Em Busca de Vitória-Régia: ilustrações do grupo 1

Page 1

EM BUSCA DE VITÓRIA-RÉGIA

AUTORIA ALFA 2 ILUSTRAÇÕES FEITAS PELO GRUPO 1 CAP-UFRGS


ESTE LIVRO FOI DESENVOLVIDO DENTRO DO PROJETO MULTILINGUAGENS – COLÉGIO DE APLICAÇÃO UFRGS, EM 2017/1 COMO TEMÁTICA DESTE TRIMESTRE, O PROJETO M U L T I L I N G U A G E N S A B O R D O U L U A E S U A S POTENCIALIDADES ENQUANTO INSPIRADORA DE DIVERSOS TIPOS DE ESTUDO, PERPASSANDO A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO LA LUNA E DA LEITURA DA LENDA MUMURU- A ESTRELA DOS LAGOS. PARA A CONSTRUÇÃO DO TEXTO QUE FOI ILUSTRADO, RESULTANDO NA ELABORAÇÃO DESTE LIVRO, OS ALUNOS CRIARAM COLETIVAMENTE UMA HISTÓRIA A PARTIR DE UM EXERCÍCIO DE BRAINSTORM, DESTACANDO TERMOS PRESENTES NA LENDA E NO VÍDEO. APÓS O EXERCÍCIO DEVERIAM UTILIZAR ESSAS PALAVRAS PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA HISTÓRIA, SEMPRE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE A LUA DEVERIA APARECER EM DESTAQUE.


ARTUR BOHN KOBELINSKI CLARISSA RODRIGUES CECATO CRISTIANO LUIS MOTTA JUNIOR GUSTAVO SILVA DE JESUS KESLEY BEATRIZ SANTOS DA COSTA LAIS DE OLIVEIRA SANTOS LAURA FRIEDRICH COMASSETTO MARIA FERNANDA LUGO BAIALARDY PEDRO HENRIQUE MACHADO FELIX YTALO MATHEUS KREWER DOS SANTOS APRESENTAM AS ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA

EM BUSCA DE VITÓRIA-RÉGIA


ERA UMA VEZ UMA CRIANÇA, Q U E N O D I A D O S E U ANIVERSÁRIO GANHOU DE SUA FAMÍLIA DOIS PRESENTES. O PAI PRESENTEOU A CRIANÇA COM UMA BOINA, QUE ERA DO VOVÔ, P A R A Q U E E L A NU NC A SE ESQUECESSE DELE.



A MÃE, DEU DE PRESENTE UM T U C A N O , S E U A N I M A L D E ESTIMAÇÃO, A QUEM A CRIANÇA DEU O NOME DE VITÓRIA-RÉGIA.



A CRIANÇA FICOU MUITO FELIZ COM SEUS DOIS PRESENTES. DEPOIS DE GANHAR OS PRESENTES, A CRIANÇA E SEUS PAIS COMEÇARAM A ORGANIZAR A FESTA DE ANIVERSÁRIO. COMO A MÃE DA CRIANÇA, QUE SE CHAMAVA MUMURU, TINHA HABILIDADES MANUAIS, A CRIANÇA PEDIU PARA QUE ELA ENFEITASSE A FESTA COM ESTRELAS DE ARAME, POIS SEU TEMA PREFERIDO ERA CÉU, O UNIVERSO, OS PLANETAS, ENFIM, TUDO QUE VEMOS DAQUI DO CHÃO E NÃO PODEMOS TOCAR. OS PAIS ENTÃO FORAM ATÉ O DEPÓSITO PEGAR AS FERRAMENTAS E OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA ENFEITAR A FESTA.



ENQUANTO ISSO, A CRIANÇA VARRIA A TERRA DO CHÃO DA CASA, COM UMA VASSOURA, PARA QUE A CASA ESTIVESSE LIMPA PARA A FESTA. CHEGOU A HORA DA FESTA E TODOS SE DIVERTIRAM MUITO.



CHEGOU A NOITE E TODOS FORAM DORMIR, MAS NINGUÉM NOTOU QUE A JANELA TINHA F I C A D O A B E R T A . C E D O D A MANHÃ A CRIANÇA PROCUROU PELA CASA TODA POR VITÓRIAR É G I A , S E U T U C A N O D E ESTIMAÇÃO, NÃO ENCONTROU.



NOTANDO QUE A JANELA ESTAVA ABERTA, TODOS PERCEBERAM Q U E V I T Ó R I A - R É G I A T I N H A FUGIDO. A CRIANÇA FICOU MUITO TRISTE COM O QUE ACONTECEU, CHOROU POR ALGUM TEMPO, MAS TEVE UMA IDEIA: PROCURAR POR VITÓRIA-RÉGIA NA FLORESTA.



PARTIU ENTÃO EM BUSCA DE VITÓRIA-RÉGIA. SUA PRIMEIRA TENTATIVA FOI PROCURAR PELA MAIS ALTA MONTANHA DA F L O R E S T A , C A R R E G A N D O A ESCADA NAS COSTAS E COM SUA BOINA DA SORTE. SUBIU METROS E METROS, COLOCOU A ESCADA NO PONTO MAIS ALTO DA M O N T A N H A E O L H O U ATENTAMENTE PARA TODOS OS LADOS, MAS NADA VIU.



NA SUA SEGUNDA TENTATIVA, PEGOU O BARCO E PELA CORDA PUXOU A ÂNCORA E PARTIU PELO RIO, PARANDO DE ÁRVORE EM Á R V O R E P A R A E N C O N T R A R V I T Ó R I A - R É G I A . N A D A ENCONTROU.



SENTOU À MARGEM DO RIU E CHOROU MUITO POIS TODAS AS SUAS TENTATIVAS NÃO DERAM CERTO. SEU CHORO ERA TÃO FORTE QUE A LUA ESCUTOU. ELA FICOU MUITO COMOVIDA E RESOLVEU AJUDAR. COMO ELA NÃO PODE FALAR, AGIU SOBRE A NATUREZA, CRIANDO UMA TRILHA DE FLORES QUE LEVOU O MENINO ATÉ UMA CRATERA NO MEIO DA MATA, ONDE ELE JAMAIS HAVIA ESTADO ANTES.



A CRIANÇA SUBIU ATÉ A BEIRA DA CRATERA E AVISTOU VITÓRIARÉGIA LÁ NO FUNDO, COM A ASA MACHUCADA. FOI ATÉ LÁ PARA O RESGATE, A LEVOU PARA CASA E CUIDOU DE SEU FERIMENTO. DEPOIS DISSO, A CRIANÇA SEMPRE FOI GRATA A LUA POR ELA TER AJUDADO NA BUSCA DE VITÓRIARÉGIA.



FIM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.