Portfólio

Page 1

PORTFÓLIO Filipe Cock Motta


currículo

apresentação

Filipe Cock Motta Brasileiro, solteiro, 22 anos Rua Dr. Antônio Basílio, n° 485, Jardim da Penha, Vitória – ES Contato: Telefone: (27) 98350314 filipemotta.designer@gmail.com Formação: Graduando o sétimo período do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Experiência profissional: Bolsista na Secretaria de Inclusão Social (SIS) da Ufes, realizando trabalhos administrativos e de design gráfico; Estagiário na Unidade de Comunicação e Marketing da Coopttec, atuando em direção de arte. Qualificações: Curso completo de Informática básica e avançada. Curso de Design Gráfico – Corel Draw X4, Photoshop CS4, Illustrator CS4 e Indesign CS4; Carga horária de 100 horas pela Data Point. Cursando Língua Inglesa (nível intermediário) no Centro de Línguas para a Comunidade.

Este portfólio foi desenvolvido com o intuito de apresentar os trabalhos realizados, até então, para concorrer à vaga de diagramação no Laboratório de Design Instrucional (LDI). Para isto, direcionei este portfólio para esta área, apresentando os melhores trabalhos realizados e também, alguns projetos diversificados. Para este portfólio foi utilizado um grid modular de 6 colunas, que, inclusive, está sendo utilizado no layout para deixar claro o seu uso. Para o texto foi utilizado a fonte Myriad Pro c. 11/15, e Helvetica em bold para títulos e em tamanhos variados. Diagramação é uma área de atuação do design bastante difícil, pois sempre há desafios no que nos são solicitados. Porém, é uma área que admiro e gosto bastante, justamente por ser desafiador, o que torna mais gratificante quando se alcança uma boa solução. Cursei Gráfica II com a professora Heliana Pacheco e consegui absorver bastante coisas a respeito de diagramação, portanto, acredito já estar apto para trabalhar exclusivamente com isso da melhor maneira possível, não só utilizando conhecimentos já adquiridos como também acumulando experiências. Filipe Cock Motta.


diagramação

identidade visual

5

sumário

peças diversas

17

25


O ponto nĂŁo ĂŠ sair do grid. O ponto ĂŠ permanecer nele e fazer isso corretamente. Paul Rand


diagramação


PROJETO

LIVRO

Trabalho realizado em dupla para a disciplina de Gráfica II. A proposta do exercício foi diagramar um livro que se chama “A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen”.

Para o texto, escolhemos a garamond copo 10 e entrelinha 14 a fim de gerar uma boa leiturabilidade. Para as notas, foi utilizado corpo 7 e entrelinha 11. Nos títulos optamos por corpo 14 e etrelinha 18, e subtítulos corpo 11, entrelinha 14. Em relação ao prefácio e introdução, optamos por dispor os blocos de textos sempre na marca de 55 mm (marca onde se encerra o espaço reservado para título e subtítulo) para diferenciar do texto do livro em si, que começa na margem superior, normalmente.

06


O grid utilizado foi o de Villard Honnecourt em todo o livro, com exceção das primeiras páginas (falsa folha de rosto, folha de rosto etc) que teve o grid modificado, estabelecendo a margem externa igual a da interna, de forma que o texto ficasse centralizado na página, gerando uma melhor harmonia.

07


PROJETO

JORNAL Trabalho realizado para a disciplina de Gráfica II. A proposta do exercício foi diagramar um caderno de jornal com quatro páginas com o tema “Rock in Rio”.

09

08


Para o texto, escolhemos a fonte Times New Roman, que foi uma fonte projetada para jornais, serifada e com ascendentes e des-cendentes curtas, de forma a economizar espaços. Escolhemos o corpo 11 e entrelinha 12 para não de prejudicar a leitura, e também por percebermos que o texto ficava melhor distribuído na coluna, sem muitas “quebras” ou “buracos”. Comparando com o jornal A Gazeta, percebemos que a quantidade de toques por linha era basicamente a mesma, cerca de 27, portanto ficamos confortáveis com esta escolha. Textos sempre blocados e últimas linhas abertas à direita.

