Edição n° 2244 (28/09/2018)

Page 1

www.folhadecandelaria.com.br

CANDELÁRIA, SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2018

ANO 33 | Nº 2244 | R$ 2,50

Final de semana trágico

Revanche e jogo da vida para o Atlético

Trânsito causa a morte de dois candelarienses

A derrota em Fontoura Xavier tornou obrigatória a vitória do Atlético neste sábado, 29, no Gigante do Botucaraí, para não ficar em situação difícil em seu grupo na segunda fase do Estadual de Futsal, Série Bronze. O adversário no returno é novamente a equipe de Fontoura Xavier. /9

Recolhimento de lixo do interior

Na segunda, serão abertas as propostas das empresas /8

FOTOS: ARZÉLIO STRASSBURGER • BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Série Bronze

Cena do acidente registrado na RSC 287 envolvendo uma Tucson e um Ford Ka, que resultou na morte de Paulo Beskow

O final de semana que passou trouxe consternação e tristeza para inúmeros moradores de Candelária em razão do sal-

do trágico de dois acidentes. O primeiro, registrado na madrugada de sábado, 22, causou a morte de Luan Borstmann, de

21 anos, e o segundo, na noite de domingo, 23, teve como vítima fatal Paulo Roberto Beskow, de 47 anos. /10


2

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Assistência

Casa Lar recebe móveis e equipamentos

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Pingos & Respingos Cargas nas Urnas Eletrônicas CRÉDITO: TIAGO MAIRO GARCIA

DIVULGAÇÃO: ERNI BENDER

Cargas nas urnas eletrônicas foram realizadas nesta semana

Materiais para Casa Lar foram adquiridos através de verbas oriundas de penas pecuniárias do poder judiciário

Com a intenção de receber verbas depositadas a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal, o CMDCA/Candelária encaminhou o Projeto "Renovação da Casa Lar”, do Poder Judiciário, por ocasião do Edital de Chamada Pública nº 02/2018, e que consistia na aquisição de equipamentos e móveis para suprir as necessidades da Casa Lar. Através desse projeto, foi captado o valor de R$ 6.677,00, recursos utilizados integralmente na compra de equipamentos e móveis. O material assim adquirido já está sendo utilizado, depois de ser recebido em ato oficial na presença da presidente do CMDCA, Arlete Wagner, conselheiros Elias Cassol, Estela Daiana Rohers, João Dalosto Porto, secretária de Assistência Social, Marta Emmel, e a coordenadora da Casa Lar, Alana Rodrigues, na última quarta-feira, 19 de setembro. Os equipamentos adquiridos foram os seguintes: SAIBA MAIS: foram doados Jogo de Sofá 2 e 3 lugares; Forno Elétrico com Grill 44 L Autolimpante; Cilindro Elétrico Laminador para massas p/ pastel, pão e pizza em inox; Fritadeira Elétrica Gourmet em Alumínio 5 L; Secador de Cabelo 4 temp. 2 veloc. 1900w; 08 Cadeiras de Praia simples; Liquidificador 4 veloc.; Roupeiros 3 portas, 3 gavetas; Ventiladores de Teto; Colchão de Solteiro D 20. Além dos repasses de penas alternativas, a população pode fazer doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMDICA, inclusive através da dedução do imposto de renda, do qual pessoas físicas poderão repassar até 6% do imposto devido estimado na declaração a ser entregue no ano seguinte (Legislação: art.22, da Lei 9.532/97

e Decreto 3000/99), depósito realizado até o último dia útil do mês de dezembro, ou 3% do imposto realmente devido, apurado no ato do preenchimento da declaração entregue até o último dia útil do mês de abril (Lei nº 12.594/12 -Art 87 de 18/01/12 e Instrução Normativa RFB nº 1.311 de 31/12/ 12). Também é possível a doação de Pessoa Jurídica, que apura pelo lucro real, podendo deduzir e repassar ao fundo até 1% do imposto de renda apurado pelo lucro real na declaração a ser entregue no ano seguinte (Legislação: art.60, II, da Lei 9.532/97 e Decreto 3000/ 99).Igualmente o depósito até o último dia útil do mês de dezembro. Para fazer a doação é preciso seguir alguns passos, sendo o primeiro deles o de fazer o depósito na conta do FUMDICA, na Caixa Econômica Federal, agência 1015, Conta 251-1 CNPJ 21.217.939/0001-82. Após o depósito, encaminhar comprovante de depósito para o FUMDICA informando o nome completo da pessoa física ou jurídica, endereço, telefone, número do CNPJ (Pessoa Jurídica) ou CPF (Pessoa Física). Feita essa informação, o FUMDICA irá emitir e enviar o recibo para o contribuinte. É importante salientar que esse valor o contribuinte pagaria de qualquer maneira para o Imposto de Renda, porém, com a doação, esta verba certamente será muito bem-vinda ao CMDCA. Mais informações diretamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA através do telefone (51) 3743-8146 ou ainda através do e-mail cmdcacandelaria@gmail.com. (Com informaçãoes de Erni Bender - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Candelária).

O Cartório Eleitoral de Candelária realizou nesta semana a carga nas urnas eletrônicas que estarão sendo utilizadas nas eleições de 7 de outubro. Foram inseridas as mídias para votação nas 85 urnas eletrônicas que serão utilizadas e nas 15 urnas reservas. O ato foi acompanhado pelo Juiz da Comarca de Candelária, Celso Fagundes e pelo promotor Martin Albino Jora, representando o Ministério Público. As urnas eletrônicas serão entregues para os presidentes de mesa no sábado, 6 de outubro, véspera das eleições.

Regional de futsal

Leitor Reclama

A Copa Candelária de Futsal, o popular aberto de futsal deverá ter a participação de 26 equipes distribuídas em três categorias. Na categoria livre, já estão inscritas 11 equipes e a possível confirmação de mais uma deve fechar em 12 a participação. Na categoria sub 17 as oito vagas foram preenchidas e o certame feminino deverá ter seis equipes. A categoria master não será disputada, pois apenas três equipes manifestaram interesse em participar. A ideia da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte pretende realizar o congresso técnico do campeonato na próxima quarta, 3, na Casa de Cultura. A ideia é começar o certame no dia 9 de outubro.

Moradores da rua do Cerro entraram em contato para reclamar que pessoas estão depositando lixo próximo a um arroio que passa na região. Eles destacaram que o lixo fica jogado na estrada da localidade, causando transtornos para quem precisa transitar diariamente pela via. O caminhão de lixo passa pelo local nas terças e quintas e tem feito o recolhimento do material. "Eles depositam bicho morto que chega a causar mau cheiro aqui. Pedimos que alguém tome providência e depositem o lixo no local correto", disse um dos moradores. Ouvido a respeito do fato, o Departamento Municipal de Meio Ambiente informou que o problema ocorre devido a pessoas de outras localidades onde não passa o recolhimento do lixo estarem depositando o lixo na região. "Estamos aguardando a licitação para definir a empresa vencedora para restabelecer o recolhimento de lixo no interior. Assim que isso for solucionado, o problema deverá ser resolvido", frisou o diretor de Meio Ambiente, Alcioni Castro. DIVULGAÇÃO

Regional de futsal (2) A categoria livre deve contar com as seguintes equipes: Maxxy, Marvados, Semal, Inova, Serrano (Sobradinho), Camangang (Arroio do Tigre), Canto do Rio (Cachoeira do Sul), Aldeia (Cachoeira do Sul), Independente ( Vale do Sol), Destroyers/Unison, Sextas/Veronas (Santa Cruz do Sul) e Automate Serfesta (Passo do Sobrado). Já na Sub 17, os times habilitados são os seguintes: Korpus, Atlético, Pró Gol, Quartafeira/SOS Informática (Cerro Branco), Maxxy, Associação Esportiva Sobradinho (Sobradinho), Beise e CEF (Santa Cruz do Sul). Por fim, o feminino deve ter os seguintes times: Marvados, Pumas (Cerro Branco), Medianeira, Semal, Verona (Vera Cruz) e Maxxy.

Lixo estava sendo jogado no meio da estrada na rua do Cerro

Campeão do Jergs Nos dias 13 e 14 de setembro o aluno Marcos Vinícius Morsch, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes, disputou na cidade de São Leopoldo a final estadual dos JERGS de Atletismo, onde se sagrou campeão na prova de salto em altura, alcançando a marca de 1,88m. A direção da Escola Guia Lopes parabeniza ao aluno e ao professor Taisson Mueller pela conquista.

14 mil seguidores

DIVULGAÇÃO

Marcos com o professor Taisson após conquista em São Leopoldo

A página da Folha no Facebook atingiu na semana outra marca importante: alcançou o patamar de 14 mil seguidores e caminha a passos largos para chegar a 15 mil. Esse contingente de seguidores demonstra a força e o alcance da Folha também na internet e nas redes sociais.

Formatura do Programa Alfa Acontece neste sábado, 29, às 10h30, no espaço do Sindicato Rural de Candelária, a formatura do Programa Alfa 2018. Um total de 76 alunos de Candelária e Cerro Branco receberão os certificados pela conclusão do curso. Após a solenidade, ocorrerá um almoço de confraternização entre todos os presentes.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

GERAL

3

Eleições 2018

Miguel Rosseto e Eduardo Leite realizaram atos políticos no município A menos de duas semanas para a disputa das eleições gerais, o município de Candelária recebeu a visita de dois postulantes ao Palácio Piratini. Os candidatos Miguel Rossetto, da Coligação Por um Rio Grande Justo (PT, PC do B) e Eduardo Leite, da Coligação Rio Grande da Gente (PSDB, PTB, PRB, PPS, PHS, REDE, Progressistas) estiveram no município realizando campanha em busca do voto dos candelarienses no pleito que acontece dia 07 de outubro. Miguel Rossetto foi o primeiro a realizar campanha em Candelária. O candidato do PT chegou ao município no final da tarde do último sábado, 22, sendo recebido por correligionários em frente à sede da empresa Beira Rio, no cruzamento da ERS-400 com a rua Botucaraí. Após foi realizada uma carreata pelas principais ruas da cidade com a participação de 84 carros. O encontro político foi finalizado no comitê localizado na esquina da Avenida Pereira Rego com a rua Bento Gonçalves, onde um público estimado em aproximadamente 250 pessoas ouviu as propostas apresentadas pelo candidato, seguindo-se, após, uma reunião com lideranças rurais. O evento foi

prestigiado pela candidata a deputada federal Simone Mirapalhete, pelo prefeito de Novo Cabrais, André de Lacerda, e vereadores do PT. Na manhã da última quinta, 27, foi a vez do candidato Eduardo Leite visitar a terra do Botucaraí. O candidato do PSDB chegou ao município por volta das 10h da manhã, acompanhado do candidato a vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do deputado federal Sergio Moraes, do candidato a deputado federal Marcelo Moraes, da candidata a deputada estadual Kelly Moraes, vereadores e correligionários. Leite foi recebido na Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) pelo presidente da entidade, Clairton Kleinert, pelo vice-prefeito Nestor Ellwanger e pela primeira-dama e secretária de Indústria e Comércio, Gabriela Butzge. Em seguida, o presidente da Acic entregou ao candidato uma demanda solicitando a duplicação da RSC287. Em fala rápida aos presentes, o candidato confirmou que, se for eleito, a infraestrutura das rodovias será uma das suas prioridades. Após, o candidato foi até a rua coberta, onde foi recebido por aproximadamente 250 correligionários candelarienses. O ato político foi finalizado com uma caminhada pelo comércio no centro da cidade, onde o candidato tirou fotos e cumprimentou eleitores.

Miguel Rossetto, do PT, recebeu demanda dos agricultores em ato político realizado sábado em Candelária TIAGO MAIRO GARCIA - FOLHA

■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

DIVULGAÇÃO / FOLHA

Candidatos a Governador visitam Candelária

DIVULGAÇÃO/FACEBOOK

Sábado terá carreata Pró-Bolsonaro em Candelária

Carreata pró Bolsonaro acontece neste sábado

Neste sábado, 29, o Grupo Apoiadores Bolsonaro - Candelária, formado na rede social Facebook, estará promovendo uma carreata em apoio ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolso-

naro. O ato político terá início a partir das 14h, em frente ao CTG Sentinela dos Pampas, no Bairro Rincão Comprido. Até o fechamento desta edição, o evento já tinha 188 pessoas confirmadas

e 210 interessados em participar. Em Candelária, a comunidade já conta com 478 pessoas que curtiram e 476 pessoas que estão seguindo o movimento em apoio ao candidato no município.

Eduardo Leite recebeu demanda solicitando a duplicação da RSC-287 entregue pela Associação do Comércio e Indústria de Candelária


4

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Câmara

Cyro Visalli: “Agora sou conterrâneo dos candelarienses” DIVULGAÇÃO/FOLHA

■ Luciano Mallmann lucmallmann@hotmail.com

Gerente da Rádio Princesa foi homenageado pelo legislativo com o título de cidadão candelariense Em sessão solene realizada na segunda, 24, o gerente da Rádio Princesa, Cyro Visalli, recebeu o status de cidadão da

terra que adotou há mais de 40 anos. Através de uma proposição dos vereadores Cristiano Becker (MDB), Cristina Rohde (PSDB) e Rui Beise (PDT), aprovada de forma unânime pela casa legislativa, o radialista recebeu a distinção de cidadão candelariense, conferido para personalidades nascidas em outras cidades que, por sua

O homenageado com os vereadores proponentes: “Só não aprendi a falar alemão”

atuação destacada, são homenageadas com o título. Nascido na cidade catarinense de Turvo, Cyro soma mais de 50 anos de atuação no jornalismo, tendo assumido a gerência da Rádio Princesa em maio de 1978, tornando-se desde então figura bastante identificada com a comunidade. Entre os anos de 1993 a 1996, Cyro Visalli foi viceprefeito na gestão comandada por Moacyr Thumé. Nos pronunciamentos, Cristiano Becker lembrou que a homenagem já tinha sido prometida há algum tempo e que, por ser muito merecida, outros vereadores se somaram à sua proposição. Destacou a destacada trajetória de Visalli não só como radialista, mas também como vice-prefeito e secretário municipal. Ao finalizar, recitou o poema “Homenagem ao Radialista”, de Onildo Barbosa. Falando em nome do PDT, Rui Beise pediu para Deus iluminar um dos diretores do Jornal do Comércio, Delmar Jarros - presente à sessão -, por ter indicado Cyro Visalli para assumir a Rádio Princesa em Candelária. Cristina Rohde (PSDB), por sua vez, destacou a paixão de Cyro Visalli pela profissão, que ajudou-o a se tornar uma personalidade integrada ao cotidiano de Candelária. Em nome do PSB, se pronunciou Aldomir dos Santos Severo, que salientou ser fácil falar de Cyro Visalli. “Difícil é fazer o

que ele fez”, completou, elogiando sua atuação como radialista e como político. A seguir, Celso Gehres (Progressistas) ratificou as manifestações dos colegas, prestando também seu reconhecimento ao trabalho do homenageado no município, lembrando que a distinção recebeu aprovação unânime da Câmara. Já Lurdes Ellwanger (PTB) igualmente enalteceu as virtudes de Cyro, registrando tratar-se de um radialista criativo e, como político, mostrouse honesto e transparente. O prefeito Paulo Butzge somouse às homenagens a Visalli prestadas pela Câmara, parabenizando os vereadores proponentes pela iniciativa. Em nome do executivo municipal, representando o conjunto da coletividade, registrou agradecimentos a Cyro pelos serviços prestados, desejando que continue sendo a pessoa que sempre foi. Por fim, o próprio homenageado ocupou a tribuna para fazer o seu pronunciamento. Começou destacando que ao longo da vida buscou sempre aproveitar as oportunidades, agradecendo, inicialmente, a Deus pela existência. Falou de sua trajetória pessoal e da profissional, revelando que sua aproximação com o rádio se deu aos 21 anos. Citou as emissoras de rádio em que trabalhou e também os jornais, incluindo o Jornal do Comércio, empresa

DIRETORA: Rosa Nilse Mallmann.GERENTE: Rui Flores e Silva.REDAÇÃO: Luciano Mallmann, Tiago Garcia e Diego Foppa. DIAGRAMAÇÃO: Tiago Schoenfeld. ARTE FINAL: Anderson Back. ASSINATURAS: Mateus de Carvalho. COMERCIAL: Odete Jochims. REPRESENTANTE EM CERRO BRANCO: Remar Lang. REPRESENTANTE EM NOVO CABRAIS: Fernando Bredow e Marcelo Beskow. REPRESENTANTE NA VILA BOTUCARAÍ, LINHA PALMEIRA, LINHA CURITIBA, LINHA BRASIL, PICADA ROOS, TRAVESSÃO SCHOENFELDT: Ildor Haetinger. IMPRESSÃO: Jornal do Povo – Cachoeira do Sul.

