News junho

Page 1

Site: www.voluntariosemcampo..org.br E-mail: contato@voluntariosemcampo.org.br Facebook: VoluntariosEmCampo Twitter: @conexaovec Instagram: @conexaovec Ano IV, Junho / 2018 | Conexão Voluntário em Campo

Laos pag. 07

Editorial

Testemunho

VEC em Ação

Perfil Conexão

pag. 02

pag. 03

pag. 05

pag. 06

Depoimentos pag. 04

Mensagem Fim Agenda pag. 08 de Ano pag. 07


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

02

EDITORIAL

A Excelência na Missão Por: Miriam Reiche O sábio de Eclesiastes escreveu em seu livro: O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força (Eclesiastes 9.10). Servir ao Senhor com toda a nossa força é servi-lo da melhor maneira que podemos, com a excelência que lhe é devida. Ciente da importância de treinar seus líderes e voluntários para servir de modo excelente à obra missionária, onde quer que Deus os enviar, a Conexão VEC, por meio de seu Núcleo de Capacitação, dedica seu primeiro semestre a esta finalidade. Nesses últimos meses, pudemos preparar centenas de pessoas nos cursos de Atendimento em Situações de Catástrofe, Desenvolvimento Comunitário, Alcançando Muçulmanos, Segurança do Missionário em Áreas de Risco e Capelania Esportiva. Esses cursos foram criteriosamente escolhidos pelo Núcleo da VEC em virtude da necessidade de ensinar os muitos voluntários, que irão servir os refugiados em nossas caravanas para o Oriente Médio, bem como aqueles que estarão em nossas caravanas esportivas deste ano. O mais importante na obra do Senhor será sempre um coração voluntário e santo para servi-lo, no entanto, é preciso usar os meios de instrução e investir tempo e recursos no preparo pré-campo. É fundamental conciliar a capacitação do alto, o estar cheio do Espírito, e a capacitação aqui da terra à nossa disposição. Deus tem equipado homens e mulheres em áreas determinadas e com habilidades específicas não somente para servi-lo, mas também para ensinarem a outros. Na construção do Tabernáculo, podemos perceber isso, Deus enche Aoliabe e Bezalel com seu

Espírito e capacita-os com diversas habilidades, dentre elas, a habilidade de ensinar a outros (Ex 35.30-35). Como é maravilhoso servir a esse Deus, que cuida de sua obra de modo tão extraordinário e pessoal, provendo recursos, conhecimentos, habilidades, experiências, e nos concede o privilégio e a responsabilidade de participar de sua missão. Falando em participar da Missão, um grupo de corajosos e capacitados voluntários decidiu fazer parte daquilo que Deus está fazendo na Ucrânia e irá servir nesse país durante as finais da Copa no mês de Julho. Embora seja um país cristão, menos de 3% da população é evangélica, e muitos povos não-alcançados residem nesse país, tais como usbeques e turcomenistãos (Fonte: joshuaproject). O missionário enfrenta muitas dificuldades no campo: língua, cultura, estresse, desânimo, saudade da família e/ou país, entre outras. Sem o preparo adequado, tudo isso será insuportável. O Brasil é um dos países que possui a maior taxa mundial de retorno prematuro do campo (7%). A principal causa de isso acontecer é a falta de preparo e treinamento inadequado. A doutora, Antonia Leonora Van Der Meer afirma: “O preparo cultural do missionário é a chave para uma boa adaptação, integração no campo e o bom êxito do seu ministério”. A excelência na missão consiste em estar cheio do Espírito, desenvolver o caráter de Cristo, depender do Senhor e estar preparado para responder a qualquer que nos pedir a razão da nossa esperança!

Mídias Sociais

Facebook: Vo l u nt a r i o s E m C a mp o

Tw i t t e r : @ c o n ex a ov e c

Instagram: @ c o n ex a ov e c

Yo u t u b e : Vo l u nt a r i o s em c a mp o


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

03

VEC EM AÇÃO Cursos de Capacitação Com o objetivo de capacitar os voluntários para atuarem no campo, a Conexão VEC deu continuidade aos cursos preparatórios no primeiro semestre de 2018. Além dos cursos no mês de março (Atendimento em Situações de Catástrofe e Desenvolvimento Comunitário para Regiões Carentes e Vulneráveis), realizou mais três em Abril e Maio, como segue abaixo.

Segurança do Missionário em Áreas De Risco Nível A Este curso foi ministrado pelo pastor Marcos Grava, que é Graduado em Educação Física e Membro do Grupo Gestor de Segurança da Associação de Missões Transculturais Brasileiras, e por Paulo Beni, Graduado em Gestão de Segurança; Pós-graduado em Gestão de Emergências e Desastres e com Cursos de Especialização em Terrorismo pelo BOPE, SWAT (EUA), GATE, etc. O curso teve como conteúdo a Teologia do Risco; Protocolos de Segurança Pessoal e Patrimonial; Evacuação de Campo; Ameaça e Crise; Catástrofes Naturais; Segurança da Informação; Comunicação com Igrejas e Adotantes; além de Simulações Específicas. 13 (treze) alunos foram treinados para o campo neste curso.

Alcançando Muçulmanos Este Curso abordou aspectos teológicos como os 5 pilares do Islã; As crenças muçulmanas; as diferentes divisões do islamismo; Os lugares sagrados do islã; O Alcorão; Principais diferenças entre o Alcorão e a Bíblia; A soberania, a justiça e misericórdia de Deus na Bíblia e no Alcorão; Alá é Deus. Além disso, o professor, missionário com vasta experiência sobre este tema, explicou aspectos contemporâneos como o radicalismo muçulmano moderno: Bin Laden e Cia; e ainda tratou de como compartilhar nossa fé com os muçulmanos. Foram 26 (vinte e seis) alunos capacitados no curso.

IV Curso Internacional de Capelania Esportiva O Movimento Atletas de Cristo trouxe para o Brasil o maior e mais antigo Ministério Esportivo do Mundo, o Fellowship of Christian Athletes - FCA. Fundado em 1954 nos EUA, o FCA possui larga experiência em Capelania de atletas universitários e profissionais das principais modalidades esportivas. O FCA ministrou no IV Curso Internacional de Capelania Esportiva, que aconteceu no final do mês de Maio deste ano, em Santo André - SP. O curso contou com a presença de quatro professores: Tom Joyner, Carl West e Paulo Wescher (FCA – EUA) e Rodrigo Zuliani (Atletas de Cristo – Brasil). O objetivo foi capacitar líderes para o alcance, pastoreio e orientação de esportistas de diferentes modalidades e níveis de prática com a finalidade de aperfeiçoar os fundamentos da fé cristã por meio do ensino de verdades bíblicas, além de levar os atletas à busca da excelência não apenas em sua prática esportiva, mas também em todas as demais áreas de sua vida. 34 (trinta e quatro) alunos estiveram participando do Curso.


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

04

DEPOIMENTOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Segurança do Missionário em áreas de risco - Nível A Por: Rita Fernandes - Ministério Internacional Torre Forte de São Paulo O curso segurança do missionário nos dá uma visão sobre os riscos que o missionário assume ao realizar certas missões, principalmente em países fechados. De extrema importância, este curso nos permite rever valores, compromissos e comprometimento junto a nosso chamado. Quanto aos multiplicadores e envolvidos no curso, conseguiram nos proporcionar a oportunidade de observar pessoas capacitadas, preparadas e abençoadas, confesso que fiquei mais apaixonada e que superou minhas expectativas. Agradeço imensamente a oportunidade e estou à disposição para realizar e participar de outros. Quanto ao local, muito limpo, organizado, uma comidinha divina feita por mãos abençoadas, tudo feito com muito amor. Deus abençoe.

Alcançando Muçulmanos Por: Márcio Daniel - PIB de Santo André Depois de algum tempo envolvido no mundo árabe, essa foi a primeira e uma das melhores oportunidades de aprender as questões de cosmos, visão cultural, crenças e valores. Tenho alguns amigos árabes, que estão em nosso país por conta da guerra no Oriente Médio, que tem destruído sonhos e famílias, e não tive uma capacitação específica para estar dentro de uma cultura totalmente diferente da nossa. Mas de forma inesperada, Deus me proporcionou esse presente de amá-los e ajudá-los em suas necessidades básicas dentro da minha cultura, gerando um bom relacionamento de amizade e compaixão. Esse curso me fez entender com mais profundidade que demonstrar o amor para cada um dos árabes, sejam mulçumanos ou não, respeitar a crença, visão cultural e valores é o melhor caminho para nos relacionarmos com o próximo e colocar em prática um pouquinho do que Jesus nos ensinou. Quero ser para meus amigos alguém em quem possam confiar, disposto a ajudá-los e, acima de tudo, demostrar o amor que tenho em meu coração. Jesus era e continua sendo o maior exemplo de que o evangelho não está limitado à cultura, língua ou nação. "As boas novas são para todos, o amor de Deus quebra barreiras seja ela qual for, e a graça é o maior presente que alguém pode receber".

