FESTARA 2022

Page 1

- 1 6 outubro A arte pela cidade. Florescendo esperança em tempos de reencontro

a arte floresce em araçatuba

... Tudo o que passou servirá para uma construção futura e marco na nossa história. Mas e o agora? Para quem construímos essa história? Onde construímos essa história? E, principalmente, como construímos essa história?

O FESTARA, desde 1996, constrói uma história para a cidade e para o território. Uma história de pertencimento para Araçatuba, sua região administrativa, seu Estado, seu país. Para o mundo. A partir de ações 100% democráticas, entende a importância da dignidade em ter uma cultura acessível e estar enraizada dentro dos bairros, das escolas e teatros. Assume, depois de mais de 20 anos, na sua décima oitava edição mais uma vez esse compromisso com a cidade, com os artistas e com o futuro.

Hoje é o futuro. O futuro é agora.

FESTARA 2022 traz novamente a diversidade para as ruas, o reencontro da arte com a cidade e pela cidade. Cidade de maneira ampla, indo para além do centro, ocupando espaços públicos para além de teatros. Em contato com a renovação da possibilidade de se fazer cultura em diversos locais de Araçatuba. Com o intuito de mostrar a seu público que devemos ocupar mais espaços, renovar e cultivar praças, parques e lagoas. A preservação a partir da ocupação é cuidar do nosso passado visando um futuro diferente.

His do Baobá Pr aça Ig re ja São Sebas tiã o 16h I Co ntos que a Te rr a DaCia K oi As sentamento Hugo Silveir a He re di a 17 h I Carruagem de His t órias Nu ve m e F ei jã o Pr aça Ig re ja São Sebas tiã o 19h I Pa ra ser G ra nd e, Sê int ei ro Cia . Lua Br anca Te at ro Municipal Castro Alve s 20h I Senão Uma Despedida Companhia OBS Casa De Cu ltur a A delino Br andã o dia 08 dia 10 10h I Te c endo His tó rias Flá via W ollf o wit z EMEB Ant onio Rodrigues Ma rt ins N et o Pr of es so r 14 h I Dê a Caçador a de tó rias na Te rr a do Baob á EMEB Maria Me rc edes Cas siol at to De Souz a 20h I Epidemia Pr at a . Mungunzá at ro Municipal Ca st ro Alves h I Inf erno ’s Bar Es c ola de Samba Sonho e Fa ntasia dia 13 20h I Dinamar ca Grupo Magiluth CT ACent ro de Tr adições Af r o de Ar aç at ub a dia 14 20h Les Gir ls Uma Diva P er to de Vo cê 21h Po nto de Encontr o | 3ª P ar ada do Or gulho LG BT QIA+ de dia 12 15 h Fe ir a de Mangaio + Es tação Ta ve ir a Lagoa do Miguelã o 18 h Tr apé zios de V ôo s Cia . Anjos Vo ador es Lagoa do Miguelã o 19 h L uiz Lua Gonzag a Grupo Magiluth Lagoa do Miguelã o 20h Po nto de Encontr o com T ro picadeli a Lagoa do Miguelã o dia 1 6 dia 1 6 16h I Te cendo His tó rias Flá via W ollf o wit z Pr aça Ge túlio Va rg as 17h I His tó rias da Mata L ugar de Ser Qualquer Pr aça Ge túlio Va rg as 18h I Vi ra do à Pa uli st a Cia Cênica Pr aça Ge túlio Va rg as 19h Disco te cagem Flavia San to s Pr aça João P es soa (5 00 anos ) 20 h l i n A a t e l o b r o B o g i d n I LINIKER Pr aça João P es soa (5 00 anos ) 21 h Disco te cagem F ad o Pr aça João P es soa (5 00 anos ) dia 15 10h I Fe ir a de Te atro Lambe-Lambe Calçadão Sargento Júlio 16 hI Dê a Caçado ra de His t órias na Te rr a do Baob á Pr aça Seisabur o Ik eda 17h I Cir co de Quintal Pa lhaço Po pó Pr aça Seisabur o Ik ed a 20h I U bu Rei Os Ge ra ldo s Te at ro Municipal Castro Alves 22 h I Me B re ga, Baile! Casa Quatr o Saguão da Bibli ot eca Rubens do Amar al dia 11 20 h I Inf erno ’s Bar Es cola de Samba Sonho e Fa nt asi a 21h Po nto de Encontro com T rio Jurubeba Es cola de Samba Sonho e Fa nt asia 20h I ABER TURA OFICIAL A V ela I com Her son Capri e Leandr o Luna As sociação Cultur al Nipo de A ra çatub a

