Revista Flytour News - 4ª Edição

Page 1


Índice

4 8 13 16 28

Turquia Grécia Santiago Punta del Este Fernando de Noronha 20 Goiás 24 Angra dos Reis Flytour News é uma revista eletrônica produzida pela equipe de Marketing da Flytour American Express Serviços de Viagens - Unidade Santana. Rua Bernardo Pires, número 280, conjunto 601 Telefone: (51) 3028-2800 Site: www.flytour.com.br/porto alegre Dir. Depto. Adm./Financeiro Angélica Remião Diretor Comercial Fernando Barreto Diretora de Estratégia Operacional Rosângela Caetano Gerente de Marketing / Editora Jeniffer Remião Caetano



TURQUIA


A união de culturas e povos tornou-se comum no mundo atual. Mas a Turquia traz essa marca em sua essência. Com um território dividido entre Ásia e Europa, ela fica em uma posição estratégica do continente e já foi casa de alguns dos mais poderosos impérios do mundo, como o Romano, o Bizantino e o Otomano. Tanta força trouxe ao país muita riqueza que se reflete nas ruas das cidades, com diversos projetos arquitetônicos únicos e ambiciosos. Com a mistura do antigo com o moderno, belas praias e um povo receptivo, a Turquia é um destino eclético e imperdível.


Istambul é a parada inicial de quase todos os viajantes na Turquia. Com 13 milhões de habitantes, a capital, que já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla, era o centro de grandes governos do passado e, por isso, apresenta obras suntuosas condizentes com o seu poder na época. Lá você encontrará algumas das mais belas mesquitas e palácios do mundo, além de muito comércio e uma noite agitada. Reserve, no mínimo, dois dias para conhecer tudo com calma e aproveitar o clima da cidade. Construída pelo imperador Justiniano para reafirmar o poderio de Roma e do cristianismo, a Basílica de Santa Sofia chama atenção por suas dimensões e detalhes. Já o Palácio Topkapi foi construído anos depois como resposta dos otomanos após a conquista do local. Depois de servir como lar de vários sultões, transformou-se agora em um encantador ponto turístico com lindos jardins e pátios com vista para o mar. Além disso, guarda diversas joias e salas inteiras cobertas com pedras preciosas. A Armadura de Mustafá III, a adaga Topkapi, o diamante de 86 quilates, a Biblioteca de Ahmet III e o antigo Harém são apenas algumas das atrações.

Fique ligado A Turquia é o lugar perfeito para quem adora comprar, mas não dispensa a oportunidade de pechinchar. O local é conhecido por oferecer preços mais baixos que o resto da Europa e por seus vendedores abertos a boa e velha barganha. Os produtos de destaque por lá são os tapetes, objetos de couro e cerâmica.


Crédito da Imagem: Banco de Imagens Flytour Fonte: Viagem e Turismo / Wikipedia

Fique ligado Rica em sabores diferentes e ingredientes únicos, a gastronomia turca é um retrato do mix cultural do país e um dos grandes atrativos locais. Pratos como o döner, similiar ao churrasquinho grego, o espetinho kebab, com peixe, carne ou legumes, o hamsi pilavi, um arroz com anchovas, e as famosas mezes, entradas com queijos, legumes e verduras, são alguns exemplos tradicionais.

Saindo de Istambul, provavelmente, a Capadócia é o lugar mais lembrado do país. Com uma aparência quase lunar, com picos de 50 metros, vales e planícies gigantescas e cobertas de rochas avermelhadas, o local é conhecido por suas paisagens únicas e os inesquecíveis passeios de balão. Acordar cedo e assistir o pôr-do-sol nas nuvens com a impressionante vista desse destino especial é algo para se lembrar para o resto da vida. Quem conhece a cidade impressiona-se ainda com as que cavernas que servem como casas, igrejas e mosteiros. Essa diferente tradição surgiu devido à erupção de diversos vulcões há vários anos. A lava expelida por eles foi a responsável por formar as esculturas hoje habitadas. O Museu a Céu Aberto de Goreme, um parque com 30 igrejas e mosteiros esculpidos por entre as pedras, é um exemplo perfeito dessa integração entre o atual e o antigo, entre a cultura local e a força da natureza, elementos presentes por todo o passeio no país.



