2 minute read

“Together” quer juntar jovens cristãos em Roma

Vai decorrer entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro e antecede a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. “Together” (juntos) é uma iniciativa ecuménica que quer juntar jovens europeus em Roma.

Anunciada no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro) esta iniciativa integrará uma Vigília Ecuménica no dia 30 de setembro, presidida pelo Papa Francisco, e promovida pela Comunidade de Taizé em colaboração com a Diocese de Roma, a Secretaria-Geral do Sínodo, o Dicastério para a Promoção da Unidade de Cristãos, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, assim como várias igrejas e realidades cristãs, associações eclesiais e ecuménicas.

Advertisement

Para o irmão Alois, prior da Comunidade de Taizé, este encontro será uma oportunidade de dar continuidade à Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

Lisboa 2023 com dias de “partilha” nas comunidades de Roma. Há semelhança do que acontece na JMJ também nesta iniciativa os jovens serão acolhidos pelas paróquias e alojados pela população local. “Vai ser uma oportunidade para caminhar juntos com as diversas comunidades cristãs”, referiu o irmão Alois em conferência de imprensa. O projeto “Together” une cerca de 50 realidades eclesiais e foram constituídos dez grupos de trabalho para acompanhar os diferentes aspetos e desafios da preparação da Vigília Ecuménica. A primeira sessão da XVI

Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, vai decorrer de 4 a 29 de outubro de 2023 e a Vigília Ecuménica irá anteceder os trabalhos. Por ocasião do anúncio desta iniciativa, o Papa Francisco afirmava que “o caminho para a unidade dos cristãos e o caminho de conversão sinodal da Igreja estão ligados”. •

Imelda Monteiro

Decorreu entre os dias 28 e 29 de janeiro, em Fátima, o 1º encontro do itinerário vocacional, que contou com uma dezena de participantes. Este encontro pretendeu interpelar cada um dos presentes para a questão vocacional. No primeiro dia descobrimos um dos maiores tesouros que Deus nos dá, que é a nossa vida. A partir desta reflexão iniciámos um caminho de perguntas, que nos levou ao diálogo com Ele, para conseguirmos escutar o chamamento de Deus e repararmos nas respostas que vamos dando. Os momentos de oração e partilha ajudaram-nos a compreender que não estamos sozinhos neste caminho e ajudaram-nos a compreender melhor qual é a nossa missão. Na nossa vida vamos ter momentos de altos e baixos para encontrar a verdadeira felicidade, o amor de Deus. Todas estas etapas de reflexão e oração foram acompanhadas de momentos de alegria ao som da guitarra e das vozes dos participantes. Alguns dos momentos altos do fim de semana foram: a descoberta do tesouro, a carta de Deus para nós, as questões que nos fizeram refletir, a Adoração do Santíssimo e o convívio.

Mas esta viagem não fica por aqui, temos muito para descobrir e temos muito para amar. •