abertura / abertura / abertura / aber

Prestes a se mudar, Gracindo precisa empacotar suas coisas e acaba revirando seu passado enquanto a falta de luz o obriga a usar uma vela. Porém, quem chega para ajudar nessa mudança é Cadú, ou melhor, Emma Bovary, seu filho drag queen que retorna para tentar as pazes com seu velho pai e entender o que fez um homem tão culto agir de forma tão violenta. Mas, Cadú, ou Emma, é categórico: eles têm apenas o tempo da vela que o pai acendeu se consumir para essa conversa se resolver.

Herson Capri e Leandro Luna
DIA 08/10
Associação Cultural Nipo de Araçatuba

na Terra do Baobá

Nesta apresentação lúdica e interativa, a caçadora de histórias Dê percorre o grande continente africano atrás de histórias, contos e lendas. Compartilha da sabedoria ancestral com muita curiosidade, aprendizado e transmitindo um pouco da cultura desse povo tão diverso.

16h Contos Que a Terra Dá Cia. Koi

Praça Igreja São Sebastião Assentamento Hugo Silveira Heredia

O espetáculo traz contos das culturas japonesas e indígenas em diálogo com o teatro, a música e a dança; tendo como base o Kamishibai – Teatro de Papel, que utiliza pranchas ilustradas ao narrar histórias. O trabalho é composto pelo conto do povo originário: A Origem do Fogo; e pelos contos japoneses: A Gratidão do Grou, e o Velhinho com um Calombo.

Carruagem de Histórias Nuvem e Feijão

De longe se ouve uma canção. Vozes que se misturam entre a música e chamam a atenção do público para o grande espetáculo. Lá vem a trupe! Um músico e uma atriz, em uma carruagem, procuram o local perfeito para a próxima parada. É hora do espetáculo! Chegou o grande momento! Aquela bela carruagem se transforma em um palco de marionetes. Os atores tomam seus postos. “Senhoras e senhores, com vocês… O Fruto D’água!” O texto conta a história mítica de uma família em busca da própria vida. Fecham-se as pequenas cortinas, os bonecos se vão. É hora de partir. Carruagem carregada, seguem para o seu novo destino… “para onde os ventos dos mares do sul os levarem”.

19h

Para Ser Grande, Sê Inteiro Cia. Lua Branca

Um espetáculo teatral onde o ator Ricardo Novaes interpreta a vida, os amores, as alegrias, as dores, as conquistas e questionamentos do Ser a partir dos poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos de forma artística, teatral, lúdica e educacional. Neste monólogo, a alma humana é exposta, se faz pensar e refletir a vida.

20h

Senão Uma Despedida Companhia OBS

Casa de Cultura Adelino Brandão (fundos do Teatro Municipal Castro Alves)

Como se enlutar por milhares de vidas que se perderam pela mesma razão, sendo que essas vidas são despersonificadas em números? Por mais que o maior jornal televisivo do país tente, infelizmente se tornaram números. Deste modo, ao abordar o luto na sociedade contemporânea e muitas vezes o não-luto que se transforma em estatística, “Senão Uma Despedida” retoma à arte a sua principal função: ser meio de digerir o intragável da tragédia real.