GRID O grid escolhido para o formato do jornal (28 x 32) foi com margens de 1 cm para os lados esquerdo e direito e superior e 1,4 cm para a margem inferior. Foi estabelecido cinco colunas, pois, proporciona maior dinamismo na diagramação do que usar quatro colunas. Optamos, também, o uso de linhas para guiar os textos, porque, desta forma, todas as colunas ficam alinhadas. Além disso, facilitam para alinhar as imagens e outros elementos, como boxes.

07


PROJETO

REVISTA Trabalho realizado em grupo para a disciplina de Gráfica II. A proposta do exercício foi diagramar uma revista sobre o poeta Jacinto Fábio Corrêa, utilizando o conteúdo de seu site. Para o projeto da nossa revista, nós quisemos deixá-la bem singular e que tivesse a “cara” do poeta. Para isto, observamos os projetos gráficos de seus livros e percebemos que todos eram bem particulares e tinham um toque artesanal, uma “brincadeira” com materiais diferentes. Por isso, pensamos em tratar a revista de uma forma mais artística, mas sem que fosse algo inviável para a produção em larga escala. Para a capa, nós pensamos em fazê-la em duas camadas. Na primeira, utilizamos um papel diferente, com textura, na cor marfim, formando 3 janelas. Na capa “original” fizemos uma montagem com três fotos do Jacinto, de forma que ele se repetisse sequencialmente, criando um dinamismo. Para a encadernação, optamos por fazer um acabamento semelhante a um dos livros (o diário do trapezista cego). Utilizamos, então, o ilhós sobre um papel diferente na cor marrom. À esquerda, imagens ilustrativas da primeira e segunda capa. Também criamos algo diferente na parte inicial da revista. No texto sobre o poeta, a página tem metade da largura das demais, mostrando, desta forma, a foto que está na página de baixo, fazendo referência ao texto. Quando virada esta página, revela-se o sumário, que foi construído a partir das letras existentes na própria fotografia, como ilustrada nas imagens à direita.

10


GRID O formato escolhido para a revista foi o de 287mm de largura e 140mm de altura. Um formato diferente do convencional, mas que é bastante interessante para este projeto. Usamos um grid com 5 colunas de tamanhos diferenciados, de forma a dinamizar o projeto. Para a segunda e terceira coluna, demos preferência aos textos, porém não nos limitando a isso. E as demais colunas com imagens, de preferência sangradas e contínuas nas colunas, de forma que as colunas de texto sobreponham as imagens. A fonte utilizada foi a Garamond em corpo 10, entrelinha 12 (c.10/12).

Utilizamos, também, como elemento adicional a fim de criar algo único para a revista, o uso de papel vegetal sobre a editoria Fotopoemas, criando uma camada à página. Apostamos na ideia de dar ao leitor a opção de ter foto e poema juntos, porém, com a possibilidade de separálos, quando desejado.

11


PROJETO

REVISTA Projeto gráfico para uma revista chamada Coopera ES, desenvolvida durante o estágio na Coopttec. O intuito da criação foi lançar para o estado um novo veículo voltado para o cooperativismo e sustentabilidade, pontos centrais que resumem o seu conteúdo.

12


As imagens da revista aqui mostradas, são de matérias fictícias utilizadas apenas para ilustrar o projeto gráfico e mostrar as possibilidades de diagramação. O projeto foi aprovado pelo conselho da empresa e a primeira edição está em fase de desenvolvimento.

GRID O formato da revista escolhido foi de 17cm x 22cm. E para tanto, o grid estabelecido foi de margens com 10mm na parte superior, 5mm na parte inferior, 10mm na margem interna e 12mm na externa. Foi utilizado 6 colunas para maior possibilidades e dinamismo na diagramação das páginas. Posteriormente, o formato mudou para 20cm x 25cm e as margens foram repensadas, mudando para 12mm, 7mm, 12mm e 15mm, respectivamente. Para textos corridos foi utilizado a fonte Minion Pro em corpo 10 entrelinha 12,5, por ser leve para leitura, serifada, não fugindo, assim, do que já estamos acostumados a ver em revistas.