Capelania Internacional Esportiva Por: Daniel Martins - Igreja Juventude de Cristo - Barra Mansa/RJ O Curso de Capelania Esportiva foi de um nível muito alto e muito bem organizado, uma grade bem atualizada com temas interessantes e diretos ao objetivo que é a Capelania Esportiva. A forma da abordagem dos assuntos pelos palestrantes foi demonstrando total conhecimento e vivência na área transmitindo a importância e o valor da Capelania Esportiva. E com todo conteúdo adquirido durante o curso tanto teórico como o prático, poderemos aplicar no dia a dia sempre que houver uma oportunidade, agora de uma forma mais organizada e estruturada, e com muito mais confiança na abordagem do atleta e logo mais à frente no discipulado do mesmo. O meu destaque ao curso em geral, é pela grande organização e estrutura oferecida a todos participantes, e principalmente pela recepção dos irmãos da PIB Santo André.


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

05

TESTEMUNHOS Capelania Internacional Esportiva Por: Daniella Mieko - Atleta Profissional Sou Daniella Mieko, Atleta de alto rendimento do Atletismo na modalidade do Lançamento do Dardo. Iniciei aos sete anos de idade minha trajetória no esporte, e aceitei a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador quando tinha meus 13 anos. Hoje estou com 24 anos e continuo firme com o Senhor! Durante minha trajetória no esporte vivenciei muitas experiências incríveis com Deus, Ele mostrou sua bondade e fidelidade em todo tempo. Passei por momentos difíceis, mudando de cidade e morando longe da família. Sou natural de Curitiba no Paraná, mas ultimamente vivi anos em São Paulo em que a Igreja Batista do Brooklin me acolheu com muito amor; depois me mudei para São Caetano e tive todo o suporte espiritual da Igreja Batista de Santo André em que pastor Marcos Grava sempre me ajudou muito. Recentemente, há dois meses, me mudei para Bragança Paulista – SP. O curso Internacional de Capelania Esportiva, primeiramente me despertou uma curiosidade em fazer porque no ano passado participei de um Mundial de Atletismo em que dentro da Vila dos atletas, havia um centro religioso e cristãos

que faziam o trabalho de Capelania Esportiva. Durante o tempo que ficamos na China havia cultos todos os dias, e em um deles quem ministrou a palavra foi uma psicóloga, o que me chamou muita atenção, porque eu estava concluindo o curso de Psicologia. Os cultos eram edificantes e o apoio espiritual que recebemos durante o evento esportivo foi maravilhoso, pois oramos uns pelos outros e não havia distinção naquele lugar, éramos um só povo adorando ao Senhor. Após essa competição decidi fazer parte dessa grande obra que Deus está operando no esporte, e percebi como o esporte é uma ferramenta poderosa para evangelizar as nações. O pastor Marcos Grava havia me informado do curso, e disse que seria importante eu participar. Mas, infelizmente, não tinha condições porque a equipe que represento não tinha pago o meu salário e estávamos nos mantendo apenas com o salário do meu marido, que também é atleta. Mas confiei em Deus e fiz minha inscrição, na semana do curso Deus providenciou o recurso para eu ir. Durante os quatro dias que realizei o curso, Deus foi me ensinando muitas coisas por meio dos

palestrantes, fiz amizades muito especiais, e fui, muitas vezes, desafiada a ser a diferença através do servir ao próximo. Aprendi sobre a importância do discipulado e eu como cristã e Atleta posso ser discipulada, e também discipular a muitos! Como estou no meio de Atletas percebo as dificuldades físicas, psicológicas e espirituais, e como um capelão faz a diferença em áreas que o Atleta tem maior dificuldade que é a psicológica e espiritual necessitando muito do serviço da capelania, porque o atleta hoje é considerado apenas pelo seu resultado e não como indivíduo que tem o seu valor além da sua performance. Através desse curso, fui capacitada a servir no meio que trabalho, nos treinos e competições e podendo levar Cristo aqueles que estão a meu redor. Foi transformador o curso para mim. Abriu meus olhos para muitas coisas no meio esportivo e como poder evangelizar e discipular atletas e aqueles que estão envolvidos no esporte. Tenho uma maior consciência do meu propósito como cristã e agora tenho as ferramentas certas para ser um instrumento nas mãos do Senhor!