Praça Igreja São Sebastião Teatro Municipal Castro Alves
17h

DIA

Nada melhor que uma boa história, não é? Aquela história que nos prende, faz-nos aprender sem nem perceber. É isso que a múltiartista Flávia Wollfowitz faz em seus trabalhos, e em “Tecendo Histórias” não é diferente. Trazendo histórias e contos do oriente, Flávia, a partir da oralidade e da tradição milenar japonesa de Kamishibai, teatro de papel, permite uma divertida e lúdica imersão. Com seu Butai apoiado sobre sua bicicleta, transporta a todos às suas narrativas.

Dê a Caçadora de Histórias na Terra do Baobá contação de histórias

20h

Epidemia Prada Cia. Mungunzá O espetáculo “Epidemia Prata” traz uma costura entre duas linhas narrativas: a visão pessoal dos atores sobre os personagens reais que conheceram em sua atual residência na Cracolândia, e o Mito da Medusa, que transforma pessoas em estátuas. Partindo desse mote, no desenrolar da narrativa, os atores vão, aos poucos, adquirindo a cor prata até estarem completamente prateados ao final do espetáculo. Repleto de imagens e predominantemente performático e sinestésico, o universo PRATA, no espetáculo, assume uma infinidade de conotações: sua cor é a cor da pedra de crack quando acesa, sua luz traz o brilho e a necessidade de ser visto por uma sociedade que ignora determinados guetos, sua designação é indicativo de riqueza, dinheiro. Transitando entre essas conotações, os atores realizam uma infinidade de performances que vão desconstruindo personagens estigmatizados pela sociedade e compartilhando a sensação de petrificação diante de tudo.

Teatro Municipal Castro Alves

Tecendo Histórias - Flávia Wollfowitz EMEB Antonio Rodrigues Martins Neto Professor EMEB Prof Maria Mercedes Cassiolatto de Souza
10/10

Duas mulheres e um homem descobrem que estão confinados em um bar. Isolados de suas existências fora dali, precisam enfrentar a difícil tarefa de conviver neste mesmo ambiente, até que eles digam que isso não será mais preciso. A rotina da convivência e a ameaça da intimidade vai aos poucos revelando quem estas pessoas realmente são e o que as levaram até aquele lugar.

20h INFERNO’S BAR Escola de Samba Sonho e Fantasia Escola de Samba Sonho e Fantasia

DIa 12/10

18h culo é realizado no trapézio de voos em uma altura público. Além dos trapezistas que executam com máxima excelência suas acrobacias aéreas, há ainda outros números que compõem o espetáculo.

O espetáculo é antes de tudo uma celebração e tem como mote um conjunto de pessoas que esperam a volta da chuva, pelo retorno de um rei e divagam poeticamente sobre questões do ser e viver no Nordeste. “Luiz Lua Gonzaga” não é uma história com começo, meio e fim, mas uma série de situações poéticas em homenagem ao Rei do Baião.

Lagoa do Miguelão Lagoa do Miguelão 19h Luiz Lua Gonzaga / Grupo Magiluth Lagoa do Miguelão

mento dos nossos tempos, dos novos tempos. Poderíamos falar sobre política, mas não! Falaremos sobre coisas simples como como um beijo que devora, CTA - Centro de Tradições Afro de Araçatuba (antiga Associação Afro)

Dinamarca Les Girls - Uma Diva Perto de Você LES GIRLS – UMA DIVA PERTO DE VOCÊ traz à cena três mulheres trans – Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana – em diálogo com seus dilemas internos, suas histórias de vida e suas divas pessoais. A montagem, com direção de Rodolfo Lima, mescla teatro e musical. Teatro Municipal Paulo Alcides

10h

Feira de Teatro Lambe-Lambe

20h

Ubu Rei Os Geraldos

Calçadão Sargento Júlio César Delfino Teatro Municipal Castro Alves

Caixeiros lambe-lambe se encontram para iniciar os trabalhos. Caixas se distribuem pelo espaço, formando a grande Feira de Teatro Lambe-lambe onde as mais diversas e poéticas histórias são contadas por meio de sombras, bonecos e interações das mais variadas linguagens do teatro de animação.