Empresa Jornalística Botucaraí Ltda. Rua Andrade Neves, 83 - 96.930-000 - Candelária/RS Fundada em 18 de março de 1986 www.folhadecandelaria.com.br

que, como proprietária da Rádio Princesa, o indicou para assumir a gerência da emissora em Candelária há exatos 40 anos. Mencionou que a Princesa foi vendida em 2003 a outro grupo empresarial, cujos diretores o convidaram para seguir à frente da rádio. Manifestou, ainda, o seu orgulho por ter sido vice-prefeito de Candelária, agradecendo ao falecido líder pedetista Edilo dos Santos Machado pelo convite para compor a chapa com Moacyr Thumé, a quem também registrou sua gratidão. Cyro dirigiu palavras carinhosas à filha Cíntia e à companheira Leandra e sua filha Bruna, com quem compartilhou a honraria recebida. Ressaltou que a homenagem prestada é mais uma oportunidade que a vida lhe ofereceu. “A partir de agora, sou conterrâneo dos candelarienses, algo que me remete a uma grande responsabilidade”, acrescentou. Neste aspecto, afirmou que Candelária é um grande coração e que agora faz parte dessa pulsação. Por fim, enfatizou que aprendeu a amar Candelária, pontuando ser um descendente de italianos que aprendeu a conviver com os alemães. “Só não aprendi a falar em alemão”, completou, registrando um agradecimento aos proponentes e a todos os vereadores pela homenagem (confira no site/ face da Folha mais imagens da sessão solene).

EXPANSÃO Executiva Comunicações e Repres. LTDA

Porto Alegre

FALE CONOSCO Telefones: (51) - 3743 2784 | (51) - 9 9979 2747 Redação: redacao@folhadecandelaria.com.br Comercial: comercial@folhadecandelaria.com.br

Circulação semanal (sextas-feiras). Artigos assinados e encartes são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a posição do jornal.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

5

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Homenagem

No Uruguai

OAB Subseção Candelária realiza jubilamento de advogados

Grupo Escoteiro Botucaraí participa de acampamento

Amilcar Kaercher recebe a placa jubilar entregue por Joel Pereira Nunes e Ricardo Breier ■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Guido Nied, Egon Heuser e Amilcar Kaercher foram agraciados com distinção máxima entregue pela entidade Uma justa e merecida homenagem. Em reunião-almoço realizada ontem, 27, no Restaurante Simplez, a OAB Subseção Candelária realizou o jubilamento dos advogados Guido Nied, Egon Felipe Heuser e Amilcar Ferreira Kaercher, a mais alta distinção entregue pela entidade aos profissionais com 70 anos de idade e mais de 30 anos de contribuição sem qualquer processo ético-disciplinar, de acordo com os provimentos 111/2006 e 379/2009. O ato foi prestigiado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, acompanhado de conselheiros da OAB, do juiz da Comarca de Candelária, Celso Fagundes, do representante do Ministério Público, Martin Albino Jora, do vice-prefeito de Candelária, Nestor Ellwanger, do presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antonio Larger, do tabelião de notas Flávio Cassel Junior, advogados e familiares dos homenageados. A vice-presidente da OAB

Egon Felipe Heuser recebe a placa jubilar entregue por Joel Pereira Nunes e Ricardo Breier

Guido Nied recebe a placa jubilar entregue por Joel Pereira Nunes e Ricardo Breier

Subseção Candelária, Giovana da Rocha Pasa, relatou o histórico dos homenageados. Em seguida, o presidente da OAB Subseção Candelária, Joel Pereira Nunes, destacou a satisfação da entidade em prestar a homenagem aos profissionais, salientando a conduta ética e ilibada dos homenageados ao longo da sua trajetória profissional. Após, com a participação do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ocorreu a entrega de placas jubilares aos homenageados. Representando os homenageados, o advogado Guido Nied relembrou do início com o uso do código civil de 1916, do trabalho de antigos colegas já falecidos e da criação da Subseção Candelária. Ao final, em nome dos homenageados, ele agradeceu a entidade pela condecoração. Último a se manifestar, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a homenagem aos jubilados e salientou que o ato representa a valorização a conduta ética e profissional dos advogados, que serve como exemplo aos advogados mais jovens. Breier elogiou o trabalho realizado pela Subseção de Candelária salientando que a entidade foi um sonho que se tornou realidade para a classe no município.

O presidente da OAB/RS aproveitou o ato para falar sobre a campanha Voto Consciente, que está sendo desenvolvida pela entidade, salientando que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, a OAB tem como função representar o direito da cidadania. Ele destacou que o país precisa fortalecer a constituição criada há 30 anos para retomar o rumo do desenvolvimento. "Estamos perdidos e não sabemos para onde ir. Nestas eleições corremos um risco severo, pois temos poucas opções de escolha. O voto é o caminho mais importante, mas é preciso planejar, pesquisar e escolher as melhores opções", frisou. Breier salientou que a campanha será permanente e convidou todos os presentes para participarem. O presidente da OAB/RS criticou o parlamento, salientando que os legisladores não estão comprometidos com o bem comum de todos e ressaltou a importância de se defender a segurança jurídica dos atos no poder judiciário. "Precisamos pensar no futuro das futuras gerações, e para isso precisaremos lutar e acreditar em dias melhores para o nosso país", finalizou. O ato foi encerrado com um almoço servido aos presentes.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/FOLHA

Parte da delegação candelariense em solo uruguaio: Sem Fronteiras Pela Paz

A torre escoteira construída na sede do grupo: setembro cheio

O Grupo Escoteiro Botucaraí participou do Acampamento Internacional Sem Fronteiras Pela Paz, realizado de 20 a 23 de setembro, na cidade uruguaia de Rivera. O evento escoteiro comemorou os 50 anos do Grupo Scout Andresito de Tacuarembo, do Uruguai, e contou ainda com a participação do Grupo Escoteiro Aimoré, de Sobradinho. A delegação candelariense foi formada por 22 pessoas, entre jovens escoteiros e pais. Durante o acampamento foram realizadas atividades diversas, inclu-

indo o aprendizado de habilidades escoteiras, além de jogos e apresentações artísticas. De acordo com a diretora-presidente do Grupo Escoteiro Botucaraí, Betânia Ellwanger, o mês de setembro foi bastante significativo para o grupo. Além da oportunidade de representar o país em solo estrangeiro, o grupo participou ativamente da Semana da Pátria e ainda inaugurou a torre escoteira na sede, que permitirá atividades de rapel e escalada e servirá de abrigo para reuniões de corte de honra.


6

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

GERAL

7


GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Recolhimento de Lixo no interior

Envelopes da licitação serão abertos segunda TIAGO MAIRO GARCIA - FOLHA

8

Propostas para licitação para contratação de empresa para realizar o serviço de recolhimento de lixo no interior serão abertas na próxima segunda, 1º, às 9 horas ■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Comissão de licitações acatou recurso e voltou a habilitar empresa para participar do certame Será aberta na próxima segunda, 1º, a partir das 09h da manhã, as propostas das duas empresas concorrentes para assumir os serviços de recolhimento de lixo nas localidades do interior. A decisão foi tomada pela Comissão de Licitações da Prefeitura na última quinta, 27, após avaliar recurso de uma das empresas participantes que havia sido inabilitada devido a

problemas na documentação exigida pelo edital. Conforme Carla Denise Steinhaus, presidente da Comissão de Licitações, duas empresas haviam se apresentado para a disputa. Porém, uma das concorrentes havia sido inabilitada por não estar de acordo com a legislação vigente. Já a segunda empresa, que estava com a documentação correta, entrou com a contra-razões para manter a decisão de manter a inabilitação do concorrente. "A empresa inabilitada entrou com recurso questionando a decisão. Foi realizado o julgamento

pela comissão que reavaliou a decisão e decidiu habilitar novamente a empresa para participar do certame", frisou. Com a nova decisão, se encerraram os recursos desta fase. Após a abertura das propostas e divulgação da empresa vencedora, haverá o prazo de cinco dias para recursos com relação as propostas apresentadas. Passado o período, ocorrerá a homologação e assinatura do contrato para que o serviço de recolhimento seja iniciado. A previsão é dos tramites serem concluídos na primeira quinzena de outubro.

Evento

Dia 3 de outubro acontece 11º Encontro Municipal do Idoso Acontece no dia 3 de outubro, quarta-feira, o 11º Encontro Municipal do Idoso, nas dependências do Salão Paroquial da Comunidade Católica. O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal do Idoso. Entre os objetivos das atividades previstas para o encontro, estão a valorização da pessoa idosa, promover sua autoestima e autonomia através de atividades específicas de formação e confraternização, oportunizar a troca de experiência e a integração social. O evento se destina a pessoas da comunidade a partir dos 60 anos de idade.

A programação do evento inicia às 8h30, com recepção e credenciamento. Às 9h, haverá uma apresentação da Orquestra do Colégio Medianeira. A partir das 9h30, iniciam as palestras sobre os seguintes temas: "Envelhecimento Ativo", com a gerontóloga Ivana Moura, "Saúde bucal", com o cirurgião-dentista Luis Felipe Lamb Machado, e "Lei 8.213/91 Acréscimo de 25% na aposentadoria", com a advogada Ana Berwanger. Ao meio-dia, acontece o almoço e, às 14h, inicia o baile de integração. O encerramento do evento está previsto para as 17h. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marta Emmel, a partir deste

evento se buscará expor as questões relativas ao idoso, mas é necessário ressaltar que o trabalho e os cuidados voltados ao idoso são constantes e sistêmicos no município, a cargo tanto da secretaria e do Conselho Municipal do Idoso. Recentemente, membros da secretaria e do Conselho estiveram num evento em Gramado, onde se divulgou um fato alarmante: mais de 50% das famílias do estado se dizem incapazes de oferecer ao seu idoso os cuidados integrais necessários. Percebe-se o quanto são necessários encontros como esse, para debater, discutir sobre soluções e buscar alternativas para o bem-estar do idoso.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Série Bronze

9

Copa dos Vales

Atlético tem "jogo do ano" no Gigante DIVULGAÇÃO/ATLÉTICO

■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Tricolor foi derrotado pelo Fontoura Xavier e necessita vencer o mesmo adversário neste sábado em Candelária para seguir vivo na briga pela classificação a fase de matamata Uma final. É com esse espírito que o Clube Atlético Candelariense encara a partida deste sábado, 29, diante do Fontoura Xavier Futsal, em duelo válido pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Estadual de Futsal Série Bronze 2018. O tricolor precisa da vitória para seguir vivo na briga pela classificação à fase de quartas de final. Para a partida deste sábado, a direção conta com o apoio do torcedor para lotar o Gigante do Botucaraí e transformar o ginásio em um verdadeiro caldeirão de incentivo à equipe candelariense. Esse clima de pressão sobre o time candelariense se deu no último sábado, 22, após a partida contra o Fontoura Xavier Futsal, realizada no Ginásio Municipal Onofre Moreira Vaz, em Fontoura Xavier, pela terceira rodada da segunda fase. Precisando da vitória, o time local iniciou pressionando o Atlético e logo abriu o placar com Júnior Sartori, que aproveitou uma cobrança rápida de lateral e chutou rasante, sem chances de defesa para o goleiro Thiago. O gol sofrido colocou o Atlético de volta na partida. Em menos de dois minutos, o tricolor reagiu e virou o placar com Mancha, que em duas oportunidades tabelou com Júnior e bateu firme, sem chances para o goleiro, fazendo 2 a 1 para o Atlético. O time local chegou ao empate logo em seguida, novamente com Júnior Sartori, que aproveitou cobrança rápida de lateral para desferir outro potente chute, empatando a partida em 2 a 2. Nos segundos finais, novamente na jogada de bola parada, o time da casa retomou a dianteira no placar com Diego Ortiz, que chutou

ESPORTE

FOLHA DE CANDELÁRIA

Atlético vence Santa Cruz em duas categorias A Escolinha do Clube Atlético Candelariense enfrentou no último sábado, 22, a escolinha do Futebol Clube Santa Cruz em partidas válidas pela 4ª rodada da Copa dos Vales de Futebol de Base 2018. Os jogos foram disputados no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do

Sul, com os seguintes resultados: Sub-13: Santa Cruz 0x4 Atlético; Sub-15: Santa Cruz 4x0 Atlético e Sub-17: Santa Cruz 0x1 Atlético. Na 5ª rodada, em data a ser definida, o Atlético recebe o Genoma Santa Cruz, em jogos que ocorrerão no campo do Lepage, em Candelária.

UEF Cup

Korpus e Pró Gol disputam play-offs em Arroio do Tigre Atlético foi derrotado pelo Fontoura Xavier e precisa da vitória contra o mesmo adversário neste sábado para seguir vivo na briga pela classificação

firme após nova cobrança de lateral e ampliou com Júnior Sartori, que, livre, aproveitou uma cobrança de escanteio, ampliando o placar para 4 a 2 a favor dos fontourenses. No segundo tempo, o Atlético veio com outra postura, mas logo sofreu uma baixa. O ala Nata acabou sofrendo um entorse no tornozelo esquerdo. O jogador precisou ser atendido pela equipe médica e foi encaminhado ao Hospital de Fontoura Xavier. Devido ao atendimento ao jogador do Atlético, a partida ficou paralisada por 15 minutos até o retorno da ambulância. Com o jogo reiniciado, o Atlético passou a ter mais posse de bola e a pressionar o time da casa, que se posicionou na marcação para explorar os contra-ataques. O tricolor candelariense empilhou chances, mas não conseguiu converter as oportunidades em gols. Somente o fixo Edmilson acertou quatro vezes a bola na trave e o goleiro Vinícius realizou três grandes defesas em chutes de média distância. Como quem não faz, leva, o Fontoura Xavier sacramentou a vitória novamente com Júnior Sartori, que escapou livre pela esquerda em contra-ataque e bateu no canto de Thiago, finalizando a partida em 5 a 2 para o Fontoura Xavier. A derrota quebrou a série invicta de 10 jogos do Atlético e deixou o tricolor pressionado no grupo 5.

