Cartilha de boas práticas para empresas: Pacto Nacional pela Primeira Infância

Page 12

Um projeto de educação participativa na educação infantil ATELIÊ CATA-VENTOS ESPAÇO PARA INFÂNCIA

O

Ateliê Cata-ventos, criado em 2016, é fruto de experiências e reflexões sobre o que é próprio da criança e o rumo ao que queremos dar para a educação das crianças pequenas. É um espaço-tempo de educação onde é priorizada a liberdade do corpo e das ideias em um cotidiano que faça sentido. Ações comuns são naturalmente organizadoras, por isso não existem rotinas rígidas e impostas. A unidade do ser humano é a própria diferença. Assim, o espaço deve acolher e desenvolver a humanidade. Como seres culturais e biológicos que somos, tudo é aprendido na relação com o outro. Nessa perspectiva, as famílias são convidadas a fazer parte do projeto em uma colaboração participativa. Colaborando e/ou participando do projeto, seja com a colaboração de tempo para a horta, os reparos na casa, seja com habilidades como a música, a argila, os esportes. O espaço e as escolhas pedagógicas possibilitam o fortalecimento das relações e interações das crianças com as famílias na escola e fora dela, refletido nos depoimentos dos pais e das crianças Cata-ventos, possibilitando o desenvolvimento da iniciativa como projeto. O projeto, assim, traz abordagens alternativas em que a participação e a presença das famílias na instituição colaborem para que as crianças sejam mais participativas e críticas ao serem inseridas em situações de pesquisa e experimentação. Refletir sobre o uso dos espaços e pensar em uma organização na qual cada parte tem um significado que mantém relação com o todo e dialoga com a construção da própria visão de mundo da criança. Ainda desmistifica o conceito de trabalho para as crianças pequenas, afinal os pais deixam as crianças durante longas horas no espaço para ir trabalhar. De forma direta, o projeto alcança cerca de 200 pessoas, entre famílias e educadores. De forma indireta, impacta-se todo o entorno da escola, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro/RJ. Até o momento, foi possível constatar, por meio do projeto, a construção de vínculos de respeito e colaboração entre crianças de idades diferentes. A participação dos pais nas diversas áreas de atuação também teve impacto positivo, com as crianças se apropriando do processo de aprendizagem. A proposta de potencializar não só as crianças, como também as famílias, reorganiza a lógica na escola, saindo de uma relação mercadológica e consumista para uma relação harmoniosa e de parceria. Desse modo, o espaço e as escolhas pedagógicas possibilitaram o fortalecimento das relações e interações das crianças, refletido pelo aumento da procura pelo projeto nessa comunidade.

12

PACTO NACIONAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cartilha de boas práticas para empresas: Pacto Nacional pela Primeira Infância by Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - Issuu