Judaísmo: a minha jornada continua

Page 16

O ESTADO DE ISRAEL ESTARÁ ABERTO PARA IMIGRAÇÃO JUDAICA E PARA O RECEBIMENTO DE EXILADOS; IRÁ PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS PARA O BENEFÍCIO DE TODOS OS SEUS HABITANTES; SERÁ BASEADO NA LIBERDADE, JUSTIÇA E PAZ COMO IMAGINADO PELOS PROFETAS DE ISRAEL, ASSEGURARÁ COMPLETA IGUALDADE DE DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICOS A TODOS OS SEUS HABITANTES, INDEPENDENTEMENTE DE RELIGIÃO, RAÇA OU SEXO, IRÁ GARANTIR A LIBERDADE DE RELIGIÃO, CONSCIÊNCIA, LÍNGUA, EDUCAÇÃO E CULTURA, IRÁ PROTEGER OS LUGARES SAGRADOS DE TODAS AS RELIGIÕES, E SERÁ FIEL AOS PRINCÍPIOS DA CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS.

O Estado de Israel está preparado para cooperar com as agências e representantes das Nações Unidas a implementar a resolução da Assembléia Geral de 29 de Novembro de 1947, e tomará medidas para trazer a unidade econômica de toda Eretz-Israel. Fazemos um apelo às Nações Unidas para assistir o povo judeu no construão do seu Estado e para receber o Estado de Israel no cocílio das nações. Apelamos - exatamente em meio ao ataque lançado contra nós há meses - aos habitantes árabes do Estado de Israel para que mantenham a paz e participem da construção do Estado baseando-se em uma cidadania plena e igual, através de representação em todas as suas instituições provisórias e permanentes. Nós estendemos nossa mão a todos os estados vizinhos e seus povos numa oferta de paz e boa vizinhança, e apelamos a eles para estabelecermos laços de cooperação e ajuda mútua com o soberano povo judeu, estabelecido em sua própria terra. O Estado de Israel está preparado para fazer a sua parte em um esforço comum para o desenvolvimento de todo o Oriente Médio. Nós apelamos ao povo judeu em toda a Diáspora para que se unam aos judeus de Eretz-Israel nas tarefas de imigração e construção e que os apoiem na grande luta para a realização do antigo sonho - a redenção de Israel. Colocando nossa confiança no "Rocha de Israel", afixamos nossas assinaturas a esta proclamação nesta sessão do Conselho de Estado provisório, sobre o solo da pátria, na cidade de Tel-Aviv, neste sábado 5º dia de Iyar de 5708 (14 de maio de 1948).

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.