Retratos de Santos Fiéis | Herman Hanko | Fireland Missions

Page 54

ao norte da África que hoje é conhecida como Algéria. É difícil imaginar o que aconteceu nos dias da corte e do casamento de seus pais, pois seu pai, Patricius, era um descrente cujo interesse em seu filho era limitado a preparar Agostinho para uma carreira que o levaria a fama e a fortuna, e sua mãe, Mônica, era uma mulher de excepcional devoção e piedade cuja grande tristeza na vida era seu filho rebelde. Ela chorou e orou amargamente durante tanto tempo por seu filho que ele se tornou conhecido como o "filho das lágrimas." Embora Agostinho tenha frequentado as aulas para catecúmenos14, logo caiu nos pecados de preguiça, devassidão e imoralidade. Quando ele tinha apenas dezessete anos, no mesmo ano em que seu pai morreu, ele tomou uma amante e um ano mais tarde se tornou pai de um menino, Adeodato. Todo esse tempo ele estava em busca de sua educação, e provou ser um estudante hábil. Entretanto, como acontece frequentemente, sua habilidade própria comprovou sua ruína. Ele vagueou, como uma abelha procurando por néctar, de uma heresia para outra. Primeiro foi o erro do maniqueísmo, o que o ensinou que existem dois princípios eternos e independentes no mundo: a luz e o deus bom, e as trevas e o deus mau. Esses dois princípios estão em eterno conflito, com um resultado sempre indeterminado. Então foi à astrologia, com suas superstições vãs e vazias. Da astrologia ele vagueou para o ceticismo, uma filosofia que é nada mais do que um dar de ombros intelectualizado - é impossível conhecer o que é verdadeiro e o que é falso, o que é certo e o que é errado. Durante esse período de imoralidade e apostasia, Agostinho começou a desenvolver sua carreira. Em 376 ele deu aulas de gramática na cidade onde nasceu; pouco tempo depois ele foi para Cártago para ensinar retórica. Em 382 - agora com vinte e oito anos - ele decidiu ir para Itália, mas não queria sua mãe com ele. Ele partiu sem contar para ela da sua partida ou destino, mas levou com ele sua amante e seu filho. Por um breve período de tempo ele ensinou retórica em Roma, mas então foi para Milão onde foi influenciado por um poderoso pregador, Ambrósio, o piedoso e corajoso bispo da igreja de Milão.

Sua Conversão

Embora Agostinho tenha ido ouvir Ambrósio pregar apenas a fim de aprender mais das habilidades de Ambrósio como um orador e retórico, ele logo foi influenciado pelo poder do Evangelho. Gradualmente seus erros foram lançados fora, embora tenha 14

Aquele que recebe instrução e preparo para ser admitido ao batismo.

54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.