13


PROJETO

CARTAZ Para a diagramação diagramação do cartaz nós pensamos em várias possibilidades, desenhamos, rabiscamos, discutimos, buscamos várias referências e etc. Após vários testes, chegamos ao projeto final que foi dispor as palavras-chave em círculos coloridos, e de diferentes tamanhos, e uso de setas indicativas. Optamos, também, pelo uso de círculos por dar maior dinamismo e possibilitar o uso da cor, deixando o cartaz mais atrativo.

GRID O formato escolhido determinado para o cartaz foi o A2 (420 x 594 mm) utilizado na vertical. Utilizamos um grid modular de 6 colunas, com 2 cm nas margem laterias e inferior, e 2,5 cm na margem superior e espaço de 0,5 cm entre colunas e entre linhas.mados a ver em revistas.

14


PAINEL PARA

EXPOSIÇÃO

Painéis para exposição desenvolvidos para apresentação do projeto de sinalização do Laboratório de Fotografia. A diagramação deveria seguir um grid já pré-estabelecido, assim como seguir algumas regras em relação à tipografia. Basicamente, as diretrizes foram as seguintes: A página é em formato A2 (420x594mm) composta em 5 colunas, com distância de 28pts entre elas. As margens são: 84pts (superior), 63pts (laterais) e 63pts (inferior). A página é composta com um grid de entrelinha de 7pts. Os elementos deverão estar sempre alinhados a esse grid. O texto é composto em Univers 57, corpo 21 e entrelinha 28pt.

15


Uma grande marca é criada por um designer, mas feita por uma corporação. Paul Rand


identidade visual


BOCA

NERVOSA Projeto de Identidade Visual para o Restaurante Boca Nervosa, desenvolvido em grupo durante a disciplina de Projeto III no curso de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Letícia Pedruzzi. O desafio do projeto foi desenvolver uma marca que traduzisse qualidade de produto, bom atendimento e jovialidade, porque o público alvo do restaurante era, majoritariamente, estudantes. Para isto, dentre várias alternativas geradas, desenvolvemos uma marca que utilizasse um mascote como símbolo. O leão foi a nossa escolha, pois, além de traduzir bem o nome do restaurante, por ser um animal conhecido como faminto, é um símbolo que já foi utilizado como identidade na história do estabelecimento, porém de uma forma agressiva, não traduzindo bem o que é o restaurante. Nós, diferentemente, representamos o leão de uma

18


forma amigável e simpática, refletindo bem as características de seus proprietários, que são bastante simpáticos. As cores utilizados foram tons quentes para não fugir muito do que já estamos habituados a ver, além de serem cores que traduzem bem o nome do estabelecimento. Neste projeto foi desenvolvido um manual de uso, prevendo algumas situações que poderiam acontecer, além de algumas peças onde a marca poderia ser aplicada. Abaixo, pode-se conferir a versão secundária da marca (horizontal) e algumas aplicações da marca. São elas: avental e cartão de visitas.

e/

ic erv

S

S elf-

itex

M

arm

2

58 54

334

3, 115 ho, - ES l e o a s C itóri nde ha, V a n Fer a Pen d ísio An rdim Ja

19


PROJETO

EXCELLENCE Projeto de Identidade Visual para o consultório odontológico Excellence. De acordo com o briefing, concluí que deveria ser um logo que fosse agradável, que não fosse algo muito sério, mas ao mesmo tempo tivesse um toque de requinte. Depois de vários testes, resolvi trabalhar apenas no logotipo, deixando-o de forma exclusiva, sem uso de símbolo. Sendo assim,

odon 20


o desenhei por inteiro. Primeiramente à mão e depois vetorizando, o que ocasionou uma série de mudanças e ajustes intermináveis. Optei pela cursiva porque é algo mais humanizado, digamos assim, intencionando deixar o logo bem amistosa, e usei uma estrela no “x” para passar uma ideia de brilho, levando à associação com limpeza. A estrela também foi alvo de vários testes.

ntologia 21


PROJETO

LURDINHA Projeto de Identidade Visual para a padaria Lurdinha, desenvolvido durante o estágio em criação na Coopttec.