Grécia

Berço do nascimento da democracia, da filosofia e da literatura ocidental, dos Jogos Olímpicos, dos mais importantes princípios matemáticos, do teatro ocidental e de uma natureza única, com diversas ilhas e paisagens espetaculares. A Grécia proporciona ao seu visitante uma mescla de história com belezas naturais quase imbatível. Do agito de Mikonos a história de Atenas, venha se apaixonar por esse destino.


Não perca:

Delos

A Ilha dos Deuses é considerada um dos mais importantes sítios arqueológicos gregos. O local situa-se no centro do grupo de ilhas conhecido como Cíclades e foi o berço de Apolo e Atenas. Seu principal ponto turístico são os famosos leões de mármore de mais de 2600 anos.

Com uma área de 131957 km² e uma população de 11,2 milhões de habitantes, o país tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. Anualmente, em média, 19,5 milhões de turistas visitam o lugar. O valor deixado lá representa 15% do PIB nacional. Esse dinheiro é essencial para o local que vem passando por um período de turbulências econômicas. Por isso, prepare-se para encontrar um povo louco para receber os visitantes. Comece seu passeio pela capital Atenas. Lá encontram-se alguns dos mais tradicionais monu-

mentos da história como o Parthenon, o teatro de Dionísio, os templos da Deusa Atenas e da Deusa Nike, todos situados na Acrópole, o Estádio Kalimarmaro, o 1º a receber os jogos olímpicos da antiguidade, o Jardim Nacional, com diversas espécies botânicas, entre outros. Para poupar tempo e conhecer diversos pontos ao mesmo tempo, uma ótima opção é percorrer os 4 km da unificação dos sítios arqueológicos. No trajeto, você encontrará capelas, cafés, casas neoclássicas, a Acrópole, o Cemitério de Kermeikos, o Templo de Zeus, etc.


Fonte: Wikipedia / Revista Viagem e Turismo / Folha Online / www.visitpanama.com / Imagens: Banco de Imagens Flytour

Não perca:

Meteora

O destino possui seis impressionantes monastérios construídos no topo de sinuosas rochas. As obras foram realizadas na época das invasões turcas e visavam proteger a população local. A beleza é tanta que o lugar foi considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Mas se vocês gostar mesmo badalar, o bairro de Gazi é a melhor alternativa. Falar em badalação grega e não lembrar de Mykonos é quase impossível. A ilha de 86 km² é conhecida por suas vielas estreitas com casinhas brancas e pelas festas animadas que rolam sempre. Durante o dia, aproveite para conhecer a Igreja de Pangia Paraportiani e os belos moinhos locais e desfrutar do maravilhoso mar. No entanto, se você curte mesmo praias de grande beleza, Santorini também é uma ótima opção.

O arquipélago vulcânico de 73 km² traz paisagens um pouco diferentes do litoral brasileiro, mas totalmente únicas. As pedras no lugar da areia e lindos paredões rochosos dão o tom do local, além, é claro, das tradicionais casas brancas. Kamari, Perissa, Perivolos, Vlychada, Red Beach e White Beach são algumas das mais tradicionais. No final do dia, depois de muita diversão, não perca o belo por do sol em Oia. Uma experiência inesquecível e imperdível.



Santiago

Uma cidade grande, ativa e interessante, cercada pela vista única da Cordilheira dos Andes. Essa mistura de história, cultura e natureza tornou Santiago um dos destinos mais atrativos para os turistas internacionais nos últimos anos. Museus, palácios, lojas especiais e os famosos e agitados parques são apenas algumas das atrações que vão fazer você se encantar pela capital chilena.