16h

Dê a Caçadora de Histórias na Terra do Baobá contação de histórias

Praça Seisaburo Ikeda (Praça do Guanabara)

17h

Circo de Quintal Palhaço Popó

Praça Seisaburo Ikeda (Praça do Guanabara)

O palhaço Popó tenta de todas as formas garantir o espetáculo e o circo, entretanto, o que pode fazer em um circo, sendo que o único artista é ele mesmo? O espetáculo traz as tentativas atrapalhadas de um palhaço em manter o seu “circo de um só palhaço”. A proposta é um convite ao lúdico e a forma não convencional do palhaço ver o mundo e as coisas à sua volta.

O espetáculo traz a história de Pai e Mãe Ubu, que usurpam o trono do rei da Polônia e exercem o poder com selvageria e autoritarismo. Como um delírio universal sobre o fascismo na terra, a peça é uma sátira da estupidez, da estultícia e da ganância.

22h

Me Brega, Baile!

Casa Quatro

Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral

A obra é um mergulho no universo dos bailes de dança de salão. Devaneios e ambições de cinco bailarinos gays instauram a construção de uma atmosfera bem romântica - e brega! Entre valsas, forrós e “vale a pena ver de novo”, uma grande celebração à diversidade em forma de baile-espetáculo!

Macaco Caco num apressamento parte do Cerrado devido a uma onda enorme de lama, quando chega ao litoral ele acaba conhecendo uma Dona Onça feroz, e para fugir de suas garras prega várias peças nela, depois foge rumo ao Pantanal. Dona Onça vai atrás dele por todos os lugares. Neste percurso eles nos contam sobre as lendas da Floresta Amazônica e mostram o colorido da caatinga. Histórias da Mata apresenta nossa biodiversidade, nossos ritmos e nossa alegria promovendo nas crianças a consciência ambiental.

Em Pirapora do Bom Jesus, batucadas dos mais diversos sotaques deixaram os barracões e ganharam as ruas! Em homenagem àquelas e àqueles que com muito ritmo, melodia e poesia compuseram a história do samba paulista, a Cênica conduz esta viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba de bumbo, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.

10h Tecendo Histórias - Flávia Wollfowitz 17h Histórias da Mata Lugar de Ser Qualquer Praça Getúlio Vargas Praça Getúlio Vargas Praça Getúlio Vargas

As primeiras letras de Liniker partiram de cartas antigas que ela escreveu e nunca enviou. No momento, em seu primeiro disco-solo, intitulado Indigo Borboleta Anil, a cantora e compositora compartilha as suas vivências do agora. Não é que ela não tenha olhado para o passado nessa nova construção, afinal a artista precisou se conectar com a sua ancestralidade para se colocar por inteira ao longo das 11 faixas que compõem esta estreia-solo. Após dois anos longe dos palcos, a artista leva o repertório inédito para os palcos do Festival Festara, em Araçatuba, no dia 16 de Outubro, acompanhada por sua banda.

LINIKER Indigo Borboleta Anil show Santos Praça João Pessoa Praça João Pessoa
19h Discotecagem Flávia
21h Discotecagem Fado
(500 anos)
(500 anos)

celebra um espetáculo dançante, afetivo e brasileiro. Valorizando e trazendo para o baile um dos gêneros musicais mais importante na identidade cultural do povo brasileiro. O show é um convite para dançar e cantar o legítimo forróbodó.

14/10 21h Lançamento Oficial da 3ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Araçatuba de Araçatuba em parceria com a Associata - Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba realizam desde 2020 a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da cidade. No ano de 2022, o tão esperado marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ acontecerá presencialmente em Araçatuba, ocupando as ruas e os espaços públicos com as cores da liberdade.

