2 minute read

Defesa Agropecuária promove primeiro encontro de educação sanitária

Objetivo é promover a articulação, atualização e capacitação técnica no tema

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está realizando até a próxima sexta-feira (5) o “I Encontro de Educação Sanitária: Educar para Prevenir”. O evento tem como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.

Advertisement

“Esperamos ao final ver os gestores da defesa agropecuária engajados para apoiar os processos de educação, bem como os participantes sensibilizados quanto à importância do tema como estratégia para implementa- ção de políticas públicas”, explica a chefe do setor de Educação Sanitária, Juliana Moreira. Durante a abertura do evento, o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, destacou a importância de trabalhar a educação sanitária de forma articulada entre as instituições.

“Temos aqui pessoas capacitadas nos órgãos e na academia para nos conscientizar e nos capacitar a desenvolver a educação e a comunicação assertiva com a sociedade. Espero que essa iniciativa se some aos esforços da defesa agropecuária para tocarmos adiante as questões relativas à saúde pública, saúde animal e sanidade vegetal”.

Ainda durante o evento serão abordados temas como a educação e sua interface com a fiscalização, especialistas Ad Hoc para a educação sanitária, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural, entre outros.

A educação sanitária envolve não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática do uso de metodologias ativas. O processo educativo é uma atividade estratégica para disseminar, construir e apropriar conhecimentos sobre a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários.

Participam do encontro mais de 1500 pessoas - presencial e online -, entre servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de outros Ministérios, como da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, dos Órgãos estaduais de defesa agropecuária, de instituições de ensino e pesquisa, bem como representantes do setor produtivo e da sociedade, dos consumidores e dos conselhos de classe.

Proesa Instituído em 15 de maio de 2008, por meio da publicação da Instrução Normativa nº 28/2008, o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) está inserido no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e é coordenado pela Secretaria de Defesa Agropecuária.

“Considero a educação sanitária como uma das principais ferramentas para conscientização e capacitação dos envolvidos na cadeia produtiva agropecuária brasileira e que, por isso, precisa ser cada vez mais aprimorada”, ressaltou o diretor do Departamento de Serviços Técnicos,

José Luis Vargas. O Proesa tem como objetivo estabelecer e implementar diretrizes nacionais, fortalecer e ampliar as ações públicas e privadas, e desenvolver planos, programas e atividades em educação sanitária em agropecuária, de forma articulada com o Suasa e os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários.