

para crianças de até 4 anos de idade, não vacinadas anteriormente. “Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva para proteção de todos”, reforça a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

O estímulo à imunização voltou ao pilar das ações prioritárias da gestão do Ministério da Saúde. As metas do Plano Nacional

pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública são: alcançar redução de 90% do coeficiente de incidência da tuberculose e redução de 95% no número de mortes pela doença no país até 2035, quando comparados com os dados de 2015.

Para o Brasil, significa que é necessário reduzir o coeficiente de incidência para menos

de 10 casos por 100 mil habitantes e reduzir o número de óbitos pela doença para menos de 230 ao ano, até 2035. No Brasil, são notificados por ano aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Desde 2016, praticamente todas as coberturas vacinais estão abaixo das metas. Nes-

te ano, o Ministério da Saúde elevou o status do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a um departamento específico dentro da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), que se ocupará de elevar as taxas de proteção contra várias outras doenças imunopreveníveis, como poliomielite, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

Deputada Federal Simone Marquetto participa de audiência com Ministro das Cidades em São Paulo

Ainda entre os compromissos oficiais da deputada federal, Simone Marquetto, em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 09, após o retorno de Brasília, a parlamentar participou de uma audiência na prefeitura da Capital Paulista com o Ministro das Cidades, Jader Filho e a Bancada Paulista do MDB.

“Foi uma oportunidade de apresentar as

demandas da nossa região, para o Ministério que cuida dos investimentos de desenvolvimento urbano, infraestrutura e habitação, que são prioridades dos municípios”, destacou a deputada federal Simone Marquetto.

Além do Ministro das Cidades, Jader Filho, participaram da audiência, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o presiden-

te nacional do MDB, deputado federal, Baleia Rossi, o deputado federal, Delegado Palumbo, o deputado estadual, Itamar Borges, o secretário Executivo do Gabinete do prefeito de São Paulo, Diogo Soares, o secretário Executivo de Relações Institucionais da Casa Civil, Enrico Misasi e o presidente da COHAB, João Cury.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 18 Empresa certificada ICP - Brasil

Mundo do Circo SP alcança cerca de 55 mil visitantes em janeiro

Programação gratuita do Novo programa de Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte será mantida em fevereiro

O Mundo do Circo SP inaugurado em 20 de dezembro do ano passado fez nova temporada em janeiro. Em doze dias de programação – de 17 a 22 e de 24 a 29/1 -, alcançou a marca de 53.312 visitantes, quase cinco vezes o número do mês de lançamento. Nos oito dias e 50 atrações de dezembro, foram reunidas 11.223 pessoas.

O programa, iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, fica no Parque da Juventude, zona Norte da capital paulista.

“A intenção foi jogar luz a um setor que tem séculos de existência e que vinha demandando um espaço importante na capital”, afirmou Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora do programa. “A parceria do setor público, dos artistas e companhias circenses para chegarmos nesse formato de programa foi fundamental para o sucesso de público que

estamos observando”.

No Mundo do Circo SP, janeiro foi marcado por 168 atividades e espetáculos, entre shows, intervenções e a 15ª edição do Festival Circo SP, que este ano comemorou o aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo. Shows de Marcelo Jeneci, Rita Cadillac, e até o lançamento de um livro integraram o Festival.

Quase mil profissionais, entre artistas, equipe de produção, técnica e outros serviços, participaram do segundo mês de funcionamento do Mundo do Circo SP.

Em fevereiro, o Mundo do Circo SP mantém as atrações gratuitas de terça a domingo, sempre das 11h às 18h. De segunda a sexta, a exposição Mundo do Circo, montada na Lona de Exposição, ficará aberta. Com curadoria do ator, diretor e palhaço Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu, a exposição é um conjunto de maquetes e brinquedos, quase sempre com possibilidade de interação e manipulação, que remete às artes circenses.

Aos finais de sema-

na, na Grande Lona, serão apresentados espetáculos como “O Homem Foca” (4/2) do malabarista Guga Morales, especializado em equilibrismo e teatro de rua; mágicos como Léo Pedroso (5/2), conhecido por suas habilidades técnicas e interativas com o público, e Willian Seven com o show Encantos e Venturas (11/2); a peça Biruta, Nua e Crua (12/2), de Calini Detoni; e o Serenata sem Fronteiras (25/2), que une música e palhaçaria. O Picadeiro a Céu Aberto receberá intervenções artísticas variadas, como o globo de motos, equilíbrio em monociclo, entre outros.

Durante os dias de Carnaval – de 18/2 ao meio-dia de 22/2 – o Mundo do Circo SP ficará fechado. Mais informações sobre a programação, acesse o site www.mundodocircosp.com.br

Sobre o Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Mul-

tiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.