Ao avaliar o resultado em entrevista para a Rádio Vida Nova FM, o técnico Douglas dos Santos Braga destacou que os erros na jogada de bola parada foram determinantes para o resultado. "Hoje o adversário foi merecedor, pois soube aproveitar os nossos erros. Agora é conversar na semana para corrigir o que deu errado e melhorar no próximo jogo", frisou. Sobre o jogo deste sábado, o treinador convoca o torcedor para apoiar a equipe candelariense. "É o trabalho do ano que está em jogo. Precisamos da vitória para seguirmos vivos e contamos com o torcedor para jogar junto com a gente", finalizou Braga. No outro jogo da chave 5, a OMF, de Carazinho, venceu o Três Coroas Futsal por 3 a 0, em Três Coroas. Com os resultados, a OMF lidera com sete pontos, seguido pelo Fontoura Xavier com seis pontos, Atlético com quatro pontos e Três Coroas, que ainda não pontuou. A partida entre Atlético x Fontoura Xavier acontece neste sábado, 29, às 20h, no Ginásio Municipal Gigante do Botucaraí. Os ingressos estarãos sendo comercializados na hora ao custo de R$ 10. Sócios do Atlético tem entrada gratuita. O duelo terá transmissão da Rádio Vida Nova FM. Além de Atlético x Fontoura Xavier, a rodada também terá OMF x Três Coroas, com início às 20h, em Carazinho.

As Escolinhas Korpus Futsal e Pró-Gol disputam neste domingo, 30, a fase de play-offs pelas quartas de final da UEF Cup 2018. As duas escolinhas candelarienses estarão no Ginásio Tigrão, em Arroio do Tigre, onde realizarão os seguintes jogos. Sub-07: Korpus x Democratas; Sub-09: Korpus x Democratas; Sub-11: 25 de Ju-

lho x Pró-Gol; Sub 13: Pró-Gol x Esmeralda; Sub-13: 25 de Julho x Korpus; Sub-15: Korpus x Esmeralda e Feminino: Korpus x Gaúcho. Os confrontos são jogos únicos e os vencedores avançam para as semifinais, que acontece em outubro. As partidas têm início às 08h30 pela manhã e 13h30 à tarde.

Corrida de Rua

Candelarienses se destacam em meia-maratona

DIVULGAÇÃO/FOLHA

Sabrina Ritzel de Almeida e Christiane Alves no pódio da meia-maratona feminina de 21 km, realizada no último domingo, em Santa Cruz do Sul

Três corredoras candelarienses se destacaram no último domingo, 23, na disputa da 1ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul. Sabrina Ritzel de Almeida e Christiane Alves obtiveram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na meia-maratona de 21 km, disputada pela primeira vez na cidade. A Meia-

Maratona Feminina foi vencida por Roberta Nozari, de Santa Cruz do Sul. Na rústica de 3km, a candelariense Daniela Schneider venceu na sua categoria, com o tempo de 17 minutos e 18 segundos. As três atletas são treinadas por Ricardo Ellwanger, da Academia Medida Certa.


10

POLÍCIA

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Tristeza

Final de semana violento no trânsito FOTOS: DIVULGAÇÃO • FOLHA

■ Diego Foppa diego@folhadecandelaria.com.br

Acidentes em Cachoeira do Sul e Candelária, resultaram nas mortes dos candelarienses Luan Borstmann, 21 anos, e Paulo Roberto Beskow, de 47 anos, e do portoalegrense Milton de Paula Nascimento, de 40 anos; além disso, várias pessoas ficaram feridas O último final de semana deixou um saldo de tristeza ao menos para duas famílias candelarienses que tiveram envolvimento em graves acidentes de trânsito na região. Os casos aconteceram entre a madrugada de sábado, 22, e a noite de domingo, 23, resultando em três mortes, sendo duas de moradores de Candelária, e diversos feridos. O primeiro caso ocorreu na madrugada de sábado, 22, na BR-153, no trecho conhecido como ‘descida da paineira’, em Cachoeira do Sul. Uma colisão frontal envolveu um Corsa com placas de Candelária que trafegava pelo sentido Cachoeira do Sul/ Novo Cabrais, e um Ford Fiesta, de Porto Alegre, que andava em direção oposta. Com a batida, o candelariense Luan Borstmann, de 21 anos, que conduzia o Corsa, e Milton de Paula Nascente, de 40 anos, que dirigia o Fiesta, morreram no local. Além disso, outras cinco pessoas tiveram ferimentos. Júlia Duarte, que era companheira de Luan, foi levada ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, para atendimento. Ainda no sábado, a jovem foi encaminhada ao Hospital Regional de Rio Pardo, que é referência regional em traumatologia. Até o fechamento desta edição, Júlia permanecia internada na casa de saúde, que não informou seu estado clínico. No carro de Nascente, ainda estavam o casal Vilnei Ferreira Gomes, de 56 anos, e Rosane Teresinha Nunes Machado, de 50 anos, e suas filhas Taís Machado Gomes, de 27 anos, e Viviane Machado Gomes, de 25. Todos eles foram levados ao HCB, mas apenas Taís permanecia internada até o fechamento desta edição. Segundo o HCB, seu estado de saúde era gravíssimo. Uma policial civil lotada em Paraíso do Sul seguia de carro logo atrás do Corsa e presenciou o acidente. Ela auxiliou nos primeiros socorros às vítimas e também acionou equipes de resgate. O Corpo de Bombeiros teve de fazer uso de desencarcerador

para retirar os corpos das ferragens. Técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Maria foram acionados pelo delegado Ricardo Milesi, titular da 1ª DP de Cachoeira do Sul. O levantamento servirá como base para a Polícia Civil apurar as causas do acidente. No domingo, 22, por volta das 22h, um grave acidente foi registrado no quilômetro 144 da RSC-287, em Candelária. A colisão frontal entre dois automóveis, sendo um deles uma Hyundai Tucson, de Fontoura Xavier, dirigida por Dalmara da Rosa Batista, de 35 anos, que trafegava no sentido Candelária/Novo Cabrais, e um Ford/Ka, de Candelária, que seguia na direção oposta, acabou resultando na morte de Paulo Roberto Beskow, de 47 anos, que dirigia o Ka. Com o impacto, o veículo desceu um barranco e foi parar em um matagal às margens da rodovia. Já a Tucson capotou sobre a via. Ambos os condutores dos carros foram levados ao Hospital Candelária. Beskow não resistiu aos ferimentos e morreu na casa de saúde. Sua esposa, Ana Cristina Freitas, de 37 anos, e sua filha de Júlia Gabriela Beskow, de 11 anos, também tiveram ferimentos e foram trazidas ao Hospital Candelária. A mulher foi medicada e liberada, enquanto a criança foi transferida ao Hospital de Rio Pardo, onde recebeu alta na manhã de ontem, 27, segundo informou o hospital. A condutora da Tucson também teve ferimentos e foi medicada em Candelária. Depois, ela foi liberada. Segundo o delegado titular da DP de Candelária, Rodrigo Marquardt da Silveira, uma perícia nos veículos e um exame de necropsia na vítima fatal foram solicitados para auxiliar nas investigações. Além disso, o delegado salientou que as pessoas envolvidas no acidente serão ouvidas. ATOS FÚNEBRES – Luan Borstmann, popularmente conhecido como Negão, foi velado na Capela São Joaquim, na comunidade Católica de Candelária. O sepultamento ocorreu no sábado, 22, no Cemitério Municipal do Bairro Marilene. Ele deixou enlutados sua companheira, pais, irmãos e demais familiares. Já o corpo de Paulo foi velado na Capela Santa Ana, da Comunidade Católica de Candelária e o sepultamento ocorreu na segunda, 24. Beskow deixou enlutados a esposa, três filhos, mãe, cinco irmãos e demais familiares.

Colisão na ‘descida da paineira’, em Cachoeira do Sul, resultou na morte de Luan Borstmann (ao lado) e Milton de Paula Nascente FOTOS: ARZÉLIO STRASSBURGER • BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

Com o impacto, Ford/Ka conduzido por Paulo Roberto Beskow (ao lado) acabou parando em um matagal; motorista morreu no Hospital Candelária

Homem é preso por embriaguez no volante No início da manhã de domingo, 23, um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado no quilômetro 138 da RSC-287, próximo ao Posto Lago Azul, em Candelária. O choque aconteceu por volta das 6h, entre um Ford/Fiesta, de Candelária, e um Renault/Sandero, de Agudo, conduzido por Zairo Claudir Friedrich, de 54 anos. Paulo Roberto Lopes, de 35 anos, que conduzia o carro com placas de Candelária, seguia no sentido Santa Cruz do Sul/Candelária, quando teria invadido a pista contrária e colidido com o Sandero, que vinha no sentido contrário. Ambos os condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, que apontou negativo para o motorista do veículo de Agudo e 0,52 miligramas para Lopes. Com isso, o motorista foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Estadual de Candelá-

Acidente envolveu um Ford/Fiesta e um Renault/Sandero

ria. Durante a tarde de ontem, 27, ele recebeu o direito de responder ao processo em liberdade. Daniel Moreira Moraes, de 26 anos, e José Régis dos Santos, 24 anos, que também estavam no Ford/Fiesta, tiveram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital Candelária, onde foram atendidos e liberados. No veículo de Agudo, além do motorista Zairo, que

não se feriu, estavam Luciana Binder Friedrich, 41 anos e Ismael Binder, 23 anos. Eles foram examinados no Hospital Candelária e liberados. INVESTIGAÇÃO – Conforme a Polícia Civil, que investiga o caso, Lopes deverá ser indiciado por lesão corporal culposa e embriaguez. Segundo o delegado, testemunhas serão ouvidas.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

11

POLÍCIA

FOLHA DE CANDELÁRIA

Júri

Novo Cabrais

Acusado de homicídio é condenado a 13 anos e meio de prisão

Agência dos Correios é assaltada pela terceira vez no ano

DIEGO FOPPA • FOLHA

Em júri realizado na manhã da última segunda, 24, no Fórum da Comarca de Candelária, Peterson Gass, de 24 anos, foi condenado por homicídio qualificado a 13 anos e seis meses de prisão. O réu, que negou ter cometido o crime, era acusado de matar com disparos de arma de fogo, Valdir do Nascimento, de 32 anos, em dezembro de 2016, no bairro Ewaldo Prass. Os trabalhos da sessão foram presididos pelo juiz Celso Fialho Fagundes. Na acusação, atuou o promotor de Justiça Martin Albino Jora, enquanto a defesa foi feita pelas advogadas Daiane Susin, Arlete Teixeira da Silveira e Carolina Teixeira da Silveira. A defesa tem até a próxima segunda, dia 1º, para re-

correr da decisão da Justiça. Após o júri, que teve o Conselho de Sentença formado por quatro homens e três mulheres, Gass foi encaminhado por agentes do Susepe ao Presídio Regional de Santa Cruz Sul, onde está preso desde junho de 2017. ENTENDA – Valdir foi morto na tarde de 16 de dezembro de 2016. A vítima estava em sua residência quando dois indivíduos chegaram em frente à casa tripulando uma motocicleta. O caroneiro teria descido, se aproximado de Nascimento e o surpreendido com diversos disparos efetuados por arma de fogo. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Candelária, onde acabou morrendo devido à gravidade dos ferimentos.

Peterson Gass: réu foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul

Um homem armado assaltou a agência dos Correios de Novo Cabrais, localizada na Avenida 28 de Dezembro, no centro, na manhã da última sexta, 21. Por volta das 9h, o bandido chegou ao local de maneira discreta no momento em que não havia nenhum cliente no estabelecimento, rendeu o atendente e pediu que ele abrisse o cofre. Como o equipamento possui retardo, o criminoso levou o servidor até uma repartição da agência e amarrou suas mãos com fita adesiva. Em seguida, ele fugiu levando o celular da vítima e o dinheiro do caixa, cerca de R$ 140. Posteriormente, o próprio

servidor conseguiu se soltar e acionar a Brigada Militar de Novo Cabrais e Polícia Federal de Santa Maria, que irá investigar o caso por se tratar de um órgão Federal. Segundo a Polícia Civil de Cabrais, o assaltante era negro, media aproximadamente 1m80 e usava roupa cinza, com faixas refletivas, semelhante a um uniforme utilizado por eletricistas. A agência retomou o atendimento ao público na última segunda, 24, porém, somente com serviços de correspondência. Este foi o terceiro assalto contra a agência do município. O primeiro caso havia acontecido em fevereiro e o segundo em julho.

Presídio de Candelária

Violência

Uma crueldade inexplicável contra um animal indefeso. Isso é o que se pode dizer sobre um caso de maus-tratos contra uma cachorra que veio à tona na manhã da última terça, 25, após o fato ser publicado na página ONG S.O.S Bichos Candelária, em sua página na rede social Facebook. O acontecimento gerou uma onda de comentários revoltados com tamanha barbárie contra o animal. Segundo a organização protetora dos animais, a entidade e os Bombeiros Voluntários de Candelária teriam sido acionados até a esquina da rua Borges de Medeiros com a rua Botucaraí, no local conhecido como Bico do Arado, após receber denúncias de que um homem havia agredido uma cachorrinha com golpes de facão. Ao chegarem ao local, encontraram o animal ferido na cabeça em decorrência dos golpes. A cadela foi socorrida com vida e encaminhada para a clínica veterinária Animedic para atendimento médico. Durante a tarde, o animal passou por cirurgia para reconstrução do local atin-

REPRODUÇÃO • FACEBOOK

Jovem é presa tentando entrar Cachorra é alvo de maus-tratos no Bico do Arado com maconha na vagina Uma jovem de 20 anos acabou sendo presa em flagrante, ao tentar entrar no Presídio Estadual de Candelária para visitar um detento com uma quantidade de 4,58 gramas de maconha na vagina. O fato acabou sendo descoberto durante revista feita na mulher por uma agente penitenciária. A droga estava coberta com papel laminado. Com isso,

Julieli da Silva Laguna foi conduzida até a Delegacia de Polícia Civil de Candelária, onde teve a prisão em flagrante homologada por tráfico. Após, ela foi encaminhada ao Presídio Estadual de Candelária. Cerca de uma hora depois, ela recebeu a liberdade provisória da Justiça, tendo que cumprir algumas condições estabelecidas.