Com 641 km² de extensão e uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, a cidade é uma das mais populares da América do Sul e recebe, anualmente, mais de 1 milhão de turistas por ano. Normalmente, esses visitantes procuram a parte central do destino para iniciar seu passeio. No centro, encontra-se, por exemplo, o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. Dentro do local, situa-se o Centro Cultural La Moneda, com arquitetura futurista e diversas exposições. O centro também é a casa de uma das atrações mais populares. A Plaza das Armas

A vizinhança:

Valparaíso

é um marco da cidade e ponto de encontro para habitantes e turistas. Além de reunir diversos monumentos, o lugar abriga a Catedral Metropolitana de Santiago e o Museu Histórico Nacional. Na mesma região, estão situados ainda o Museo de Arte Precolombino, que mostra a história artística dos povos pré-colombinos da América, o Museu Nacional de Belas Artes e o Mercado Central, conhecido por seus ótimos restaurantes e pela venda de comida típica chilena. Um dos grandes passatempos dos moradores é a visita aos parques e praças locais. Por isso, não deixe de conhecer os mais fa-

Situada a 144 km de Santiago, Valparaíso é um dos destinos mais populares do país. Lá encontram-se uma das famosas casas de Pablo Neruda e um casario colonial do século 19, que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, o local possui 42 morros e diversos elevadores coloridos, que levam os turistas por entre as montanhas.


A vizinhança:

Viña del Mar

Viña Del Mar é uma encantadora cidade localizada próximo de Valparaíso. O balneário traz mais do que apenas praias de águas geladas, mas também castelos e palácios do século passado e um cassino moderno. Conhecida como “Cidade Jardim”, possui belas e abundantes áreas verdes, além de uma gastronomia local rica.

mosos para entender um pouco da rotina dos chilenos. Lugares como o Cerro Santa Lucia, onde a cidade foi fundada, em 1541, o Parque O’Higgins, com a Arena de Santiago e um parque de diversões, e o Parque Florestal são alguns bons exemplos. Além disso, visite o Cerro San Cristóbal e se delicie com uma das mais belas vistas da Cordilheira dos Andes. Lá você encontra zoológico, teleféricos, e uma escultura da Virgen de la Inmaculada Concepción, com 14 metros de altura e um pedestal de 8,5 metros. Para os apaixonados por literatura, impossível não lembrar que o Chile é a ter-

ra natal do renomado escritor e ganhador do Nobel de Literatura, Pablo Neruda. Em Santiago, você pode conhecer uma das antigas residências do autor, a Casa Museo La Chascona. Uma construção em forma de navio, abriga móveis e objetos da época em que Neruda morava lá, uma pinacoteca e uma coleção de objetos africanos. La Chascona fica situado no bairro de BellaVista, um dos mais boêmios e agitados da cidade. Por isso, aproveite a parada por lá para desfrutar de um dos diversos bares e restaurantes locais. Coma, beba, dance e se divirta ao ritmo dos chilenos.

Crédito das Imagens: Banco de Imagens Flytour Fonte: Viagem e Turismo / www.wikipedia.org / www.cvc.com.br


PUNTA DEL ESTE



Destino de férias das classes média e alta sul-americana, ponto de encontro dos jovens, bonitos e famosos e casa de muita festa e diversão. Punta del Este não para durante o verão, atraindo cada vez mais brasileiros. Balnerário com praias oceânicas, banhadas pelo Atlântico, e de rio, com a água do Prata, a cidade possui mansões cinematográficas, modernos edifícios, restaurantes de primeira e diversos pubs. Resumindo, uma estrutura de primeiro nível misturada a um clima de agito. Cidade litorânea, as praias são realmente a grande atração de Punta e feitas para todos os públicos . Gosta de agito, paquera e surfe? Com as praias Bikini e Montoya, o balneário de La Barra é o local para você. Prefere tranquilidade tanto na hora do banho de mar quanto na do almoço ou da janta? Você vai gostar da pacata José Ignacio. Curte um dia em águas calmas e tranquilas e uma noite de festa? O destino perfeito é La Mansa. Por fim, não esqueça de La Brava, a casa do famoso monumento Los Dedos, do artista plástico chileno Mario Irrazábal, que oferece grande estrutura em um mar bastante agitado. Preparada para os mais de 300 mil habitantes que recebe anualmente durante o verão, a cidade possui 1000 camas divididas em hotéis de todas as categorias. O mais famoso entre eles, provavelmente, é o Conrad. Parte da rede Hilton de hotéis, conta com 17 andares e um movimentado cassino com 550 caça níqueis e 72 mesas de jogo. Além do luxo e da fama, o lugar se destaca por seu agitado departamento de eventos que traz, anualmente, artistas de renome internacional para apresentações especiais. Como todo bom destino dos ricos e famosos, Punta possui diversas lojas de grife que satisfazem até o mais exigente dos consumistas. Marcas como Valentino, Louis Vuitton, Carolina Herrera, Fendi Home podem ser encontradas espalhadas pela Avenida Gorlero, principalmente entre a Calle 30 e a Plaza Artigas. Para os menos cheios de dinheiro, essa última é a casa de uma simpática feira de artesanato local, montada diariamente.