+ Intervenção BUUGENG com Aline Campbel
21h Show Trio Jurubeba 12/10 20h Show Tropicadelia

i ad orma vas

sábado - 14h às 18h

sexta-feira Casa 4

Professores de educação infantil, interesse em trabalhar com esses temas para crianças através do lúdico).

A Casa do Teatro

19h às 20h Casa 4

Nesta oficina o Coletivo repensa os estepráticas corporais de caráter investigativo tango e outras danças de pares.

Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral

pertar a experiência da lacração/fechação, provocando um diálogo com as referências Uma experimentação que defende a potênconservadorismo.

Oficina de Macacos

interessados na área

A Casa do Teatro

Associação Cultural Nipo de Araçatuba

Rua Rintaro Takahashi, 346, Bairro Higienópolis

A Casa do Teatro R. José Pedro dos Santos, 318 - Centro Praça Igreja São Sebastião Bairro Engenheiro Taveira Assentamento Hugo Silveira Heredia

Teatro Municipal Castro Alves Rua Duque de Caxias, 29, Centro Casa De Cultura Adelino Brandão Rua Duque de Caxias, 29, Centro

EMEB Antonio Rodrigues Martins Neto Professor R. Adolf Hecht, 39 - Conj. Hab. Clovis Valentin Picolotto

EMEB Maria Mercedes Cassiolatto De Souza R. Elza Almeida Lemos, s/n, Res. Jardim Atlantico Escola de Samba Sonho e Fantasia Rua Manoel Ferreira Damiao, 69, Bairro São Joaquim Lagoa do Miguelão Av. Dois de Dezembro, 1079-1145, Parque Res. Aeroporto CTA - Centro de Tradições Afro de Araçatuba Av. João Arruda Brasil, s/n, Dona Amélia (antiga Associação Afro)

Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge R. Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras Calçadão Sargento Júlio César Delfino Rua Marechal Deodoro, s/n, Centro Oficina de Macacos Espaço Cultural Rua Jardim Sumaré, 1102, Jardim Sumaré

Praça Seisaburo Ikeda (Praça do Guanabara) R. Padre Francisco Sersen, 163, Guanabara Saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral R. Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras Praça Getúlio Vargas

Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras Praça João Pessoa (500 anos)

Rua Armando Sales de Oliveira, s/n, Bairro das Bandeiras

LOCAIS

ficha técnica

Direção Geral

Caique Teruel

Direção de Produção

Caique Teruel e Pedro Böor

Direção de Comunicação Pedro Böor

Designer Gráfico Estúdio Acervo + Caio Teruel

Comunicação

Fernando Henrique Costa, Giulia Sorpilli e Pedro Böor.

Fotógrafo

João Francisco T.K.

Edição de Vídeo

Jin Ejf

Intérprete de Libras

Marcely Dias Produção

Denise Figueira Vaz, Eduardo Ítalo, Giulia Sorpilli.

Assistente de Produção

Alice Cornet, Caroline Vendrame, Daniella Pedroza, Elen Averlino, Fernando Henrique Costa, Flávia Santos, Heloise Cornet, Janaína Leite, Malaquias Rodrigues, Renan Salviano, Robson Gomes, Sthefany Lima e Vanessa Mattara.

AGRADECIMENTOS A

Fernando Fado, Rodolfo Lima, Hideto Honda, Matheus Lemes, Claudemir Silva Novaes, Joaquim Januário, Gabriel Serafim, Marcos Porto, Flávia Santos, João Gabriel Avanço, Manoel Vieira Filho, Escola de Samba Sonho e Fantasia, Centro de Tradições Afro de Araçatuba, AGENDDA - Associação Gênero, Diversidade, Direito e Afetividade, Espaço Cultural Oficina de Macacos, Secretaria Municipal de Educação, Funcionários da Secretaria Municipal da Cultura.

festara A arte pela cidade. Florescendo esperança em tempos de reencontro acompanhe a programação @FESTARAFESTIVAL FACEBOOK/FESTARAFESTIVAL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.