Animal passou por cirurgia e está se recuperando

gido, sendo após encaminhado aos cuidados de uma das voluntárias no pós-operatório. Conforme a ONG, o animal vem se recuperando bem, mas seu estado ainda é considerado grave, devido à gravidade dos ferimentos. Uma das voluntárias da ONG, Fabíola Freitas Henker, salientou que durante o sábado, 29, a cachorra também passará por uma consulta com um oftalmologista, que atenderá o animal voluntariamente, para saber se a cadela corre algum tipo de risco. “Ela

continua sendo medicada com antibióticos e colírio”, resumiu Fabíola. BOLETIM DE OCORRÊNCIA – Fabíola adiantou que o caso será registrado na polícia, através da Delegacia Online, para que a Polícia Civil de Candelária investigue o caso. “Até o animal se recuperar bem, ele ficará sob responsabilidade da ONG, recebendo todos os cuidados necessários”, disse. Após o período de recuperação, a cachorra deverá estar disponível para adoção.

Plantão de polícia Furto

Furto 2

O Jornal de Candelária, localizado na rua Senador Pinheiro Machado, foi alvo de furto. O estabelecimento teve sua janela arrombada e durante a ação criminosa foram levados uma câmera fotográfica Nikon, um televisor 29 polegadas, um aparelho celular Nokia, duas bermudas, um molho de chaves e aproximadamente R$ 60. A suspeita é que o crime tenha sido cometido na madrugada do final de semana.

Na última sexta, 21, a empresa Líder Embalagens, localizada na rua 15 de Novembro, em Candelária, foi alvo de furto. Câmeras de segurança flagraram um indivíduo que estava de bicicleta, portando muletas, quebrar a vidraça do local e subtrair cinco barras de chocolate. O suspeito já está identificado pela Polícia Civil, que investiga o crime.

CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 13/18 OBJETO: Concessão de direito real de uso do Balneário Carlos Larger. Data da Abertura: 05/11/2018 às 9h. ALTERAÇÃO DO PREGÃO 32/18 O Prefeito Municipal de Candelária comunica aos interessados que fica alterada a alínea 'c' do item 7.1. DA HABILITAÇÃO. Devido à alteração, a data de abertura passa a ser em 11/ 10/2018, às 9h, demais cláusulas permanecem inalteradas. RESULTADO FINAL PREGÃO PRESENCIAL 30/18 O Prefeito de Candelária, torna público aos interessados que ficam registrados os preços para aquisição de tubos de PVC, conforme relações disponíveis no site www.candelaria.rs.gov.br, base no art. 15, § 2º, da Lei 8.666/ 93 e posteriores alterações. INFORMAÇÕES: Editais www.candelária.rs.gov.br

completos

Candelária, 27 de setembro de 2018. PAULO ROBERTO BUTZGE Prefeito Municipal

no

site


12

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Horóscopo Espelho da Vida estreia com elogios na web O capítulo de estreia de "Espelho da Vida" teve como destaque as personagens femininas da nova novela das sete e suas atrizes. Vitória Strada, Alinne Moraes e Kéfera Buchmann, fazendo sua estreia em novelas globais como Mariane, foram os nomes mais elogiados nas redes sociais. A novata, aliás, ficou com o nome dos Trending Topics, assim como a trama. "Fiquei surpreso com a atuação de Kéfera. Tem tudo pra ganhar como atriz revelação no melhores do ano", opinou um sobre a artista, cujo canal no Youtube será mantido mesmo com a atuação na novela. "Me surpreendi com a Kéfera! Isso porque é só o primeiro capítulo", afirmou outro. "Ainda vai demorar muito para me acostumar ficar sem 'Orgulho e Paixão', mas tô tão feliz pela @Kefera está estreando sua primeira novela", tuitou um terceiro.

Atuação de protagonista é elogiada

Vitória Strada: “um cristal de atuação”

Protagonista do enredo e substituta de Isis Valverde na novela, Vitória Strada teve seu talento destacado nas redes. "Quero enaltecer a atuação da Vitória Strada, um cristal da atuação, meu crush nela tá fortíssimo", "Linda estreia de 'Espelho Da Vida'! Estou encantado por Vitória Strada, pela fotografia e trilha sonora" e "A trilha é linda. A fotografia (do sonho da Cris) e as locações idem. Vitória Strada nem se fala. Amém Jhin!" foram algumas das postagens sobre o trabalho da jovem.

Marocas rejeita Samuca após beijo no hospital. 'Foi reflexo'

Beto ataca Karola ao descobrir roubo de Valentim. 'Ordinária!'

Marocas ( Juliana Paiva) vai se fazer de difícil com Samuca (Nicolas Prattes) depois que fizer o ex-noivo sair do coma e ter um outro beijo roubado pelo mocinho. "Só lhe perdoo a ousadia do beijo porque está frágil, adoentado", diz a mocinha. Samuca lembra que ela correspondeu ao beijo. "Você me beijou também! Isso até um 'adoentado' como eu percebe!", dispara o rapaz. "Foi um reflexo impensado...", diz, tentando minimizar o clima romântico. De repente, Betina (Cleo) aparece. "Isso mesmo, Marocas, vai nessa", diz, surpreendendo a ex-congelada. "Desde quando está aí, camuflada como uma serpente?", pergunta. "Acabei de chegar, querida. Anda, pode ir, eu cuido do Samuca!", responde Betina. "Eu digo quem fica e quem sai", interrompe Samuca. Mas Marocas resolve dar um basta. "A partir de agora, sou eu quem decide os rumos da minha vida. Eu sou a capitã da minha alma. Eu lhe desejo melhoras, Samuel", diz, decidida.

Beto Falcão (Emilio Dantas) por pouco não vai agredir Karola (Deborah Secco) depois de descobrir que a ex-mulher foi uma das sequestradoras do filho, Valentim (Danilo Mesquita), quando ele ainda era bebê. Mas a vilã vai tremer na base ao ser encarada pelo cantor. "Eu já sei de tudo, Karola! Eu sei que Valentim é meu filho com Luzia. Ele é o bebê que você roubou", afirma. Karola segue se fazendo de sonsa. "Loucura, né, Karola? Absurdo mesmo! Também achei. Rosa abriu o segredo que vocês guardavam a sete chaves! Era com isso que ela te chantageava, não era?", enfatiza Beto. Nesse momento, furioso, parte para cima da vilã. "Não encosta em mim! Cê tá louco de pedra! Eu tô com medo de você! Medo, Beto", grita, aflita, recolhendo sua bolsa e indo na direção da saída do casarão. "Peraí, cê acha que tá indo aonde? Se você fugir é aí que tá reconhecendo sua culpa", aponta ele. "Ah, vá a merda, Beto Falcão", finaliza Karola.

Emílio ajuda Dom Sabino e planeja golpe do baú em Marocas Após Vanda (Lucy Ramos) descobrir que a empresa SamVita foi construída nos terrenos do ex-congelado Dom Sabino, Emílio ( João Baldasserini), que estará defendendo a causa do patriarca dos Sabino Machado na Justiça, decide alegar que as terras foram adquiridas pelo nobre ainda no século XIX, antes de serem congelados, pertencendo a ele até os dias de hoje, para desespero do empresário, que se vê ameaçado pelo fazendeiro. O advogado vai ser responsável por tornar o fazendeiro um homem rico de novo nos próximos capítulos. Entretanto, a generosidade de Emílio, que já beijou a mocinha a força, estará abastada de más intenções, uma vez que o plano maior do vilão é apenas ganhar a confiança do ex-congelado para se casar com Marocas ( Juliana Paiva) e dar o golpe do baú.

Emílio: cheio de más intenções

Remy não morreu! Laureta armou plano para destruir Luzia

Uma reviravolta está prestes a acontecer: Remy ( Vladimir Brichta) está vivo e volta milionário nos próximos capítulos da novela. Laureta (Adriana Esteves) foi responsável por armar a falsa morte do irmão para destruir a vida de Luzia (Giovanna Antonelli). A cafetina dopou Remy e fez furos no caixão para que ele respirasse durante o velório. O delegado Viana (Carlos Betão) ajudou a vilã com o plano. Remy volta milionário. Isso porque o traficante e Laureta ficaram com o dinheiro dado por Karola (Deborah Secco) e de boa parte da quantia que Luzia levou para pagar o chantagista. No total, o irmão de Beto embolsa R$ 7,7 milhões.

ÁRIES Esta semana você se sentirá sob os holofotes, seja no ambiente profissional ou no ambiente doméstico, porque parece que as suas iniciativas não estão dando muito certo. TOURO Você está com a mente clara e repleta de novas ideias que poderá implantar com relativo sucesso se não tiver pressa de alcançar os seus objetivos. GÊMEOS Nesta semana você sentirá a sua mente mais alerta e isso o ajudará a resolver aquelas tarefas mais difíceis que tanto atrapalham o seu dia a dia. CÂNCER Nesta semana a Lua Nova lhe oferece a possibilidade de fazer novas parcerias e concluir novos relacionamentos que lhe serão muito úteis para seguir adiante com seus projetos profissionais. LEÃO Esta será uma semana muito agradável para o leonino que desfruta das energias solares e da energia renovadora da Lua Nova. VIRGEM Você pode ter experimentado alguma dificuldade para implantar os seus sonhos, porque não conseguia enxergar claramente quais seriam as prioridades.

LIBRA Com o ingresso do Sol em Libra você se sentirá renovado e cheio de novas energias para poder implantar seus projetos pessoais. ESCORPIÃO Você deve aproveitar a presença dos dois planetas benéficos, Júpiter e Vênus, no seu signo, pois irá chover em sua horta. SAGITÁRIO Você terá ótimas oportunidades para conseguir o crescimento e o sucesso num próximo futuro e por essa razão deve implantar desde já os seus projetos pessoais. CAPRICÓRNIO Por causa de sua atitude aberta e amigável as pessoas ao seu redor reagem de forma positiva. AQUÁRIO O seu equilíbrio mental depende da forma com a qual você encara os desafios e com Marte nos primeiros graus de seu signo e em tensão a Júpiter, você terá tendência a reagir de forma exagerada a qualquer obstáculo que atrapalhe o seu caminho. PEIXES Você continua cheio de dúvidas e nem sempre pode decidir com clareza o rumo a seguir.

Inspiratu Seja humilde Um médico entrou no hospital com pressa depois de ser chamado… é uma cirurgia de urgência. Ele respondeu à chamada o mais rápido possível, trocou de roupa e foi direto para centro cirúrgico. Ele encontrou o pai do menino indo e vindo na sala de espera do médico. Depois de vêlo, o pai gritou: “Por que você levou todo esse tempo para vir? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Você não tem senso de responsabilidade?” O médico sorriu e disse: “Lamento, eu não estava no hospital e vim o mais rápido que pude depois de receber a ligação… E agora eu gostaria que você se acalmasse para que eu possa fazer meu trabalho.” “Acalmasse? Se fosse seu filho que estivesse nesta sala agora, iria se acalmar? Se o seu próprio filho morresse agora o que você iria fazer?”, disse o pai com raiva. O médico sorriu novamente e respondeu: “Eu vou dizer o que disse Jó na Bíblia Sagrada: Do pó viemos e ao pó voltaremos. Bendito seja o nome de Deus. Os médicos não podem prolongar a vida. Vá e interce-

da por seu filho, vamos fazer o nosso melhor pela graça de Deus.” “Dar conselhos é fácil”, murmurou o pai. A cirurgia levou algumas horas e, depois que o médico saiu feliz, “Graças a Deus! Seu filho está salvo!” E, sem esperar a resposta do pai, o médico saiu correndo. “Se você tem alguma dúvida, pergunte à enfermeira”, disse o médico.” “Por que ele é tão arrogante? Ele não podia esperar alguns minutos para que eu pudesse perguntar sobre o estado do meu filho?”, comentou o pai ao ver os enfermeiros minutos depois que o médico saiu. A enfermeira respondeu, com lágrimas descendo seu rosto: “O filho do doutor morreu ontem num acidente, ele estava no enterro, quando o hospital o chamou para a cirurgia de seu filho. E agora que ele salvou a vida de seu filho, ele saiu correndo para terminar o enterro do filho dele... Nunca julgue o outro, porque você nunca sabe como sua vida é, o que está acontecendo ou o que ele está passando. www.mensagemdereflexao.com.br


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

13

Meio Ambiente

Alunos da Apae participam do projeto Planeta Vivo e recebem mudas de árvores LUCIANO MALLMANN - FOLHA

■ Luciano Mallmann lucmallmann@hotmail.com

Entrega de mudas é a continuidade dos projetos de Iria Faber voltados à preservação da natureza Talvez não seja consenso, mas nada impede de pensar que toda manifestação de vida é perfeita, seja ela em forma humana ou mesmo em uma existência mais singela, como uma simples folhagem. Mesmo um simples broto, seja de que espécie for, em sua aparência de fragilidade, já possui um sentido definido em si, bem como um destino, que é o de crescer e produzir flores ou frutos. Já a respeito do ser humano, um filósofo certa vez escreveu que o homem constitui o mais elevado entre os seres da Criação, pelo fato de ser perfectível, isto é, por possuir a capacidade de evoluir sempre mais - e esse é um dom que todos, independentemente do contexto, possuem no mais alto grau. Considerando esse modo de ver, é preciso admitir que existem no mundo pessoas que, extremamente especiais, conseguem levar os seus semelhantes a amar de uma forma mais ampla, justificando assim sua vida através de uma virtude que, além de rara, muitas vezes existe de maneira insuspeitada. Diante disso, pode-se perguntar: existe dom mais elevado, ou existência justificada com maior êxito, que esse de possibilitar ao outro amar com uma plenitude que se acreditava até mesmo inatingível? Pois, entre os amores, também há os que não cabem em si. A ensolarada manhã de quarta, 19 de setembro, parecia feita sob medida para a entrega, feita pela candelariense Iria Faber, de 37 mudas de árvores exóticas e frutíferas para alunos da APAE - Associação de Pais de Amigos de Excepcionais. Entre os objetivos mais imediatos, está esclarecer os alunos sobre a urgente necessidade da valorização e proteção do meio ambiente, bem como de todo o planeta, tão maltratado nas últimas décadas. Conduzida pela coordenadora Cleidi Limberguer Marion, auxiliada pelas professoras Simone Ellwanger e Carla Graziela Porto Machado, uma pequena solenidade reuniu pais de alunos e membros do Horto Medicinal Girassol e do Projeto Planeta