Fonte: Wikipedia / Revista Viagem e Turismo / Folha Online / www.puntadeleste.com / Imagens: Banco de Imagens Flytour


Não perca

Casapueblo

Obra do artista uruguaio Carlos Paez Vilaró nos anos 60, a Casapueblo é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Um misto de hotel, ateliê, museu e casa de Vilaró, o atrativo abriga diversas obras do artista e possui uma vista privilegiada do mar. O pôr-do-sol no lugar é um dos mais belos de Punta.


Goiรกs



O que vem por aí... Com algumas das praias mais belas e famosas do mundo, é fácil pensar no litoral brasileiro quando se fala em turismo por aqui. Mas o que você acha de surfar em um mar quentinho no coração do país? Em Goiás, isso é possível. Lá encontra-se um complexo turístico que aproveita-se de um incrível recurso natural, as águas termais, para atrair aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano. Que tal mergulhar nessa maravilhosa aventura? Casa da maior estância hidrotermal do mundo, o destino possui piscinas com águas com tempera-

Com muitas características semelhantes aos parques de Orlando, o Hot Park pretende agora ter a versão brasileira de Downton Disney. A Hot City terá cinema, restaurantes e shopping center. O investimento será de R$ 180 milhões.

turas que variam de 30°C a 57°C. Caldas Novas e Rio Quente possuem a maior parte das atrações. Distantes em apenas 30 km, elas contam com hotéis com ótimas estruturas que complementam de forma perfeitas as águas terapêuticas do lugar. Em Caldas, por exemplo, está a Lagoa de Pirapitinga. Lá estão as nascentes com as mais altas temperaturas da cidade e o famoso Poço do Ovo, com águas que chegam a 57°C. No local, é possível conhecer ainda o Parque Estadual da Serra de Caldas, com trilhas únicas que só podem ser feitas


com a presença de guias locais. Mas se você está cansado de água quente e quer refrescar o corpo, as quedas de Cascatinha e do Paredão, dentro do Parque, e o Lago de Corumbá, com 65 km e conhecido como casa dos esportes aquáticos, são ótimas pedidas. Mas, para a criançada, o grande destaque é mesmo o Rio Quente Resorts. É no local que está situado o Hot Park. O empreendimento conta com corredeiras e toboáguas eletrizantes, como o Half Pipe, rampa em U em que os participantes descem em cima de bóias gigantes, e o Xiripado, tobogã de 32 metros de altura e 14,6 metros de compri-

mento, que fazem a alegria dos mais novos. Outro atrativo favorito dos visitantes é a “Praia do Cerrado”, com areia branca e fina, coqueiros, águas com 9 tipos de ondas e aulas de surf. Para quem prefere a tranquilidade, atividades como hidroginástica, mergulho e visita da Bird Land, área construída em parceria com o Ibama onde pode-se observar diversos animais, são as melhores opções. E depois de passar o dia no agito do Hot Park você ainda pode aproveitar os bares molhados, cascatas e ôfuros do Parque das Fonte, um dos hotéis do complexo .


Angra dos Reis



O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como a “Cidade Maravilhosa”. Mas a capital do Estado não é a única abençoada com algumas das mais belas paisagens naturais do país. A 166 km de lá, a linda Angra dos Reis vai lhe surpreender com suas 2 mil praias, distribuídas em 365 ilhas e 8 baías. A cidade é conhecida pela grande circulação de ricos e famosos e por ter o turismo como sua principal atividade. Passeie pela vegetação rica, ande de barco ou mergulhe no mar de águas

calmas e esverdeadas desse incrível destino. As numerosas ilhas são onde a diversão acontece. Comece a viagem pela Ilha Grande. Situada a 1h30min do continente, ela possui 106 praias e as Ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, que abrigava presos políticos. Por ter sido casa do presídio por muitos anos, a natureza local manteve-se quase intocada e hoje apresenta um grande pedaço da Mata Atlântica preservado e aberto ao turismo. Praias como Lopes Mendes e a pequena