A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.

Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.

O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para

apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.

A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.

O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.

Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a

Escola Técnica Estadual (ETEC).

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

TRE-SP abre processo seletivo para 662 vagas de estágio de nível médio

Estudantes podem se inscrever até 17 de fevereiro

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para contratação de 662 estagiárias e estagiários de nível médio para

o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

As inscrições ficam abertas até 17 de fevereiro e podem ser feitas no site da Universidade Patativa do Assaré (UPA),

gestora do programa de estágios da Justiça Eleitoral paulista. A prova será realizada online, no dia 5 de março, no site do órgão.

As vagas são para zonas eleitorais e postos de

atendimento da Justiça Eleitoral na capital, grande São Paulo e interior, bem como para a Secretaria do Tribunal, na capital. A carga horária é de 4 horas diárias.

Podem concorrer alu -

nos do 1º e 2º anos do ensino médio, com idade mínima de 16 anos na data da convocação.

Entre as funções a serem desempenhadas durante o estágio, destacam-se auxiliar no aten -

dimento ao público e em atividades administrativas: organizar arquivos, fichários, livros, publicações e outros documentos; e operar sistemas institucionais informatizados.

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 19 Empresa certificada ICP - Brasil

Governo de SP autoriza obras do Programa Vida Longa em mais quatro municípios

Construção de condomínios com 28 moradias para idosos chega às cidades de Americana, Boituva, Olímpia e Salto de Pirapora

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), iniciou a construção de 112 moradias do Programa Vida Longa, que vão beneficiar pessoas idosas nas cidades de Americana, Boituva, Olímpia e Salto de Pirapora.

O investimento total é de R$ 18,9 milhões, que serão repassados para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), responsável pela execução das obras.

Cada um dos conjuntos residenciais terá 28 unidades habitacionais destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, que vivem sozinhas, em situação de vulnerabilidade social, com renda de até dois salários mínimos. Os documentos, firmados entre a secretaria e os municípios preveem a conclusão das obras no mês de dezembro deste ano.

“Além de garantir atendimento habitacional, o programa oferece espaços de convivência que melhoram a qualidade de vida de pessoas idosas e vulneráveis por diversos fatores. O Vida Longa cumpre um papel importante ao trazer dignidade para aqueles que estão na melhor idade”, diz o secretário

de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco.

Dos 33 projetos do Programa Vida Longa, cinco já foram concluídos e 28 estão em diversas etapas de produção. Atualmente, há 17 empreendimentos em obras, outros 10 na fase de desenvolvimento e um em licitação.

Sobre o Programa

Vida Longa

Lançado em outubro de 2019, o Vida Longa faz parte da política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. É uma ação conjunta entre a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas. Tem se mostrado uma alternativa viável para

oferecer moradia digna e qualidade de vida à população com idade igual ou superior a 60 anos, que tem baixa renda mensal e vive só.

Os conjuntos do programa são projetados seguindo parâmetros de acessibilidade do Desenho

Universal, um conceito arquitetônico

adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldades de locomoção, temporária ou permanente.

Todos têm cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço.

Planejado para incentivar o processo

de socialização dos moradores, os residenciais têm espaços comuns de convivência e lazer, salão com refeitório e área para assistir televisão, uma área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividades físicas, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Paratletas e técnica de Itapetininga participam do Camping Escolar Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

Os paratletas itapetininganos Eduardo Bento, Isadora Lohany Dias Rosa, Izabella Mineira Antunes, Edylucas Miranda e a técnica Eunice Lima foram selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e participam até o próximo dia 11, do Camping Escolar Paralímpico, na Capital Paulista.

Durante esse período todos desenvolverão atividades de uma rotina de esporte de alto rendimento, com treinos, avaliações e testes com a equipe de Ciência do Esporte do CPB.

O projeto é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas

Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.

Ao todo, 143 atletas de 21 Estados, além de técnicos, técnicos auxiliares e guias participarão desta primeira fase do Camping, sendo 27 no atletismo, 16 no badminton, nove no basquete em cadeira de rodas (3x3), 12 na bocha, 14 no futebol PC (para paralisados cerebrais), cinco no halterofilismo, 28 na natação, quatro no taekwondo, 13 no tênis de mesa, quatro no tênis em cadeira de rodas e 11 no vôlei sentado.

A equipe itapetiningana de Atletismo é coordenada pela professora Eunice Lima e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Subsecretaria Municipal de

Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; do CEPREVI - Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga e demais parceiros do município. Itapetininga tem se destacado no esporte paralímpico com atletas convocados para as seleções paulista e brasileira que disputam competições nacionais e internacionais.