Vivo. Na pauta, palavras breves, porém significativas, serviram como introdução para o imenso significado contido no gesto aparentemente simples de realizar a entrega em mãos, por Iria Faber, de uma muda a cada aluno. Desse modo, chegou ao fim a primeira etapa de um processo que incluiu produzir sementes e plantar árvores, que os presentes, nessa data, levaram para colocar em prática em sua rotina. A partir desse momento, a tarefa fica por conta dos alunos da APAE e de seus pais. Depois do plantio, a própria natureza se encarregará do desenvolvimento de cada muda. Entre os assuntos, também foi mencionada a visita que alunos da APAE fizeram recentemente ao horto medicinal, no Passa Sete, cuja atmosfera foi descrita pela coordenadora Cleidi como algo mágico, um lugar onde uma natureza totalmente livre de impurezas ou agentes tóxicos consegue infundir ao ambiente características quase primitivas, como se, naquela pequena extensão de terra, tudo fosse datado de tempos anteriores à degradação trazida pelo processo civilizatório. É nesse ambiente que tem lugar a sintonia entre Iria e o mundo natural. Interrogada sobre essa sua conexão quase mística com a natureza, a dona de casa, sem se dar conta, faz seus lábios verterem mel ao ensinar que "a natureza é perfeita. Ela não trai e dá sempre a resposta certa.". Ela concorda que o lugar onde vive tem algo que atrai as pessoas - assim como ela própria. Cita como exemplo um grupo de argentinos que, somente neste ano, já esteve no horto por três vezes. De acordo com suas palavras, se repetiram a visita, foi não apenas pela empatia, mas por lá terem encontrado uma comunidade alternativa. "E também pela acolhida", completa. Quanto aos objetivos do projeto Planeta Vivo, Iria muda o tom de voz e se torna enfática: "Queria que todos ficassem preocupados com a conservação da natureza. Porque só temos um planeta. Ele pede socorro e são poucos os que se dão conta. Existe muito mais destruição do que preservação." É por isso que, de forma sistemática, o grupo ligado ao projeto tem doado mudas de árvores frutíferas e ornamentais a diferentes entidades e

Iria Faber: "Meu desejo é que todos se preocupem com a conservação da natureza. Só assim o mundo seria melhor"

instituições, bem como a pessoas da comunidade. No último mês de março, foram 40 mudas para a Escola São Paulo. Em maio, foi doada uma muda para cada vereador de Candelária. Está prevista também, para breve, uma entrega para os alunos do pré-escolar da Escola Max Sperling. Iria prossegue: "Se 10% das pessoas tivessem essa noção, o mundo seria melhor. Existem coisas que estou plantando que não vou ver - deixo para as gerações que estão por vir. Mas eu também estou colhendo muitas coisas que outros plantaram mesmo antes de eu nascer", afirma. Para a concretização de seus sonhos - não se poderia descrever de outra maneira a realização de coisas que tantos nem sequer cogitariam, e que enriquecem tudo à sua volta de um modo inestimável - Iria Faber, além dos familiares, conta com o precioso auxílio do grupo de mulheres do Horto Medicinal Girassol, do projeto Planeta Vivo, da Afecan, do Colégio Lepage, da Agroverde, da Emater, do Sicredi, Posto Esquinão, Sindi-

catos (Rural e dos Trabalhadores Rurais), Prefeitura, Câmara de Vereadores e, a partir de agora, da Apae.. Sobre sementes, bem como sobre plantar e colher, existem muitos provérbios. Porém, quando se trata de descrever o trabalho abnegado de uma mulher cuja identificação com a natureza permite até o surgimento de histórias comprovadas, verídicas, envolvendo a sua intensa ligação afetiva (devidamente correspondida) com um beija-flor uma das espécies mais esquivas entre as pequenas aves silvestres -, a mente pode ser capaz de interrogar a si mesma sobre até onde vai o bom senso e em que ponto começa uma forma bastante inocente de fantasia. Mas esse não parece ser o caso de Iria Faber, a cidadã pé no chão. Porém, ela mesma tem consciência de que sua relação com a natureza transcende - e às vezes muito - os limites do real, sem que em momento algum, contudo, deixe de ser verdadeira. É a sabedoria de uma mulher realista que diz

que ninguém vive só de semear. A natureza, como ela mesma diz, é fiel, mas a resposta que essa senhora espera é da comunidade, na forma de um abraço à causa da natureza, que pede socorro. E ela está coberta de razão. Pois, vivendo em uma realidade informatizada, as pessoas, mesmo estando sempre conectadas a uma rede - ou exatamente por causa disso -, perdem-se de vista, e mesmo os laços mais fortes arriscamse a ficar fragilizados. A tecnologia, entre outras definições, pode ser vista como um recurso para transmitir dados e informações - porém, onde estão esses conteúdos, onde está a sabedoria, a lucidez, que deveriam, a rigor, resultar desse uso, ou serem veiculadas por esse imenso aparato tecnológico? À margem de tudo isso, é preciso ter um ouvido apurado para perceber um gemido que, vindo das profundezas, diz respeito a todos nós. Até quando a terra, que sempre deu tanto e jamais recebeu algo em troca, irá suportar tanta indiferença?


14

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Recurso

Luto

MPT reverte R$ 35 mil para projetos de prevenção ao trabalho infantil em Candelária

Candelária se despede de Lauro Oliveira

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul reverteu R$ 35 mil ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICA) de Candelária, para implementação de políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente, inclusive quanto à prevenção e combate ao trabalho infantil no Município. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é responsável pela deliberação dos recursos destinados ao Fundo e fiscalização. A cidade é uma das integrantes do MPT na Escola, eixo educacional do projeto estratégico "Resgate a Infância" do MPT, voltado ao combate ao trabalho infantil. O valor revertido decorre de multa, paga pela SS Shoes, de Candelária, por descumprimento de termo de ajuste de conduta

(TAC). A destinação foi acordada pela procuradora do MPT em Santa Cruz do Sul, Enéria Thomazini. A SS Shoes tem 270 empregados. As cláusulas descumpridas do TAC são referentes à realização de horas extras além do limite legal de duas horas diárias e à não concessão de intervalos interjornada e intrajornada. O TAC foi firmado originalmente em julho de 2014. O descumprimento foi verificado por inspeção fiscal do Ministério do Trabalho (MT) em outubro de 2017, quando foram lavrados cinco autos de infração e substituídas e adequadas máquinas em desacordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 12. A empresa fica sujeita à cobrança de novas multas em caso de novos descumprimentos. (Com informações da AI do Ministério Público do Trabalho do RS)

DIVULGAÇÃO / FOLHA

Faleceu na última terça, 25, aos 73 anos, o candelariense Lauro José de Oliveira. Conforme informações repassadas por familiares, ele estava em sua residência, na praia de Xangri-lá, no litoral norte, quando teria passado mal. Lauro foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Lucas da Puc, em Porto Alegre. O candelariense chegou a ser internado, mas não resistiu a um acidente vascular cerebral (AVC). Como Oliveira sofreu morte encefálica, a família decidiu doar os órgãos, que seriam retirados para auxiliar pessoas que necessitavam de um transplante. Porém, exames constataram que, devido ao quadro clínico, ele havia contraído uma infecção. Diante do diagnóstico, os médicos decidiram não realizar o procedimento cirúrgico para retirada dos orgãos. Após, o corpo foi encaminhado para os atos fúnebres, que foram realizados na Capela Santa Ana, em Candelária. Na manhã de ontem, 27, o esquife foi encaminhado para cremação no Crematório Cristo Rei, em São Leopoldo. Bastante conhecido em Can-

delária, Lauro José de Oliveira foi proprietário de uma lavagem no município. Em 1981 ele foi um dos fundadores da Associação dos Alcoólicos Anônimos, ajudando muitas pessoas a superar o vício da bebida alcoólica. Oliveira também era um apaixonado pelo esporte. Durante muitos anos ele atuou como árbitro em competições esportivas de futebol e futsal no município. Torcedor do Sport Club Internacional, estava sempre presente nos jogos do clube em Porto Alegre. Nos dias 05 e 06 de abril de 2014, ao lado dos filhos, Lauro Oliveira acompanhou a programação de reinauguração do novo Lauro José de Oliveira tinha 73 anos Estádio Beira Rio, que foi relatada pela Folha em pescar no mar, uma de suas matéria veiculada na época. paixões. Ele deixa enlutados a Após se aposentar, Lauro es- esposa, Ladi Loewe de Oliveitava residindo há oito anos ra, os filhos Demetrius, Paola, com a esposa na praia de Xan- Marielle e Michele, demais fagri-lá, onde tinha o hábito de miliares e amigos.

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº032/2018 Aquisição de material de informática, mobiliário, aparelhos e outros para os projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Abertura: 15/10/2018, às 9:30 horas. Informações na Av. 12 de maio, 370, fones (51) 3725:1200/1070, e-mail: licita@pmcerrobranco.rs.gov.br ou site: www.pmcerrobranco.rs.gov.br. Cerro Branco, 28 de setembro de 2018. JORGE LUIZ HOFFMANN PREFEITO MUNICIPAL

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 007/2018 EDITAL Nº066/2018 PAULO ROBERTO BUTZGE, Prefeito Municipal de Candelária, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos do Edital Nº053/2018, Processo Seletivo Simplificado Nº007/2018, TORNA PÚBLICO o que segue: 1. A Publicação da Relação Classificatória Final, já com os critérios de desempate (idade), do Processo Seletivo Simplificado Nº007/2018, aberto através do Edital Nº053/2018, que após análise, e aplicado os critérios de desempate e não havendo a interposição de nenhum recurso no prazo legal, segue a listagem classificatória final abaixo:

Candelária, 28 de setembro de 2018. PAULO ROBERTO BUTZGE Prefeito Municipal


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

REGIÃO

15

EDITAL TOMADA DE PREÇOS Nº002/2018 - Execução da construção (complementação) da Unidade Básica de Saúde no Bairro Rio Branco com fornecimento de material e mão de obra. Abertura dia 18/10/2018 às 09:30 hrs. Informações Av. 12 de maio, 370, pelos fones (0xx51) 3725:1200/1070, e-mail: licita@pmcerrobranco.rs.gov.br ou site:www.pmcerrobranco.rs.gov.br.

ATA DA 32ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 24/09/2018 6ª LEGISLATURA - 2º Período Legislativo do Ano de 2018.

Cerro Branco, 27 de setembro de 2018.

Aos 24 dias do mês de setembro de dois mil e dezoito, às 18:00 horas, em sua sede, a Câmara Municipal reuniu-se em Sessão Ordinária. Com número regimental e invocando a proteção de Deus, a Senhora Presidente, Vereadora Angélica de Franceschi, declarou abertos os trabalhos da presente. Abertura, chamada dos Senhores Vereadores, sendo verificada a existência de quórum total. A Senhora Presidente solicitou ao Vereador Pedro Henrique Gewher que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada. Foi colocada em votação a ata da sessão ordinária 031/2018 do dia 17/09/2018. Aprovada.

Jorge Luiz Hoffmann Prefeito Municipal

ATA DA 31ª SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17/09/2018 6ª LEGISLATURA - 2º Período Legislativo do Ano de 2018. Presidente: Angélica Cerentini Vereadores: Adriano André Moura, Álvaro Scheffel, Delcio Maus, José Mauro de Arreal, Odir da Rosa, Pedro Henrique Gewher, Renildo Schaurich, Silomar Garcia Silveira. Aos 17 dias do mês de setembro de dois mil e dezoito, às 18:00 horas, em sua sede, a Câmara Municipal reuniu-se em Sessão Ordinária. Com número regimental e invocando a proteção de Deus, a Senhora Presidente, Vereadora Angélica de Franceschi, declarou abertos os trabalhos da presente. Abertura, chamada dos Senhores Vereadores, sendo verificada a existência de quórum total. A Senhora Presidente solicitou ao Vereador Odir da Rosa que fizesse a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada. Foi colocada em votação a ata da sessão ordinária 030/2018 do dia 10/09/2018. Aprovada. Grande Expediente – ninguém inscrito. Tribuna Livre – ninguém inscrito. Ordem do dia: Pedidos de Providencias Nº 52/2018. Vereador Álvaro Luiz Scheffel, para que providencie o patrolamento e limpeza de bueiros da estrada geral que inicia no Rincão Bonito e termina no fim da Linha Pfeiffer, na propriedade de Marcos Schultz, incluindo também a localidade conhecida como Cerro, da Linha Pfeiffer. APROVADO. Projeto de Lei nº 074/2018. Que Cria vaga Para Atendente de Creche E Dá Outras Providencia. APROVADO. Projeto de Lei nº 075/2018. Que autoriza a Abertura De Credito Especial Por Excesso de Arrecadação e da Outras Providências. APROVADO. Projeto de Lei nº 077/2018. Que autoriza a Abertura De Credito Especial Por Excesso de Arrecadação e da Outras Providências. APROVADO. Projeto de Lei nº 078/2018. Que autoriza a Abertura De Credito Especial Por Redução e da Outras Providências. APROVADO. Projeto de Lei nº 079/2018. Que Autoriza o Poder Executivo a contratar Servidor em Caráter Emergencial Servidor e da Outras Providências. APROVADO. Projeto de Lei nº 080/2018. Que autoriza prorrogar contrato decorrente da Lei Municipal Nº.2026/2018 de fevereiro de 2018 que Autoriza o Poder Executivo a contratar Servidor em Caráter Emergencial Servidor e da Outras Providências. APROVADO. Explicações Pessoais – Ninguém inscrito. COMUNICADOS DA PRESIDÊNCIA: Sem mais assuntos a tratar, deu por encerrada a sessão as 19h00min, convocando os nobres vereadores para a próxima sessão ordinária que se realizará no dia 24 de setembro de 2018 às. Assim, declarou encerrada a presente sessão, a qual foi presidida pela Presidente da Câmara, Vereadora Angélica M C de Franceschi, e secretariada pelo Vereador Renildo Schaurich, a qual determinou que fosse lavrada a presente ata pela servidora da Câmara, Júlia Pasqualini, cuja ata, após lida e aprovada, será assinada por mim e todos os presentes.

Presidente: Angélica Cerentini Vereadores: Adriano André Moura, Álvaro Scheffel, Delcio Maus, José Mauro de Arreal, Odir da Rosa, Pedro Henrique Gewher, Renildo Schaurich, Silomar Garcia Silveira.

