O corpo de bombeiros no Pará

Page 85

O CORPO DE BOMBEIROS NO PARÁ

Primeiros planos de uniformes

O modo de vestir dos militares – farda ou uniforme – tem uma simbologia representada pelas cores e pelos detalhes e adereços. No Corpo de Bombeiros os uniformes têm mais um significado: proteção. Mas desde que foi criado, o fardamento do Corpo de Bombeiros já passou por várias modificações. Só de 1882 a 1890 o Corpo de Bombeiros teve três Regulamentos, cada um acompanhado de seu respectivo Plano de Uniformes. Alguns, de um modo geral, não ofereceram grandes mudanças, a não ser pequenas alterações de caráter estético ou prático, sempre visando a oferecer ao Bombeiro não apenas um visual moderno, mas que facilitasse suas atividades nas mais diversas missões em que é chamado a intervir. O fardamento tinha três distribuições anuais – em janeiro, maio e setembro – segundo os dois primeiros Regulamentos. E no terceiro também foi assim, mas por um descuido tipográfico, a palavra “anualmente” – nesse terceiro – foi trocada por “mensalmente” e assim foi publicado: “Far-se-ão mensalmente três distribuições geraes de fardamento da Companhia: em 1º de janeiro, 1º de maio e 1º de setembro”. É de se imaginar a confusão que esse erro deve ter causado. Os primeiros uniformes do Corpo de Bombeiros do Pará, conforme o Capítulo 8º - Do fardamento -, Artigos 38 a 46 do Regulamento que acompanhou a Portaria de 24 de novembro de 1882, copiavam os do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro que, segundo consta, foram desenhados pela própria Imperatriz, D. Tereza Cristina Maria de Bourbon, mas que também já tinham sido modificados pelo Decreto nº 8.304 de 29 de outubro de 1881. Assim, ao ser criada em 1882, a Companhia de Bombeiros paraense adotou o (3) seguinte plano de uniformes :

Uniforme de parada (especial para officiaes). Figurino n.º 1

Bonet à cavaignac, de panno azul ferrete, com pala de verniz e virola doirada, e barbicaixo de cordão de oiro, com trancelins de oiro para indicar os postos, conforme o estabelecido para os Officiaes do Exército, e no centro o emblema do Corpo bordado a oiro. Gravata de seda preta. Sobrecasaca de panno egual ao bonet, com a gola deitada e trespassado, tendo na frente duas ordens de oito botões cada uma e outras tantas na parte posterior da aba, junto aos bolsos, com três botões cada um. Os punhos da jaqueta serão guarnecidos com três botões pequenos ao longo da costura da manga e bem assim com galões de oiro, distinctivo dos postos. Todos os botões serão de metal doirado e terão o emblema do Corpo. Calças do mesmo panno. 85


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.