
1 minute read
Metodologia
Levantamento bibliográfico realizado por meio de consultas em documentos oficiais dos governos dos países selecionados, além de publicações de instituições de pesquisas e notícias de jornais locais e/ou internacionais. A escolha dos países levou em conta casos de sucesso no âmbito da educação básica e no controle da pandemia, a variabilidade geográfica e geopolítica (continentes diferentes e países emergentes/desenvolvidos), além da disponibilidade de informações de cada um. Este trabalho é uma atualização da versão publicada em agosto/2020, que pode ser conferida aqui. A coleta de dados foi fechada em 02/02/2021.
Os vinte e um países escolhidos refletem cerca de 10% do quantitativo total de países do mundo (ONU), constituindo apenas uma amostra. São eles: Áf rica do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá (província de Quebec), Chile, China (províncias de Beijing e Hong Kong), Dinamarca, Estados Unidos (estados de Georgia, Indiana, Mississippi e Tennessee), França, Índia, Israel, Itália, Nigéria, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia e Uruguai.
Os dados referentes às curvas de contágio, bem como o total de casos confirmados semanalmente, foram retirados do site da OMS. As datas de reabertura e as classificações adotadas para fechamento, reabertura e férias escolares, foram retiradas do site da Unesco. Especificamente no caso do Canadá, da China e dos Estados Unidos, os dados referem-se às províncias aqui mencionadas. Em algumas situações, dados desses países foram apresentados, mas nesses casos, houve indicação.