Grande Expediente – Vereador Pedro Henrique Gewher – O vereador cumprimentou a todos os presentes, parabenizando em primeira mão o CTG Presilha Pampeana pela semana farroupilha, começando pelo sucesso que foi a janta da ovelha e costelão no dia 15, então deixou os parabéns a patronagem na pessoa do patrão Edson Sobrosa, pessoal da cozinha, da copa, quem serviu a carne e principalmente os assadores que desde cedo enfrentaram a fumaça para deixa a carne no ponto. Parabenizou também ao novo prendado do CTG Presilha Pampeana e também os grupos de danças adulto e infanto juvenil das invernadas artísticas. No domingo dia 16 ocorreu a ronda crioula, na escola municipal Edemundo Fontoura da Mota, parabenizando pela organização todos os envolvidos, pelas apresentações da invernada infanto juvenil do CTG Presilha Pampeana e do CTG Sentinela dos Pampas de Candelária, pelas escolhas das novas prendinhas e principalmente parabenizou a diretora Graziele Fabiane Rickert. Tribuna Livre – ninguém inscrito. Ordem do dia: Pedido de Providência Nº 53/2018. Vereador Silomar Garcia Silveira, Que o Poder Executivo Municipal promova a terraplenagem no Corretor dos Dutra, na Localidade de Capão do Veado, em frente à porteira da propriedade de Maria Elisete Ritzel. APROVADO. Explicações Pessoais – Vereador Silomar Garcia Silveira - O vereador cumprimentou a todos os presentes, ocupando a tribuna para fazer um registro, havia muita coisa que o vereador gostaria de falar sobre o momento político em que estamos vivendo, que é importante para consecução da democracia, que só desta forma teremos a edificação do estado democrático de direito que se edifica a partir do voto mas acima de tudo, pelos poderes legislativos em todos os entes federados. Mas o vereador diz que chega a lhe palpitar a vontade de emitir opinião e por uma questão legal, vai se omitir de emitir juízo pessoal sobre algum momento e algumas questões e algumas direções/encaminhamento que está tomando rumo desse momento, durante o período eleitoral, porque sabe que aqui estamos (vereadores) respaldados pelo manto constitucional da inviabilidade material, por palavras, opiniões e votos, do exercício da vereança e na circunscrição do município, como diz o art 29, VIII, da constituição. Porém, a Lei 9504/97 que regula as eleições, deixa uma norma em branco, traz todo positivado o regulamento das eleições e depois revisado pela questão editada pelo TCE (tribunal de contas do estado), mas deixa desabrigados os vereadores, e aí pode ter repercussão eleitoral não conveniente, que quando diz que outras questões a serem dirimidas pelo juiz eleitoral. Então a partir do momento que deixa de forma subjetiva a critério do juiz dirimir essas questões ela não dá segurança jurídica nenhuma. Portanto, mesmo que o vereador procure sempre dar um enfoque técnico as manifestações, vai se omitir de emitir juízo de valor sobre o momento político, comportamento desse processo eleitoral, para não criar problemas nem para os colegas, nem para a câmara, está se resguardando. Se for falar de projetos, emendas e reinvindicações terão que falar de parlamentares aos quais a maioria são candidatos. Segunda questão, o vereador sempre louva quando a Administração age com eficiência e celeridade em defesa de seus munícipes, não sendo o caso do pedido de providência apresentado, onde requereu seja transcrito na ata, porque se não falha a memória já é a terceira vez que o vereador apresenta esse mesmo pedido, uma vez teve anuência e comentário na discussão do vereador Mauro, outra ocasião, pelo vereador tito, então essa matéria está rebatida sem solução. Registrou não estar requerendo uma favor para um particular, porque aqui é questão de domínio público, por má conservação da estrada, do escoamento, que acumulou manancial de areia e além disso, está levando para entulhamento, fazendo assoreamento no açude logo abaixo, inclusive se é que há algum prejuízo, muito mais para o meio ambiente, que é de interesse público do que para os próprios moradores. Ali causa transtorno de acesso, mas o descaso em fazer esse reparo causa problema ambiental, porque naquele açude tem vida animal, aquáticos e com esse transporte pelas enxurradas pela falta de escoamento, está levando entulhamento deste açude, situação bem mais grave do que atender pedido do munícipe. COMUNICADOS DA PRESIDÊNCIA: Sem mais assuntos a tratar, deu por encerrada a sessão as 19h00min, convocando os nobres vereadores para a próxima sessão ordinária que se realizará no dia 24 de setembro de 2018 às. Assim, declarou encerrada a presente sessão, a qual foi presidida pela Presidente da Câmara, Vereadora Angélica M C de Franceschi, e secretariada pelo Vereador Renildo Schaurich, a qual determinou que fosse lavrada a presente ata pela servidora da Câmara, Júlia Pasqualini, cuja ata, após lida e aprovada, será assinada por mim e todos os presentes.


16

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Colégio Medianeira

Equipe vencedora da gincana será conhecida hoje ■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Show cultural: Equipe Altaneiros

Comissão organizadora irá divulgar resultado às 11h10 da manhã no auditório do educandário Após inúmeras tarefas cumpridas pelas três equipes, será conhecido na manhã desta sexta, 28, o resultado da 24ª Gincana Farroupilha do Colégio Medianeira. A comissão organizadora, formada por membros da direção e da secretaria do educandário, irá divulgar a pontuação somada por cada equipe no auditório às 11h10 da manhã. A exemplo das edições anteriores, o resultado é aguardado com grande expectativa pelos participantes das equipes Altaneiros, Buenachos e Muuripás. A comissão julgadora foi reforçada por integrantes da mantenedora da escola. A gincana começou em grande estilo na noite de quinta, 20, com a realização do já tradicional show farroupilha. O público – que lotou por completo as dependências do ginásio – se divertiu, se emocionou e aplaudiu muito o espetáculo apresentado pelas três equipes. Cada grupo apresentou seu show com o tema “A História das Danças Gaúchas Tradicionais”, submetendo-se à análise do júri, que avaliou o horário, a interpretação, a sequência, a organização e a coerência com o tema. Durante a sexta, 21, as equipes cumpriram tarefas no colégio pela manhã e, à tarde, no parque de eventos. À noite, seguiram-se apresentações artísticas no ginásio do Medianeira, seguidas no tradicional “dormidão” nos acampamentos. Por fim, na manhã de sábado, 22, as últimas tarefas antecederam a desmontagem dos acampamentos. Ouvido na tarde de ontem pela reportagem, o diretor do Medianeira, Alan Wagner, avaliou como ótima a gincana. “Mais tranquila que o normal”, acrescentou, num tom descontraído. Alan ainda destacou que muitos pais e pessoas ligadas ao movimento tradicionalista elogiaram o caráter educativo das tarefas, além da qualidade artística e o conteúdo do show cultural. O diretor ainda registrou agradecimentos a todos que se envolveram na gincana, incluindo os estabelecimentos comerciais da cidade. Também agradeceu aos alunos, professores, colegas de direção e a todos os pais pelo envolvimento na atividade, que se tornou uma marca de sucesso do Medianeira (veja mais fotos do show cultural no site/face da Folha).

Show cultural: Equipe Buenachos

Show cultural: Equipe Muuripás

Prainha

DIVULGAÇÃO - FOLHA

Concorrência para nova economia será no dia 05 de novembro

O bar/restaurante da Prainha: propostas mínimas a partir de R$ 2.500,00 por ano

Está programado para o próximo dia 5 de novembro o processo licitatório, na modalidade concorrência, para a economia do balneário Carlos Larger, a popular Prainha de Candelária. O contrato anterior foi rescindido pelo desinteresse dos ecônomos em seguir à frente do bar/restaurante, tendo em vista a abertura de um restaurante em Santa Cruz do Sul. Por isso, a secretaria de Turismo, Cultura e Esporte formalizou ao prefeito a solicitação para a abertura de uma nova concorrência, que já tramita no setor de licitações da Prefeitura. Os interessados em participar do processo licitatório devem ser pessoas jurídicas, com CNPJ. As propostas mínimas para o contrato de um ano é de R$ 2.500,00. Entre as obrigações que serão exigidas do ecônomo cons-

tam o pagamento das taxas de água e luz do balneário, a limpeza e conservação da estrutura do restaurante, além de equipar o local com estrutura adequada, incluindo mesas e cadeiras. Por outro lado, o contrato autoriza o ecônomo a ocupar a área do restaurante para moradia; explorar comercialmente o bar/restaurante, promover eventos sociais, recrativos ou esportivos com fins lucrativos; cobrar taxas para uso do camping, churrasqueiras e da quadra de areia; e locar as dependências do restaurante para festas ou outras promoções. A partir da habilitação dos interessados, ganhará a licitação quem oferecer valor maior a partir do mínimo estabelecido. Maiores informações podem ser obtidas no setor de licitações da Prefeitura.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

GERAL/RURAL 17

FOLHA DE CANDELÁRIA

Tabaco

Granizo atinge lavouras na região DIVULGAÇÃO - FOLHA

■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Precipitações foram registradas nos dias 23 e 24 de setembro A instabilidade climática que atinge o Rio Grande do Sul desde o último domingo, 23, trouxe prejuízos aos produtores de tabaco. Conforme o coordenador de mutualidade da Afubra na região centro-serra, Carlos Loewe, foram registrados 150 avisos de queda de granizo na região de Candelária nos dias 23 e 24 de setembro. As precipitações atingiram as localidades de Travessão Schoenfeldt, Vila Botucaraí, Linha Palmeira, Bom Retiro, Capão do Valo, Rincão da Lagoa, Linha do Rio, Alto da Légua e Picada Roos. Na região de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires foram aproximadamente 600 propriedades atingidas. Loewe destacou que o mau tempo tem causado muita umidade e tem prejudicando o desenvolvimento da planta prin-

cipalmente em lavouras onde foi realizado o plantio no modelo convencional. "A chuva acaba lavando os resíduos de insumos no plantio convencional, obrigando o produtor a ter que realizar uma nova remessa de insumos, aumentando o custo de produção. Já as lavouras com plantio direto não tiveram esse problema", destacou. O coordenador confirmou que 90% da área de tabaco já estão plantados, restando apenas a parte alta finalizar o plantio. Na parte baixa, que foi plantada em julho, a colheita terá início em outubro. Para evitar maiores prejuízos com o tempo, Loewe lembra aos produtores que continuam abertas as inscrições para seguro da lavoura no sistema mutualista da Afubra, com a entidade oferecendo 5% de desconto para pagamento à vista em setembro ou 3% de desconto para pagamento à vista em outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

Em Candelária foram registradas 150 lavouras atingidas pelo granizo

Cultura

ARQUIVO/FOLHA

Noite para assistir a peça “O Auto da Compadecida” Saiba mais Um auto é um gênero dramático com origem na Idade Média, tendo entre seus melhores exemplos o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. As peças geralmente apresentam elementos cômicos e moralizadores (comédia dramática). O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, é uma das obras deste gênero mais conhecidas no Brasil. A peça projetou o autor nordestino pelo Brasil, e foi até considerado o texto mais popular do moderno teatro brasileiro. A obra teve seu lançamento no ano de 1955, mas só veio a ser encenada pela primeira vez em 1956, em Recife, Pernambuco. Trata-se de uma história vivida no Nordeste brasileiro, contendo fortes elementos da tradição e da cultura, além da forte influência da literatura de cordel. Possui também um enredo todo voltado para a religiosidade católica, e traz influência do barroco católico brasileiro: mistura tradição religiosa com cultura popular.

As aventuras e desventuras de João Grilo e Chicó em versão local através do grupo Cara & Cor’agem

Não é raro ouvir-se de moradores de Candelária - principalmente entre os jovens - a queixa de que faltam atrações culturais na cidade. Pois a noite de hoje oferece a oportunidade de se assistir a uma peça de teatro em Candelária. Trata-se da conhecida peça teatral de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”, que ganhou adaptações para o cinema e para uma minissérie de televisão, e que será encenada pelo Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem no Clube Rio

Branco, nesta sexta, 28, a partir das 19h30. A promoção é da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Os ingressos custarão R$ 10,00 e podem ser adquiridos de forma antecipada com os integrantes do grupo, na secretaria de Turismo (anexa à Casa de Cultura), ou antes do espetáculo. Reconhecido como uma das mais ricas manifestações artísticas, o teatro tam-

bém sempre funciona como retrato de um período ou de uma sociedade. E, neste sentido, “O Auto da Compadecida”, é um clássico da dramaturgia nacional, que apresenta uma sátira aos poderosos e critica a hipocrisia da sociedade. Pois esta peça ambientada no sertão nordestino, no qual os personagens João Grilo e Chicó, para sobreviver, enganam e trapaceiam todos os que os cercam, ganha uma versão local através do grupo Cara & Cor’agem.

INEXIGIBILIDADES 019/18 PAULO ROBERTO BUTZGE, Prefeito Municipal em exercício, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que fica inexigível o processo licitatório para aquisição de transformador 15 KVA para o poço artesiano na Localidade do Arroio Lindo, com base no art. 25, inciso I, da Lei 8.666/ 93 e posteriores alterações. Candelária/RS, 26 de setembro de 2018. PAULO ROBERTO BUTZGE Prefeito Municipal


18

GERAL

FOLHA DE CANDELÁRIA

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Informe Comercial

Cerentini promove seu Dia D, com novidades direto de fábrica ODETE JOCHIMS – FOLHA

Uma ótima oportunidade para realizar bons negócios adquirindo produtos direto de fábrica a preços acessíveis e com condições especiais de pagamento. É com esta proposta que a Lojas Cerentini está preparando o Dia D, um evento ao ar livre que será realizado nos dias 05 e 06 de outubro, nas imediações da loja, localizada na Avenida Pereira Rego, 845, no centro da cidade. Conforme José Luiz Cerentini e Roberta Cerentini, proprietários da empresa, o evento terá a participação de representantes das fábricas da Tramontina, Mor, Kacyumara, Móvel Bento, Rudnick, Estofama, Estofados Riflex e Venax, que estarão expondo os seus produtos, sendo uma oportunidade para o cliente negociar direto com a fábrica. “Teremos uma estrutura diferenciada, onde cada fabricante vai ter o seu espaço com exposição de produtos, lançamentos e peças exclusivas”, destacou Ro-

berta. O Dia D também contará com a participação de uma promoter da Tramontina, que estará testando produtos e preparando receitas com panelas fabricadas pela empresa. Também haverá sorteio de brindes e cupons com desconto. Sobre as condições de pagamento, José Luiz e Roberta salientaram que a empresa estará oferecendo até 50% de desconto para pagamentos à vista ou em 10 vezes a prazo, com primeiro pagamento para o dia 20 de dezembro, com o uso do décimo-terceiro salário. A empresa também estará disponibilizando a opção do cliente pagar em apenas uma vez, com vencimento para 1º de março de 2019, após a comercialização da safra. “Convidamos a comunidade para vir prestigiar o Dia D que estamos preparando com muito carinho. Aproveitem essa oportunidade para realizar bons negócios”, finalizaram os proprietários.

