Page 1

Foi no Oeste de Santa Catarina que nasceu o competitivo e eficiente sistema de integração agroindustrial de aves e suínos que têm participação decisiva na projeção mundial do Brasil na exportação de proteína animal. O Estado é destaque em pelo menos duas dezenas de setores industriais. Isso proporcionou também a diversificação de setores de serviços no Estado, com maior evidência à área de software, logística portuária, educação e saúde. Vale conferir nas páginas deste livro.

GLAUCO JOSÉ CÔRTE Presidente da FIESC Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

ESTELA BENETTI

Estela Benetti é colunista de economia do jornal Diário Catarinense e do diário.com.br. Nascida em Faxinal do Soturno, Rio Grande do Sul, é graduada em Jornalismo e em Economia pela Universidade Federal de Santa Maria e tem MBA em Finanças pelo ISPG/Univille. Iniciou a carreira no jornal A Razão, de Santa Maria; também trabalhou nos jornais A Notícia e no Jornal de Santa Catarina e foi assessora de imprensa da Associação Empresarial de Joinville (Acij). É casada com o jornalista aposentado Carlos Machado Fehlberg. Este é seu primeiro livro.

“A partir de uma proposta da FIESC, a autora selecionou depoimentos de empresários do setor industrial publicados na sua coluna de economia no Diário Catarinense, com o objetivo de resgatar, para o presente e para a posteridade, importantes relatos e experiências de empreendedores que, com suas iniciativas, ajudaram o desenvolvimento de suas comunidades e do seu Estado. A publicação deste livro permite revisitar depoimentos de importantes lideranças do setor, algumas das quais já nos deixaram.”

A VISÃO DA INDÚSTRIA

Uma das que integram essa série é a Embraco. Há décadas líder mundial de compressores herméticos para refrigeração, é uma multinacional com matriz em Joinville, onde tem centro de pesquisas e mantém parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina que a colocaram como a número um em tecnologia do setor. A líder mundial em motores elétricos é a WEG, de Jaraguá do Sul, empresa familiar que atingiu essa posição associando trabalhadores qualificados e pesquisas, além de investimentos em fábricas em diversos países.

ão dá para separar o dinamismo e a diversificação da economia de Santa Catarina, a sexta maior do país, da trajetória dos seus empreendedores industriais. São milhares que iniciaram e avançaram com negócios desde os anos de 1880. Por isso, hoje, o Estado tem centenas de grandes e médias indústrias competitivas no Brasil e exterior, além de micro e pequenas que integram um setor manufatureiro robusto em todas as regiões. Colunista de economia do Diário Catarinense desde o final de 1998, entrevistei grupo expressivo de líderes dessas empresas ou de entidades repre-

N N A V O Z D E S E U S L Í D E R E S , E M E N T R E V I S TA S À C O L U N A D E E S T E L A B E N E T T I N O D I Á R I O C ATA R I N E N S E

ESTELA BENETTI

sentativas de setores industriais que falaram sobre as companhias ou entidades que representam, suas trajetórias, seu estilo de gerenciar e muito mais. 100

Por sugestão do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, fiz uma seleção dessas entrevistas para compor o livro. Assim, é possível ter uma visão do perfil do setor industrial catarinense e seu impacto não só no Estado, mas também no país e no mundo.

95

75

25

5

0

Ebook A Visão da Indústria - Estela Benetti  

Depoimentos de empresários do setor industrial com o objetivo de resgatar importantes relatos e experiências dos empreendedores.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you