Tfg caderno final

Page 20

em 1956, em seu segundo mandato, Prestes Maia complementa o Plano de Avenidas, desta vez incluindo vias diametrais, ligando o esquema rádioconcentrico, já que o esquema anterior se mostrava ineficiente. “[O estudo realizado] reforçou a necessidade de complementação da Avenida Radial Leste e de viadutos cruzando o Parque Dom Pedro II. Além de consolidar o primeiro Perímetro de Irradiação, esses viadutos também tinham como finalidade dar acesso aos terminais de ônibus e de táxis centrais da praça da Sé e da praça Clóvis Bevilacqua.” (GROSTEIN, MEYER, 2010). Os viadutos projetados na gestão de Prestes Maia só foram construídos entre as gestões de Faria Lima e Paulo Maluf, sendo o Viaduto Diário Popular primeiro deles.

Já o terminal de ônibus e o estacionamento de carros foram

construídos na década de 70, ambos no lado oeste do Parque Dom Pedro II. Esses dois vetores foram criados com intuito de desafogar o trânsito de veículos e pessoas no Centro Velho, no entanto a unidade do parque foi novamente comprometida. Ou seja, com o acréscimo dos viadutos, do terminal de ônibus e do estacionamento o parque perdeu sua continuidade e integração, tornando-se de certa forma, barreira entre a travessia zona leste - centro. Começa então, acentuada a degradação do Parque Dom Pedro II.

Ainda data da década de 70 a construção da Linha 3 (vermelha)

do metrô, responsável pela ligação leste-oeste. Por questões econômicas, esta é uma linha de superfície, a qual corta o tecido urbano, criando outra barreira. Ou seja, mais uma vez o Parque Dom Pedro II sofre alterações em sua configuração. A estação Pedro II do metrô está localizada no parque de tal forma que só colabora com a descontinuidade do projeto original, sendo ao mesmo tempo vetor e barreira urbana. Curioso notar como essa estação, apesar de próxima, está tão desarticulada com o terminal de ônibus.

20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.