José Luiz e Roberta Cerentini convidam a comunidade para prestigiar o Dia D que será realizado nos dias 5 e 6 de outubro (sexta e sábado) nas imediações da loja


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

Novo Cabrais

19

Agropecuária

FOTOS: CRISTIANO SILVA

Final de semana com Exposição de Orquídeas

Primeira edição realizada ano passado foi considerada um sucesso

Neste fim de semana, sábado e domingo, dias 29 e 30, respectivamente, ocorrerá a 2ª Exposição de Orquídeas de Novo Cabrais. O evento, que é uma parceria entre a administração municipal e a Associação Cachoeirense de Orquidófilos (ASCOR), contará com exposição e comércio de orquídeas no local, terá entrada gratuita e acontecerá no Ginásio Ruy Barbosa. “Estamos muito felizes em sediar o segundo encontro já que o primeiro ano passado foi um

REGIÃO

grande sucesso. De certa forma é uma recompensa para o município de Novo Cabrais como reconhecimento por parte dos organizadores, já que este é um evento regional, no qual várias cidades estarão visitando o município”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Valério Garcia. No sábado o evento inicia às 9h e vai até às 18h. No domingo inicia às 9h e vai até às 17h. (Com informações de Cristiano Silva – AI de Novo Cabrais)

NONC marca presença na 68ª Feapec A 68ª Feira Agropecuária de Cachoeira do Sul (Feapec), que iniciou ontem, 27, e se estende até 15 de outubro, em Cachoeira do Sul, envolverá exposição de animais, seminários, remates e palestras voltadas a produção de ovinos, bovinos, arroz, soja e noz pecã. Concentrando as principais atrações neste fim de semana, dias 28, 29 e 30, o evento contará com a presença do Núcleo de Ovinocultores de Novo Cabrais (NONC). Representado pela Cabanha Rincão da Figueira, o NONC levará 10 ovelhas da raça texel ao evento para participarem das competições de melhor animal. Na categoria “macho” os cabraisenses irão buscar o título pelo segundo ano seguido, já que no ano passado venceram a disputa contra ovinos de todo o Estado. Já na categoria “fêmea” a Cabanha Rincão da Figueira conta em seu rebanho com a campeã da categoria Ovino Jovem Fêmea, da Expointer 2018, considerada a maior feira a céu aberto do ramo na América Latina. “Queremos elevar o nome de Novo Cabrais dentro da ovinocultura e agropecuária, incentivando também os produtores de Novo Cabrais e região a entrarem na atividade que cres-

Alexandre de Franceschi venceu a categoria Ovino Jovem Fêmea na Expointer 2018

ce a cada dia”, comentou o presidente do Núcleo de Ovinocultores de Novo Cabrais, Alexandre de Franceschi. AÇÃO SOLIDÁRIA - Além de participar com 10 animais, o NONC irá promover na 68ª Feapec uma ação solidária: irá patrocinar o café da manhã dos chamados “cabanheiros” neste domingo, 30. “O nosso núcleo irá patrocinar o café da manhã dos ‘cabanheiros’ numa forma de ajudar estes homens que cuidam das ovelhas, faça chuva ou faça sol, nas propriedades dos donos, preparando o animal pra pista ou mesmo dando comida”, ressaltou Franceschi,

que completou: “Agradecemos a administração municipal da Prefeitura de Novo Cabrais, Sicredi, KM SOM e Posto Cabrais por apoiar a participação do nosso núcleo no evento”. Fechando a participação cabraisense na Feapec, a Casa do Artesão de Novo Cabrais, também em parceria com o NONC, irá expor e vender no evento produtos oriundos da lã ovina. “Quem tiver interesse em se aperfeiçoar no artesanato com lã ovina pode procurar a Flávia, da Emater, que estamos abrindo um curso sobre o assunto”, finalizou Alexandre de Franceschi. (Com informações de Cristiano Silva – AI de Novo Cabrais)


REGIÃO

FOLHA DE CANDELÁRIA Cerro Branco

Curtas da região

Câmara oficializa repasse de R$ 30 mil para utilização em escolas municipais ■ Diego Foppa diego@folhadecandelaria.com.br

O recurso é oriundo de verbas que foram economizadas pela atual gestão e irão sobrar no orçamento da Casa

Público prestigou em grande número a segunda edição da Ronda Crioula da David Unfer

Ronda Crioula Na noite do último dia 19, um expressivo público prestigiou a II Ronda Crioula da Escola David Unfer, da Serraria Scheidt, realizada nas dependências do Ginásio de Esportes do Parque de Eventos Serrano. A programação contou com um jantar, apresentação da invernada adulta do CTG Os Gaudérios, de Cachoeira do Sul, e um fandango animado pelo grupo Os Manu's, de Tunas.

Prevenção ao suicídio

CRISTIANO SILVA

Público lotou as dependências do Cras para o evento

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Stas) de Novo Cabrais promoveu no último dia 18 uma palestra sobre o combate ao suicídio e violência doméstica. O palestrante foi o pastor Adriel de Jesus, que é formado em teologia, graduado em filosofia, pós-graduado em gestão de pessoas e mestrando em metodologia urbana. O evento fez parte da ação nacional realizada neste mês que é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, denominado em todo o país como Setembro Amarelo.

Novos uniformes

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

GILSON MACHADO

A Câmara de Vereadores de Cerro Branco oficializou durante a sessão ordinária da última segunda, 24, um repasse de R$ 30 mil ao Poder Executivo, que será investido em melhorias nas escolas municipais Augusto Schultz, Carlos Müller e David Unfer. O recurso é oriundo de verbas que foram economizadas pela atual gestão e irão sobrar no orçamento da Câmara. A iniciativa partiu do presidente do Legislativo, Bruno Radtke, que, em comum acordo com os demais vereadores, destinou o valor à Prefeitura, indicando que fosse aplicado em melhorias nos educandários. Com isso, o recurso será dividido e cada escola receberá R$ 10 mil. “Todos os vereadores acharam muito importante a destinação, que irá ajudar em melhorias nas instalações de cada escola”, destacou Radtke. Segundo o vice-prefeito do

FOTOS: DIVULGAÇÃO • FOLHA

20

Representantes das escolas beneficiadas receberam a confirmação do repasse durante a sessão da última segunda, 24

município, Edson Lawall, que também responde pela Secretaria de Educação, o valor será investido conforme a necessidade de cada escola. Ainda conforme Lawall, um processo de licitação será aberto para aquisição dos materiais e serviços solicitados. “Fica o nosso agradecimento à Câmara, pois sem nenhuma dúvida esse valor repassado é de grande importância para melhorarmos a estrutura oferecida aos alunos do nosso município”, enfatizou. ONDE SERÁ APLICADO – Se-

gundo a Secretaria de Educação, as próprias escolas solicitaram onde aplicar o valor. A Augusto Schultz pretende adquirir um fogão industrial, refrigerador, freezer, máquina de cortar grama, espetos e itens do dia a dia. A Carlos Müller quer investir na construção de um toldo, que liga a escola à parada de ônibus, e comprar tijolos. A David Unfer, por sua vez, solicitou tela para o cercamento do pátio, a construção de um muro e notebooks para utilização dos alunos.

Cerro Branco

Projeto leva participantes ao cinema

Estreia oficial do novo uniforme ocorreu no Desfile Cívico Farroupilha

O Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Nossa Senhora de Fátima presenteou os alunos, funcionários e professores da instituição de ensino com um novo uniforme. A vestimenta foi adquirida com recursos do CPM oriundos de ações realizadas pelo grupo como o brechó solidário, mateada da creche, entre outras. A entrega ocorreu no dia 12 de setembro e a apresentação pública do novo uniforme ocorreu no Desfile Cívico Farroupilha, no dia 20 de setembro.

Jantar de Integração Nesta sexta, 28, ocorrerá o 1º Jantar de Integração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luiz Cerentini, que será realizado nas dependências do Pavilhão São Cláudio, na localidade de Cortado, em Novo Cabrais. O cardápio contará com carreteiro, maionese, saladas, cucas e sobremesas diversas. Além disso, haverá brinquedos infláveis gratuitos para as crianças, apresentações artísticas de Keith Kamilly, Laura Arreal e Eduardo Sanson, e baile animado pela KM SOM. Os ingressos serão vendidos ao custo de R$ 15 (adultos) e R$ 5 (crianças). Alunos da Luiz Cerentini não pagam. A entrada somente para o baile será gratuita e todo valor arrecadado será utilizado para adquirir brinquedos para o educandário.

Grupos foram levados até o Orlando Plaza Shopping, em Cachoeira do Sul

As ações do Projeto Recriando, deste mês, desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e CRAS de Cerro Branco, levaram as integrantes ao cinema no Orlando Plaza Shopping, em Cachoeira do Sul. Ao todo, cerca de 120 mulheres, que foram divididas em três grupos, tiveram a oportunidade de participar do passeio. Segundo a responsável pela pasta do Desenvolvimento Social, a secretária Marli Hoffmann, diferentes tipos de atividades são desenvolvidas mensalmente com os nove grupos das localidades de Linha Alta de Baixo,

Linha São Pedro, Botucaraízinho, Alto Cerro Branco, Serraria Scheidt, Rodeio do Herval, Rio Branco, Linha São Luiz e Sede. “Neste mês, oferecemos um momento mais voltado ao lazer e cultura, tendo em vista que muitos dos participantes nunca haviam sequer saído do município”, enfatizou. Marli adiantou que, para o próximo mês, está sendo realizada uma programação alusiva ao Outubro Rosa. “Estamos programando um grande evento que proporcionará atividades para a comunidade em geral”, disse. SAIBA MAIS – O Projeto Recri-

ando é desenvolvido há vários anos no município. Mensalmente, são abordados pelos profissionais da Prefeitura e parceiros diferentes temas e ações, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, direitos sociais, entre outros tantos. Os integrantes do projeto são famílias que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF), que também atende famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

GERAL

21

Sustentabilidade

Energia Solar, uma nova opção sustentável para economizar na conta de luz FOTOS: DIVULGAÇÃO/FOLHA

■ Tiago Mairo Garcia tiago@folhadecandelaria.com.br

Acadêmico em engenharia elétrica Ricardo de Vargas explica sobre o novo modelo que vem sendo implantado nas residências em Candelária Conta de luz. A cada mês um valor diferente para o consumidor pagar. Em alguns períodos com valores elevados pelo excesso de consumo e em outros motivados por reajustes realizados pelas concessionárias de energia. Uma conta fixa que está inserida no nosso dia a dia, pois dependemos da energia elétrica para as mais diversas atividades, seja em casa ou no trabalho. Diante deste contexto, o mercado já começa a oferecer formas para o consumidor economizar. Um destes meios é a implantação da energia solar fotovoltaica em residências e empresas, um modelo que chega para gerar energia elétrica de forma econômica e sustentável. Em Candelária, um jovem empreendedor vem se consolidando no mercado com a instalação deste novo modelo. Estudante do curso de engenharia elétrica pela Unisc, o cande-

lariense Ricardo de Vargas, 23 anos, já está trabalhando neste segmento no município. Proprietário da Módulo Soluções em Engenharia, ele destaca que a empresa vem desenvolvendo os mais variados projetos de sistemas de energia solar fotovoltaica para residências e empresas. O acadêmico explica que a energia solar fotovoltaica é totalmente sustentável e econômica. Para realizar a implantação do sistema, Vargas frisa que é feito um estudo da conta de luz atualizada para se avaliar o consumo de energia e realizar uma comparação de viabilidade com o novo sistema. Finalizado este estudo, são instaladas as placas solares no telhado, seguido de um quadro de disjuntores de corrente contínua que as placas geram e de um inversor que inverte a corrente contínua para alternada e joga de volta na rede a energia elétrica, criando créditos para o cliente usar à noite e em dias chuvosos. "Essas placas irão gerar uma energia que será devolvida para a rede da concessionária de energia elétrica e que acaba criando créditos para consumir futuramente. Esse sistema gera uma economia de até 95%,

Acadêmico em Engenharia Elétrica, Ricardo de Vargas destacou que placas solares tem garantia de eficiência de 25 anos na geração de energia solar

sendo cobrada a taxa mínima de manutenção na conta de luz durante alguns meses", destaca. Vargas frisa que é necessário o projeto ser aprovado com prazo de até 90 dias e o local ser vistoriado pela concessionária

Saiba mais Quem quiser maiores informações sobre o sistema de energia solar fotovoltaica pode se dirigir até a Modulo Soluções em Engenharia, localizada na rua Perceval Martin, 147, ou pelo telefone (51) 9 8134 - 8230 com Ricardo de Vargas.

Com o objetivo de reduzir o custo com a conta de luz, moradores estão instalando o Sistema de energia solar fotovoltaico na área urbana de Candelária

de energia elétrica conforme as normas estabelecidas pela legislação para que seja feita a troca do medidor para um medidor bidirecional. "A partir daí, o sistema fica ligado 24 horas por dia", destacou. Devido aos frequentes aumentos na conta de luz, o acadêmico frisou que várias pessoas têm buscado informações sobre a implantação do sistema. Sobre os custos, ele destaca que hoje o sistema se paga em até quatro anos, com garantia de eficiência de 25 anos das placas solares. "Com o aumento dos valores do kilowatt/hora, as pessoas estão gastando muito mais e consu-

mindo a mesma coisa. Hoje o sistema está se pagando muito mais rápido devido ao aumento da conta de luz", disse ele. Sobre o mercado de energia solar, Vargas destacou que pesquisas apontam o Brasil como melhor aproveitamento solar e salientou que o país vem crescendo nos últimos anos neste segmento. "É um mercado que vai crescer muito no Brasil. Hoje, apenas em média 1% das casas geram energia solar e 99% está carente disso. O país tem muito potencial, e a expectativa é de que até 2030 até 30% das casas do país estejam com energia solar", finalizou.


22

INDICADOR

FOLHA DE CANDELÁRIA

Vende-se CASA central de alvenaria, com 104 m², bem conservada, com dois dormitórios, sala, copa/ cozinha, lavanderia, banheiro e garagem, casa na esquina da rua Frederico Gewehr com Intendente Albino Lenz. Tratar fone 99993 1317. Vende-se terreno com DUAS CASAS, uma de alvenaria e outra de chalé, terreno 12x48, na rua Pinheiro Machado, 450, próximo a promotoria. Tratar fone 99858 1824 ou 99116 7155 com Rubem Rutsatz. Vende-se TERRENO 13,5x69 m², na rua São Jorge, 314, no Rincão Comprido. Tratar com o proprietário, de segunda a sexta, após as 18h, pelo fone 99982 7314. Aluga-se CASA com quatro quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem fechada, para dois carros, lavanderia interna e pátio fecha-

Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

do, na rua Jacob Steil Filho, 220. Tratar fone 99600 6569 com Denise. Aluga-se CASA para um casal, com um quarto e demais dependências, na Av. Pereira Rego, 45. Tratar fone 99777 6707. Vende-se PROPRIEDADE com 40 ha, no interior de Agudo, 70% mecanizável, duas casas, dois fornos elétricos, açudes, arvores frutíferas, eucaliptos e demais benfeitorias. Tratar fone (51) 98215 8872. Vende-se CHÁCARA a 2km da cidade, possui casa de alvenaria, forno, estrebaria, chiqueiros, três açudes para criar peixes, financiável pelo banco. Aceita-se carro ou camioneta no negócio. Tratar fone 99353 1663 ou 99541 0996. Vende-se CASA com 35m², na Av. Getúlio Vargas, 955, com água e luz ligados, rua asfaltadas, terreno alto e enxuto. Tratar fone 99993 1317 com Flávio Jacobi. Vende-se TERRENO na rua Jacob Steil Filho, com 150m², escriturado

e registrado. Tratar fone 99993 1317. Aluga-se CASA com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e garagem, na rua Botucaraí 19, R$ 450. Tratar fone 99773 6217. Aluga-se CHALÉ, com dois quartos, sala, cozinha e pátio fechado, na rua Edegar Porto Pinto, 41. Tratar fone 99681 2699. Aluga-se KITNET com um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Tratar fone 98025 1390.

OFICINA OURIVES- conserto de fogões a gás e a lenha, atendimento em domicílio. Tratar fone 99707 6667 ou 99151 4167. GELSDORF TURISMO - Maria Fumaça, dia 21/10, com almoço; Curitiba com passeio em Morretes, de 01 a 04/11; Trezeí Tilias e Urubici, de 01 a 04/11; Montevidéu de 14 a 18/11; Canasvieiras de 13 a 18/02. Tratar fones 3743 1248 ou 98646 1248. CECÉLIO EXCURSÕES - Rivera dia 12/10, R$ 70; Excursão para Romaria, em Santa Maria, dia 11/11. Tratar fones 3743 2522, 99995 9040 ou 99718 8081. Romildo Falke (Nuti) PERDEU sua carteira de habilitação entre Cerro Branco e Novo Cabrais. Gratifica-se a quem achar, entregar na delegacia ou rádio de Cerro Branco. Tratar fone 99752 4600.

