Dissertação de Mestrado de Flávio de Carvalho Magina

Page 16

1 • Introdução 2) Fatores Mecânicos: Condutores e estruturas sujeitos às forças mecânicas tais como vento, neve, etc.;

3) Fatores de Impacto Ambiental: Uso da terra (valor, população existente, etc.); 4) Fatores Econômicos: Projeto da linha deve atender todos os requisitos a um custo mínimo. As condições básicas para o projeto de linhas de transmissão com tensão máxima, valor eficaz fase-fase, acima de 38 kV e não superior a 800 kV, de modo a garantir níveis mínimos de segurança e limitar perturbações em instalações próximas são fixadas pela norma NBR 5422 (ABNT NBR 5422, 1985), publicada em 1985 pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com a norma NBR 5422, os dados meteorológicos são fundamentais no dimensionamento de linhas de transmissão de energia elétrica. Isto se aplica tanto para novos projetos como para a operação e redimensionamento das linhas de transmissão já existentes. A norma NBR 5422 define a temperatura do ar e a velocidade do vento como os dados meteorológicos mais importantes no dimensionamento dos cabos condutores, cabos páraraios, suportes e fundações, distâncias e faixas de segurança de operação da linha. Para o dimensionamento dos cabos condutores da linha é fixado um valor máximo constante de 1.000 W/m2 para a radiação solar. Outros dados meteorológicos, como a precipitação pluviométrica (chuva) e a umidade relativa do ar não são considerados pela norma NBR

5422 para o projeto de linhas de transmissão. Menezes Jr. (MENEZES JR., 1984), enfatiza em seu trabalho de análise de custos de linhas de transmissão, que quanto mais agressivo for o clima da região de implantação de uma linha de transmissão, mais elevado é o seu custo, para que a confiabilidade operacional seja mantida. No mesmo trabalho, menciona que a velocidade de vento de projeto, cuja determinação envolve a estatística de valores extremos (distribuição de Gumbel), pode incorrer em um erro da ordem de ± 30 km/h (ou ± 8,3 m/s), pois na maioria dos estudos a rede meteorológica não tem uma densidade de estações e é curto o período de coleta de dados da velocidade do vento. Informa ainda que a variação no custo da linha de transmissão, com respeito a essa variação da velocidade do vento pode chegar a U$ 5.400/km.

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.