Cachadaço, com uma incrível piscina natural, são provas dessa bela natureza. Segunda maior ilha do destino, Gipóia é o lugar ideal para quem gosta de agito durante o dia. Na praia do Dentista, por exemplo, concentram-se as lanchas, veleiros e iates dos endinheirados. Aproveite o conforto dos bares flutuantes e curta essa festa com muito sol. Para os surfistas, na mesma ilha, a praia de Amendoeiras é o point. Com um mar calmo e claro, Angra é conhecida

por ser um ponto perfeito para o mergulho. A Ilha Botinas, por exemplo, possui duas formações rochosas cobertas com coqueiros e bromélias e uma fenda com água cristalina e lotada de peixes coloridos. Já Paquetá traz, além do ambiente perfeito para conhecer a flora e fauna marinha, ótimos restaurantes de frutos do mar. As praias de Sururu, Piedade, da Fazenda e da Venda, todas em Gipóia, são outros pontos interessantes para a prática do esporte.


Fernando de


Noronha CrĂŠdito das Imagens: Banco de Imagens Flytour Fonte: Viagem e Turismo / www.feriabrasil.com.br


O paraíso fica em um pequeno arquipélago no nordeste brasileiro? Quem visita Fernando de Noronha tem certeza que sim. A fama não é à toa. O local abriga algumas das mais belas paisagens naturais do mundo com imagens de tirar o fôlego e uma rica fauna. Tantas maravilhas são mantidas preservadas com a restrição de entrada de apenas 450 visitantes por dia no lugar. Exclusividade, um charme a mais nesse encantador destino. Situada na costa brasileira e pertencente ao estado do Pernambuco, obviamente, as praias são as grandes atrações de Fernando de Noronha. Se jogue nas do Cachorro e do Meio. Mergulhe na

água cristalina da Baía do Sancho, situada no Mar de Fora, parte da ilha virada para a África. Aproveite as piscinas naturais da Baía dos Porcos, situadas em frente ao Morro Dois Irmãos, e da protegida Praia de Atalaia, rodeada por recifes e com entrada permitida apenas na maré baixa e com pagamento de ingresso. Mas, se você gosta mesmo é de surfar, corra para as do Boldró, da Cacimba e da Conceição, com seu mar calmo de abril a novembro e ondas de 1,5 metros de dezembro a março. Tem diversão para todos os estilos por lá. Para quem quer mais do que curtir o mar e o sol, Noronha também traz opções. A desova no-


turna das tartarugas, que acontece nas areias de tons avermelhados da Praia do Leão, é famosa. Ao lado, no Morro da Viuvinha, encontra-se também um encantador santuário de aves. Além disso, não deixe de visitar a Baía dos Golfinhos, o lugar mais regular do planeta para a observação da espécie. Apaixonados por história vão curtir ainda a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, de 1772, o Memorial Noronhense e o Palácio São Miguel, de 1948. Patrimônio Mundial Natural para a Unesco, Fernando de Noronha possui uma natureza quase intocada, mas isso só é alcançado com muito cuidado. Parte do lugar está situada dentro de um Parque

Nacional comandado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICBBIO). Além disso, um pedaço da ilha é controlado e mantido pela rede Econoronha. Por tudo isso, o turista precisa pagar duas taxas diferentes para aproveitar os encantos do lugar. São R$ 45,60 por dia de Taxa de Preservação Ambiental e mais o valor do ingresso caso você queira curtir a área da Econoronha, onde o ingresso custa R$ 65 para brasileiros e R$ 130 para estrangeiros. Um valor alto, mas um investimento que vale a pena no momento que você visualiza o primeiro pôr-do-sol no Forte do Boldró.

Como explorar Projeto Navi Nele, é possível fazer um passeio a bordo de uma hidronave de observação. O veículo possui uma placa transparente no fundo, tornando possível visualizar toda a vida marinha do local. Durante a atividade, um biólogo dá mais informações sobre as espécies e a região.

Ilhatur Que tal conhecer as praias mais importantes de Noronha em apenas um dia? Com o Ilhatur, você descobre de forma rápida as belezas do lugar. O passeio pode ser feito de bugue ou camionete.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.