Fotos: Eunice Lima

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 20 Empresa certificada ICP - Brasil

Governo de SP veta projeto que previa redução de imposto sobre herança

Aprovação teria impacto de R$ 4 bilhões nas receitas do Estado, além do descumprimento das normas da Lei de Responsabilidade Fiscal

O governador Tarcísio de Freitas vetou o Projeto de Lei nº 511/2020, aprovado no

final do ano passado pela Assembleia Legislativa, que reduziria a alíquota do Imposto sobre Transmissão

“Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

O veto foi publicado na edição desta quarta-feira (8) do Diário Ofi

cial do Estado (DOE).

De iniciativa parlamentar, a medida alteraria a alíquota do ITCMD, atualmente fixada em 4%, para 0,5% nas doações e 1% nas transmissões “causa mortis”. No entanto, além da renúncia de receita de

R$ 4 bilhões anuais, que geraria forte impacto financeiro, a alteração acarretaria descumprimento de normas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Qualquer proposição que aborde renúncia de receita deve

estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, tanto para o ano em que a medida for tomada quanto para os dois exercícios seguintes – o que não foi feito por ocasião das discussões e aprovação do projeto na

Alesp.

Além disso, A LRF exige que a renúncia de receita esteja prevista na Lei Orçamentária Anual ou que sejam implementadas medidas compensatórias, fatores que não se verificam no presente caso.

Maior participação social no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa está entre as prioridades da nova gestão

Colegiado é vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Ampliação do CNDI está na pauta da nova perspectiva em direitos humanos na gestão 2023-2025 (Foto: Banco de Imagem/Internet).

Maior autonomia e ampliação da participação social são estratégias para o fortalecimento do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

(CNDI). O órgão colegiado integra a estrutura do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, a reestruturação do CNDI está em andamento, levando em conta a nova configuração da estrutura governamental e os procedimentos administrativos necessários para efetivar as mu-

danças.

“Nesta gestão, é essencial retomar o contato com as pessoas interessadas em compor os conselhos. O CNDI é responsável por elaborar as diretrizes para a formulação, implementação, avaliação e aprimoramento da Política Nacional da Pessoa Idosa. Assim, garantir participação da sociedade civil para a tomada de decisões faz toda diferença,” declarou.

Criado em 13 de maio de 2002, o CNDI contabilizou avanços fundamentais para

a política de promoção dos direitos das pessoas idosas no país. A partir da

nova perspectiva em direitos humanos, o colegiado será fortalecido.

Mapa e Aprobio discutem aumento do percentual de biodiesel no óleo diesel

Combustivel limpo e renovável pode gerar oportunidades de emprego, renda e redução de preços

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) apresentou nesta terça-feira (7) ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a proposta de retomada no crescimento do percentual de mistura do biodiesel no óleo diesel. A ideia da entidade é que o percentual passe dos atuais 10% para 12% em março deste ano, com um crescimento gradual até março de 2024, quando deverá chegar a 15%.

“Essa é uma matriz muito importante, terá todo nosso apoio para

que possamos fortalecer a economia verde e a bioeconomia brasileira. É muito relevante essa matriz energética sustentável, que gera empregos, gera oportunidades e, mais que isso, dilui o preço na formação das rações, porque dá destino ao óleo e com isso o farelo de soja fica mais barato na produção de ração, consequentemente no preço das carnes”, disse Fávaro, ao fim do encontro.

A definição sobre as mudanças na mistura deve ser aprovada no Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE), do qual o Ministério da Agricultura e Pecuária faz parte.

O diretor do Conselho de Administra-

ção da Aprobio, Erasmo Carlos Battistella, também apresentou ao ministro a proposta de criação de um programa nacional para tratar sobre biocombustíveis avançados, implantan-

do o diesel verde e o bioquerosene

“Essa é uma necessidade. O Brasil é signatário do Acordo de Corsia e, a partir de 2027, vai ter a necessidade desse produto,

e essa é uma grande oportunidade para o Brasil aumentar a produção de biocombustíveis”, disse. De acordo com os termos do Acordo, empresas aéreas

que operam internacionalmente as rotas brasileiras terão obrigação de compensar suas emissões pela compra de créditos de carbono a partir de 2027.

-
Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 21 Empresa certificada ICP - Brasil

Combate à fome e desperdício de alimentos são debatidos no Ministério da Agricultura

O ministro lembrou que os programas assistenciais que disponibilizaram recursos para o combate à fome no Brasil foram aprovados no governo Lula

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira (7) a cofundadora da ONG Pacto Contra Fome, Geyze Diniz, que apresentou um estudo aprofundado sobre a fome no Brasil, o desperdício de alimentos e um mapeamento na cadeia de valor produzido pelo setor privado.

