Guia para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância 2020

Page 59

A comunicação: ação estratégica para o êxito do Plano

Ligue a televisão: “máquina de fazer doido”, definiu Stanislaw Ponte Preta. Dê uma olhada na banca de jornais: “quem lê tanta notícia?”, perguntava Caetano Veloso, em “Alegria, Alegria”. Repare nos muros de sua cidade: “os muros tomam a palavra!”, escreveram os estudantes de Paris, em maio de 1968. Você vai ter de competir com essa barafunda de notícias para se fazer entender. Ainda mais em tempos de internet nos celulares, com um mundo de informações na palma da mão. Por isso, que técnica, que método, que meios você vai usar? A comunicação tem lugar de honra no PMPI, pelo seu potencial estratégico: ela é um fator importante para manter o interesse da população e garantir sua participação durante a elaboração do Plano. E será elemento decisivo

7

quando chegar a hora de sua implementação. Criar um bom Plano de Comunicação é importante para fazer a ligação triangular entre os direitos e as necessidades das crianças, as decisões dos gestores e as ações dos profissionais envolvidos na elaboração do PMPI. Acompanhando de perto o processo, o Plano de Comunicação informará frequentemente a sociedade sobre o que se está pretendendo fazer, sobre o que e como está sendo feito, sobre os próximos passos e sobre o que vai acontecer a partir do momento em que o PMPI, finalmente com força de lei, for colocado em prática. Durante todo o tempo de sua elaboração, essa comunicação constante influenciará importantes decisões da administração, chegará às coletividades e aos indivíduos e será estratégica para mobilizá-los a apoiar o Plano e participar dos trabalhos envolvidos em sua implementação.

57


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Guia para elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância 2020 by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - Issuu