2 minute read

A juventude fala (entrevista

à conversa com a juventude

Advertisement

Matilde

A palavra Espírito faz-me pensar logo em Deus

Matilde Torres, 16 Anos, Natural de Alvarelhos-Trofa Estudante 11º Ano – Curso de Línguas e Humanidades O seu sonho é seguir comunicação social, nos seus tempos livres adora ir ao ginásio e estar com os amigos. Adora também na sua companhia, ter tempo para si, para se exercitar porque isso lhe faz sentir bem interiormente. Neste momento gosta de estar sozinha, com os seus pensamentos, a ler ou a cozinhar.

O que é para ti o Espírito? E o Espírito Santo?

A palavra Espírito faz-me pensar logo em Deus, porque eu tenho Espírito nele e fé n’Ele, então acho que associa a Ele. O Espírito Santo é Ele, completando-se ao Deus Pai e Deus Filho.

O que faz o Espírito Santo?

Eu acho que Ele nos dá força e coragem porque quando estamos em alguma situação mais complicada, é comum pedir a Deus para nos ajudar e o Seu Espírito, o seu ensinamento, transmite-se para nós e permite-nos acreditar naquilo que somos e que conseguimos.

O Espírito Santo é uma pessoa?

Eu acho que é equiparado a uma pessoa, mas não é uma pessoa, mas sim um sentimento, ou seja, é quando eu sinto que Ele está comigo, como se estivéssemos sempre “conectados”. Efetivamente acaba por ser uma “pessoa” que nos ajuda com os dons, é bom conselheiro, sábio e entende-nos.

Nós precisamos do Espírito Santo? Em que alturas?

Sim, precisamos d’Ele sempre. Eu creio em Deus, porque Ele é uma força no meu dia-a-dia, então eu preciso sempre dela. Porém, o que acontece muitas vezes é que só nos lembramos delas nas alturas de maior aflição em que precisamos de muita ajuda, no entanto ela é sempre necessária.

O Espírito Santo tem dons semelhantes aos nossos?

Sim, acho que os dons dele é aconselhar-nos, ajudar-nos a tomar decisões no nosso dia-a-dia e a escutar-nos também. No fundo, ele possui o dom do conselho, da fortaleza, do entendimento, da sabedoria..

Deus é um só, e, ao mesmo tempo, Ele é três. Isto não é estranho?

Visto que Ele é Deus Pai,

a juventude fala

Deus Filho e Deus Espírito Santo, ao mesmo tempo é estranho, mas por outro lado não é. Eles formam a Santíssima Trindade e estão interligados entre si, sendo apenas um, porque se removermos um deles é como se não funcionasse da mesma forma.

A relação de amor entre o Pai, o Filho e Espírito Santo é especial?

Sim, é algo especial e diferente, é um amor pleno, que não quer manter esse amor só em Si. Ele tornou-nos seus discípulos para podermos transmitir e partilhar o seu amor, estando sempre atentos ao outro, ser testemunho do seu amor e da sua palavra.

Qual é a tua ligação com Deus e com o Espírito Santo? Como influencia a tua vida?

É uma relação boa, mas que a cada dia que passa melhora e ainda tem muito que melhorar. Por vezes só me lembro d’Eles quando me encontro em situações mais difíceis. Mas Ele também me ensinou a olhar para o outro e torna-me a cada uma pessoa melhor. •

Natália Torres