Educacao infantil em debate completo

Page 12

C A P Í T U LO 1

Organização da gestão Veja neste capítulo Contextos. O sistema português de atendimento à Primeira Infância e o local nele ocupado pela Educação Infantil. Centralização versus participação. Estado como corresponsável pelo cuidado e educação nos primeiros anos de vida. Divisão de responsabilidades por creches e pré-escolas. Diversidade de tipos de atendimento às crianças de 0 a 5 anos e de instituições envolvidas. Racionalização do uso dos equipamentos. Organização e funcionamento de creches, pré-escolas e serviços oferecidos por mulheres da comunidade (Amas). Requerimentos em relação a recursos humanos nas creches e pré-escolas.

10

Para refletir sobre as escolhas feitas por Portugal e Brasil ao delinear e implementar suas políticas de educação e cuidado em relação às crianças de 0 a 5 anos, é essencial levar em conta os diferentes contextos das quais emergem, expressando não apenas diferenças de tamanho, população e riquezas (veja quadro “Diferenças sociodemográficas e econômicas entre Brasil e Portugal”), mas, principalmente, suas opções e trajetórias históricas, que constituíram culturas e contextos políticos peculiares, inclusive nas formas de interação entre Estado e sociedade. Não teria sentido atribuir valores e tentar estabelecer se a opção de um país é melhor do que a do outro. No entanto, toda vez que se entra de mente aberta em contato com o “outro”, ganha-se ao perceber a multiplicidade de perspectivas diante de um mesmo problema; é possível se surpreender ao notar as questões em comum que subjazem a essas diferenças, e tirar da experiência maior capacidade de atuar de forma original, criativa, na realidade do Brasil.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.