2 minute read

Pro-vocação (guia

P R O -

Exame de consciência

Advertisement

Olá Jovem. Como vais? Esperamos que bem. Em período de férias fazemos-te uma proposta Ousada…

Férias? Não te canses, faz o exame de consciência

A proposta é tirar uns minutos para fazeres um balanço do ano que passou e começar a lançar o que virá. No fundo, aproveitar um momento das férias para fazer um exame de consciência.

E agora faço um exame de consciência em 5 passos, com um momento de respiração pelo meio. 1º Passo – Escolho um lugar (o lugar que se escolhe pode ser uma boa ajuda) em que possa estar o tempo que reservei para este exercício em paz e sem possibilidade de grandes interrupções. 2º Passo – Ainda antes de me dedicar a grandes pensamentos, penso: O tempo de férias é uma oportunidade de renovação, uma oportunidade de acabar com a “habituação” e com a “mediocridade tranquila e anestesiadora” de que fala o Papa Francisco. Afasto-me da rotina, não para fingir que não existiu, mas para a poder olhá-la de novo e com gratidão, com a ajuda de Deus, e avaliar a forma como vivi. Faço-o com os olhos, os ouvidos e o coração bem abertos para me deixar mover pela Sua Palavra viva e eficaz, que atua na minha vida.

3º Passo – Agradeço o ano que agora acaba, peço a Deus que me ajude a olhá-lo à Sua maneira, reconhecendo as

Suas marcas no Bem que fiz e recebi e a Sua presença fiel em todas as alturas. 12

-V O C A Ç Ã O

4º Passo – Relembro o ano que passou: que missões me foram confiadas? Que oportunidades, surpresas e notícias surgiram? Que acontecimentos marcantes pude viver ou testemunhar? Qual foi a minha rotina? Com que pessoas me cruzei? Que descobertas fiz?

E com humildade, lembrando a frase de Jesus “Há mais ale-

gria no Céu por um só pecador que se converte, do que por

noventa e nove justos que não necessitam de conversão”, pergunto-me diante de Deus, com honestidade: Neste ano que passou, que oportunidades de conversão/alegria desperdicei? Com que me conformei? De que ou de quem desisti?

Respiração…

5º passo – Penso no regresso à rotina e no que precisa de transformação. Em que é preciso que o “Senhor venha despertar-me, dar-me um abanão? O que quero ser para os outros no próximo ano? De que forma posso viver melhor o meu trabalho, o meu descanso, as minhas relações? De que formas posso evangelizar?

Registo alguma mudança concreta com a qual gostaria de me comprometer. Termino pedindo a Deus a graça de não hesitar quando o

Espírito me exigir que dê um passo em frente. •

Proposta de Mariana Viana Baptista, adaptado

Sandra Sousa