De acordo com o briefing, concluímos que a marca deveria remeter ao tradicionalismo e qualidade dos produtos, características que, inclusive, constam no slogam da marca. Dentre as várias alternativas geradas, optmamos pro trabalhar apenas no logotipo, de forma exclusiva. Escolhi fazê-lo com uma escrita cursiva para passar a ideia de pessoalidade, que o próprio nome tem, por estar no diminutivo. Para remeter ao ramo de atuação, usei a “perna” do “L” esticada e formando um ramo de trigo. Para fechar a ideia de tradição, fiz uso de uma elipse, recurso bastante usado na década de 80.

22


PROJETO

UNICOM Projeto de Identidade Visual para a União Comunitária da Grande Santo Antônio, desenvolvido durante o estágio em criação na Coopttec.

União Comunitária da Grande Santo Antônio A proposta para criação da marca foi desenvolver uma imagem que comunicasse força por meio da união. O símbolo é formado por vários braços e mãos que se encontram ao centro num gesto que culturalmente simboliza união. Abaixo, pode-se conferir a versão de assinatura secundária, utilizada apenas quando o espaço para aplicação for horizontal, e a capa do manual de uso.

União Comunitária da Grande Santo Antônio

União Comunitária da Grande Santo Antônio

Manual de Identidade Visual

23


O casamento da forma com o conteúdo é a realização do design. Paul Rand


peรงas diversas


E-MAIL

MARKETING Projeto de um e-mail marketing desenvolvido para um evento a ser realizado pela Coopttec chamado Café Tecnológico. O intuito da peça é que fosse algo dinâmico e que abordasse de alguma maneira os elementos “café” e “tecnologia”. Para isto desenvolvi uma marca para o evento, em que, o símbolo é uma xícara de café, e a fumaça são representadas por circuitos elétricos, representando, assim, tecnologia. Além disto, a tipografia escolhida foi para que remetesse a este universo, da tecnologia. Por isto o uso de uma fonte mais quadrada. Para a arte do convite, a ser veiculado por e-mail, escolhi o uso de um carta, deixando, assim, o convite mais dinâmico e menos formal, como me foi solicitado. Além disto, usei uma foto de uma xícara, para ilustrar, com uma pequena folha no meio dela e um símbolo de sustentabilidade, para remeter ao tema do evento em si, “Investimentos no Mercado de Crédito de Carbono”.

26


Projeto de um e-mail marketing desenvolvido para o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi), anunciando o funcionamento do nosso site. Para isto, a peça deveria ser atraente, dinâmica, e estar dentro do contexto em que eles vivem, ou seja, refletir graficamente o que eles são. Portanto, criei uma peça baseada na ideia de conquista, como se eles tivessem ido à luta e conquistado o que desejavam, utilizando de recursos gráficos dinâmicos e cores contrastantes.

27


PROJETO

EMBALAGEM Projeto de embalagem de café desenvolvido durante a disciplina de Projeto IV, sob orientação do professor Gilberto Kunz. A proposta da minha embalagem era ser popular, com preço médio e que fosse atrativa visualmente. Por isto, escolha do uso do vermelho que é uma cor que se destaca facilmente. A marca deveria ser exclusiva. Para isto, desenvolvi um lettering durante o workshop do professor Ricardo Esteves no o R Design Vitória, como pode-se conferir abaixo.

FOTO: RICARDO ESTEVEZ

Modo de Conservação: Para preservar o aroma e sabor do pó, guarde o pacote em um recipiente fechado dentro da geladeira. Mantenha em lugar seco e fresco

Dicas para o preparo de um bom café!