Na reunião, o ministro destacou que é necessário ter governança para tratar do tema que é de extrema relevância para o país e lembrou que todos os programas assistenciais que disponibilizaram recursos para o combate à fome no Brasil foram aprovados no governo Lula.

O Pacto Contra Fome é uma associação sem fins lucrativos que utiliza de inteligência de dados, articulação de indivíduos e organizações e incentivos a melhores práticas.

“Esta reunião com o ministro Fávaro é de grande relevância porque trata de um tema que demanda cuidado e atenção. É uma oportunidade que nos motiva a mostrar nossa proposta de cooperação nos estudos, articulação e ideias para combater esses problemas graves que o Brasil vem enfrentando. Nós acreditamos que o tema da fome só vai ser combatido quando houver um pensamento coletivo”, salientou a cofundadora da iniciativa, Geyze Diniz.

MAIOR DO PAÍS, PRODUÇÃO PAULISTA DE CANA-DE-AÇÚCAR É ESTIMADA EM 308 MILHÕES DE TONELADAS, COM ALTA DE 3,2%

Precipitações retornam aos níveis normais para o período; em comparação ao levantamento anterior, houve um crescimento de 8,7% nas previsões

A produção paulista de cana-de-açúcar para a safra 2022/23, a maior do Brasil, é estimada em 308,1 milhões de toneladas, volume 3,2% superior ao do ciclo anterior (298,5 milhões). Em comparação ao levantamento anterior, realizado em agosto de 2022, houve um aumento de 8,7% nas estimativas para a produção. Os dados do terceiro levantamento, relativos a dezembro de 2022, foram elaborados pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

“As precipitações retornaram aos níveis normais para o

período, contribuindo para o bom desenvolvimento das lavouras. É uma boa notícia para os produtores e a economia paulista e brasileira. Afinal, o estado é o principal produtor do País”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. Após São Paulo, o segundo maior estado produtor no país é Goiás, com produção estimada de 71 milhões de toneladas. Em terceiro lugar vem Minas Gerais, com estimativa de 68 milhões de toneladas.

A área colhida no estado sofreu retração de 1,4% frente à safra anterior e soma 4,15 milhões de hectares. Apesar disso, o clima favorável possibilitou um ganho de 4,7% em produtividade, que atinge 74.295 kg/ha neste ciclo. Entretanto, embora superior à safra passada, essa produtividade ainda é muito menor que a alcançada em safras típicas, onde

já se observaram rendimentos acima de 80 ton/ha.

Na indústria, a expectativa é de que a produção de açúcar cresça 3,8%, passando de 21,4 milhões de toneladas da última safra para 22,2 milhões de toneladas neste ciclo. Para o etanol, houve redução de 1,9% no volume produzido, que soma 11,7 bilhões de litros. Desse total, 5,5 bilhões de litros correspondem ao etanol anidro, que registra alta de 3,0%, e 6,2 bilhões de litros ao etanol hidratado,

que apresenta queda de 5,9% nesta temporada.

O excesso de umidade no campo elevou o grau de impurezas no caldo da cana-de-açúcar, o que resultou em prejuízos à qualidade do produto. Assim, o Açúcar Total Recuperável (ATR) total, avaliado em 41,2 milhões de toneladas, apresenta queda de 4,4% frente a 2021/22, e o ATR médio, equivalente a 134kg/ton. cana, diminuiu 3,2% nesse mesmo período.

Os levantamentos de campo da CO -

NAB são realizados entre a penúltima e última semana do mês anterior ao de publicação do relatório. O próximo levantamento para a safra de cana-de-açúcar 2022/23 será publicado em abril, ao final do ciclo, trazendo informações de fechamento e dados consolidados para o setor.

Brasil

Para a safra brasileira de cana-de-açúcar, o terceiro levantamento indica uma produção de 598,3 milhões de toneladas, superior em 3,38% ou 19,6 mi -

lhões de toneladas em relação ao último ciclo. Embora tenha havido retração na área plantada, principalmente em função da competitividade com culturas anuais, as expectativas para a produtividade são positivas, visto que as geadas e as estiagens, apesar de presentes nesta safra, foram de menor intensidade. A projeção é de que a área plantada alcance 8,3 milhões de hectares (queda de 0,5%) e a produtividade, 72.026 kg/ha (alta de 3,9%).

Folha de Itapetininga, Sabado, 11 de Fevereiro de 2023 | Edição nº 7.776 | Página 22 Empresa certificada ICP - Brasil

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.