Artes e Multimédia: caderno de apoio

Page 6

Hugo von Hoffmannsthal Do teatro grego chegaram-nos diversas formas de aliança entre poesia, música e dança que determinam ainda hoje os géneros drama, comédia e musical, por exemplo, quer no teatro quer no cinema, e que estão na origem de outros géneros e subgéneros que surgem e se extinguem ao longo dos tempos de acordo com a evolução dos gostos e costumes dos públicos em cada época. Dos finais da Idade Média vem-nos a tradição da representação de cenas bíblicas acompanhadas de cantos e recitativos (partes faladas), muitas vezes musicadas – representações que, para muitos autores, estão na origem da ópera. O que é a ópera?

«A palavra ópera significa "obra" em latim e italiano, relacionada com opus, sugerindo que esta combina as artes de canto coral e solo, recitativo e ballet, em um espectáculo encenado.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera (27/9/08) “A primeira obra considerada uma ópera, no sentido geralmente entendido, data aproximadamente do ano 1597. Foi chamada Dafne (actualmente desaparecida), escrita por Jacopo Peri para um círculo elitista de humoristas florentinos letrados, cujo grupo era conhecido como a Camerata. Dafne foi uma tentativa de reviver a tragédia grega clássica, como parte de uma ampla reaparição da antiguidade que caracterizou o Renascimento. Um trabalho posterior de Peri, Eurídice, que data do ano 1600, é a primeira ópera que sobreviveu até a actualidade. Não obstante, o uso do termo ópera começa a ser utilizado a partir de meados do século XVII para definir as peças de teatro musical, às quais se referia, até então, com formulações universais como Dramma per Música (Drama Musical) ou Favola in Música (fábula musical). Diálogo falado ou declamado – chamado recitativo em ópera – acompanhado por uma orquestra, é a característica fundamental do melodrama, no seu sentido original.” ver também acerca de ópera: http://w3.rz-berlin.mpg.de/cmp/g_opera.html (27/9/08)

A Ópera e os seus fantasmas (excertos) DERIVAS 26 DE FEVEREIRO DE 2007

por Augusto M. Seabra In: http://www.culturgest.pt/derivas/260207.htm

3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.