Vende-se REBOQUE com 3,5x2,20m, R$ 3.400, negocia-se. Tratar fone 99705 7437 com Gabriel. Vende-se ECOSPORT 2016 automática, único dono, 35 mil quilômetros, completa, piloto automático. Tratar fone 9 9816 5766.


Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOLHA DE CANDELÁRIA

INDICADOR

23


O jornal de Candelรกria, Cerro Branco e Novo Cabrais

WWW.FOLHADECANDELARIA.COM.BR | CANDELร RIA | ANO 33 Nยบ 2244 | R$ 2,50 | SEXTA-FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2018


> Fim de Semana Folha de Candelária - Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Depois da cuca e linguiça, o festival do porco no rolete Realização neste domingo, 30, na Linha Bernardino, encerra a edição 2018 do roteiro de gastronomia ■ Diego Foppa diego@folhadecandelaria.com.br

Após a realização de várias etapas em diferentes localidades do interior do município, chega ao final neste domingo, 30, o Roteiro de Gastronomia Sabores Coloniais, edição 2018. E o roteiro encerra em grande estilo, com a realização do 11º Festival do Porco no Rolete, no ginásio comunitário da Linha Bernardino. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, e Emater/Ascar, com organização a cargo do E. C. Ouro Verde. No ano passado, o evento atraiu em torno de 800 pessoas, e a expectativa dos organizadores para este domingo é repetir e até aumentar essa expressiva participação. Além da farta gastronomia (veja no quadro o cardápio), o evento terá show humorístico e, para animar a reunião dançante, a presença da Banda Alma Nova. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Emater, Cia da Foto, Prefeitura (com Mel) e com os componentes do E. C. Ouro Verde ao preço de R$ 25,00 para adultos e R$ 12,00 para crianças de 8 a 12 anos. QUILOMBO - O 6º Festival da Cuca e Linguiça lotou no sábado, 22, o pavilhão da Comunidade Católica. Entre os presentes, elogios unânimes para as delícias servidas durante a festa: cucas e pães assados em forno a lenha e a qualidade superior da linguiça artesanal. As atrações culturais

As atrações culturais do Festival da Cuca e Linguiça: apresentação de chula e a Orquestra do Medianeira

GatuPardu realiza festa neste sábado Os responsáveis pelas delícias servidas no Quilombo com uma representação da Prefeitura

também agradaram ao público. Inicialmente, a apresentação de chula de (((XX e XX))) e do professor Leandro trouxeram um toque tradicionalista para a festa. Depois, a Orquestra do Colégio Medianeira foi igualmente bastante aplaudida pelos presentes, sob a regência de Francisco Veloso, o Xixico.

O cardápio do Porco no Rolete Porco no Rolete - Bife de Porco na Chapa - Bife de Porco à milanesa - Língua Caseira de Porco - Carne na Banha (Lata) - Costela de Porco no Espeto - Bolinhos de Carne de Porco no Forno - Molho de Língua de Porco - Farofas - Arroz - Batata-doce Caramelada - Aipim - Purê de Batatas - Massa Caseira - Maionese de Massa e de Batata - Saladas - Cucas

O sábado, 29, também será de festa no GatuPardu (Avenida Pereira Rego, 456), em Candelária. Intitulada E o Gole?, o evento está previsto para iniciar às 23h30 e terá animação dos DJ’s Rustty e Lully, além do DJ Residente, tocando todos os estilos. A festa também contará com promoção até à 00h30. Para o público feminino, o ingresso antecipado vale em dobro (com um ingresso entram duas). Para eles, o antecipado vira consumação. Os ingressos antecipados para o evento podem ser adquiridos ao custo de R$ 20 com as promoters Larissa Lamb (51) 9 9211 5292, Fabieli Volmer (51) 9 9730 6897 ou Marina Aggens: (51) 9 9526 7726. Na hora, o valor será de R$ 25. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 9 8205-8476.


2 > Fim de Semana

> Sociais

Folha de Candelária Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 FOTOS : ANGÉLICA FOTOGRAFIA

Encontro reuniu em torno de 50 prendas e peões

Encontro de Prendas e Peões ... O CTG Sentinela dos Pampas, dentro das comemorações da Semana Farroupilha, realizou no domingo, dia 16 de setembro, o Encontro de Prendas e Peões em um clima de confraternização. O evento reuniu cerca de 50 participantes e, na ocasião, foi homenageada Dorli Bopp Braga por ser a mais antiga ex-prenda participante do evento.

Ex-prendas da família Flores: Rosângela, Aline, Cleidimara, Cristina, Karine, Letícia e Bruna Flores

15 anos ... Thaís Valéria Moraes festejou a chegada de seus 15 anos usando um lindo modelo rosa no dia 15 de setembro, no salão de Rogério Schwantz. Ajudando a receber os convidados estavam os pais Maria Leci e Alceri Ferreira Moraes.

As prendinhas Isabela e Carolina com o pai Abel Carvalho

FOTOS: FOTO COLOR

A 1ª prenda, Maria Eduarda Molz Oliveira, e a homenageada Dorli Bopp Braga

BATISMO

KARNOPP FOTOGRAFIAS

Thaís Valéria Moraes Thaís com os pais Maria Leci e Alceri Ferreira Moraes

... Joana Francisco Viegas, filha de Maurício Viegas e Poliana Francisco, foi levada à pia batismal da Igreja Evangélica Luterana Cristo dia 2 de setembro. Beijos da mana Alice.


> Sociais

Folha de Candelária Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FORMATURA

Fim de Semana > 3 FESTA-SURPRESA

PARABÉNS

... Jusiane Janine Quoos Skolaude colou grau em Comunicação Social - Relações Públicas na Unisc, dia 11 de agosto. E dia 12 de agosto, Vicente Leonel Quoos Skolaude, filho de Jusiane e André, foi levado à pia batismal da Igreja Evangelica Luterana Betel de Cerro Branco. A comemoração da formatura e batizado foram realizadas juntas A forman da Jusiane no dia 12, na Co- Janine Quo ss Skolaude munidade Betel, onde receberam cumprimentos dos familiares, padrinhos e amigos.

FOTOS: KARNOPP FOTOGRAFIAS

... Karini Luana Zuhl comemorou a chegada dos seus 20 anos dia 23 de setembro, ao lado de amigos, dindos, avós, dos pais Neusa e Valberto, mana Kauani, em sua residência no Faxinal dos Porto. No mesmo dia, o pai Valberto comemorou mais um ano de vida. Parabéns aos aniversariantes.

Joaquim Fassbinder

... O aniversário de 1 ano de Joaquim Fassbinder, filho de Cássia e Luiz Carlos, foi comemorado dia 22 de setembro, na Comunidade Sinodal. Após o aniversário, os pais, Cássia Hirsch e Luiz Carlos Fassbinder, fizeram uma cerimônia de casamento surpresa.

KARNOPP FOTOGRAFIAS

André e Jusiane com o filho Vicente Leonel Quoos Skolaude

... Deivid Willian Lang, filho de Elizabeth e Márcio Lang, recebeu familiares e amigos para comemorar seus 15 anos dia 22 de setembro. O local da festa foi o Ginásio da Linha Palmeira, e o abraço especial veio da mana Emily.

Os noivos Cássia Hirsch e Luis Carlos Fassbinder

Informe Comercial

Marlene Confecções reinaugura loja neste sábado FOTOS: DIVULGAÇÃO - FOLHA

Um espaço mais amplo, moderno e com novidades para você e sua família. Neste sábado, 29, a partir das 9h, acontece a reinauguração da loja Marlene Confecções. Localizada na rua Thompson Flores, 390, em frente à Comunidade Sinodal, a empresa estará apresentando uma ampla variedade de confecções nas linhas feminina, masculina e infantil em um ambiente agradável e acolhedor ao público. Com 16 anos de experiência no ramo de confecções, a empresária Marlene Wohlemberg lembra que iniciou as atividades da empresa de forma itinerante há seis anos. "Tudo começou com o uso de uma mala, com a qual eu visitava amigas e conhecidas para vender as primeiras roupas", conta. Ao fidelizar os primeiros clientes, o negócio começou a crescer. Para atender à demanda, a empresária idealizou a empresa e passou a atender em sua residência, na rua Intendente Albino Lenz. Com o auxilio do marido, Marlon Wohlemberg, a empresa seguiu

em expansão, sendo necessário adquirir um espaço comercial para a instalação da loja. "Sempre sonhei em ter o meu negócio próprio. Através do incentivo de meu marido e de muito trabalho, estamos alcançando este objetivo", frisou a empresária. INAUGURAÇÃO - Entre as principais novidades de inauguração, Marlene salientou que, além das roupas femininas, a empresa passou a incluir as linhas masculina e infantil. Somente neste sábado, 29, data da inauguração, a empresa estará oferecendo 20% de desconto nas compras à vista. A partir da próxima semana a empresa estará oferecendo o desconto de 15% no valor à vista. Nas compras a prazo, será possível parcelar no crediário em até seis vezes pelo valor da etiqueta. "Convidamos a todos para vir conhecer a nossa loja e a conhecer as novidades de inauguração que estamos preparando", salientou ela. A Loja Marlene Confecções estará em funcionamento neste sábado, 29, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.


> Fim de Semana

> Religião/Memória

SUMULA DE CONTRATO Nº064/2018 1. CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO BRANCO. 2. FORNECEDOR: INVESP INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEÍCULOS ESPECIAIS EIRELI. 3. CONTRATO Nº 064/2018, de 11/09/2018 4. VALOR TOTAL: R$ 174.000,00 5. MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº029/2018 6. OBJETO: AQUISIÇÃO DE VEÍCULO MICRO-ÔNIBUS TIPO VAN PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. JORGE LUIZ HOFFMANN PREFEITO MUNICIPAL

DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº1110/2018 1. CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO BRANCO. 2. CONTRATADA: MARLO MIGUEL KOCH - ME 3. OBJETO: Operacionalização da Compensação Financeira Previdenciária e Assessoramento junto ao Sistema COMPREV/ MPS/INSS, visando à obtenção do repasse financeiro da compensação previdenciária. 4. VALOR MENSAL: R$ 720,00 5. CONTRATO: Nº063/2018, 03/09/2018 6. PROCESSO Nº1160/2018 JORGE LUIZ HOFFMANN PREFEITO MUNICIPAL

Na Folha

Folha de Candelária Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

há 30 anos

Edição de 28 de setembro de 1988 Pesquisa dá pequena vantagem a Elcy “Numa pesquisa que entrevistou 190 eleitores do município, entre cidade e interior, o candidato da coligação PDS/ PDT, Elcy Simões de Oliveira, obteve uma vantagem de 5% em relação ao seu adversário, Moacir Thumé, PMDB/PFL”.

Chuva causa alagamentos e prejuízos no setor agrícola “A chuva quase ininterrupta que vem caindo desde a última terça-feira da semana passada já deixa um rastro de prejuízos e apreensão. Na agricultura e pecuária, os danos são evidentes. Na rua da Praia, algumas casas foram invadidas pela água”.

Debate reúne mais de mil pessoas “Num acontecimento que reuniu um público superior a mil pessoas no Clube Rio

Branco, na noite de quinta, a Folha de Candelária promoveu o primeiro debate público entre os candidatos a prefeito e vice do município. Foram quase três horas de debate, com perguntas colocadas por representantes da imprensa, pelo público e pelos próprios candidatos, uns aos outros”.

Juventude vence Aimoré e avança de

fase no Estadual “No último sábado, no Estádio Darcy Martin, a equipe juvenil do Juventude venceu o Aimoré, de São Leopoldo, por 2 a 0, e garantiu classificação para a segunda fase Campeonato Estadual de Juvenis. Com o resultado, a equipe candelariense classificou-se para o hexagonal final do certame, ao lado de Caxias, Grêmio, Internacional, entre outros grandes do Estado”.

O assinante digital tem acesso exclusivo ao conteúdo de 30 anos atrás.

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº011/2018 1. OBJETO: Contratação de serviço (táxi) para o transporte de criança na loc1.786 Km alidade de Linha São Luiz (local de difícil acesso) até onde passa o transporte escolar (1.786 Km). 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: ART. 25, Inc. I DA LEI Nº 8.666/93. 3 . VALOR TOTAL: 4.929,360 4. FORNECEDOR: DIMAS RODRIGUES DA SILVA 5. PROCESSO: Nº1142/2018, 29/08/2018. 6. CONTRATO: Nº062/2018, 29/08/2018 JORGE LUIZ HOFFMANN PREFEITO MUNICIPAL

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº011/2018 1. OBJETO: HOSPEDAGEM PARA CRIANÇAS CONFORME DETERMINAÇÃO JUDICIAL PROCESSO Nº006/5.16.0000234-1. 2 . VALOR MENSAL: 5.000,00 3. FORNECEDOR: JUSSARA TANI FRITZ 4. PROCESSO: Nº1190/2018, 11/09/2018. 5. CONTRATO: Nº065/2018, 11/09/2018 JORGE LUIZ HOFFMANN PREFEITO MUNICIPAL

Morangos, agulhas e culpas Quando pensamos que é só no Brasil que certas coisas acontecem, nos deparamos com uma notícia lá da Austrália. A polícia está investigando a sabotagem de uma determinada marca de morangos, dentro dos quais foram encontradas algumas agulhas, prontas para machucar quem fosse deliciar-se com aqueles morangos avermelhados e apetitosos. O que era para ser um momento de prazer e saciedade tornou-se susto, dor e até mesmo de internação hospitalar, como foi o caso de dois australianos que precisaram de cuidados médicos depois das agulhadas na boca. Quem sabe nem nos damos conta, mas estamos cercados de situações parecidas com a dos morangos australianos, em que algo aparentemente apetitoso e belo termina em

dor. Lembro do Rei Davi, encantado com a bela esposa de Urias, chamada de Bate-Seba. Davi foi dominado pelo desejo do adultério e, como conhecemos a história, tudo terminou com uma agulhada dolorosa de culpa e dor. E como não falar de Pedro, naquela triste noite em que Jesus foi preso, quando pareceu-lhe mais confortável negar a Cristo quando interrogado se o conhecia, porém a agulhada no seu coração o fez chorar amargamente pela culpa. Ainda hoje cristãos têm diante de si diversos morangos repletos de agulhas, ou seja, diversas situações que aos olhos até são tentadoras e apetitosas, mas que terminam em terríveis agulhadas de dor e culpa. Diante destas tentações que afrontam a vontade de Deus, o conselho é do próprio Senhor: "As tentações que vocês têm de

enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela" (1 Coríntios 10.13). Então fica a dica: cuidado com o que parece belo e apetitoso e que, na verdade, termina em sofrimento. Há um grande conforto aos que sofrem pelas agulhadas das tantas culpas juntadas ao longo da vida: Jesus. Sim, Deus O feriu com nossas agulhas de culpa e sofrimento. Deus o ressuscitou dos mortos para nosso perdão e salvação. E é este perdão que cura e restaura das agulhadas de nossas próprias culpas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.