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

06

PERFIL DO CONEXÃO

Nome: Nadia Alves Rodrigues de Oliveira Profissão: Dentista Aposentada - “POR DEUS para O MINISTÉRIO” Igreja: I Batista Sião Cidade: Taguatinga DF

Qual foi sua primeira viagem com a Conexão VEC? Em 2008 com a Conexão China, quando ainda nem era oficialmente ONG. Essa foi verdadeiramente uma viagem marcante e um divisor de águas na minha vida! Mais que saber do Amor e do Poder de Deus passei a VIVER experiências indescritíveis! Qual a importância da sua área para a Conexão? Independente da ferramenta, o ALVO É CRISTO nas vidas das pessoas. Cada área é de fundamental importância quando nosso alvo é alcançar o coração de uma pessoa para CRISTO. Pessoas são diferentes e são tocadas de diferentes formas, mas Jesus é o Único Caminho, e essa verdade precisa ser sentida e entendida por cada vida! Cada um sentirá esse Amor de DEUS em sua “Própria linguagem” (Livro: Linguagens do Amor de Deus). Qual a área que você é responsável dentro da Conexão Voluntários em Campo? Ministério Esportivo é minha principal atuação, contudo Deus me dá o privilégio de participar em diferentes áreas a cada viagem. Na saúde, em artes, no esporte ou onde o Pai convocar, o alvo em cada atuação é compartilhar do AMOR de Deus de forma prática através de relacionamentos, e é isso que buscamos fazer.

Quando você viaja em qual campo atua? Saúde (palestras de educação em saúde Bucal e atendimento de emergência em Odonto; verificação de PA; Glicemia…); Esportes (Treinamentos e atuações em Games, ajudo no Ubabalo quando necessário e faço capelania esportiva); Artes (pintura de rosto, escultura de balões, confecção de pulseirinhas para evangelismo, pirofagia…); por conhecer um pouco de fotografia ajudo nessa área quando necessário! Me sinto como “Paulo” quando diz: “Faço tudo por causa do evangelho e para ser participante dele”. Há quanto tempo trabalha com o voluntariado? “Nasci” em igreja evangélica e aprendi desde cedo com meus pais a servir! Viajava desde criança com trabalhos da igreja em que era membro, entretanto, foi em 2005 em uma “Tenda da Esperança” que fiz minha primeira viagem missionária como Missionária, independente dos “país ou igreja”. Quais eventos você já participou divulgando a Conexão? Muitos! Não dá para enumerar. Sou Conselheira de Embaixador do Rei (organização Batista para meninos entre 7 e 17 anos) desde 1999, e já participei como conselheira de Mensageiras do Rei (para as meninas). Nos eventos Locais, Estaduais e Nacionais sempre tenho a oportunidade de compartilhar de alguma maneira. Faço treinamentos de Evangelismo através das cores, confecção de pulseirinhas e KidsGames em diferentes igrejas e organizações e sempre levo o banner e falo da Conexão VEC. O que motiva a você continuar investindo na área humanitária? Meu Deus! Ele é a minha motivação! Rm 11.36. Jesus é meu Mestre, Ele deixou sua glória por Amor a nós, me

esforço para fazer um pouco daquilo que Ele nos deixou como ensinamento e por ser um privilégio dado por Ele mesmo, pois quando sirvo alguém, estou servindo a Jesus, segundo suas próprias palavras. Mt 25.35-40 Qual mensagem deixaria para quem ainda não teve uma experiência de voluntariado como esta? Se Deus toca em seu coração, Ouça! “Eis que obedecer é melhor que sacrificar”! Muitas vezes fazemos algo pensando em ajudar alguém, mas somos tão grandemente abençoados que nosso coração se enche de uma alegria inexplicável que só o Senhor pode dar. Nossas convicções bíblicas se firmam através de experiências pessoais, muitas delas, você só conhecerá “no campo missionário”. Faça parte do “Plano de Deus para o Mundo” também através de uma viagem transcultural, ainda que depois você entenda que não é seu chamado, você conhecerá o que o missionário voluntario vive no campo e poderá então participar de outra maneira como intercessão, ou contribuição financeira! Viva o que Deus tem para você, pois o MELHOR LUGAR DO MUNDO É O CENTRO DA VONTADE DE DEUS! Medite diariamente em Mt 6.6, percorra outros textos bíblicos e saberá onde Deus quer você!