Pavê de Café Ingredientes: . 200 g de pão de ló de chocolate . 500 g de ricota . 300 g de iogurte . 2 xícaras (chá) de açúcar . 150 ml de Café Aroma preparado bem forte . Canela em pó a gosto . 250 g de chocolate ao leite . 1/2 lata de creme de leite . 100 g de gotas de chocolate branco ao leite

1 - Use de 4 a 5 colheres de sopa de Café Aroma para cada litro de água quente. Fabricado e comercializado por: RN - Santa Clara Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. Rodovia BR 101 - Km 10,5 Lote 140 - Quadra 4 e 5 - Bairro N.S. da Apresentação - CEP 59115-001 Natal - RN CNPJ 63.310.411/0014-18 www.santaclara.com.br ES - Café Aroma S/A Rua Dr. Antônio Basílio, 485, CEP 29060-390 - Jardim da Penha ES CNPJ 17.467.515/0001-07 I.E. 578.015.899.0009 www.cafearoma.com.br

2 - Use água mineral ou filtrada. 3 - Não deixe a água ferver. Ao primeiro sinal de borbulhas, despeje lentamente a água sobre o pó de café no centro do filtro ou coador, molhando todo o pó. 4 - Não é recomendado adicionar açúcar à água para ferver. Adoce o café somente na hora de servir.

Café torrado e moído

NÃO CONTÉM GLÚTEN

Peso líquido Mantenha a cidade limpa

250g

Papel

Ind. Brasileira

28

Modo de preparo: Corte o pão de ló em dois retângulos de 18 X 22 cm e ponha-os em um refratário da mesma medida. No liquidificador, bata aos poucos a ricota, o iogurte e o açúcar até formar um creme liso e homogêneo. Misture o café e a canela. Sobre o refratário, disponha um retângulo de pão de ló, umedeça com metade do café e cubra com metade do creme. Sobre o creme, coloque a outra metade do pão de ló, umedeça com o restante do café e cubra com o que restou do creme. Cubra e leve à geladeira. Derreta o chocolate em banhomaria e misture o creme de leite. Cubra o pavê e distribua as gotas de chocolate. Cubra com filme plástico e deixe novamente na geladeira por seis horas antes de servir.

O Café Aroma agrada os paladares mais exigentes. Com blend cuidadosamente balanceado e grãos selecionados com a moagem média, seu ponto de torra mais profundo confere sabor e aroma marcantes a cada xícara.

Tipo de café

Predominantemente arábica

Bebida

Dura

Torração

Média


PROJETO

FOLDER Projetos gráficos desenvolvidos para o trabalho de seminário que foi apresentado por mim e mais dois colegas sobre design de jogos na disciplina de História da Tecnologia e do Desenho Industrial, ministrada pela professora Letícia Pedruzzi. Abaixo pode-se conferir a capa do trabalho escrito que apresenta a história dos video-games, a evolução e ergonomia dos controles e análise dos principais jogos, que inclusive foram identificados por seus personagens principais na capa deste impresso. Também foi produzido um folder apresentando um infográfico contando a história dos video-games, um texto sobre a função do game designer, e um breve panorama sobre a evolução dos principais jogos. O folder foi projetado em forma de um PlayStation Portable (PSP).

Design Gráfico Layout da frente e verso de um folder desenvolvido sobre design de jogos, para a disciplina de História da Tecnologia e do Desenho Industrial.

29


ESTUDOS E

ILUSTRAÇÕES Desenhos produzidos durante a disciplina de Desenho III, ministrada pelo professor Renato Mariano. Abaixo, estudos sobre olhos, narizes e bocas, e de rosto inteiro. Todos os estudos aqui apresentados foram desenvolvidos a partir de observação de fotos, mas também desenvolvemos a partir de observação.

30


Abaixo, mais um desenho produzido para a disciplina de Desenho III, com o intuito de aprender anatomia feminina, e uma ilustração produzida independentemente e colorido digitalmente no Photoshop. Para esta, também foi utilizado recursos de manipulação de imagens, neste caso, a textura da árvore.

31


Contato: (27) 9835 0314

filipemotta.designer@gmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.