Condições de acessibilidade, segurança, cuidado e conforto no transporte escolar (rural e urbano), atendendo a todas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro e contando com profissional de apoio, além do condutor. No caso da escola rural, mantendo a prioridade no deslocamento intracampo e, apenas em último caso, deslocando para a área urbana.
GD 1.7
Garantia da oferta de educação bilíngue, em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e na modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, às crianças com surdez, nas unidades de Educação Infantil, bem como a adoção do Sistema Braille de leitura para cegos e surdos-cegos.
GD 1.8
Busca ativa de crianças que estejam fora da Educação Infantil, especialmente as identificadas em situação de vulnerabilidade social e as que já alcançaram a idade de matrícula obrigatória.
GESTÃO DEMOCRÁTICA (GD)
GD 1.6
PARÂMETRO 2
Avaliação e Monitoramento A avaliação e o monitoramento contínuos dos diversos aspectos que compõem o atendimento na Educação Infantil são condições fundamentais para a oferta de uma Educação Infantil de qualidade democrática. Avaliar a qualidade da Educação Infantil demanda o desenvolvimento de processos em diferentes contextos, tanto na rede quanto nas unidades de Educação Infantil, que, por se alinharem aos princípios da gestão democrática, fortalecem continuamente as estratégias de participação de toda a comunidade escolar, com especial destaque para as crianças que, a partir de múltiplas linguagens, podem contribuir com o olhar para a Educação Infantil.
GD 2.1
Apoio e implementação de processos de avaliação e monitoramento no âmbito das unidades de Educação Infantil (autoavaliação institucional participativa e avaliação das aprendizagens das crianças no contexto da instituição) e da rede municipal (avaliação externa), em cooperação com o Estado.
GD 2.2
Processos avaliativos atualizados, conforme os documentos norteadores da Educação Infantil (Base Nacional Comum Curricular, Documento Curricular referencial do Ceará, documento municipal, se houver), incluindo estes Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense.
VOLTAR AO SUMÁRIO
17