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

07

RELÓGIO DE ORAÇÃO - LAOS

LAOS Laos é um dos países mais pobres do mundo. Sua economia sofre de redes que favorecem as famílias dos membros do partido ampliado os seus amigos íntimos. A questão regional também é muito importante. Sem acesso a essas redes, é difícil conseguir bons empregos ou obter cargos administrativos. A corrupção no Laos é abrangente, constatada e difícil de ser mudada. PARTICULARIDADES A cultura tradicional do Laos (budismo) percebe que é natural que a riqueza e o poder se concentrem nas mãos da elite governante em virtude de seu carma. Este carma determina seu nascimento e status social. O meio para melhorar seu próprio status é construir uma rede baseada em obrigação e lealdade dada em troca de proteção e assistência em momentos de necessidade. Dado esses valores sociais subjacentes, há poucas possibilidades de serem feitas melhorias em regiões não desenvolvidas ou mesmo de um protesto aberto; afinal, o que acontece é determinado pelo próprio carma e tem de ser aceito. RELIGIÃO O país ainda está sob o comando do Partido Comunista e, portanto, a religião é algo que as autoridades veem como hostil. Enquanto o budismo é aceito como sendo parte da herança do país até certo ponto e as religiões animistas são vistas como superstições indescritíveis, o cristianismo é visto como estrangeiro, ligado aos valores ocidentais e hostis. Fonte: Site Portas Abertas

Eles são considerados como pessoas fora da comunidade e, consequentemente, são perseguidos Domingo: “Com isso todos saberão pela própria família e pelas que vocês são meus discípulos, se autoridades locais, muitas vezes, vocês se amarem uns aos outros.” agitando a comunidade ou usando líderes religiosos locais. (João 13.35) MOTIVOS DE ORAÇÕES

Peça a Deus que a igreja em Laos prospere e a perseguição aos cristãos Quinta-feira: “É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce não os impeçam de seguir a Cristo. pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.” (Salmos 133.2) Segunda-feira: “Pois não temos um pelo desenvolvimento e sumo sacerdote que não possa Ore compadecer-se das nossas fraquezas, divulgação de literatura bíblica. Ainda mas sim alguém que, como nós, há uma grande necessidade de passou por todo tipo de tentação, literatura e bíblias cristãs em línguas locais. porém, sem pecado.” (Hebreus 4.15) Ore pelos cristãos das minorias étnicas que são expulsos por suas comunidades e forçados a viver na selva, onde muitas vezes permanecem meses ou anos e que terminam optando por sair do país. Terça-feira: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. (Isaías 55.8)

Sexta-feira: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19) Ore pelos irmãos que são obrigados a fugir da nação. Há também relatos de que os cristãos das minorias étnicas são expulsos por suas comunidades e forçados a viver na selva, onde muitas vezes permanecem meses ou anos e finalmente precisam se mudar.

Peça a Deus que os valores cristãos sejam reconhecidos como benéficos e Sábado: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o influenciem a sociedade em Laos. Senhor, e não para os homens.” (Colossenses 3.23) Quarta-feira: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que Ore para que haja liberdade de culto, vejam as suas boas obras e em geral, há mais liberdade de culto glorifiquem o vosso Pai, que está nos para os cristãos nas áreas urbanas. Que o Espirito Santo conduza as céus.” (Mateus 5.16) autoridades na elaboração das leis. Ore pelos cristãos ex-muçulmanos que enfrentam o peso da perseguição.


Conexão News. Ano IV, Junho/ 2018 Conexão Voluntários em Campo

AGENDA VEC

JOGOS ABERTOS DA JUVENTUDE

01 a 12 de outubro

Em breve abriremos as inscrições

Conexão News é uma publicação digital da ONG Conexão Voluntários em Campo. Ano IV - Junho / 2018 Redação: Bruna Almeida Revisão: Marcos Grava, Lidia Dutra e Miriam Reiche Fotos: Equipe Conexão Diagramação: Flávio Ribeiro

08


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.